WebNet

WebNet

sábado, 5 de junho de 2010

Tio confessa que estuprou sobrinha de 7 meses

Foi preso ainda na sexta-feira (04), Felisberto Neves da Silva (foto), ele é o principal acusado de ter estuprado a própria sobrinha, de sete meses de idade no povoado de Jardins, zona rural de Caxias. O suspeito foi preso pela polícia na cidade de União, localizada a 59km da capital do Piauí.

Felisberto foi transferido ainda ontem para a cidade de Caxias onde foi interrogado e acabou confessando o crime bárbaro. Ele continua preso.

De acordo com informações da mãe da criança e irmã de Felisberto, ela foi buscar água num poço e deixou a menina com o acusado, quando ela retornou encontrou ele com as mãos sujas de sangue e a recém-nascida ensanguentada e com sinais de violência. A menina foi levada para um hospital de Teresina onde passou por uma cirurgia para a reconstrução da vagina e já não corre risco de morte.

O Imparcial Online - Com informações do Portal O Dia

Municípios do Baixo Parnaíba Serão Contemplados com Equipamentos do PID

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por intermédio do Conselho Estadual de Saúde, entrega nesta segunda-feira (7), às 8h30, no Auditório do Palácio Henrique de La Rocque (Calhau), equipamentos da 3ª etapa do Programa de Inclusão Digital (PID). O evento contará com a presença do secretário de Estado da Saúde, José Márcio Leite.

Serão distribuídos na cerimônia os equipamentos que compõem o “Kit Canal Saúde”, com televisores de 32 polegadas, aparelhos de fax, antenas parabólicas, decodificadores e a liberação do sinal do Canal Saúde nos municípios contemplados.

O Canal Saúde é um projeto permanente da Fundação Oswaldo Cruz/Ministério da Saúde, nascido das deliberações das Conferências Nacionais de Saúde, que identificam informação, educação e comunicação com elementos estratégicos na conquista da cidadania plena.


Além da entrega dos equipamentos, serão ministradas três palestras com representantes da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, do Conselho Estadual de Saúde e da Fundação Oswaldo Cruz.
Ao todo, 80 Conselhos Municipais de Saúde receberão os kits.

São eles: São Francisco do Brejão, Brejo de Areia, Paulo Ramos, São Luís Gonzaga do Maranhão, Vitorino Freire, Balsas, Feira Nova do Maranhão, Formosa da Serra Negra, Loreto, Riachão, São Pedro dos Crentes, Grajaú, Sítio Novo, Aldeias Altas, Caxias, Duque Bacelar, Anapurus, Brejo, Milagres do Maranhão, Santa Quitéria do Maranhão, São Bernardo, Coroatá, Amarante do Maranhão, Governador Edson Lobão, João Lisboa, Lajeado Novo, Montes Altos, Porto Franco, Itapecuru Mirim, Matões do Norte, Bernardo do Mearim, Igarapé Grande, Lago da Pedra, Lago do Junco, Lima Campos, Pedreiras, Lago dos Rodrigues, Trizidela do Vale, Guimarães, Pinheiro, Presidente Sarney, Capinzal do Norte, Dom Pedro, Presidente Dutra, Humberto de Campos, Rosário, Pindaré - Mirim, Colinas, Benedito Leite, Jatobá, Nova Iorque, Paraibano, Passagem Franca, São João dos Patos, Sucupira do Riachão, Timon, Barão de Grajaú, Lagoa do Mato, Arari, Bacurituba, São Raimundo do Doca Bezerra, Matinha, Olinda Nova do Maranhão, Viana, Palmeirândia, São Vicente do Ferrer, São João Batista, Amapá do Maranhão, Araguanã, Carutapera, Godofredo Viana, Junco do Maranhão, Luís Domingues, Maracaçumé, Maranhãozinho, Nova Olinda do Maranhão, Presidente Médice, São José de Ribamar, São Luís (Sede) e o Conselho Estadual de Saúde.
Ascom/SES

Ciclo de Palestras Debate Assuntos que Aborda o Dia Internacional da Biodiversidade

Para melhorar a qualidade de vida da população chapadinhense, o Campus de Chapadinha realiza “Ciclo de Palestras” com temas que envolvem diversas áreas do cotidiano dos moradores locais.

O ciclo teve início no dia 20 de maio deste ano com palestra intitulada
“A Irrigação como Estratégia para o Desenvolvimento da Agricultura Maranhense”, e o objetivo é que sejam realizadas, ainda no mês de junho, duas palestras com o sentido de levar conhecimento sobre a biodiversidade e seus fatores co-relacionados, tendo em vista que este ano de 2010 é o ano internacional da biodiversidade.

