WebNet

WebNet

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Indicação de autoria da Vereadora Márcia Gomes solicita Plano de Ação de Prevenção de Queimadas

Vereadora Márcia Gomes
“A preservação do meio- ambiente deve ser entendida como também uma preocupação do Poder Público, precisamos garantir que os ecossistemas não sejam destruídos”

O comentário acima é da Parlamentar chapadinhense Márcia Gomes, que na Câmara é atuante na defesa da preservação do meio-ambiente, e que em mais uma de suas proposições demonstra o comprometimento com o desenvolvimento sustentável.

A Indicação apresentada pela Parlamentar e aprovada por unanimidade na Câmara partiu da atual situação de influência que as queimadas causam ao ambiente natural, construído e ao homem, bem como sua ação danosa sobre a biodiversidade.

Solicitação

A solicitação é feita a Gestora Municipal, e aos Secretários de Meio-Ambiente e Agricultura do município, com o intento de estes formem um grupo de trabalho, que possa conscientizar a população rural sobre os perigos do uso indiscriminado do fogo pela agricultura familiar como forma de preparo do solo para o plantio de subsistência.
Cabe destacar que os agricultores familiares utilizam a queima por considerá-la um meio prático para diversas finalidades, como limpeza do terreno para eliminar restos de culturas; redução da incidência de pragas; de gastos com mão-de-obra para a limpeza do terreno; redução dos custos de produção; entre outras.

Lesgilação e atual situação

O uso do fogo é disciplinado pela Portaria/IBAMA/ nº 231/88, de 08/08/1988, que regulamenta o Código Florestal Brasileiro. Mas existe também a Legislação Estadual que restringe o uso do mesmo. Assim, o cidadão que desejar o fogo em sua propriedade estará obrigado a procurar antes o Órgão Ambiental Estadual ou a unidade do IBAMA mais próxima. 
 
Mas, sabe-se que a realidade no município de Chapadinha é outra, e que a prática das queimadas como maneira barata e eficaz de transformar a biomassa da vegetação (rica em nutrientes) em cinzas é constante todos os anos. Contudo não cabe culpar os agricultores familiares pelos danos causados pelas queimadas na agricultura de subsistência, tendo em vista que estes apenas perpetuam essa técnica em um processo histórico-cultural.
 
Cabe então ao Poder Público, entender que os pequenos produtores praticam a cultura de derruba e queima porque é a sua tradição e porque não têm acesso a outras alternativas.

Educação como instrumento para a mudança

A Indicação solicita a formação de um grupo de trabalho da Secretaria Municipal do Meio-Ambiente e da Secretaria Municipal de Agricultura para que se possa criar um Plano de Ações para o controle e prevenção efetivos dos incêndios e das queimadas, tomando como medidas a realização de campanhas educativas, feitas com a finalidade de orientar e alertar a população para os riscos de ocorrência de incêndios e dos prejuízos provocados pelo uso indiscriminado do fogo, fiscalização do uso do fogo para garantir que as determinações e os procedimentos exigidos para o uso do fogo sejam cumpridos e monitoramento, cuja a finalidade é manter em constante observação o município de Chapadinha.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Academia EVOLUÇAO JIU-JITSU conquista ótimos resultados na COPA KIMONOS PREDADOR em Teresina-PI

A Academia EVOLUÇAO JIU-JITSU de Chapadinha mostrou a sua força no último dia 17 em Teresina-PI. A equipe se deslocou até a capital piauiense para a disputa da COPA KIMONOS PREDADOR realizada pela Academia Orions, de Teresina, e obteve bons resultados. A competição contava com a participação de academias dos estados do Piauí, Maranhão, Ceará, Minas Gerais, Pará e Bahia.
 
Levando 11 atletas, sendo que destes, 7 foram medalhistas totalizando 10 medalhas, a equipe obteve resultado positivo na competição e a expectativa é de que o número de participantes cresça ainda mais.
De acordo com a equipe, os resultados mostram que o esporte vem se destacando no município:

A expectativa agora é de que, depois desse resultado, o esporte seja mais reconhecido e praticado na cidade, estamos formando uma turma feminina para que as mulheres também possam treinar. O objetivo é que o preconceito seja deixado de lado e que as pessoas vejam que o jiu-jitsu é uma arte marcial disciplinadora, formadora de respeito, uma ótima alternativa de lazer e também um esporte saudável” diz Robson Farias, instrutor de treinos da equipe.
     
