WebNet

WebNet

sábado, 20 de abril de 2013

BURITI: Comerciante da Zona Rural é Encontrado Morto

 
 
 
 
Um crime brutal aconteceu na última quinta-feira, dia 18, na estrada que liga a sede de Buriti (município distante 74 km de Chapadinha) com o povoado Vila Pitombeira, na fronteira com Brejo. A bandidagem tá tão a vontade que de vez por outra estão cometendo atrocidades com cidadãos de bem. A vítima agora foi Sr. Leonardo, que residia na Vila Pitombeira, povoado distante da sede a mais ou menos 30 km.
 
Como era de costume, fazia suas compras para um pequeno comércio que matinha no povoado, onde vendia de tudo um pouco, e era cliente da Casa Borges. (fotos gentilmente cedidas Júnior da Casa Borges). O PORTAL BURITI teve acesso às últimas imagens do circuito interno do Comércio de Neto Borges na manhã do dia 18, onde o mesmo se deslocou para a sede pra fazer compras como de costume. Sr. Leonardo permaneceu entre as 10 até 11 horas, fez as compras, colocou no ônibus que faz linha para a Vila Pitombeira e viajou de moto (uma titan vermelha - foto abaixo no local onde foi encontrado sem vida).
 
 
 
O ônibus com sua mercadoria chegou na sua residência e o mesmo ainda não se encontrava lá. Depois de sua demora, parentes e amigos se mobilizaram na procura do mesmo na estrada que fica na chapada e o percurso (entre 10 a 15 km) é muito deserto, sem residência, onde já aconteceram muitos roubos de motos.
 
O local onde o corpo foi encontrado, na manhã da última sexta-feira (19), depois de centenas de pessoas terem passado toda a noite fazendo buscas na região estava com aparência de ter tido briga corporal, provavelmente pela reação de Leonardo ao latrocínio, onde muitas cápsulas de balas foram encontradas. A vítima, de acordo com informações, sempre viajava armada e o seu revólver não encontrava-se no local, apenas a bainha. No local também estava sua carteira revirada, mais o celular não foi roubado e nem a moto, o que leva a suspeitar de que após a reação, ele tenha baleado um dos meliantes o que impossibilitou dos mesmos levarem a moto.
 
Informações que correm em Buriti é que um corpo de um homem foi encontrado já no município de Brejo, estrada que liga o povoado até a nossa cidade vizinha, e a dedução feita é que talvez seja um provável envolvido no latrocínio, que depois de baleado gravemente, tenha se evadido do local com um comparsa. Sr. Leonardo foi alvejado por três tiros, um na altura dos rins e dois mais acima, na região abaixo dos ombros. A polícia investida o caso.
 
Sr. Leonardo foi enterrado na tarde da última sexta (19) no cemitério da Vila Pitombeira. Outro ponto que lamentamos muito e que entristece ainda mais nossos corações, é que alem da perda repentina de um cidadão trabalhador, ficaram agora órfãos de pai 7 crianças e sua esposa estava gestante do 8º filho, já no 4º mês de gravidez.
 
O PORTAL BURITI fica na torcida para que os investigadores das polícias civil e militar de Buriti e Brejo venham a prender os causadores dessa tragédia que infelizmente, apesar de não gostarmos nos rodeia no dia a dia tanto em nossa região, como mundo afora. Fica aqui nossos votos de pesar a toda a família e amigos do Sr. Leonardo.
 

Prefeita Belezinha Anuncia que Pagamento Voltará a Ser Dia 20

 
Em entrevista concedida à Rádio Cultura FM, na tarde da última sexta-feira (19), a prefeita de Chapadinha, Ducilene Belezinha, anunciou que a partir de maio, o pagamento dos servidores municipais que atuam na área da Educação, voltará a ser dia 20, como vinha ocorrendo nos últimos anos.

No próximo dia 23, os servidores da Educação (Semed) receberão os proventos referentes ao mês de abril.

A prefeita disse também, que está analisando a possibilidade de pagar, também, os servidores da saúde todo dia 20.
 

FAMEM Vai Realizar Seminários de Integração Municipal


Iniciativa visa discutir com gestores e a população assuntos relacionados a administração pública municipal. Primeira edição será promovida em Imperatriz no próximo mês.
 
Com o objetivo de discutir com os prefeitos e prefeitas assuntos importantes relacionados a gestão pública, a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) vai promover, a partir deste próximo mês, seminários de integração municipal em todas as regiões do Estado.
 
