WebNet

WebNet

sábado, 29 de maio de 2010

Caminhoneiro é encontrado morto em São Bernardo

Na noite do último dia 17, um caminhoneiro, natural do Ceará, de idade aproximada em 40 anos, de passagem por São Bernardo, conduzindo um caminhão tipo graneleiro, parou no Posto São Bernardo, de propriedade dos herdeiros do ex-prefeito de Luzilândia (PI), Durvalino Castelo Branco, juntamente com outros caminhões que com ele viajavam em comboio, para dormirem. Só que ele dormiu e não acordou mais.

No dia seguinte, os seus outros companheiros de viagem saíram cedo com seus caminhões e o deixaram acreditando que ele dormia.
Tempos depois, o pessoal do posto foi acordá-lo e para surpresa, verificaram que ele “já estava duro”. A diretora do Hospital Felipe Jorge, Soraida Alves Rodrigues procurou fazer contatos com a família do mesmo, para informar o ocorrido.

Fonte: Luzilândia online

sexta-feira, 28 de maio de 2010

DENÚNCIA: CONAB encontra falhas na distribuição de benefícios a quebradeiras de côco no município

Após uma análise minuciosa no Programa de Subversão Direta ao Extrativista, destinado as quebradeiras de côco do município, uma iniciativa do governo Federal que visa garantir preço justo a amêndoa do babaçu, uma grande fraude foi encontrada.

Com o programa o preço mínimo para a amêndoa do babaçu ficou estipulado em R$ 1,46, sendo que o Governo, caso necessário, cobre o que o pequeno trabalhador na atividade recebe, até que seja alcançado o mínimo exigido.


De um total de 225 famílias cadastradas, números chamaram a atenção dos órgãos competentes, como a coincidente mesma quantidade de amêndoa extraída, em relação ao último ano, cerca de 120 quilos por família, como também a presença em massa de homens numa atividade eminentemente feminina.
Foi constatado o recebimento do benefício por um total de 138 homens.

Os dados fizeram com que o engenheiro agrônomo da CONAB Rogério Prazeres da Silva (foto) viesse ao município para conferir de perto a situação e numa breve visita a
povoados atendidos encontrou dentre outros problemas, comerciantes que recebem o benefício, pescadores, servidores públicos e profissionais autônomos.

Estima-se que cerca de 80% dos atendidos pelo programa encontram-se em condições inadequados para receberem o benefício.


Em entrevista o agrônomo destacou que bastou uma rápida visita a um dos povoados onde há a extração da amêndoa para encontrar um pescador que supostamente recebeu o benefício, no entanto o mesmo havia alegado que nunca recebeu nenhum valor financeiro.


Dada a possibilidade de pessoas estarem sendo lesadas, o agrônomo enfatizou que a situação será investigada com todo o cuidado, para que sejam identificadas todas as pessoas que irregularmente estão sendo atendidas.


Rogério Prazeres afirmou que mesmo ainda não tendo visitado todas as localidades para constatar se os beneficiados são realmente quebradeiras de côco ou não, nota-se que algo está errado.


Para que as quebradeiras de côco sejam cadastradas, é necessária a expedição de um documento dado pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) do município e AGERP. Nesse caso a maioria foi expedida pelo STTR, o que poderia implicar na cobrança de explicações perante as irregularidades encontradas.

Por: Antenor Ferreira - Blog Interligado

Seduc esclarece atraso no pagamento de professores

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por intermédio da Superintendência de Administração de Recursos Humanos, vem a público esclarecer que, o atraso no pagamento dos professores nomeados deve-se à demora no envio dos documentos referentes ao termo de posse e apresentação dos professores.

Explica ainda, que a documentação faz-se necessária para o cadastro funcional e emissão da matrícula do servidor pela Secretaria de Administração e Previdência Social (Seaps). A secretaria informa que está viabilizando o pagamento dos docentes recém-nomeados, que um percentual de 45% lotados na região metropolitana de São Luís já receberão no final deste mês de maio; os demais professores, incluindo o interior do Estado, receberão seus vencimentos no próximo mês de junho com efeito retroativo à data da posse.

Ascom

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Chapadinha e região são beneficiadas com obras no sistema elétrico

A CEMAR inaugurou na última terça-feira, dia 18 de maio, mais uma importante obra na Região Leste do Estado. O Povoado de Palestina, localizado no município de Brejo, distante 78 km de Chapadinha (260 da capital São Luís), recebeu uma Subestação com 10/12,5 MVA (mega vatt amper) de potência instalada e LTC, dispositivo que regula automaticamente o nível de tensão.