Segundo a equipe, as dificuldades para o deslocamento dos atletas é o principal fator limitante para a participação da mesma em competições. Somado a isto, gastos com inscrições e alimentação também são barreiras que impedem um maior número de participantes da academia em torneios:

A carência de patrocínio é o principal problema que existe. Os resultados conseguidos mostram que o esporte merece ser reconhecido, sendo que o apoio possibilitará melhores condições de treinos para os competidores e possivelmente resultados ainda melhores” diz Renancio, aluno da academia.

Os atletas medalhistas e suas respectivas colocações foram:
- Earle Yuri (faixa roxa)- vice campeão ate 120 kilos  
- Robson Farias Barreto (faixa azul) -Campeão até 88,350 kilos e vice campeão absoluto 
- Leandro Farias (faixa azul)- 3º colocado até 76 kilos  
- Alan Lopes (faixa branca)- Campeão até 70 kilos e campeão absoluto  
- Francisco Roberto (faixa branca)- Campeão luta casada(77 kilos)  
- Sebastiao Pimenta (faixa branca)- 3º colocado até 70 kilos e 3º colocado absoluto.  
- Gustavo Hugo (faixa branca)- 3º colocado até 64 kilos

Apesar das dificuldades a academia agradece aos patrocinadores que ajudaram e muito contribuíram para que a mesma participasse do torneio. São eles:

Supermercado São Marcos 
Nossa Loja Tintas  
DonCar 
Sançao Gás  
Iragilsa Presentes 
Vereador Marcelo Menezes 

Eletro Show 
Eletro Onda 

A equipe também fez questão de deixar os sinceros votos de gratidão à Maçonaria G.L Oliveira Roma pela importante ajuda cedendo espaço para a realização dos treinos.

Morre lavrador que foi eletrocutado no povoado Paiol

Morreu nesta quarta-feira (20), por volta das 16h, no Hospital Socorrão 2, em São Luís, o lavrador José Almeida da Silva, conhecido por Zé Filho, de 40 anos. Ele não resistiu à gravidade dos ferimentos causados pela forte descarga elétrica que recebeu no último sábado, 16, por volta das 16h, quando trabalhava com o pai na perfuração de um poço, na localidade Paiol, zona rural de Chapadinha.

Ele teve várias queimaduras pelo corpo, principalmente nos braços, que chegaram a ser amputados. O pai de Zé Filho, o aposentado José Pedro Lisboa da Silva, o Zé Pedro, também se sofreu várias queimaduras. Ele ainda está internado em estado grave, no Socorrão 2. Uma perna de Zé Pedro já foi amputada. Há informações de que o intestino do aposentado teria sofrido uma espécie de “cozimento”, tamanha a intensidade da descarga elétrica que recebeu.
 
De acordo com informações de familiares, os dois estavam retirando as barras de ferro que serviam para conduzir a broca para dentro do chão. As barras seriam emendadas umas às outras. Quando eles as retiraram, elas tocaram a rede de alta tensão que passam no local, causando o curto-circuito. 
 
Os dois ficaram grudados na barras de ferro. Uma irmã e um cunhado de Zé Filho tentaram socorrê-los, mas por sorte a tragédia não foi maior, uma vez que ambos foram impulsionados para longe. Pessoas que estiveram no local disseram que o ideal seria que as barras fossem retiradas uma a uma, diminindo as chances de elas encostarem na rede elétrica.
 
Pai e filho foram trazidos para o Hospital Antonio Pontes de Aguiar (HAPA), de onde foram encaminhados imediatamente a São Luís.

4ª CI Implanta Proerd no 2º Semestre nas Escolas Municipais de Chapadinha

Nessa semana começa a ser implantado o PROERD em 16 salas de 5º Ano das escolas municipais de Chapadinha. No primeiro semestre foram beneficiados 500 alunos da rede municipal de ensino de nossa cidade. O Proerd (Programa Educacional de Resistência as Drogas  e a Violência) é uma parceria entre a Policia Militar, a Escola e a Comunidade buscado através de ações conjuntas maneiras de prevenir o uso de substâncias entorpecentes e a prevenção da violência por jovens e adutos.

Nesse Semestre o Proerd beneficiara mais 512 alunos da rede municipal, o programa também está sendo aplicado em escolas particulares de Chapadinha a meta da 4ª CI da Polícia Militar é de formar em Chapadinha no ano de 2010 quase 1.800 alunos, os resultados obtidos com a implantação do PROERD em nossa cidade, são bastantes sastisfatórios, já que o conhecimento repassado pelos instrutores do Proerd e de fácil assimilação aos alunos, desse modo todos os 5º anos das escolas municipais de Chapadinha da zona urbana foram beneficiadas neste ano de 2010, sendo que a meta principal do comando da 4ª Companhia PM Independente é de abranger tanto a zona urbana, quanto a zona rural de nossa cidade no ano de 2011.

