WebNet

WebNet

sábado, 11 de julho de 2015

Carreta Trasportando Soja Tomba na BR 222, Próximo a Chapadinha

A via sendo liberada, carreta foi arrastada para o lado, 
a ponte é estreita o que impediu a passagem dos outros veículos. 
(Foto/Colaboração: Dj. Dail Pedra)


Uma carreta bitrem, modelo FH 540, transportando soja, tombou na BR 222, saída de Chapadinha, em uma ponte perto do Bar Restaurante do Baixão, sentido Chapadinha/Vargem Grande, o acidente aconteceu na manhã deste sábado (11).

Segundo informações preliminares, a carreta teria tombado após o motorista desviar de buracos que existem no local, o veículo tombou em cima de uma pequena ponte que passa sobre a via, o trânsito ficou paralisada por cerca de duas horas no local e só foi liberado por volta das 10h. Não há informações de feridos, apenas danos materiais. 

Grande parte da carga derramou sobre a BR 222, uma retroescavadeira ajudou na remoção da carreta da via para liberar o trânsito.


Publicidade



ZEZO se Apresenta na Noite Deste Sábado (11) na Quadra do FAC


"Depois de 3 mês de muito trabalho (publicidades!) chegou o grande dia: Na noite deste Sábado, dia 11 de Julho, a partir das 21h, na casa de shows Quadra do FAC, a festa do ano - grande Show de ZEZO! Tudo pronto: a cerveja já está estupidamente toda gelada, a casa vai ainda contar com estrutura de um bar, bebidas quente, bebidas de todas marcas, ainda, um restaurante com vários tipos comida!

A programação da festa começa a partir das 21 horas, com Forrozao Skema 2 (até às 22h30); na sequência, se apresenta a dupla sertaneja, de maior sucesso na capital São Luís: Stanley  & Cristian (até 1h da manhã). Logo depois, a hora mais esperada da noite: show de ZEZO - aí a festa vai até às 4h da manhã. Vale ressaltar, que nos intervalos de cada atração, ainda tem Saveiro Black Pancadão" - Netinho do Vale - Produções & Eventos!

A gente se ver por lá!!!


Publicidade



sexta-feira, 10 de julho de 2015

TUTOIA: Jovem é Baleado por Homem Encapuzado no Bairro Barra

Imagem meramente ilustrativa


Na manhã desta sexta-feira (10), um homem encapuzado, chegou em uma moto e baleou pelo menos por duas vezes, o jovem conhecido como Flavico, no bairro Barra, em Tutóia-MA. O criminoso evadiu-se do local logo em seguida.

Flavico foi levado as presas para o hospital Lucas Veras, onde recebeu os primeiros socorros, sendo transferido para a cidade de Parnaíba-PI, devido seu estado grave. De acordo com informações, uma das balas está alojada em sua coluna. 

A polícia foi acionada, e faz investigações afim de elucidar o caso. Fala-se em crime de encomenda, mas nada confirmado ainda.


Publicidade



Programa "CNH Jovem": CIRETRAN/Chapadinha Avisa que as Inscrições Estão Abertas

Eney Pontes - Diretora da 6ª Ciretran/Chapadinha

Do Blog do Alexandre Cunha

O programa oferece 2 mil vagas para que jovens de 18 a 21 anos possam tirar a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) gratuitamente.

Para participar o candidato precisa ter concluído o Ensino Médio em Escola Pública e prestado o Enem.

A diretora Eney Pontes, avisa ainda que, o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran) desenvolveu uma página própria na internet (www.detran.ma.gov.br/cnhjovem) com todas as informações sobre o CNH Jovem. Além do formulário para inscrição no programa, a página contém o regulamento, a portaria de regulamentação, o calendário do programa e o passo a passo para tirar todas as dúvidas dos estudantes interessados.


Publicidade



BELÁGUA - Ex-Presidente da Câmara é Alvo de ACP por Ato de Improbidade

Ex-presidente da Câmara de Vereadores do município 
de Belágua, Maria das Neves Silva dos Santos.

A Promotoria de Justiça da Comarca de Urbano Santos propôs Ação Civil Pública por ato de improbidade, em 30 de junho, contra a ex-presidente da Câmara de Vereadores do município de Belágua, Maria das Neves Silva dos Santos. A manifestação foi formulada pelo promotor de justiça Douglas Assunção Nojosa. Belágua é termo judiciário da Comarca de Urbano Santos.

Consta na ação que a ex-gestora não prestou contas do exercício financeiro do ano de 2014, conforme atesta resolução do Tribunal de Contas do Estado (TCE). "Observa-se que a requerida, como gestora da casa legislativa de Belágua, eximiu-se de regras constitucionais expressas que estabelecem rígido controle de fiscalização e da aplicação de verbas públicas", enfatizou o promotor de justiça.

