WebNet

WebNet

sábado, 19 de março de 2011

Agricultores maranhenses estão produzindo hortaliças com tecnologia


A nova tecnologia utilizada pelos agricultores familiares em Pequi da Rampa, comunidade quilombola localizada no município de Vargem Grande (distante 73 km de Chapadinha), é o cultivo irrigado de hortaliças com proteção de telas. O plantio faz parte do Projeto Cultivo Protegido de Hortaliças - Telados, implantado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (Sedagro). 

A estrutura física do Telado foi montada com um sistema moderno de irrigação e os agricultores da comunidade estão desenvolvendo a atividade da produção de hortaliças com as culturas do repolho, pimentão, alface americana e crespa.

Agrônomos do Departamento de Promoção e Diversificação das Economias Rurais da Sedagro destacam uma série de vantagens da produção irrigada de hortaliças com a proteção das telas.

As principais vantagens do cultivo protegido de hortaliças com a utilização de telas são a redução na perda da produção, maior produtividade útil, menor agressividade para o meio ambiente, menos gastos com inseticidas, nutrientes e energia e a diminuição do estresse das plantas, além de ser excelente para o adensamento e rotação de culturas”, afirmou  o chefe do Departamento, Antonio José Ramos da Silva.

Os Telados que estão sendo implantados pela Sedagro são áreas cultiváveis com tamanho padrão de 40 x 50 metros, com utilização de uma tela de proteção nas laterais e na cobertura. A altura da tela chega a 2,7 metros nas laterais e 3,5 metros no centro.

O sistema de irrigação utilizado é um sistema misto (microaspersão e gotejamento) composto por bomba, tubos e micro aspersores. Cada telado possui 20 canteiros de 13m² cada. Os agricultores recebem sementes híbridas, de alta qualidade e alta produtividade, além de insumos como cal corretivo de solo, adubos e fertilizantes próprios para uso em áreas irrigadas.

Trabalho e renda
De acordo com a secretária de estado do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Conceição Andrade, a Sedagro está implementando 29 Telados em 16 municípios, com geração de trabalho e renda para 260 famílias de agricultores, com investimento total de R$ 910 mil oriundos do Fundo de Combate à Pobreza (Fumacop) do Governo do Estado. O custo unitário de cada Telado é de R$ 31,4 mil.

Segundo a engenheira agrônoma Marilene Bandeira, a Sedagro implantou 29 Telados nos municípios de São Luís, Paço do Lumiar, Ribamar, Itapecuru-Mirim, Vargem Grande, Brejo, Central, Cururupu, Bacabal, Pedreiras, Alcântara, Pedro do Rosário, Amarante, Matões do Norte e Arari.

Na ilha de São Luís, estão sendo instalados 11 Telados: Paço do Lumiar (Iguaíba, Mercês e Pindoba), Raposa (Alto do Farol, Cumbique e Vila Boa Esperança), São José de Ribamar (pólos agrícolas Bom Jardim I e II e Panaquatira) e São Luís (pólos agrícolas Cinturão Verde e Cassaco).

No ano passado, engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas dos escritórios regionais da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp) e prefeituras municipais receberam treinamento realizado pela Sedagro no cultivo protegido de hortaliças.

Os agricultores familiares que estão produzindo nos Telados aprenderam novas tecnologias para a padronização dos produtos e estão sendo treinados em produção de hortaliças em ambientes protegidos e em boas práticas de produção.

Um curso específico para capacitação dos agricultores familiares em produção em Telados será realizado pela Sedagro em São Luís de 22 a 25 de março, no auditório da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp) no bairro do João Paulo. O curso vai ser ministrado pelo técnico em Agropecuária e consultor internacional especialista no assunto, Francisco Aliomar Albuquerque, que também é produtor de hortaliças na serra de Ibiapaba, no Ceará.

Colégio FAC Completa 40 Anos!

Fachada do Colégio FAC (foto não atualizada)

Referência de ensino na região Baixo Parnaíba maranhense, o Colégio Francisco Almeida Carneiro (FAC) neste sábado, dia 19 de Março de 2011, completa 40 Anos de existência!

Abaixo, reproduzimos a homenagem dos alunos Marcela, Denilson e Winston, postada no blog da referida escola:

"Parecia tão comum e tão igual, apenas mais um.
Apenas mais um lugazinho para passar o tempo,
mal imaginava em ser tão diferente,
novos rostos, novos aprendizados e
novos pontos de vista. Novos modos de pensar.
Gosto cada vez mais desse lugar, deste caminho, onde a ética, a amizade e a educação nos dão força de vontade para seguir em frente e um dia tornar - nos alguém.
E quando esse dia chegar, encheie o meu peito para falar: Aqui eu aprendi!.