Prefeita de Chapadinha anuncia corte de gastos

Segundo informa o Blog do William Fernandes, no início da tarde desta quarta-feira (20), a prefeita de Chapadinha, Danúbia Carneiro, concedeu entrevista ao repórter J.Coutinho, no programa Direto ao Assunto, da Rádio Mirante AM/local, informando que, a partir do próximo mês haverá corte nas despesas do município. A decisão afetará diretamente os servidores contratados e os que têm cargos comissionados. Poderá haver demissão, redução de salários e retirada de gratificações.

"Os recursos que o município recebeu nos últimos dois meses não estão dando para cobrir a folha de pagamento da Prefeitura", informou a prefeita.

Como vem fazendo durante seu governo, Danúbia assinou a folha do mês de outubro e o pagamento começa a sair nesta quarta-feira, dia 20, ou seja, com dez dias de antecedência. O pagamento da saúde será liberado a partir desta quinta-feira (21).

Adolescente foi assassinado por causa de um par de sandálias

Delegado Jairon Timbó - Foto: Sousa Neto
O delegado Jayron Timbó concedeu entrevista na última terça-feira (19), ao repórter J. Coutinho, da Rádio Mirante AM e informou que o menor André de Sousa da Conceição, de 14 anos, foi assassinado por Arielson de Sousa, por causa de um par de sandálias “Kenner” e de um boné.
  
O crime aconteceu no último sábado, 16, às 12h50, nas proximidades do Farol da Educação, na área do Viva Chapadinha.

O delegado disse que a polícia ouviu a companheira de Arielson e ela informou, inicialmente, que o nome dele seria Fábio, mas em nova audiência ela voltou atrás e resolveu informar o verdadeiro nome do companheiro.
 
Arielson está morando em Chapadinha há cerca de três meses em uma casa que fica na Rua Presidente Costa e Silva, no Bairro da Corrente, próximo ao local onde o crime foi praticado.
 
Jayron Timbó disse ter ouvido depoimentos que levaram à elucidação do crime. Um dos informantes foi o jovem Rafael, de 19 anos, conhecido por “Tampinha”, que andava com André. Ele disse que André furtou um par de sandálias e um boné. Em seguida, Arielson saltou pela janela, em perseguição ao menor, até pegá-lo, nas proximidades do Farol da Educação e furá-lo com dois golpes de faca, sendo um no braço esquerdo e outro no peito, na altura do coração.
 
“Tampinha relatou ainda, que André já tinha oferecido o par de sandálias, por R$ 30,00, a duas pessoas que se recusaram a comprar".
 
Arielson, o acusado, está foragido desde a hora do crime. O delegado disse que a polícia está investigando se ele é fugitivo da polícia de São Luís, onde morava antes de vir para Chapadinha.
A entrevista completa, com o delegado Jayron Timbó, foi levada ao ar nesta quarta-feira (20), à tarde, no programa Direto ao Assunto, na Mirante AM/local.

Chapadinhense Alan Lopes se Destaca na Copa Kimonos Predador Realizada em Teresina-PI

Alan Lopes no topo do pódio da competição!
O chapadinhense Alan Lopes, se destacou ao alcançar o degrau mais alto do pódio na disputa Faixa Branca da Copa Kimonos Predador, realizada na capital piauiense Teresina, nos dias 16 e 17 últimos. O evento contou com a participação de atletas do estado do Maranhão, Ceará, Bahia e Piauí. Teve ainda a disputa pelas categorias Absoluto Veterano e Iniciante, Absoluto Preta, Marrom, Absoluto Roxa, Absoluto Azul, as mais disputadas Veteranos e Iniciantes até 88,3 Kg, respectivamente, onde em cada uma havia mais de 20 atletas.

O público e atletas envolvidos na competição mostraram mais uma vez sua forte participação.

Major Oliveira Tank declarou que: considera muito positiva a competição, pois foi possível consagrar os atletas das diversas equipes e proporcionar a participação de atletas de outros estados e que pretende para breve outros eventos onde a premiação tende a melhorar ainda mais.

CCAA/UFMA realiza Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Com o tema Ciência para o Desenvolvimento Sustentável, começou no dia 17 e vai até o dia 22 a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2010  e Circuito Tela Verde. Em Chapadinha, a programação, promovida pelo Centro de Ciências Agrárias e Ambientais – CCAA/UFMA, sob  a coordenação do professor Jorge Nunes, do curso de biologia, oferece uma vasta programação (veja) , com mini-cursos, palestras e conferencias, no prédio da UFMA, pela manhã e à tarde.