“Este ciclo de palestras é uma forma de levar aos estudantes do município temas de conhecimento geral, levando em consideração que este é o ano internacional da biodiversidade e por esta razão escolhemos sempre temas que nos remete a assuntos mundiais envolvendo a biodiversidade”
, explica a coordenadora do evento, professora Maria da Cruz Moura.

A primeira palestra foi ministrada pelo chefe geral da Embrapa-MA (Cocais & Planícies Inundáveis), doutor Valdemício Ferreira Souza, que explicou o constante crescimento da população humana, o qual tem exigido dos governos maiores investimentos para aumentar a produção de alimentos e bens de consumo no mundo inteiro.
“A escassez dos recursos naturais indispensáveis na agricultura, como terra e água, não tem permitido a expansão das áreas cultivadas. Diante desse impasse, a solução passa pela adoção de tecnologias que permitam a utilização desses recursos e maximizar a produção das culturas exploradas”, afirma Valdemício.

Segundo o chefe da Embrapa, estes fatores só são possíveis mediante a prática de uma agricultura tecnicamente intensiva, onde a utilização da irrigação e de insumos torna-se necessário.
“A agricultura irrigada exerce um papel fundamental no desenvolvimento sócio-econômico de uma região ou de um estado. Essa atividade promove a geração de emprego, renda e riquezas em proporções bem maiores que na agricultura de sequeiro”, explica.

O doutor Valdemício encerra a palestra mostrando que o desenvolvimento da agricultura irrigada significa o uso intensivo de capital, com menores riscos climáticos, maior produtividade e melhor qualidade da produção, constância de oferta e uma atenção especial para o mercado consumidor.
“Torna-se necessário elaborar e executar um bom programa de manejo de irrigação. Para que a irrigação possa contribuir no desenvolvimento da agricultura do Maranhão é necessários que o Estado disponha de um bom programa de agricultura irrigada que contemple um forte esquema de manejo de irrigação, contando com as tecnologias apropriadas e, com um processo continuo e eficiente de transferência, adoção e uso dessas tecnologias associado a uma assistência técnica eficaz”, finalizou.

As próximas palestras que ocorrerão no mês de junho, com datas ainda não definidas, terão como tema: “Cadeia produtiva da soja no Maranhão” e “Cadeia produtiva da mandioca no Maranhão”. As inscrições serão realizadas no dia do evento, com 1 kg de alimento não-pericíveis. Mais informações pelo número (98) 9138-1481 ou pelo e-mail mariacruzmoura@ufma.br

Participaram do evento: Chefe Geral da Embrapa-MA (Cocais & Planícies Inundáveis), Dr. Valdemício Ferreira Souza; Coordenadora do Ciclo de Palestras, professora Maria da Cruz Moura; Diretor do Centro de Ciências Agrária e Ambiental (CCAA), professor Jocélio Araújo; e Coordenadores ou representantes dos Cursos de Agronomia (professora Jussara Dantas); Zootecnia (professor Marcos Bomfim); Biologia (professora Cláudia), além de, estudantes e representantes de produtores da microrregião de Chapadinha.
Fonte: Sansão Hortegal/ASCOM

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Chapadinhense Aldy Júnior Assume Cargo de Diretor Administrativo da SEAPS

O recém-empossado Aldy Júnior com o secretário de Estado da Administração e Previdência Social, José Henrique Campos Filho

Por: Sousa Neto - No último dia 19 de maio, o advogado e militante político Aldy Silva Saraiva Júnior, tomou posse como novo Diretor Administrativo da Secretaria de Estado da Administração e Previdência Social (Seaps), no Palácio Henrique de La Roque.

Considerada uma das maiores secretarias do Estado, a Seaps tem por finalidade planejar, organizar, dirigir, controlar e executar as políticas de governo relativas à gestão pública, envolvendo recursos humanos, material, patrimônio, logística, diário oficial, modernização administrativa, organização e métodos, seguridade social para os servidores públicos, atendimento ao cidadão e manutenção dos sistemas corporativos informatizados em sua área de competência.

O novo diretor administrativo da Seaps, Aldy Júnior, juntamente com o secretário José Henrique, participando de sua primeira reunião com o Conselho Administrativo

Aldy Júnior, como é conhecido, foi vereador e atualmente é vice-presidente do PTB/Chapadinha e Membro da Executiva Estadual do PTB/MA.

