WebNet

WebNet

sábado, 29 de janeiro de 2011

Colação de Grau das primeiras turmas do CCAA-UFMA/Chapadinha

Confira alguns momentos da cerimônia de colação de grau dos formandos das primeiras turmas de Agronomia, Biologia e Zootecnia do CCAA, realizada na noite desta sexta, 28 de janeiro de 2011, na UFMA de Chapadinha.

Clique nas imagens para ampliá-las


PT Local Alia-se com o Governo Municipal

Depois de longas conversas e muita negociação, a prefeita Danúbia Carneiro selou acordo com o PT e os quadros do partido contribuirão com a administração municipal.

A batida do martelo contou com a presença do secretário estadual de Trabalho, Zé Antônio Heluy, sua secretária adjunta, Mariana Nascimento, e com as anuências do vice-governador, Washington Luiz, e do presidente do PT-MA, Raimundo Monteiro.

Segundo a prefeita, a composição é um momento histórico para a cidade. “Há muito tempo eu queria concretizar essa aliança e estou muito feliz de termos chegado a um acordo”, afirmou durante a reunião.

O presidente em exercício do diretório municipal da legenda, Zezinho Lima, também comemorou o acerto. “Estes dois primeiros anos do governo foram muito complicados, mas nós vamos entrar para ajudar a dar uma guinada no caminho da melhoria dos serviços públicos e das políticas aplicadas pela prefeitura. Essa é a nossa intenção”, disse.

 Zé Antonio Heluy conversa com petistas chapadinhenses
Também presente na reunião, o suplente de deputado estadual, que assumirá o mandato já no dia 1º  de fevereiro, Magno Bacelar concordou com os termos do acordo e prometeu continuar contribuindo para o sucesso da administração municipal. “É muito importante pra gente essa aliança com o PT, que é o partido do nosso vice-governador, e eu vou estar na Assembléia Legislativa do estado trazendo projetos e recursos para ajudar a fazer com que essa aliança dê bons frutos pra Chapadinha”, comprometeu-se.

Para a conclusão das negociações a prefeita comprometeu-se com uma pauta de reivindicações apresentada pela direção do partido que inclui desde melhorias na saúde pública até a reestruturação do Conselho Municipal do Plano Diretor. O partido pediu também maior transparência nas contas da prefeitura, aumento do repasse feito ao Fundo de Infância e Adolescência (FIA) e a realização audiências públicas para a orientação e prestação de contas das ações das Secretarias.

Ainda não foram acertados todos os espaços que o partido ocupará, mas é certo que uma das prerrogativas será a indicação do secretário municipal de Trabalho, pela parceira com a Secretaria estadual para a implementação definitiva da agência do Sine (Sistema Nacional de Emprego) em Chapadinha.

Também ficou combinado que durante o mês de fevereiro, quando se comemora o aniversário do PT, será realizado um ato em celebração à aliança com a presença do vice-governador do estado e dirigentes estaduais da legenda.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Jovem Esfaqueado Não Resiste e Morre

Warlem Carlos Sousa Silva, de 18 anos, que foi esfaqueado por outro jovem conhecido por Michelin, não resistiu à gravidade dos ferimentos e morreu na última quinta-feira, dia 27, às 6h da manhã, no Hospital Municipal Djalma Marques, o Socorrão 1, em São Luís, após passar por três cirurgias, nos últimos dez dias.

O crime

Um irmão de Warlem, contou que ele vinha com amigos de uma festa, que ocorreu em uma casa de shows no Bairro Campo Velho, da madrugada do dia 16 de janeiro. Eles já estavam nas proximidades do Cemitério Sozinho, na Avenida Ataliba Almeida, quando se aproximou um grupo onde estava o acusado, Michelin, perguntando pelo “Bolacha”, como era conhecido a vítima. Daí começou uma confusão e Warlem recebeu duas facadas, sendo uma no braço direito e outra abaixo do umbigo.

A mãe de Werlem disse que Michelim foi preso quatro dias depois e demonstrou revolta. “O pior, é que ele foi solto, porque não foi preso em flagrante. Agora, a polícia está atrás dele”, disse, em tom de revolta, com lágrimas nos olhos.

O irmão de Warlem disse que Michelim é o mesmo que deu um tiro à queima roupa em outro jovem, na Praça do Povo lotada, durante as festas juninas do ano passado. O rapaz escapou, mas ficou com seqüelas. “Meu irmão foi a quarta vítima de Michelim. Além desse que ele tentou matar na Praça do povo, ele ainda deu um tiro em outra pessoa e furou outro cara. Não entendo como é que um cara desse continua solto, ameaçando a sociedade”, desabafou.

