WebNet

WebNet

sábado, 8 de dezembro de 2012

#LUTO: Duas Grandes Perdas...

 
 

Aniversariantes do Dia...

 
Nossas congratulações aos Aniversariantes di Dia! - deste sábado, dia 8 de dezembro, em especial aos nossos leitores que ilustram esta postagem. Felicidades!!!


 
 
 

Família que Perdeu Tudo em Incêndio Pede Ajuda aos Chapadihenses

 
Na última quarta-feira, dia 05, uma residência no povoado Buriti do Estevão foi totalmente destruída pelo fogo. A causa seria um vazamento de gás de cozinha. No momento toda a família estava reunida, felizmente, ninguém saiu ferido do acidente.

Nós saímos somente com a roupa do corpo, agora estamos sem casa” desabafou a lavradora Maria José Lima da Anunciação, de 40 anos, conhecida como D. Mazé.

Dona Mazé, relatou que ao trocar o botijão de gás o registro não encaixou, o gás começou a vazar e ao lado existia um fogareiro de barro, no momento do vazamento somente com o vapor do carvão acesso o fogo surgiu.
 
 
O fogo se alastrou rapidamente pela casa, não deu tempo para salvar nada, nem mesmo os documentos da família. Francisco Anunciação da Costa, de 22 anos, que é especial, foi resgatado por seu pai, Valdeci Sousa da Costa, de 50 anos, conhecido por "Louro", que mesmo com a casa em chamas não mediu esforços para salvar a vida do filho, foi por pouco que os dois escaparam do fogo alto. As duas crianças da casa Maria Eduarda, de 3 anos, e Pedro Henrique - de 2 anos, assustados foram encontrados pelo tio no chiqueiro dos porcos no quintal da redidência.
 
 
A casa de Dona Mazé e do Sr. Louro era feita de taipa e coberta de palha. Além de todos os eletrodomésticos do casal, foram também destruídos toda a mobília da filha do casal, Lourizan Anunciação da Costa de Sousa, de 20 anos, que estava na casa dos pais há pouco mais de duas semanas com seus filhos e seu marido Ranikson Henrique Gomes de Sousa, que ficou desempregado quando ainda estavam morando na cidade de Caxias.

Sem documentos e sem dinheiro, a família estar necessitando de doações para construírem sua casa, e também de alimentos, roupas e móveis. Nesse momento todos estão residindo na casa de um familiar no mesmo povoado.

O povoado Buriti do Estevão fica aproximadamente cerca de 13 Km da cidade.

Quem puder ajudar entrar em contato com Lidiane Reinaldo, que é amiga da familia, pelo fone: 9152-8936 ou falar com o mecânico Tomas Filho (na Casa do Carro) que é parente.
 
 
Por: Lidiane Reinaldo (via E-mail)

 

LUTO: Morre "TETEU do Recanto da Juçara"...

 
Um grave acidente ocorrido por volta das 22h30 desta sexta-feira (7) na MA 230, nas proximidades do balneário Pantanal, em Chapadinha, culminou com a morte do promotor de eventos conhecido como “Tetel do Recanto da Juçara”.
No veículo iam Isamara Meneses, o esposo dela, Charles Bacellar - que conduzia o veículo - e a esposa de Tetel. Nenhum dos três sofreu ferimentos graves.
 
 
 
Segundo informações preliminares, os quatro seguiam rumo a Brejo, onde acontece o festejo da padroeira. Quando chegaram na altura do km 7 depois de Chapadinha, o carro teria se desgovernado ao passar por enormes buracos na pista.
 
 
 
Em seguida, o veículo tomou o rumo do acostamento e entrou no matagal, atingindo uma cerca de arame com rodapé de tijolos. O veículo não chegou a capotar, mas saiu rasgando o mato e por pouco não se chocou com uma palmeira que estava no caminho.
 
Tetel, que estava no banco de trás, teve morte instantânea ao ter a cabeça arrancada do corpo, que ficou dentro do carro. Segundo informações, não confirmadas, Tetel teria colocado a cabeça para fora do veículo e enroscado-a na cerca de arame quando o veículo desceu a ribanceira.
 
