WebNet

WebNet

sábado, 8 de agosto de 2009

Blog Correio Regional Moderniza Sua Identidade Visual e Ganha Nova Logomarca

No mês de maio do corrente ano, completamos 3 anos de criação deste Blog. Vale ressaltarmos aqui, que somos pioneiros na cidade de Chapadinha, pois fomos o primeiro Blog, a divulgar as notícias de nosso município e região, para todo o Mundo!

No início deste mês, fomos agraciados com o título de um dos Melhores Blogs/Sites do Brasil, ao sermos Selecionados pelo Site Veja Blog!

Para comemorarmos esta passagem de "aniversário" e, o título conquistado, é com muito orgulho que apresentamos a nossa nova logomarca do Blog Correio Regional, no alto do site, mais moderna e alinhada ao nosso conceito. Muito nos orgulha saber que o site está cada vez mais completo e cada vez mais acessado. A gente espera poder continuar ajudando você que busca estar por dentro das últimas notícias de Chapadinha (MA) e região. Aguardem mais novidades! A nova marca foi feita pelo Administrador, Sousa Neto.

O novo design, simboliza longitude e firmeza. A fonte e as cores utilizada proporcionam maior impacto. “O conjunto de todo esse estudo permite que nossa nova logomarca seja simples, porém com elementos fortes, transmitindo a sensação de harmonia e naturalidade”, diz Sousa Neto, Administrador do Blog e responsável pela implementação do projeto.

O processo de modernização da marca e de sua identidade visual visa uma melhor identificação da equipe de jornalismo deste Blog e foi criado com o intuito de unir e solidificar cada vez mais nossos laços com o nosso público. Que essa união e solidez sirvam de base não só para o nosso crescimento como também para as boas relações de amizade que sempre estiveram presentes em nosso trabalho.

Homem é Esmagado por Caminhão em Chapadinha

Texto e Fotos: Antenor Ferreira - www.blog-interligados.blogspot.com
Na tarde desta sexta-feira, dia 07, um homem foi esmagado por um caminhão nas proximidades do Posto Vemasa, ao final da avenida Ataliba Vieira de Almeida.

O homem identificado apenas por Chiquinho, que aparentava ter cerca de 50 anos, estava dormindo atrás do veículo que encontrava-se estacionado debaixo de uma árvore.

O condutor do veículo estava dormindo e ao acordar, deu a ré no automóvel para sair, não percebendo a presença do indivíduo que foi arrastado por cerca de quatro metros pelas rodas traseiras do veículo, de placas HOO - 8000/São Mateus-MA, pertencente a empresa de transportes TRANSMESQUITA. O motorista evadiu-se do local.
A vítima foi encontrada ainda com vida mas não resistiu aos ferimentos, vindo a falecer minutos após ser socorrido por uma ambulância do Hospital Regional Antonio Pontes de Aguiar (HAPA).

O corpo foi levado ao necrotério do HAPA, chamando atenção de vários curiosos. Segundo informação de populares, a vítima era irmão de uma pessoa próxima ao local e que o mesmo era visto costumeiramente alcoolizado pelas ruas.

Procuramos a Polícia Militar para obtermos maiores informações sobre o fato, que por sua vez informou estar averiguando a causa do incidente e o paradeiro do condutor do veículo.

Programa Garantia Safra é avaliado

Chapadinha sediará Seminário de Mobilização para Adesão ao Programa para Safra 2009/2010
A evolução do programa Garantia Safra no Maranhão, no último ano agrícola 2008/2009, foi avaliado, na última quarta-feira (05), em um encontro realizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agrário (Sedagro), no auditório do Sands Hotel, em São Luís. A Sedagro coordena o programa no Maranhão, em parceria com a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Assistência Técnica (Agerp), órgão vinculado à da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima).

O Programa Garantia Safra é uma ação do Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf). Foi criado pelo Governo Federal através do Ministério de Desenvolvimento Agrário – MDA, com o objetivo de garantir renda mínima aos agricultores familiares de municípios que sofrem com os efeitos da estiagem e das enchentes.

Durante o evento foram discutidas as mudanças no programa, as resoluções do Comitê Gestor Nacional, as novas responsabilidades das prefeituras, o calendário de implantação do Garantia Safra no Maranhão, o controle de fraudes, as dificuldades enfrentadas pelas prefeituras e pelo estado na execução do programa e a programação dos eventos regionais de divulgação.

As discussões reuniram técnicos e gestores da Sedagro, Sagrima e Agerp, secretários municipais de Agricultura, presidentes dos conselhos municipais de desenvolvimento rural sustentável, dos sindicatos de trabalhadores e trabalhadoras rurais, e dirigentes das associações e federações de agricultores familiares.

O Programa no MA
De acordo com o coordenador estadual do programa no Maranhão, Jorge Fortes, vão ser realizados em agosto a setembro, oito seminários de mobilização para adesão ao programa para safra 2009/2010 nos municípios de Chapadinha, Itapecuru, Bacabal, Pedreiras, São João dos Patos, Balsas, Caxias e Pinheiro.

O Maranhão iniciou o programa na safra 2007/2008 com apenas dois municípios aderindo e dando cobertura a 118 agricultores. Atualmente, são 111 municípios participantes, estando 45 localizados em regiões semi-áridas e 66 municípios que foram atingidos por enchentes. Destes, 40 municípios aderiram ao programa, com 6.036 agricultores aderidos.

Os agricultores familiares recebem o benefício quando o município comprova uma perda de mais de 50% da safra. Os aportes financeiros para o Fundo Garantia Safra são das prefeituras que aderem ao programa, do Estado, dos agricultores familiares e do governo federal. O agricultor paga uma taxa de R$ 6,00 e recebe uma cobertura por perda da lavoura, de R$ 600,00, pagos em quatro parcelas.