Agradecemos aos professores, diretores e funcionários que ajudaram a construir o nosso futuro.
A cada professor que transmitiu seu saber;
A cada diretor que se esforça para que seus alunos tenham sempre um ensino bom e também um fururo brilhante;
A cada funcionário que dar tudo de si.

Por tudo isto, levantamos a cabeça, ergamos os olhos aos céus e agradecemos a Deus por sua existência - Colégio Francisco Almeida Carneiro-FAC.

E pelo diretor que Deus botou nessa escola, professor Nonato Carneiro (foto).

Parabéns Colégio Francisco Almeida Carneiro pelos 40 anos de ensino e amor que vocês tem pelos seus alunos". 

PARABÉNS, COLÉGIO FAC - Pelos Seus 40 Anos!

Patriarca da Família Pessoa (de Chapadinha) Morre Aos 89 Anos

 *05/Dez/1921      +18/Mar/2011

Por Sousa Neto
É com pesar que comunicamos o falecimento do Sr. FRANCISCO ALVES PESSOA - mais conhecido como Chico Pessoa, aos 89 anos, ocorrido na tarde desta sexta-feira (18/Março), vítima de parada cardíaca.

O patriaca de uma das mais tradicionais famílias chapadinhense, estava há alguns dias internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital UDI, na capital São Luís, onde faleceu.

Além da (agora) viúva, sra. Maria Jesus Pessoa, ele deixa dez filhos, dentre eles o ex-deputado estadual e proprietário da Rádio Cultura FM - Vagner Pessoa; a ex-vice prefeita e ex-primeira dama do município Raimunda Maria Pessoa (esposa do ex-prefeito Isaías Fortes), o empresário Francisco Pessoa Filho, Mário Pessoa, Manin e a advogada Maria Teresa Pessoa. Dentre os netos, está o vereador Marcelo Menezes.

Segundo informações de familiares, o velório acontecerá na residência da família, situada na BR 222 - bairro Boa Vista, próximo a Rádio Cultura FM.

À família enlutada, nossas sinceras condolências.

Presença de helicópteros nos céus de Chapadinha gera curiosidade


No início da tarde desta sexta-feira (18), dois helicópteros sobrevoaram a cidade de Chapadinha, despertando a curiosidade de todos. Segundo o repórter Luís Carlos Junior, da TV Mirante (local), os “avoantes” estavam a serviço do IBGE, tirando fotos da cidade.

A informação foi repassada ao repórter pelo Major Edvaldo Mesquita, comandante da 4ª CI/PM de Chapadinha.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Mata Roma: Inaugurada Escola em Homenagem a Filha de Paulo Neto

Na foto, do Portal Leste Maranhense, Paulo e Carmem Neto, com os avós paternos de Magylla Neto.
 
Foi marcada de emoção a inauguração, em Mata Roma, do Centro de Ensino Médio Magylla Neto, durante as comemorações do aniversário da cidade, na última sexta-feira (11).

Magylla era filha do ex-deputado Paulo Neto e faleceu em 2009, quando tinha apenas 19 anos. Ela foi encontrada morta pelo próprio pai, no quarto da casa onde morava com a família. A garota era diabética.

Além do ex-deputado, a prefeita de Mata Roma, Carmem Neto – mãe da homenageada – também participou da inauguração da escola estadual.

Blog do Gilberto Léda

PAC-2: Chapadinha e São Luís ganham creche

creche3
Acima, o modelo de crehce a ser construída em Chapadinha
ASCOM-FNDE (Brasília) – A terceira lista de municípios que receberão recursos do governo federal para a construção de escolas de educação infantil e quadras poliesportivas cobertas, no âmbito do PAC 2, foi publicada no Diário Oficial da União de hoje, 14. Da relação constam 83 cidades beneficiadas com 138 creches e 74 prefeituras que receberão 117 quadras de esporte escolares.

No Maranhão, três cidades serão beneficiadas: Chapadinha e São Luís, com uma creche cada e Buriticupu, com cinco quadras poliesportivas.

Neste ano, já foram aprovados projetos de 471 municípios para a edificação de 856 creches e de 249 prefeituras para a construção de 454 quadras.