A elaboração do plano de trabalho e as diretrizes a serem executadas começaram a ser traçadas pela diretoria da entidade municipalista durante reunião realizada esta semana e da qual participaram o presidente Gil Cutrim (prefeito de São José de Ribamar), Sérgio Albuquerque Bogéa (secretário-geral e prefeito de Primeira Cruz), Djalma Melo (tesoureiro e prefeito de Arari), Ribamar Alves (diretor de Saúde e prefeito de Santa Inês), José Leonardo Maciel (diretor de Previdência e Assistência Social e prefeito de Vitorino Freire), Cláudio Cunha (membro do Conselho Fiscal e prefeito de Apicum Açu), Maria Ducilene Pontes (integrante do Conselho Fiscal e prefeita de Chapadinha) e Joel Dourado (membro do Conselho de Ética e prefeito de Cajari).
 
Os seminários organizados pela entidade municipalista terão caráter pedagógico e informativo, sempre abordando temas que possam otimizar a administração pública municipal, tais como Capacitação em Recursos Federais (Siconv); Resíduos Sólidos; RH e Folha de Pagamento; Controle Externo; Gestão Pública Eficiente; Previdência Social; Lei Geral de Micro e Pequena Empresa; Improbidade Administrativa; Saúde; Educação (fundeb); parcerias entre Estado e Municípios; dentre outros.
 
Para atingir os 217 municípios, o Estado será dividido em dez regiões (Imperatriz, Balsas, Caxias, Presidente Dutra/Pedreiras, São João dos Patos, Santa Inês, Bacabal, Pinheiro, Chapadinha e São Luís).
 
A primeira região a receber a iniciativa será a Tocantina ¿ que envolve as cidades de Açailândia, Amarante do Maranhão, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Campestre do Maranhão, Cidelândia, Davinópolis, Estreito, Governador Edson Lobão, Itinga do Maranhão, João Lisboa, Lajeado Novo, Montes Altos, Porto Franco, Ribamar Fiquene, São Francisco do Brejão, São Pedro da Água Branca, São João do Paraíso, Senador La Roque e Vila Nova dos Martírios - cuja realização do seminário acontece neste próximo mês na cidade de Imperatriz.
 
Os temas ou assuntos, de acordo com o que foi discutido na reunião, serão abordados por especialistas das respectivas áreas e discutidos também com servidores do município e a própria população. 'A ideia dos seminários é envolver, além dos gestores públicos municipais, toda a sociedade maranhense. Discutir assuntos que possam contribuir com o crescimento social e econômico da cidade, além de ouvir de todos os segmentos da sociedade civil organizada as suas reivindicações', explicou Gil Cutrim.
 
 
Crédito das fotos: Silas Serra/ASSCOM FAMEM

Professores de Chapadinha Aderem a Greve Nacional pela Educação

 
Do blog do Sindchap

Foi decidido por unanimidade na Assembléia Geral do Sindicatos do Servidores Públicos Municipais de Chapadinha-MA (SINDCHAP), nesta sexta-feira (19) que os professores da rede municipal de ensino irão participar da Greve Nacional nos dias 23,24,25 de abril, organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

A categoria decidiu ainda impetrar 2 processos: 1º -Mandado de segurança contra o poder público para garantir o cumprimento imediato da lei do piso que reduziu 1/3 da carga horária dos professores para o planejamento pedagógico (L 11.738, Art. 2 § 4º); 2º- Ação Trabalhista pelo pagamento de horas-extras pelo período trabalhado desde 2008 quando foi sancionado a lei.

Em reunião da diretoria do Sindchap com a prefeita, Ducilene Pontes e o secretário de Educação, Francejane Magalhães, na prefeitura, na manhã de ontem (19), o secretário informou que a Semed, até o final da próxima semana, que coincide com o período da Paralisação, terá concluído os estudos quanto aos impactos de contratações e financeiro que o município terá que arcar com a aplicação da redução de carga horária dos professores. O mesmo disse que irá explanar o estudo à categoria em Assembléia para juntos buscarem a viabilidade da aplicação da lei. No ínterim, os professores resolveram buscar seus direitos por via judicial, para que tão breve seja aplicado a lei.

A programação das manifestações nos 3 dias será enviado a todas as escolas municipais ainda no início da semana, sendo que os professores irão se reunir na terça feira (23) na sede do sindicato às 7:30hs e saída as 8:00hs para a Praça da Matriz, unindo aos professores da rede estadual, sob organização da professora Leodenes Baggio, presidente da delegacia regional do Sinproesemma em Chapadinha.

Quanto as pautas dos ASGs, Vigilantes e demais categorias vão ser encaminhado a Câmara Municipal propostas de projetos de leis para serem apreciados pelos vereadores, para posterior aprovação e sanção do poder executivo, sendo enquadrada no PCCR, garantindo assim os direitos dos servidores públicos.

Por: Enedilson Santos
Secretário Geral do Sindchap
 

Secretaria de Saúde Recebe Vista Técnica do Departamento de Atenção Básica do Estado

 
Ascom/PMC

A Secretaria Municipal de Saúde de Chapadinha recebeu na última quinta-feira (18) a visita técnica equipe do departamento de Atenção Básica do Estado para tratar dos elementos essenciais de reorientação do modelo da atenção básica.