Na programação organizada pela CEMAR com o apoio da prefeitura de Brejo, foi realizada uma apresentação dos alunos da Unidade Integrada Profº Elias e em seguida a solenidade de inauguração da subestação. O evento contou com a presença de diversas lideranças empresariais, políticas e comunitárias de diversos municípios beneficiados além de centenas de clientes, que foram recebidos pelos executivos da CEMAR Nierbet Costa Brito, da Gerencia de Expansão e Melhoria do Sistema Elétrico, Joaquim Milhomem, Executivo de Relacionamento na Regional Leste, Carlos Hubert, Executivo de Planejamento e Gestão da Imagem e pelo Executivo de Comunicação, Luiz Carlos Cardoso.

Marcaram presença também o vice-prefeito de Brejo, Edmar Sales Ribeiro, representando o prefeito José Farias de Castro e o Prefeito de Milagres do Maranhão, José Augusto Cardoso.

O vice-prefeito de Brejo – Edmar Ribeiro declarou que “a Subestação Palestina é de grande relevância para a região do Baixo Parnaíba e a CEMAR cumpriu o compromisso assumido com o povo da nossa região, principalmente com a classe empresarial, que há tempos já exigia uma oferta maior de energia para a expansão de seus negócios. O mais importante foi o trabalho conjunto, realizado com os prefeitos da região e a direção da CEMAR em benefício da população”, declarou Edmar.

A diretora da Unidade Integrada Profº Elias do Povoado Palestina, Uesla Viana, emocionada, destacou que hoje as pessoas de Brejo se sentem honradas pela melhoria da qualidade da energia e “isso certamente vai contribuir para melhoria da qualidade de vida das pessoas, principalmente para as aulas noturnas, que ficavam prejudicadas pela falta de energia e hoje isso não acontece mais”, declara.

As obras da Subestação Palestina, somadas a Subestação Brejo – obra de reforço do Programa Luz para Todos, assim como as Linhas de Transmissão nos trechos Coelho Neto/Palestina e Palestina/Chapadinha, representam um investimento de 17,3 milhões de reais, beneficiando cerca de 309 mil pessoas em dez municípios da região leste, e principalmente os municípios de Brejo, Santa Quitéria e Milagres do Maranhão. O principal benefício está relacionado ao nível de tensão e a confiabilidade no fornecimento da energia que a subestação Palestina trará também para os municípios de Chapadinha, Barreirinhas, Urbanos Santos, Anapurus, Mata Roma, São Benedito e Belágua” declarou o engenheiro Nierbet Costa Brito – Executivo de Expansão do Sistema Elétrico da CEMAR.

Com a construção dessa subestação, compromisso firmado em 2009 em reunião com lideranças da região, a CEMAR passa a disponibilizar mais confiabilidade na energia elétrica fornecida aos moradores e melhoria na qualidade de atendimento para as demandas dos clientes e empreendimentos naquela região.
Segundo o presidente da CEMAR, Augusto Miranda, essas obras fazem parte do plano de investimentos da CEMAR, que está fortalecendo cada vez mais o sistema elétrico de todo o Estado. “A Subestação Palestina irá impactar positivamente na melhoria dos níveis de tensão e na qualidade do fornecimento de energia elétrica desses municípios. Garantir uma distribuição de energia elétrica sem interrupções e oscilações é o nosso maior objetivo. Estamos muito empenhados e em ritmo acelerado de trabalho e de investimentos, para modernizar o sistema elétrico, adotando novas tecnologias e isto está sendo feito de forma contínua e planejada”, ressaltou Miranda.
ASSESSORIA DE IMPRENSA - CEMAR

SEMED Realiza II Encontro Municipal do Projeto Educando com a Horta Escolar

Secretária municipal de educação, Enir Lima, planeja com diretores e supervisores escolares a realização do evento

A Secretaria Municipal de Educação, através da Coordenação do Projeto Horta Escolar, realiza nesta sexta-feira (28), o II Encontro Municipal do Projeto Educando com a Horta Escolar. O evento, que marca um ano de adesão ao programa, acontece a partir das 8h da manhã, no auditório da Faculdade do Baixo Parnaíba (FAP/Cresu).

Após a abertura, com execução de hinos e falas, as escolas irão expor suas atividades realizadas no decorrer do ano passado, através de apresentação de slides, vídeos com depoimentos de professores, alunos e a comunidade; painéis de imagens e paródias.


Segundo Ana Cléa Fortes Araújo (foto), uma das coordenadoras do projeto da rede municipal de ensino, o objetivo geral do encontro será apresentar as atividades, experiências realizadas e depoimentos das escolas municipais, nas áreas de Educação, Meio Ambiente/Horta e Nutrição, para elaboração e organização do Calendário de Ações de 2010, com vistas à melhoria da qualidade da alimentação, do meio ambiente e do currículo escolar.

O Projeto Horta Escolar foi concebido com a finalidade de intervir na cultura alimentar e nutricional da comunidade escolar, com base no entendimento de que é possível promover a educação integral de crianças, adolescentes e jovens de escolas e comunidades do seu entorno, por meio das hortas escolares incorporando a alimentação nutritiva, saudável e ambientalmente sustentável como eixo gerador da prática pedagógica.