Os contemplados fazem parte dos grupos 1 e 2 do PAC 2. O grupo 1 é formado pelas 12 maiores regiões metropolitanas do país e por municípios com mais de 70 mil habitantes nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e com mais de 100 mil habitantes nas regiões Sudeste e Sul. Este grupo atinge cerca de 60% da população brasileira. No grupo 2, estão os municípios com 50 mil a 70 mil habitantes no Norte, Nordeste e Centro-Oeste e 50 mil a 100 mil habitantes no Sudeste e Sul.

Projetos – O FNDE disponibiliza dois projetos de escolas de educação infantil. O projeto tipo B tem capacidade para 240 crianças de zero a cinco anos, em dois turnos, e conta com oito salas pedagógicas, sala de informática, cozinha, refeitório, pátio coberto, secretaria, sanitário para pessoas com necessidades especiais, entre outros ambientes. Já o tipo C atende 120 crianças em dois turnos, com quatro salas pedagógicas e os mesmos espaços previstos no tipo B.

O FNDE também repassa recursos para a construção de escolas de educação infantil com projetos dos municípios, desde que de acordo com padrões de qualidade exigidos pela autarquia. No caso da quadra de esportes, é disponibilizado apenas um projeto, que deve obrigatoriamente ser seguido.

Parabéns, Moraes!

Nesta foto, o aniversariante recebe abraço do cantor Wando em show realizado em Chapadinha

Dentre os aniversariantes desta sexta-feira, dia 18, este blog congratula-se com o empresário Moraes, proprietário da Nova Colegial - Gráfica & Papelaria e, do Bloco BCC!

Falando nisso...
Quem aniversariou na última quarta-feira, dia 16, foi o amigo Vanderli (da Associação Cangaia). 

 Nesta foto, Vanderli ao lado de sua esposa Netinha (Funasa) e a neta do casal

Fica aqui registrado nossos sinceros votos de felicitações aos 'brothers' parceiros deste blog!

Fotos: Sousa Neto

Suzano e Instituto Ayrton Senna propõem parceria com o município de Chapadinha na área de educação fundamental


Representantes da Suzano Papel e Celulose e do Instituto Ayrton Senna estiveram reunidos na manhã de ontem, 17, com representantes do poder público municipal, para apresentarem proposta de parceria em um projeto na área de educação fundamental.

São quatro programas desenvolvidos pelo Instituto e financiados pela Suzano, empresa que atua há cerca de 20 anos na região: Acelera Brasil, Se Liga, Circuito Campeão e Gestão Nota 10.
 
 

 
De acordo com Carlos Henrique Cibella, Gerente de Projetos da Educação Formal do Instituto Ayrton Senna, a Suzano está lançando um projeto na área de educação, o Educar e Informar e convidou o Instituto a fazer parte, com os programas que já estão implementados em todo o Brasil. A intenção é ajudar, em parceria com a secretaria de educação do município de Chapadinha, na melhoria do rendimento escolar dos alunos.

Além de Chapadinha, os municípios de Matões e Urbano Santos, áreas de atuação da Suzano, foram escolhidos pela empresa para a implantação dos programas.

Caso a pareceria seja firmada, o projeto terá duração de 4 anos. Os programas atingem a primeira fase do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano.

De acordo com Carlos Cibella, todo o programa, com livros, impressos, capacitações, entre outros, será financiado pela Suzano. O início se dará tão logo seja firmada a parceria com o município.

O representante do Instituto Ayrton Senna disse que está otimista e sentiu nos representantes do município de Chapadinha um grande interesse no sucesso da parceria. “O primeiro contato foi excelente. A receptividade foi muito boa. Existe o interesse. Será feita agora uma análise de tudo o que foi conversado. O inicio é imediato. O próximo passo será tratarmos sobre a quantidade de alunos que iremos trabalhar, começarmos com as capacitações e depois irmos direto às salas de aula. Nosso foco é sempre o aluno”.

O secretário municipal de obras José Almeida,que representou a prefeita Danúbia Carneiro, disse que já conhece estes programas e que Chapadinha só tem a ganhar esta parceria. “Estes programas já funcionam em outros municípios, é uma parceria espetacular. Estamos à disposição da Suzano e do Instituto e vamos fazer uma programação para que, dentro do menor tempo possível a parceria seja concretizada, para o engrandecimento do nosso município”, disse.

