WebNet

WebNet

sábado, 7 de fevereiro de 2015

1ª CAOMINHADA PET DE CHAPADINHA Acontece Na Tarde Deste Sábado (7)


Na tarde deste sábado, dia 7, vai ser realizada a 1ª CAOMINHADA PET DE CHAPADINHA - "Prevenção de Abandono de Animais" - promovido por criadores.

Durante o evento, que acontece na Praça Irineu Veras Galvão (Pça. do Povo), a partir das 16h, haverá palestras educativas sobre o abandono de animais, vacinações de animais gratuitas, e sorteio de brindes!


Para os participantes, foram confeccionadas camisas, que custa R$ 18,00 cada.

Não deixe seu pet fora desse evento!

Para mais informações sobre o evento e/ou encomenda de camisa - Contato: (98) 98109-5850.

O evento terá o apoio da Prefeitura Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Cultura.

*Com informações da Organização.


Publicidade



sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Documentarista Chapadinhense Dewis Caldas Viaja à Portugal para Gravar Trilogia sobre o Cavaquinho


O casal cuiabano (uma de nascimento e outro de coração) Dewis Caldas e Aline Camargo partiram há algumas semanas para Portugal. Ele é jornalista, produtor e músico. Ela é publicitária, atriz e produtora. Juntos, ambos pretendem produzir um documentário dividido em três partes sobre a história do cavaquinho.

De acordo com Dewis, de Chapadinha-MA, passada uma semana de sua chegada em Portugal, a dupla já estava pronta para correr o país em busca de imagens, entrevistas, histórias e muito mais. “Nós inicialmente vamos ficar um ano aqui, contando com a gravação, edição e lançamento da trilogia sobre o cavaquinho”.


O produtor explicou que a escolha de fazer um documentário de três partes deve-se principalmente à riqueza da história do instrumento. “É um instrumento com muitos anos na bagagem. Somente uma trilogia para contar tudo, desde a origem ate a presença do instrumento atualmente”. 

Os três filmes terão 52 minutos cada um. As gravações serão feitas em cinco regiões de Portugal, focando desde o aspecto folclórico do cavaquinho até a sua inserção na música portuguesa atual. “Será como a construção de um panorama específico sobre a influência do instrumento e a disseminação dele hoje em todo território português”, explicou Dewis.


Quando questionado sobre o porquê da escolha do cavaquinho como tema, Dewis traça um paralelo: “Se pensarmos que a música brasileira tem três pilares: o canto indígena, os ritmos africanos e a músicas oriundas da colonização europeia, vimos a dimensão da importância da música portuguesa na construção musical brasileira. O próprio cavaquinho brasileiro – que está presente em diversos géneros musicais, tanto antigos como atuais - é uma ramificação do cavaquinho português, que foi trazido pelos colonizadores em todo o processo do descobrimento até mesmo depois da independência do Brasil”.


O trabalho com a trilogia, mais que contar a história do cavaquinho, é também um projeto de pesquisa musical. “Eu não me considero um cineasta, mas sim um pesquisador que utiliza a ferramenta do documentário. Por isso minha relação com a música é tão ampla, porque tudo na verdade tem a ver com a pesquisa e o estudo sobre os gêneros musicais e as facetas da música”, disse Dewis.

Trilogia sobre o cavaquinho

O primeiro filme da trilogia será focado no surgimento do cavaquinho. De acordo com Dewis, esta origem concentrou-se na região do minho, próximo a cidade de Braga, onde foi expandindo-se.


Já na segunda parte, Dewis e Aline irão concentrar-se nos aspectos técnicos do instrumento: sua afinação, mutações estruturais ao longo dos anos, os tipos de palhetas, como é dedilhados e como os músicos o utilizam.


No capítulo final da trilogia, os produtores farão um apanhado sobre a presença do cavaquinho na música atual, do pop ao rock, sua presença na tv, no rádio e as iniciativas públicas e privadas para fortalecer este setor cultural.

Trabalho com a viola-de-cocho elétrica

Antes de irem para Portugal, Dewis e Aline desenvolveram vários outros trabalhos em Cuiabá. Proprietários e idealizadores da Maranhas Filmes, o último trabalho do casal teve como tema a viola de elétrica.