Escolas participantes:

- Aldalina Silva Machado;

- Isaias Fortes Meneses;

- Creche Luis Rocha Junior;

- Abílio Maximo de Almeida (Pov. Maceno);

- José Sousa dos Santos (Pov. Canto do Ferreira).

Coordenação: Ana Cléa Fortes Araújo (Profª Ruth), Adriane de Souza Silva e Wale Lopes.

Formadores: Antonilda Machado, Cristiane Viana, Francilene Lima, Márcia Andrade, Nábia Araújo e Raimunda Portela (Profª Dadá).
Por: Sousa Neto - Ascom/SEMED

"Bandeirante" determina data limite para uso de uniforme

Fica estabelecido que dia 31 de maio será a data em que todos os alunos da UI Otávio Vieira Passos (Bandeirante) deverão se apresentar devidamente uniformizados à escola. O uniforme a ser usado é o modelo novo (foto).

Essa medida está sendo tomada como forma de evitar o acesso de pessoas alheias ao estabelecimento de ensino e que estrategicamente juntam-se aos alunos tornando difícil a identificação. Espera-se a compreensão e a colaboração de todos no sentido do cumprimento dessa norma.

Chapadinha inicia cadastro do Seguro Safra 2010/11

A partir do dia 5 de junho, a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento inicia o cadastramento dos agricultores para o Seguro Safra 2010/2011. A intenção é de que 2 mil famílias sejam agraciadas com o programa, mas para isso elas devem preencher os requisitos exigidos pelo seguro, como cópia do CPF, RG e documento de aptidão.

Para ter acesso ao programa cada município entra com uma contrapartida que deve ser enviada ao Ministério de Desenvolvimento Agrário de acordo com o número de famílias cadastradas.

De acordo com o Secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento, Antonio Nilo (foto), Chapadinha foi o único município do Estado que já quitou as três primeiras parcelas, sendo que o total é de cinco, no valor de R$ 3.800,00 por parcela.

Os produtores cadastrados no Seguro Safra de 2009/2010 deverão receber a partir de agosto as quatro parcelas de R$ 150,00 por família


O que é Seguro Safra?
Instituído pela Medida Provisória Nº 11 de 21 de novembro de 2001, o Fundo Seguro Safra tem natureza financeira e se destina a proporcionar recursos para o pagamento do benefício Seguro Safra, garantindo renda mínima aos agricultores familiares da Região Nordeste e do Norte do Estado de Minas Gerais, que registrarem frustração de safra em decorrência do fenômeno da estiagem nos municípios em que tenha sido decretada calamidade pública ou situação de emergência, reconhecidos em atos do Governo Federal.
Por: Brendha Gomes - Ascom/PMC

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Petistas do Baixo Parnaíba declaram apoio a Roseana

A governadora Roseana Sarney (PMDB) foi recebida na última sexta-feira (21), em Chapadinha, por militantes de vários diretórios municipais do PT da região do Baixo Parnaíba, que se reuniram exclusivamente para esclarecer sua posição quanto à participação do partido no Governo do Maranhão e quanto ao apoio à aliança PT/PMDB no Maranhão.

Estiveram presentes ao encontro o vice-governador João Alberto, os secretários Hildo Rocha (Articulação Política), José Antônio Heluy (Trabalho), o suplente de deputado federal Washington Oliveira, a secretária-adjunta Virna Teixeira (Educação), o presidente da legenda no Estado, Raimundo Monteiro, além de trabalhadores e trabalhadoras e representantes de sindicatos dos trabalhadores rurais dos municípios de Brejo, São Bernardo, Vargem Grande, Nina Rodrigues, Milagres do Maranhão, Araioses, São Luís, Coelho Neto, Caxias, Santa Quitéria, Chapadinha, Mata Roma, Buriti de Inácia Vaz, Anapurus, dentre outros.

A reunião deu continuidade à construção e fortalecimento da aliança PT/PMDB no Maranhão, reforçando a posição favorável já expressa durante o encontro do último domingo, dia 16, quando foi publicado um manifesto de apoio à composição partidária para as eleições de outubro. O manifesto foi assinado por 98 delegados do partido em favor da aliança em torno da candidatura da governadora Roseana Sarney.

Durante o encontro em Chapadinha, Roseana reafirmou sua vontade de manter a composição com o PT e destacou a importância de ter membros da legenda em seu governo. “Estar com o PT na administração é uma oportunidade de mostrar aos maranhenses o modo petista de governar que tanto tem feito o Brasil crescer. O Maranhão precisa crescer também”, enfatizou ela.

Para a governadora, o próximo passo a ser dado é fechar compromisso para mobilizar toda a base petista nos vários municípios do Estado, em torno de sua candidatura à reeleição. “Vamos ao trabalho”, concluiu. Diretórios de outras regiões do Estado, como o sul maranhense e a região dos Cocais, já manifestaram interesse em receber Roseana já na próxima semana.

Décio Sá - Imirante.com

Arquivo do blog