WebNet

WebNet

sábado, 19 de abril de 2014

CHAPADINHA - Rixa Acaba em Tentativa de Homicídio no Bairro Recanto dos Pássaros

Davi recebe atendimento no HAPA.


O jovem, Davi da Conceição Monteiro, de 21 anos, foi atingido por um tiro de espingarda nas primeiras horas deste sábado (19) no bairro Recanto dos Pássaros, em Chapadinha.

Segundo informações da polícia, a tentativa de homicídio trata-se de rixa.

O acusado até o momento não foi identificado, após efetuar o disparo evadiu-se rapidamente do local.

Davi foi atingido pelas costas, acima da cintura, ele foi socorrido por familiares e levado ao Hospital Antonio Pontes de Aguiar (HAPA)  com vários caroços de chumbo no corpo.

Ainda de acordo com funcionários do hospital, o estado de saúde dele é instável.

A Polícia Militar tomou conhecimento do caso.


PUBLICIDADE



sexta-feira, 18 de abril de 2014

As BODAS DE BRONZE - 51 Anos de Matrimônio - do Casal Helosina & Raimundo Marques


COLUNA SOCIAL



Na última quarta-feira, dia 16 de Abril de 2014, o casal D. Helosina Fernandes Marques & Dr. Raimundo Marques, completaram suas Bodas de Bronze - 51 Anos! A simbólica comemoração aconteceu na residência da Família, na capital São Luís. Restritamente familiar! Foi um lindo momento de comemoração dupla: pois na mesma data, a sra. Helosina completou seus 74 Anos de vida! Quanta maravilha, dádiva de DEUS - Nosso Pai Maior!


Ao casal, e todos os familiares, dos quais resguardo um imenso carinho, respeito, admiração e estima, fica aqui registrado nossa singela homenagem, com os sinceros votos de que esta data se repita por muitos outros anos vindouros e, que DEUS continue a abençoar o belo casal e toda sua linda Família!

NOSSA MENSAGEM:


Existem muitos exemplos que a vida nos dá de tudo que aprendemos, mais vocês são exemplo do amor,compreensão e fidelidade, afinal de contas são cinqüenta e um anos, mais de cinco décadas de dedicação, carinho e muita luta que fizeram de vocês duas pessoas que descobriram um no outro o que há de mais belo, a união, a entrega, a vivência de um para com o outro.
Sabe, observando vocês, a poesia toma um sentido mais lindo e fica fácil acreditar que ainda existe amor nesse mundo.
Parabéns, a sublimidade da história de vocês realmente merece um homenagem especial neste dia e que as Bodas de Bronze - 51 Anos de Matrimônio - seja uma pequena parte da maior homenagem que a vida dará a vocês, a felicidade, porque merecem.
Meus Parabéns !!!

BODAS


Bodas de Casamento é uma comemoração que celebra oaniversário de casamento, onde se renova as promessas trocadas entre o casal.


Boda é uma palavra que tem origem no latim "vota", que significa "promessa". O nome é mais usado no plural: bodas, que se refere aos votos matrimoniais feitos no dia do casamento.

As bodas de casamento são comemoradas na data em que foi celebrada a cerimônia de casamento. Para cada ano de bodas foi estabelecido um material representativo para nomear o período. No ocidente as bodas mais festejadas são a de prata, que comemora 25 anos de casamento e a de ouro que comemora 50 anos.


Os católicos comemoram os aniversários de casamento em eventos na Igreja, onde renovam os votos da união.

As festas das bodas surgiu na Alemanha, onde era costume de pequenos povoados, oferecer uma coroa de prata aos casais que completassem 25 anos de casados, e outra de ouro aos que chegassem aos 50. Então, com o passar dos séculos, foram criadas outras simbologias para os anos que ficam entre os 25 e os 50, e quanto mais tempo de casado, maior é a importância do material, que vai do mais frágil ao mais valorizado.


