WebNet

WebNet

sexta-feira, 12 de março de 2010

Seduc entrega Farol da Educação em Chapadinha

Cumprindo mais uma etapa do programa "Escola Viva", a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) entregou, na última terça-feira (9), dois Faróis da Educação nos municípios de Santa Rita e Chapadinha. Eles estavam deteriorados e, por consequência, desativados desde gestões passadas do governo estadual.

Com acervos que totalizam mais de 4.000 novas obras, e com a estrutura física reconstruída, as bibliotecas dos Faróis da Educação de Santa Rita e Chapadinha voltam a receber, após cerca de cinco anos, visitas diárias de crianças, jovens e adultos que buscam nesses espaços um complemento escolar.

Segundo a secretária-adjunta de Suporte Educacional, Carmem Cassas, a paralisação das atividades nesses dois Faróis da Educação estava prejudicando a educação dos estudantes locais.

Dezenas de alunos, pais, professores, supervisores, diretores e políticos locais prestigiaram a solenidade de entrega feita por uma comissão da Seduc, que na ocasião representava o secretário de Estado da Educação, César Pires.
Ascom

Agricultores recebem cartão do ''Garantia Safra''

A gestora regional da Agerp/Chapadinha, Madalena Saraiva falando aos beneficiários na abertura da entrega dos Cartões.
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agrário (Sedagro) e a Caixa Econômica Federal (CEF) entregaram, nesta terça-feira (9), o Cartão do Cidadão do programa "Garantia Safra" aos agricultores familiares do município de Chapadinha que aderiram ao programa e tiveram perdas na lavoura na última safra em virtude das enchentes. A entrega foi realizada no Aldeota Clube, no município, e contou com as presenças da gestora regional da Agerp em Chapadinha, Madalena Saraiva; da secretária de estado da Agricultura, Conceição Andrade; do secretário municipal de Agricultura, Antonio Nilo; sr. Zé Luzia, dentre outros.

O cartão permite que o agricultor receba, no banco, as parcelas do seguro. Ao todo, 3.667 agricultores vão receber o benefício no Maranhão. Em Chapadinha são 563 beneficiados. A região do Alto Munim é responsável por 60% das adesões ao programa "Garantia Safra" no Maranhão.

Serão atendidos ainda neste mês, os agricultores dos municípios de Cantanhede e D. Pedro. Em seguida, os de Ribamar Fiquene e Igarapé do Meio. O cartão já foi entregue em Pedreiras, Trizidela do Vale, Pio XII, Mata Roma e Anapurus.

O "Garantia Safra" é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), criado pelo governo federal, por meio do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), que tem o objetivo de garantir renda mínima aos agricultores familiares de municípios que sofrem com os efeitos da estiagem ou das enchentes.


Público-Alvo
O programa atende agricultores familiares que plantam entre 0,6 a 10 hectares de arroz, feijão, milho e mandioca, não irrigados e que tenham uma renda bruta familiar mensal de até um salário mínimo e meio, excluindo a aposentadoria rural.

Pagamento
O pagamento ao agricultor é feito depois de constatada, por meio de laudos de vistorias de plantio e colheita pela a Prefeitura e pela Secretaria de Agricultura do Município encaminham, ao MDA, a Comunicação de Ocorrência de Perdas (COP), a perda de no mínimo 50% da safra no município, causada pela seca ou enchente.
Com informações da Sedagro

Novo time de futebol em Chapadinha

Está sendo criado um novo time de futebol em Chapadinha, com o objetivo de profissionalizá-lo e disputar o Campeonato Maranhense da 2ª Divisão de 2010 ou de 2011.

As pessoas que estão à frente do projeto pretendem contar com apoio da população e dos empresários locais para manter a equipe. De acordo com os organizadores da equipe, que revelaremos em outra ocasião, a idéia é não “misturar” o esporte com a política partidária.

Para compor a diretoria, não será convidado nenhum político com mandato ou que tenha pretensão de se candidatar a algum cargo eletivo. Mas a ajuda de políticos não será descartada.

O nome da equipe ainda não foi escolhido. No início foi cogitado o nome de Associação Atltética Chapadinha, mas como já existe na cidade um time com o nome de Chapadinha Futebol Clube, o famoso “Galo da Chapada”, pensou-se em dar outro nome à equipe.