O departamento ofereceu apoio à secretaria para o treinamento de profissionais e a adesão aos novos programas como o PMAQ (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica), Saúde na Escola, Provab (Programa de Valorização da Atenção Básica) entre outros.
A equipe do Estado foi recebida pelo secretário municipal de Saúde, Dr. Charles Bacellar, e a coordenadora da Atenção Básica, Marjorie Mesquita, que firmaram acordo para o treinamento e adequação das equipes da saúde da família em Chapadinha e assim habilitá-las para receber o benefício do Ministério da Saúde.
 

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Notícias da Paróquia de Chapadinha

1- No momento em que escrevíamos este noticiário, estava decorrendo o Primeiro Retiro de Preparação para as Santas Missões Populares na Paróquia. Muita participação (cerca de 700 pessoas) e grande entusiasmo. Como Assessor veio o Reverendo Pe. António, Pároco de Lima Campos, onde já se realizaram as Santas Missões Populares há 17 anos. De notar o extraordinário colorido que dezenas de bandeiras, representando comunidades da cidade e do interior, apresentam na assembléia. O retiro está a ser coordenado por um secretariado constituído por membros de comunidades da cidade.
 
 
2- No Domingo passado (14), por volta das 6h da manhã, foi realizada uma Caminhada, que culminou com a celebração da Eucaristia, na Igreja Matriz. Só houve missa a noite. Nos bairros não houve celebração da Eucaristia.
 
 
3- A construção da igreja de São José (no conjunto habitacional das mil casas - bairro Areal)está caminhando para o fim. Acabou-se de colocar o piso no templo e esta semana já se construiu o muro de proteção entre a igreja e o caminho que passa ao lado. Na próxima semana vai-se fazer o piso do acesso à igreja dentro do pátio e começar a rebocar a casa que serviu de almoxarifado e que vai servir de salas de catequese. Está também combinado com o pintor Êxodo fazer as imagens na frente do templo que vai ser consagrado ao Espírito Santo. A Inauguração da igreja de São José, onde a Paróquia gastou mais de R$: 250.000,00, vai ser inaugurada no próximo dia 5 de Maio, à tarde, pelas 16h. Desde já convidamos comunidades e pastorais e a população em geral para participar. O grupo de pessoas que se reúne lá e que vai ser constituído em comunidade cristã se está preparando para o ato.


4- Pe. Neves viajará para Portugal logo após a inauguração da igreja de São José. Impressionante o vasto e generoso ramalhete de boatos que surge quando o Pároco se ausenta. Muitas pessoas têm perguntado se ele vai e não volta. Tudo isso é boato. Pe. Neves vai tratar de sua saúde e ter um tempo de descanso com seus irmãos em Portugal. Se Deus quiser, estará de volta em fins de Junho para começar os preparativos do Festejo da Padroeira que este ano tem que superar todos os outros que se têm realizado. Mas superar na participação e beleza espiritual de todos. Não nos pronunciamos contra o Carnaval nem contra as festas religiosas. Mas juntar as duas coisas não pode ser. Queremos uma festa da Padroeira que nos leve a imitar Maria, a grande discípula e missionária de Jesus.
 

5- Muita literatura se tem feito a comentar os 100 primeiros dias de administração da nova Equipe Municipal. Sabemos que a nível nacional, os produtos estão todos subindo e o comércio foi influenciado. Não se pode atribuir à mudança de Governo no Município tudo isso, embora a mudança do dia de pagamento pode ter freado, por enquanto, as compras. Vemos boa vontade em melhorar situações que estavam caóticas, mas, por exemplo, no Hospital e na Educação, as coisas ainda não estão como se querem. O blog da transparência está sem explicações. Também piorar mais do que estava seria um pouco impossível! Agora é preciso dar prioridade ao trabalho e descer do palanque da política, opção que ainda não se viu.
 

6- Embora o Pároco, Pe. Neves, não tenha participado da audiência realizada na Câmara sobre a lei que querem fazer, proibindo o Ministério Público de fazer investigações, somos contra essa lei. Políticos vêem que Ministério Público está a incomodá-los e então querem retirar-lhe o poder de investigar. Quem não deve não teme. Somos, absolutamente, contra a criação dessa lei e vamos pedir a participação de todos num baixo-assinado contra. Mas em Chapadinha os senhores Promotores deviam aparecer mais a público, se integrar na sociedade.
 

7- Estamos pensando e pedimos a opinião de todos sobre alugar ou não a antiga casa das Irmãs da Caridade para uma Secretaria Municipal. A casa está vaga esperando que o Senhor Bispo decida ou não vir para Chapadinha. Mas continuar vazia por mais tempo, estraga-se demais. A casa precisa de urgente arranjo e talvez seja melhor alugá-la. Pedimos opiniões.