Moradores do local disseram ao blog do William que este foi o terceiro acidente ocorrido só nesta sexta-feira (7) naquele trecho, por causa dos buracos.
 
 
 

LUTO: Morre em SL a Professora Clarinda...

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento da professora aposentada, a chapadinhense Maria Clarinda da Silva, ocorrido por volta das 14h30, no Hospital do Servidor, em São Luís, nesta sexta-feira (7).
 
Ela era diabética e sofria com uma série de complicações de saúde. Clarinda estava há pelo menos dois meses se tratando na capital do estado.
 
A professora era muito conhecida em Chapadinha. Trabalhou e várias escolas da cidade, desde a década de 1970. Entres as escolas em que trabalhou estão  CE Dr. Otávio Vieira Passos (Bandeirante), Manoel Vieira Passos, UI Manoel José de Santana e Raimundo Bacelar.
 
O velório será realizado em sua residência, à Avenida José Caetano, ao lado do Banco do Nordeste. O sepultamento ocorrerá neste sábado (8), no Cemitério Nossa Senhora Aparecida, no bairro Aparecida. O horário ainda não foi definido pelos familiares.
 
 
Foto: Sousa Neto
 

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Show de Roberto Ricci na Buteco Music

 
O cantor e compositor maranhense Roberto Ricci, que já se apresentou em vários programas de TV, inclusive no Domingão do Faustão e no Programa do Jô (ambos da TV Globo), realiza show neste sábado (8) na Buteco Music, em Chapadinha, a partir das 21h.


QUEM É ROBERTO RICCI
O cantor e compositor Roberto Ricci há muito tempo encanta o público maranhense com suas composições, sua voz e sua versatilidade ao tocar um violão. Famoso por criar um jeito novo de tocar o instrumento, fazendo dele um verdadeiro instrumento percussivo e não só de cordas, chamou a atenção dos públicos mais rigorosos, chegando a mostrar seu trabalho nos programas globais Domingão do Faustão e Programa do Jô. Natural de São Luís começou a ter contato com a música com apenas sete anos de idade e desde então não parou mais. Autodidata, afirma não saber como nasceu todo o seu conhecimento musical, diz apenas que ele foi surgindo, o que ainda acontece até hoje.
 
 
Jeane Rodrigues e Ivan Lins - Proprietários


 

Shows com Cecilia Barros - Agende-se...

 
Acompanhe agenda de shows de Cecília Barros e veja as datas e horários disponíveis para contratos de confraternizações, casamentos, datas comemorativas e outros. Lembrando que os shows podem ser feitos com Cecília Barros - Voz e Violão ou Cecília & Banda. Agende com antecedência pelos números (98) 9159-4764 ou 8171-2863.
 
 
 

Aniversariantes do Dia...

 
Nossas felicitações aos Aniversariantes do Dia! - desta sexta-feira, dia 7 de dezembro, em especial aos nossos leitores que ilustram este post. Parabéns!!!

 
 
 
 

Prefeitos e Vereadores Eleitos de Araioses e Água Doce do Maranhão são Diplomados

 
 
Prefeitos, vereadores e suplentes dos municípios de Araioses e Água Doce do Maranhão foram diplomados na manhã desta quinta-feira (6), no Country Clube de Araioses. O ato foi presidido pelo Juiz da 12ª Zona Eleitoral Dr. Marcelo Fontenele Vieira.
 
 
Várias autoridades estiveram presentes, dentre elas, a Juíza da 2ª vara da Comarca de Araioses Dra. Jerusa de Castro Duarte Mendes Fontenele Vieira; os Promotores de Justiça Dr. John Derrick Barbosa Braúna e Dr. Alessandro Brandão Marques; o Prefeito de Santa Quitéria Manin Leal e a esposa Vereadora Ivanice Pimentel Leal, presidente da Câmara Municipal de Santa Quitéria; Vereador Wilson Miranda, presidente da Câmara Municipal de Araioses; Vereadora Neta Castelo Branco, presidente da Câmara Municipal de Parnaíba, além de um grande público. Foram diplomados o prefeito eleito Rocha Filho, o vice Zé Wilson de Água Doce do Maranhão, a prefeita Valéria Leal, o vice Mano Gonçalves de Araioses, vereadores e suplentes dos respectivos municípios.
 