A secretária municipal de educação, Enir Ferreira Lima, disse que a prefeita Danúbia abriu as portas do município para a implantação dos programas. “Com certeza Chapadinha dá um grande salto neste momento, onde a prefeita já sinalizou com a possibilidade de abrir todas as portas para que estes projetos sejam desenvolvidos. Nosso objetivo, sempre, é pensar na comunidade, nas crianças. Se é um programa que vem para contribuir para que a educação se efetive na sua qualidade referenciada, nós estamos de portas abertas para atender”, concluiu.
 
Conheça os Programas:

Acelera Brasil:


O que é
Criado em 1997, o Acelera Brasil é um programa emergencial, de correção de fluxo do Ensino Fundamental. Ele combate a repetência que gera a distorção entre a idade e a série que o aluno frequenta e, também, o abandono escolar.


Objetivos

Contribuir para que o aluno, em um ano, alcance o nível de conhecimento esperado para a primeira fase do Ensino Fundamental, de maneira que possa avançar em sua escolaridade. Alunos do Acelera Brasil chegam a  realizar duas séries em um ano letivo, de acordo com seu aproveitamento, já que não se trata de promoção automática.


Como funciona

Os alunos alfabetizados, mas que repetiram de ano, são agrupados em salas de até 25 crianças e acompanhados por um professor da rede de ensino devidamente capacitado para aplicar a metodologia do Programa. Tanto os alunos como o professor têm acesso a material didático específico, além de monitoramento e avaliação constantes. As aulas são pensadas para cumprir 200 dias letivos com atividades integradas à realidade dos participantes. Há lições de casa, trabalhos em grupo, momentos voltados à leitura e um acompanhamento personalizado pelo professor.


Se Liga:

O que é

O programa, criado em 1999, é emergencial e ajuda a corrigir o fluxo escolar do Ensino Fundamental porque combate o analfabetismo nas primeiras séries, além de contribuir para a diminuição da evasão escolar.


Objetivos 

Em um ano, alfabetiza crianças que repetem, porque não sabem ler nem escrever, para que possam frequentar o Acelera Brasil e, depois, retornar à rede regular.


Como funciona 

Os alunos que repetem um ou mais anos são avaliados para checar seu nível de leitura e escrita. Caso não alcancem o desempenho desejado, entram no Se Liga. Em salas de, no máximo, 25 alunos, um professor da rede de ensino, devidamente capacitado, aplica a metodologia do Programa que, além da ênfase dada à leitura, oferece às crianças materiais específicos que facilitam e qualificam o aprendizado.


Circuito Campeão:

O que é

O Programa introduz, nos primeiros anos do Ensino Fundamental das redes regulares, ferramentas de gestão da aprendizagem como soluções concretas para estancar a má qualidade de ensino.


Objetivos

Garantir o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, de cálculos matemáticos e de compreensão de fenômenos naturais e sociais, de maneira a contribuir para a permanência do aluno na escola e para o seu sucesso.


Como funciona

O Programa introduz nas escolas e secretarias de ensino uma cultura de gestão focada em resultados de aprendizagem. Prioriza políticas de alfabetização e de acompanhamento das quatro primeiras séries do ensino fundamental.


Gestão Nota 10:

O que é

O Programa é dirigido aos gestores de educação (diretores de escolas e equipe das secretarias de ensino). Oferece capacitação e ferramentas gerenciais para esses profissionais.


Objetivos

Elevar a qualidade da aprendizagem de forma equitativa, e promover a articulação de todas as condições necessárias para a eficácia dos processos educacionais nas redes públicas de ensino, incluindo princípios de gestão nas quatro esferas da educação formal: aprendizagem, ensino, rotina escolar e política educacional.
 
Também objetiva fortalecer a competência técnica das lideranças e das equipes de trabalho, criando uma interação ativa e cooperativa na escola e entre a escola e a secretaria de educação.


Como funciona

O Gestão Nota 10 trabalha com indicadores e estabelece metas a serem parceladas e cumpridas pelas escolas e secretarias de educação, devidamente ajustadas a cada  ano letivo a partir da realidade dos resultados obtidos no ano anterior. Suas ações estão diretamente ligadas aos diretores de escola e equipes de secretaria de educação.
 