PUBLICIDADE




ESTADO - Flávio Dino Defende Criação do Programa "Mais Médico Estadual"




No programa do PCdoB, que foi ao ar na noite desta quinta-feira (17), o pré-candidato ao Governo do Estado, Flávio Dino, defendeu a criação do programa "Mais Médico Estadual" para garantir aos maranhenses um melhor atendimento em saúde e aos médicos uma carreira bem remunerada. "Também precisamos qualificar os cursos de medicina e abrir mais vagas" disse.



PUBLICIDADE



quinta-feira, 17 de abril de 2014

CONVITE - Feira de Produtos dos Produtores do Brasil Sem Miséria



Há dois anos a COOPRAMA, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome vêm trabalhando por meio de Assistência Técnica e Extensão Rural com 1.040 produtores da agricultura familiar nos municípios de Chapadinha, Urbano Santos, Belágua, Mata Roma e São Benedito do Rio Preto através do Plano Brasil sem Miséria, com a inclusão dentro da Unidade de Produção Familiar de Projetos Agropecuários (Bovinocultura, Caprinocultura, Horticultura, Avicultura, Suinocultura, Produção e Beneficiamento da Farinha, Artesanato, Fruticultura, entre diversos outros), conseguindo resultados positivos e satisfatórios, até mesmo ajudando esses produtores a sair da linha considerada abaixo da extrema pobreza.

Após esses dois anos de trabalho e experiência, irá realizar-se no dia 26 de abril, na Praça Irineu Veras Galvão (Pça. do Povo) a Feira de Produtos dos Produtores do Brasil Sem Miséria, onde eles irão expor seus produtos e também comercializar.

Em vista a esse evento, convidamos a população de Chapadinha em geral para participar da feira e adquirir produtos da agricultura familiar (Galinha Caipira, Carne Suína, Caprino, Feijão Verde, Milho Verde, Hortaliças, Farinha, Artesanato, Corante, Azeite, etc) de qualidade e preço bom, e assim incentivar a produção familiar no município e região.

Será um dia divertido com a presença de Danças Populares e a Banda Macial SEMAS, com início às 6h30 da manhã.

(Divulgação)


PUBLICIDADE



Chapadinha Recebeu a III Audiência para Composição do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Munim

Dr. Borromeu Vale - Sec. Mun. de Agricultura de Chapadinha e 
Membro da Diretoria Provisória do Comitê de 
BH do Rio Munim - recebendo nossa reportagem

A terceira Audiência Pública sobre o processo de Composição do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Munim foi realizada, com êxito, em 02 de abril de 2014, na cidade Chapadinha, finalizando a fase de audiências públicas.

​Nesta ocasião estiveram presentes representantes da Prefeitura Municipal de Chapadinha, da Associação dos Produtores de Soja, da Casa Família Rural de Chapadinha, dentre outras instituições.

​Pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, o Secretário Adjunto de Licenciamento Sr. José Jânio de Castro Lima esteve presente representando a Secretária Estadual de Meio Ambiente, Genilde Campagnaro.

​A Prefeita do município de Chapadinha, Ducilene Belezinha, deu as boas vindas e disse que o momento foi muito importante, ressaltando a necessidade de cuidarmos das nossas nascentes.

José Jânio de Castro Lima relembrou que no ano passado, em dezembro, esteve nesta mesma cidade dando posse ao Comitê. Vislumbrando os próximos passos a serem seguidos, destacou ainda a importância da fase de cadastramento dos interessados, que será iniciada no dia 13 de abril de 2014.

​Passada a palavra para Erasmo Garreto de Sousa, Presidente da Diretoria Provisória, este asseverou que “o Comitê de Bacia Hidrográfica já é uma realidade”.

​​​​Encerradas as apresentações da SEMA e da Diretoria Provisória foi reservado o espaço para perguntas e debates em que o corpo técnico da SEMA tomou lugar à mesa e esclareceu as dúvidas da comunidade.