Diante dos fatos, o Ministério Público do Maranhão pede a condenação da ré, de acordo com a Lei 8.429/92, com penas de suspensão dos direitos políticos pelo prazo de três a cinco anos; pagamento de multa civil de até cem vezes o valor de sua última remuneração como presidente do Poder Legislativo; proibição de contratar com o Poder Público, pelo prazo de três anos, ou receber incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, além de pagamento das custas e despesas processuais.

Redação: Eduardo Júlio (CCOM-MPMA)


Publicidade



VARGEM GRANDE - Estado Terá que Garantir Tratamento de Criança com Síndrome de Ondine


A Justiça deferiu pedido de antecipação de tutela do Ministério Público do Maranhão para determinar que o Estado do Maranhão disponibilize os meios necessários para realização da cirurgia de implantação de marca-passo para tratamento da Síndrome de Ondine em uma criança de três anos de idade. O prazo estabelecido foi de 20 dias, a contar da notificação.

Moradora de Vargem Grande, a 195 km de São Luís, a paciente foi diagnosticada com a síndrome no Hospital Universitário Materno Infantil, em São Luís. De acordo com o relatório médico, ela corre risco de morrer e precisa de cirurgia para a colocação de marca-passo.

A doença genética, que ocorre em um de cada 200 mil nascimentos, faz com que a criança diminua o nível de consciência, com sono profundo, entrando em estado de insuficiência respiratória e convulsões. Há riscos de apneia (interrupção da respiração) durante o sono.

O promotor de justiça Benedito Coroba, autor da ação, afirmou que a família da criança não tem condições financeiras para custear o tratamento. Só o marca-passo custa R$ 450 mil e no Maranhão não existe centro médico habilitado para a implantação do aparelho.

Na decisão, o juiz Anderson Sobral determinou, que além do fornecimento do aparelho médico (marca-passo), o Governo do Maranhão garanta os custeios dos medicamentos, do traslado e estada da paciente para fora do Estado ou de equipe médica para nosso Estado, até seu pronto restabelecimento, sob pena de sequestro da quantia necessária para o procedimento.

Redação: CCOM-MPMA


Publicidade



Educação - Chapadinha (em breve!) Terá Seis Creches Pró-Infância!!!

Imagem ilustrativa


Moradores do Bairro de Fátima/Vila Isamara ficaram felizes com o anúncio, feito nesta quinta-feira (9), pela prefeita de Chapadinha Ducilene Belezinha: Uma creche do Pró-Infância será construída no bairro e vai beneficiar centenas de crianças de toda a vizinhança.

Como o município não dispõe de terreno no bairro, Ducilene Belezinha (pessoa física) está doando mais um terreno particular seu. A área, localizada no final da avenida principal do bairro, mede 110m x 77m. Belezinha, acompanhada da secretária municipal de Educação, Maria Coelho, foi ao bairro na tarde desta quinta (9), conferir os trabalhos de limpeza do terreno que já iniciaram.


De acordo com a prefeita, a creche da Vila Isamara é fruto de uma luta incansável de seu governo, através da Secretaria Municipal de Educação, que durante dois anos, elaborou projetos e reuniu documentos necessários para que o Ministério da Educação reconhecesse a necessidade, não só de uma, mas de quatro creches, além das duas que já estão em fase de acabamento, no Areal (próximo ao estádio Lucídio Frazão) e na área do Viva Chapadinha, no Centro da cidade.

As outras creches serão construídas no Residencial José de Sousa Almeida (Mil Casas), no novo residencial (900 Casas) e no Recanto dos Pássaros, que também ganhará uma escola.


Publicidade



UFMA/Chapadinha - Divulgada 1ª Chamada da Lista de Espera do SiSU 2015.2


A Pró-Reitoria de Ensino da Universidade Federal do Maranhão (Proen/UFMA) divulgou nessa sexta-feira (10) a primeira lista de convocação de candidatos para matrículas da lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Veja lista de convocados.

As matrículas serão realizadas nos dias 13 e 14 de julho, no campus de oferta do curso. Ao todo, para o segundo semestre de 2015, serão oferecidas 2.700 vagas. Para efetivar a matrícula, os candidatos devem apresentar os seguintes documentos no ato da matrícula: duas fotos 3x4 coloridas e recentes; Registro Geral de Identidade (RG); Cadastro Geral de Pessoas Físicas (CPF); e prova da quitação com o serviço militar, para os candidatos do sexo masculino maiores de 18 anos e menores de 45 anos, além do título de eleitor acompanhado da prova de quitação eleitoral, para maiores de 18 e menores de 70 anos; certificado de conclusão e histórico escolar do ensino médio; e comprovante de residência atualizado.

Para saber mais acesse o Edital Nº 185/2015 e o Edital Nº 160/2015.

