WebNet

WebNet

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Apreensão de Arma de Fogo e Vários Veículos em Blitz Realizada pela CPRV e 16° BATALHÃO em Chapadinha

Elias Rodrigues de Sousa


Na noite desta terça-feira (08), foi deflagrada uma blitz de fiscalização de trânsito pela Companhia de Polícia Militar Rodoviária Independente (CPRV IND.) em conjunto com o 16° Batalhão da Polícia Militar e com o apoio do órgão de trânsito do município de Chapadinha.

Disque Denuncia

A CPRV atua no policiamento ostensivo motorizado nas rodovias estaduais, disciplinando o tráfego de veículos, fiscalizando condutores, passageiros e cargas, com objetivo de coibir irregularidades como excesso de velocidade e embriaguez ao volante.

Também a blitz tem o intuito diminuir os crimes de furtos e roubos de veículos, tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, dentre outros crimes.

A violência no trânsito é hoje um problema tão grave quanto a violência armada. “No Maranhão, a quantidade de mortes por acidentes de trânsito é a mesma registrada por homicídios, e um dos principais fatores relacionado às ocorrências é a mistura de álcool e direção".

Moto Pop 100 apreendida

Arma de fogo (garrucha) apreendida

Durante a blitz foi recolhido vários veículos irregulares para o pátio da Ciretran, na operação foi abordado o individuo Elias Rodrigues de Sousa, 19 anos, em companhia de um menor de idade, onde os mesmos ao avistar a barreira tentaram empreender fuga, durante a revista pessoal foi encontrado em seu poder uma arma de fogo (garrucha). O mesmo foi conduzido a Delegacia para as devidas providências.


Publicidade



“Vem pro Cras” Acontece Nesta Sexta (11) no Bairro Campo Velho

BANNER CRAS E SEMAS


As atividades do Projeto ”Vem pro CRAS & Giro Semas” continuam. Nesta sexta-feira (11) o CRAS do bairro Campo Velho sedia a ação, que tem por finalidade fazer com que as pessoas conheçam os trabalhos desenvolvidos pelos centros nos bairros que atuam.

O momento contará com dinâmicas, apresentações, palestra sobre o Bolsa Família, ginástica rítmica, oficinas de manicure, reaproveitamento integral do caju, consultas médicas, vacinação, aferição de pressão, palestra odontológica e aplicação de flúor.

No espaço do evento estarão presentes a equipe do Programa Bolsa Família, para atendimento e tirar dúvidas. Peças feitas a partir de materiais recicláveis, resultado de capacitações pela Prefeitura de Chapadinha, estarão a amostra.


Publicidade



ARAIOSES – Justiça Itinerante Leva Cidadania a Milhares de Pessoas

Ilha de Canárias será contemplada na ação social 

Fazendo cumprir o previsto no artigo 125, § 7º, da Constituição Federal, o Poder Judiciário em Araioses (219Km de Chapadinha) realiza uma série de ações sociais que levam serviços essenciais à promoção da cidadania. A coordenação dos trabalhos é dos juízes Marcelo Fontenele Vieira (1ª Vara) e Jerusa de Castro Vieira (2ª Vara e diretora do fórum), ambos titulares da comarca. Com o nome “Justiça Cidadã”, o projeto será realizado em cinco etapas e acontece nos dias úteis de 09 a 15 de dezembro.

O objetivo da ação social é garantir a obtenção de documentos como certidão de nascimento, carteira de identidade, alistamento eleitoral, CPF, carteira de trabalho, dentro outros. Os cidadãos também terão acesso a serviços de orientação jurídica prestada por advogados e promotor de Justiça, além de atendimento com psicólogos e assistentes sociais. Em todas as etapas a mobilização acontece das 08h às 16h30.

