WebNet

WebNet

sábado, 11 de dezembro de 2010

Nasce a Norueguesa/Brasileira Melyssa!...

A fofinha Melyssa com seus papais

Por Sousa Neto*- Boas novas vindas das bandas da Noruega! Isso mesmo. Nossa leitora assídua, a chapadinhense Monica de Lelles P. Ferreira (minha ex-aluna de Língua Inglesa, no Colégio FAC) vem a público nos informar o nascimento de lindíssima filhota Melyssa de Lelles Ferreira Nascimento, que veio ao mundo às 17h25, do último dia 07, no Hospital Sykehuset i Vestfold, na cidade de Tonsberg Norway - na Noruega, pesando 3kg e 48cm. Monica de Lelles é casada com o jogador Marciano Jose do Nascimento, que é piauiense, de Altos, ex-jogador do Chapadinha FC e defendeu o SANDEFJORD, da Primeira Divisão da Noruega em duas temporadas.



 
O casal mora em Sandefjord, uma cidade da Noruega, com 121 km² de área e 40 992 habitantes (censo de 2004).

 Melyssa esbanjando beleza e simpatia

 Melyssa com a titia Márcia Rosy

 Os papais de Melyssa, quando ainda no aguardo de sua chegada!


Última notícia:
Marciano deixa o Sanderfjord.

O Sanderfjord terminou o Campenato Norueguês 09/10 em último lugar e foi rebaixado. Segundo informou o site do clube, por causa do rebaixamento Marciano, considerado uma das estrelas do Sanderfjord, deixou a equipe e deve transferir-se para outro da primeira divisão.

Segundo o site de futebol alemão Trasfermarkt, o passe de Marciano está avaliado em 350.000,00 Euros (R$ 788.690,00).
*Com colaboração do Blog do William Fernandes

A Bella do Dia! - Maygylla Lopes

Clique nas imagens para ampliá-las

A Bella do Dia! - deste sábado, dia 11, é a jovem Maygylla Almeida Lopes, de 28 aninhos, filha do atual Diretor do Mercado Central Marcos Antonio Rodrigues Lopes (o Mourinha) e de Lenise Maria Almeida. Esta vascaína de coração, tem três irmãos: Mayara Lopes, Kamylla Lopes e Marcos Lopes. A bella libriana, que é católica, atualmente trabalha como supervisora de setor pós-venda da Operadora Vivo, na capital maranhense, onde mora há três anos e pretende cursar Fisioterapia no próximo ano (2011); Seu hobby preferido: adora músicas e gosta (muito) de dançar! Tá dado o recado.

..... PHOTO BÔNUS ....
Seja a próxima Bella do Dia! - entre em contato:
E-mail: sousaneto@chapadinhasite.com
(98) 9127-6568
 
Oferecimento
(98) 3471-2592

Forró do Fiat - No Espaço BCC

É H O J E . . . 
Neste sábado, dia 11, a partir das 22h, a melhor casa de shows de Chapadinha e região Baixo Parnaíba, o Espaço BCC, será palco de um evento pra lá de inusitado! Estamos falando da festa Forró do Fiat. Durante a balada, que será animada pelo som automotivo S10-Malhadona, serão sorteados 5 abadás do Bloco BCC, mas, a atração principal mesmo é o sorteio de um Fiat Uno, cor azul, ano 95 (veja banner acima). 

Os ingressos antecipados promocionais, ao preço de R$ 10,00 - já estão se esgotando. Adquira logo o seu. O valor sofrerá alteração na portaria do evento.

Os organizadores informam que o carro será entregue ao ganhador com IPVA 2010 pago e em nome do ganhador; Avisam ainda que, que farão uma carreata pelas principais ruas e avenidas da cidade, agora a tarde, com a S10-Malhadona e o Fiat Uno que será sorteado.

Mais informações: (98) 9175-0116 e 9137-5109

Magno Fala Sobre Sucessão Municipal e Elogia Emerson Aguiar

Embora considere muito cedo para se tratar das próximas eleições, o ex-prefeito Magno Bacelar falou ao blog (do Alexandre) sobre os últimos acontecimentos ligados ao tema. 

De acordo com o ex-prefeito é natural que surjam vários nomes mesmo com tanta antecedência, “é o momento em que todos tentam se viabilizar, aparecendo na mídia ou se articulando de várias formas, acho muito importante que a sociedade possa debater estes nomes a partir de agora”, disse.