À noite, na Praça do Povo, acontece uma exposição de painéis, que exibem trabalhos de pesquisa e extensão realizados pelos alunos de biologia, zootecnia e agronomia do CCAA. Mais de 30 trabalhos serão expostos em stands que ficarão expostos para a visitação pública até quinta-feira, dia 21.
 
De acordo com o professor Jorge, a participação do público externo, na programação que acontece durante o dia no CCAA, tem sido satisfatória, chegando a haver superlotação nos oito mini-cursos oferecidos nesta terça. Há grande participação de alunos da rede pública de ensino.
Na quinta-feira, à noite, na Praça do Povo, além da exposição dos trabalhos, haverá um concurso de fotografias, com premiação* para os três primeiros colocados - máquina fotográfica, celular e DVD player - e exibição dos filmes do Circuito Tela Verde. Mais de 20 pessoas já se inscreveram para o concurso de fotografias, cujas inscrições já estão encerradas. Cada candidato pode participar com duas fotos.
 
Na sexta-feira, 22, acontecerá a programação de encerramento no CCAA, com exibição de documentários e outras atividades, além de um tour para o público em geral, pelas novas instalações do Campus da UFMA de Chapadinha.
 
*A premiação do concurso de fotografias foi patrocinada pelas empresas Manancial Informática, Emflora, Sanção Gás e Auto Escola Chapadinhense. A Prefeitura de Chapadinha cedeu a Praça do Povo para a exposição dos trabalhos. Os filmes do Circuito Tela Verde serão exibidos por meio do telão do Bar do Zeca Rosa.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

CGU aponta irregularidades na Prefeitura de Água Doce

Eliomar da Costa Dias
Um relatório de fiscalização da Controladoria Geral da União (CGU) aponta diversas irregularidades cometidas na gestão do prefeito de Água Doce do Maranhão (distante 213 km de Chapadinha), José Eliomar da Costa Dias (PMDB), nos anos de 2008 e 2009. A fiscalização foi realizada no mês de março de 2010 com a participação da Polícia Federal, época em que o prefeito esteve foragido do município.

Dentre as irregularidades constatadas novo relatório estão saques de contas do Fundeb superiores às despesas comprovadas, que totalizaram mais de R$ 4,6 milhões. Afora isso, foram comprovados pagamentos com recibo de pessoa física sem assinatura do credor, pagamentos que já haviam sido feitos anteriormente, ou duplicados; além de apropriação de retenções do INSS e não recolhimento de contribuições previdenciárias em 2008 e 2009. A CGU também constatou a duplicidades de despesas na construção da Escola Jaime Batalha de Sousa e utilização de notas fiscais clonadas.

Uma nota fiscal da JMM Comercio e Representações, utilizada na prestação de contas foi clonada, pois a verdadeira nota fiscal, cuja via cativa foi obtida junto ao empresário, foi emitida em 19/11/2009 para a Prefeitura de Presidente Vargas. O empresário José Moacir Machado Filho, proprietário da empresa JMM Comercio e Representações Ltda denunciou a fraude contra sua empresa à Policia Federal e o vereador Zé Wilson (PT) denunciou na Câmara de Vereadores, Ministério Público e Justiça Federal.

Foi constatada duplicidade de despesa na construção de um laboratório de informática de escola estadual que abriga escolas do município e também foram clonadas notas fiscais da Distribuidora MV. A CGU também constatou em seu relatório a ausência de licitação previa a todas as obras e aquisição de bens e serviços, falta de fornecimento de merenda escolar para escolas, não localização de equipe do Programa Saúde da Família (PSF) e obras de pavimentação de ruas paralisadas há mais de ano. Segundo a CGU o relatório já foi enviado a Câmara de Vereadores de Água Doce e a todos os demais órgãos competentes.

Festejo Religioso no Palácio de Ogum

Foto/Arquivo: Jucivan
O Palácio de Ogum - CONVIDA todos os Umbandistas, amigos e simpatizantes a participarem das Festividades Religiosa de Umbanda que realizar-se-á nos dias 22, 23 e 24 de outubro.

PROGRAMAÇÃO

DIA 22 às 20h- ABERTURA DA SESSÃO FESTIVA DE UMBANDA AO SOM RÍTMICO DOS TAMBORES DE UMBANDA

DIA 23 às 20h- CONTINUAÇÃO DA SESSÃO FESTIVA DE UMBANDA

DIA 24 ás 05h- ALVORADA COM SALVA DE FOGUETES
            às 10h- CELEBRAÇÃO DO ROSÁRIO DE NOSSA SENHORA E DA LADAINHA
            às 20h- ENCERRAMENTO DA SESSÃO FESTIVA DE UMBANDA E UM DELICIOSO JANTAR APÓS O ENCERRAMENTO.