Para João Luís Guadagnin é preciso fazer um esforço de divulgação para os agricultores familiares de baixa renda e de conscientização junto aos vereadores e prefeitos da importância do programa para que o benefício chegue ao agricultor de baixa renda. Os beneficiários do Garantia Safra são agricultores familiares que plantam entre 0,6 a 10 hectares de arroz, feijão, milho, algodão e/ou mandioca, não irrigada e que tenham uma renda bruta familiar mensal de até um salário mínimo e meio, excluindo a aposentadoria rural.

Os agricultores que plantam consórcio de feijão com mamona podem participar do Garantia Safra garantindo a produção de feijão, nesse caso no momento da inscrição o agricultor tem que apresentar ao técnico a cópia do contrato que comprova a participação do agricultor no Programa de Biodiesel, e informar a área total do consórcio de feijão com mamona (no mínimo 1,5 hectares).
Fonte: Sedagro

Governo construirá 25 mil imóveis para o servidor

Vinte e cinco mil imóveis serão construídos no Estado e realizarão o sonho da casa própria a servidores públicos estaduais, a partir do Programa Habitacional. Foi o que informou o secretário de Estado de Administração e Previdência Social, Luciano Moreira, na reunião com a equipe técnica do órgão para discutir as normas do programa.

Luciano Moreira garantiu que já existem projetos em análise na Caixa Econômica e assim que forem aprovados, o Governo do Estado dará início às inscrições dos servidores públicos. O secretário lembrou ainda que garantir o sonho da casa própria para os servidores estaduais é compromisso da governadora Roseana Sarney. “Em parceria com a CEF, no mandato anterior da governadora, foram construídas e entregues 5.600 unidades habitacionais aos servidores. Agora, serão construídas 25 mil unidades”, garante Luciano Moreira.
Fonte: Secom
Imagens Meramente Ilustrativa

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Governos trabalham ações para áreas turísticas

A união entre os Governos Federal e Estadual no Plano de Desenvolvimento Sustentável da Região Turística do Meio-Norte proporcionou um espetáculo de civismo e democracia em Barreirinhas e Chapadinha, dois municípios maranhenses que receberam representantes de todos os Ministérios e das Secretarias do Governo do Estado do Maranhão, sob a coordenação do secretário Francisco Escórcio.

Na abertura dos trabalhos em Chapadinha, na manhã desta quinta-feira (6), na Faculdade do Baixo Parnaíba (FAP), localizada no centro do município, Escórcio ressaltou a importância da parceria entre os governos estadual, na pessoa da governadora Roseana Sarney, e federal, em nome do presidente Luís Inácio Lula da Silva, disse Escórcio.

O secretário foi duro em sua colocação e disse que, entre as necessidades, não abrirá mão do aeroporto de Barreirinhas, e ainda solicitou a inclusão de quatro municípios no Plano, os quais servirão de entrada da região: Itapecuru-Mirim, Vargem Grande, Presidente Vargas e Nina Rodrigues. O pedido já foi oficializado.

As audiências públicas, realizadas em ambos os municípios, terça (4) e quinta-feiras (6) ocorreram com a participação de representantes da população, membros de sindicatos, prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, representantes de entidades, de diretórios políticos, entre outros. Os grupos foram divididos por diretrizes e todas as demandas foram anotadas e formalizadas posteriormente.

Segundo Júlio Miragaya, representante do Governo Federal e coordenador do Plano, as demandas sistematizadas serão encaminhadas em documento formal ao presidente Lula e aos governadores dos estados envolvidos, Maranhão, Piauí e Ceará, para lançamento em outubro ou novembro deste ano. Os debates tinham início às 8h e encerravam às 20h, sendo que à tarde aconteciam as audiências com os grupos.
Participação
Em Chapadinha, por agregar um maior número de municípios, o auditório ficou superlotado. A população deixou claro que, se parte das solicitações forem atendidas, todo o Maranhão será beneficiado. "Ações estas que já foram contempladas de imediato com a presença dos representantes dos órgãos envolvidos, tanto do Governo do Estado como do Governo Federal", frisou Francisco Escórcio.

Participaram ainda Magno Bacelar, gestor de Programas Especiais do Governo do Estado; Jones Braga, secretário adjunto da Secretaria de Coordenação Política e Articulação com os Municípios; a prefeita de Chapadinha, Danúbia Carneiro; Alan Monteles, representante da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/Chapadinha); e Waldir Abreu, representando o setor dos Trabalhadores. O gerente de Infraestrutura e Ordenamento Territorial da Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável (consórcio interestadual entre Maranhão, Piauí e Ceará), Jayme Silva Coelho, também esteve presente.

O presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde de Chapadinha, Dulcivaldo Veras dos Santos, participou dos debates e fez reivindicações para a área da saúde, em Chapadinha. "Nós atendemos a 14 municípios com um único hospital e precisamos também de qualificação para os profissionais", disse Dulcivaldo Abreu.

A prefeita Danúbia Carneiro agradeceu o empenho da governadora Roseana Sarney e do secretário Francisco Escórcio. "Por eles nos ter proporcionado um evento de tamanha grandiosidade. E graças a eles, se antes precisávamos ir até Brasília para discutir assuntos como esses, hoje eles vêm até nós, o que representa um grande avanço para o nosso estado", destacou Danúbia Carneiro.

Magno Bacelar salientou que os três governos reunidos no evento, municipal, estadual e federal, têm um grande impacto para a viabilização das melhorias propostas. "Destacamos a contribuição da governadora Roseana Sarney e do secretário Francisco Escórcio, ele que também tem uma história de luta dentro e fora do Maranhão", disse Magno Bacelar.

