WebNet

WebNet

segunda-feira, 11 de março de 2013

URE/Chapadinha: Equipe Visita Escolas do Baixo Parnaíba no Início de Março de 2013

 
A Unidade Regional de Educação (URE) de Chapadinha vem realizando diversas ações para melhoria da qualidade educacional das escolas estaduais sob sua jurisdição.
 
 
Nestas duas primeiras semanas de março de 2013 o gestor Jânio Ayres e sua equipe percorreram os municípios da Regional para verificação in loco dos trabalhos desenvolvidos pelas escolas, andamento dos programas educacionais, confirmação das informações prestadas pelos gestores escolares sobre mapeamento de docentes, identificação dos membros dos colegiados eleitos e agendamento de reuniões posteriores para esclarecimentos sobre o papel dos órgãos deliberativos e suas possibilidades de ações, coleta de documentos escolares ainda pendentes, entrega de materiais didáticos e não didáticos de apoio solicitados pelas escolas, divulgação de informações sobre ações da Regional de Educação, orientação e palestras com alunos sobre a importância da comunicação entre corpo discente e gestor por meio dos canais existentes e disponíveis atualmente nas redes sociais (Facebook e Twitter), telefones e e-mail para a melhoria do trabalho da URE em cada contexto escolar e efetivação da gestão democrática.
 


 

Entre as ações realizadas nos dois dias de visitação às escolas, destacamos:
 
I- Entrega de 06 data-shows computadorizados, equipados com mouse e teclado, antenas wi-fi para conexão à internet sem fio. As escolas contempladas foram: CE Luís Viana, em Araioses-MA; CE Olindina Costa Nunes Freire, em Tutóia-MA; CE São Francisco, em Santana do Maranhão; CE Cônego Nestor Cunha, em Santa Quitéria do Maranhão; CE Maria Luiza Novaes Viana, em Buriti-MA; CE Francisco Macatrão, em Brejo; e CE Patrício Costa, também em Brejo, no povoado Vila das Almas.
 
 
II- Entrega de um fogão industrial para o CE Luís Viana, do município de Araioses-MA, em substituição ao antigo que apresentava problemas e dificultava a preparação da merenda escolar;
 
 
III- Reuniões com alunos das escolas visitadas com a finalidade de informar-lhes sobre a importância da organização dos movimentos estudantis e participação nos colegiados, sobre a eleição de lideranças de classes e participação em eventos educacionais como congressos e fóruns para sua formação como cidadão crítico e politizado, bem como chamando a atenção para as avaliações nacionais, como o ENEM.
 
 
IV- Reuniões com alguns diretores escolares e professores para identificação de necessidades educacionais, orientações gerais sobre o processo de ensino - aprendizagem com foco nos indicadores educacionais e avaliações externas, especialmente o ENEM.
 
 
V- Além das escolas já acima citadas, podem ser incluídas visitas ao CE Deputado Alexandre Costa, em Milagres do Maranhão; CE Henrique Couto e CE Déborah Correia Lima, em São Bernardo-MA; CE Oliveira Roma, em Mata Roma-MA; CE Dr José Maria Cabral Marques, em Anapurus-MA.
 
 
Além disto, como já era véspera do Dia Internacional da Mulher, 08 de março, o Gestor Jânio distribuiu milhares de cartões saudando e parabenizando as mulheres da comunidade escolar do Baixo Parnaíba, tanto servidoras, quanto alunas.
 
 
A alegria pelo reconhecimento e pela presença ficou lá, estampada no rosto e no sorriso aberto de nossas companheiras de luta.
 
 
 

Arquivo do blog