As ações serão realizadas obedecendo a um cronograma que prevê trabalhos já nesta quarta-feira (09), prosseguindo até o dia 11, sexta. No fim de semana as ações dão uma pausa e voltam a ser realizadas nos dias 14 e 15. Além do Município de Água Doce (10/12), Termo Judiciário de Araioses, Justiça Cidadã deverá chegar aos povoados Carnaubeiras (09/12), Placas (11/12) e Cana Brava (14/12).

Finalizada a etapa no continente, a equipe de trabalho atravessa o mar rumo à Ilha de Canárias, segunda maior do Delta do Rio Parnaíba. Na ilha, a ação acontece no dia 15 de dezembro e finaliza as ações da justiça itinerante. Em Água Doce o evento acontece no Centro Administrativo do município, enquanto nas demais localidades será realizado em colégios.

O projeto Justiça Cidadã tem o apoio do Ministério Público, Junta de Identificação Civil, Viva Cidadão, Ordem dos Advogados, prefeituras de Araioses e Água Doce, além da ONG Maranhense de Defesa do Meio Ambiente. Esse trabalho cooperado reforça a proposta de atuação integrada entre órgãos públicos e sociedade organizada com o propósito de levar dignidade à população de áreas carentes, muitas delas distante dos centros urbanos.

Além dos dois magistrados de Araioses, a equipe de trabalho conta com 01 promotor, 04 advogados, 01 psicólogo, 01 assistente social, 04 servidores da Justiça estadual, 04 servidores da Justiça eleitoral, 02 colaboradores de cartório, 02 servidores do Ministério Público, 02 servidores municipais, 02 servidores do Viva Cidadão.

Fernando Souza Coelho
Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão


Publicidade



CEAPE-MA Oferece Vagas de "Assessor de Crédito" para Chapadinha


O CEAPE-MA (www.ceapema.org.br) está com vagas abertas para O CARGO DE:

- Assessor de Crédito

Os interessados, em Chapadinha, devem entrar em contato através do email. São vagas para Assessores de Crédito, que dá direito a salário fixo e remuneração variável, ajuda de custo, plano de saúde, auxilio alimentação entre outros benefícios.

EMAIL PARA CV: vagasceape@gmail.com

Entrevista na próxima segunda-feira, dia 14/12, às 8h, na Sala do Empreendedor (no prédio da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio) - situada na Praça Coronel Luís Vieira - Centro / Chapadinha. (Envie email antes para participar da Entrevista)

Att.
Michelle Franco
Comunicação e Marketing
(98) 98153-3669


Prefeita Belezinha Participará do Concurso Estadual “Prefeito Defensor da Vida no Trânsito”


Secom/PMC

A prefeita Ducilene Belezinha recebeu, na manhã desta quarta-feira (09), em seu gabinete, o diretor do Detran do Maranhão, Antônio Nunes, que foi acompanhado da chefe da 6ª Ciretran/Chapadinha, Eney Pontes, do Coordenador de educação para o Trânsito do Maranhão, Edilson Cardoso e do chefe do DMT, Mariel Resende.

O objetivo do encontro, além de tratar de vários assuntos relacionados ao trânsito da cidade, foi para apresentar e entregar à prefeita Belezinha, o edital do concurso “Prefeito defensor da vida no Trânsito”.


O objetivo desse concurso é selecionar o município do Estado do Maranhão com o melhor desempenho na realização de atividades voltadas para a educação no trânsito, o aprimoramento das vias públicas e o respeito à vida.

E de acordo com o diretor do Detran, Antônio Nunes, Chapadinha tem grandes chances de ganhar o prêmio, pois o trânsito foi municipalizado com a criação dos agentes, a sinalização tem sido constante e também várias ações de conscientização para o uso de equipamentos de segurança no trânsito estão sendo realizadas.


Chapadinha é um município que está bastante avançado com relação a outros municípios. A cidade está integrada ao sistema nacional de trânsito, possui agentes municipais de trânsito, possui sinalização e desenvolve bastante ações educativas. Isso facilita muito nosso trabalho”, afirmou Nunes.