Agradecimentos da Diretoria do Centro Espiritualista de Umbanda Santo Antonio - PALÁCIO DE OGUM

RUA ANTONIO SERGIO DE OLIVEIRA, 904
BAIRRO CAMPO VELHO
CHAPADINHA MARANHÃO

Brejo empata com Itapecuru e garante classificação no Intermunicipal

Foto: Carlos Henrique Marques
A seleção de Brejo garantiu vaga à próxima fase do Torneio Intermunicipal 2010 após empatar por 1 a 1 com a seleção de Itapecuru, no último domingo (17), em Itapecuru.

Com o resultado, Brejo alcançou a soma de 7 pontos e a liderança do grupo. Como Itapecuru tem apenas 3 pontos e não joga mais, a outra vaga ficou com Chapadinha, que tem 4 pontos e ocupa a 2ª colocação.

O último jogo desta fase será no próximo domingo (24), entre Chapadinha e Brejo, no estádio Lucídio Frazão. Caso vença por 1 gol de diferença, Chapadinha chegará aos mesmos 7 pontos de Brejo e as duas equipes ficarão rigorosamente empatadas.

Ninguém sabe onde obter informações a respeito dos demais grupos para saber os confrontos da segunda fase.

Adivinha quem organiza a competição?  
Resposta: FMF - Federação Maranhense de Futebol (Pra variar, rsrsr)

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Acidente deixa um morto e três feridos no município de Tutóia

Imagem meramente ilustrativa
Um acidente ocorrido no último sábado, dia 16, na cidade de Tutóia, distante 211 km de Chapadinha, deixou um morto e três feridos. O sinistro aconteceu por volta das 5h15, próximo ao povoado Santo Antônio. O condutor da S10 cabine dupla, Mário Kempes, sofreu vários ferimentos e foi encaminhado a um hospital da cidade de Parnaíba, no estado do Piauí. A mesma sorte não teve Fernanda de Carvalho Oliveira, que morreu logo após o acidente. 

Também estavam no veículo o marido de Fernanda, Sheilon Christian e o filho do casal, Pedro Felipe, que tiveram ferimentos leves e estão fora de risco. Todos eles são do município de Tutóia. O capotamento do veículo está sendo investigado pela delegacia de Tutóia, que espera pela volta de Kempes para interrogá-lo.
Por: Jadeílson Cruz - O Imparcial Online

Real Brasil Recebe Equipes de SL para Eventos Esportivos

Manin (camisa vermelha) com os garotos do Sub 17
Está se tornando comum a Real Brasil jogar com equipes de São Luís e zona rural local, desta vez acolhemos 56 crianças e adolescentes da nossa Capital em nossa sede, foi oferecido dormida, café, almoço e lanche, foi realizada quatro partidas nas modalidades sub 10, 12, 15 e 17.

Já está agendado quatro jogos com equipes da zona rural, nas localidades, Baturité, Piquizeiro, Cipó e Riacho Fundo nas mesmas categorias.

A SLC Agrícola vende a Fazenda Palmeira (Buriti/MA)

Imagem meramente ilustrativa
A SLC Agrícola S.A. (Bovespa: SLCE3; Bloomberg: SLCE3:BZ; Reuters: SLCE3.SA), uma das maiores proprietárias de terras do Brasil e uma das maiores produtoras agrícolas brasileiras em termos de área cultivada de algodão, soja e milho, em cumprimento ao parágrafo 4º do artigo 157 da Lei nº 6.404/76 e ao disposto na Instrução CVM nº 358/02, comunica a seus acionistas e ao mercado em geral que:
 
Celebrou Contrato Particular de Compromisso de Compra e Venda de Imóvel Rural, firmado em 24 de Setembro de 2010, através do qual vendeu área de 14.625 hectares (Fazenda Palmeira) localizada no município de Buriti-MA (distante 78 km de Chapadinha), pelo valor de R$ 27.160.000,00, ou R$ 1.857 por hectare. Do total da área, 4.466 hectares eram compostos de área de lavoura (já aberta) e o restante de áreas ainda não desenvolvidas e reservas.
 
Considerando o valor de compra do imóvel, os investimentos nele realizados e o valor da venda líquido de impostos e comissões a Companhia calcula que o projeto tenha oferecido uma TIR (taxa interna de retorno anualizada) de 20%, em dólares.
 