Warlem era bastante conhecido na cidade e trabalhou recentemente em dois supermercados. Ele deixa uma mulher, com quem morava há pouco tempo, grávida de 4 meses.
O velório foi realizado à Rua Celina Araújo, 800, por trás da Choperia LB, no Bairro Aparecida. O sepultamento aconteceu por volta das 16h desta sexta-feira (28), no Cemitério da Cohab.

Arca das Letras Entrega Bibliotecas em Chapadinha

Em solenidade realizada na manhã desta quinta-feira (27), na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, o Programa Arca das Letras entregou quatro bibliotecas que serão utilizadas em assentamentos da reforma agrária no município de Chapadinha.
 
Abrindo os trabalhos dois vídeos foram mostrados ao público: uma animação brasileira chamada “Vida de Maria” que conta a história de Maria José, uma menina de 5 anos de idade, é levada a largar os estudos para trabalhar. Enquanto trabalha, ela cresce, casa, tem filhos, envelhece; o outro filme traz o diferente cenário de comunidades que já com acesso à leitura pelo Arca das Letras e tiveram significativos avanços.   
O evento incluiu ainda capacitação e diplomação dos agentes de leitura, que são monitores que auxiliarão as comunidades no manuseio dos livros.
O Programa
O programa foi criado em 2003 pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o  Arca das Letras implanta bibliotecas para facilitar o acesso ao livro e à informação no meio rural brasileiro.
O Programa beneficia diariamente milhares de famílias do campo, formadas por agricultores familiares, assentados da reforma agrária, comunidades de pescadores, remanescentes de quilombos, indígenas e populações ribeirinhas.
Bibliotecas Rurais
Para incentivar e facilitar o acesso à leitura, as bibliotecas são instaladas na casa dos agentes de leitura ou nas sedes de uso coletivo (associações comunitárias, pontos de cultura, igrejas), de acordo com a escolha da comunidade e disponibilidade dos agentes. O acervo inicial de cada arca conta com cerca de 200 livros, selecionados para contribuir com o trabalho, a pesquisa e o lazer das populações que vivem no campo. Os exemplares são escolhidos de acordo com a indicação e demanda das famílias atendidas. Os acervos são formados por literatura infantil, para jovens e adultos, livros didáticos, técnicos, especializados e de referência ao exercício da cidadania. 

Prefeitura Parceira
Tendo a prefeitura municipal como parceira do programa, Chapadinha foi a primeira cidade da região a conseguir entregar as Arcas com livros para as comunidades. A secretária de educação Enir Ferreira Lima esteve na reunião e destacou a importância do programa para Chapadinha, “além da confecção das arcas, a prefeitura ainda disponibiliza o transporte, as condições para realização dos eventos e acompanha a formação dos agentes de leitura”, ressaltou Enir. Ainda de acordo com a secretária, a prefeitura estuda expandir o programa para outras comunidades rurais do município, “como o programa federal atende os assentamentos a secretaria de educação acompanhará esta fase de implantação e se for viável vamos levar a experiência a outras localidades do município”, finalizou.  

ACS da Regional de Chapadinha se reúnem para eleger diretoria para os próximos 3 anos


 

Agentes Comunitários de Saúde (ACS) dos 14 municípios pertencentes à Regional de Chapadinha, se reuniram na manhã desta sexta-feira (28), no auditório do CRESU, para elegerem a diretoria da entidade e discutirem outros assuntos de interesse da categoria.

Raimundo Nonato Barbosa Lima, de Mata Roma, é o atual presidente da Regional de Chapadinha. Agentes Comunitários de todos os municípios da regional discutiram o assunto e resolveram lançar chapa única, garantindo assim, a reeleição de Raimundo Nonato.

Estavam presentes ao encontro, Edvan da Conceição Viana, presidente da Federação Maranhenses dos ACS e vive-presidente da Confederação Nacional dos ACS, o deputado Magno Bacelar – PV, a secretária de saúde do município de Chapadinha, Maria José Coutinho,  secretário de obras de Chapadinha, José Almeida e o vereador Jorge Martins, que tem fortes ligações com os ACS de toda a região.

Magno reafirmou seu compromisso com a categoria, de defendê-la durante seu mandato de deputado, lutando por melhorias e colocando um representante dos ACS em seu gabinete, para manter a proximidade. Edvan agradeceu a presença do deputado e lembrou que, Magno Bacelar ainda nem assumiu, mas já está marcando presença junto aos ACS, mostrando que é possível contar com ele durante seu mandato, naquilo que foi proposto durante sua campanha em várias regiões do estado, no ano passado. "Ele será o nosso defensor dentro da Assembléia Legislativa do Estado", disse Edvan. 
 

