WebNet

WebNet

sexta-feira, 5 de março de 2021

TUTÓIA | Polícia Civil Prende Suspeito por Estupro


Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 05.Março.2021


A Polícia Civil do Maranhão deu cumprimento, na manhã da última quinta-feira (04), ao Mandado de Prisão Preventiva de um homem, R.G.B., suspeito do crime de Estupro, em Tutóia/MA - município distante 210 km de Chapadinha. A ação foi realizada pela delegacia de Polícia Civil de Tutóia, integrante da 20ª Delegacia Regional de Barreirinhas, em ação conjunta com a Polícia Militar e Guarda Municipal.

Contato/zap da Polícia Civil/Chapadinha

SOBRE O CASO

O crime teria ocorrido do mês de janeiro de 2020, um homem invadiu a casa da vítima, que reside no Povoado Bom Gosto, em Tutóia/MA, e teve com ela relação sexual mediante violência e grave ameaça. Ao tomar conhecimento do fato, a Polícia Civil passou à investigação e, através dela, conseguiu-se identificar R.G.B como o autor do crime, cuja Prisão Preventiva foi solicitada pelo Delegado que investigou o caso.

O suspeito fugiu da cidade por um tempo e, ao saber que na última quinta-feira (04) ela retornara para Tutóia, as forças policiais agiram e o capturaram pela manhã. Depois das formalidades, R.G.B. foi encaminhado ao Sistema Prisional e ficará à disposição da Justiça.


Publicidade


quinta-feira, 4 de março de 2021

CHAPADINHA | Prefeita Belezinha Adere ao Programa "Cidade Empreendedora" Desenvolvido pelo SEBRAE

Prefeita Belezinha, secretários, vereador Alberto Carlos
e equipe do Sebrae

Chapadinha (MA) - Quinta-Feira, 04.Março.2021

Secom

A Prefeita Belezinha assinou o termo de adesão ao Programa "Cidade Empreendedora" desenvolvido pelo SEBRAE, na tarde dessa quarta-feira (03).



Rosa Amélia, gerente regional e o consultor Elvis apresentaram o projeto como uma iniciativa do Sebrae que integra gestão pública e pequenos negócios em um ambiente de oportunidades, para estimular a economia local e desenvolver os municípios.



Por intermédio da Secretaria de Indústria e Comércio, a Prefeita aderiu ao programa e declarou que esta ação significa mais oportunidades para população, principalmente, àqueles que pretendem iniciar em algum empreendimento em nossa cidade.


Os secretários Allan Monteles (Indústria e Comércio), Vagner Júnior (Adjunto da Secretaria do Trabalho e Renda), Nara Macêdo (Educação), Murici (Agricultura), a diretora do Departamento de Tributos, Elma Araújo Machado e o vereador e líder do Governo, Alberto Carlos estiveram presentes no momento solene.


Publicidade


ANAPURUS | Secretaria de Saúde Realiza Panfletagem com Alertas e Medidas Preventivas Contra o Covid-19


Chapadinha (MA) - Quinta-Feira, 04.Março.2021

A Prefeitura de Anapurus através da Secretaria Municipal de Saúde - por meio da Vigilância Sanitária, promoveram nesta quarta-feira (03), uma panfletagem com orientações de como prevenir a população do novo Coronavírus.




Motoristas, motociclistas, usuários do transporte público, além de pedestres que passavam pelo balneário, receberam os folhetos informativos.




A coordenadora da saúde básica, Beatriz comentou que "nesta segunda onda de contaminação do novo Coronavírus é necessário que a gestão municipal aprove medidas que já funcionaram no começo da pandemia, a fim de proteger a população Anapuruense e, por isso a obrigação de novamente decretar restrições temporárias no município até que o índice de contaminação diminua."



A volta da panfletagem é pra o cidadão refletir que o vírus ainda existe. O uso de máscara vai ser sempre necessário.