Este último projeto foi desenvolvido junto ao músico Caio Schlosser. “Há anos trabalho com o Caio, e inclusive, esta ideia de eletrificar e modificar a viola-de-cocho é uma coisa que acompanhei desde o inicio, desde a ideia. Assim, foi natural que a gente gravasse o documentário que conta o nascimento da viola-de-cocho elétrica”, conta Dewis.


O documentário começou a ser produzido com uma pesquisa sobre a viola-de-cocho. Segundo Dewis, os primeiros livros a citar a viola-de-cocho surgiram a partir da década de vinte. “Desde então muitos pesquisadores estudaram e evoluíram sua sonoridade, e acho que a guitarra-de-cocho amplia mais ainda. As entrevistas foram todas feitas com o Caio, porque a ideia do documentário é mostrar como surgiu o instrumento”.

O documentário sobre a viola-de-cocho ainda não tem data de lançamento definida. Mas quando for disponibilizada ao público, estará à venda em lojas de Cuiabá e também em cidades de Portugal. Confira abaixo a lista de trabalhos produzidas pela Maranhas Filmes:


[2010] A sanfona de Tonny Cajazeira
[2011] A comunicação das bandas de Lambadão em Cuiabá e Várzea Grande
[2013] Mio Grande Sogno
[2013] La Strega di Stazema
[2013] Saudade
[2013] Maratea, Basilicata, Itália
[2013] CDM Song
[2013] Far Nordeste
[2013] “Óia eu aqui de novo” – Na terra de Luiz Gonzaga no ano do centenário
[2014] Manoel Barbeiro – um curta metragem sobre o tempo e a cidade
[2014] Tonny Cajazeira – O Astro do Maranhão
[2014] Na sala do compositor João Silva
[2014] Aberto de Xadrez Contaud
[2014] Napoli, Campagna, Itália
[2014] O nascimento da Guitarra-de-Cocho



Publicidade



Neste Domingo (8) Tem MONIQUE PESSOA Animando o Bloco ABV


Neste domingo, dia 08 de fevereiro, acontece a prévia carnavalesca do Bloco ABV (Associação Boa Vontade), a partir das 16h. E pra animar a muvuca, tem show elétrico de MONIQUE PESSOA (ex Sacode), na sede da entidade.

Agende-se aí... que a gente se ver por lá!  -  Realização: Zezinho Bar


Secretaria Municipal de Infraestrutura Constrói Barragem Subterrânea - Obra Inédita no MA

Dr. Carlos Borromeu Vale - presidente da Bacia Hidrográfica do Rio Munim

O sistema de captação de água subterrânea já é conhecido de muitos estados brasileiros, mas aqui no Maranhão, a cidade de Chapadinha está sendo a primeira a desenvolver a técnica, que consiste no acúmulo de água para atender a comunidades de até 20 famílias.


O projeto experimental foi construído no povoado Malhada dos Franceses, por se tratar de uma área que apresenta condições propícias ao desenvolvimento da barragem.

O local foi escolhido após uma inspeção do solo ter constatado, que mesmo, com perfuração de poço a água sempre seria salobra e já o novo método proporcionaria água doce que se renova anualmente, com as chuvas. A barragem é feita com perfuração do solo, com 6 metros de profundidade e 90 de comprimento, colocação de uma lona, facilmente encontrada em mercados, para captar a água e evitar que se desloque, manilhas para a tubulação, canos para canalizar e o resto é esperar a ação do tempo, ou seja, as chuvas, que neste caso, não precisam ser intensas para acumular uma boa quantidade.


A barragem foi feita em substituição a um poço que seria cavado para atender a comunidade, mas após avaliação do local, constatamos que há um custo bem mais baixo a gente faria uma barragem subterrânea e resolveria o problema da falta de água”, disse o presidente da Bacia Hidrográfica do Rio Munim, Carlos Borromeu.

De acordo com o presidente da Bacia Hidrográfica do Rio Munim, esse tipo de barragem pode ser desenvolvido em cerca de 30% de comunidades da zona rural de Chapadinha e também levado para outras cidades do estado.