 

CHAPADINHA: VISA se Reúne com Comerciantes que Abatem Frango

 
Ascom/PMC

A Vigilância Sanitária (VISA) se reuniu na tarde da última terça-feira (16), com comerciantes que abatem frangos em Chapadinha com o objetivo de orientar os profissionais da área quanto ao manejo correto do produto desde o abate, transporte e comercialização.
 
De acordo com o coordenador da VISA, Edvar Júnyor, a principal preocupação do órgão é garantir que o alimento chegue à mesa do consumidor com qualidade.
 
Nossa intenção é alertar aos comerciantes dessa área para os cuidados e riscos com o manejo desse alimento, pois qualquer descuido pode causar complicações de saúde para quem consumi-lo”, disse o coordenador.
 
Entre as recomendações repassadas está a necessidade de adequação do local de abate (estrutura física e condições sanitárias adequadas), confecção das Carteiras de Saúde dos funcionários envolvidos em todo o processo, regulamentação do transporte do frango abatido aos frigoríficos, destinação correta do lixo gerado e outras recomendações importantes para a comercialização saudável dos produtos em questão.
 
Na oportunidade foi estipulado um prazo de adequação dos estabelecimentos às normas de higiene, e que após esse prazo, quem não cumprir o determinado ficará passível às sanções sanitárias vigentes, sem prejuízo das sanções civis e criminais.
 
 
 
 
 
 

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Blog do Garrone: Deu no D.O./MA

A Vida é uma festa – A prefeitura de Vargem Grande assinou contrato, através de pregão presencial, com a N.N. Serviços Produções e Eventos Ltda. para organizar e executar eventos no município durante doze meses, por R$ 768.550,00.
 
Detergente – A prefeitura de Nina Rodrigues assinou contrato, através de pregão presencial, com a V.B. Moreira -ME para fornecer materiais de expediente e limpeza durante doze meses, por R$ 1.427.094,00.
 
Campanha – Antes de deixar a Casa Civil, o secretário Luís Fernando fez questão de assinar contrato, através de pregão presencial, com a PMR Táxi Aéreo, para fornecer jato e helicóptero até 31 de dezembro, por R$ 7.480.000,00.


*Resumido. Postagem na íntegra no blog do Raimundo Garrone

Diretoria da Subseção de Chapadinha é Empossada

 
 
A diretoria da Subseção de Chapadinha foi empossada, no último dia (11). O dirigente da OAB/MA, Mário Macieira, presidiu a cerimônia de posse. A Subseção de Chapadinha é comandada pelo advogado Galdêncio Almeida Gomes, que vai dirigir a unidade da OAB pela segunda vez e encabeçou a chapa “Dr. Tomé de Gomes Lima”.

Também compõem a diretoria da Subseção de Chapadinha os advogados: Almir Lopes Moreira Filho (vice-presidente); Meuseana Almeida dos Reis (secretária geral); Raimundo Elcio Aguiar de Sousa (secretário geral adjunto); e Gilmara Lima de Almeida (tesoureira).
 

URBANO SANTOS: Município Ganha Centro de Apoio à Cidadania

 
 
Urbano Santos passa a contar com um moderno Centro de Apoio à Cidadania que emite Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, CPF, Alistamento Militar e NIT (Antigo PIS).

Na inauguração, que ocorreu nesta quarta-feira (17 ), e estiveram presentes a prefeita Iracema Vale, o representante da Junta Militar Miqueletto Marques, a secretária de Cidadania Ivanildes Bastos, o presidente da Câmara Municipal Prof. Raimundo, além vários vereadores e público em geral.
 
 
Foi o serviço militar se obrigatório, mas cabe às prefeituras fazer o alistamento, "agora o jovem de Urbano Santos não terá que se deslocar até São Luís, fazendo despesas as vezes fora de suas possibilidades, para se alistar, fazer um CPF, tirar carteira de identidade, etc." - lembrou Iracema Vale.

Ivanildes Bastos aproveitou para pedir publicamente a todos os servidores que atendam com bastante cordialidade a população de Urbano Santos.

Os serviços de emissão de documentos serão permanentes, o ano todo, não é um mutirão portanto não é necessário pressa lembrou a prefeita.
 

SINDCHAP: Convocatória para Assembléia Geral

 
O SINDCHAP - Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Chapadinha-MA, CONVOCA todos os associados para participarem da ASSEMBLÉIA GERAL que acontecerá nesta sexta-feira, dia 19 de Abril de 2013, às 17h, na sede da entidade, para debater e discutir a seguinte pauta:
 

- Proposta de Parceria com o INEP (Instituto Nacional de Educação Profissional) para a implantação de cursos de qualificação;

- Propostas de Projetos de leis a serem encaminhado à Câmara Municipal para ser discutido junto com os vereadores sobre os direitos reivindicados pelos servidores da saúde, educação e demais categorias, visando as devidas atualizações do PCCR;

- Lei do piso Nacional do Magistério referente a aplicação de 1/3 da carga horária em atividades de planejamento pedagógico (Lei 11.738, Art. 2 § 4º);

- Discussão sobre a Paralisação em adesão a Greve Nacional organizada em todo o país pela Confederação Nacional do Trabalhadores em Educação (CNTE) marcada para os dias 23,24 e 25 de abril de 2013;

- Outros assuntos de interesses da categoria.