PRIMEIRA LISTA DE CONVOCAÇÃO DE CANDIDATOS PARA MATRÍCULA LISTA DE ESPERA - SiSU 2015.2

Campus CHAPADINHA

Agronomia / Integral / Bacharelado

01 PEDRO HENRIQUE MARUCHI PERES
02 CRISTIANE SARI
03 RUAN LUIS SANTANA BEZERRA
04 MATHAUS SANTOS TENORIO
05 HYANCA MONTELES ARAUJO
06 WALISON MELO DOS SANTOS
07 YASMIM MUNIZ SILVA
08 ENILTON SILVA RODRIGUES
09 TATILA LOURAINE LIMA MACHADO
10 ANDRE FELIPE LEIS CAMPOS
11 AMELIA FERNANDA DA COSTA SA
12 JULIANA DE ARAUJO OLIVEIRA
13 JEAN CARLOSJAQUES GARCIA
14 LAINNAH KARANNAH ARAUJO DE MENESES
15 JOSE CARLOS LIMA SANTOS
16 BRAIRON MORAIS TRAJANO
17 MARCELO DA SILVA COSTA
18 WESLEYJANNE MESQUITA LEAL
19 GABRIEL PEREIRA COELHO
20 CLEITON LIMA SILVA
21 LOHANA SILVA TORQUATO
22 VALDOMIRO DE SOUZA DE ARAUJO
23 ALFREDO LOPES DA SILVA
24 ANA PAULA DE ALMEIDA SOUSA
25 MARCELO ALMEIDA DE MORAIS
26 VENILDO AUGUSTO DE ALMEIDA SOUSA
27 GILVAN MOTA DE SOUSA
28 MIKAEL CONCEICAO DE OLIVEIRA
29 SOLANGE MARREIROS DA SILVA
30 ANA CAROLINE DE MELO CAVALCANTE
31 VALDEMIR FERREIRA DE AMORIM
32 VANIA NASCIMENTO TEIXEIRA
33 HYTALO DE OLIVEIRA ANDRADE
34 ALAN PATRIQUI ALMEIDA SILVA
35 CARLOS ALBERTO MONTELES CARNEIRO
36 EDILENE DO SOCORRO DA CRUZ FERREIRA
37 FABIO VIANA DA SILVA
38 NILCILENE SOUSA DE CARVALHO


Ciências Biológicas / Vespertino / Licenciatura

01 VICTOR LUCAS MORAIS RODRIGUES
02 ISLANA SILVA PONTE
03 ELIZABETH FELIX COSTA
04 RAIMUNDO ALBERTO CARDOSO DE SOUSA JUNIOR
05 ANA MARA NASCIMENTO PORTELA
06 RENATO RODRIGUES ROMA
07 LETICIA DE SOUSA SILVA
08 MARINA ANGELA GOMES DA SILVA
09 REGIMARA DA COSTA BORRALHO DO NASCIMENTO
10 MAECIO DENNES DE MACEDO COSTA DOS SANTOS
11 FRANCISCA WELLINA RIBEIRO SANTOS
12 REVANGIVALDO SOUSA DA SILVA
13 LUIZ FELIPE PEREIRA BATISTA
14 IRISLENE CARVALHO SILVA
15 ERIKA BARROS NUNES CARDOSO
16 FRANCISCA KAROLYNNE VIEIRA
17 DIEGO SILVA DA CONCEICAO
18 DORILENE VIANA AMURIM
19 ANA GABRIELA GOMES DUARTE
20 ONESIMA CARDOSO DA SILVA NETA
21 ALECIO ORTIZ 
22 ANGELICA ALVES DA COSTA NETA
23 RAFAEL HENRIQUE DE SOUZA COSTA
24 AUGUSTO MONTELES DA SILVA
25 INACIO VIEIRA DE SOUSA DOS SANTOS
26 LUCILIA CARVALHO DOS SANTOS
27 PAULO GABRIEL BOTELHO LIMA
28 JACIANE FORO CORREA
29 MARIA DAS DORES VIEIRA DOS SANTOS
30 RAYANE GONCALVES AGUIAR 
31 ISABELLE DOURADO FEITOSA
32 MARIA PAULA OLIVEIRA DE CARVALHO
33 ARAO SANTOS DA SILVA
34 BRUNA BEZERRA CUNHA
35 MARCUS VINICIUS DUARTE RODRIGUES
36 JOAO MATEUS SANTANA DOS SANTOS
37 FRANCILENE GONCALVES DOS SANTOS 