Havia ainda, rumores de que o petebista assumiria o cargo de Secretário Adjunto da Administração, não chegando a se concretizar, por opção dos partidos que o indicaram, e o entendimento de que na Direção Administrativa da Secretaria, terá mais liberdade e autonomia para desenvolver um trabalho politicamente voltado aos servidores ativos e inativos do Estado.

A indicação do petebista ao cargo, se deu pelo consenso do Partido Republicano Brasileiro (PRB ) e do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), os quais fazem parte da base aliada do atual Governo do Estado.

Participaram da Solenidade de Posse, além do secretário José Henrique, o Deputado Federal Cleber Verde (PRB) e o Deputado Estadual Marcos Caldas (PRB).

Procurado por este Blog para falar sobre o assunto, Aldy Júnior declarou que “se sente honrado em fazer parte da equipe de Governo Roseana Sarney, e que, enquanto estiver à frente da pasta, não medirá esforços para contribuir com o Governo, e principalmente com os servidores do Estado”.

Abertura da Temporada 2010 das Festas Juninas em Chapadinha

Tendo como uma das atrações especiais, a banda Sacudido, o tradicional Aldeota Clube abre com chave-de-ouro a temporada 2010 das festividades juninas em Chapadinha. O "arraiá", onde estão sendo esperadas apresentações de diversificadas quadrilhas e danças locais, acontece nesta quinta-feira (dia 3 - abertura), sexta e sábado.
Na foto: Quadrilha da UI Manoel José de Santana (2009)


Pesquisadores do CCAA Analisam a Qualidade do Peixe Comercializado em Chapadinha

*Por: Ivandro Coêlho - Avaliar as condições de oferta e a qualidade do pescado consumido no município de Chapadinha. Este é o principal objetivo do projeto de extensão coordenado pela professora Dra. Jane Mello Lopes, do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA) da UFMA. O projeto – que tem o apoio da Ufma, por meio de bolsas de extensão - será desenvolvido durante um ano entre pequenos comerciantes de peixe e a comunidade chapadinhense. “Pretendemos orientar os comerciantes quanto à melhor forma de higienização dos peixes durante a manipulação, a fim de que a população consumidora receba um produto de melhor qualidade”, explica.

De acordo com Jane Lopes, o consumo de peixes aumentou significativamente nos últimos anos em Chapadinha - município pólo na região do baixo Parnaíba. O mercado central da cidade possui atualmente 21 boxes de comercialização do pescado. No entanto, as condições de venda nos estabelecimentos, em geral, são péssimas. “Alguns apresentam condições muito rudimentares no que diz respeito à higiene e aos cuidados com a manipulação dos produtos”, disse a professora Jane. Segundo ela, essas práticas inadequadas durante a manipulação contribui para a baixa qualidade do pescado na região, uma vez que “a maioria dos vendedores ignora ou não sabe as regras indispensáveis de higiene”. Daí a necessidade verificar as condições higiênico-sanitárias dos locais de comercialização de peixe em Chapadinha.

Trabalho educativo - Além do aspecto higiênico-sanitário dos locais de comercialização, os pesquisadores também pretendem fazer um levantamento das condições sócio-econômicas das famílias dos comerciantes, que têm a venda do pescado como única fonte de renda. “É fundamental para a nossa pesquisa obter informações sobre a situação econômica, social e cultural dessas pessoas, pois assim poderemos realizar melhor o trabalho de orientação e acompanhamento técnico dos vendedores”, disse.

De acordo com a professora, serão realizadas várias atividades de caráter sócio-educativo, entre elas a divulgação de informações sobre os programas sociais destinados às famílias carentes e a realização de palestras sobre temas relevantes (Prevenção de Álcool e Drogas, DST’s/AIDS, Gravidez Precoce, Violência Doméstica; Higiene Bucal, etc.).

Além da professora Jane Lopes, também participam do projeto as professoras Cristiane Rego de Oliveira (CCAA); Izumy Pinheiro Doihara (CCAA) e Taciana Galba Tenório (CCAA); as alunas Raiza Flanilsa Reinaldo (Zootecnia), Jakeline Almeida Carneiro (Biologia), Ariana Maiara de Sousa Almeida (Biologia) e a assistente social Ezenilde Rocha Mendes.
* Professor, Jornalista, Cantor e Compositor

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Campus da UFMA em São Bernardo disponibilizará Vagas para SiSU

Tem início no próximo dia 10, o processo seletivo da UFMA por meio do Sistema de Seleção Unificada, o SiSU. Em complementação às Portarias Normativas 2 e 13 divulgadas pelo MEC sobre o sistema, a Pró-Reitoria de Ensino lança o Edital Nº 210 com disposições gerais para os candidatos às vagas da UFMA.