A área da Fazenda Palmeira (onde foram plantados 2.735 hectares de soja na safra 2009/10) não será mais explorada pela SLC Agrícola a partir da venda.

SLC Agricola 

Wando faz show em Chapadinha com direito a pecado, suor, romantismo e calcinhas

Wando ladeado pelo aniversariante Eduardo Sá e esposa Ilza Sá
Texto e Fotos: Sousa Neto
Foi de um carinho de avó que Wanderley Alves dos Reis ganhou o apelido célebre. Wando, um dos símbolos da música romântica nacional, já foi músico de baile de formatura, motorista de caminhão e feirante.
Veja mais fotos:

Com quase 30 anos - e a ajuda preciosa do cantor Jair Rodrigues -, finalmente colocou os pés no mundo musical, com as versões de sucesso do veterano sambista para suas composições O importante é ser fevereiro e Se Deus quiser.

Chapadinha, noite da última sexta-feira 15 de outubro de 2010, Aldeota Clube com público de grandes shows, meia-luz e rosas no palco. O show era um oferecimento do aniversariante do dia empresário Eduardo Sá (leia-se Emflora), que além de reunir a família teve o bom senso de colocar ingressos à venda para quem gostaria de curtir o espetáculo. 

Grupo musical Oásis fez a abertura do Show de Wando
Coube ao grupo musical Oásis, que tem como vocalista a radialista chapadinhense Cecília Barros, fazer a  abertura. O repertório agradou a todos os presentes. 

O cantor Wando chegou por volta de 1h e bem-humorado, cumprimentava os presentes com um sorrisinho de canto de boca. Foi direto para o camarim. Nem bem chegou ao destino (palco) e já atacou com Gosto de Maçã, sob os aplausos e gritos femininos.
 
Além de clássicos do próprio repertório, também presenteou o público com pérolas como Deixa eu te amar, de Agepê, Cabecinha no Ombro (clássico da música sertaneja nas vozes de Castainha & Inhana), Mulheres, de Martinho da Vila e até De volta para o aconchego, de Dominguinhos, imortalizada por Elba Ramalho, contando com um coro animado. Brincou com a plateia, até com as mulheres acompanhadas.

- Essa canção vai pra aquela mulher que sabe cruzar as pernas na hora certa e descruzar na hora exata.

Wando cantou, divertiu e se divertiu também fazendo piadas, violão empunhado, procurando viúvas e pedindo coro dos homens fieis.

- Agora, só cantem comigo aquelas que estão sem marido, não (...) há mais de um ano e estão louquinhas...

A voz não compromete, cantando ou conversando. E já na terceira canção, agarra uma calcinha rosa e a interpreta agarrado à peça. Limpa o suor com ela. Mais berros. Seu nome está bordado na lingerie.

Mesmo investindo no samba em seu primeiro álbum, Glória a Deus no Céu e Samba na Terra, foi justamente o segundo disco do mineiro de Cajuri - com suas baladas romântico-bregas - que estourou em todo o Brasil.

Moça, de 1975, tornou Wando estrela do gênero e ultrapassou a marca de um milhão de cópias vendidas com sua obra. E o clássico ganha desta vez uma interpretação mais intimista, além de um empolgado coral.

Wando ladeado pela Profª Olga (com a calcinha) e Dalva Clemente
A fantástica coleção de calcinhas
Sem ser prejudicado por rótulos e preconceito da crítica, o artista atravessou os anos 80 como um dos maiores vendedores de discos no Brasil. E aproveitando-se do erotismo como marca registrada, o cantor e compositor também bateu um recorde nada convencional: uma fantástica coleção de calcinhas, atiradas pelas fãs durante suas apresentações.

Aproveitou os álbuns seguintes ao sucesso Obsceno, de 1988, para retribuir o gesto e presenteá-las com maçãs e pérolas, que acompanhavam os CDs.

Wando prometeu e tocou seus grandes hits. E também confirmou a chamada performance unissex.

- Meu show é um carinho para as mulheres e um conselho para os homens saberem como amá-las.

Wando interage com o público
Canções como Fogo e Paixão, Safada, Uivando de paixão, Chora, CoraçãoAmor Vira-Lata foram ouvidas, enquanto o cantor distribuiu as famosas calcinhas perfumadas e personalizadas.