Engenharia Agrícola / Integral / Bacharelado

01 THIAGO FRANCO MORAIS
02 JOAO PAULO RODRIGUES AGUIAR
03 EMANUEL MACIEL VIEIRA LIMA
04 LUIZ AUGUSTO SILVA JUNIOR
05 ADRIANA LIMA SILVA
06 NILO ARAGAO MAGALHAES FILHO
07 PEDRO VALENTIN DE SOUSA
08 LUCAS DE SOUSA MARTINS
09 JOSE RIBAMAR GOMES AGUIAR JUNIOR
10 JOSE SILVESTRE SILVA PEREIRA
11 ANA KARLA DA SILVA OLIVEIRA
12 JOBSON EDUARDO DE FREITAS CLEMENTINO
13 HIGOR LOPES DIAS
14 IRANI NEVES SODRE NICACIO
15 TIAGO MONTELES CARNEIRO
16 JOSE RIBAMAR MESQUITA NETO
17 ADRIANA MONTEIRO DA COSTA
18 CAMILA ZENITH FREIRE MENDES
19 MARCYA KARYNNA DINIZ SILVA
20 RODRIGO CARDOSO MENDES
21 YAGO OLIVEIRA DA COSTA
22 JOAO GUALBERTO VERAS NETO
23 LUCAS DE SOUSA FERRO SIMOES
24 PLACIDO DAVID CORDEIRO DE ARAUJO
25 FELIPE SILVA PINHEIRO
26 AMIR GONCALVES DE ALMEIDA JUNIOR
27LUCAS SILVA GOMES
28 JOSUE COSTA CARVALHO
29 RAIMUNDO FRANCISCO DE OLIVEIRA DA CONCEICAO
30 MATHEUS VILAR SILVA
31 SINESIO FRANCISCO ALVES JUNIOR
32 RAUL FORTES SOUSA
33 LAYANE LOURENCO SILVA
34 ELINALVA SOUSA DOS SANTOS
35 JEREMIAS FERREIRA FARIAS
36 ALCIENE REIS PEREIRA
37 ISRAEL JOAQUIM DOS SANTOS
38 MARILUCE MENDES RIBEIRO
39 HOMERO FURTADO LIMA JUNIOR
40 EDUARDO FILIPE ALVES DE SOUZA DOS SANTOS
41 DANKLEY OLIVEIRA DA SILVA
42 LEOSVANYO DE JESUS COSTA RAMOS
43 EDUARDO AROUCHE DA SILVA
44 WEILANE LIMA RIPARDO
45 CARLOS AUGUSTO ALVES CARDOSO SILVA
46 MAIANE RODRIGUES DO NASCIMENTO
47 LUIS GUILHERME MESQUITA DE LIMA
48 GILDO FERREIRA DA SILVA FILHO
49 MAYARA RODRIGUES NASCIMENTO
50 ANTONIO ALESSANDRO LIMA SILVA


Zootecnia / Integral / Bacharelado

01 MAYLANE FERREIRA GASPAR DO VALE
02 RODRIGO RODRIGUES FERREIRA
03 BRUNNA LAYSA FERREIRA SOUSA
04 DANRLEY MARTINS BANDEIRA
05 FRANCISCA CLAUDIA DA SILVA DE SOUSA
06 DOUGLAS BAGIO TONON
07 MARIA DAS DORES DA SILVA FERNANDES
08 SAMUEL FONSECA SILVA
09 BIANCA DA SILVA AMORIM
10 MICHEL OLIVEIRA ROCHA
11 BRUNO EDUARDO CAXIAS MIRANDA
12 ALICE MARIA CARVALHO SANDOVAL
13 MAYARA BERTULINA AMARAL SOARES
14 BRENNO GUIMARAES BRITO
15 FERNANDO ALVES BRAGA
16 POLYANA DE SOUSA GARRETO
17 CLEDSON GOMES DE SA
18 LAINY LOUHANA DE ARAUJO DA SILVA
19 WANDO MAYRON ARAUJO DOS SANTOS
20 HIANA CARLA DA SILVA ARAUJO 
21 FRANCISCA THAYS FERREIRA FARIAS
22 DANIELE RODRIGUES DE OLIVEIRA
23 GERLY DA SILVA OLIVEIRA
24 ANTONIEL OLIVEIRA LAGES
25 SAHGILA FONTINELE GASPAR
26 MARIA DE LOURDES DA COSTA
27 LEYLLANE SOUZA VIANA SANTOS
28 YHAGO SARAIVA SOUSA
29 ALEXSANDRO DA SILVA COSTA
30 INJANICE PEREIRA ATANAZIO ACELINO
31 JESSI ANE SILVA GARRETO
32 GILDILENE TEIXEIRA PESTANA
33 RONIEL BARBOSA UCHOA
34 BRUNA TASSIA DOS SANTOS PANTOJA
35 MARINA FREITAS DA SILVA
36 THIAGO MARINHO OLIVEIRA FERNANDES
37 FRANK JONAS ARAGAO DE CARVALHO
38 SAMELINE GUEDES SILVA
39 MARYANE DE ARAUJO MARQUES
40 MATEUS BERNARDINO DO NASCIMENTO


Publicidade



quinta-feira, 9 de julho de 2015

Secretaria Municipal de Saúde de Chapadinha Realiza Mutirão do Glaucoma


A Prefeitura de Chapadinha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde - e em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e o Hospital da Visão do Maranhão, realizam no dia 19 (domingo ), deste mês, o mutirão de diagnóstico e tratamento do Glaucoma.