Magno chegou a demonstrar simpatia por alguns nomes ligados a seu grupo como o vereador Emerson Aguiar (foto à esquerda) que vem defendendo o governo e sendo cogitado como pré-candidato. “O nome colocado naturalmente é o da prefeita Danúbia que tem direito de disputar a reeleição, mas temos outros nomes no grupo o Zé Almeida (foto à direita) e o Emerson Aguiar, por exemplo. Tanto eu quanto a prefeita sabemos que o mais importante é que o grupo saia das urnas com a vitória, neste ponto é de fundamental importância a disposição do vereador Emerson em se colocar como alternativa”, declarou.

Perguntado se seria candidato, sem descartar frontalmente, Magno Bacelar disse que seu papel é ajudar a eleição do candidato do grupo. Sobre os pré-candidatos da oposição, o ex-prefeito declarou que só pretende comentar o assunto quando os nomes tiverem melhor definidos.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

PT se prepara para disputar prefeitura de Chapadinha

Com quase dois anos de antecedência para as eleições, já são discutidos mais uma dezena de nomes como postulantes ao cargo de prefeito de Chapadinha e, mesmo que alguns não passem de especulação, o cenário se movimenta com grande rapidez.

A última novidade é a disposição do Partido dos Trabalhadores - PT, em lançar nome próprio na disputa. Em conversa com o blogue durante esta manhã, várias lideranças do diretório municipal sustentaram a necessidade do partido se apresentar à sociedade chapadinhense como alternativa real. "Temos nomes capazes de enfrentar essa disputa, vencê-la e realizar uma grande administração", ressaltou Maria Coelho, secretária-geral do partido no município e membro do diretório estadual.

O presidente municipal, Francisco de Lima Paiva, apresentou um planejamento com uma série de atividades do partido a serem realizadas como preparação para o momento eleitoral. "Vamos construir um programa de governo com base nesses seminários e debates que realizaremos no próximo ano e contrataremos pesquisas que nos ajudem a escolher o melhor nome para personificar este projeto durante a eleição", afirma.

Reconhecido pela capacidade de diálogo, Francisco Paiva, afirmou ainda que continuará conversando com as diferentes forças políticas da cidade. "Nossa prioridade de aliança é com os partido de esquerda, mas vamos tentar formar uma grande coligação para disputarmos a prefeitura pra valer", disse o presidente.

Com a terceira vitória consecutiva na disputa presidencial, tendo eleito as maiores bancadas de deputados federais e estaduais, a segunda maior bancada do Senado Federal e o vice-governador do Maranhão, o PT buscará se fortalecer também em âmbito municipal. "Não vamos a reboque de ninguém e  nossa presença na eleição, no mínimo, enriquecerá o debate", disse o vice-presidente do Diretório Municipal, Zezinho Lima.

Outro fator importante para ser levado em consideração é a possibilidade do partido voltar a eleger vereadores, principalmente com o aumento de cadeiras no Palácio Legislativo Francisco Almeida Carneiro.  Presente na conversa, o dirigente estadual Juvenal Neres colocou-se a disposição do partido para figurar na nominata da disputa proporcional e lembrou vários outros nomes que podem trazer votos para a chapa do partido.

A Bella do Dia! - Renata Pessoa

Clique nas imagens para ampliá-las

Nesta sexta-feira (10), a nossa A Bella do Dia! - é a teen Renata Pessoa Almeida Rego, de 16 aninhos, filha do empresário Francisco das Chagas Almeida Rego (conhecido como Nenen da Clóris) e Shirley Mendes Pessoa Rego. Nascida aos 17 dias do mês de novembro de 1994,  na vizinha cidade de Brejo (distante 73 km de Chapadinha), essa escorpiana, que é flamenguista, no aconchego de sua casa divide os mimos dos papais com a maninha Cecília Pessoa Almeida Rego. A bella, está cursando o 2º Ano do Ensino Médio, e pretende se formar em Engenharia Ambiental ou Arquitetura. Seus hobbies: ouvir uma boa música e sair com os amigos. 
 