 
Ao se pronunciar naquela solenidade, a prefeita eleita de Araioses Valéria Leal, afirmou que sua missão será o desenvolvimento de Araioses. Aproveitou para agradecer mais uma vez ao povo pela sua vitória e a seus pais, a quem garantiu seguir conselhos.
 
 
Já o prefeito eleito de Água Doce Rocha Filho, parabenizou aos vereadores e suplentes diplomados, garantindo que vai trabalhar para cumprir tudo aquilo que prometeu para o povo durante o pleito eleitoral de 7 de outubro. “O povo de Água Doce, voltará a ter sua alto estima elevada”, ratificou Filho.
 

 

Chapadinhenses Participam em SL da 4ª Marcha do Povo Contra a Corrupção

Francisca Costa e Enedilson Santos, no Castelinho, em SL
 
Por: Enedilson Santos - Blog Chapadinha Anúncios

Está acontecendo nesta sexta-feira (7) a IV Marcha do Povo Contra a Corrupção - pela Cidadania e pela Vida, em São Luís, sob a coordenação da Rede Cáritas e fóruns sociais do Maranhão, participantes de 60 municípios maranhenses estarão a realizando uma grande audiência pública no ginásio de esportes Castelinho.

Nesta audiência, os participantes denunciarão casos de corrupção e também de violação de diretos humanos no estado. A CGU estará presente à mesa recepcionando as denúncias que versarem sobre a malversação de recursos federais. Às 17h, também com participação da CGU, haverá um grande comício da cidadania na Praça Maria Aragão, centro da Capital. São aguardadas mais de 10 mil pessoas à marcha.


 
Estamos acompanhando esse momento cívico e de protesto contra as mazelas do nosso estado. Uma caravana de Chapadinha está presente participando ativamente, mostrando o diagnóstico feito pelo núcleo local da Campanha Estadual do Direito Humano a Educação Pública de Qualidade.

Desde março desse ano, esse núcleo formado por estudantes, professores, militantes sociais, lavradores e demais integrantes vem lutando contra as violações aos direitos a educação no município de Chapadinha, fazendo diversas reuniões em povoados, universidades e bairro, conscientizando o povo a lutar pela sua cidadania.


Depois mostraremos fotos e vídeos registrados na IV Marcha do Povo Contra a Corrupção.
 

Ducilene Belezinha Assina Termo de Compromisso com a Fundação ABRINQ

Na última quarta-feira (5) a prefeita eleita Ducilene Belezinha participou de um encontro promovido pela Fundação ABRINQ no auditório da Prefeitura Municipal. Na ocasião estavam presentes, além das equipes de transição do novo governo, funcionários das secretarias de agricultura, educação e outros.
 
Belezinha participou atentamente do debate, e ao final do evento assinou um termo de compromisso com a Implementação de Ações para Redução da Insegurança Alimentar Nutricional.
 
 
 

A Saúde em Chapadinha e os Desafios que Aguardam Charles Bacellar

Nesta foto (Arquivo/Pessoal-Facebook) Dr. Charles Bacellar com sua esposa Isamara Meneses, quando em viagem a Jerusalém
 
Por: Samuel Bastos - Blog Portal Gaditas

Depois de iniciar o processo de transição com a ainda prefeita Danúbia Carneiro-PR, a prefeita eleita de Chapadinha Dulcilene Belezinha-PRB começa a dar formato ao seu governo, ao anunciar os nomes que deverão compor o primeiro escalão da futura administração. Conforme especulação da imprensa, o nome do médico Charles Bacellar (foto) foi oficialmente confirmado como titular da Secretaria de Saúde a partir de janeiro de 2013, nada fora do normal se não estivéssemos falando da pasta com maior índice de rejeição do atual governo, beirando a casa de 80%, segundo fontes do blog.


A saúde em Chapadinha é péssima e está literalmente na UTI. Por ser sede de microrregional, a cidade agoniza e não dispõe de qualquer suporte para atender com eficiência seus munícipes e muito menos a população dos 18 municípios referenciados pela cidade conforme a PPI (Programação Pactuada Integrada) em vigência. As denúncias da falta de medicamentos, sucateamento dos hospitais, falta de aparelhamento das unidades de saúde, ineficiência na disponibilidade de exames laboratoriais que deveriam ser realizados pelo próprio município, são alguns dos casos que se tornaram rotina nos meios de comunicação.