O desenvolvimento do turismo na região do Plano de Desenvolvimento Sustentável da Região Turística do Meio-Norte é visto como a grande oportunidade para o desenvolvimento econômico e social das regiões contempladas, as quais se caracterizam por carência de infraestrutura e de oportunidades de crescimento e desenvolvimento econômico.

Um dos principais riscos para o turismo é relativo à degradação da paisagem, sendo que a integração física dos destinos ‘Jericoacoara/Delta do Parnaíba/Lençóis Maranhenses’ requer uma cuidadosa avaliação da capacidade de suporte ambiental. As ações discutidas em Chapadinha alcançarão também os municípios de Mata Roma, Milagres do Maranhão, São Bernardo, Brejo, Magalhães de Almeida, Buriti, Urbano Santos, Afonso Cunha, Santa Quitéria do Maranhão, Belágua, Anapurus e São Benedito do Rio Preto.

John Jacinto, gerente da unidade do Sebrae em Chapadinha, informou que o órgão tem se esforçado para fazer a sua parte e contribuir para o desenvolvimento das regiões. Ele citou, por exemplo, o trabalho que está sendo feito com o comércio varejista e com o setor ovinocaprino. "Já começamos a melhorar o atendimento em várias áreas e estamos também envolvidos com o projeto dos territórios da cidadania", destacou.
Secom
Futuras Obras Importantes para Chapadinha
Mais uma vez o representante do Setor de Transportes do Município de Chapadinha, Marco Antonio Rodrigues Lopes (Mourinha - foto a esquerda), surpreendeu a todos com sua capacidade administrativa junto com Kerlly Pimentel, representando o DMT (Departamento Municipal de Trânsito). Nas discussões no setor de infra-estrutura e desenvolvimento realizado na última quinta-feira (6), no Plano de Desenvolvimento, conseguiu aprovar, in loco, a construção do Terminal Rodoviário de Chapadinha e a adequação do Aeroporto Municipal de Chapadinha nos padrões da Infraero. Sendo duas grandes obras que irão atender a demanda da população e de visitantes o desenvolvimento turístico previsto pelo programa de Desenvolvimento Sustentável. No projeto que foi discutido, ficou decidido como prioridade, também, a interligação da estrada Urbano Santos-Barreirinhas, com malha asfáltica, que trará uma economia de média de 400km para os Lençóis Maranhenses.

Secretário de Trabalho garante qualificação profissional para o meio-norte maranhense

O secretário de Trabalho e Economia Solidária (Setres), José Antônio Heluy, garantiu que as políticas públicas de qualificação profissional voltadas para o desenvolvimento sustentável da região turística do Meio-Norte Maranhense serão fielmente aplicadas, de acordo com os anseios da população.

Heluy declarou o empenho no debate realizado durante a Consulta Pública sobre o Plano de Desenvolvimento Sustentável da Região Turística do Meio Norte, desta vez, realizada em Chapadinha, na última quinta-feira (6), por uma força tarefa dos governos federal e estadual.

Em um dos grupos de discussão formados durante a consulta, o que debateu sobre inclusão social e cidadania, ficou claro o interesse da população local no que se refere ao crescimento e ao desenvolvimento da região.

Para eles, este desenvolvimento só pode ser pensado ao unir o crescimento econômico ao crescimento humano dos moradores das três regiões maranhenses envolvidas na discussão do plano, o Alto Munim, a Região do Delta e os Lençóis Maranhenses.

O crescimento almejado foi enxergado tendo como base fundamental a consolidação da educação e a qualificação profissional.

De acordo com o secretário, as regiões do Baixo Parnaíba e do Delta Maranhense estão incluídas no planejamento de cursos do PNQ (Plano Nacional de Qualificação) do Ministério do Trabalho.

“Estas regiões foram contempladas com cursos escolhidos de acordo com a vocação econômica da área”, explicou José Antônio Heluy.
Além dos cursos de qualificação, a Setres tem procurado outras maneiras de contribuir com o crescimento econômico da região, como a abertura de uma Agência de Trabalho do Sine, na cidade de Chapadinha. O convênio entre a Setres e a prefeitura municipal de Chapadinha já foi assinado. Isso implica numa regionalização na intermediação de emprego promovida pela Setres por meio do Sine, atendendo a todos os municípios da área, que vai de Nina Rodrigues a Araioses, passando por Anapurus, Brejo e Vargem Grande, dentre tantos. “A Agência do Sine de Chapadinha vai responder por toda a região e queremos que ela se torne uma referência em emprego para as cidades beneficiadas”, enfatizou o secretário.
Fonte: Setres

Delegados estudam uma possível paralisação

Na foto acima, da esquerda para a direita, delegados de polícia de Chapadinha (MA): Jairon Timbó, Alessandro Gomes e George Marques
Por: Brendha Gomes - www.localnoticias.com.br
A Associação dos Delegados de Polícia do Brasil, no Maranhão, Adepol, e seus associados estudam uma possível greve. Tudo vai depender de uma Assembléia que acontecerá nesta sexta-feira (7), às 18h, em São Luís.

Informações dão conta que a classe não está nada satisfeita com a remuneração salarial, e pedem a implantação da isonomia de acordo com os Procuradores do Estado. Os delegados e agentes do interior reclamam ainda das péssimas condições de trabalho, onde falta estrutura, contratação de mais agentes, escrivãs, computadores e até combustíveis para as viaturas, o que impede muitas vezes a captura aos bandidos.

A exemplo da cidade de Brejo (a 74 Km de Chapadinha) que teve uma agência bancária invadida por assaltantes, e durante a fuga a viatura não pôde concluir a perseguição devido ao péssimo estado de conservação da mesma.