#PHOTOS BÔNUS#


Seja a próxima Bella do Dia! - entre em contato:
E-mail: sousaneto@chapadinhasite.com
(98) 9127-6568

Oferecimento
(98) 3471-2592

Bloco BCC Confirma TRIO BBZÃO no Carnaval 2011

Com informações da Assessoria do Bloco BCC

Em entrevista, na manhã desta sexta-feira (10), no programa Deixa Rolar (Apresentação Dean Franklin - Rádio Mirante FM), o gerente-proprietário do Bloco BCC, Moraes, confirmou a Mega-Atração do Bloco para o Carnaval 2011: Trata-se da vinda do TRIO BBZÃO, de Cruz das Almas-BA, cidade distante 140 Km da capital Salvador.

Moraes falou ainda que, independente de onde o Bloco irá terminar sua apresentação, o mesmo fará SIM, seu percurso normal pelas avenidas de Chapadinha. Quanto às outras atrações, estas serão divulgadas no próximo mês de janeiro de 2011, mas, nos adianta que, as negociações já estão bem adiantadas e que, opções de boas atrações, é o que não falta! 
Adquira já o seu abadá! Últimas unidades...
Contatos: (98) 3471-1854 / 9137-5109  

Confira mais fotos do Trio BBZÃO...

 



Prefeita Anuncia Retomada das Obras da Ataliba Almeida

A prefeita Danúbia Carneiro confirmou nesta sexta-feira (10) que o trecho que falta da Avenida Ataliba Vieira de Almeida (antiga Kennedy) terá as obras retomadas no início da próxima semana (provavelmente segunda ou terça-feira). O engenheiro responsável pela execução do serviço esteve no último sábado (4) no local realizando as últimas vistorias em companhia da prefeita, do secretário de obras, Zé Almeida e do vereador Emerson Aguiar.

O trabalho deve começar do início da ladeira do Angelim, em frente ao Posto (de combustível) Pinheirão, subindo em direção ao Centro até ligar à parte já concluída, na altura do Posto Chapadinha.

Segundo a prefeita, a previsão é que o asfaltamento completo da Avenida seja concluído entre seis a oito dias. 

Danúbia Carneiro esclareceu ainda que, assim como o primeiro trecho já concluído, o restante da obra será custeado exclusivamente com recursos próprios do município. 

Matéria resumida. Leia-a na íntegra no Blog do Alexandre. Clique Aqui!

CAIXA Inaugura Novas Instalações Em Chapadinha

Imagem ilustrativa
A Caixa Econômica Federal inaugura na próxima segunda-feira (13) as novas instalações da Agência Chapadinha, no município homônimo do interior do Maranhão, em sede provisória, localizada à Av. Ataliba Almeida, s/n, no centro da cidade. 
As instalações definitivas da nova unidade, situada a Av. Vitorino Freire, conta com 700 metros quadrados de área e foi planejada especialmente para atender a população local. No projeto do prédio foi adotado modelo conceitual e ambiental atualizado, contemplando inclusive itens de acessibilidade aos portadores de necessidades especiais ou de mobilidade reduzida.

Para o superintendente regional José Carlos Nunes Júnior,a nova instalação da Caixa em Chapadinha representa o compromisso da instituição com o município, oferecendo mais conforto e comodidade à população e melhorando o atendimento à sua clientela”.


A nova unidade, ao tempo em que amplia a presença da Caixa em Chapadinha, objetiva facilitar o acesso das pessoas aos serviços sociais, ao crédito, à habitação e aos demais produtos financeiros. No município, além da agência da Caixa, existem duas casas lotéricas e um correspondente Caixa Aqui.


A cerimônia de inauguração contará com  a presença de autoridades municipais,  empresários, imprensa e clientes.

Por J. Coutinho, com informações da Assessoria de Imprensa / Regional Maranhão

Parabéns, Celso Lopes!

Este blog congratula-se com todos os Aniversariantes desta sexta-feira, dia 10 de dezembro, em especial com o Chefe do Cerimonial da Prefeitura Municipal de Chapadinha e Colunista Social Celso Lopes. Aproveitamos o ensejo para manifestar nossos mais sinceros votos de felicitações e muita saúde a todos os aniversariantes!

NOSSA HOMENAGEM AO COLUNISTA SOCIAL CELSO LOPES

Visita e Missa de 7º Dia de D. Maria Joana

Convite
A família de Maria Joana Vieira da Silva, convida você e sua família para participarem da visita de sétimo dia de seu falecimento.