Por ser um município de gestão plena e diante do coeficiente populacional que atende, Chapadinha comportaria vários programas do Ministério da Saúde tais como Farmácia Popular, SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) e CEREST (Centro de Referência da Saúde do Trabalhador), que não foram viabilizados por falta de interesse, ou por má gestão mesmo.


No popular, Charles assumirá "uma casa pegando fogo" e se me permitissem ir além, "com as labaredas já próximas do teto". A missão do novo secretário de saúde não será uma tarefa fácil e exigirá comprometimento da equipe, administração dos gastos e em alguns casos “corte na própria carne” na tentativa de responder a contento, os usuários do SUS que tanto necessitam de um bom atendimento.


O novo secretário receberá o cargo com a missão de “apagar o fogo da casa” e responder com ações efetivas as cobranças diárias da população. Charles Bacellar participará do governo de Dulcilene Belezinha tendo como forte aliado a força de vontade pessoal e a torcida popular para que o caos da saúde em Chapadinha seja apenas um triste capítulo com dia e hora para terminar. Amém, ou pra ser mais incisivo ainda no desejo, que assim seja!

 

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Show do Gummy Bear (Cover) na Arena Hall em Chapadinha

 
Por: Sousa Neto
 
No último domingo (2) a casa de shows Arena Hall, apresentou para seu público infantil o show do momento do "mundo infantil" - Gummy Bear (Cover) & Cia. O evento, atraiu um grandioso número de fãs mirins (e adulto!) da "febre do momento" na internet.
 
 
 
O Grupo Leal & Associados, juntamente com a Arena Hall, estão de parabéns pela organização do evento.
 
 
 
 
 
Confira mais fotos dos bastidores desta maravilhosa apresentação - Clique aqui...
 

Festival ProFAP Acontece na Noite Desta Quinta-Feira (6)

 
O Festival proFAP acontece na noite desta quinta-feira, dia 6, a partir das 21h, no Ginásio Nony Braga, localizado atrás da FAP/CRESU. Entrada franca. Contamos com a presença de todos!
 
 
 
O evento consiste na divulgação do Vestibular 2013 da Faculdade do Baixo Parnaíba-FAP, que oferece os curso de Pedagogia, Letras e Administração. Seja um vencedor - Faça o Vestibular FAP 2013!
 
 
 

Aniversariantes do Dia...

 
Nossas congratulações a todos os Aniversariantes do Dia! - desta quinta-feira, dia 6 de Dezembro, em especial aos nossos leitores que ilustram esta postagem. Felicidades!

 
 
 
.................... #PhotoBônus# ....................
 
 
Foto-montagem: Natan Cardoso
 
 

Bastidores do Aniversário do Dr. Carlos Henrique Marques

 
Coluna Social

No último sábado, dia 1º de dezembro, o médico veterinário Dr. Carlos Henrique Marques aniversariou. Para comemorar a data natalícia, a família recepcionou amigos em sua residência para juntos abrilhantarem o momento festivo. Foram oferecidos um delicioso churrasco, almoço, bastante cervejas, refrigerantes, whisques e o tradicional bolo confeitado acompanhado de cremes. A animação ficou por conta do grupo musical ABC do Forró (leia-se Negão da Bolota & Cia.) - com participação especial do cantor Carlinhos Maranhão, que tocou de meio-dia até o início da noite. Convidados, estivemos lá registrando o momento.


 
 
Mensagem

Nobre amigo, Carlos Henrique, uma das grandes bênçãos da vida é a experiência que os anos vividos nos concedem. Aniversariar é uma amostra das oportunidades que temos de aprender a contar os nossos dias.

Pela passagem de seu aniversário, mais um a janela se abre diante de seus olhos, continue firme pelos caminhos da virilidade e suas verdades. Continue trilhando pelos vales da vida, pois um dia encontrarás o mais belo jardim, o jardim que representará a realização de seus maiores sonhos.

Que Deus te ilumine, todos os dias de sua vida.

Feliz Aniversário!