Medidas de Prevenção


- Lavar as mãos com água e sabão com frequência;

- Se houver disponibilidade, utilizar álcool gel com frequência para higiene das mãos;

- Evitar tocar os olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

- Evitar contato próximo com pessoas doentes;

- Ficar em casa quando estiver doente;

- Cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

- Evitar compartilhar utensílios como garrafas de água, copos, talheres e toalhas de rosto;

- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

*Com contribuição do Blog da Rayssa Araújo


Publicidade


CHAPADINHA | Secretaria Municipal de Cultura: Comunicado aos Artistas


Chapadinha (MA) - Quinta-Feira, 04.Março.2021

Secom


Publicidade


ANAPURUS | Prefeita Vanderly Prestigia Encerramento do "Curso de Artesanato de Fibras de Buriti", no Povoado Brejinho


Chapadinha (MA) - Quinta-Feira, 04.Março.2021

Foi realizado nos dias (22 a 26) de fevereiro último, o 'Curso de Artesanato de Fibra de Buriti', no povoado Brejinho, zona rural do município de Anapurus.

Prefeita Vanderly, juntamente com a secretária municipal da Mulher, Leovana Guimarães, estiveram no encerramento do curso.


A chácara do Sr. Antônio Francisco, foi o espaço escolhido para mais uma capacitação, agora, usando como obra prima a fibra de buriti, típico na região.

O curso foi realizado em parceria com a Prefeitura de Anapurus, SENAR e Secretaria Municipal da Mulher.




Os participantes tiveram 40h de aula concluídos com sucesso.

Durante o curso foram confeccionados acessórios e utilitários, como bolsas, cestas, sandálias, tapetes, entre outras muitas peças.

De acordo com a instrutora Antônia, a folha da palmeira de buriti tem inúmeras aplicações e ela ensina o processo desde a retirada na mata, os cuidados que se deve ter para não danificar a planta, o processo de secagem, até a aplicação final em peças artesanais. “A fibra do buriti é tecida e pode ser utilizados para fabricação de bolsas, chapéus, sandálias, redes, colares e cintos, além de se constituir como uma fonte de renda para as famílias”, explicou.

*Com contribuição do Blog da Rayssa Araújo


Publicidade


quarta-feira, 3 de março de 2021

CHAPADINHA | Força-Tarefa da Prefeitura Realiza Capina, Roçagem e Varrição de Avenidas da Cidade


Chapadinha (MA) - Quarta-Feira, 03.Março.2021

Secom

Na manhã desta quarta-feira (03), iniciou-se o serviço de limpeza na Avenida Presidente Vargas. A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo tem realizado esse trabalho de capina e varrição pelas ruas de Chapadinha e conta também com o apoio da população para manter as ruas e avenidas limpas, fazendo o descarte correto dos lixos e entulhos, não os jogando em vias públicas e calçadas.

Os serviços serão rotineiros e realizados gradativamente em todos os bairros do município.


Publicidade


MA | Sefaz Prorroga Calendário de Pagamento do IPVA 2021


Chapadinha (MA) - Quarta-Feira, 03.Março.2021

A Secretaria de Fazenda (Sefaz), por meio da Portaria 75/2021, prorrogou para os meses de abril, maio e junho o calendário de pagamento do IPVA 2021 de veículos usados. O benefício de 10% para pagamento em cota única, segundo a Portaria, também foi prorrogado para até o dia 31 de março.

O secretário de Fazenda, Marcellus Ribeiro Alves, destacou que a medida foi necessária de acordo com o atual quadro sanitário vivenciado no Estado do Maranhão. “Estamos fazendo todo o possível para oferecer aos contribuintes prazos viáveis para se regularizarem sem maiores prejuízos, devido à pandemia”, destacou o dirigente fazendário.

Até o final de semana o sistema estará habilitado de acordo com os novos prazos.

O pagamento do imposto poderá ser feito em cota única ou parcelado em até três vezes. O contribuinte que optar pelo pagamento antecipado, em cota única, até 31 de março de 2021, terá 10% de desconto no valor do IPVA, de acordo com a Portaria.