Na comunidade Malhada dos Franceses as condições do solo ajudaram bastante, pois o riacho Malhada é caudaloso e com o decorrer do tempo, ele mesmo cavou valas e depositou areia dentro, deixando a parte mais profunda impermeável, proporcionando o cenário perfeito para a construção da barragem.

A mudança climática resulta na incerteza de água. Como tá hoje, sendo mostrado na imprensa nacional. Não podemos viver nessa incerteza. Temos que buscar meios de conviver com essa escassez e aproveitar os recursos que dispomos”, concluiu Carlos Borromeu.

Suzenne Costa - SECOM


Publicidade



Povoado Centro Velho - Mais uma Comunidade Beneficiada com Estrada


A obra faz parte do convênio de 95km de estradas vicinais, firmado entre prefeitura de Chapadinha e Governo do Estado. Onde antes existia um caminho que ligava o Centro Velho à estrada principal, que dá acesso à Chapadinha, agora os moradores da comunidade podem dizer que, também, tem estrada.


Aqui era ruim. Muita dificuldade. Mas depois que fizeram a estrada aqui, melhorou 100%”, comemora o lavrador, Ivan Silva.

Acesso em qualquer época do ano. E em momentos de emergência, poder chamar o socorro e ter a certeza de que ele vai chegar, porque agora a estrada está feita do jeito que tem que ser, com sarjetas nas laterais, para impedir o acúmulo de água e com colocação de piçarras, proporcionando condições seguras para a circulação de qualquer tipo de veículo, bem diferente do outro serviço que foi feito há muito tempo, apenas de raspagem, como conta dona Maria que mora no local há 44 anos.


Esse trabalho foi mais vantajoso que o primeiro. Antes só rasparam e não fizeram o aterro, mas agora o serviço foi feito. Ficou muito bom pra nós, aqui. Agora se a gente precisar de um carro ele vem sem dificuldade. Aqui, quando chovia só podia sair se fosse à pé. Agora tá mil vezes melhor”, disse dona Maria dos Santos Pereira da Costa Nascimento.


Mais uma obra entregue à comunidade visando a qualidade de vida de muita gente, que já estava cansada de tanta promessa não cumprida. Dizer que isso é obrigação do poder público não está errado. O errado foi muita gente ter passado pela cadeira de prefeito e nunca ter feito o que era sua obrigação, dever do qual Ducilene Belezinha não se esquiva e, mais uma prova disso, está no povoado Centro Velho.


Por onde eu já andei tenho visto o trabalho da prefeita. Lugar que antes só entrava bicicleta e moto, hoje passa até caminhão. Como eu já disse: melhorou 100%. Tô satisfeito”, finalizou o lavrador, Ivan Silva.

Suzenne Costa - SECOM


Publicidade



Hoje Tem TONNY CAJAZEIRA Em PORTUGAL


O documentário sobre o sanfoneiro brasileiro TONNY CAJAZEIRA, que foi produzido pelo chapadinhense, jornalista Dewis Caldas, será exibido na 9ª edição do Festival Palheta Bendita (clique aqui para saber mais), em Santo Tirso, em Portugal. O festival tem como tema a música tradicional portuguesa, e ainda promove cursos e oficinas de como tocar instrumentos populares.


Jornalista Dewis Caldas, na expectativa, preparando a sala de exibição

O filme será exibido depois da palestra "A volta do Cavaquinho", do músico Daniel Pereira Cristo. Na noite desta sexta-feira, dia 06, às 20h, na Fabrica Santo Thyrso.

*Com informações da fanpage (Facebook) da Maranhas Filmes


Publicidade



Estudante Chapadinhense Jádna Carneiro é Aprovada em 2º Lugar no Curso de Direito da UEMA

Tháylla e Jádna - irmãs

COLUNA SOCIAL

Nos congratulamos com a jovem estudante Tauana Jadna Ribeiro Carneiro (minha ex aluna, quando lecionava Língua Inglesa no Colégio FAC), pela sua  excelente colocação (2ª) na lista de aprovados para o curso de Direito da UEMA - Campus São Luís. A futura acadêmica, é filha dos amigos Neto Carneiro ("Neto Rações") e Jaciara Ribeiro.