Para o segundo semestre são ofertadas 2.816 vagas distribuídas em 63 cursos da federal maranhense. Além dos já conhecidos campi de Imperatriz, Chapadinha e Bacanga (São Luís), a UFMA conta agora com vagas para suas novas unidades em Pinheiro,
São Bernardo (foto), Bacabal, Codó e Grajaú.

A Comissão Permanente de Vestibular da Universidade (Copeve) definiu em reunião ocorrida na manhã da última terça (01) as últimas diretrizes a serem firmadas para a divulgação do Edital 210.


A seleção para a o segundo semestre pelo SiSU se dará por meio da nota obtida no ENEM 2009. Mais informações na Edital Nº 210/2010.
Ascom/UFMA

Veja matéria relacionada sobre o Campus da UFMA em São Bernardo - Clique aqui

Fotos do Seminário Realizado em Campina Grande-PB

Neldan Rocha (Sindchap), Juvenal Neres (ASA) e Enir Ferreira Lima (SEMED)

Como já publicamos aqui (
veja post abaixo), a secretária municipal de Educação de Chapadinha, Enir Ferreira Lima, se encontra em Campina Grande/PB, participando do Seminário Nacional sobre Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido Brasileiro. Outros dois chapadinhenses se encontram no seminário: Neldan Rocha, presidente do Sindchap e, Juvenal Neres (ASA).

Juvenal Neres (ASA) com a secretária municipal de Educação, Enir

O evento que teve início na segunda-feira (31) e se encerrará nesta quarta (2), é fruto de parceria firmada entre Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCT) e a Rede de Educação do Semiárido Brasileiro (RESAB), com apoio do Banco do Nordeste (BNB) e de várias outras instituições nacionais, regionais, estaduais e locais, dentre as quais a UNDIME.

Juvenal Neres com a presidente do Sindchap, Neldan Rocha

A programação tem como objetivo principal contribuir para a interação e debate entre profissionais da educação, pesquisadores, gestores de programas e políticas públicas, estudantes e o público em geral visando à produção coletiva de subsídios voltados ao aperfeiçoamento e implementação de políticas públicas que contemplem os princípios e preceitos da educação contextualizada para a convivência com o Semiárido Brasileiro.
Ascom/SEMED - www.semedchapadinha.blogspot.com

Oficina de Construção do viveiro para mudas nativas e frutíferas

Dando continuidade ao Projeto “Arte e Meio Ambiente” com apoio do Fundo Brasil de Direitos Humanos, a equipe do Fórum Carajás com assessoria do Engenheiro Agrônomo Teresinho Alves e do educador popular Saci Telele, estiveram na localidade Bonsucesso, nos dias 22 e 23 de maio, para ministrar mais uma etapa dos trabalhos que compõem a proposta do projeto.

Abaixo a programação das atividades realizadas:

Dia 22/05 (Sábado)

- A importância da cartografia social para as comunidades negras ( CCN/MA)
- Trabalhando as questões ambientais e a arte local
- A importância do reflorestamento das matas ciliares e os impactos das monoculturas nos recursos hídricos
- Teoria e Prática: a importância do viveiro e suas etapas de construção
- Escolha da área, limpeza, marcação e divisão dos trabalhos por grupos

Dia 23/05 ( Domingo)
- Construção do viveiro
- Preparo dos substratos
- Plantio das sementes e suas peculiaridades na germinação/irrigação/sombreamento/tratos culturais
- Divisão dos trabalhos para manutenção do viveiro
- Agenda da próxima oficina

Por: Mayron Régis - Blog Territórios Livres do Baixo Parnaíba

A Suzano invade roças no Baixo Parnaiba

A expressão “invasores de terras” cai facilmente no gosto de quem quer criminalizar segmentos sociais. Ora, uma empresa como a Suzano que quer desmatar seis mil hectares de terras em Santa Quitéria com licenças irregulares da Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Maranhão, cuja celeridade em licenciar desmatamentos em propriedades de quase dez mil hectares em todo o Baixo Parnaiba é objeto de ação civil pública protocolada pelo Ministério Público Federal, moveu ação de reintegração de posse contra as comunidades do Pólo Coceira no primeiro semestre de 2009.