Para a prefeita Ducilene Belezinha participar desse concurso já é um reconhecimento de todo o trabalho que ela vem desenvolvendo na cidade. E conquistar o prêmio é uma meta, onde todos ganham, pois alguns dos critérios avaliativos são a redução de acidentes, por meio de dados do DPVAT e também um maior número de pessoas habilitadas. Segurança no trânsito, uma cidade com mais saúde.


Hoje com os agentes de trânsito, guarda municipal e essa parceria com o Detran e mais as campanhas educativas que a gente vem fazendo, constantemente, nós vamos poder defender a vida de nossos munícipes. E com esse trabalho, a gente espera que Chapadinha conquiste o primeiro lugar nesse concurso”, finalizou a prefeita Ducilene Belezinha.


Publicidade



Adiado Sorteio das 868 Casas do "Minha Casa Minha Vida" de Chapadinha


Secom/PMC

A Prefeitura de Chapadinha, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, comunica aos inscritos no Programa Minha Casa, Minha Vida, que, por razões técnicas, o sorteio das 868 casas dos residenciais Renascer 1 e 2, que estava previsto para ser realizado nesta quinta-feira, dia 10 de dezembro, foi adiado.

O Conselho Municipal de Assistência Social já está ciente da mudança e deve reunir-se com os agentes competentes para que seja estabelecida nova data de sorteio. Assim que estiver definida a nova data, haverá ampla divulgação.


Publicidade



Governo do Maranhão Oferece Curso Gratuito de Inglês Básico pela Internet



A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) disponibilizou, desde o mês de novembro deste ano, a Plataforma Negro Cosme (Clique aqui), por meio da qual o Governo do Maranhão oferece cursos online gratuitos para toda a população. Um deles é o de Inglês Básico, ministrado pela professora Adriana Colombo Lôbo. Fundamental nos dias de hoje, em que falar um segundo idioma abre portas tanto no mundo acadêmico quanto no mercado de trabalho.

São sete unidades que vão auxiliar na compreensão das estruturas básicas da língua inglesa, considerando diversos aspectos. O Curso tem duração de 60 horas e propõe que os inscritos pratiquem a língua, desenvolvendo habilidades como ler, falar e escrever. Para isso, serão utilizadas apostilas e criado um fórum de discussão, além de quiz sobre os conteúdos abordados. Ao longo das vídeoaulas, os estudantes passam por avaliações através de atividades.

“Nós entendemos o quanto é importante saber falar outras línguas e essa formação é muito boa justamente porque pode ser feita por pessoas de todos os lugares e idades. Trabalhamos justamente neste sentido. Já temos o Cidadão do Mundo com curso de imersão e intercambio internacional para jovens, mas entendemos que é preciso ir além. E essa ferramenta reforça este papel, de facilitar, de dar oportunidade para que outros maranhenses aprendam um segundo idioma”, destacou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Bira do Pindaré. Ele reforçou, ainda, que já são mais de 900 inscrições em um curto espaço de tempo.

Plataforma Negro Cosme
O cadastro na Plataforma pode ser feito por meio do site da Secti. Clicando no banner da Plataforma Negro Cosme, basta informar o CPF, RG, data de nascimento e endereço. Atualmente, ela disponibiliza de cinco Cursos: Introdução à Pesquisa para o Ensino Médio; Leitura e Interpretação de Textos; Inglês Básico; Informática e Novas Tecnologias; e Matemática e Suas Tecnologias. Os cursos são online e ficam disponíveis 24h, facilitando o acesso de todas as pessoas.


Publicidade



BURITI - Idoso é Encontrado Morto em Matagal no Povoado Morada Nova

Corpo foi encontrado na tarde da última segunda-feira (7), com sinais de ferimentos.