​Sendo vencida esta última etapa da fase de audiências públicas, a Diretoria Provisória e a SEMA se preparam para receber os pedidos de cadastramento dos interessados, que será realizado do dia 13 de abril a 13 de maio de 2014 por meio do site da SEMA.



PUBLICIDADE



SÃO BERNARDO - Ex-Prefeito Coriolano Almeida é Condenado em Primeira Instância



JULGADA PROCEDENTE A AÇÃO

"Do exposto e por tudo mais que dos autos conta, julgo procedente o pedido inicial, para condenar o réu Coriolano Coelho de Almeida (foto) por atos de improbidade administrativa previstos nos arts. 10, VIII e 11 da Lei º 8.429/92, incidindo nas sanções do art. 12, inc. II e III da mesma lei.

Segundo o assentado na Jurisprudência pátria, as sanções previstas na Lei de Improbidade, devem ser fixadas pelo magistrado em obediência aos princípios da razoabilidade e proporcionalidade, levando-se em conta a repercussão da conduta causadora de prejuízo ao Erário, bem assim se houve comprovação de desvio de bens ou de que o apelado tenha auferido qualquer vantagem ilícita, não necessariamente de forma cumulativa.

Diante de tais considerações, no relativo aos atos de improbidade reconhecidos nesta sentença, aplico ao réu Coriolano Coelho de Almeida as sanções de:

a) proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos;

 b) suspensão dos direitos políticos pelo prazo de 05 anos;

c) pagamento de multa civil fixada em 10 (dez) vezes o valor da remuneração percebida.

d) ressarcimento do dano no valor de 1.172.133,10 (um milhão cento e setenta e dois mil cento e trinta e três reais e dez centavos), apurado mediante a soma das despesas efetuadas sem procedimento licitatório ou mediante fragmentação de despesas.

Publique-se. Registre-se. Intimem-se. 

Após o trânsito em julgado, insira-se o nome do réu no Cadastro de Improbidade Administrativa do CNJ e comunique-se esta decisão à Justiça Eleitoral, para fins de anotação da suspensão dos direitos políticos.

São Bernardo, 11 de abril de 2014. 

André Bezerra Ewerton Martins - Juiz"




PUBLICIDADE



CHAPADINHA - Tá Demais! Três Lojas são Assaltadas Dentro de Dois Dias

Imagem ilustrativa


Um comércio localizado próximo ao Colégio Oliveira Roma, no Bairro Corrente, foi assaltado por volta das 11h20 da manhã desta quinta-feira (17). Os bandidos levaram dinheiro.

Durante esta madrugada, uma loja de confecções, localizada na Av. Presidente Vargas, próximo à prefeitura, foi arrombada. Os bandidos entraram por um dos portões da frente e levaram muitas peças de roupas, principalmente infantis. Cuidado quando alguém for lhe oferecer roupas infantis a preços muito baixos.

Nesta quarta (16) por volta do meio-dia, uma loja de variedades que fica perto do Banco do Brasil, em pleno Centro de Chapadinha, também foi assaltada (Reveja - Clique aqui)

Há ainda relatos de outras ocorrências em vários cantos da cidade. A pergunta da sociedade é: "Onde vamos parar, com a bandidagem ditando as regras em nossa cidade e região?"

Obs.: Como nada será resolvido mesmo, optamos apenas por divulgar os fatos, sem citar nomes dos estabelecimentos assaltados.


PUBLICIDADE



CHAPADINHA - Secretária Municipal Nildinha Teles Participa do Fórum Estadual de Organismos Governamentais de Políticas Públicas para as Mulheres


A prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal da Mulher, participou na última segunda-feira (14), do Fórum Estadual de Organismos Governamentais de Políticas Públicas para as mulheres, realizado no Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís. Na oportunidade aconteceu a eleição dos municípios que irão contribuir com a Secretaria de Estado da Mulher na condução dos trabalhos voltados para a mulher, na elaboração de projetos e aparelhamento de organismos com ações efetivas.