SÁBADO, DIA 11 DE DEZEMBRO

Visita:
Horário: 5h da manhã
Local: Cemitério Nossa Senhora Aparecida

Missa:
Horário: 19h30
Local: Igreja Matriz

Novo ENEM Será Aplicado em Chapadinha

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia ligada ao Ministério da Educação (MEC), publicou, nesta quinta-feira (9), no "Diário Oficial da União", o edital do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas de ciências humanas e ciências da natureza serão reaplicadas em 15 de dezembro, entre as 13h e as 17h30 (horário de Brasília).

De acordo com o texto, devem fazer o exame os alunos "identificados como prejudicados com os erros de impressão do caderno de prova da cor amarela, independente de nova inscrição".
Na publicação, também há uma lista das 218 cidades onde vai ocorrer o exame. Na relação, há municípios do Amazonas, da Bahia, do Ceará, do Espírito Santo, de Goiás, do Maranhão, de Minas Gerais, de Mato Grosso do Sul, do Pará, de Pernambuco, do Piauí, do Paraná, do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, de Sergipe, de São Paulo e do Tocantins.
Não haverá prova no Acre, em Alagoas, no Amapá, em Mato Grosso, na Paraíba, no Rio de Janeiro, no Rio Grande do Norte, em Rondônia, em Roraima e no Distrito Federal.
Estudantes - Segundo o Ministério da Educação, os estudantes que têm direito a fazer a nova prova serão avisados até esta sexta-feira (10), por telefone, e-mail, mensagem SMS, carta ou telegrama.
Para saber onde vai realizar o exame, o candidato deve acessar o site http://sistemasenem2.inep.gov.br, digitar CPF e senha para saber o local onde farão o exame.
Lista - Veja as cidades (do Maranhão) onde a prova será realizada, de acordo com a publicação no "Diário Oficial":
MA BARRA DO CORDA
MA CAXIAS
MA CHAPADINHA
MA GRAJAU
MA MIRINZAL
MA PEDREIRAS
MA SAO LUIS

Veja a relação completa de todos os municípios no link abaixo:

Municípios Maranhenses vão receber reforço no FPM para pagamento de 13º salário

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) traz uma boa notícia: nesta quinta-feira, 9 de dezembro, os Municípios receberão a parcela referente ao depósito do 1% adicional do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), montante equivalente a R$ 2,2 bilhões. “O repasse chega em boa hora porque a maioria dos Municípios está enfrentando dificuldades para fechar as contas no final do ano”, diz o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.

O repasse adicional do FPM é uma vitória da CNM, resultado da promulgação da Emenda Constitucional 53/2007 que, após ser sancionada pelo presidente da República, tornou-se uma das principais conquistas do movimento municipalista nos últimos anos. Foram mais de quatro anos de reivindicações.

Os valores oficiais estão próximos aos da estimativa divulgada pela CNM em novembro com o objetivo de orientar os gestores municipais na organização de seus orçamentos. Em comparação com 2009, o repasse é 6,2% maior em termos nominais. Em termos reais, é 1,8% maior.

Segundo Ziulkoski, o repasse será importante para ajudar os Municípios, por exemplo, a cumprir responsabilidades como o pagamento do 13.º salário dos servidores municipais.

Veja quanto cada Município maranhense receberá

Fonte : Portal CNM

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

A Bella do Dia! - Luiza Meneses Rocha

Clique nas imagens para ampliá-las

Nossa A Bella do Dia! - desta quinta-feira (9), é a jovem mamãe Luiza Meneses Rocha, de 20 aninhos. Nascida aos 24 dias do mês de julho de 1990, essa leonina, que é filha da ex-candidata a deputada estadual  Isamara Pessoa Meneses e do empresário Luiz Rocha Filho, é mãe da 'pequenina' Maria Fernanda, de 3 aninhos. A bella, tem três irmãos: Luciana e Fernanda; e Rafael (por parte de pai). Essa corinthiana, que adora ír ao cinema, lanchar com os amigos, conversar, bater papo e passear aos sábados no parquinho na companhia da filhota, é estudante do 4º Período do curso de Publicidade e Propaganda (se forma em 2012). Ela é cristã protestante, da Igreja Comunidade Viva.