O show No Tempo Em Que a Gente Era Feliz e Não Sabia foi apresentação única em Chapadinha. E para quem ainda duvida dessa alternativa de diversão, o próprio artista responde com um nome de álbum de 1985: "vulgar e comum é não morrer de amor".

domingo, 17 de outubro de 2010

Santa Quitéria vence o Sampaio e assume liderança

O Santa Quitéria levou a melhor e venceu o Sampaio Corrêa fora de casa pelo placar de 2 a 1. O jogo foi realizado neste domingo (17), no estádio Nhozinho Santos, pelo Campeonato Maranhense.
 
O tricolor que acreditava na vitória pensando em conquistar o primeiro turno da competição acabou sendo surpreendido aos 42 minutos do primeiro tempo com o gol de Dasha para o Santa Quitéria. No segundo tempo, o tricolor reagiu e empatou com Elanardo aos 21 minutos. O Tubarão saiu em busca da vitória e aos 29 minutos Quirino decidiu a partida e fez o gol da vitória do Santa Quitéria, que simbolicamente conquistou a primeira fase do Campeonato Maranhense, com 19 pontos.

Com treze pontos, o Tricolor pega o Viana nesta quarta-feira, (20), às 16h, no estádio Djalma Campos, em Viana.

Classificação
1 Santa Quitéria 19 pontos (8 jogos)
2 Maranhão 17 pontos (8 jogos)
3 Sampaio 13 pontos (7 jogos)
4 Iape 11 pontos (8 jogos)
5 Imperatriz 11 pontos (8 jogos)
6 Nacional 11 pontos (8 jogos)
7 São José 8 pontos (8 jogos)
8 Viana 3 pontos (7 jogos)
9 Bacabal 1 ponto (8 jogos)
Imirante.com

SEMED promove curso de formação para alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado

A abertura aconteceu no Auditório do CE Raimundo Araújo
Texto e Fotos: Sousa Neto  
A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Chapadinha promoveu o curso de Formação Inicial dos Alfabetizadores  e Coordenadores do programa Brasil Alfabetizado - Ciclo 2010. A formação, que tem o intuito de preparar o docente para a prática pedagógica, foi realizada no último final de semana, nos dias 15 (sexta-feira) e 16 (sábado), manhã e tarde, no Centro de Ensino Raimundo Araújo, e terá outros encontros mensais. 

Peça fundamental no processo de alfabetização, a formação é uma maneira de qualificar o professor a lidar com um público diferenciado, formado por pessoas que nunca estiveram em uma sala de aula, ou a abandonaram há muito tempo; além de alunos da terceira idade.

O curso que capacitou 10 coordenadores e 93 alfabetizadores, que após a abertura  foram distríbuidos em 3 turmas, e foi ministrado pelas professoras técnicas da SEMED, Ruth, Josilene Aguiar e Maria Dias (Mariquinha), atende um público de 1.000 alunos, distríbuidos em 60 salas na zona rural e 33 na zona urbana. As coordenadoras são as professoras Lucinete Sousa Ferreira, Josilene Rodrigues Aguiar e Teresa Ribeiro dos Santos.

Na preparação, é trabalhada a concepção da alfabetização através de vídeos, textos – com ênfase na competência da leitura – planejamento de aula, oficinas de confecção de material didático, dentre outras atividades.

A sec. mun. de educação, Enir Ferreira Lima, fazendo a abertura.
De acordo com a secretária municipal de educação, Profª Enir Ferreira Lima, gestora local do programa, que fez a abertura do encontro, "para que as metas do programa sejam alcançadas com êxito é necessária à qualificação do professor que na ocasião aprende novas metodologias, onde desperta ainda mais a curiosidade e participação dos alunos em sala de aula".

O Programa Brasil Alfabetizado foi criado pelo Ministério da Educação (MEC), em 2003, para promover o acesso à educação como um direito de todos, em qualquer momento da vida.

Chapadinha Sediará Formação Continuada para Professores desta Regional

Unidade Regional de Educação (URE) de Chapadinha
Governo investe na formação de mais de 44 mil professores
O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), dará início, nesta segunda-feira (18), à formação continuada de mais de 44 mil professores da rede pública estadual de ensino. Durante cinco dias, os docentes irão discutir práticas pedagógicas, rever metodologias e aprimorar o ensino nas escolas estaduais do Maranhão.

A formação, que terá carga horária de 40 horas, irá abranger todos os níveis e modalidades de ensino. Os encontros serão realizados em todas as sedes das 19 Unidades Regionais de Educação (UREs) do estado. Na capital, cinco escolas sediarão as formações. Em Chapadinha, o curso será realizado no Centro de Ensino Raimundo Araújo, localizado na avenida Presidente Vargas, bairro Corrente. Todos os professores dos 14 municípios jurisdicionados à Unidade Regional de Educação (URE) de Chapadinha, estarão presentes.