Um homem, de 38 anos, foi encontrado morto na tarde da última segunda-feira (7) em Buriti (MA). De acordo com informações da Polícia, o corpo foi encontrado por um morador local, por volta das 14h, em um matagal no povoado Morada Nova, a 27 km da sede do município.

A vítima foi identificada como sendo Eduardo Freitas Diniz, morador do próprio povoado, desaparecido nas 24h antes, e, de acordo com exame médico, ele teria sofrido um infarto no meio do mato. Os ferimentos visíveis no corpo seriam consequências da queda do homem.


Publicidade



Prefeitura Apoia Projetos para Desenvolvimento da Mandiocultura em Chapadinha


Secom/PMC

A agricultura familiar tem sido tratada de maneira especial pela prefeita de Chapadinha, Ducilene Belezinha. Segundo Douglas Silva, gerente de Agronegócios do Banco do Brasil, pela primeira vez uma gestão municipal busca parcerias com a instituição para proporcionar o desenvolvimento da agricultura familiar em Chapadinha.



Nesta quarta-feira (09), no auditório da prefeitura, foi realizado mais um encontro de agricultores de Chapadinha com o gerente do BB, Ednardo Filgueiras, para dar maiores informações sobre o Pronaf para custeio de plantação de mandioca, no início de 2015.



Cerca de 60 pequenos agricultores participaram da reunião, que contou ainda com a presença da prefeita Belezinha, que garantiu a contrapartida necessária para o desenvolvimento do projeto no município, e os secretários Antônio José (Agricultura), Aluizio Santos (Infraestrutura) e Francisco Paiva (Assistência Social), além de representantes do STTR e da Agerp.


Publicidade



"Mais Cultura e Turismo" - “Cinema na Praça” é Uma das Atrações Desta Quinta (10) em Chapadinha

Imagem meramente ilustrativa

Cinema na Praça - Faz parte da programação do Mais Cultura e Turismo.
Realização: Governo do Estado. Parceria: Prefeitura de Chapadinha.

Uma das atrações do programa “Mais Cultura e Turismo” em Chapadinha, é a apresentação de sessões de cinema, que serão exibidas nos dias 10 (quinta) , 11 (sexta) e 12 (sábado) de dezembro na Praça do Povo. Na noite desta quinta-feira (10), a partir das 18 horas, estão agendadas a exibição dos filmes “Como Treinar Seu Dragão 2” e “Cine Holliúdy”, produção nacional dirigida pelo cineasta Helder Gomes.

Imagem do filme “Como Treinar Seu Dragão 2”


Inácio Neves, produtor cultural, integrante da Cinear Produções que desde 1994 realiza exibições de cinema ao ar livre explica que é a terceira vez que o Maranhão recebe este tipo atividade, destinada a levar a magia do cinema a localidades onde não existem salas de exibição.


Iniciado em Belo Horizonte-MG, na década de 1990, trabalho realizado pela Cinear passou a percorrer outras regiões do país a partir de 2004 e já realizou exibições para comunidades ribeirinhas situadas às margens do Rio São Francisco e para moradores de cidades localizadas na rota da Estrada de Ferro Carajás, ocasião em que visitou algumas cidades maranhenses.


Inácio Neves diz que está na expectativa de que a cidade de Chapadinha, onde este tipo de atividade será realizada pela primeira vez receba com o mesmo entusiasmo manifestado em outros locais a presença do “Cinema na Praça”. “Estamos há um bom tempo neste tipo de trabalho de levar o cinema a cidades onde as pessoas não tem oportunidade de ter acesso a este bem cultural”, explica Inácio Neves.


Publicidade



Prefeitura de Chapadinha em Parceria com o Estado no Combate ao Aedes Aegypti


Secom/PMC

Por meio de uma parceria da Prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Saúde, com o Governo do Estado, as ações em combate ao mosquito Aedes aegypti estão sendo realizadas em toda a cidade.