A Regional de Chapadinha é formada pelos municípos de Chapadinha, Mata Roma, Anapurus, Brejo, Milagres do Maranhão, Buriti, Santa Quitéria do Maranhão, São Bernardo, Santana do Maranhão, Paulino Neves, Araioses, Água Doce do Maranhão, Magalhães de Almeida e Tutóia.

Secretário Antonio do Nilo Sofre Infarto

O blog do Willian Fernandes informa que o secretário municipal de agricultura, Antonio do Nilo (foto), sofreu um infarto, nesta quinta-feira (27). Ele está em Teresina-PI. Médicos o examinaram e disseram que já está tudo bem com ele. Na tarde de ontem (quinta) , por volta das 14h30, Antonio do Nilo fez um cateterismo. A informação foi repassada pela esposa do secretário, Débora. Continuaremos acompanhando o caso e torcendo por seu pronto restabelecimento.  

 
 

Herbert Lago Fala Sobre Momento do PT

"O jornalista e poeta petista Herbert Lago (foto) me escreve solicitando espaço para opinar sobre a possibilidade de o PT vir a compor o governo municipal, nem precisava pedir bastava mandar o texto, ainda assim agradeço a escolha de nosso blog.

Depois de ler as palavras de Herbert, que evidenciam o drama interno, e reconhecendo a importância do partido e seus militantes tanto de um lado quanto de outro que hora divergem, mas que construíram juntos a história do PT e de parte significativa dos movimentos sociais de Chapadinha, só cabe aos de fora, como eu, ficarmos abertos a outras manifestações e tratarmos com absoluto respeito a decisão do partido, qualquer que seja ela. Segue o texto de Herbert."

Caro amigo Alexandre,
bom dia!
 
Tenho acompanhado o seu blog e vejo artigos de várias pessoas, inclusive sua, opinando sobre a conjuntura politica do PT, alianças e etc. Neste sentido, gostaria que me desse também a oportunidade e publicasse também o artigo em anexo para que os seus leitores tenham a oportunidade de saber um pouco do meu pensamento com relação aos acontecimento politicos de Chapadinha.
 
Herbert Lago C. Branco
 
FESTIVAL DE CONTRADIÇÕES E CONTRARIEDADES
 
Tentei escrever sobre um tema mais ameno, mas confesso que ainda estou aturdido, em estado de choque, com a adesão de uma parcela do PT de Chapadinha ao desgoverno municipal de Danúbia Carneiro e Magno Bacelar.
 
Não poderia deixar de parabenizar as pessoas lúcidas do nosso partido como: o Paiva, Manim, Chico da Cohab e Ivone, que perceberam o engodo e o equívoco dos companheiros e discordaram em aderir à atual gestão; melhor a discordância exposta ao sol que o consenso falso.
 
Não é fato que o processo eleitoral tudo desarruma? É um festival de contradições e contrariedades: amigos se tornam inimigos; inimigos viram correligionários; irmãos discutem com irmãos, princípios ideológicos cedem lugar a interesses pessoais e o discurso ético quase nunca coincide com o da prática.
 
Mas terminado o pleito dos “petistas” para as funções na máquina municipal os companheiros têm o direito de se olhar no espelho, estufarem o peito aliviados, sentirem o doce beijo de Narciso – nem tanto como belo, e sim como contemplados nas secretarias – e se esquecem de reparar que, no fundo do espelho, há pessoas, seus eleitores, a quem estão obrigados a não decepcionar.
 
Nas últimas eleições de 2010 a Lei da Ficha Limpa já serviu para consolidar na agenda política o espaço de duas bandeiras fundamentais: a ética na política e a honestidade, vistas em outros tempos como acessórias. O mais provável é que nas próximas eleições os eleitores exijam ainda mais dos candidatos compromisso firme com a transparência, a prestação de contas e a probidade. Serão merecedores dos votos de parcelas crescentes desse eleitorado os candidatos que conseguirem comprovar que entraram na política com o objetivo maior de trabalhar pelo nosso município e por uma vida melhor para os cidadãos. Tudo indica que tenderá a ser cada vez menor o espaço dos que se valem da política para conquistar vantagens pessoais.
 
Esse é, sem dúvida, um processo lento e contraditório de amadurecimento do eleitorado e fortalecimento dos valores associados à cidadania. Pessoas ainda conseguem se eleger comprometidas com a velha lógica do “toma lá, dá cá”, no entanto, temos todas as razões para crer que este é um processo reversível. É necessário também que nossa política seja cada vez mais marcada pelas condutas honestas e afinadas com a lei, em virtude do alto custo moral e econômico da corrupção.
 
Cheguei à conclusão de que só poderemos vencer o óbvio a partir do momento em que os governantes forem responsabilizados criminalmente pelos seus atos e omissões.