"Depois de muito estudo, muito suor e lágrimas, o grande momento chegou! É tempo de comemorar mais um sonho realizado! Você conseguiu passar no vestibular e vai iniciar a fase mais importante da vida: a faculdade!

É um grande dia, para você e também para todos nós, que acompanhamos toda sua trajetória e esforço para chegar até aqui. É dia de comemorar a conquista de alguém que com muita garra e determinação inicia uma nova caminhada... É o fim de longos dias de vestibular; fim de duros dias de insônia, ansiedade e incerteza... e o início da preparação para uma carreira brilhante! Sua aprovação não foi por sorte, nem por acaso. É o resultado de muito esforço, empregado em sua busca incansável pela realização de um sonho. Após este muitos outros virão, os quais temos certeza que serão igualmente realizados e comemorados, com a mesma força e entusiasmo que são próprios de você. O orgulho e a admiração que sentimos são infinitamente maiores que estas palavras e uma simbólica faixa de Parabéns, assim como a alegria que parece não caber em nossos sorrisos e lágrimas de emoção... Parabéns pelo vestibular, e tudo de bom que há neste mundo para a nova etapa que se inicia em sua vida... Rumo ao sucesso, sempre!

Sabemos que essa vitória vai impulsionar outras buscas e abrir novos horizontes, sempre apontando para um futuro muito luminoso. Sempre acreditamos que esse dia chegaria! Merecidamente você conseguiu! E hoje os aplausos são todos para você! Parabéns! A força de vontade e a persistência trouxeram você a esse momento tão especial. Temos convicção que essa conquista é o início de muitas outras..."


Publicidade



Após Estreia no Profissional, Atacante Gllawcyo é só Alegria


Dentre as "caras novas" do atual elenco do Santa Cruz (PE), pelo menos, neste início de temporada, a marca da Base é significativa: são dez jogadores (38%) com DNA Coral. 

Dentre eles, o atacante Gllawcyo, 19 anos, que - ao lado de Walter Guimarães, Raniel e Willams Luz - disputou a última Copa São Paulo de Futebol Júnior e, agora, tem a oportunidade de buscar lugar, entre os profissionais.


Na sua primeira coletiva de imprensa o jovem atleta não escondeu a alegria de poder estar integrado ao elenco "de cima". Agradecendo aos técnicos Adelmo Soares (Sub-20) e Ricardinho pelo novo momento que está vivendo, Gllawcyo espera corresponder.

"Primeiramente, sou agradecido a Deus por esta oportunidade, ao professor Adelmo Soares - que me ajudou muito, lá na Base - e me deu a chance de ajudar o Santa Cruz na Taça São Paulo. Agradecer, também, ao Ricardinho, por estar aqui no profissional, pois, agora, é trabalhar focado para conquistar meu espaço. A concorrência é grande, com a chegada de novo atacantes, mas o técnico Ricardinho está de olho e não vai faltar oportunidade para a gente da Base", falou Gllawcyo.

Gllawcyo ladeado de seus pais, quando chegou em Recife-PE

Gllawcyo Anderson Costa Silva, tem 19 anos (17.10.95), é natural da cidade de Chapadinha/MA, mede 1,67 e pesa 70 Kg.

Confira o áudio da matéria



Publicidade



Saúde: Prefeitura de Chapadinha Investe nos Serviços de Raio X

Allan Monteles, secretário municipal de Saúde

Nos próximos dias a população chapadinhense vai poder contar com dois locais para realização dos exames de Raio X. Quem deu a boa notícia foi o secretário municipal de Saúde, Allan Montelles, na manhã desta sexta-feira (6).

Um aparelho já está em fase de instalação no Benu Mendes. O equipamento, que já era do município, não estava em uso, por apresentar defeitos técnicos, mas agora, o problema já foi resolvido e vai funcionar no Benu Mendes.



O equipamento estava parado por defeitos técnicos. Corremos atrás e após o processo de licitação, o conserto foi feito. E agora vamos instalar o aparelho aqui no Benu Mendes. Todo esse processo é demorado, por causa da burocracia, mas graças ao empenho da prefeita Belezinha o trabalho será realizado”, informou o secretário.