Uma ação de reintegração de posse se baseia na tentativa de alguém tentar retomar algo que foi
lhe tirado indevidamente e com base na força. As comunidades apenas impediram que os tratores da empresa entrassem em suas áreas de extrativismo e em suas roças a menos de dez metros de suas casas. Elas não invadiram nada, mas a Suzano Papel e Celulose, à custa de seus advogados, acusa as comunidades de terem invadido suas áreas.

Qual é a dificuldade da expressão “invasores de terras” escapulir da boca de um funcionário da área de “responsabilidade sócio-ambiental”, afinal essa é uma expressão que a direita detém sua primazia? Quem invadiu o quê e quem invade o quê nesses mais de vinte anos de Baixo Parnaiba?

A Suzano se arrogava, no começo dos anos 80, a responsabilidade empresarial de geração de empregos e de geração de renda para as comunidades. Entre a metade dos anos 80 até o ano de 2010, a Suzano se especializou em concentração e grilagem de terras, desmatamento de espécies como o bacurizeiro, discursos falaciosos e contaminação por agrotóxicos. Agora ela se arroga a responsabilidade sócio-ambiental em Urbano Santos.

Qual é o projeto que a Suzano desenvolve para as comunidades tradicionais desse município? O que se sabe é que as roças da comunidade Santana sucumbiriam sob os tratores da Suzano. Os moradores aventaram que a empresa diminuísse a sua área de plantio de eucalipto. O responsável da empresa simplesmente refutou tal hipótese.
Por: Mayron Régis - Blog Territórios Livres do Baixo Parnaíba
Imagens meramente ilustrativas

Seduc vistoria obras nas escolas de Vargem Grande

O secretário de estado de Educação, Anselmo Raposo (foto), visitou as obras de reforma e ampliação da Escola Estadual Raulina de Sousa Silva, no município de Vargem Grande, e ao verificar que a empresa contratada não entregou a obra dentro do prazo estabelecido, assegurou a ida de uma equipe de engenheiros da Seduc para acelerar a entrega da escola.

Em seguida, o secretário de Educação esteve no Centro de Ensino Santos Dumont, onde visitou alunos da 3ª série do ensino médio, conversou com professores e incentivou alunos da escola a se preparar para o Exame do Ensino Médio (Enem).

Raposo ouviu atentamente as reivindicações dos alunos no que se refere à reforma da escola. Garantiu que no prazo de 30 dias, estarão chegando a escola Santos Dumont, carteiras anatômicas padronizadas nas cores azul e branca, que possibilitará um maior conforto aos estudantes que passam a maior parte do tempo sentados.
Ascom/Seduc

terça-feira, 1 de junho de 2010

Confirmado: O Chapadinha Participará do Campeonato Maranhense 2010

Por unanimidade, o conselho arbitral aprovou na noite desta terça-feira (1º) a realização do Campeonato Maranhense 2010 com 12 equipes. A competição terá início no dia 1º de agosto e terá a participação de Sampaio, Maranhão, Iape, São José, JV Lideral, Imperatriz, Bacabal, Nacional e os quatro clubes que disputaram a 2ª divisão: Moto, Chapadinha, Viana e Santa Quitéria.

Os clubes serão divididos em dois grupos:

Grupo A: Bacabal, Iape, Imperatriz, São José, Sampaio e Viana

Grupo B: Chapadinha, JV Lideral, Maranhão, Moto, Nacional e Santa Quitéria

No 1º turno as equipes jogam entre si dentro do mesmo grupo apenas no sitema de ida. Três equipes se classificarão para a segunda fase que será disputada num mata-mata (1A X 3B, 1B X 3A, 2A X 2B). Os vencedores já estarão garantidos na final do turno que será disputada no quadrangular. Você deve estar perguntando e o quarto clube? É bem complexo mesmo.

Os três últimos colocados de cada grupo também disputarão um mata-mata (4A X 6B, 4B X 6A, 5A X 5B). Os vencedores partirão para um triangular apenas no sistema de ida. O vencedor será o quarto finalista. Você entendeu? É isso mesmo até o lanterna do grupo pode chegar à final do turno. Estranho não?

No segundo turno muda apenas a primeira fase. Os clubes do Grupo A enfrentam as equipes

Isto vai ser difícil do torcedor entender. Ainda bem que a fórmula não é definitiva. Espero que clubes e Federação, pelo menos tentem lançar uma fórmula de fácil compreensão para o torcedor.