Os carros de nebulização estão realizando o trabalho em três ciclos que deve durar 15 dias. Mas a população precisa fazer sua parte: eliminar os focos do mosquito dentro de casa e também abrir portas e janelas para que o inseticida atinja os mosquitos.


A nebulização já foi realizada no Centro, e nos bairros Aparecida, São José, Japão, Corrente, Terras Duras, Vila Isamara e nesta quarta-feira (09), a concentração foi no Areal, bairro com maior índice populacional da cidade.


Publicidade



quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

"Negro Cosme em Movimento" - Itapecuru e Chapadinha Recebem o Espetáculo Via Projeto Balaiada

Negro Cosme aborda a Balaiada
Negro Cosme aborda a Balaiada (Foto: Divulgação)


Os municípios maranhen­ses de Itapecuru-Mirim e Chapadinha recebem nesta quarta (09)  e sexta-feira (11) o espetáculo “Negro Cosme em Movimento”, via projeto Balaiada, uma iniciativa do Grupo Cena Aberta. O espetáculo faz parte da trilogia “Caras Pretas”, em andamento de montagem. A direção é de Luiz Pazzini. No elenco, estarão Necylia Monteiro, Renato Guterres, Rafael Paz, Tiago Andrade, Victor Silper e Andressa Passos.

O texto, de Igor Nascimento, aborda as relações complexas da Revolta da Balaiada (1838-1947), que aconteceu no período Imperial Brasileira, pouco conhecida pelos maranhenses e brasileiros em geral. Esse desconhecimento da história é reflexo da política oficial implantada desde a colonização e que se alastra até os dias atuais.

A historiografia oficial reduz a luta dos sertanejos, escravos aquilombados e outros maranhenses a insurgentes, facínoras, analfabetos e outros derivativos preconceituosos. A insatisfação que tomou conta dos excluídos do processo político, econômico e social da Província do Maranhão, com causas específicas, analisadas por diversos historiadores, estudiosos acadêmicos, e outros, foi o estopim para que o levante tomasse proporções assustadoras para o Imperador D. Pedro II, que enviou à província o estrategista Luís Alves de Lima e Silva, com o objetivo de “pacificar” a revolta, mas sob o manto da pacificação foram cometidas as maiores atrocidades. Hoje, o pacificador é tido como herói no panteão da história e os rebeldes, esquecidos como “bandidos” nos livros escolares e enterrados no subsolo da terra maranhense, onde lutaram pelos seus direitos de cidadãos.

A trilogia “Caras Pretas” e suas ramificações se fazem latentes na cena maranhense desde 2012, participando de vários eventos culturais, científicos e festivais, entre eles, o Festival Internacional de Teatro de Rua de Aracati (CE) e o 6º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária.

“Negro Cosme em Movimento” é uma pesquisa da linguagem cênica que tem por base a memória histórica maranhense (Revolta da Balaiada, 1838-1841), os espaços alternativos e do patrimônio histórico e artístico, o “Anjo da História”, de Walter Benjamin, e documentos históricos da revolta. Materiais estes que se interpenetram em uma dramaturgia aberta com traços estilísticos épicos, permeado pelo lírico e dramático.

O passado sendo olhado com os olhos do presente, em uma escritura dramática metalinguística composta da trilogia das estações históricas: eclosão da Revolta, em 1838, Invasão da Cadeia da Vila da Manga do Iguará (atual Nina Rodrigues), invasão dos revoltosos e o cerco da cidade de Caxias por Luiz Alves de Lima e Silva, além do enforcamento de Negro Cosme em Itapecuru-Mirim, em 1842.

Debates

A encenação está sempre em construção, que vai sendo acrescentada na proposta da escritura cênica embasada também por seminários internos e externos, oficinas performativas com inclusão dos participantes no roteiro do espetáculo. Os materiais que compõem o cenário, os figurinos e os adereços têm a marca da história, a exemplo da vela-cenário, da espada de Duque de Caxias, centenária, do processo de envelhecimento por meio de tingimentos com produtos naturais pa­ra os figurinos e adereços, como capas, pergaminho e banner em pinturas originais.