O serviço é para a população em geral. As pessoas que forem diagnosticadas como portadores de glaucoma irão receber tratamento clínico por meio de colírios para utilização durante três meses.

Os pacientes precisam levar a xerox da identidade e do Cartão do SUS. O atendimento será no Centro de Saúde Benu Mendes, das 14h às 18h.

O que é o Glaucoma
O glaucoma é uma neuropatia óptica com repercussão característica no campo visual, cujo principal fator de risco é aumento da pressão intraocular (PIO) e cujo desfecho principal é cegueira irreversível. O fator de risco mais relevante e estudado para o desenvolvimento da doença é elevação da PIO.

Essa doença afeta mais de 67 milhões de pessoas no mundo, das quais 10% são cegas (acuidade visual corrigida no melhor olho de 0,05 ou campo visual com menos de 10 graus no melhor olho com a melhor correção óptica).

Após a catarata, o glaucoma é a segunda causa de cegueira, sendo, porém, a principal causa de cegueira irreversível. No Brasil, há escassez de informações quanto à prevalência do glaucoma.

Secom/PMC


Publicidade



Prefeitura de Chapadinha Realiza Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional


O evento, promovido pela Prefeitura de Chapadinha - através da Secretaria Municipal de Assistência Social, acontecerá nessa sexta-feira (10) no Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais-STTR, a partir das 8h estendendo-se até às 17h. Estão convidados a participar da conferencia toda a sociedade civil e suas entidades representativas.

A conferência tem por objetivo analisar a política pública de segurança alimentar através de sugestões que contribuam decisivamente para seu avanço, garantindo assim, o direito de todo cidadão ter alimentação em quantidade e qualidade adequada.

Secom/PMC


Publicidade



Curso de Agronegócio Será Realizado em Chapadinha, Balsas e Colinas


Curso terá 90 vagas distribuídas entre Colinas, Balsas e Chapadinha.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, (Senar), mantém abertas até o próximo dia 24, inscrições para o curso técnico da Rede e-Tec Brasil em Agronegócio. O curso será oferecido nas cidades de Balsas (30 vagas), Chapadinha (30 vagas) e em Colinas (30 vagas). As aulas iniciarão no dia 10 de agosto e só poderá participar quem possuir o ensino médio completo.

Estão sendo oferecidas 1.981 vagas. As inscrições devem ser feitas até o próximo dia 24. onde também pode ser acessado o edital do concurso. Gratuito, o curso tem 80% das 1.230 horas-aula na modalidade a distância. Os outros 20% são realizados nos polos de apoio presencial.


Publicidade



quarta-feira, 8 de julho de 2015

Márcia Gomes Pleiteia Emissora de Rádio para a Câmara Municipal de Chapadinha



A Câmara Municipal e Chapadinha está de recesso, mas a presidente, Márcia Gomes, não para nem neste período. Márcia participou, na última sexta-feira (03), em São Luís, do seminário Rede Legislativa de Rádio e TV Digital no Interior do Brasil. O evento, realizado numa parceria entre a Câmara dos Deputados e a Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão visa a divulgar a Rede Legislativa e orientar as assembleias estaduais e as câmaras municipais sobre a criação das suas próprias emissoras de rádio e TV, de forma a aproximar os parlamentares dos cidadãos.

O evento foi realizado no auditório do Complexo de Comunicação do Legislativo Maranhense e reuniu presidentes de Câmaras Municipais de toda a parte do Maranhão, deputados federais e estaduais, além de prefeitos.

Márcia Gomes e os demais participantes receberam orientações de técnicos da Câmara dos Deputados, que mostraram os caminhos para que os parlamentares consigam a concessão de uma Rádio em seus municípios. 

Um dos articuladores para que essa iniciativa se concretizasse, o deputado Júnior Verde destacou o momento ímpar do encontro. “Conhecimento é poder. É extremamente importante que a sociedade possa acompanhar as ações de seus parlamentares, como uma forma de saber o que está sendo feito e cobrar quando necessário”, disse o parlamentar.


O secretário de Comunicação da Câmara, deputado Cleber Verde (PRB-MA), informou que “além de expandir o sistema de Rádio Brasil afora, a Câmara dos Deputados também quer ampliar o sinal da TV digital aberta e gratuita das emissoras legislativas por todo o país”, acrescentando que mais de 400 Câmaras Municipais já solicitaram a adesão à Rede Legislativa e aguardam a liberação dos novos canais de Rádio pelo Ministério das Comunicações. Um total de 30 emissoras de TV já está em funcionamento, e mais 20 deverão entrar em operação até o final deste ano.