Outra queixa da classe se refere ao desvio de função. Muitos têm reclamados de terem que cuidar dos presos em seus Distritos, ao invés de estarem cuidando de sua função jurisdicional, ou seja, de Polícia Investigatória.

Nesta sexta-feira (8), a Drª Meire Jane Monteiro (foto ao lado), estará participando da reunião com os delegados, representando assim o Distrito de Chapadinha. Atualmente a cidade conta com os serviços de mais três delegados, além da Drª Meire Jane: Dr. Jairon Timbó, Alessandro Gomes, Dr. George Marques.

A inscrição para o PAES 2010 já está disponível

Estudantes interessados no Processo Seletivo de Acesso ao Ensino Superior (PAES 2010) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) já podem se inscrever. De acordo com a Pró-Reitoria de Graduação (Prog), a inscrição e o edital para o vestibular estão disponíveis no site www.vestibular.uema.br até o dia 28 de agosto.

Só poderão se inscrever no processo candidatos que concluíram ou estão concluindo o ensino médio ou equivalente. Eles disputarão 4.240 vagas: 2.060 para o primeiro semestre de 2010 e 2.180 pra o segundo.

O pretendente à vaga deve preencher, conferir e confirmar o requerimento de inscrição, gerar boleto bancário e efetuar o pagamento, no valor de R$75 reais, em qualquer agência ou nos correspondentes bancários, até 31 de agosto no horário de expediente, para ser efetivado no processo. Os candidatos isentos deverão, obrigatoriamente, inscreverem-se, a diferença é que não deverão pagar a taxa para serem confirmados como inscritos.

Após a efetivação da inscrição serão vetadas ao candidato quaisquer alterações de opção de curso, Campus, turno, local de realização da prova ou língua estrangeira. É indispensável o acesso ao manual, no site ou na biblioteca central do campus de São Luís e dos centros do interior, para que o pretendente saiba suas obrigações e direitos.

Os que disputarão vagas ao curso de Formação de OficiaisBombeiro Militar do Estado do Maranhão deverão pagar uma taxa adicional de R$ 30 reais, relativa aos exames médico, odontológico e físico.

A confirmação de inscrição estará disponível no site entre os dias 25 de outubro e 06 de novembro. Deverá ser impressa e adicionada a ela uma foto 3x4. Os candidatos só farão a prova com essa confirmação em mãos.

Na primeira etapa, serão 72 questões objetivas (de marcar) com conteúdo das três séries do ensino médio. Os candidatos não eliminados na primeira etapa, estarão habilitados para a segunda, que terá 16 questões discursivas de 2 matérias especificadas pelo curso e mais a redação.
As provas serão feitas nas seguintes cidades: São Luís, Pinheiro, Imperatriz, Santa Inês, Barra do Corda, Caxias, Bacabal, Balsas, Açailândia, Pedreiras, Timon, Grajaú, Lago da Pedra, Zé Doca, Itapecuru-Mirim, Colinas, Presidente Dutra, São João dos Patos, Coelho Neto.

LEITURAS OBRIGATÓRIAS
* Sonetos – Cláudio Manoel Costa

* Bom Crioulo – Adolfo Caminha

* Os Sertões – Euclides da Cunha

* Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens – Jean Rousseau (filosofia)
Fonte: Uema

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Fim da Greve dos Servidores

Texto e Fotos: Brendha Gomes - www.localnoticias.com.br
Na última terça-feira (4), uma reunião mediada pela Promotoria de Justiça às portas fechadas entre o Sindicato dos Servidores Municipais (SindChap) e a Prefeita Municipal, Danúbia Carneiro, pois fim a greve dos servidores que já entrava no seu segundo dia.

O encontro que teve por objetivo fazer com que as partes entrassem em acordo, contou com a participação de alguns representantes do SindChap, composta pela presidente, Neldan Rocha, Profº Jânio Ayres, Profª Mariana, Profª Maria Coêlho, e Joaquim; do Assessor Jurídico da Prefeitura, Dr. Luciano Lira, além da Prefeita Danúbia Carneiro e do Promotor de Justiça Dr. Fábio Meneses.

Ficou decidido então que será criada uma comissão, formada por membros do sindicato e do poder público, para discutir algumas pendências relacionadas a aplicabilidade do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos servidores da saúde com nível superior. Para isso então, a comissão estabelecida, estará se reunindo nesta sexta-feira (7), a fim de resolver as falhas em questão e, na semana seguinte, encaminhar à Câmara Municipal para que seja apreciado e votado a tempo de seu cumprimento já no pagamento do próximo dia 20(21) de agosto.

Outro ponto discutido foi em relação aos dois dias de paralisação, que poderia acarretar em desconto de ponto dos servidores, mas após muito diálogo, ficou decidido que não haverá descontos. Os servidores voltaram as suas atividades normalmente, nesta quarta-feira, 5.

"Direto ao Assunto" Completa Um Mês Com Grande Audiência

Texto e Foto: William Fernandes - Blog TvMirante
Há um mês no ar, o programa "Direto ao Assunto", da Rádio Mirante AM, está cada dia mais caindo no gosto do ouvinte. Abordando temas do cotidiano da população de Chapadinha, o programa recebe participação do ouvinte por cartas ou telefone (3471-1337).
Quem quiser pode ligar e participar ao vivo. O ouvinte também pode fazer sua denúncia ou dar sugestão pela internet, através do e-mail: miranteamdiretoaoassunto@hotmail.com.
O programa "Direto ao Assunto", vai ao ar de segunda a sexta, das 8h às 11h, pela Rádio Mirante AM, de Chapadinha. Apresentação: Jota Coutinho e Luís Carlos Junior. Participação: Léo Castro. Unidade Móvel (reportagens externas ao vivo): William Fernandes.