O outro aparelho, que funciona no HAPA e era alugado, vai ser substituído por um outro, que será adquirido por meio de uma emenda parlamentar.

Com esses dois aparelhos funcionando, vamos cumprir nossa meta em desafogar o atendimento no HAPA. No hospital serão feitos os serviços de urgência e emergência e no Benu Mundes os atendimentos diversos. A população vai poder contar com duas opções de tratamento”, disse o secretário.

Por mês, a média de Raio X realizado no município é de 1.500 exames e isso sobrecarrega o sistema, por isso a descentralização deve ser feita, para prestar um melhor atendimento aos pacientes. E essa medida também proporciona maior durabilidade dos equipamentos.


Durante esse processo de mudança a população não fica desassistida. Nós terceirizamos uma clínica, aqui na cidade, para realizar os exames de urgência e emergência. O aparelho, aqui no Benu Mendes, já deve ser instalado, só estamos esperando o técnico chegar. Nossa equipe já está preparada para realizar os serviços aqui”, disse o secretário.

E o trabalho vai além, após uma avaliação técnica, o Centro de Saúde Benu Mendes deve passar para Centro de Especialidades Benu Mendes, pois na unidade já são oferecidos serviços de várias especialidades e a medida visa, também, o programa do Governo Federal “Mais Especialidades” e, assim, pleitear mais profissionais pra cidade para equipar ainda mais a saúde no município.

Suzenne Costa - SECOM


Publicidade



Encontro Pedagógico Prepara Educadores para Retorno das Aulas


O encontro pedagógico da rede municipal de ensino teve encerramento na última terça-feira (03) com a palestra, "O Plano Nacional de Educação (PNE), o piso salarial, Jornada de trabalho do professor”, tendo como palestrante o consultor da Undime, professor Paulo Buzar. O evento foi realizado pela prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), tendo como tema: "Leitura, Escrita, Interpretação e Cálculo na escola e nas Relações com o meio”.

DSC_9543

Realizado durante os dias 02 e 03, o Encontro Pedagógico da Rede Municipal de Ensino, buscou a promoção de discussões sobre as metas e estratégias que envolvem a educação, provocando nos docentes a reflexão acerca da prática pedagógica que desenvolvem nas salas de aula. Na oportunidade foi apresentado o calendário do ano letivo de 2015 e anunciado o início das aulas para a próxima segunda-feira (09).


As expectativas foram superadas, pois foi um encontro que trouxe muitas informações. Teve uma boa participação dos profissionais da educação, o que nos encoraja a trabalhar para uma educação de qualidade para nosso município. Agradeço muito ao apoio da prefeita que nos deu todo aval para realizar esse grande evento. E aproveito para dar as boas vindas a todos os nossos alunos que a partir do dia nove estarão na sala de aula,” enfatizou a secretária municipal de Educação, Maria Coelho Pimentel.


A semana prossegue com a organização do ambiente escolar e planejamento, para a recepção dos alunos com o retorno das aulas. Momento realizado pelos professores nas escolas onde são lotados.

Para a professora, Francilene Lima, o encontro deu motivação e expandiu seus conhecimentos. “Discutir com a categoria a educação melhora a qualidade de ensino do professor. O evento nos trouxe para um momento de integração de ideias para o desenvolvimento do trabalho ao longo do ano de 2015,” ressaltou.

Chapadinha, contará a partir desse ano com o reforço de 80 novos professores, aprovados no último concurso realizado pela prefeitura, lotados em escolas da zona rural e urbana, atendendo uma demanda do município.



Publicidade



Povoado Olho D'Água Seco e Região são Beneficiados com Estrada Nova Após Décadas de Espera

Dona Maria Rosa, mais conhecida por Branca, vive há 74 anos no povoado Olho D’água Seco. O desejo dela, assim como o de todos que moram no local, era o mesmo: poder dizer, pela primeira vez, que tem uma estrada de verdade.

Promessas foram muitas, mas obra mesmo, só veio quando a prefeita Ducilene Belezinha assumiu o compromisso com a comunidade.