O estado vem realizando desde fevereiro deste ano a capacitação dos docentes da rede, de acordo com a disciplina e nível de ensino. As formações serão ministradas por professores das universidades públicas do Maranhão e da própria rede estadual de ensino.

A Formação Continuada será realizada em três grandes momentos, em períodos diferentes, nas 19 Unidades Regionais de Educação do Estado (UREs), conforme abaixo:

· 1º momento: 18 a 22/10/10 (Ensino Médio Regular e EJA) – (suspensão das aulas somente para alunos do Ensino Médio Regular e EJA);

· 2º momento: 25 a 29/10/10 (Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano e 1ª a 4ª série/ EJA) - (suspensão das aulas somente para alunos do Ensino Fundamental de 1º ao 5º anos e 1ª a 4ª séries/ EJA);

· 3º momento: 08 a 12/11/10 (Ensino Fundamental de 6º ao 9º anos e 5ª a 8ª séries/ EJA) - (suspensão das aulas somente para alunos do Ensino Fundamental de 6º ao 9º anos e 5ª a 8ª séries/ EJA).

Aulas 
Devido à formação dos professores, que ocorrerá em tempo integral, as aulas nesse período serão suspensas, mas o calendário escolar não sofrerá danos.

Notícias da Paróquia

Pe. Casimiro dos Anjos
 - Padre Casimiro encontra-se em São Luís desde a última quinta-feira (14) para exames médicos de rotina, aconselhados depois da cirurgia que fez à próstata. Chegará neste domingo (17), à noite.

  - Recebemos da Secretaria da Diocese que a espórtula do Batismo com que as famílias ajudam a comunidade paroquial na ocasião do Batismo de seus filhos começou a ser de trinta reais (R$ 30.00). Já há 8 anos era de vinte e cinco reais. 

- A festa de Nossa Senhora Aparecida decorreu muito bem, com muita participação e fé. Não se notou qualquer acidente e a procissão começou a ser quase tão grande como a da Padroeira em 15 de Setembro. É exagero! Mas que teve uma enorme multidão muito crente e respeitosa, é verdade.

Procissão no bairro Nossa Senhora Aparecida - Foto: Antenor Ferreira




- A festa da Padroeira do Bairro do Novo Castelo, Santa Margarida, também teve grande participação em todos os dias da novena e no dia da festa. Foi até preciso colocar o telão com vídeo e áudio para fora do templo, porque a multidão não coube dentro nos últimos dias

- A construção do Centro Catequético de Terras Duras continua em ritmo acelerado. Já se estão construindo as tesouras da cobertura e já está a telha arrumada

- Foi dada autorização para a abertura de dois poços, um na comunidade da Boa Hora do Nezinho e outro no aldeamento da Boa Nova. Foi uma oferta que recebemos do Canadá, por intermédio das Irmãs da Caridade. Se sobrar algum dinheiro ainda iremos mandar abrir outro no Sangue.

- Ritos do batismo para os jovens ou crianças da catequese que vão ser batizadas: 1º RITO - no dia 28 de Novembro próximo depois da missa das 10h. 2º RITO - no dia19 de Dezembro, depois da missa das 10h. Os pais devem vir ao Secretariado para fazer a ficha dos filhos até o dia 27 de Novembro.

- Batismos e Casamentos de Adultos que se têm andado a preparar: no dia 19 de Dezembro na missa da noite. Reunião de preparação no dia 17, às 20.00H na Matriz. Confissão no dia 18 de Dezembro em hora a combinar na reunião anterior.

- Comunhão Solene no dia 25 de Dezembro na missa das 10h. Reuniões de preparação: dias 21, 22,e 23 de Dezembro às 17h na Matriz, depois da missa da tarde.

- Profissão de Fé no dia 01 de Janeiro de 2011. Reuniões de preparação: dias 28,29 e 30 de Dezembro Confissões: no dia 31 de Dezembro.

- Primeira Comunhão de adultos: no dia02 de Janeiro de 2011 na missa das 20h.

- Já recebemos convite para a ordenação de Frei Manoel Raimundo, Frades Menores Capuchinhos, no dia10 de Dezembro 2010, na Igreja dos Capuchinhos, Belém(PA), às18h30.

In Vida Nova - Boletim Formativo e Informativo da Paróquia de Nª. Sª. das Dores – Chapadinha-MA – Nº 28 – 17/10.2010 - Diretor: Manuel Neves // Diretor-Adjunto: Pedro José // Pastoral da Comunicação

Arquivo do blog