Extraído do Blog do William

Gerente de sojicultor é preso em Santa Quitéria

Imagem meramente ilustrativa
Depois de denuncias formuladas pelas comunidades do Pólo Coceira junto ao legislativo e ao executivo de Santa Quitéria (distante 101 km de Chapadinha), Baixo Parnaíba maranhense, e de boletim de ocorrência registrado na delegacia do município dando conta dos desmatamentos que o empresário Gilmar da MASSUL, vem fazendo de forma irregular como também pagando jagunços para fazer a segurança durante os trabalhos causando assim medo nas comunidades, no último dia 16 de março, uma força tática fez buscas no local da denuncia e constatou a veracidade dos fatos, apreendendo várias armas de fogo como também o gerente do Gilmar com um revolver calibre 38. O mesmo se encontra detido na delegacia da cidade. Vários tratores foram interditados pela polícia. As comunidades vibraram com a ação do município e agora espera a punição do empresário.


TRE Rejeita Recurso Contra Danúbia Carneiro

Do Blog do Alexandre Pinheiro
Depois de ver ação que tenta cassar o mandato da prefeita Danúbia Carneiro ser indeferida pelo juiz eleitoral da Comarca de Chapadinha, o ex-prefeito Isaías Fortes sofre nova derrota. 
 
Isaías recorreu da decisão e o recurso foi apreciado hoje pelo plenário do TRE, mais uma vez o processo foi julgado improcedente pela unanimidade dos juízes da Corte Eleitoral do Estado. Mesmo com o placar de 6 a 0, Isaías ainda pode recorrer ao TSE. As chances de lograr êxito é que são pra lá re remotas.

NOTA À IMPRENSA...

A Vivo informa que no dia 06 de março, das 7h20 às 14h05, ocorreu a interrupção do serviço prestado pela operadora no município de Vargem Grande comprometendo, também, a rede de Chapadinha, ambas no Maranhão. Uma análise feita pelos técnicos da Vivo mostrou que a interrupção foi causada por uma falha de energia.Todos os esforços e medidas foram adotados e possibilitaram a restauração integral dos serviços prestados pela operadora.

Da assessoria VIVO

quinta-feira, 17 de março de 2011

Governo do Estado nomeia e empossa mais 100 professores

O Governo do Estado dará posse nesta quinta-feira (17), a mais 100 professores da rede estadual de ensino, aprovados no concurso público de 2009. O ato acontecerá às 13h, na sede da Superintendência de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), localizado no bairro Monte Castelo. 

Após a assinatura do termo de posse, os professores serão lotados de acordo com disciplina e Unidade Regional de Educação-URE, que optaram no ato de inscrição do concurso. Eles irão integrar o quadro efetivo de docentes da rede estadual de educação básica (ensino fundamental, ensino médio e educação especial).

No início do mês, a governadora Roseana assinou atos referentes à convocação de 606 professores e à nomeação de 35 excedentes do concurso público para professor realizado em 2009. Na próxima semana, ocorrerá a nomeação e posse de cerca de 400 docentes aprovados no mesmo certame.

A lista dos professores que tomarão posse nesta quinta (17) está disponível no endereço eletrônico do Diário Oficial: (http://www.diariooficial.ma.gov.br/index.php). Basta acessar a edição de 04 de março de 2011, na página 03.

As informações são da Secom 

Primeira Igreja Batista de Chapadinha dá ínicio a projeto 'Aldeia dos Sonhos'

 
A Primeira Igreja Batista em Chapadinha inaugurou nesta data, o projeto “Aldeia dos Sonhos”, que tem como objetivo atender as crianças da comunidade Barroca da Vaca.

 
Trata-se de uma parceria com uma ONG Americana, que trabalha com sistema de apadrinhamento. As crianças receberão orientação educacional, espiritual, cognitiva e física. Receberão também alimentação e acompanhamento médico.

Para participar do projeto, basta que a criança tenha de 5 a 9 anos - não importando sua religião – ela será acompanhada pelo projeto até os 18 anos, período este que deverá estar em uma faculdade.

Em maio daremos início a este projeto no Mutirão e Recanto dos Pássaros, e em agosto no Areal.

Maiores informação: Primeira Igreja Batista em Chapadinha - Rua Gustavo Barbosa, 192 – Centro.
Com informações do pastor Pedro Villela

Carnaval 2011 de Chapadinha não decepcionou - graças aos foliões! .


Por Jonnay Alves - Blog ChapadinhaOnline
 
O carnaval de Chapadinha ainda é o melhor da região, mas nem de longe lembra o das administrações anteriores.