Certo de contarmos com a presença de todos, nossas saudações sindicais.
 

ARMANDO FERREIRA DE ARAÚJO
(Presidente)

 

TUTÓIA: Secretário Luis Fernando Inaugura Reforma Asfáltica que Liga o Município ao Povoado Cana Brava

 
Do blog do Daby Santos

O secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, representando a governadora Roseana Sarney, inaugurou nesta quarta-feira (17) o recapeamento do asfalto que liga a cidade de Tutóia ao povoado Cana Brava, no município de Água Doce do Maranhão.

No evento estavam presentes os prefeitos de Tutóia, Raimundo Nonato Abraão Baquil (Diringa); de Água Doce do Maranhão, Rocha Filho; de Araioses, Valéria do Manin Leal; de Magalhães de Almeida, Neto Carvalho; de Santa Quitéria, Neda Augusta de Lima Meireles da Silva (Neidinha do Paulão) que é vice-prefeita daquela cidade, mas está no exercício do cargo, pois o titular Sebastião Moreira, se encontra em São Paulo (SP) fazendo tratamento de saúde.
 
 
 
Presente ainda os prefeitos de Santana do Maranhão (Francisca Maria), de Mata Roma (Carmem Neta), de Paulino Neves (Raimundo Filho), e de Brejo (Omar Filho) e vários vice-prefeitos e vereadores da região.

Luis Fernando que já se movimenta como candidato a governador do Maranhão pelo grupo de Roseana Sarney nas eleições do ano que vem, inaugurou a reforma de 41,25 Km da rodovia MA-034 que liga Tutóia ao povoado Canabrava. Esse trecho de asfalto foi feito por Roseana Sarney em seu primeiro governo (1995/98) a pedido do então deputado estadual Zé Orlando. A obra custou ao contribuinte maranhense à soma de R$ 9.887.426,82 e já tinham sido realizados nela, ao logo desse tempo, alguns serviços de tapa-buraco.

 
Comitiva de Araioses

Além da prefeita Valéria Leal e de seu pai Manin Leal fizeram parte da comitiva de Araioses, presentes ao evento em Tutóia, o vice-prefeito Mano Gonçalves, os vereadores Julio César (presidente da Câmara), Telson Bittencourt Leal, o secretário de comunicação Daby Santos e outros membros de seu governo.

A prefeita Valéria Leal, Manin Leal e Mano Gonçalves aproveitaram o momento para cobrar do secretário Luis Fernando o asfalto que liga Água Doce do Maranhão a Araioses. Foi dito a ele que a governadora assumiu esse compromisso por ocasião de sua visita a região para inaugurar o asfalto que liga o povoado de Barro Duro em Tutóia a Água Doce em 18 de janeiro. Reveja
aqui.

O trecho de 30 km está intrafegável e se feito vai facilitar muito a comunicação terrestre da região e contribuir, de forma muito significativa, para o desenvolvimento do turismo nas cidades que ela vai ligar, entre outras atividades.

Se não for feita agora nesse período pré-eleitoral dificilmente será feita algum dia.

Nonato Baleco Cumpre Agenda em Brasília

Weverton Rocha, Nonato Baleco e José Baleco e o Ministro do Trabalho Manoel Dias

Do Portal Gaditas

Acompanhado do Deputado Federal Weverton Rocha -PDT, Nonato Baleco, presidente da Câmara Municipal de Chapadinha, esteve reunido com lideranças pedetistas dentre as quais o Senador Acir Gurgacz e o Ministro do Trabalho Manoel Dias -PDT.

Weverton Rocha, Nonato Baleco e José Baleco com o Senador Acir Gurgacz-PDT
 
Durante as visitas, Baleco esteve reunido ainda com o Presidente da EMBRATUR, Flávio Dino, tratando de temas relacionados a Chapadinha e ao Maranhão.

Weverton Rocha, Nonato Baleco e José Baleco e o Presidente da EMBRATUR Flávio Dino
 
Nonato Baleco esteve acompanhado do irmão e Presidente do PDT de Chapadinha, empresário José Baleco (Grupo SS).
 

Aniversariante do Dia...

 
Dentre os Aniversariante do Dia, desta quinta-feira, dia 18 de abril, o blog parabeniza o jovem Pedro, pela passagem de sua data natalícia! Ele é filho do casal de amigos, Carlos Flávio (Engenheiro Agronomo) e de Simone Rego (Enfermeira).
 