No segundo turno muda apenas a primeira fase. Os clubes do Grupo A enfrentam as equipes do Grupo B. Para finalizar, a FMF garante que quatro equipes serão rebaixadas para a 2ª divisão.

Outras informações no Blog do Zeca Soares.

"Galo da Chapada" vai disputar a 1ª Divisão do Estadual 2010

Equipe do "Galo da Chapada" em 2009
O Campeonato Maranhense 2010 deverá mesmo ter 12 equipes. Hoje à noite na FMF, os clubes deverão assinar um documento concordando com o aumento de dez para doze equipes. Serão os mesmos participantes da Copa União, além de São José e Chapadinha (foto).

Segundo o diretor técnico da FMF, José Alberto de Moraes Rego o início da competição está previsto para 1º de agosto, mas ele vai propor aos clubes a antecipação para 25 de julho – uma semana após as estreias de Sampaio e JV Lideral no Campeonato Brasileiro Série D.

José Alberto adiantou ao Blog que deverá apresentar duas propostas de fórmula de disputa. A primeira seria de turno e returno em pontos corridos com os quatro primeiros decidindo o título. A outra seria em dois grupos de seis equipes. Ele descartou a formação de grupos da capital e interior. “Vamos distribuir os times de acordo com o peso. Não vou colocar clubes da capital de um lado e do interior de outro” – afirmou.
Blog Zeca Soares - Imirante.com
Foto: William Fernandes

Secretária Municipal de Educação Participa de Seminário na Paraíba

A secretária municipal de educação de Chapadinha, Enir Ferreira Lima (foto ao lado), se encontra na cidade de Campina Grande-PB, onde participa do Seminário Nacional sobre Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido, que acontece no Auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP). O evento, que teve início nesta segunda-feira (31) encerra-se nesta quarta-feira, dia 2. Acompanham a secretária, a presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais (Sindchap) Neldan Rocha e Juvenal Neres (ASA).

O Seminário tem por objetivo contribuir para a interação e debate entre profissionais da educação, pesquisadores, gestores de programas e políticas públicas, estudantes e o público em geral visando à produção coletiva de subsídios voltados ao aperfeiçoamento e implementação de políticas públicas que contemplem os princípios e preceitos da educação contextualizada para a convivência com o Semiárido brasileiro. Neste sentido, deseja-se, particularmente, durante o Seminário, oferecer contribuições ao processo de produção e ampla utilização de livros didáticos e paradidáticos da Educação Básica e ao aumento das oportunidades de oferta de cursos de capacitação voltados aos profissionais desse nível educacional, na região.

Matéria resumida. Leia-a na íntegra no blog da SEMED: www.semedchapadinha.blogspot.com

"Galo da Chapada" de volta à elite do futebol maranhense?

Campeonato poderá ter doze equipes

Anotem aí. O Campeonato Maranhense poderá ter 12 equipes. Sem definição do escândalo da 2ª divisão no futebol maranhense, a FMF apresentou aos clubes na noite de ontem (segunda-feira, 31) uma proposta para realização da 1ª divisão com duas equipes a mais.

Caso fosse aceita a proposta, a 1ª divisão teria: Sampaio, Maranhão, Iape, São José, Imperatriz, JV Lideral, Bacabal e Nacional, além das quatro equipes que disputaram a polêmica 2ª divisão: Moto, Santa Quitéria, Viana e Chapadinha.

Assim, a FMF espera colocar um ponto final nesta confusão que parece não ter mais fim.

Esta seria a saída encontrada pela FMF que não pretende aguardar mais a definição no tapetão, mas uma outra corrente defende a realização do Campeonato Maranhense 2010 com apenas oito equipes.

Pelo calendário divulgado no ano passado pelo departamento técnico, o Campeonato Maranhense tem início previsto para o próximo dia 25 de junho. Essa data também seria confirmada ontem a noite, durante reunião do conselho arbitral de clubes.

Zeca Soares - Imirante.com

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Fopama Realizará Dia de Campo e Workshop

Foto: arquivo
O grupo de pesquisa Fopama (Forragicultura e Pastagens-MA), da Universidade Federal do Maranhão (CCAA/UFMA-Chapadinha) realiza nos próximos dias 11 e 12, o III Dia de Campo e II Workshop de Pesquisa.

Programação


Dia 11 -
Início a partir das 7h, com palestras e apresentações no Auditório do Fórum de Chapadinha, durante o dia e, término às 17h20 com visitação ao Setor de Forragicultura;


Dia 12 -
A partir das 8h30, no prédio novo do CCAA/UFMA, acontece Minicurso e apresentações de trabalhos na forma de pôster e oral.