A cultura afrodescendente está presente nos cantos, nas danças guerreiras e nos toques de tambor, nas transições entre as estações. Poemas salmodiados rompem a linearidade das ações, com força lírica, vivificante, um chamado guerreiro que acentua o clímax dramático.

O Grupo de Pesquisa Teatral Cena Aberta foi formado em 2001, constituindo-se por graduandos do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Participa do Grupo Pedagogias Teatrais e Ações Culturais, cadastrado no sistema lattes CNPq, por meio do projeto de pesquisa “Memória e Encenação”. O grupo tem sua pes­quisa pautada na temática da memória, partindo das questões sócio-políticas maranhenses, com ênfase na trajetória do ne­gro em seus diversos momentos históricos.


Publicidade



Viva Cidadão - Unidade Alternativa Está Atendendo no Colégio Bandeirantes Até Dia 15


Uma equipe de servidores do Viva Cidadão, órgão vinculado à Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), se encontra em Chapadinha, onde presta atendimento à população local. Desta vez, os trabalhos estão sendo feitos no Centro de Ensino "Dr. Otávio Vieira Passos" (Bandeirante).

A ação integra o programa "Mais Cultura e Turismo" - que acontece nesta sexta (11) e sábado (12), e tem como objetivo descentralizar o atendimento para garantir o acesso aos serviços públicos, atendendo assim à grande demanda dos municípios do interior do estado. A unidade alternativa do Viva Cidadão está fazendo os atendimentos no Centro de Ensino Dr. Otávio Vieira Passos (Bandeirante), localizado na avenida Presidente Vargas - Centro.

Estamos cumprindo a nossa meta de ampliar o acesso à documentação básica como uma forma de fortalecer o exercício da cidadania da população maranhense. E desta vez, estamos aqui no município de Chapadinha, com a unidade alternativa do Viva Cidadão, numa parceria com a Secretaria de Estado da Cultura" - ressaltou a coordenadora, Josy Costa.

Estão sendo oferecidos os seguintes documentos: 

- RG (Carteira de Identidade) - 1ª e 2ª via = Paga somente a 2ª via. Documentos necessários: Registro de Nascimento ou Casamento original. Observação: Não é necessário levar fotos, pois será digital, ou seja, tira na hora do atendimento. A pessoa irá receber o documento no dia seguinte.

- CPF (Inscrição e Consulta) = Serviço gratuito. Recebe na hora. Documentação necessária: Registro de Nascimento, Casamento ou Carteira de Identidade original, Título de Eleitor (para maiores de 18 anos).

O Viva Cidadão iniciou o atendimento nesta terça-feira (08) e prossegue até o dia 15. Os atendimentos acontecem por ordem de chegada.


Publicidade



"Mais Cultura e Turismo" Acontece Nesta Sexta (11) e Sábado (12) em Chapadinha


BOI DE MORROS, BOI DE NINA RODRIGUES, BOI DA CHAPADA, SHOWS MUSICAIS, TEATRO E MUITO MAIS.


Mais Cultura e Turismo - A grande festa da cultura maranhense.

Começa nessa sexta-feira o Mais Cultura e Turismo em Chapadinha. Realizado pelo Governo do Maranhão por meio das Secretarias de Estado da Cultura e do Turismo, o projeto realiza no Leste Maranhense um grande encontro de manifestações do nosso estado. 


Durante o dia, a programação fica por conta das oficinas e palestras nas escolas. Na noite de sexta-feira a programação começa às 17h na Praça do Povo com espetáculos teatrais para a criançada e segue com shows artísticos, incluindo uma apresentação do Boi de Morros. 

