WebNet

WebNet

sábado, 14 de fevereiro de 2015

Intelectuais Portugueses se Rendem ao Documentário "Tonny Cajazeira - O Astro do Maranhão" do Chapadinhense Dewis Caldas


Dewis Caldas - Documentarista

Não sei nem como explicar as sensações que tive em exibir o documentário sobre o Tonny Cajazeira no festival de música tradicional Palheta Bendita, nesta semana. Havia lá um público muito seleto: investigadores, músicos, construtores de instrumentos, entendedores da cultura popular e demais interessados na pespectiva tradicional. Um público despido de qualquer preconceito quanto aos gêneros populares brasileiros, que se afeiçoou do personagem Tonny e se entregou ao seu jeito e estilo. Deram gargalhadas, se balançaram na cadeira ao som das músicas, se emocionaram e - por fim - apaludiram.


Após o filme, vieram conversar conosco, dando suas impressões do quanto acharam valioso este músico, do quanto representra a música brasileira, e sobretudo, a simplicidade tão marcante. Pra nós foi emocionante. Gostaria de que o próprio Cajazeira ouvisse tudo o que dizem a seu respeito e sobre sua arte. E mais, queria muito que os chapadinhenses ouvissem com atenção o que os intelectuais acham da obra desde grande músico da nossa terra. Ficariam orgulhosos. Mostrar imagens de Chapadinha, das coisas desta terra maravilhosa é algo que não consigo explicar. A cada exibição fico emocionado, é como se contasse a minha história também.


Me remeto as idas escondidas com amigos tomar banho na Itamacaóca, no Recanto da Jussara, no Repouso do Guerreiro, ou então jogando bola na praça da Bandeira em dias de chuva. É como se o filme não fosse feito por mim, mas sim, ganhou vida, a vida de todos nós chapadinhense, nossa história, nosso lugar. Ao final, gravamos um depoimento do músico e compositor Carlos Carneiro, que disse coisas como "O Tonny é duma riqueza, duma simplicidade... Como dizem os maiores estudiosos de música que conheci na vida: deve-se cultivar a simplicidade, mas até chegar lá é muito difícil e este homem nos demonstrou isso, nos deu uma grande lição hoje..."


Publicidade



sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Trecho por Trás do Palco da Praça do Povo Está Asfaltada

Fotos: Zé Ramalho (Secom)

A Prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, concretizou o asfaltamento da rua (trecho) que fica por trás do palco da Praça Irineu Veras Galvão (Pça. do Povo). O reparo da pequena via, contribuirá para um melhor conforto aos foliões neste período carnavalesco como, também, aos moradores que ali residem.







Publicidade



quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

UBSF/Bairro Tigela Promove Palestra com Dinâmica Sobre a Importância da Atividade Física


Na última quarta-feira (11) a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do bairro Tigela, promoveu uma palestra (com dinâmica) - que teve como tema: "A Importância da Atividade Física para Pessoas Acima de 50 Anos".


O momento foi ministrado pela fisioterapeuta do  Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Jorgianne Nascimento, juntamente com a coordenadora do posto da Tigela, enfermeira Mirella Almeida.

Medição da pressão dos participantes

O objetivo desse tipo de palestra é, levar mais informação para esses pacientes, fazendo com que ele esclareçam suas dúvidas e possam ter uma melhor qualidade de vida.


Ao final da palestra, houve o momento de dinâmica, onde todos participaram de atividades físicas básicas para o dia a dia, e pra encerrar, foi servido um saudável lanches.



*NASF é uma equipe composta por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que devem atuar de maneira integrada e apoiando os profissionais


Publicidade



Agentes de Trânsito Realizam Blitz Educativa nas Proximidades do Corredor da Folia


Com o objetivo de alertar aos cidadãos chapadinhenses quanto a atenção no trânsito, a prefeitura de Chapadinha por meio do Departamento de Agentes de Trânsito realizou nesta quinta-feira (12), blitz educativa com distribuição de panfletos.

Capitão Pacheco - Chefe do Departamento de Agentes de Transito

A blitz foi realizada pelos agentes de trânsito nas proximidades da Praça do Povo (corredor da folia nesse carnaval).




Com a proximidade das noites carnavalescas, o material orienta sobre o perigo da mistura bebida alcoólica e direção, apresentando também o valores de multas atualizadas para os tipos de infrações consideradas graves.