Participaram do encontro, representantes de 35 municípios do Estado. Muitos destes municípios já possuem políticas voltadas para as mulheres em suas estruturas, demonstrando o interesse de combater a violência e mudar a realidade do gênero.

A próxima reunião do grupo será no Encontro Regional de Gestoras de OPM da Região Nordeste, promovido pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres da Presid~encia da República- SPM/PR, que será realizado entre os dias 28 e 30 de abril em Salvador/ Bahia.


A comissão eleita foi a seguinte: Secretária de Estado da Mulher, Catharina Nunes Bacelar (coordenadora-titular) e a secretária adjunta, Crisális Fonseca Araújo (suplente) e com apoio das gestoras municipais eleitas, tendo sido eleita como suplente da região, a secretária municipal da Mulher de Chapadinha, Nildinha Teles, que destacou a importância da participação do município nesse momento de luta por melhores condições de vida para as mulheres.

Estamos satisfeitas com o resultado da eleição. Vamos para Salvador na certeza de ouvir as dificuldades de outras cidades e estados quando aos problemas para desenvolver e aplicar as políticas públicas voltadas para as mulheres. O momento não vai servir apenas para ouvir, mas sim traçar metas e projetos a serem desenvolvidos. O Fórum é muito importante e cresce a cada ano, pois as mulheres estão perdendo o medo e denunciando”, disse a secretária, Nildinha Teles.

O Fórum Estadual de OPM foi instituído pelo Decreto no 24.451 de 19/08/2008 e tem como objetivo fortalecer ações e desenvolver trabalhos em coletividade levando projetos para os municípios na busca em proporcionar condições dignas de vida às mulheres.

Ascom/PMC


PUBLICIDADE



CHAPADINHA - Baleco Reúne Aliados e Oficializa Apoio a Levi Pontes

Foto/Créditos: Blog do Alexandre Cunha


Em reunião que contou com a presença de seus principais apoiadores e simpatizantes, o presidente da Câmara Municipal de Chapadinha, Vereador Nonato Baleco / PDT confirmou sua pré-candidatura de deputado federal e oficializou apoio a Leví Pontes, que disputa uma vaga na Assembleia Legislativa. O ato político aconteceu na noite da última terça-feira (15), na Churrascaria Creuza.

Em sua fala durante o evento o presidente Baleco destacou a necessidade de união de todos do campo da oposição para garantir a vitória de Flávio Dino e que foi em função disso que resolveu apoiar Levi para estadual e se lançar candidato deputado federal. “Temos um objetivo maior que é eleger Flávio Dino governador porque é isso que vai mudar a vida do povo do Maranhão. Eu e Levi sempre estivemos no mesmo campo e nada mais natural que estejamos juntos agora”, disse. “Venho aqui primeiramente pra dizer ao Dr. Levi que estou aqui com vários amigos debatendo política ao longo de 15 meses e tomamos a decisão de unir forças no sentido de fazer do Levi o deputado estadual mais votado em Chapadinha e torná-lo, na Assembleia, o representante de nós todos”, completou Baleco.


Levi Pontes começou agradecendo à manifestação de apoio do presidente Baleco: “Eu não poderia em hipótese alguma deixar de agradecer ao presidente da Câmara, meu amigo Nonato, pelo seu gesto de despojamento e de grandeza porque não é qualquer um que abdica de um projeto em prol de um companheiro, por mais amigos que sejamos. Isso demonstra compromisso com a luta pela mudança no Estado e por uma Chapadinha melhor em futuro muito próximo”, declarou Levi Pontes.