Herbert Lago Castelo Branco

Presentes e Aniversários

 Por Almir Moreira - Advogado  
Artigo extraído do Blog do Alexandre

Na última terça-feira, 25, Danubia aniversariou, muitos foram lhe parabenizar pela manhã em sua residência, estive também por lá, cheguei como diz se popularmente nos “finalmentes”.
Acomodaram-me numa mesa seleta, sentados ao seu redor, entre outros estavam: a aniversariante, Magno Bacelar, Zé Almeida e Sebastião Pinheiro. Danubia e Magno, solicitados a todo instante, por motivos óbvios não puderam participar de todo o colóquio. Daí a conversa fluiu com mais calmaria entre o restante, foi aí que me esbaldei, como sempre acontece quando converso, melhor ouço Zé Almeida e Sebastião Pinheiro.
O Ex-Prefeito, verdadeiro arquivo vivo da nossa história mais recente, um dedinho de prosa com ele pode nos revelar fatos interessantes ao nosso respeito. Afora, o cabedal de conhecimento, que ele detém sobre vários assuntos da cultura.  Homem de ironia fina, mas respeitoso.
Sebastião Pinheiro corre em paralelo, como um puro-sangue; altivo, elegante e sereno. Seu vigor físico e sua exata compreensão de nossa realidade política e social escondem sua idade. Seu conhecimento e o amor incomensurável por esta terra lhe tiram da boca palavras que afirmam seu otimismo pela Chapada. Com eles se aprende muito, que desperdiço não ouvi-los. Os dois exatamente iguais quando por aqui chegaram, prestando serviços e misturados com a nossa história, e ajudando a fazê-la. Quão agradável esse pedaço da manhã, fui dar um abraço na Danubia, e recebi um presente, a boa prosa destes dois.
Chapadinha está repleta de talentos em vários campos do conhecimento, professor Mata Roma foi a maior expressão deste DNA, precisamos nos conscientizar disso para que muitas vezes entre nós mesmo não deixemos de lado os nossos.

IsaBELLA do ANO 2010 Recebe Premiação da YesCosmetics

Na tarde desta quinta-feira, 27 de Janeiro, foi entregue a prêmiação a Isabela Pessoa Lima, vencedora do concurso A Bella do Ano 2010, realizado de uma parceria da YesCosmetics Chapadinha e blog ChapadinhaSite (Sousa Neto). Durante a segunda quinzena de novembro e todo o mês de dezembro último, belas chapadinhenses apresentaram seus books, e no início do mês corrente, através de uma enquete com os internautas, Isabela Pessoa Lima foi eleita.

Isabela, recebeu seu prêmio na loja Yes! Chapadinha das mãos da micro empresaria Fernanda Mendes, um kit completo da linha H2O - Conheça os produtos H2O clicando aqui. Participe  do próximo concurso, entrando em contato com Sousa Neto ou na YesCosmetics.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

TJMA Recebe Denúncia Contra o Deputado Estadual Paulo Neto por Crime de Peculato

TJMA recebe denúncia contra o deputado estadual Paulo Neto
TJMA recebe denúncia contra o deputado estadual Paulo Neto
Durante a primeira sessão plenária jurisdicional de 2011, realizada nesta quarta-feira, 26, o pleno do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) recebeu, por maioria, a denúncia contra o deputado estadual Paulo Roberto Almeida Neto e outros acusados pela suposta prática, em co-autoria de crime de peculato, tipificado no artigo 312 do Código Penal Brasileiro.

Também foram denunciados Geson de Sousa Lira, Patrícia Iralda Aguiar Costa, Fernando Carlos Pereira Santos e Maria da Glória Pereira Aguiar. De acordo com a denúncia do Ministério Público Estadual (MPE), Patrícia Aguiar e Fernando Santos, respectivamente, presidente e ex-presidente do Fundo de Aposentadoria e Pensão do município de Presidente Vargas (Fapem), emitiram, a pedido do então prefeito municipal Raimundo Bartolomeu Santos Aguiar, conhecido como Bertim, já falecido, um cheque da Fapem no valor de R$326.759,04.

A quantia foi depositada na conta corrente do município de Presidente Vargas, quando o então prefeito Bertim e sua esposa Maria da Glória Aguiar, tesoureira do município, sacaram em fevereiro de 2005, o valor de R$126.759,04, depositando em seguida, a quantia de R$55.550, na conta de Geson Lira – cunhado e, à época, assessor parlamentar do deputado estadual Paulo Neto.