Secom/PMC


Publicidade



Levi Pontes Pede Ampliação de Campanha Sobre o Cadastro Ambiental Rural


Na sessão plenária desta quinta-feira (12), o deputado estadual Dr. Levi Pontes (SD) direcionou o seu discurso para o governador do estado do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), solicitando a realização de uma campanha mais abrangente sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), a exemplo da Campanha de Vacinação Contra Febre Aftosa.

De acordo com o parlamentar, os Ministérios condicionam todos os empréstimos de produtores rurais ao Cadastro Ambiental Rural. “Minha preocupação é com a data de se encerramento. Faltam apenas dois meses e vinte dias para acabar e, por isso, acredito que uma campanha mais ampla ajudaria a divulgar ainda mais a importância do cadastro”, sugeriu o deputado.

Levi Pontes apresentou dados em relação ao Maranhão e mostrou-se preocupado com a situação. “O estado atingiu apenas 36,8% dos pequenos e grandes produtores rurais. Isso pode nos trazer grandes prejuízos para a população mais carente, visto que estados bem maiores como o de Goiás já fizeram o seu Cadastro em mais de 80% das propriedades rurais”, explicou.

A partir dos dados divulgados, o deputado acredita que é necessária uma mobilização maior em defesa dos agricultores familiares. “Tenho medo de que o próprio estado do Maranhão seja prejudicado nos seus critérios de fomentar a agricultura, principalmente a agricultura familiar, porque todos os bancos, oficiais ou não, vão exigir este Cadastro Ambiental Rural. E como isso será o documento essencial, esses produtores que tanto precisam de empréstimos, não vão conseguir”, afirmou.

Por fim, Dr. Levi reiterou em seu pronunciamento com pedido de apoio para concluir a etapa de cadastro dos produtores e agricultores. “Eu entendo que essa situação é extremamente grave. Nós, deputados, devemos nos sensibilizar e criar uma frente de trabalho para que os nossos secretários de Agricultura e Agricultura Familiar possam ajudar as pessoas mais carentes a cumprir essa etapa do cadastro. Seria uma força-tarefa que eu gostaria de sensibilizar esta Casa e também o governo”, concluiu.

CAR

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais. Consiste no levantamento de informações georreferenciadas do imóvel, com delimitação das Áreas de Proteção Permanente (APP), Reserva Legal (RL), remanescentes de vegetação nativa, área rural consolidada, áreas de interesse social e de utilidade pública, com o objetivo de traçar um mapa digital a partir do qual são calculados os valores das áreas para diagnóstico ambiental.

Ferramenta importante para auxiliar no planejamento do imóvel rural e na recuperação de áreas degradadas, o CAR fomenta a formação de corredores ecológicos e a conservação dos demais recursos naturais, contribuindo para a melhoria da qualidade ambiental.

No Governo Federal, a política de apoio à regularização ambiental é executada de acordo com a Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012, que criou o CAR em âmbito nacional, e de sua regulamentação por meio do Decreto nº 7.830, de 17 de outubro de 2012, que criou o Sistema de Cadastro Ambiental Rural - SICAR, que integrará o CAR de todas as Unidades da Federação.



Publicidade



Alunos da UE Raimundo Batista (Tabuleiro dos Batista) Vivenciam Momento Carnavalesco


Na manhã desta quinta-feira (12) a escola municipal Unidade Escolar Raimundo Batista, situada na localidade Tabuleiro dos Batista, promoveu um momento de lazer com os alunos do ensino infantil (1º e 2º Ano). É que foi realizado na escola uma aula dinâmica, onde as crianças brincaram o carnaval - ao som de marchinhas, e assim, tiveram conhecimento e vivenciaram, esta que é considerada uma das maiores festa do nosso planeta!

Profª Aparecida

Parabéns à gestora escolar, profª Priscyla Danny Pontes e toda sua equipe!


Publicidade



CRAS Folia é Realizado na Vila Izamara


A prefeitura de Chapadinha, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu na última quarta-feira (11), tarde de muita alegria para os usuários do Centro de Referência de Assistência Social. Idosos e crianças caíram na folia ao som de marchinhas, interpretadas pelos jovens da Banda Metais Folia, composto pelos alunos da Banda Marcial da SEMAS.


Prestigiando o evento o secretário municipal de Assistência Social, Francisco Paiva, parabenizou a equipe que organizou a tarde alegre e definiu o momento como positivo para integração dos jovens, adolescentes e idosos que ali brincavam.


Segundo a coordenadora, Geyziane Silva, a tarde carnavalesca faz parte do calendário de eventos do CRAS e todo o espaço é preparado especialmente para a data, assim, os brincantes entram no clima do carnaval.