Quem enxergou nossa situação aqui foi ela. Muitos já entraram aqui, mas nunca trouxeram estradas. Eu tô com 74 anos e posso dizer que essa estrada nunca tinha sido feita! E foi a Belezinha que fez, agora”, disse dona Branca.


Para quem nunca passou pelo povoado é até difícil imaginar que dezenas de famílias do local, por décadas, principalmente, em época de chuva, não conseguiam sair da região. Sem estrada, eles ficavam isolados e em situação de risco, pois em uma emergência o socorro não chegava a tempo. Mas agora, com a estrada feita, tudo ficou mais fácil.

Aqui era só buraco. Muita dificuldade. Uma tristeza para a comunidade. Agora a gente tem acesso pra ir pra cidade. A viagem não demora mais. A gente vai, resolve o que tem que resolver na cidade, e volta no mesmo dia”, comemora a moradora Soleane Alves Castro.

Poder conferir, dos moradores, a satisfação e alegria em terem, o que tanto desejavam, é o que motiva o governo Ducilene Belezinha a seguir em frente, tocando obras por todo o município. O trabalho, realizado no local, é investimento na qualidade de vida de muita gente. Investimento esse, que está sendo feito com recursos próprios.

Secretário Aluízio Santos

Essa obra aqui não é simples, porque não foi uma recuperação de estrada. Nós fizemos a estrada com a plataforma, colocação de material, compactação do terreno, abertura de sarjetas e saídas de água. Tudo para proporcionar um acesso de qualidade a essas famílias, que sofreram por muitos anos com o descaso. E em dois anos a prefeita Ducilene Belezinha fez essa obra nesta localidade. Saímos daqui com o sentimento de dever cumprido!” declarou o secretário de infraestrutura, Aluísio Santos.

É como disse a moradora Soleane: fazer obras, como esta, é obrigação do poder público, só que nenhum outro prefeito teve a preocupação com os moradores do povoado Olho D’água Seco, como Ducilene Belezinha teve e, hoje, são os moradores que afirmam isso.

Os outros governos tinham a mesma obrigação, mas nenhum se preocupou com a nossa situação como a prefeita Belezinha. Hoje a gente tá realizando o sonho de andar por cima de uma estrada de verdade”, finalizou a moradora.

Por: Suzenne Costa - SECOM


Publicidade



quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

TCE Desaprova Contas e Multa Mais Três ex-Prefeitos do MA

Iara Quaresma (Nina Rodrigues/2009), Carvalho Neto (Magalhães de Almeida/2010), e Raimundo Silveira (Parnarama/2011)

O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) desaprovou, na Sessão Plenária realizada nesta quarta-feira (4) as contas apresentadas pelos seguintes gestores públicos: Iara Quaresma do Vale Rodrigues (Nina Rodrigues/2009), com multas no total de R$ 22.600,00; João Cândido Carvalho Neto (Magalhães de Almeida/2010), com multas no total de R$ 32.800,00 e Raimundo Silva Rodrigues da Silveira (Parnarama/2011), com débitos no total de R$ 783.021,53 e multas no total de R$ 101.681,00.

Leula Pereira Brandão (Governador Newton Belo/2010) teve suas contas julgadas regulares com ressalvas, com multas no total de R$ 55.600,00.

Entre as Câmaras Municipais foram julgadas irregulares as contas de Itamar Lucena Lima (Presidente Dutra/2010), com débito de R$ 267.495,84 e multas no total de R$ 44.794,00.

Ascom/TCE-MA


Publicidade



Vende-se Um TERRENO Todo Murado

Muro da frente do terreno

Vende-se este terreno (fotos), situado na Rua Gonçalves Dias - Bairro Novo Castelo.
Medidas:
Frente/Fundo: 40 m
Lados: (D) 48 m / (E) 52 m
Total: 2000m²
Preço: Aberto a Propostas
Fone: 04121969403310 / 
Antônio: (98) 99108-9517 (Vivo) e 98720-8021 (Oi)

Abaixo outras fotos. Note que o terreno é todo MURADO e tem alguns pés de cajú.





Arquivo do blog