Comunidades Quilombolas Denunciam Degradação dos Recursos Hídricos no Baixo Parnaíba‏

Documento em Defesa dos Recursos Hídricos da Região de Mata Roma (MA)
( Foto acima: Rio Preto )
Representantes das comunidades Cajueiro, Bom Sucesso, Santa Rosa, Murici, Areal, Onça, Guadelupe, Boqueirão do Gado, Caridade, Primeiros Campos, Currais I, Tucuns, Santa Luzia, São João, Nicolau Tabatinga, Cidade Nova, Anajá, Ananás, Centro dos Jonas, Centro dos Jerônimo, Mata Alta, Santa Elvira, Mucuim, Olho D’Água, Mata do Brigadeiro, Muquém e Tabatinga, do município de Mata Roma (a 30km de Chapadinha), reunidos nos dias 18 e 19 de julho de 2009, em atividade de educação ambiental, tendo como uma das discussões o aterramento de nascentes dos rios e do riacho que banham o município, decidiram elaborar este documento solicitando providências para que não se perca esse bem precioso, que é a água.

DOS FATOS
O município de Mata Roma é banhado pelo rio Preto, riacho Estrela, rio Munim e rio Muquém, fontes de água e alimentação para as famílias, especialmente as comunidades tradicionais. O riacho Estrela e o rio Muquém são afluentes do rio Preto e esse do rio Munin, que beneficiam os povoados além das sedes dos municípios de Buriti, Anapurus, Mata Roma e São Benedito do Rio Preto. Além da alimentação e abastecimento de água, os rios tem sua importância para a cultura, lazer e a economia, nos seus cursos há várias áreas denominadas “banhos”, espaços onde as famílias da região se encontram aos finais de semana, para a prática de esportes. É fonte de renda para pescadores artesanais, agricultores familiares e irrigantes.

Em diagnóstico rápido foi identificada diversidade de espécies de flora e fauna inclusive recursos pesqueiros, são exemplos de...


* Recursos pesqueiros: jejú, traíra, piau, lope, piaba larga, pataca, cascudo, sarapó, bate papo, cachimbo, joão duro, escama dura, cará, branquinha, piau, piranha, flecheira e camarão.


* Espécies da flora de mata ciliar: juçara, bacaba, butiti, buritirana, ingá, angelim, azeitona, ingarana, junco, aguapé, mamorana; aninga, membeca, ameixa, oiticica, assa peixe, mirim, murici, maria mole, mulundu, marajá, cipó rabo de macaco, pau d’agua, anajá e camaçari.


* Espécies da fauna encontradas no ecossistema: jacaré, sucuri, catirina, siricora, socó, garça, siriema, martim pescador, morcego, lagartixa, camaleão, sapo.

Essa riqueza está ameaçada pela fronteira da soja, as propriedades estão situadas próximas a essas fontes de água. O desmatamento das suas nascentes vem comprometendo a quantidade da água e a infiltração de agrotóxicos utilizados pelas empresas de soja vem comprometendo a qualidade da água. No caso do riacho Estrela duas de suas nascentes situadas nos município de Buriti e Anapurus foram desmatadas e aterradas pela SLC Agrícola, empresa de capital holandês que explora soja e que detém uma grande quantidade de área no Estado do Maranhão.


DA SOLICITAÇÃO
* Levantamento de todas as nascentes da região;
* Proteção das nascentes a região, no cumprimento da LEI 4.771/65;
* Recuperação das duas nascentes do riacho Estrela;
* Recuperação das matas ciliares em processo de degradação;
* Identificação das espécies da mata ciliar que estão em processo de desaparecimento bem como das espécies alimentícias utilizadas pelos agricultores e agricultoras familiares em suas roças tradicionais a exemplo do feijão, arroz, milho e mandioca;
* Apoio a melhoria dos sistemas tradicionais de agricultura bem como a comercialização dos produtos.


quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Nota de Falecimento

É com pesar que comunicamos o falecimento do sr. José Ribamar Sousa, mais conhecido como sr. José Anselmo, aos 84 anos, vitimado por dois AVC's.
Sr. José Anselmo estava enternado em um hospital de São Luís, onde veio a falecer na noite da última terça-feira (4), por volta das 21h. Ele deixa viúva sua esposa D. Maria Madalena Pereira Sousa, conhecida mais como D. Madá, e onze filhos, dentre eles Orlando (funcionário da Caema/Chapadinha) e José Maria (vigia do prédio da Agerp/Chapadinha - antigo prédio do IPEM, frente a Caema).

Segundo informações da família, o corpo que está sendo velado na residência da família na Rua Sebastião Barbosa - Centro, será sepultado no início da manhã desta quinta-feira (6), no Cemitério Central Nsª. Srª das Dores.

À família enlutada, nossas sinceras condolências.

Chapadinha venceu!

Não se pode dizer que Danúbia venceu, ou que os servidores públicos municipais venceram. Ambos tiveram que ceder a tantos embates e chegar a uma definição razoável do que fazer. Por isso, Chapadinha como um todo é que venceu.

Em reunião com o senhor promotor Fábio, às 15 horas, desta terça-feira (4), a comissão do SINDCHAP (composta por: Jânio, Mariana, Maria Coêlho, Neldan e Joaquim - foto) conversou com a prefeita e com seu assessor jurídico, Dr. Luciano Lira.

A conversa foi difícil, dado o clima um tanto quanto tenso (provocado, é certo, pela senhora prefeita, com suas declarações intempestivas em uma rádio local). Contudo, a equipe do SINDCHAP não revidou e a conversa decorreu com tranquilidade.

A senhora prefeita argumentou que não se fazia necessário paralisar o funcionalismo público municipal, dado o fato de que, segundo suas próprias palavras, sempre tem se mantido aberta a diálogo com o Sindicato.