Clique aqui para visitar a página do grupo

Entrelinhas

Nesta foto: Juiz Mário Henrique Reis e o Comandante da 4ª CI/PM Major Edvaldo Mesquita durante solenidade de entrega do Prêmio Aluno Nota 10 (2009).

- *Policiais da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar de Chapadinha, participaram de uma palestra proferida pelo juiz da 2ª Vara da Comarca de Chapadinha, Mário Henrique Reis. Temas como tortura, lesão corporal e reitegração de posse, foram discutidos durante o encontro. Para o juiz, "o objetivo da palestra foi de atualizar a corporação sobre as pautas abordadas". Outro assunto debatido foi o planejamento familiar, mediado pelo pastor da Primeira Igreja Batista de Chapadinha, Pedro Villela. "Com a família planejada e equilibrada, o policial vai ter tranquilidade para trabalhar", ressaltou o pastor. A palestra foi uma iniciativa do Comandante da 4ª CI/PM, Major Edvaldo Mesquita.


- *Marcada para acontecer nesta segunda-feira (31), a Secretaria Municipal de Saúde adiou a solenidade de posse dos novos conselheiros municipais, que deverá ser realizada na próxima quarta-feira, dia 2. Segundo a secretária, Dra. Maria José Coutinho, o adiamento se deu em razão da ausência da prefeita Danúbia Carneiro na cidade, pois a mesma se encontra na capital piauiense Teresina, participando de um encontro de gestores municipais.

- Segundo relatório de ocorrências do último final de semana, a polícia militar registrou um incidente envolvendo disparos de arma de fogo, por volta das 22h30 da última sexta-feira (28), no bairro Terras Duras. Claudimara Nunes Carvalho, de 21 anos, foi alvejada de raspão na altura do ombro. A estudante foi encaminhada ao Hospital Regional Antonio Pontes de Aguiar (HAPA) e em seguida liberada. No momento dos disparos ela estava acompanhada de um menor e não conseguiu identificar o autor.


- Também na sexta-feira (28), o menor José Alison Carvalho ficou gravemente ferido após ser atropelado por uma motocicleta conduzida por Edelson Souza, na avenida Ataliba Vieira de Almeida. Segundo testemunhas, o motociclista prestou socorro à vítima que sofreu várias lesões e um corte na cabeça. O menor foi encaminhado ao HAPA e em seguida transferido para um hospital em São Luís, onde continua internado em observação.

Com informações do telejornal JCTV (Mirante/local)
*Reportagens: Luís Carlos Júnior

Projeto "Adote um Ipê para toda a Vida" - CONVITE

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, no próximo sábado, dia 5, a partir das 8h da manhã, na Praça Cel. Luis Vieira, acontece mais uma atividade do Projeto "Adote um Ipê para toda a Vida", de autoria da professora Francisca Elias, educadora da Unidade Integrada Agustinho Ribeiro de Aguiar, localizada no bairro Novo Castelo. Trata-se de mais uma distribuição de várias mudas de ipês.

Segundo a idealizadora do projeto, o momento será de concientização para que continuemos arborizando Chapadinha e renovando o nosso compromisso para a construção de uma cidade bela, colorida e bem arborizada.

COMO PLANTAR UMA ÁRVORE:

LOCAL (COVA)escolher local adequado para a planta crescer. Fazer uma cova com 60 centímetros de diâmetro e igual profundidade.

PREPARO DA TERRA - misturar a terra que retirou da cova a um composto orgânico (esterco de animais)- 2 partes de terra para uma de composto.

PREPARO DA MUDA cortar o saquinho para tirar a planta ( nos 2 lados ou no fundo para retirá-la sem deixar a terra da raiz soltar( assim ela não sentirá muito a mudança).

PREPARO DA COVA coloque metade da mistura de terra de volta na cova antes de plantar.

PLANTIO introduza a muda com cuidado SEM DEIXAR SOLTAR A TERRA DA RAIZ e preencha o espaço vazio da cova com o restante da terra misturada e já pode regar ( para acomodar a terra).

ACABAMENTO deixar um pouco o nível mais baixo para concentrar melhor a ÁGUA na regagem.

CUIDADOS FINAIS é bom cobrir o solo com folhas secas para manter a umidade da terra por mais tempo.

TUTOR - para ela crescer reta e firme, amarre-a a um tutor (apoio), pode ser um cabo de vassoura ou estaca fixado ao lado da muda; ao amarrar, faça em forma de 8 com uma folga para não machucar ou deixá-la torta. Depois de alguns meses deve tirá-lo para que não estrangule o caule da árvore.