Confira mais fotos... Clique aqui...
 

URBANO SANTOS: Justiça Garante Proteção Possessória para Comunidade São Raimundo

Lagoa da Comunidade São Raimundo - Foto: Igor Almeida
 
Em decisão publicada nesta quinta-feira (06) no Diário de Justiça, a Justiça de Urbano Santos garantiu a proteção possessória para a comunidade de São Raimundo, distante 51km da sede do município.

A comunidade, que é acompanhada sócio-juridicamente pela Sociedade Maranhense de Direitos Humanos e pela FETAEMA, estava sofrendo ameaças de turbação da posse por parte de um empresário do Mato Grosso do Sul, que pretendia desmatar grande parte do território para plantar soja.

Importante observar que a comunidade de São Raimundo já foi vistoriada em processo de desapropriação pelo INCRA e era sobre essa área que o empresário pretendia se apossar e desmatar. A desapropriação encontra-se suspensa por conta de uma ação judicial proposta por um dos proprietários da área.

Na decisão, a juíza Odete Maria Pessoa Mota garante a proteção possessória de 1.635 hectares, no qual vivem e trabalham cerca de 35 famílias.

Segue abaixo a decisão:

"Processo nº 973-56.2012.8.10.0138 Ação: INTERDITO PROIBITÓRIO PARTE AUTORA: ASSOCIAÇÃO COMUNITARIA DO POV.SÃO RAIMUNDO REP.FRANCISCA NARAI DOS SANTOS ARAUJO PARTE RÉ: LUIS EVANDRO LOEFF Finalidade: Intimação do(a) Advogado(a): Dr(ª).DIOGO DINIZ RIBEIRO CABRAL, OAB/MA 9355, para tomar conhecimento do despacho proferido nos autos em epígrafe, a seguir transcrito: "DO EXPOSTO, com base na fundamentação supra, CONCEDO a medida liminar, para assegurar que os trabalhadores rurais que compõem a comunidade rural do Povoado São Raimundo sejam mantidos na posse do imóvel de 1635 hectares, situado no município de Urbano Santos, até o julgamento final da demanda. Determino ainda que o requerido e seus empregados se abstenham de turbar ou ameaçar a posse do referido imóvel". Urbano Santos/MA, 4 de dezembro de 2012. Alcioneide Almeida Ramos Secretária Judicial Mat.23002 (Assinado de ordem do(a) MM.Juiz(a) de Direito desta Comarca, Dr(ª).Odete Maria Pessoa Mota, nos termos do art.3º, XXV, III, do Provimento nº 001/2007/CGJ/MA)."

Vereador Reeleito Marcelo Menezes Participa do "Primeiro Encontro de Vereadores" em SL

Foto retirada da página pessoal de Marcelo Menezes, no Facebook
 
AL realiza primeiro 'Encontro dos Legisladores Municipais do Maranhão'

Com o tema "A missão das Câmaras Municipais da democracia brasileira", vai ser aberto, nesta quinta-feira (6), o primeiro "Encontro dos Legisladores Municipais do Maranhão", organizado pela Assembleia Legislativa do Maranhão (AL-MA). A abertura ocorre às 9h, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, no bairro Cohafuma, em São Luís.


Entre os assuntos que serão debatidos no encontro, estão: "A vivência no parlamento", palestra que será proferida pelo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), o maranhense Raimundo Carreira Silva; "Lei orgânica, regimento interno e processo legislativo"; "Estatuto da cidade"; "Lei de responsabilidade fiscal"; e "Produtos do Interlegis".
 

De acordo com o presidente da AL-MA, Arnaldo Melo, o evento tem como objetivo valorizar e capacitar os vereadores. "Nós pretendemos dar um realce à ação do vereador e a importância das Câmaras Municipais dentro do sistema democrático brasileiro, porque nossos municípios, a grande maioria deles, não têm estrutura para o nosso vereador trabalhar
com consciência, com a informação necessária para seus deveres, direitos e obrigações", disse à reportagem doImirante nesta quarta-feira (5). A partir de 2013, a AL-MA realizará encontros regionais.
 