 
 
Nos congratulamos, também, com o radialista e professor Antonio Marcos Lopes - na foto, com sua esposa, Regiana Cardoso.
 
 
Felicidades a todos!

Ex-Prefeito de Urbano Santos é Preso em São Luís

O ex-prefeito e atual secretário municipal em Urbano Santos, Aldenir Santana Neves (PDT) foi preso na manhã desta quinta-feira (18), em sua residência no bairro Vinhais, em São Luís.
 
A prisão de Aldenir Santana Neves é resultado de uma ação conjunta do Ministério Público com a Seic (Superintendência Estadual de Investigações Criminais), que investiga a má aplicação de recursos públicos da prefeitura.
 
Condenações
Em fevereiro deste ano, o TCE condenou o ex-prefeito de Urbano Santos, Aldenir Santana Neves, a devolver ao erário a espantosa soma de R$ 11,4 milhões. Aldenir Santana teve reprovada sua prestação de contas relativa ao exercício de 2007.
 
O ex-preteito também responde por um débito de R$ 266 mil decorrente do julgamento irregular das contas do Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS), com multas que totalizam R$ 68,2 mil.
 
No ano passado, Aldenir Santana Neves foi denunciado pelo Ministério Público Federal por causar prejuízos à Previdência. De acordo com auditoria realizada pela Receita Federal, o município teria, durante dois anos, deixado de repassar ao INSS o valor descontado da folha de pagamento dos trabalhadores da prefeitura.
 
A auditoria também apontou omissão das contribuições previdenciárias a cargo da prefeitura destinadas à Seguridade Social na Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência (GFIP), o que gerou um prejuízo de quase R$ 8 milhões ao órgão federal.
 
As irregularidades ocorreram entre julho de 2006 e dezembro de 2008, no primeiro mandato de Aldenir Santana. Apesar de não ter sido reeleito, assumiu a prefeitura em setembro de 2011, quando o prefeito então eleito, Abnadab Silveira Leda, foi afastado pelo Tribunal Superior Eleitoral.
 
Em maio de 2010, o município foi multado duas vezes pelas informações incorretas e omissas nas GFIP, em valor que totaliza R$ 633.707,00. Apesar de terem sido aplicadas no mandato do prefeito afastado, elas se referem ao período em que Aldenir Santana estava à frente do município.
 
 
 

CHAPADINHA: Alunos do CCAA/UFMA Realizam Trote Solidário

 
Do Blog do Foguinho

Os alunos da UFMA de Chapadinha realizaram durante toda manhã desta quarta-feira (17), na Praça Coronel Luis Vieira - Centro, o 3º Trote Solidário do Campus IV/CCAA/UFMA.

O Trote Solidário foi uma criação da Assistente Social, Ezenilde Rocha, que criou um trote diferente, que é feito com solidariedade, em arrecadação de alimentos para ser distribuído para as famílias carentes dos bairros humildes de Chapadinha.

Ezenilde disse que esse trote é a recepção dos 120 alunos que iniciaram os cursos de Agronomia, Biologia e Zootecnia em 2013, e os veteranos ajudaram e participaram da festa de boas vinda para a chegada dos novos colegas.

Os trotes de antigamente eram com muitas bebidas, violência e depilação total do cabelo de cabeça, causavam transtornos e muitos jovens entravam em coma alcoólico. Hoje em dia os trotes estão bem diferentes, e com a arrecadação de alimentos, os universitários vivenciam a solidariedade e começam ajudando os mais necessitados.


Veja mais fotos abaixo:
 
 
 
 
 
 
 
 
 

CAMPEONATO MARANHENSE: "Em Casa" Santa Quitéria Perde por 2x1 para o BEC

Na tarde dessa quarta-feira (17), em jogo válido pela quarta rodada do returno do Campeonato Maranhense, o Bacabal surpreendeu o Santa Quitéria em pleno estádio Rodrigão e venceu o jogo por 2 a 1. Os gols do Leão do Mearim foram marcados por Anderson e Luciano, enquanto Matheus descontou para os anfitriões, já no fim da partida.
 
Finalista do primeiro turno, o Bacabal segue com uma boa campanha no returno, ocupando a vice-liderança após quatro partidas, com sete pontos ganhos. O Santa Quitéria, por sua vez, possui os mesmos quatro pontos de Imperatriz e São José, mas perde nos critérios de desempate e ocupa a sexta posição.
 
Na próxima rodada, a quinta do segundo turno, o Bacabal volta a jogar em casa, no estádio Correão, contra o Balsas. A partida será realizada no domingo (21). Já o Santa Quitéria joga um dia depois, na segunda-feira (22), contra o Sampaio Corrêa, no Nhozinho Santos.
 