Seja a próxima Bella do Dia! - entre em contato:
E-mail: sousaneto@chapadinhasite.com
(98) 9127-6568
Oferecimento
(98) 3471-2592

Provas do Encceja serão realizadas em março de 2011


A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por intermédio da Supervisão de Educação de Jovens e Adultos (Supeja), informa aos candidatos inscritos no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que o Ministério da Educação (MEC) adiou para os dias 20 e 21 de março de 2011, as provas do exame que aconteceriam neste domingo (12).

O Instituto de Pesquisa Anísio Teixeira (Inep/MEC), divulgou um novo cronograma para as aplicações das provas. Candidatos inscritos na categoria participantes farão os exames nos dia 20.  No turno matutino, no horário de 8h30 às 12h30 serão realizadas as provas III e IV, que compreendem as disciplinas de História e Geografia e Ciências Naturais, respectivamente.

No turno vespertino, das 14h30 às 19h30, os participantes farão as provas I e II, que  correspondem aos conteúdos de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Redação e Matemática.

Para as pessoas privadas de liberdade, inscritas no certame, as provas acontecerão no dia 21. Das 8h30 às 12h30, os candidatos realizarão as provas III (História e Geografia) e IV (Ciências Naturais). No horário de 14h30 as 19h30, serão as provas I e II, de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Redação e Matemática, respectivamente.

Para mais informações sobre o novo cronograma de provas, os candidatos inscritos podem ligar para Supeja/Seduc: (98) 3218-2367.

O Encceja 2010 é destinado exclusivamente para o Ensino Fundamental. O exame avalia as competências, habilidades e saberes de jovens e adultos residentes no Brasil, em nível de conclusão do Ensino Fundamental.

A participação no Encceja é voluntária. O participante faz a prova e, atingindo a pontuação mínima exigida, é aprovado e certificado na proficiência do ensino fundamental. A idade mínima exigida para o Encceja nesse nível de ensino é de 15 anos, completos até o dia da prova.
Imirante.com

Novas Vagas e a Bancada da Barganha


Em conseqüência dos resultados do Censo de 2010 e da aplicação da Emenda Constitucional n° 58, que estabeleceu o número de vereadores por habitantes, novas vagas serão abertas em todo o país. No caso de Chapadinha a Câmara, hoje composta por dez vereadores, volta a ter o número de quinze na próxima legislatura. 

A redução do número de vagas se deu por força de interpretação do TSE. Na ocasião lembro-me de ter apoiado o corte de vagas, considerando que o orçamento não seria diminuído o que poderia garantir melhores salários e condições de atuação, conferindo mais independência aos edis. 

O passar dos anos, porém, mostrou o contrário, ao invés de independência – pelo menos no caso de Chapadinha – o que se viu foi um enorme retrocesso. Além do costumeiro balcão de negócios, confirmado em fatos recentes, em que até setores da oposição usaram argumentos monetários para tentar influenciar na eleição da mesa diretora, sem falar no périplo governista na Paulicéia Desvairada, a situação piorou bastante porque a diminuição do número de vagas acabou criando verdadeiras cadeiras cativas e dificultando ainda mais a representação de setores da sociedade organizada e de pensamento mais ideológico.

Evidente que não se pode generalizar. Mas, hoje a atuação do parlamento é tão esdrúxula que a divisão das bases governista ou oposicionista é mera ficção. Para formar maioria para qualquer assunto quem tem maioria é a bancada da barganha. 

Nem sempre foi assim. Lembro do tempo em que o médico Zé Almeida era prefeito e o ex-deputado Pontes o líder da oposição. Chapadinha tinha treze vereadores: o prefeito Zé Almeida elegeu 7 e a oposição – combativa e fiscalizadora, como deve ser – tinha 6. Assim como iniciou, seis anos depois, terminou. Sem cooptação ou mudanças subvencionadas. Ademir Cunha, Delmar Carneiro, Chaga Baleco, Eloi, Eduardo Luis da Silva, Antonio Alves, Luis Bem-vinda, Nonato Carneiro, Hilton Pontes, Cleide Brito, Osmar Menezes, Zé Luzia e Samuel Nistron são ex-vereadores do período e exemplos vivos de relações políticas mais dignas.

A enorme paixão que a eleição de prefeito exerce na sociedade, relega a escolha de representantes na câmara plano infinita e equivocadamente inferior. Neste caso, é preciso notar que a regra básica da democracia pressupõe freios e contrapesos ao poder executivo, em outras palavras, se elegêssemos um bom parlamento, composto de pessoas com o mínimo de compromisso com a própria imagem, por pior que fosse o gestor, o resultado de incompetências e desonestidades seria bem reduzido. 