Do "frevo" na praça da matriz, na era Isaías, ao corredor da folia, na era Magno, o carnaval (com raras estagnações) tendia a melhorar a cada ano, atraindo cada vez mais público, gente que vinha de fora, principalmente da capital, à procura de alegria e segurança, e que já agendava o retorno para o ano seguinte. Os grandes blocos estouraram e a disputa por foliões fez com que as atrações melhorassem cada vez mais.

Camarotes lotados, contingente militar amplo e, principalmente, atento para que nenhum engraçadinho acabasse com a alegria, inúmeros bailes "extras" em clubes e bauneários para atender toda a demanda, durante todo o dia... Tempos bons, aqueles...!

Hoje em dia, o carnaval da Princesinha do Baixo Parnaíba, a cada ano que passa, deixa mais a desejar.

No carnaval 2010, por exemplo, a folia, em um dado momento, virou uma verdadeira baderna. Em um surto inexplicável, a atual administradora incitou uma richa entre as atrações presentes no palco e no trio de um dos blocos que adentrava à festa. Os motivos que a levaram a isso ainda são uma incógnita, pois são inúmeras as versões contadas pela população. O que ficou evidente foi que a decisão teve cunho pessoal e o povo, mais uma vez, pagou o preço. Quem estava presente jamais se esquecerá daquele momento insólito.
Integrantes do Bloco BCC (foto: kamaleao.com)
Hoje, em Chapadinha, só existe um (grande) bloco: o BCC, último resquício dos bons carnavais de outrora. O chato é que o administrador do BBC e a atual prefeita "não se dão muito bem". Resultado: O bloco não entra mais na praça (que era para ser) do povo. Porque não quer ou porque não pode? Este espaço está aberto a ambas as partes para que possam esclarecer a questão. A única coisa que posso afirmar é que, nessa briga, todos saíram perdendo. Os foliões, o BCC, a prefeita e - principalmente - nosso querido município.

Espelhos quebrados no banheiro da praça.
O número de banheiros químicos foi insuficiente para atender os foliões. Quem não quisesse enfrentar fila (e a fedentina), se virava como podia. Namorar, como antigamente, nos becos e ruas adjacentes à festa? Podia esquecer: viraram, exclusivamente, banheiros a céu aberto. Graças a Deus eu sou homem. E se fosse mulher tentaria brincar sem tomar uma gota de qualquer líquido que fosse (a não ser que morasse em frente à festa). Já no banheiro masculino da praça do povo, cacos de espelho  quebrado substituiam os antigos confetes.

Camarotes vazios.
Os camarotes também me chamaram a atenção. Senti um aperto no peito ao ver aqueles locais, antes tão disputados, simplesmente vazios. Lembrei do tempo em que brigava para obter uma daquelas pulseirinhas...

Mas, apesar de tudo, não faltou auto-promoção! Claro que Danúbia Carneiro, como prefeita, pode e deve se promover. Mas é muito chato ver um político subir no palco, no meio da festa, para ficar prometendo mais festas e repetindo "o Dr. Magno isso, o Dr. Magno aquilo"! Ficou muito "apelativo"! Uma subidinha (ou duas) para agradecer a presença de todos já bastaria.

Além do que, os foliões realmente mereceriam tais agradecimentos. Todos foram muito educados, desviando o olhar crítico da real situação do carnaval chapadinhense e se divertindo, alheios a tudo. No final, foram eles que fizeram a festa acontecer!

O carnaval tem dessas coisas. O povo brasileiro tem dessas coisas. Nós sempre encontramos meios de nos adapatar a qualquer situação, na esperança de que, um dia, tudo melhore. Nós não desistimos nunca!

E, graças a esse dom, o carnaval de Chapadinha deste ano pode não ter sido ótimo, mas também não foi ruim.

Parabéns para nós!
 

Chapadinhense é preso com remédios abortivos no DF


Um homem foi preso em flagrante, nesta terça-feira (15/3), no Guará, com medicamentos abortivos estocados na sua residência. Os policiais cumpriram um mandado de busca e apreensão e encontraram sete comprimidos de Cytotec, 30 comprimidos de Pramil, ambos de venda proibida no Brasil, além de várias cartelas de Rivotril, Apraz e Clonatril, medicamentos de venda controlada.

De acordo com a 1ª Delegacia de Polícia (Asa Sul), Geovane Aragão Mesquita, vulgo "Manga", 39 anos, disse que não faz uso de remédios controlados e nem apresentou a nota fiscal dos medicamentos encontrados na sua residência. O rapaz também afirmou que comprou o abortivo Cytotec no Maranhão e que os outros comprimidos foram retirados da farmácia onde trabalha como balconista.