Márcia Gomes disse que a Câmara de Chapadinha é uma das que já têm a concessão da ANATEL para instalação de uma emissora de rádio e que vai em busca de recursos para a compra de equipamentos. “Como a Câmara não dispõe de recursos para a compra de todo o material necessário, solicitei ajuda ao deputado federal Cléber Verde. Pedimos a ele que nos ajude na compra de um transmissor. Estamos com esperança de que tudo dará certo e teremos, brevemente, uma emissora voltada para a divulgação dos trabalhos do Legislativo de Chapadinha e uma programação voltada para a comunidade”, disse a presidente.


Publicidade



Infraestrutura - Cobertura da Quadra Esportiva, do Bairro da Cohab, Já Está Pronta!


A obra, que é fruto de um convênio da Prefeitura de Chapadinha com o Governo Federal, era um sonho antigo da comunidade da Cohab. Segundo dona Iraci, que mora no bairro há mais de 10 anos, muitos prefeitos passaram por ali com promessas e até fizeram comícios no local. Mas realizações ela só está vendo, mesmo, no governo de Ducilene Belezinha.


Tantos prefeitos fazendo campanha aí dentro desse campo sem ter nada. Eles faziam o comício e prometiam fazer uma praça. Agora tá aí. Essa maravilha de obra, que tá sendo feita no governo da Belezinha, que prometeu e tá fazendo. Um sonho que tá sendo realizado pra todo mundo aqui da Cohab. Eu só tenho que agradecer uma obra muito bonita que vai valorizar nossas casas e tirar nossos meninos das ruas”, comemora a aposentada, Iraci Araújo da Silva.


Com a conclusão desta quadra, que já está nos 55%, finalizando a estrutura do telhado, o próximo passo trata da parte de acabamento, com colocação de piso, alambrado, calçada, muro e os vestiários, que são as prioridades. E de acordo com o encarregado da obra, Raimundo Nonato Albuquerque, 16 homens trabalham na obra para que o serviço seja logo concluído.


O trabalho aqui deve acelerar na parte de acabamento e talvez, até, mais homens devam ser contratados para entregarmos a obra. Não só, mas toda essa comunidade estamos muitos satisfeitos com essa quadra. Aqui não tinha nada, e hoje, olha só essa quadra bonita e que vai servir para nossos jovens”, disse Raimundo Nonato Albuquerque.

Esta é mais uma conquista do governo de Ducilene Belezinha que vai proporcionar condições seguras de prática esportiva na cidade. E o mesmo benefício para os moradores do bairro Cohab também será para as famílias do Areal, pois outra quadra, de igual padrão, está sendo construída no local. Gerando emprego e renda para dezenas de pais de famílias da localidade.

Suzenne Costa - Secom/PMC


Publicidade



Acompanhe Lista dos Mutuários que Receberam as Chaves do "Minha Casa Minha Vida" para Assinatura de Contrato Habitacional


A Prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, está convocando os 372 mutuários que receberam as chaves do sorteio parcial do Habitacional José de Sousa Almeida II para assinarem o contrato habitacional na agência do Banco do Brasil. A convocatória acontece desde o dia 15 de junho, o atendimento é por ordem alfabética através de uma lista que vem sendo divulgada constantemente.

Os mutuários deverão comparecer a agência, em horário comercial, munidos de documentação de identificação com seu cônjuge, se houver.

Durante toda a semana serão atendidos os mutuários que iniciam com as letras “D e E” (relacionados na lista em anexo). Os mutuários da primeira lista que não compareceram ainda podem ser dirigir à agência. O Banco do Brasil informa ainda que dispõe de senhas de atendimento diário, onde atende somente 10 pessoas por dia.



Secom/PMC


Publicidade



terça-feira, 7 de julho de 2015

Governo Divulga Segunda Lista de Convocação de Aprovados em Concurso da Caema


O Governo do Estado, por meio da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), está convocando mais 89 aprovados no concurso realizado em 2014, dentre eles, 30 dos que não se apresentaram para contratação, em abril, quando 183 aprovados foram convocados.


Na listagem de convocação estão 23 atendentes comerciais, um advogado, dois auxiliares administrativos, dez auxiliares de serviços e obras de saneamento, um biólogo, três cadastristas, um engenheiro ambiental, três engenheiros civis, um engenheiro eletricista, um hidrometrista, dois leituristas, cinco mecânicos industriais, onze operadores de elevatórias, treze operadores de sistemas, quatro operadores de estações de tratamento, dois técnicos ambientais, um operador de máquina pesada, dois técnicos em edificações, dois técnicos em segurança do trabalho, e um torneiro mecânico.

Os convocados devem se apresentar para início do processo de contratação nos dias 13 e 14 de julho, no horário de 9h às 11h30 e das 14h30 às 17h30, na sede da Caema, na Rua Silva Jardim, 307/Centro, munidos de originais e cópias de documentos exigidos no edital do concurso.