 
 

TCE Desaprova Contas de Ex-Gestoras de Nina Rodrigues e Santa Quitéria

Título original: TCE condena ex-prefeito de Cândido Mendes a devolver mais de R$ 6 milhões
 
O Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) condenou o ex-prefeito de Cândido Mendes, José Ribamar Ribeiro Castelo Branco, a devolver R$ 6,2 milhões aos cofres públicos. A decisão foi tomada na sessão do Pleno desta quarta-feira (17), na qual foram desaprovadas as contas de governo do gestor referentes ao exercício financeiro de 2008.
 
No mesmo processo, que teve como relator o conselheiro-substituto Antonio Blecaute Costa Barbosa, foram julgadas irregulares as tomadas de contas tomadas da Administração Direta (contas de gestão) e também do Fundo Municipal de Saúde (FMS), do Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
 
Do débito imposto ao gestor, R$ 5 milhões são relativos a recursos do Fundeb gastos irregularmente, do qual decorre multa de R$ 54 mil. O restante, R$ 1,2 milhão, pertencem ao Fundo Municipal de Saúde, sobre os quais o gestor terá que pagar multa de 25%, além de outra no valor de R$ 2 mil. Como se trata de primeiro julgamento, o gestor deverá recorrer da decisão.
 
Nina Rodrigues
Também foram desaprovadas as contas de Iara Quaresma do Vale Rodrigues, ex-prefeita de Nina Rodrigues, relativas ao exercício financeiro de 2008, com julgamento irregular das contas de gestão e dos Fundos (FMAS, FMS e Fundeb). O débito com o erário é de R$ 23,3 mil e as multas somam um total de R$ 68 mil.
 
Santa Quitéria do MA
Entre as câmaras municipais, foram julgadas irregulares as contas de Maria Ivanice Bastos Pimenta Leal (Santa Quitéria do Maranhão, 2008), com débito de R$ 21,5 mil e multas no total de R$ 5 mil e de Raimundo Nilo Maciel (Matões do Norte, 2008), com multas no total de R$ 12,8 mil.
 
 
*Resumido.
 
 

quarta-feira, 17 de abril de 2013

BURITI: Homem Recorre ao Suicídio

Por volta do meio-dia desta quarta-feira (17), um homem, conhecido como "Daluz", aparentando 40 anos, foi achado enforcado em sua residência, no bairro Bacuri, na cidade de Buriti, município distante 74 km de Chapadinha.

Segundo informações, a motivação do suicídio seria passional.
 
 

 

URE/Chapadinha: Soluções para a Falta de Professores

Foto/Arquivo: Sousa Neto
 
A Unidade Regional de Educação (URE) de Chapadinha, em conjunto com a equipe técnica da Secretaria Adjunta de Ensino, da SEDUC, se reuniram durante esta quarta-feira (17), em Chapadinha, procedendo a reanálise dos mapeamentos de professores nas três escolas da sede da Regional, CE Raimundo Araújo, CE Dr. Otávio Vieira Passos e CE Dr. Paulo Ramos.
 
O gestor regional, Prof. Janio Ayres, está confiante em encontrar uma solução efetiva para a falta de professores na Rede Estadual de Ensino em Chapadinha.
 
 
 

MATA ROMA: Finalmente! - Caminho de Acesso Ananpurus/Mata Roma Será Reconstruído

 
 
A Secretaria de Estado de Infraestrutura - SINFRA vai inicia as obras a partir da próxima segunda-feira (22).
 
Não sabemos ainda de onde partirá o início das obras, mas, sabemos que os 06 Km entre Mata Roma e Anapurus será reconstruído em breve.

O valor do investimento: R$ 588.038,51 - e vai gerar cerca de 45 empregos diretos, numa extensão de 47,8 Km. O prazo de Execução é de 90 dias (03 meses) para o Trecho BR-222 Chapadinha – Anapurus e MA-234 Anapurus – Mata Roma.
 

VARGEM GRANDE: População se Revolta com Feirantes do Mercado Municipal

 
Na manhã desta quarta-feira (17) a população de Vargem Grande, município distante 73 km de Chapadinha, teve uma notícia nada agradável, eles souberam que estavam sendo “roubados” sem saber.
 
Pela manhã a confusão no Mercado Público Municipal estava feita. Os consumidores descobriram que: na compra de 1 kg de carne, na verdade, levavam só 800 gramas, pois as balanças estavam com um peso de 200 gramas à mais.
 
A revolta foi geral, quem estava presente no momento – por volta das 7h – viu!
 
Como o quilo da carne custa R$ 9,00, eles dizem pra gente comprar logo os R$ 10,00 por não tem o troco. Assim pagamos por 1,200 kg e só levamos 1 kg”, disse um consumidor revoltado.
 
Em conversa com a assessoria jurídica do blog (do Alpanir Mesquita) fomos informados de que no caso cabe um processo civil e criminal, pois o mesmo é enquadrado como estelionato.
 
Cuidado feirantes, lesar os clientes é crime!
 