Desembargador Paulo Velten, relator do processo
Desembargador Paulo Velten, relator do processo
Na mesma operação, depositaram o valor de 70 mil reais na conta de Antônio de Jesus Oliveira de Santana, com o objetivo de concretizar uma transação imobiliária realizada pelo deputado Paulo Neto, referente à compra de uma sala comercial no edifício Planta Tower. Em outra operação, ainda usando o valor sacado da conta municipal, Bertim e sua esposa emitiram em março de 2005, dois cheques de 100 mil reais nominal à Geson de Sousa Lira.

DefesaOs acusados alegam em suas defesas a ausência de poder de investigação do MPE, cuja competência atribuem à polícia. Quanto ao uso de recurso público para compra de imóvel, o deputado estadual Paulo Neto afirma ter realizado o pagamento em dinheiro com recursos próprios, considerando também ser ilegal a investigação sobre ele, por contrariar o disposto nos artigos 36 e 81 da Constituição Estadual.

Patrícia Aguiar e Fernando Santos negam a autoria delitiva, afirmando que somente assinavam os cheques pela confiança depositada no prefeito; Geson Lira diz serem ilícitas as provas, por quebra indevida de sigilo bancário.

Voto O relator do processo, desembargador Paulo Velten, que recebeu a denúncia e foi acompanhado pela maioria do pleno, destacou não vislumbrar a quebra indevida de sigilo bancário, pois as informações foram fornecidas pelo Banco do Brasil, em 2007, de acordo com requisição do juízo da Comarca de Vargem Grande.

Quanto às alegações do deputado estadual Paulo Neto, o desembargador afirma que a denúncia foi proposta por órgão judiciário competente, não havendo, portanto, violação às regras da Constituição Estadual sobre a prerrogativa de foro ao denunciado, que é parlamentar. Ele também ressaltou que, para o recebimento da denúncia, é suficiente a comprovação da materialidade delitiva dos fatos tidos por criminosos.

Danúbia Promove Mudanças na Saúde e Nomeia Novos Diretores

A prefeita Danúbia Carneiro realizou na noite desta quarta-feira (26), a última de quatro reuniões realizadas nos últimos dias, com o pessoal da Saúde, para promover mudanças em alguns setores da pasta, com o objetivo de fazer a saúde funcionar a contento. A reunião aconteceu na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e contou com a presença de quase 30 pessoas.

A reunião começou às 16h30 e durou cerca de 4 horas. Antes de entregar as portarias de nomeação aos diretores e coordenadores, a prefeita fez um desabafo e disse que “não é possível, que depois de tanto esforço para oferecer uma saúde de boa qualidade, alguns funcionários façam o contrário. É inadmissível que uma criança não seja vacinada porque escondem as vacinas; é inadmissível que vários pacientes não sejam atendidos nos postos de saúde porque o responsável só chega com duas ou três horas de atraso; é inadmissível que equipamentos sejam quebrados propositalmente por servidores e que remédios fiquem escondidos. Tudo isso porque querem denegrir a imagem da administração em relação à saúde. Isso vai mudar a partir de agora”.

Danúbia chegou à conclusão do complô contra sua administração, depois de minucioso trabalho de uma equipe que investigou e descobriu a chamada “banda podre” da saúde, que inclui até alguns médicos. “Quem não quiser trabalhar, não vai ficar”, sentenciou a prefeita.

A saúde de Chapadinha é plena e, por isso, deve atender pacientes de 18 municípios da microrregião. Mas, Danúbia ficou sabendo que muitos municípios abusam dessa prerrogativa. Só hoje, por exemplo, havia vans de dois municípios com quase 30 pacientes para realização de procedimentos no setor de ortopedia.

Cada município tem uma cota estipulada pelo Ministério da Saúde, mas a maioria extrapola essa cota e a conta, no final, sobra para Chapadinha, que não recebe de acordo com esses atendimentos”, disse Danúbia.
Confira a lista de algumas pessoas que foram nomeadas nesta quarta-feira (26):
Responsáveis pelo programa do leite – Ana Lúcia e Rômulo dos Santos
Supervisão Técnica e Pessoal  – Ely e Lêda

Saúde Estratégica da Família – Dra. Simone

Saúde ambiental – Ana Célia

Centro de Reabilitação do Município - Dr. Taylor Nicolau

Centro de Almoxarifado e Suprimento – Mônica Ponte

Coordenação do PACS – Programa dos Agentes Comunitários de Saúde -  Luana Lopes

Coordenação da Nutrição do HCC e do HAPA – Maria José
 
Laboratório do HCC – Adriana Marinho

Assistência Farmacêutica - Dra. Zenith

Central de Marcação de Consulta – Vanda Nascimento

Direção do Laboratório Central – Marlene da Silva Leão

Direção Administrativa do HCC – Marise Bacelar

Direção administrativa do HAPA – Josi

Coordenação de Doenças Sexualmente Transmissíveis – Junior Quariguasi, que também responderá, interinamente, pela direção do CAPS, por 60 dias, no lugar da diretora Marcelle Gomes, que está de licença.