A programação CRAS Folia continua nesta quinta-feira (12) no bairro Campo Velho e nessa sexta-feira (13) no bairro Areal.

Abaixo, confira mais fotos do evento:







Secom/PMC


Publicidade



FATO - Chapadinha é um dos Destinos Mais Procurados Durante Carnaval

Cerca de 20 mil foliões são esperados todos os dias nos principais 
pontos de concentração da folia de Momo na cidade


A cidade de Chapadinha, distante 250 km da capital e localizada na região Leste do Maranhão, está sendo apontada como um dos destinos mais procurados para o feriado do Carnaval 2015. Muitas casas foram alugadas e os hotéis estão com as reservas praticamente esgotadas. As ruas da cidade já estão ornamentadas, com o clima de festa tomando conta de todos.

Preocupada em oferecer as melhores condições aos visitantes, a prefeita Ducilene Belezinha determinou que fosse elaborado um plano de ação integrado a ser executado no período do carnaval, que começa sexta, dia 13, com ações de transporte, limpeza pública, saúde e de segurança.

Várias reuniões foram realizadas, com participação de representantes do Ministério Público, Justiça, Polícias Civil e Militar, Guarda Civil Municipal (GCM), Agentes de Trânsito, Conselho Tutelar, Vigilância Sanitária, secretarias Municipais de Cultura e de Saúde, entre outros.

Trânsito

O Departamento Municipal de Trânsito (DMT) já está desenvolvendo campanhas educativas no trânsito e atuará de forma intensiva durante os cinco dias nas ruas da cidade. Algumas ruas do Centro serão interditadas e rotas alternativas serão criadas, visando oferecer maior segurança e comodidade aos foliões, principalmente nos horários em que os blocos sairão em desfile de suas concentrações à Praça do Povo ou à Praça Coronel Luís Vieira. 

Segurança 

De acordo com o Comandante do 16º Batalhão da PM em Chapadinha, Major Glauber Miranda, 72 homens atuarão na cidade, com média de 30 policiais por dia, com auxílio dos Guardas Municipais e de 45 seguranças particulares, contratados pela prefeitura. Com o apoio da GCM e dos Agentes de Trânsito, a PM está realizando diariamente barreiras nas duas entradas da cidade, fiscalizando todos os veículos, visando inibir a entrada e/ou saída de armas, drogas ou veículos roubados.

Saúde

O atendimento médico também estará garantido à população. "Estaremos com o posto de saúde da Corrente, ao lado da Praça do Povo, funcionado os 5 dias, preparado para atendimento de urgência, com equipe pronta para pequenos procedimentos cirúrgicos, uma equipe de socorrista, com prancha, se preciso, para levar a pessoa ferida até o posto médicoesclareceu o secretário municipal de Saúde, Allan Monteles.

"Duas ambulâncias ficarão na praça. No Hospital Regional Antonio Pontes de Aguiar (HAPA), a equipe de emergência foi dobrada, para um atendimento rápido. Haverá também, um trabalho de orientação e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis com panfletagem e distribuição de milhares de preservativos", concluiu o secretário.

Banheiros químicos serão distribuídos nos principais pontos de concentração de foliões, como as praças do Povo, da Bíblia e Cel. Luís Vieira. 

Confira a programação do Carnaval 2015, em Chapadinha:

Sexta-Feira (13/Fev.)
20h - Carlinhos Maranhão
22h - Chicabana

*Desfile do bloco “Casa da Fartura”

Sábado (14/Fev.)
Ponto.15
Bruno Shinoda & Swingarte 
Thiago Farra

*Desfile dos blocos “Guerreiros do Chopp, bloco do DEFFF e Bloco das Maravilhas e Lepo-Lepo”

Domingo (15/Fev.)
Originais do Forro
Forró dos Plays

*Desfile dos blocos “Bazar, Lepo-Lepo, Paredões, Labareda, Não Era Eu Chapolin”

Segunda-Feira 16/Fev.)
Romildo Show
Ivo Brawn
Márcia Fellipe & Forró da Curtição

*Desfile dos blocos “Nageral e Bloco dos Sujos”

Terça-Feira (17/Fev.)
Carlinhos Maranhão
Romin Mata
Furacão do Forró

*Desfile dos blocos “Reis do Chopp, Bloco dos Zamigos e Blocos dos Blocos”