 
*Imagem meramente ilustrativa
 

Prefeitura Participa de Reunião Sobre o "Dia D" de Combate à Exploração Infantil

 
 
Representantes da prefeitura municipal de Chapadinha, reuniram-se na tarde desta terça-feira (16) com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), vereadores, Polícia Militar, entidades religiosas e demais segmentos, para planejar o dia 18 de maio, que é lembrado como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
 
O Conselho, apoiado pela prefeitura e demais segmentos, organiza uma programação toda especial para a data, a fim de chamar à atenção da sociedade para as violações cometidas contra o menor.
 
 
O secretário municipal de Administração, Dr. Ilmar Mota, representando a prefeita Ducilene Belezinha, ressaltou a importância do momento declarando apoio ao evento. “Sempre sensível a causa, a prefeita está de braços abertos para ajudar no que for preciso”- disse ele.

As ações para o "dia D", incluem palestras nas escolas, panfletagem, caminhadas, divulgação sonora, entre outros.
 
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído por lei federal, em alusão a 18 de maio de 1973, quando a menina Araceli, de apenas 8 anos, foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens da classe média alta de Vitória (ES). Apesar de sua natureza hedionda, o crime prescreveu e os assassinos ficaram impunes.
 

Prefeitura de Chapadinha Realiza Pregão Presencial para Aquisição de Material Gráfico

 
Ascom/PMC

A prefeitura municipal de Chapadinha, realizou na manhã desta quarta-feira (17), na sala de licitações do município, um pregão presencial que contou com a participação de várias empresas.

O pregão foi realizado para a aquisição de serviços gráficos para as secretarias dos municípios.
De acordo com pregoeiro responsável pelo processo licitatório, Jhonny Marques, o certame ocorreu tranquilamente e a empresa vencedora, J F Mafra, ganhou por ter oferecido o menor preço.
 
 
 
Participaram ainda, as empresas, V do S Cardoso do Nascimento; Editora Gráfica Aliança LTDA; Gráfica Minerva LTDA e F P Borges Comercio. Além da equipe de finanças e de licitações da prefeitura e dois parlamentares, Eduardo Braga e Murici.
 
A licitação de nº 019/2013 e processo administrativo 29031011/13/PMC, foi lançada no site do Diário Oficial do Maranhão e no jornal impresso Extra, no dia 04 de abril.
 

Prefeita Ducilene Belezinha Empossa Novos Membros do COMAE e FUNDEB

 
Ascom/PMC
 
A prefeita Ducilene Belezinha, deu posse na tarde da última terça-feira (16), aos novos membros do Conselho Municipal de Alimentação Escolar- COMAE e do Conselho do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB.
 
 
 
Parabenizo a todos os membros empossados neste dia e acredito que trabalhando juntos chegaremos ao consenso para encontrarmos soluções para melhorarmos nossa educação”, disse a prefeita.
 
Na oportunidade foram eleitos, de maneira democrática, os presidentes e vices dos dois conselhos.
 
Na semana passada (dia 09), também foram empossados os membros do Conselho Municipal de Educação- CME, com presidente e vice.
 
Todos os membros dos conselhos foram indicados pelos segmentos que representam.
 
De acordo com o secretário municipal de Educação, Francejane Magalhães, os conselhos tem a função de fiscalizar, criticar e sugerir soluções para que a educação seja desenvolvida da melhor maneira possível com a aplicação dos recursos de maneira transparente.
 
 
 
Compreendemos os conselhos como parceiros e todas as sugestões, críticas e cobranças são bem-vindas, pois acreditamos que juntos encontraremos soluções para os problemas que surgirem”, disse o secretário.
 
O CME conta com 19 conselheiros sendo professores, diretores, pais de alunos, representantes da sociedade civil e sindicato. Os novos membros terão pelos próximos 3 anos a função de acompanhar a organização e aplicação das normas educacionais da rede municipal de ensino. Também são atribuições do conselho presentar propostas pedagógicas, definir o calendário escolar e checar a documentação dos alunos.
 
O conselho funciona com duas câmaras. Sendo uma a básica, que trata da organização da educação e a outra, trata da Legislação e normas da educação.
 
O COMAE conta com representantes do poder executivo, professores, pais de alunos, trabalhadores rurais e conselho tutelar. Sendo que o mandato dos membros tem duração de 4 anos podendo ser reconduzidos de acordo com a indicação dos seus respectivos segmentos.
FUNDEB conta representantes do poder executivo, legislativo, da Secretaria Municipal de Educação, do CME, diretores de escolas, técnicos administrativos, Sindicatos dos Servidores Públicos, Conselho Tutelar, alunos de rede municipal de ensino e pais de alunos. O mandato do conselho do FUNDEB tem duração de dois anos sendo permitida uma única recondução para subsequente por apenas uma vez.
O município conta com três conselhos que agora estão formados e aptos para exercer suas respectivas funções.
 
 
 
 
 
 
 
 

Arquivo do blog