Danúbia deu um destaque à coordenação da saúde bucal, que será comandada pelo odontólogo Alexandre Bacelar. A prefeita disse que o “Dr. Alexandre assume com plenos poderes, deixo claro. Pra tirar e botar e resolver o que tiver que ser resolvido, pra acabar com esse desgaste na saúde bucal do município. Confio em você Dr. Alexandre”.

A direção clínica do HAPA, ficará a cargo do Dr. Sérgio que, assim como Alexandre Bacelar, terá plenos poderes para exercer sua função.

Para evitar transtornos com a falta de algum material ou suprimento, a prefeita nomeou Andréa, que trabalhava na prefeitura. Tetel será o responsável pelo transporte para deixar os pacientes que recebem alta, mas não tem como ir para casa, ou até mesmo, ir de casa para os hospitais.

Carlos Henrique Marques foi exonerado da Coordenação da Vigilância Sanitária para assumir, na semana que vem, o cargo de secretário municipal. A prefeita não divulgou em qual pasta. A Vigilância sanitária será coordenada pela esposa de Carlos Henrique, Renata Marques.

A prefeita apresentou, durante a reunião, representantes da Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar PRO SAÚDE, de São Paulo, que deverá enviar a Chapadinha, na próxima semana, uma equipe de enfermeiros para realizarem um diagnóstico completo da saúde de Chapadinha, afim de apresentar um relatório minucioso ao Ministério da Saúde, com vistas a melhorar os serviços e a ter respaldo com os governos federal e estadual, quanto às necessidades da saúde do município e da região.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

3ª Edição da Revista Chapadinha News - Em Circulação

Capa da Revista Chapadinha News

Por Sousa Neto - Desde o início de janeiro do corrente ano, circula em Chapadinha e região a 3ª edição da Revista Chapadinha News - 'A Sua Revista do Baixo Parnaíba'. A revista, que tem à sua frente o competentíssimo casal Charles Aguiar e Dainara Aguiar, é uma publicação semestral desenvolvida em formato sofisticado, e desde o seu lançamento tem registrado ótima receptividade e aceitação. O formato diferenciado e o zelo para com o design e o conteúdo são as bases de sustenção desta que será a primeira publicação impressa e periódica de alta qualidade no segmento Coluna Social e todas sua vertentes, já realizada em Chapadinha e região Baixo Parnaíba maranhense. 

 Empresário Eduardo Sá com sua esposa Ilza, em recente passeio no Chile

Dentre os tópicos desta 3ª edição, podemos destacar as cinco páginas dedicadas ao empresário Eduardo Sá, proprietário da empresa Emflora: uma que registra o Perfil do jovem empreendedor; três que nos revelam os bastidores da festa (em grande estilo) de aniversário do 1º aninho da herdeira Eduarda Sá; e sua premiação no Troféu Qualidade 2010 - na categoria Empresário Jovem.

A Revista Chapadinha News surgiu no cenário editorial chapadinhense e regional para registrar os acontecimentos sociais e variedades que se destacam no nosso dia-a-dia. 

Outros destaques desta edição da Revista Chapadinha News:
- Vereadora Francisca Aguiar - na Coluna: Gente Que Faz!
- Escola "O Pequeno Príncipe" - Modernas instalações
- Dr. Rogério Moreira - No Quadro: Saúde do Coração
- Troféu Qualidade Chapadinha 2010 - Conheça os Ganhadores!

Professor Telmo José é Operado em São Paulo e Passa Bem

Nesta foto, Profº Telmo em conversa com o radialista J. Coutinho
Após ter detectado um tumor na região da virilha, o Professor Mestre Telmo José Mendes, 35 anos, foi submetido, na última segunda-feira (24), a uma cirurgia, na Cidade de Campinas, São Paulo. Telmo José que é Professor do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA) da Universidade Federal do Maranhão, passa bem e ficará em Campinas até o final do tratamento. 
 
Em contato com o blog (do Alexandre) o professor informou que a previsão da equipe médica para seu restabelecimento é que ele ocorra até 15 de Fevereiro. Por este motivo o mesmo não poderá participar dos eventos de colação de Grau das primeiras turmas do CCAA, que acontecerão no dia 29 deste mês.

Danúbia recebe homenagens pela passagem de seu aniversário!


  Foto-montagem e texto: Blog do William
 
Amigos, familiares e correligionários da prefeita Danúbia Carneiro organizaram um café da manhã para comemorar a passagem de seu aniversário, nesta terça, 25 de janeiro.