Depois de apontar os problemas da segurança pública como exemplo da incapacidade da oligarquia em melhorar a vida dos maranhenses, Levi lembrou ser o único candidato a estadual que não compactua com os desmandos da família Sarney na região do Baixo Parnaíba. “De Presidente Vargas a Tutóia, de Barreirinhas a Coelho Neto eu serei o único candidato a estadual a desafiar o governo. Posso levantar voz contra estes desmandos e estou em sintonia com sentimento do povo, por isso a boa aceitação que nosso nome vem alcançando”, finalizou Levi Pontes.


PUBLICIDADE



quarta-feira, 16 de abril de 2014

SOS CHAPADINHA... CHEGA DE TANTA VIOLÊNCIA...

Clique na imagem para ampliá-la
No final da manhã desta quarta-feira (16) aconteceu mais uma ocorrência de tentativa de assalto à uma loja no Centro de Chapadinha. A proprietária da loja de roupas e acessórios Art Capricho, Edilza Rêgo, nos relatou que um indivíduo adentrou a sua loja, à primeira vista, cordialmente (chegou a saudá-la com um "bom dia") e anunciou o assalto.

Embora armado com um revólver, ela não cedeu às ameaças do bandido e saiu pra fora e na calçada gritou por socorro... um comparsa, estava em uma moto à espera do meliante, que com a ação inesperada da vítima, subiu na garupa da moto e se evadiu do local.

Embora a loja, fique de frente ao box da polícia militar, na Praça na Bíblia, ela nos contou que no momento da ação (em que estava só ela e uma funcionária) não havia nenhum policial na guarita.

E Chapadinha, está assim... a violência se expandindo assustadamente... Sim. Não é só aqui... Mas, está mais do que na hora das autoridades competentes tomarem provid~encias mais energéticas em combate à esses crimes... Uma Audiência Pública, seria um bom começo...

Abaixo, alguns relatos e recortes postados nas redes sociais na internet, por alguns chapadinhenses, que obviamente, estão indignados e suplicam por providências...

Clique nos recortes para ampliá-los



"A cidade de Chapadinha sofre cada dia mais com a violência, e por falar em violência os comerciantes e moradores de Chapadinha vivem aterrorizados. O CRIME anda a solta. Cansados de pedir SOCORRO aos governantes, comerciantes e moradores estão se unido em busca de ajuda. Neste último mês ocorreram vários assaltos na região, a violência anda tão desenfreada , que até sequestros já ocorreram por aqui. Caso do Galdencio Gomes (Advogado e propritário de casa Lotérica); Mas, será que as autoridades ainda não perceberam tamanho do problema que estamos enfrentando???"

Outros Recortes...











































PUBLICIDADE



ESTADO - Caema Abre Concurso Público com 1.325 Vagas para Todos os Níveis de Ensino

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), abriu as inscrições para o concurso público que visa o preenchimento de 1.325 vagas para cargos de nível superior, médio e ensino fundamental.

O edital de concurso público foi publicado na última segunda-feira (14). O certame será organizado pelo Instituto Brasileiro de Educação e Gestão (Ibeg). De acordo com o edital, serão oferecidas 176 vagas para provimento imediato e 1.149 em cadastro de reserva. Os aprovados serão lotados em diversos municípios do estado.

Os salários variam de R$ 724 a R$ 2.649,58 em jornadas de 44 horas semanais. As inscrições estarão abertas até às 23h59min do dia 7 de maio de 2014, horário de Brasília, via internet, pelo site: www.ibeg.org.br ou www.ibegconcursos.com.br. A taxa de inscrição custa R$ 45 para cargos de nível fundamental, R$ 50 para cargos de nível médio e R$ 80 para cargos de nível superior.

As provas estão previstas para serem aplicadas no dia 15 de junho de 2014. Os locais com os respectivos endereços de realização das provas serão divulgados no sítio www.ibeg.org.br ou www.ibegconcursos.com.br, previsto para o dia 6 de junho de 2014, sendo de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local, bem como o comparecimento no horário determinado.

