WebNet

WebNet

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Danúbia Promove Mudanças na Saúde e Nomeia Novos Diretores

A prefeita Danúbia Carneiro realizou na noite desta quarta-feira (26), a última de quatro reuniões realizadas nos últimos dias, com o pessoal da Saúde, para promover mudanças em alguns setores da pasta, com o objetivo de fazer a saúde funcionar a contento. A reunião aconteceu na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e contou com a presença de quase 30 pessoas.

A reunião começou às 16h30 e durou cerca de 4 horas. Antes de entregar as portarias de nomeação aos diretores e coordenadores, a prefeita fez um desabafo e disse que “não é possível, que depois de tanto esforço para oferecer uma saúde de boa qualidade, alguns funcionários façam o contrário. É inadmissível que uma criança não seja vacinada porque escondem as vacinas; é inadmissível que vários pacientes não sejam atendidos nos postos de saúde porque o responsável só chega com duas ou três horas de atraso; é inadmissível que equipamentos sejam quebrados propositalmente por servidores e que remédios fiquem escondidos. Tudo isso porque querem denegrir a imagem da administração em relação à saúde. Isso vai mudar a partir de agora”.

Danúbia chegou à conclusão do complô contra sua administração, depois de minucioso trabalho de uma equipe que investigou e descobriu a chamada “banda podre” da saúde, que inclui até alguns médicos. “Quem não quiser trabalhar, não vai ficar”, sentenciou a prefeita.

A saúde de Chapadinha é plena e, por isso, deve atender pacientes de 18 municípios da microrregião. Mas, Danúbia ficou sabendo que muitos municípios abusam dessa prerrogativa. Só hoje, por exemplo, havia vans de dois municípios com quase 30 pacientes para realização de procedimentos no setor de ortopedia.

Cada município tem uma cota estipulada pelo Ministério da Saúde, mas a maioria extrapola essa cota e a conta, no final, sobra para Chapadinha, que não recebe de acordo com esses atendimentos”, disse Danúbia.
Confira a lista de algumas pessoas que foram nomeadas nesta quarta-feira (26):
Responsáveis pelo programa do leite – Ana Lúcia e Rômulo dos Santos
Supervisão Técnica e Pessoal  – Ely e Lêda

Saúde Estratégica da Família – Dra. Simone

Saúde ambiental – Ana Célia

Centro de Reabilitação do Município - Dr. Taylor Nicolau

Centro de Almoxarifado e Suprimento – Mônica Ponte

Coordenação do PACS – Programa dos Agentes Comunitários de Saúde -  Luana Lopes

Coordenação da Nutrição do HCC e do HAPA – Maria José
 
Laboratório do HCC – Adriana Marinho

Assistência Farmacêutica - Dra. Zenith

Central de Marcação de Consulta – Vanda Nascimento

Direção do Laboratório Central – Marlene da Silva Leão

Direção Administrativa do HCC – Marise Bacelar

Direção administrativa do HAPA – Josi

Coordenação de Doenças Sexualmente Transmissíveis – Junior Quariguasi, que também responderá, interinamente, pela direção do CAPS, por 60 dias, no lugar da diretora Marcelle Gomes, que está de licença.

Danúbia deu um destaque à coordenação da saúde bucal, que será comandada pelo odontólogo Alexandre Bacelar. A prefeita disse que o “Dr. Alexandre assume com plenos poderes, deixo claro. Pra tirar e botar e resolver o que tiver que ser resolvido, pra acabar com esse desgaste na saúde bucal do município. Confio em você Dr. Alexandre”.

A direção clínica do HAPA, ficará a cargo do Dr. Sérgio que, assim como Alexandre Bacelar, terá plenos poderes para exercer sua função.

Para evitar transtornos com a falta de algum material ou suprimento, a prefeita nomeou Andréa, que trabalhava na prefeitura. Tetel será o responsável pelo transporte para deixar os pacientes que recebem alta, mas não tem como ir para casa, ou até mesmo, ir de casa para os hospitais.

Carlos Henrique Marques foi exonerado da Coordenação da Vigilância Sanitária para assumir, na semana que vem, o cargo de secretário municipal. A prefeita não divulgou em qual pasta. A Vigilância sanitária será coordenada pela esposa de Carlos Henrique, Renata Marques.

A prefeita apresentou, durante a reunião, representantes da Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar PRO SAÚDE, de São Paulo, que deverá enviar a Chapadinha, na próxima semana, uma equipe de enfermeiros para realizarem um diagnóstico completo da saúde de Chapadinha, afim de apresentar um relatório minucioso ao Ministério da Saúde, com vistas a melhorar os serviços e a ter respaldo com os governos federal e estadual, quanto às necessidades da saúde do município e da região.

Arquivo do blog