Surgiram então duas opções vistas como boas: A. A. Chapadinhense ou a revitalização do lendário Esporte Clube Juventus, clube de futebol amador que foi criado no fim da década de 1960 e que deu grandes alegrias ao torcedor chapadinhense até o fim da década de 1970, sob o comando de Dr. Manoel Bastos.

Enquete para escolher o nome e a mascote do novo time
Para a escolha do nome do time, o coordenador da campanha propôs a criação de uma enquete no blog da Mirante. Então é só você dar uma olhadinha na coluna da direita e dar a sua opinião.

Haverá também, uma enquete para a escolha da mascote da equipe. Caso você tenha idéia para o nome ou para a mascote, mande-nos a sugestão por meio deste e-mail: williammirante@yahoo.com.br

Opa! Já tem uma sugestão: Do leitor Jurandir Lima Vieira, o "Juran":

"Bom dia William, gostaria que o nome do jumento, ou seja, JEGUE DA CHAPADA participasse da votação desta enquete, pois o jegue iria representar muito bem o nosso Nordeste e a nossa "Chapada", pois segundo disse o nosso Rei do Baião (Luis Gonzaga), o jumento é nosso irmão. Abraço!"

Policia Militar encontra carro furtado

Por Luís Carlos Junior - Blog TvMirante
Os furtos estão cada vez mais audaciosos em Chapadinha. Não bastasse os roubos de bicicletas e motos que já foram registrados no município, os bandidos resolveram iniciar uma nova modalidade, a de furto de automóveis.

O Fiat Siena foi encontrado por policiais militares, no bairro Alto Fogoso. Os PMs chegaram até o local por acaso, eles estavam atendendo uma outra ocorrência quando acharam o veículo, informou o Sargento Glaugio, da Polícia Militar.

O carro pertence ao funcionário público municipal Manoel Ferreira Ponte Filho, que trabalha como motorista de ambulância do HAPA. De acordo com Manoel Filho, o veículo foi roubado na madrugada do último domingo (7), da porta de sua residência, que fica na Rua do Comércio.

Filho não soube explicar como os ladrões conseguiram entrar e ligar o veículo, uma vez que o carro não apresentava nenhum sinal de arrombamento.

Manoel Filho, disse que comprou o carro há um mês e 15 dias e que ainda não havia instalado o alarme, o que acabou facilitando a ação dos ladrões.

O veículo foi conduzido pelo proprietário até a 4ª Companhia e à delegacia, onde será feita uma investigação para tentar identificar os suspeitos do furto.

Chapadinha sedia oficinas do Projeto Cuidando do Futuro

Foram realizadas esta semana em Chapadinha as oficinas do Projeto Cuidando do Futuro, através de uma parceria do Governo do Estado do Maranhão com a Prefeitura Municipal de Chapadinha, tendo como principal objetivo combater a mortalidade infantil, através da capacitação de agentes sociais.

As oficinas do Projeto Cuidando do Futuro estarão sendo realizadas em Chapadinha durante quatro dias de cada mês, tendo em vista a prioridade estabelecida pelo município em diminuir os índices de mortalidade infantil. As oficinas formam por etapa duas turmas, e os participantes poderão atuar como “cuidadores solidários”.

O público-alvo da ação são os profissionais de saúde que integram as equipes de Saúde da Família, com destaque para os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), além das parteiras leigas e representantes da comunidade. Ainda segundo o projeto, serão capacitados mais de quatro mil profissionais em todo o Maranhão até o final deste ano.

A situação da mortalidade infantil no estado ainda é muito preocupante. Embora tenha havido melhorias nos últimos anos, o Maranhão continua com uma taxa de 35,18%, índice maior que a média registrada no país, que é de 22,58%. Entre 2000 e 2007, morreram 220.919 crianças no Nordeste e Amazônia Legal, quase 50% do total de óbitos do Brasil.

Sendo assim pretende-se com essa ação montar uma rede social que garanta o direito dessas crianças de nascer e continuarem vivas. É trágica a realidade de que aproximadamente 70% das mortes de recém-nascidos e 90% das mortes maternas ocorram por causas evitáveis. A maior parte desses óbitos concentra-se no primeiro mês de vida, o que evidencia a importância dos fatores ligados à gestação, ao parto e ao pós-parto.
Por: Jhonny Gomes/ASCOM

segunda-feira, 8 de março de 2010

Municípios debaterão fortalecimento de políticas públicas

Os impactos da Emenda Constitucional nº 58, que estabelece redução de repasses para as Câmaras Municipais; a inclusão da Bacia do Itapecuru e Mearim nas ações da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf); as parcerias entre Governo do Estado e prefeituras; e a transparência na administração pública, são os temas principais de encontros regionais que vão acontecer, este mês e em abril, em seis municípios maranhenses.