O aumento do número de vagas é importante, mas para que a representação melhore é preciso estratégia dos partidos, sociedade e do movimento popular. A primeira tarefa é enxergar na câmara berço de práticas que aviltam, degeneram e impossibilitam o exercício da política como prática do bem comum.

Câmara Municipal de Chapadinha Terá 5 Vagas a Mais em 2012

 Câmara Municipal de Chapadinha - Foto/Créditos: Blog Desperta Chapadinha

A partir das eleições municipais de 2012, 56% das cidades maranhenses terão 400 vagas a mais nas Câmaras de Vereadores, em decorrência dos resultados do Censo de 2010 e da aplicação da Emenda Constitucional n° 58, que estabeleceu o número de vereadores por habitantes. São Luís e São José de Ribamar são os municípios que ganharão mais vagas: 10 a mais no próximo pleito.

A Emenda Constitucional n° 58, de setembro de 2009, alterou os artigos 29 e 29 A da Constituição Federal e estabeleceu 24 faixas populacionais para a recomposição das Câmaras Municipais de todo o Brasil, além do valor de repasse financeiro para as Casas Legislativas. A aplicação imediata da nova regra, que na época da sua aprovação gerou muita polêmica, foi descartada após pronunciamento dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

A contagem populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deste ano também contribuirá para a alteração no número de vereadores no Estado.

Números
No Maranhão, esses dois fatores estão gerando a criação de 400 novas vagas nas Câmaras de 123 cidades do Estado, que representam algo em torno de 56,6% dos municípios maranhenses. Apenas 94 cidades (43,3%) mantiveram as vagas atuais.

Dessas 123 cidades, 71 terão mais dois vereadores em cada Casa Legislativa, saindo de nove para 11 parlamentares. Nesta situação estão Arari, Dom Pedro, Magalhães de Almeida, Riachão, São Luís Gonzaga, Urbano Santos, Fortuna e São João Batista. A cidade de Fortuna terá duas novas vagas por ter aumentado sua população em 108 habitantes e entrado na faixa de municípios com mais de 15 mil habitantes.

Outros 30 municípios terão quatro vereadores a mais a partir das eleições de 2012. É o caso de Colinas, Estreito, Bom Jardim, Lago da Pedra, Pindaré e Penalva, que têm hoje nove vereadores e terão 13 a partir da próxima legislatura.

Chapadinha
Barreirinhas, Buriticupu, Chapadinha, Coroatá, Grajaú, Itapecuru, Pinheiro, Santa Inês e Santa Luzia terão cinco vagas a mais nas suas Câmaras. Outras cidades, como Zé Doca e Paço do Lumiar, terão seis parlamentares a mais, sendo que em Zé Doca existem hoje nove vereadores e na próxima legislatura serão 15. Paço do Lumiar tem 11 e passará a ter 17.

São Luís e São José de Ribamar são os municípios maranhenses que terão o maior número de vagas nas Câmaras: cada um terá 10 vereadores a mais. A capital maranhense tem hoje 21 vereadores e passará a ter 31. A cidade balneária elevará de 11 para 21 vereadores, igualando-se a Imperatriz, que hoje tem 13.

Realizadas Palestras Para Vendedores do Mercado Central

Por: Sousa Neto - Numa parceria entre a Diretoria do Mercado Central e o Centro de Ciências Agrárias e Ambientais - CCAA/UFMA, de Chapadinha, foram realizados nesses meses de novembro e dezembro, palestras de concientização junto aos vendedores de pescados que trabalham no mercado central sobre Higienização e Manipulação, com a participação da Dra. Rita, médica veterinária da AGED.

Junto aos vendedores de produtos hortifrutigranjeiros e da área de alimentação, sobre Higienização e Comercialização, com a palestrante mestre em microbiologia, Dra. Cristiane Rêgo Oliveira
 
Segundo o diretor do Mercado Central de Chapadinha, Moura Lopes (foto ao lado), "eventos como estes, trarão junto aos trabalhadores daquele setor público, novos conhecimentos sobre sua área de comercialização, para levarem seus conhecimentos adquiridos nessas palestras e oferecerem aos consumidores que utilizam daquele setor público melhor qualidade nos produtos ali adquiridos, ou, por eles vendidos. Tendo a ganhar ambas as partes".