Os gabaritos oficiais preliminares da prova objetiva serão divulgados na Internet, no endereço eletrônico www.ibeg.org.br ou www.ibegconcursos.com.br. O resultado final do concurso será homologado pelo Diretor-Presidente da CAEMA, e divulgado nos endereços eletrônicos acima, e publicado no Diário Oficial do Estado do Maranhão.

O concurso terá validade de dois anos, a contar da data da homologação do resultado pelo Diretor-Presidente da CAEMA, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da CAEMA.

Distribuição dos cargos

- Nível Fundamental: Auxiliar de Serviços e Obras de Saneamento;

- Nível Médio e Técnico: Almoxarife, Atendente Comercial, Técnico em Enfermagem do Trabalho, Auxiliar de Administração, Cadastrista, Eletricista, Encanador, Hidrometrista, Leiturista, Mecânico Industrial, Montador, Operador de Equipamento Motorizado, Operador de Estação de Tratamento, Operador de Máquina Pesada, Operador de Estação Elevatória, Operador de Sistema, Soldador, Técnico Eletromecânico, Técnico em Contabilidade, Técnico em Edificações, Técnico Ambiental, Técnico em Saneamento, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico Químico e Torneiro Mecânico;

- Nível Superior: Médico de Segurança do Trabalho, Administrador, Advogado, Analista de Sistema, Contador, Economista, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Biólogo, Engenheiro Civil, Engenheiro Ambiental, Engenheiro Eletricista, Engenheiro Mecânico e Engenheiro Sanitarista.



PUBLICIDADE



CHAPADINHA - Homem Acusado de Assaltar e Estuprar é Preso

Jorge Barbosa da Conceição - Preso


Na manhã desta quarta-feira (16) por volta das 6h, o Serviço de Inteligência da 4ª CI, em operação conjunta com a Polícia Civil, efetuaram a prisão do indivíduo Jorge Barbosa da Conceição, 30 anos.

Jorge tinha mandado de prisão expedido pelo Juiz Cristiano Simas de Sousa, Titular da 1ª Vara da Comarca de Chapadinha. O mandado era referido a um assalto e estupro ocorrido há aproximadamente 01 (um) mês.

O conduzido já possui várias acusações de crime, dentre os quais: assalto, furto e estupro.

Jorge foi encaminhado para a Delegacia para as devidas providências.


PUBLICIDADE



terça-feira, 15 de abril de 2014

CONVITE - Feira de Produtos do Programa "Brasil Sem Miséria" em Chapadinha-MA.


Há dois anos a COOPRAMA, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome vêm trabalhando por meio de Assistência Técnica e Extensão Rural com 1.040 produtores da agricultura familiar nos municípios de Chapadinha, Urbano Santos, Belágua, Mata Roma e São Benedito do Rio Preto através do Plano Brasil sem Miséria, com a inclusão dentro da Unidade de Produção Familiar de Projetos Agropecuários (Bovinocultura, Caprinocultura, Horticultura, Avicultura, Suinocultura, Produção e Beneficiamento da Farinha, Artesanato, Fruticultura, entre diversos outros), conseguindo resultados positivos e satisfatórios, até mesmo ajudando esses produtores a sair da linha considerada abaixo da extrema pobreza.

Após esses dois anos de trabalho e experiência, irá realizar-se, em Chapadinha, no próximo dia 26 de abril na Praça Irineu Veras Galão (Pça. do Povo), a Feira de Produtos dos Produtores do Programa Brasil Sem Miséria, onde eles irão expor seus produtos e também comercializar.

Em vista a esse evento, convidamos a população de Chapadinha em geral para participar da Feira e adquirir produtos da agricultura familiar (Galinha Caipira, carne suína, caprino, feijão verde, milho verde, hortaliças, farinha, artesanato, corante, azeite, etc) de qualidade e preço bom, e assim incentivar a produção familiar no município e região.

Será um dia divertido com a presença de danças populares e a Banda Macial SEMAS, com início às 6h30 da manhã.

Divulgação


PUBLICIDADE



Arquivo do blog