Telefones úteis:
Guarda Municipal: (98) 99123 5354 (Whatsapp)
Polícia Militar (98) 3471 2631 - (98) 99110 3089 (viatura) 
Policia Civil (98) 3471 3763
Hotel GG (98) 3471 1565
Chapadinhense Hotel (98) 3471-1300
Pousada Araújo (98) 99126-5699
Hotel Creuza Lopes (98) 3471 0380
Hotel Eldorado
Hotel Chapadinha
Hotel Alvorada
Hotel Blumar 1 e 2
Churrascaria Gaúcho (98) 3471 2054
Kid Restaurante (98) 3471 3586
Pizzaria Chapadinhense (98) 3471-0786
Lanchonete Mega Lanches (98) 3471 2903
Lanchonete Dogão (98) 9165 8179
Massas Delivery (98) 99169 4141
Hospital Antônio Pontes de Aguiar (HAPA) (98) 3471 1234
Hospital São Francisco - (98) 3471 1485
Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente (98) 3471-0763
Posto de Mototaxi (98) 3471 1187
Posto de taxi (98)


Onde se divertir:

· Corredor da Folia (Praça do Povo)
· Praça Cel. Luís Vieira, com bares, lanchonetes e encontro dos blocos e dos paredões,
· Parque Aquático Torre do Sol,
· Parque Aquático Alphaville,
· Associação Boa Vontade,
· Associação “Cangaia”,
· Balneário Pantanal,
· Balneário Olho D’água dos Pinheiros.


Publicidade



Prefeitura de Chapadinha Paga Educação, 1/3 das Férias e Aposentados Nesta Sexta (13)


Em entrevista concedida, ao vivo, dos estúdios da Rádio Mirante local, na tarde desta quinta-feira (12) - no programa Direto ao Assunto, a prefeita Ducilene Belezinha anunciou o pagamento antecipado dos servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e dos aposentados do IPC. E a boa notícia vai além, a partir desta sexta-feira, dia 13, os servidores também receberão 1/3 das férias.

*Com informações da Secom/PMC


Publicidade



TCE Desaprova as Contas da ex-Prefeita de Chapadinha, Danúbia Carneiro



O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA) desaprovou a prestação de contas apresentadas por Danúbia Loyane de Almeida Carneiro, relativa ao exercício financeiro de 2010, condenando a ex-gestora à devolução de R$ 2.050.919,00 e ao pagamento de multas no total de R$ 361.090,00.

Entre as principais falhas detectadas na prestação de contas da ex-gestora estão irregularidades em procedimentos licitatórios, não apresentação dos Relatórios Resumidos de Execução Orçamentária (RREO) dentro dos prazos legais estabelecidos, pagamento de despesas sem a devida execução da obra ou serviço correspondente e irregularidades com despesas de pessoal. A ex-gestora pode recorrer da decisão.

Abnadab Leda - ex-Prefeito de Urbano Santos

Na mesma sessão foram desaprovadas também as contas de Abnadab Silveira Leda (Urbano Santos/2010), com multas no total de R$ 59.000,00; Indalécio Wanderlei Vieira Fonseca (Governador Nunes Freire/2010), com multas no total de R$ 100.000,00 e Marcony da Silva dos Santos (Sucupira do Norte/2010), com débito de R$ 536.519,10 e multas no total de R$ 121.651,00.

Juvenal Leite de Oliveira (Sucupira do Riachão/2010), teve suas contas aprovadas com ressalvas e deve pagar multas no total de R$ 53.400,00.

Entre as Câmaras Municipais, foram julgadas irregulares as contas de Antonio Ferreira de Sousa (Santa Luzia do Paruá/2009), com débito de R$ 42.243,45 e multas no total de R$ 24.224,34; Elmar Noleto e Silva (Barão de Grajaú/2009), com multas no total de R$ 3.630,00; José de Ribamar Soares França (Bacurituba/2010), com débito de R$ 4.581,38 e multas no total de R$ 10.916,27; Lauro Carvalho Santana Neto (Riachão/2009), com débito de R$ 44.217,36 e multas no total de R$ 6.421,73 e Valdeci Ximenes Cruz (Aldeias Altas/2010), com multas no total de R$ 11.600,00.

Paulo Lopes Sales (Governador Nunes Freire/2009) teve suas contas julgadas regulares com ressalvas e deve pagar multa de R$ 2.000,00.


Publicidade



Noticiário da Paróquia: Últimas Notícias de Padre Neves


Na tarde desta quinta-feira (12), padre Casimiro postou nota em sua página pessoal no Facebook, sobre o estado clínico do paróco de Chapadinha, Pe. Neves, que se encontra em recuperação de saúde, em Portugal, sua terra natal. Acima, o recorte (print) da publicação.


Publicidade



Arquivo do blog