Na verdade, a comissão contra-argumentou afirmando que tentou por várias vezes e por diversos meios reunir-se com a senhora prefeita a fim de que se pudesse ter uma posição oficial acerca dos motivos do não cumprimento do acordo firmado no mês de maio/2009 do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração, preparado por equipe conjuta do SINDCHAP e prefeitura.

O senhor promotor manteve um papel de mediador do debate e, ainda, direcionador de uma saída equilibrada para a problemática (na verdade, a atribuição seria do promotor Douglas, que não estava na cidade e que chegou depois, estando um pouco alheio aos detalhes do que se passava).

Realmente a senhora prefeita reconheceu que se exaltou na rádio (é o que nós, do SINDCHAP também achamos, mas preferimos manter a prudência necessária). Reconheceu, ainda, que não conseguiu manter uma conexão de diálogo eficiente com do Sindicato no período em que saiu o pagamento. Contudo, disponibilizou-se a corrigir esse problema de comunicação.

Finalmente, conseguiu-se convencionar que o principal problema de aplicabilidade do Plano é o salário-base dos servidores da saúde com nível superior. Ficou combinado que haverá uma reunião na próxima sexta feira, dia 07 de agosto de 2009, para esmiuçar os problemas e resolver as falhas quanto ao Plano para, na semana seguinte, encaminhar à Câmara de Vereadores.

Quanto ao cumprimento do Plano, chegou-se a uma convenção: o Plano será encaminhado para a Câmara Municipal e já deve ser apreciado e votado a tempo de seu cumprimento já no próximo pagamento dos servidores, dia 20 (21) de agosto. Caso não seja possível o pagamento do Plano ainda em agosto, o pagamento de setembro incluirá o retroativo de agosto. Foi isso que a comissão conseguiu definir junto à prefeita.

Por último, mas não menos importante, discutiu-se durante meia hora, sobre o desconto de ponto dos servidores que aderiram à paralisação. Enfim, por solicitação informal de Dr. Fábio, a prefeita Danúbia acatou e, com isso, não haverá desconto, desde que os servidores retornem ao trabalho nesta quarta-feira, dia 05 de agosto de 2009.

De volta ao Sindicato, uma multidão de quase trezentas pessoas já aguardava a comissão que, logo que chegou, explanou o resultado da conversa. Apesar da posição mais crítica de pessoas que achavam que a comissão deveria ter endurecido mais o debate, as deliberações da comissão junto ao Poder Público Municipal foram acatadas e aprovadas por ampla maioria da Assembléia, que aplaudiu calorosamente.

Dr. Marinel, advogado que nos assessorou, assumiu a palavra e congratulou-se com as conquistas alferidas. Encerrou-se a Assembléia às 19 horas em clima de animação e de um pouco de espectativa quanto a real cumprimento do Plano.

Como lição que fica deste movimento, pode-se dizer que os servidores públicos municipais mais uma vez demonstraram força e coragem junto a seu Sindicato. "É isso, companheiros, se nos mantivermos unidos, sempre venceremos!" (palavras da professora Maria Coêlho).

Por: professor Jânio Rocha Ayres Teles - SECRETÁRIO GERAL DO SINDCHAP

Motorista Visivelmente Embriagado Bate em Caminhão Baú dos Correios

www.localnoticias.com.br
No fim da tarde da última segunda-feira (3), um motorista, visivelmente embriagado, colidiu com um caminhão baú dos Correios. Apesar da gravidade do acidente não houve vítimas.
De acordo com informações da DP de Chapadinha, o acidente aconteceu na BR 222, nas proximidades do povoado Baturité. O condutor do veículo Belina, Francisco Marques da Costa, teria invadido a contramão e batido na lateral do caminhão dos Correios.
Com o impacto, a Belina ficou completamente danificada. O senhor Francisco foi encaminhado ao Hospital Regional Antonio Pontes de Aguiar (HAPA), com dores no corpo, e após receber alta terá que prestar esclarecimentos à DP.
Imagem meramente ilustrativa

Sem-Terra é Ferido a Bala Após Invasão

Por: Brendha Gomes - www.localnoticias.com.br
Na tarde do último sábado, dia 1º, uma invasão do Movimento dos Sem-Terra resultou em um ferimento à bala a um dos invasores.

O acusado de disparar o tiro foi o senhor Delci Viana da Silva, proprietário da terra, que fica nas proximidades do bairro Areal. Segundo o acusado, o tiro foi disparado em legítima defesa. “Pedi que eles se retirassem da minha propriedade e enquanto eu os acompanhava um grupo ficou para trás, foi quando eu escutei um deles dizendo: “vamos linchar ele”, ai eu atirei na perna dele “- defende-se o acusado.

Ainda de acordo com o acusado a invasão começou na sexta-feira, 31, uma parte foi retirada do local e outro grupo, com cerca de 100 pessoas, voltou no dia seguinte.

De acordo com o delegado, George Marques (foto), da 3ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Chapadinha, o acusado está aguardando a Juíza para e resolver sua situação junta à justiça. A vítima, Ezequiel Nascimento foi encaminhada para um hospital em São Luís, mas passa bem.

Imagem (acima) meramente ilustrativa

Colégio FAC Reinicia Aulas para Segundo Semestre 2009

A diretoria do Colégio Francisco Almeida Carneiro (FAC), comemora o reinício das aulas para as atividades escolares do segundo semestre 2009.

Na última segunda-feira, dia 3, compareceram normalmente todo corpo administrativo, docente e discente, da referida escola.

A diretoria do Colégio FAC, aproveitou o momento para reunir todo corpo administrativo, para traçar novos planejamentos de atividades para este semestre de 2009.

