WebNet

WebNet

segunda-feira, 15 de abril de 2013

VARGEM GRANDE: Agerp Qualifica Caprinocultores Leiteiros

 
A Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes), realizou o 1º Dia de Campo sobre caprinocultura leiteira, na fazenda Baixinha, a 10 quilômetros do município de Vargem Grande.
 
A iniciativa contou com apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae) e da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Vargem Grande (ACCOVAG), e teve como finalidade, oferecer aos pequenos e médios criadores de caprinos e ovinos locais e circunvizinhos, oportunidades de conhecimentos
das técnicas disponíveis para a otimização da produção comercial dessa espécie.
"O Dia de Campo foi uma ação estratégica da Agerp, cuja intenção é levar conhecimento  aos criadores de Vargem Grande e de cidades circunvizinhas na área da caprinocultura leiteira e de carne", ressaltou o presidente da Agerp, Jorge Fortes.

Segundo Jorge Fortes, o município de Vargem Grande mantêm atualmente o maior rebanho do estado, com uma média de 25 mil cabeças de caprinos e ovinos, onde se destaca, além da produção de leite e derivados, a comercialização de carne.

Para ele, todas as atividades relativas à capriconultura, na região, têm por finalidade elevar a qualidade da produção tendo em vista o funcionamento em breve de um laticínio em Vargem Grande, que beneficiará leite de cabra e atenderá a população maranhense com a oferta do produto e derivados.

Cerca de 250 pessoas - entre agrônomos, técnicos, criadores, empresários e representantes políticos -, estiveram presentes na abertura do evento. Durante as atividades, os interessados receberam informações acerca das características das raças leiteiras, manejo sanitário de rebanho, alimentação para ovinos e caprinos e boas práticas de manejo sanitário da ordenha, por meio de palestras e oficinas.

Prestigiaram o evento, o secretário de Estado de Desenvolvimento da Indústria e Comércio, Maurício Macêdo; o secretário adjunto de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima), Raimundo Coelho, que na ocasião representou o secretário Cláudio Azevedo; prefeito de Vargem Grande, Edivaldo Nascimento; deputado estadual Fábio Braga; diretor do Sebrae, Nonato Correia e representantes políticos.

Na opinião do presidente da ACCOVAG, Antônio de Sousa Filho, a ideia do projeto é motivar os criadores. "Atualmente temos 30 criadores cadastradas 
na associação e que mantêm as escolas abastecidas com leite por meio do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos)", revelou.

No entendimento do caprinocultor Domingos Pascoal, o Dia de Campo integra diversas outras ações que contribuem com o desenvolvimento deste tipo de atividade econômica.
 
 
 

Arquivo do blog