A promoção é da União Parlamentar de Vereadores (Unipav) e das câmaras municipais do Maranhão, com o apoio do Governo do Estado e Federação dos Municípios do Maranhão (Famem).

Os encontros serão realizados em Timon (19 de março), Pinheiro (31 de março), Imperatriz (9 de abril), Santa Inês (30 de abril), São João dos Patos (7 de maio) e Chapadinha (14 de maio).

O presidente da Unipav, vereador Francisco Chaguinhas, explica que o objetivo é ampliar a capacidade de debates e fortalecer o parlamento municipal. “É nosso dever lutar para que a categoria avance e ocupe mais espaços. Queremos estimular a comunidade a participar das discussões e contribuir para que os vereadores possam desempenhar suas atribuições com maior eficácia”.
Leia mais, clicando aqui!

II Enblog-MA

Acusamos o recebimento (via e-mail) do Convite para participarmos do II Enblog-MA - Encontro de Blogueiros do Maranhão, a realizar-se nos próximos dias 13 e 14 de Março, na cidade de Pinheiro (MA).

Segundo os organizadores, o Encontro será aberto para blogueiros, leitores, simpatisantes, estudantes de comunicação, internautas, jornalistas, radialistas e todos aqueles que aderem às mídias livres.

Mídias Livres - “Pela liberdade de expressão e comunicação”.
TEMA: DEMOCRACIA E LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Informações:
Thiago Tavares Fontoura – (98) 88931319

Thiagotavares85@gmail.com

Jonatas Carlos – (99) 81268603/91253716
jonatascarlos.jc@hotmail.com

Obs.: Ao mesmo tempo que agradecemos o Convite, confirmamos a nossa participação no evento.

Após apresentação de proposta do Selo UNICEF reuniões da Comissão Pró- Selo são constantes

A edição do Selo UNICEF 2009/2012 - Município Aprovado em Chapadinha tem mobilizado a comunidade em busca de desenvolver ações de valorização da criança e do adolescente que levem o município a ganhar o reconhecimento.

Desde quando aconteceu no último dia 11 de fevereiro a apresentação da proposta do Selo no auditório do Fórum de Chapadinha a comissão pró-selo tem se reunido constantemente no intuito de desenvolver ações que possam melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes em nosso município.

As reuniões estão sendo realizadas na sala de reunião da Secretaria Municipal de Educação, na comissão estão reunidos vários representantes de empresas públicas e de entidades.

Segundo a professora Enir Lima (foto), Articuladora do Selo UNICEF as ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes deve ser constantes em todas as áreas do município. “No Selo a participação de toda a sociedade e de todos os órgãos e entidades que desenvolvem ações voltadas à valorização da criança são fundamentais”, disse Enir.

A comissão pró-selo também tem o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, segundo o Presidente do Conselho, Jânio Ayres, várias conquistas podem ser alcançadas através do Selo. “Teremos que dar mais apoio a Projetos que desenvolvem ações voltadas para criança e o adolescente, como por exemplo, o Projeto Sentinela que é desenvolvido pela Sociedade Esportiva Real Brasil a mais de 02 anos”, relatou Jânio.

Na última reunião ficou definido que no dia 18 de maio, dia onde ficou instituído pela Lei Federal Nº 9970/00 o Dia Internacional de luta Contra o Abuso e a Exploração Sexual será realizado junto a entidades como o Conselho Tutelar uma série de atividades que visam mostra a importância da criança e do adolescente na construção de uma sociedade mais justa e democrática.

Para o UNICEF, uma das tarefas mais importantes da humanidade deve ser a de assegurar à crianças e adolescentes um espaço de cidadania. Esta busca consiste na criação de um modelo de município, disposto a colocar em prática um conjunto de ações voltadas à melhoria da qualidade de vida e a construção dos direitos de cidadania de crianças e adolescentes. Diversas iniciativas têm sido lançadas neste sentido e o mais recente exemplo é o Selo UNICEF- Município Aprovado.

Ainda segundo o UNICEF, o Selo UNICEF – Município Aprovado é um reconhecimento internacional que o município tem pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de Crianças e Adolescentes.
Por: Jhonny Gomes - Ascom

Arquivo do blog