Alunos da Educação Infantil Reiniciam Aulas se Divertindo

Quanto aos principiantes, da Educação Infantil, estes tiveram uma aula lúdica no retorno as aulas: se divertiram a vontade no parque de diversões que existe dentro da própria escola.

O corpo administrativo do Colégio FAC observou que às crianças estavam animadíssimas com a volta às aulas.
Com informações e fotos da Assessoria de Comunicação do Colégio FAC

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Chapadinhense Integra Nova Diretoria do Consems/MA

Mais de 180 Secretários Municipais de Saúde, reunidos em Assembléia Geral, destituíram a diretoria do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) e elegeram uma outra. A mudança foi decorrente de uma luta encetada pelo Secretário de Saúde do Estado, Ricardo Murad, quando constatou que uma verdadeira máfia estava instalada na distribuição de recursos do SUS. Segundo denúncias que devem ser apuradas pela Controladoria Geral da União e Polícia Federal, mensalmente eram desviados mais de 7 milhões de reais e somente nos últimos 4 anos, mais de 600 milhões devem ter feito novos ricos no Maranhão. A Comissão Intergestora Bipartite do SUS, há mais de 20 anos vinha sendo manipulada politicamente pelo Cosems. Através de seus conselheiros, a "máfia do SUS", como se tornou conhecida, fazia com a distribuição dos recursos públicos, negócios espúrios.

Nova diretoria do Cosems:
Presidente-Iolele Soares de Arruda (Pedreiras);
Vice-presidente-Maria Nadir da Costa Morais (Pinheiro/Viana); Secretária-geral-Solange Teixeira Lima (Balsas); Primeiro-secretário-Raimundo Sousa Lima (Zé Doca); Segunda-secretária-Elizabeth Fernandes (Santa Inês); Tesoureiro- Charles Humberto Pinheiro (Barra do Corda/Presidente Dutra); Secretário de Organização Política-José Eudes Soares Almeida (Bacabal); Secretária de Comunicação-Karoline Cutrim (Imperatriz/Açailândia).

Conselho Fiscal: César Roberto Santos (Barreirinhas); Iomar Ribeiro (São João dos Patos); Luzia Santos Silva (Chapadinha).

Suplentes: Raimundo Nonato Castelo (Codó); Cláudia Melo Coelho (Itapecuru-Mirim); Célia Almeida Silva (Caxias/Timon).

Por Aldir Dantas - cidadesat.com.br

Sindchap Mantém Paralização de Servidores Municipais Nesta Terça-Feira

Em meio a rumores de que os servidores direcionar-se-iam para a Câmara Municipal, (foto a direita), que retornaria das férias nesta segunda-feira, dia 03 de agosto, não houve quórum.

Por que será? Será que os senhores vereadores também aderiram à paralisação? Se assim for, será que terão seus salários descontados?
Ficaremos
atentos!

PARALIZAÇÃO CONTINUA
A participação dos servidores tem sido ampliada a cada momento que passa. Não há por que ter medo. Não devemos ter medo de exercer nossa cidadania. Ameaças de desconto de salários podem haver, mas somente através da demonstração de força do sindicato é que o poder pode ceder.

Sociedade chapadinhense, este movimento não é contra Danúbia, prefeita de Chapadinha. Não é contra Dr. Magno, ex-prefeito que conseguiu colocar na prefeitura sua sucessora. Este movimento se dá justamente porque é com um governo democrático que é possível se conseguir avançar na ampliação e manutenção dos direitos dos trabalhadores.

Sabemos que a sociedade nos entende e sabe que é somente com luta que se consegue as coisas. Estamos fazendo um esforço agora para garantir um futuro melhor para nós e para nossos descendentes.

Não queremos uma Chapadinha violenta, sem chances no mercado de trabalho, alienada. Queremos sim, uma cidade evoluída, que conquista espaços na região e, quiçá, no país, como é com a nova fronteira turística que se abre para nosso município.

Danúbia e Dr. Magno têm uma visão progressista de administração pública, não podem temer a voz dos trabalhadores. Confianos neles para realmente garantir a implantação definitiva do Plano de Cargos Carreira e Remuneração dos Servidores.

Nesta terça-feira (4), nossa luta continua, e com mais adesões de servidores. À tarde, às 18 horas, teremos a Assembléia Geral que poderá definir o destino do funcionalismo público do município, a menos que nossa prefeita nos chame para um diálogo e realmente aponte uma solução para o problema.

Servidores Municipais Param Novamente

www.alexandre-pinheiro.blogspot.com
Reclamando o não pagamento do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração, o Sindicato dos Servidores Públicos de Chapadinha (SindChap) resolveu iniciar, na manhã desta segunda, 03 de agosto, uma paralisação. O órgão de classe esperava receber os vencimentos de julho, que foram pagos no último dia 21, com as melhorias previstas no Plano, o que terminou não acontecendo.

De acordo com o SINDCHAP, o movimento reconhece os avanços na política salarial, no relacionamento da prefeitura com os servidores e aposta na negociação para pôr fim ao impasse. Em matéria postada e seu site oficial, na Internet, a entidade ressalta a confiança na atual administração municipal:Danúbia e Dr. Magno têm uma visão progressista de administração pública, não podem temer a voz dos trabalhadores. Confiamos neles para realmente garantir a implantação definitiva do Plano de Cargos Carreira e Remuneração dos Servidores”, disse o Sindicato.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Administração se pronunciou em nota de esclarecimento, elencando conquistas da gestão da prefeita Danúbia com relação a melhoria salarial dos servidores.

Segundo a nota, houve a adoção do salário mínimo nacional, em fevereiro; pagamento do terço de férias no mês; implantação do piso nacional do magistério; pagamento de metade do 13º salário, em junho; manutenção dos salários pagos antecipadamente (dia 20 de cada mês); convênio para formação inicial dos servidores da educação; entre ostros que incidiram em aumento de 38,7% na folha da educação.