Realização: UI Agustinho Ribeiro de Aguiar
Apoio:
Vereadora Márcia Gomes, William Fernandes e Sistema Mirante de Chapadinha.
Com informações do blog TvMirante
Imagem meramente ilustrativa

URE/Chapadinha Presente em Capacitação de Supervisores do Escola Ativa

Supervisores de 160 municípios e das 19 Unidades Regionais de Educação do Maranhão participam, a partir desta segunda-feira (31), no Hotel Praia Mar, de uma formação continuada na estratégia metodológica do programa Escola Ativa. O evento é uma promoção da Secretaria de Educação (Seduc), por intermédio da Supervisão de Educação do Campo, em parceria com o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (Ifma).

A professora Euzenir Guerra, participa do encontro representando a Unidade Regional de Educação (URE/Chapadinha).

A formação, que contará com a participação de representantes de instituições governamentais e não governamentais, é uma ação do
Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação e do Plano de Ações Articuladas dos Municípios, ambos do Governo Federal, com recursos descentralizados pelo Ifma.

Segundo a coordenação estadual do programa, a formação tem como objetivo fixar caminhos para uma ação conjunta de implementação do novo desenho do
Programa Escola Ativa nos âmbitos estadual e municipal, bem como preparar os profissionais para trabalharem a estratégia metodológica do programa em escolas rurais multisseriadas, visando a elevação dos indicadores de forma qualitativa.

O
Escola Ativa oportuniza escolas multisseriadas rurais um ensino de qualidade voltado às especificidades campesinas tendo, como base as Diretrizes Operacionais para Educação Básica do Campo.
Com informações da Ascom/Seduc

Licinha Hortegal Participa de Reunião com Gestores Regionais da SEDUC

Na última quinta-feira (27), a gestora da Unidade Regional de Educação (URE/Chapadinha), Almiralice Hortegal (foto), participou do I Seminário: “Pensar e Agir: A Seduc em Busca da Qualidade" - Reunião Técnica de Trabalho das Unidades Regionais de Educação (UREs), realizado pela Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) por meio da Secretaria-Adjunta de Coordenação das Unidades Regionais (UREs).

O evento, que contou com a participação do secretário Anselmo Raposo, aconteceu no Hotel Praia Mar, e contou com a participação de 120 coordenadores, supervisores, superintendentes e gestores educacionais da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC).

O seminário teve como objetivo, promover a integração de gestores, bem como socializar as ações planejadas e realizadas para o ano letivo de 2010.


Durante a reunião cada gestor apresentou seu plano de ação, destacando o que planejou, o que desenvolveu, o que será realizado até o final de 2010, os avanços e o que precisa ser feito para que as ações possam ser melhor efetivadas em cada Unidade Regional. Também foram debatidas e encaminhas ao secretário de Educação as principais demandas no que diz respeito à infraestrutura de escolas, contratação de profissionais de Educação, dificuldade de deslocamento de professores para área rural, dentre outros.

O secretário Anselmo
Raposo anunciou a compra de 64 mil carteiras com padrão anatômico, padronizadas na cor branca e azul, que no prazo de trinta dias estarão chegando às escolas em todo estado. Também anunciou o Curso de Especialização em Gestão Escolar para todos os gestores de escola, o Curso de Especialização do Ensino da Ciência Aplicada a Informática para servir como instrumento no processo ensino aprendizagem, além do cartão de crédito Visa- Flex que vai propiciar ao gestor de URE, manutenção e abastecimento do veículo utilizado para realizar ações educativas nas regionais.
Com informações da Ascom/SEDUC

Santa Quitéria Goleia e é o 3º Colocado

O Santa Quitéria chegou na última rodada do segundo turno da Copa União precisando de apenas uma vitória para chegar às semifinais. E o resultado positivo aconteceu. Mesmo jogando na cidade de Vitória do Mearim, o Santa Quitéria não teve dificuldades para bater o Nacional pelo placar de 4 a 0.

Com o resultado, o Santa Quitéria chegou aos 17 pontos, garantiu a terceira colocação do returno e está nas semifinais.

O Naça está eliminado da Copa União e terminou sua participação na competição sem somar um pontinho sequer no segundo turno.

Além do Santa Quitéria, farão a semifinal Iape, Sampaio e Moto.

Paulo de Tarso Jr./Imirante

Arquivo do blog