Ainda segundo a polícia, não é a primeira vez que Geovane é flagrado cometendo o mesmo delito. O rapaz já havia sido flagrado com uma cartela com 10 comprimidos do abortivo Cytotec.

Geovane Mesquita foi encaminhado à 1ª DP e pode ser condenado a uma pena de até 15 anos, por ter em depósito remédios de origem desconhecida ou proibidos, com objetivo de venda. Após passar pela delegacia, ele foi encaminhado para a carceragem do Departamento de Polícia Especializada (DPE).
 
Extraído do Blog do William

Santa Quitéria Realiza Campanha de Combate ao Dengue


Começou  na última terça-feira, 15 de março, no bairro Passarada a "Mobilização de Combate a Dengue, em Santa Quitéria".   

Com um batalhão de 90 agentes de saúde, 8 enfermeiros do PSF, 8 Servidores Municipais de Combate a Dengue, equipe do NASF, Secretaria de Vigilância de Saúde (antiga FUNASA),Vigilância Sanitária vão à luta contra o mosquito da "DENGUE", em Santa Quitéria (distante 101 km de Chapadinha).

A mobilização durará 3 (três) dias e serão visitados os bairro: Passarada, Jardim Residencial, Bairro Novo, Bairro das Orquídeas, Bairro Multirão, São José e o Bairro Roça de Santa Quitéria.


A ação é coordenada pela Secretaria de Saúde do município e tem caráter educativo e de conscientização da população para os riscos de se pegar DENGUE. Os agentes também estão verificando os reservatórios nas residências a procura de focos de larvas do mosquito.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Deputado Magno Bacelar destaca plano estadual para a Saúde

Dep. Magno Bacelar
Em pronunciamento feito na sessão desta terça-feira (15), o deputado Magno Bacelar (PV) comentou o planejamento do governo do estado na área da Saúde. Ele destacou a iniciativa da construção dos 72 hospitais para atender todo estado e defendeu a necessidade de se buscar investimentos federais para a manutenção desses hospitais. Segundo o deputado, para que esse projeto tenha sucesso é preciso que todos os governos façam sua parte, uma vez que não se realiza tratamentos sem recursos. 

O deputado disse que o secretário de Saúde Ricardo Murad se movimenta em busca de apoio federal para a Saúde do Estado e que deve procurar nos próximos dias apoio junto ao Ministério da Saúde. Ele disse ainda que também vai procurar o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), para discutir a questão das Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s).

Bacelar defendeu ainda a construção dos hospitais regionais, que vão desafogar os Socorrões de São Luís e, consequentemente melhorar o atendimento no interior do estado e na capital. “O hospital regional de Presidente Dutra, por exemplo, sem sombra de dúvida está contribuindo bastante para aquela região, assim como em Imperatriz e Pinheiro. Só na regional de Chapadinha há uma demanda para mais ou menos 400 mil pessoas e lá precisa de um grande hospital regional”, ressaltou. 

BR-135

Ele também alertou para o problema da BR135, que faz todos os anos o maior número de vítimas fatais nas estradas que cortam o Estado.

Nós temos que tomar uma medida alertando realmente esse grande problema que está acontecendo nessa BR-135, que hoje é uma das BRs, onde há o maior número de vítimas fatais no nosso Estado é essa BR-135, além de não ser mais suficiente para o tráfico, ela estar com o asfalto de péssima qualidade, e todos nós que vamos para as nossas cidades, nós corremos riscos, porque realmente ali quando chove, ali vira uma pista, vira um rio ali”.

por Marcelo Vieira - Agência Assembleia

Moraes Anuncia Cancelamento do Festival de Verão 2011

O empresário Moraes (foto), proprietário do Bloco BCC, anunciou nesta terça-feira (dia 15), através da rede social na internet, Facebook, o cancelamento do Festival de Verão - Edição 2011, que  aconteceria no mês de julho em Chapadinha. Já consolidado, este seria um dos maiores e mais esperado eventos de micaretas em toda região do Baixo Parnaíba.

No comunicado, direcionado principalmente aos fiéis seguidores do BCC, Moraes, justifica como principal motivo da renúncia, o anúncio feito pela prefeita Danúbia Carneiro, durante o recente carnaval, da realização do Festival de Férias, em plena praça pública, no mesmo período, onde possivelmente se apresentantariam as bandas Aviões do Forró e Garota Safada, o que segundo ele, inviabiliza, visto que seria desnecessária uma concorrência com o evento promovido pelo poder público municiupal.