Ao abordar os motivos da paralisação a prefeitura informa que criou uma comissão, em 19 de maio, para corrigir eventuais falhas no antigo Plano de Cargos, que aguardaria a conclusão da análise para o envio à Câmara de Vereadores.

O informe oficial prossegue reafirmando o desejo de continuar negociando e avançando em melhorias para os funcionários. Porém chama a atenção para a responsabilidade da categoria para os prejuízos de toda a sociedade com a continuação do movimento.

A nota da prefeitura deixa claro que, agravado por queda nos repasses federais, os cofres públicos não suportariam qualquer aumento na folha de pagamento sem comprometer as conquistas enfatizadas anteriormente.
Foto: SINDCHAP

Grupo Suzano Acusado de Grilagem no Baixo Parnaíba Maranhense

Imagens meramente ilustrativa
O Fórum de Defesa do Baixo Parnaíba Maranhense voltou a afirmar que a empresa Comercial Agrícola Paineiras do Grupo Suzano Papel e Celulose obteve a maioria das terras que detém através de forma ilícita, como a grilagem e fraudes nos cartórios da região. Destaca que um processo judicial na Comarca de Santa Quitéria (174/2006), registra denuncias de vítimas de falsificação de assinaturas e que as suas terras fazem parte hoje, do patrimônio do Grupo Suzano Celulose e Papel.

DESTRUINDO O CERRADO
Com o apoio de varias entidades da sociedade civil organizada, dentre as quais o Fórum Carajás e a Igreja Católica, o Fórum de Defesa do Baixo Parnaíba Maranhense tem se constituído como entidade de luta pela defesa do cerrado e a preservação ambiental. No inicio deste mês, através de uma terceirizada a Suzano Papel e Celulose, estava com tratores e correntões destruindo árvores nativas, o que promoveu indignação em várias comunidades. Mais de 250 trabalhadores dos povoados Coceira e Baixão da Coceira I e com apoio de agricultores de São José, Santa Maria e Lagoa das Caraíbas, conseguiram evitar a destruição e manter a vegetação nativa. Outras comunidades como Mundé, Taboca e Baixão Coceira II, já se encontram sem terras necessárias para a subsistência, através do extrativismo vegetal e animal, com prejuízos atuais para mais de 100 famílias que já enfrentam a fome. O problema é sério e de iminente conflito.

RESISTÊNCIA CONTRA O GRUPO SUZANO
A verdade é que além de ter terras griladas ao seu patrimônio, muitas áreas devolutas foram também criminosamente incorporadas. Uma outra questão que precisa ser apurada pela Procuradoria Geral do Estado e pelo Ministério Público, refere-se às facilidades proporcionadas pelo Iterma, durante os dois últimos governos e também da Secretaria de Estado do Meio Ambiente que se constituíram em instituições coniventes para os avanços e destruição do Baixo Parnaíba.

EUCALIPTO PARA CARVÃO
Exatamente no momento em que o Grupo Suzano Papel e Celulose anuncia investimentos superiores a 3 bilhões de reais para a construção de uma fábrica na região Tocantina e a compra do eucalipto (matéria prima a ser industrializada), adquirida da Vale do Rio Doce, a quem se destinam os milhares de hectares do eucalipto do Baixo Parnaíba? A resposta é simples e bem clara. Para o carvão das siderúrgicas do Grupo Gerdau/Margusa.

QUAL A RESPONSABILIDADE DO GRUPO SUZANO
A grande destruição praticada pelo Grupo Suzano Papel e Celulose em pelo menos 9 municípios da Região do Baixo Parnaíba, precisa de uma reparação para milhares de famílias e uma punição severa pela destruição ambiental. Cabe as autoridades apurarem a grilagem de terras a arrecadação das áreas devolutas para a reforma agrária, os desmatamentos criminosos e até envenenamento de pessoas e animais.
por Aldir Dantas - cidadesat.com.br

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Encerramento Apoteótico

Com a realização do maior e melhor encontro anual de música da região do Baixo Parnaíba, o Festival de Verão de Chapadinha 2009, o Bloco BCC dá o pontapé inicial para a sua próxima empreitada: Carnaval 2010. A nova temporada do Festival, que movimentou o calendário da cidade, da região e de outras cidades e estados, foi maravilhosamente inesquecível.

O show de encerramento do Festival, contou com presença da banda Forró Remexe, mas antes teve Sambauê (no palco) e Dj. Arsênio Filho, detonando na Tenda Eletrônica.

Milhares de pessoas tiveram a oportunidade de presenciar, na noite do último domingo (2), o encerramento do Festival de Verão de Chapadinha 2009. O evento aconteceu na casa de shows Quadra do FAC e contou com a animação da banda Chicabana e Pagodão SL/Formato A5, no palco; e Dj. Arsênio Filho, na Tenda, na primeira noite.

Em seu encerramento, no último domingo (2), o Festival ficou considerado um verdadeiro espetáculo para marcar mais uma edição de sucesso do evento, com o espetáculo de cores e sons. Os presentes, curtiram mais uma diversidade de estilo nas duas noites do Festival. Para alguns, até agora, foi o melhor evento já realizado nas redondezas, em toda a região do Baixo Parnaíba.

Ficou com a responsabilidade de encerrar a programação do Festival de Verão de Chapadinha 2009, a banda Forró Remexe encerrou a noite com muito swing e energia.

- Texto e Fotos: Sousa Neto
- Agradecimentos: Ao radialista Luizinho (Mirante FM/local)
Veja Fotos em nossa coluna estática (a direita)

Arquivo do blog