O contribuinte que optar pelo parcelamento deverá quitar as cotas em ordem crescente, de forma que o pagamento da segunda cota fique condicionado ao pagamento da primeira, e assim sucessivamente.

Caso haja atraso no pagamento das referidas cotas, estas poderão ser quitadas com acréscimo de multa e juros moratórios calculados a partir do vencimento das mesmas.

Para consultar o IPVA 2021 e emitir o Documento de Arrecadação (DARE) para pagamento, o contribuinte pode acessar portal.sefaz.ma.gov.br e clicar na página “IPVA” ou acessar o site do Detran, no menu “Licenciamento 2021”.

O pagamento do IPVA pode ser feito pelos Bancos do Brasil, Bradesco e Caixa Econômica.

Os proprietários de veículos que optarem pelo parcelamento do IPVA 2021 realizarão o pagamento da primeira cota de acordo com o final da placa dos veículos, conforme tabela disponível no site da Secretaria de Fazenda (portal.sefaz.ma.gov.br).



Publicidade


CHAPADINHA | Prefeita Belezinha é Empossada Presidente da Junta Militar do Município

A cerimônia contou com a presença do 1º Tenente Antônio Carlos
Rocha Costa, Delegado de Serviço Militar do Posto de
Recrutamento e Mobilização de São Luís/MA; o Secretário da
Junta Militar de Chapadinha, Murilo Castelo Branco Cunha
e o Assistente Técnico, Rodrigo Lima de Andrade.

Chapadinha (MA) - Quarta-Feira, 03.Março.2021

Secom

No início da tarde desta quarta-feira (03), em ato simbólico, a prefeita Belezinha foi empossada como Presidente da Junta Militar, numa cerimônia cívico-militar, realizada no Gabinete da Prefeitura.



A Junta Militar é responsável pelo serviço de alistamento dos jovens do sexo masculino de 18 a 45 anos, prestando todo tipo de atendimento relativo à obtenção de documentos de natureza militar.



A cerimônia contou com a presença do 1º Tenente Antônio Carlos Rocha Costa, Delegado de Serviço Militar do Posto de Recrutamento e Mobilização de São Luís/MA; o Secretário Da Junta Militar de Chapadinha, Murilo Castelo Branco Cunha e o Assistente Técnico, Rodrigo Lima de Andrade.


CHAPADINHA GÁS
( Publicidade )


CHAPADINHA | Vereador Alberto Carlos (PL) Visita Posto de Saúde do Bairro da Cruz/São José


Chapadinha (MA) - Quarta-Feira, 03.Março.2021

No final da manhã desta terça-feira (2), o vereador Alberto Carlos (PL) esteve visitando a Unidade Básica de Saúde da Família do bairro da Cruz, que tem a profissional Luiza Chayanne como enfermeira da unidade. O objetivo do parlamentar foi buscar informações das ações já realizadas até aqui, bem como manter diálogo sobre a realidade e as perspectivas, buscando sempre a contínua melhoria dos serviços públicos à comunidade.

"Ressalto aos moradores dos bairros da Cruz e São José, a Unidade segue aberta para oferecer os serviços que englobam a Atenção Primária, que nada mais é do que a primeira atenção prestada. Oferecendo vacinação de rotina, acompanhamento pré-natal e pós-parto, consultas com médico Felipe Gomes e a enfermeira Luiza Chayanne. Com destaque para as consulta pré-natal, puerperal, puericultura, hiperdia e visitas domiciliares. Além disso, oportuno informar que as pessoas com suspeitas de covid 19 que procuram a unidade são mapeadas e notificada a vigilância epidemiológica para posterior testagem." - ponderou Alberto.

"Por fim, são oferecidos também testes rápidos de sífilis, hepatite C, hepatite B, HIV e dispensação de medicamentos." - finalizou o parlamentar.