Para o diretor-presidente da Caema, Davi Telles, as convocações estão sendo possíveis devido ao esforço para superar as dificuldades da Companhia. “À medida que o governo Flávio Dino cria as condições econômico-financeiras melhores, revertendo o quadro difícil que encontramos, vamos fazendo convocações de concursados. Aos poucos, estamos levando em consideração as necessidades mais urgentes da Companhia, depois de vários ajustes e da redução do quadro de terceirizados”.

Convocação
A Caema convoca os aprovados no Concurso Edital nº 01 de 14 de abril de 2014, abaixo relacionados, nos termos do item 13.2 do referido Edital, a se apresentarem munidos de originais e cópias dos documentos exigidos nos itens 12.1 e 13.6, nos dias 13 e14 de julho de 2015, preferencialmente, no horário de 9h às 11h30 e das 14h30 às 17h30, na Rua Silva Jardim, nº 307

– Centro (próximo ao Hospital Materno Infantil), São Luís – MA.



Publicidade



Vagas para CHAPADINHA - Abertas Inscrições para Cursos Técnicos a Distância


Até o dia 27 de julho, estarão abertas as inscrições para os cursos técnicos a distância na forma subsequente, voltados para quem já concluiu o Ensino Médio. Os cursos serão oferecidos no âmbito da Rede Técnica Aberta do Brasil (e-Tec) Brasil e coordenados pela Diretoria de Educação a Distância (DEAD).

Há a oferta de 750 vagas para os cursos de Informática para Internet, Secretariado e Segurança do Trabalho, nos seguintes polos: Barra do Corda, Caxias, Chapadinha, Colinas, Imperatriz, Porto Franco, São Luís e Tutóia. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no endereço portal ead.ifma.edu.br até as 18h do dia 27 de julho. Após a inscrição, o candidato deverá entregar toda a documentação comprobatória no Polo de Apoio Presencial, de acordo com os requisitos estabelecidos no edital.

O processo seletivo terá a reserva de 50% das vagas para os candidatos que cursaram o Ensino Médio em escola pública e de 5% para candidatos com deficiência. O resultado provisório será divulgado no dia 11 de agosto na página da DEAD.

Clique aqui e acesse o edital.



Publicidade



segunda-feira, 6 de julho de 2015

Moto Roubada em Chapadinha é Recuperada Pela PM em Anapurus



Uma moto modelo Pop 100 foi recuperada nesta segunda-feira (06) pela Polícia Civil de Anapurus.

A moto foi roubada em Chapadinha há alguns dias e estava circulando pela cidade.


Publicidade



PM Recupera Moto Tomada de Assalto em São Benedito do Rio Preto

Motocicleta recuperada


No último dia 02, por volta das 10h00, a guarnição da PMMA que estava de serviço na cidade de São Benedito do Rio Preto-MA, foi informada que dois indivíduos em uma motocicleta estavam armados com um revólver e teriam tomado de assalto uma motocicleta Pop 100, de cor preta e dois celulares.

Material apreendido

A guarnição imediatamente saiu em perseguição, alcançando os elementos nas proximidades do povoado Escondido, onde foi dada a ordem de parada e um dos assaltantes efetuou disparos contra os policiais militares, que revidaram a injusta agressão alvejando um dos indivíduos, que foi socorrido de imediato pela guarnição, sendo encaminhado ao hospital contudo não resistiu aos ferimentos.

Revólver e 03 munições

Foram apreendidos, uma motocicleta Honda Pop 100, um revólver com três munições e quatro celulares. Materiais entregues na Delegacia de Polícia Civil de São Benedito do Rio Preto-MA.


Publicidade



AÇÃO SOCIAL: Prefeitura de Chapadinha Entrega Mais uma Cadeira de Rodas



A prefeitura de Chapadinha, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, entregou mais uma cadeira de rodas. Desta vez, quem recebeu foi o lavrador José de Ribaram, de 43 anos, morador do povoado Paiol, a cerca de 65 km da sede.

Ribamar é diabético, mas há pouco tempo tinha uma vida normal, até que, há cerca de 4 meses ele sofreu um AVC, que agravou sua doença,tendo um pé amputado, o que o deixou em situação ainda mais difícil, dependendo de outras pessoas para se locomover dentro de casa e para fazer praticamente todas as suas necessidades, como comer e banhar, por exemplo.

Por conta das dificuldades no tratamento, ele se mudou para a cidade, junto com a esposa Maria de Jesus Garcez, 34 e as duas filhas, de 8 e 10 anos de idade, também diabéticas. Aqui, o sofrimento continuou. A mulher dele, enfrentava um verdadeiro calvário. Além da ajuda das filhas, ela tinha que pedir, todos os dias, ajuda aos vizinhos, para cuidar do marido.