Arnaldo Melo reforçou o convite aos vereadores eleitos nos 217 municípios do Estado. "Eu acho que o evento é importante para os vereadores que estão chegando, que estão se iniciando na vida parlamentar, como, também, para vereadores experientes. Sempre é bom conversar com os estudiosos. As leis são muito dinâmicas. Nós convidamos o Maranhão inteiro e aproveitamos para reforçar o convite para esse primeiro evento. Todos os vereadores eleitos estão convidados", finaliza.
 
 

 

CHAPADINHA: Aposentado é Vítima de "Saidinha Bancária", Prende Ladrão e Recupera Dinheiro

Foto extraída do Blog Ações e Destaques
 
Por: Luiz Carlos Jr. - Blog CN1
 
O aposentado Dionísio Pereira de Oliveira, 63 anos foi vítima no final da manhã desta quarta-feira (05) na cidade de Chapadinha do golpe conhecido como “saidinha bancária”.
 
 
Em entrevista ao Blog CN1, o aposentado disse que após sacar R$ 950,00 (novecentos e cinquenta reais) do banco do Nordeste, caminhava em direção a agencia dos correios quando em frente a câmara municipal, foi abordado por um individuo que lhe pediu ajuda para colocar cerca de 5 quilos de arroz em outra sacola, pois a mesma havia furada. “Ele pediu pra eu colocar a mão no fundo da sacola porque estava derramando o arroz, foi quando o parceiro dele chegou com duas sacolas para fazer a transferência do arroz e foi ai que percebi que o outro estava próximo de mim, em segundos bati a mão no bolso e senti a falta do meu dinheiro”, contou a vítima.
 
 
Após perceber que tinha sido roubado, a vítima foi trás de um dos bandidos. “Consegui seguir um deles, ao chegar próximo ao Armazém Paraíba alcancei ele e perguntei pelo meu dinheiro. Pedi pra alguém chamar a polícia e fiquei aguardando juntamente com populares foi quando o bandido me disse para não chamar a polícia, porque ele não queria ser preso e que me devolveria os 950 reais”, concluiu seu Dionísio.
 
 
Maximiano Alves de Freitas, 40 anos natural de Teresina foi encaminhado para delegacia na qual negou que tenha roubado a vítima. Disse que está em Chapadinha há dois dias e que é vendedor de rede e pano de prato. Ele confirma que pediu o favor a vítima para segurar a sacola de arroz que estava furada, mas não conhece a outra pessoa (comparsa) que apareceu para ajuda-lo.
 
Em relação aos 950 reais, Maximiano tentou explicar o inexplicável. "Esse dinheiro é meu, em dois dias eu vendi 15 redes e oito duzias de pano de prato, ofereci dinheiro para não ser preso, eu sou gente boa", declarou Maximiano. Com ele a policia apreendeu ainda R$ 585,00 (quinhentos e oitenta e cinco reais). A polícia investiga a origem deste dinheiro e se a identidade que ele apresentou é verdadeira. O caso foi registrado no 1º Distrito Policial.
 

Fogo Destrói Casa na Localidade Buriti dos Estevão

Imagem ilustrativa
 
Atenção meus amigos do facebook, no início da noite desta quarta-feira (5) por volta das 18h, aconteceu um acidente doméstico no Povoado Buriti do Estevão, graças ao nosso Pai celestial ninguém saiu ferido, mas, a familia perdeu tudo o que havia dentro da casa.

O povoado Buriti do Estevão fica cerca de 13 Km da do nosso municipio, fica proximo ao povoado Centro dos Messias. A casa feita de taipa e coberta de palha, queimou por conta de vazamento de gás de cozinha. Na casa morava 7 pessoas inclusive um jovem "especial".

A única coisa que restou foi somente a vida dessa familia. Peço a ajuda de vocês meus amigos, porque eles estao somente com a roupa do corpo, e nesse momento abrigados na casa de um familiar também no mesmo povoado.

Se você puder doar roupa, comida, movéis que ja nao usa mais, qualquer coisa é bem vinda. Tem 2 crianças de menos de 6 anos sem roupa e calçados, o filho especial da familia precisa de fralda e lençoes. Hoje a tarde estarei me dirigindo ao povoado, vou tirar umas fotografias e amanha posto aqui. Só sei que foi uma tristeza.