SEMED realiza mais um encontro com professores, pais e alunos na zona rural


A Secretaria Municipal de Educação - SEMED, dando continuidade a uma série de encontros com diretores, professores e pais de alunos da zona rural, realizou mais uma reunião no último sábado, dia 4.

O encontro foi realizado na Unidade Integrada Ademar Leite Fernandes, da localidade Malhada do Meio e reuniu moradores de oito povoados vizinhos. A SEMED pretende fazer reuniões em todos os povoados pólos, de 18 de novembro a 11 de dezembro.
De acordo com a secretária de educação, Enir Ferreira Lima, o “Projeto Educação” tem por objetivo discutir e avaliar o trabalho pedagógico realizado pela Secretaria Municipal de Educação, visando garantir a qualidade referenciada da educação de Chapadinha, possibilitando aos pais avaliarem os trabalhos realizados nas escolas e dar sugestões para a melhoria da qualidade das atividades oferecidas.

Nestes encontros discutimos com os pais a importância da freqüência dos alunos para garantir a permanência com sucesso nas escolas, para, desta forma, abrir diálogo de parceria e apoio das comunidades em favor das Escolas Rurais, para elas se tornarem mais dinâmicas e participativas”, disse a secretária.

Os pais não estão perdendo a “cerimônia” e participam ativamente dos encontros, dando sugestões, elogiando os professores que trabalham de forma empenhada e denunciando os que “fingem” cumprir seus deveres. 
Para que cada encontro seja possível, a secretaria mobiliza um verdadeiro batalhão de servidores. São quase 40 pessoas envolvidas. Gestores, coordenadores pedagógicos, professores, supervisores, cozinheiras, nutricionista, e vários servidores participam da organização, que começa com alguns dias de antecedência. A SEMED disponibiliza vários ônibus para o deslocamento dos moradores de outras localidades até o povoado pólo.

Durante os encontros é servido lanche para todos. Ao final, todas as crianças recebem brinquedos. No encontro deste sábado, na Malhada do Meio, os moradores contaram com uma atração a mais. A fanfarra da Escola Municipal Almada Lima Filho, da zona urbana, animou as pessoas enquanto aguardavam a chegada da comitiva da cidade.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Emerson Aguiar Deve Lançar Candidatura a Prefeito

A profusão de pré-candidaturas ao posto de prefeito, que já supera pelo menos uma dezena, vem aumentando a cada dia. Agora seria o vereador Emerson Aguiar (foto) a postular o cargo maior do município. Segundo fonte ligada ao parlamentar, até o vice na futura chapa, outro vereador, já teria sido convidado. Considerado polêmico e sem papas na língua, a participação de Aguiar acrescentaria muito emoção à disputa. 

Empresa cearense pesquisa graviola no combate ao câncer

por Egídio Serpa
Há uma unidade da empresa em Chapadinha
Empresa genuinamente cearense, a Inovagro, que atua na prestação de serviços de consultoria agronômica, apresentou à Fundação Cearense de Apoio à Pesquisa (Funcap), que o aprovou, projeto para a realização de estudos clínicos e pré-clínicos com o objetivo de provar, junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que as folhas da graviola – e a própria fruta – contêm a Acetogenina, substância que combate células cancerígenas. A Acetogenina foi descoberta pelo pesquisador norte-americano Jerry Mc Gauglin, da Universidade de Purdue, no Estado do Arizona (EUA). Ele virá aqui em janeiro, a convite do Instituto Frutal.

A Inovagro – dirigida por três engenheiros agrônomos, entre os quais Daniel Olinda, filho do presidente do Frutal, Euvaldo Bringel – já produz, em sua unidade de Fortaleza (há outra na cidade de Chapadinha, no Maranhão), cápsulas de folhas de graviola exportadas para farmácias de manipulação dos Estados Unidos.

O projeto da Inovagro, aprovado pela Funcap, está apto, agora, a receber da Finep, do Ministério de C&T, o apoio financeiro de que necessita – R$ 500 mil – para tocar suas pesquisas, que serão feitas na Unidade de Farmacologia Clínica da Universidade Federal do Ceará. Grande produtor de graviola, de cuja fruta a indústria só produz suco, o Ceará poderá produzir, da mesma matéria-prima, um medicamento de combate ao câncer.

Arquivo do blog