O lavrador passava praticamente o dia todo deitado em uma cama, o que provocava muitas dores por todo o corpo. Agora, com a chegada da cadeira, veio o alívio para todos. A maior dificuldade será colocá-lo na cadeira. Depois, fica bem mais fácil andar por toda a casa.


Ao receber a cadeira, ele fez questão de ir na calçada, olhar o movimento da rua, algo que não fazia há muito tempo. Emocionado, o casal agradeceu à prefeita Belezinha e à secretária da Mulher, Nildinha Teles, que teve a iniciativa de solicitar a cadeira à prefeita. "Venho lutando com ele na cama há quatro meses. Estou muito cansada e sinto dores na coluna e nos braços. Agora vai melhorar pra todo mundo. Agradeço à prefeita Belezinha e à secretária Nildinha Teles", disse Maria de Jesus.

Outras cadeiras já foram entregues por Nildinha, e muitas outras ainda serão doadas, segundo a secretária.


Publicidade



FAP/Chapadinha - Prouni Tem Lista da Segunda Chamada de Selecionados Divulgada pelo MEC

Fachada da Faculdade do Baixo Parnaíba-FAP, em Chapadinha

*Com informações do Portal G1

A lista dos selecionados em segunda chamada para bolsas de estudos do Programa Universidade para Todos (Prouni) foi divulgada na manhã desta segunda-feira (6). O Ministério da Educação (MEC) oferece 116 mil bolsas na edição do segundo semestre de 2015 do Prouni.

CHAPADINHA
A Faculdade do Baixo Parnaíba-FAP, disponibilizou vagas (bolsas integral e parcial). Confira abaixo os pré-selecionados para os curso de Pedagocia e Letras (não houve vagas para Administração):

Curso: Pedagogia - Noturno - Bolsa Parcial (50%)

- Alan de Jesus Ferreira Lopes
- Edine Correia Bacelar

Curso: Letras - Noturno - Bolsa Integral

- Marysa Pereira Araujo
- Wallyson da Silva Sousa

Letras - Noturno - Bolsa Parcial (50%)

- Andson Nogueira Costa
- Jonas Alves de Sousa

O programa concede bolsas de estudos integrais ou parciais em universidades privadas - onde há cobrança de mensalidade. O foco são estudantes que saíram de escolas públicas e de baixa renda.

O resultado com a lista dos selecionados está disponível no site do Prouni. Os estudantes terão até sexta-feira (10) para comprovar as informações junto à universidade para a qual foram indicados, de acordo com o Ministério da Educação (MEC).

Nesta edição, foram ofertadas 116.004 bolsas para alunos com renda familiar bruta de até 3 salários-mínimos. Serão 68.971 bolsas integrais e 47.033 parciais de 50%.

No primeiro semestre de 2015, foram mais de 1,4 milhão de candidatos a poucas horas do fim das inscrições. No período, foram ofertadas 213.113 bolsas, sendo 135.616 integrais e 77.497 parciais. Houve bolsas em 30.549 cursos e em 1.117 instituições de ensino superior privadas.

É de responsabilidade do candidato verificar na instituição os horários e o local ao qual deve comparecer para apresentar os documentos necessários. Quem perder o prazo ou não comprovar as informações é automaticamente reprovado. Entre os documentos a serem apresentados estão um de identificação, comprovantes de residência, de rendimento do estudante e de integrantes do grupo familiar e comprovantes de ensino médio.

Quem não foi pré-selecionado na segunda chamada ainda poderá manifestar interesse em participar da lista de espera entre os dias 17 e 20 de julho, na página do ProUni.

O programa é destinado aos estudantes que querem concorrer a bolsas de estudo parciais e integrais em instituições particulares de educação superior, com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).


Publicidade



VARGEM GRANDE - Homem é Preso por Espancar a Esposa e os Três Filhos

Momento em que a Polícia chegou ao local


No inicio da noite do último sábado (04), por volta das 18h, um homem identificado como Manoel Barbosa do Lago Filho, morador do bairro Trizidela, em Vargem Grande, foi preso acusado de espancar sua esposa e seus três filhos.

Segundo informações, Manoel Barbosa estaria sob o efeito de álcool e chegou em casa totalmente descontrolado quebrando móveis e eletrodomésticos. Em seguida acabou batendo na mulher, que foi identificada como Maria Socorro, e nos três filhos menores de idade (13 anos, 7 anos e 3 anos).

A Polícia Militar e a Guarda Municipal foram acionadas e deslocaram-se até o local. Ao chegar, o acusado desacatou os agentes e resistiu à prisão.

Ele foi preso, em seguida levado para a Delegacia Regional de Itapecuru-Mirim e enquadrado na Lei Maria da Penha e também por desacato a autoridade.


Publicidade



Arquivo do blog