Ajudem amigos, esse é meu apelo.
 
Lidiane Reinaldo (em sua página pessoal/Facebook)
 

NOTA DO BLOG: A casa é dos sogros de meu irmão Ranikson Henrique, que no momento do acidente estava lá com sua esposa e seus dois filhos, menores de seis anos.

 

Hospital Geral de Chapadinha: Governo Divulga Novo Edital

Imagem ilustrativa
 
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) publicou, na edição desta quarta-feira (5) do Diário Oficial da União e em jornais locais de grande circulação, os novos editais de licitação para a construção dos hospitais macrorregionais de Imperatriz, Caxias, Pinheiro e Santa Inês. Também foi republicado o edital para a construção do Hospital Geral de Chapadinha.
Clique na imagem para ampliá-la
 
A publicação se deu após a anulação do processo licitatório motivada pela necessidade de adequação dos editais de licitação exigida pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), instituição financiadora das obras. De acordo com as normas do BNDES, os editais devem estar em consonância com a Lei Federal 866/93 e os antigos editais obedeciam à Lei Estadual 9.579/2012 que trata de licitações e foi elaborada com a participação de órgãos de controle estaduais e federais como o Tribunal de Contas da União (TCU) e Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Os hospitais de Pinheiro, Santa Inês, Caxias e Imperatriz terão uma área construída de 5.526 metros quadrados cada um. Essas novas unidades de saúde da rede estadual terão, individualmente, capacidade de 100 leitos de internação clínica e 10 de UTI.

As unidades de saúde terão, cada uma, centros cirúrgicos com quatro salas e os hospitais disporão ainda de centros de imagem para exames de tomografia, Raio-X, ultrassonografia, mamografia e endoscopia.

Os quatro hospitais colocarão à disposição dos pacientes o Serviço de Pronto Atendimento 24 horas (SPA), bem como laboratórios de análises clínicas. O município de Chapadinha terá um Hospital Geral com capacidade de 50 leitos.

Os novos hospitais integram a segunda etapa do Programa Saúde é Vida, mantido pelo Governo do Maranhão. Com investimentos de mais de R$ 500 milhões, o Programa Saúde é Vida foi concebido com o objetivo de construir, equipar e ajudar a operacionalizar hospitais em municípios maranhenses.
 
 
*Com informações do Blog do Gilberto Léda

 

ANAPURUS: Realizada Reunião do Fórum dos Direitos da Cidadania

Por: Prof. Júnior Lima
 
Na última terça-feira, dia 4, tivemos mais uma reunião do Fórum de Defesa dos Direitos da Cidadania, cujo lema é "Povo Unido e Organizado, Luta e Vence".
 
Dimas, coordenador estadual do movimento, juntamente com o prof. Atanailson, articulador dos fóruns estaduais do MA, falaram sobre o andamento dos processos, o mecanismo de funcionamento da rede estadual e o passo-a-passo das próximas etapas.
 
A reunião contou com líderes comunitários, representantes de diversos povoados do município e trabalhadores e trabalhadoras que fizeram questão de fazer mais denúncias, relatar mais casos de negação de direitos e de abuso do poder econômico e político, todos devidamente registrados pelo núcleo, para anexação posterior à representação popular já encaminhada à promotoria de Brejo.
 
 
Nesta sexta-feira, dia 7, estaremos disponibilizando um ônibus para levar nossos parceiros para a IV Marcha Contra a Corrupção, que será realizada em São Luís, com a presença de representantes do Ministério Público Federal - MPF e de delegados dos 85 municípios do estado, para protocolar ação conjunta e ajuizar ação civil pública contra os poderes constituídos (prefeituras).
 
Quem tiver interesse de ir na caravana deve entrar em contato por aqui (página pessoal o Prof. Júnior Lima no Facebook - o usuário tem que está logado) até esta quinta-feira, dia 6, para reserva de lugares.
 
Vamos nos unir e combater a corrupção descarada, a negação de direitos, o abuso do poder econômico e político, o mau uso da máquina administrativa e todas as mazelas que corroem e destroem a possibilidade de qualidade de vida do nosso povo à custa do enriquecimento ilícito de um pequeno grupo.
 

Arquivo do blog