No sábado, a programação começa no mesmo horário e local com espetáculos teatrais infantis e segue com diversas apresentações, incluindo o Boi de Nina Rodrigues e shows dos artistas maranhenses Celso Borges, Tutuca Viana e Djalma Chaves.


Publicidade



Mais Médicos: Anapurus e Outros 05 Municípios Maranhenses Atendidos



O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira (8), a lista de municípios brasileiros que vão receber profissionais do Programa “Mais Médicos”, do Governo Federal.

No Maranhão os municípios contemplados foram Anapurus, Arari, Carolina, Caxias, Presidente Dutra e São Luís.

Segundo o MS, a partir dessa segunda-feira (7), 134 médicos brasileiros iniciaram as atividades em 122 municípios do país por meio do Programa Mais Médicos. As vagas foram preenchidas na segunda chamada do atual edital de reposição.

De acordo com o MS, o programa levará assistência a mais de 450 mil pessoas de todas as regiões.


Publicidade



terça-feira, 8 de dezembro de 2015

CDP/Chapadinha se Destaca na Política de Atenção Integral à Saúde nos Presídios do MA



O Governo do Maranhão tem intensificado a Política de Atenção Integral à Saúde nos presídios do estado, com destaque para unidade prisional de Chapadinha (CDP). Como resultado desse trabalho, nos últimos seis meses foram mais de 15 mil atendimentos realizados em todo Estado, entre os quais consultas médicas, verificação de pressão arterial, atendimentos de enfermagem e mamografias. Os números são do relatório divulgado pela Supervisão de Saúde da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Sejap).



Segundo a supervisora de Saúde, Lolice Ribeiro, a contratação – por meio de processo seletivo – de 82 novos profissionais da área tem otimizado os trabalhos. “O ingresso de vários profissionais de saúde para trabalhar nas Unidades Básicas de Saúde Prisional (UBSP) tem garantido maior celeridade e eficiência nas ações. O objetivo é garantir a melhoria das condições de saúde da população carcerária e tornar o sistema cada vez mais humanizado”, pontuou a supervisora.




O relatório evidência, ainda, que, de 26 de agosto a 25 de setembro deste ano, ocorreram pelo menos 1.220 atendimentos. Nesse período, além da distribuição de mais de 15 mil preservativos masculinos e femininos, houve mais de 230 atividades desenvolvidas, dentre as quais o atendimento de enfermagem; entrega de 77 cartões do Sistema Único de Saúde (SUS) aos internos; testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites B e C; além de imunizações contra outras doenças, a exemplo da febre amarela, tétano, Gripe H1N1 e hepatites virais.



Para fomentar os trabalhos preventivos dentro dos estabelecimentos penais, o setor de combate a Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) promove, de forma contínua, a rotina de aconselhamento aos detentos e seus familiares; encaminhamentos para tratamentos; e realização de testes rápidos, de acordo com a necessidade dos internos. A prevenção também é orientada por meio de roda de diálogos sobre a redução de danos e realização segura de tatuagens corporais, além de ofertas de materiais educativo-preventivos (folders, cartilhas, etc) sobre o assunto.

Os Programas de Saúde Prisional, desenvolvidos pela equipe multidisciplinar da Sejap, têm beneficiado os internos do CDP de Chapadinha. Hoje são oito programas: Imunização, Tuberculose, Hanseníase, Hipertensão Arterial, Diabetes, AIDS, Saúde Bucal e Mental. Os programas garantem mudanças no modelo assistencial no sistema de saúde penal e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida dos beneficiários.



Por meio da sua equipe psicossocial do Núcleo de Saúde do Centro de Detenção Provisório de Chapadinha (CDP), vem realizando diversas atividades educacionais o projeto ‘Colorindo a Vida com Saúde’. em fechamento do mês de "Novembro Azul" nessa mesma dinâmica, foi realizado os atendimentos direcionados aos homens com encaminhamento para consultas médicas e exames.


Publicidade



Arquivo do blog