A nota, que repercutiu rapidamente na rede social, virou debate entre os internautas, e nesta terça (15) já registrava mais de 60 opiniões. Acompanhe este embate, clicando na imagem abaixo:


NO CORREDOR DA MORTE

por Herbert Lago 
Poeta e Escritor Chapadinhense
Não há um só dia em que a população de Chapadinha deixe de ouvir denúncias sobre a penúria da saúde pública de Chapadinha. 
Infelizmente, a sombra da morte ronda o ambiente onde deve prevalecer a vida. A demora no socorro, carência de materiais e equipamentos são alguns dos dramas diários enfrentados pela população Chapadinhense que está vivendo um drama que se estende das salas de esperas das emergências até o seu atendimento. 
A morte do recém-nascido Renan Abreu, que foi dado como morto por médico do Hospital das Clínicas de Chapadinha-HCC, e depois retornado ao mesmo hospital porque seus pais viram que o garoto ainda estava com vida, é a última evidência do atestado de óbito da saúde pública de nossa cidade.
Post resumido. Continue lendo no Blog do Herbert Lago

NOTA DESTE BLOG: Reproduzí esta postagem, pois como cidadão chapadinhense e formador de opinião pública, me encontro bastante preocupado com as últimas ocorrências registradas no setor da saúde pública em nosso município, pois, como os demais chapadinhenses, sou ser humano, tenho filhas, esposa, familiares (incluindo meu pai, que com as graças de Deus, este ano completa 80 anos de idade), amigos... E peço aqui, pública e humildemente, aos nossos governantes, que tomem as devidas providências enérgicas e urgentemente, pois a vida humana, não tem preço...

Correios oferece 9.190 vagas em todo o Brasil

A estatal vai realizar o concurso em substituição ao aberto em 2010 e que foi alvo de ação do Ministério Público Federal. Interessados devem se inscrever de novo. 

Após um ano de atrasos, polêmicas e contestações do Ministério Público Federal, o megaconcurso dos Correios deu um passo à frente na última segunda-feira (14). A estatal contratou o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB) para organizar o certame e definiu o número de vagas.

Serão oferecidas 9.190 em todo o Brasil. Dessas, 5.060 serão para carteiros; 2.272, para atendentes; e 1.014, para operadores de triagem e transbordo, funções que exigem nível médio. Outras 796 serão destinadas a analista de correios e 48, a profissionais de medicina e segurança do trabalho - esses postos são reservados a quem concluiu alguma graduação. O Cespe vai embolsar R$ 32,7 milhões.

Como a empresa tem orçamento próprio, a seleção não entrou no corte de R$ 50 bilhões anunciado pelo governo. Por meio de nota, os Correios reafirmaram o “compromisso de realizar o concurso no primeiro semestre deste ano, com previsão de aplicação das provas em maio”.

O certame será feito em substituição ao aberto em 2010, que ofereceu 6.565 vagas. Ao todo, 1.064.209 pessoas se inscreveram na seleção. Cancelado após suspeitas de irregularidade na contratação da organizadora, a Fundação Cesgranrio, o processo seletivo se tornou um dos principais desafios do novo presidente da estatal, Wagner Pinheiro.

Agora, para evitar fraudes, o órgão garantiu que a aplicação das provas será acompanhada pela Polícia Federal. Os candidatos inscritos no concurso lançado no ano passado podem resgatar as taxas até 11 de abril. Os valores variam de R$ 30 a R$ 60. Para tanto, é necessário ir a uma agência própria dos Correios, das 9h às 17h, de segunda à sexta-feira, ou das 9h às 13h, aos sábados. Os concorrentes devem levar documento oficial de identidade com foto e, se possível, comprovante de inscrição.

A estatal recomenda que os candidatos reembolsem os valores, pois, para participar novamente, será necessário pagar a nova taxa. Os Correios ainda não divulgaram o valor das inscrições nem o dos salários. No concurso do ano passado, as remunerações variaram de R$ 706,48 a R$ 3.431,06 para uma jornada de trabalho de 44 horas por semana. Além dos vencimentos básicos, havia garantia de benefícios, como vale-alimentação, vale-transporte e assistência médica e odontológica.

Arquivo do blog