Danúbia foi acordada às 7h, pelo barulho de uma rajada de foguetes. Quando saiu do quarto, foi recepcionada por cerca de 150 pessoas. El ouviu mensagens do pai Nonato Carneiro, que estava bastante emocionado, das amigas Jesus Lima, Vanda Nascimento, Nei Vieira e do deputado Magno Bacelar.

Danúbia agradeceu pelo carinho de todos e depois participou do café, preparado por um grupo de amigos. Vários secretários municipais, diretores de escolas e de outros departamentos ligados a várias secretarias participaram da homenagem. Alguns vereadores também compareceram: Márcia Gomes, Francisca Aguiar, Jorge "ACS" Martins, Émerson Aguiar e Hilda Pontes. O Pastor Pedro Villela (Primeira Igreja Batista) também prestigiou a comemoração.

À tarde foi celebrada, por Padre Neves, uma missa na Igreja Matriz. À noite, foi oferecido um jantar em uma churrascaria da cidade.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Arca das Letras: Biblioteca Será Implantada em Chapadinha Através de Parceria Entre SEMED e Programa Territórios da Cidadania do Maranhão

O Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras do Ministério do Desenvolvimento Agrário vai implantar 43 bibliotecas em comunidades rurais dos municípios maranhenses Governador Nunes Freire, Buriti Bravo e Chapadinha. A ação abrange os Territórios da Cidadania Alto Turi e Gurupi, Cocais e Baixo Parnaíba. 

Em Chapadinha, a implantação conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

As solenidades de entrega das bibliotecas (veja programa abaixo) serão realizadas nos dias 25 (Governador Nunes Freire), 26 (Buriti Bravo) e 27 de janeiro (Chapadinha). A equipe técnica do Programa e da Delegacia Federal do MDA no Maranhão também vai capacitar 86 agentes de leitura. Moradores das comunidades, eles ficarão responsáveis pelo empréstimo dos livros e pelo incentivo à leitura.

As bibliotecas chegam às comunidades do Maranhão como resultado da parceria com as prefeituras municipais, com os sindicatos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais,com o Instituto Territorium e a Empresa Agrofort, que fabricaram os móveis-bibliotecas chamados de arcas, onde são acondicionados os livros. 

O Arca das Letras, criado em 2003, já implantou 8.040 bibliotecas, capacitou mais de 17 mil agentes de leitura e distribuiu mais de 2 milhões de livros em todo o Brasil. O projeto de incentivo à leitura abrange um milhão de famílias de agricultores familiares, indígenas, quilombolas, ribeirinhos e pescadores.

No Maranhão já foram implantadas 384 bibliotecas do Programa
Arca das Letras e formados mais de 800 agentes de leitura. Eles atuam de forma voluntária em suas comunidades e vêm contribuindo para melhorar os índices educacionais e de leitura de seus municípios e ajudando as ações culturais se desenvolverem.

O Arca das Letras congrega uma rede de parcerias que viabiliza os recursos e as condições de instalação das bibliotecas em comunidades rurais. Entre os parceiros estão o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação (FNDE/MEC), prefeituras municipais, governos estaduais, editoras, artistas e o Programa Luz para Todos do Ministério de Minas e Energia.

Programação

* 25 de janeiro de 2011 – terça-feira – Governador Nunes Freire/MA

9h: Capacitação dos Agentes de Leitura

12h: Solenidade de entrega de 10 das bibliotecas rurais Arca das Letras e diplomação dos agentes de leitura.

Local: Paróquia da Igreja Católica

Endereço: Rua da Paz, 558 - Centro


* 26 de janeiro de 2011 – quarta-feira – Buriti Bravo/MA

9h: Capacitação dos Agentes de Leitura

12h: Solenidade de entrega de 17 das bibliotecas rurais Arca das Letras e diplomação dos agentes de leitura.

Local: Auditório da Câmara de Vereadores

Endereço: AV. Máximo Ferreira S/N


* 27 de janeiro de 2011 – quinta-feira –Chapadinha/MA
 
9h: Capacitação dos Agentes de Leitura

12h: Solenidade de entrega de 16 das bibliotecas rurais Arca das Letras e diplomação dos agentes de leitura.

Local: Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Chapadinha

Endereço: Rua Ananias Albuquerque, 625 – Centro

Oportunidade! Aproveite!

Vende-se um TERRENO, medindo 13x11m, localizado na Rua Celina Araújo - Centro (a 10 (dez) metros de distância do Armazém Paraíba). Excelente para construção de prédio.