CHAPADINHA - Câmara Aprova por Unanimidade Compra de Terreno para Construção de Quadra Coberta e Escola de 12 Salas, na Vila Isamara


Durante a discussão do projeto, houve acalorados debates entre oposição e situação, mas no fim, o projeto foi aprovado por todos os presentes.

Chapadinha (MA) - Quarta-Feira, 03.Março.2021


A Câmara Municipal de Chapadinha aprovou, por unanimidade, na sessão desta terça-feira, 2 de março, o projeto que autoriza a prefeitura a comprar um terreno para a construção de uma quadra poliesportiva coberta e uma escola de 12 salas de aula, no Bairro Nsa. Sra. de Fátima (Vila Isamara).

A sessão foi bastante agitada. De início, os vereadores de oposição, Júnior Carneiro e Mônica Pontes, disseram que não votariam a favor, não por serem contra a construção da escola, mas pelo valor do terreno (R$ 220 Mil), que, segundo eles seria fora da realidade.

Segundo os oposicionistas, no bairro haveria terreno com valor de R$ 70 mil, e que já estaria sendo negociado com a prefeitura na gestão passada.

Isalena Aguiar parabenizou o presidente Tote pela forma
comoconduziu a sessão, arrefecendo os ânimos e
evitando que o projeto fosse prejudicado.

O vereador Alberto, líder do governo na Câmara, e o presidente da Casa, Antonio Tote, travaram um acalorado debate com Júnior Carneiro, em defesa do projeto. Alberto disse que o terreno ao qual Junior Carneiro se referia não era apropriado, pois além de estar a cerca de 3 km de distância da comunidade, é localizado em uma área de boqueirão, sendo inviável a construção da quadra e da escola, dificultando uma possível ampliação.

Durante a discussão, os vereadores Isalena Aguiar, Nildo Santos e Nildinha Teles também se manifestaram em defesa do projeto.


Alberto chegou a pedir o adiamento da votação, o que já não era mais possível. Diante do imbróglio que poderia prejudicar a votação e deixar o bairro sem a nova escola, o presidente Tote interrompeu a sessão por alguns minutos, ocasião em que houve uma conversa entre os parlamentares, incluindo Júnior e Mônica.

Após o intervalo, houve a votação e o projeto foi aprovado por todos os presentes, sem nenhuma discussão. Em Chapadinha há apenas duas quadras poliesportivas vinculadas a escolas da rede municipal: os Colégios João Gomes (Areal) e D. Pedro (Cohab).

A vereadora Nildinha parabenizou a prefeita Belezinha pela iniciativa de buscar uma escola deste porte para uma comunidade tão necessitada de investimentos como a Vila Isamara.

Publicidade


CHAPADINHA | Secretaria Municipal de Educação (SEMED): Comunicado Importante!

Em razão do Decreto Municipal Nº 009, de 26 de fevereiro
de 2021, comunicamos que estão suspensas - até a próxima
notificação, as atividades escolares que promovam aglomeração.

Chapadinha (MA) - Quarta-Feira, 03.Março.2021

Secom


Publicidade


terça-feira, 2 de março de 2021

BURITI | Polícia Militar Recupera (Mais!) 03 Motocicletas Roubadas


Chapadinha (MA) - Terça-Feira, 02.Março.2021

Em cerca de 24h, entre o último domingo (28/02) e segunda-feira (1º/03), policiais militares foram acionados por meio de denúncias para diligências envolvendo ocorrência de roubo a motocicletas e a GU – Guarnição em serviço de Buriti (MA), composta pelo Sargento Sampaio, Cabo Portela e os Soldados Bacelar e Paiva, imediatamente, intensificaram as buscas a fim de localizar os veículos. As informações são do Correio Buritiense.

Três motocicletas - 02 CG Titan e 01 Biz - com registro de roubo/assalto, foram recuperadas na operação policial nos povoados buritienses Ramalho, Farias e Santa Fé.

Os veículos apreendidos foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil (DPC) para procedimentos cabíveis.


Publicidade


Arquivo do blog