Informações: (98) 9156-1086

A Boa Nova

Por Almir Moreira (foto) - Advogado 
Artigo extraído do Blog do Alexandre Pinheiro
Notícia alvissareira dá conta da real possibilidade do PT Chapadinhense em compor com o grupo político liderado por Magno/Danubia. A noticia é boa para este grupo por alargar seu campo de apoio, é boa para Chapadinha porque pode inserir na administração municipal quadros de notório valor e é bom para a política no geral porque aos poucos, assim como Brasil afora, a concepção moderna de se ver o Brasil como um País plural, laico e complexo vai se afirmando.

A luta pelo poder não pode mais se dá sob a égide de concepções fechadas, sob pena de se incorrer em sectarismo e com isso se atrasar processo de avanço a duras custas conseguido. A chegada de Magno/Danubia ao governo foi benéfica para a sociedade civil e para a sociedade política, especialmente a esquerda. Ninguém esperava que o governo fosse empreender por decreto algo revolucionário, mas pelo menos um reformismo forte foi realizado, em todas as áreas das políticas públicas e, principalmente no campo democrático. 

Os conceitos de grande política, pequena política e Estado ampliado desenvolvidos por Gramsci são atualíssimos para justificarem a atuação dos atores – Partidos e entidades - neste momento brasileiro e chapadinhense. A grande política toma em questão as estruturas sociais, ou para modificá-las, ou para conservá-las. A pequena política, ainda para ele, Gramsci, é a política do dia a dia a dos bastidores, a luta no parlamento, pode não colocar em discussão as grandes questões, mas serve para introduzi-la. É aqui que reside a ocupação dos espaços, a batalha pelas idéias. Decerto, o PT Chapadinhense dá claro sentido a sua sempre responsável atuação política quando compreende este momento e pode participar como protagonista de mudanças mais significativas a mercê da atuação dos democratas. Os avanços não podem ser jogados de lado, e o processo histórico no seu âmago não suprime etapas.

"Quem é o PT?", indaga Isaías

O ex-prefeito de Chapadinha e líder dos "pebas" da cidade, Isaías Fortes Menezes (foto), parece não fazer questão de uma aliança do seu grupo político com o Partido dos Trabalhadores.

Durante conversa do grupo que tratou dessa possibilidade e das demandas da legenda, Isaías cortou logo o assunto. "Quem é o PT pra querer isso?", questionou aos presentes.

Segundo Isaías, a legenda não tem voto na cidade e já estaria até sendo excluída dos espaços estaduais pela governadora Roseana Sarney.

Num momento que o partido é cortejado por diferentes grupos e lideranças, a postura do ex-prefeito tende a dificultar ainda mais o diálogo dos dirigentes do partido com as suas pretensas pré-candidatas, Isamara Menezes, a filha, e Dulcilene Cordeiro, a prima "Belezinha".

Com três vitórias consecutivas na disputa presidencial, a maior bancada de deputados federais e agora o cargo de vice-governador do estado, o fortalecimento da legenda alcançará Chapadinha. Queira ou não queira o senhor Isaías.

Candidatos se unem para conquistar vagas na Câmara Municipal de São Luís

Faltando pouco mais de um ano e meio para as eleições de 2012, um grupo de ex-candidatos já se movimenta em busca das vagas da Câmara Municipal. São cerca de 15 candidatos que disputaram as eleições do ano passado e que têm por objetivo garantir condições partidárias para se viabilizar no próximo pleito.

- Estamos nos reunindo desde o ano passado. São 15 nomes que, juntos, superam a casa dos 20 mil votos – disse um dos participantes, Aurélio Araújo, que concorreu pelo PCdoB em 2008.

No grupo há nomes como o de Augusto Caldas, Pastor Iranildo, Nelson Buriti, Leozão, Enfermeira Goreth, Marcelo Poeta, entre outros. Todos com expressiva votação no último pleito.

- O grupo deve se filiar todo em um só partido. São quase 25 mil votos, que podem aumentar significativamente e garantir, pelo menos, três vagas na Câmara – disse Araújo.

O objetivo é encontrar um partido que dê as condições de viabilização aos candidatos.

A próxima reunião do grupo de candidatos ocorrerá quinta-feira.

Blog do Marco D'Eça

Sob Condições, PT Decide Entrar no Governo Danúbia

Em reunião realizada no último sábado (22) o Partido dos Trabalhadores (PT) decidiu aceitar o convite da prefeita Danúbia para compor o governo. O placar foi de 8 a 3 em favor da participação. 

Ainda há questões pontuais sobre a Secretaria de Assistência Social a serem resolvidos. Mas Danúbia declarou que já estava em curso uma reforma administrativa e mudanças no secretariado. “Agora com manifestação do PT vamos abrir espaço para a legenda e sacramentar a aliança”, finalizou a prefeita.

Arquivo do blog