WebNet

WebNet

sábado, 6 de novembro de 2010

Corregedor Fará Inspeção em Comarcas de Chapadinha e Outros Municípios do Baixo Parnaíba

Guerreiro Júnior fala sobre planosde trabalho a juízes da comarca
Guerreiro Júnior fala sobre planos de trabalho a juízes da comarca

O corregedor-geral da Justiça inicia na próxima segunda-feira, 8, nova rodada de inspeção a comarcas estaduais – a terceira desde que assumiu o cargo. Com esse novo trabalho, Antonio Guerreiro Júnior irá completar 80 comarcas fiscalizadas em menos de um ano de gestão.
  
Urbanos Santos, Vargem Grande, Chapadinha, Buriti de Inácia Vaz, Brejo, Santa Quitéria, São Bernardo, Magalhães de Almeida, Araioses e Tutóia, estão no roteiro de 15 comarcas que serão vistoriadas por equipe da Corregedoria até sexta-feira, 12.

A tarefa não difere de inspeções anteriores. Guerreiro Júnior irá verificar o que as unidades oferecem de melhor em prestação jurisdicional e quais serviços podem ser melhorados. Os assessores também devem inteirar-se do que juízes e servidores têm a dizer sobre condições de trabalho e qual a real situação dos prédios.

Em setembro, o corregedor inspecionou 55 comarcas, inclusive as do Sul do Estado. Em julho, foi a 17 comarcas da Baixada.

Em grande parte das comarcas visitadas Guerreiro Júnior tem autorizado a entrega de móveis e equipamentos novos e a implantação dos projetos “Fala Audiência” e “Teleaudiência”.

Próprias para a gravação em áudio de audiências e registro textual de depoimentos, as duas ferramentas desenvolvidos pela Corregedoria têm sido bem recebido pelos juízes, sobretudo pela facilidade de uso.

Comarcas a serem inspecionadas
Coroatá, Timbiras, Codó, Caxias, Coelho Neto, Chapadinha, Buriti de Inácia Vaz, Araioses, Tutóia, Magalhães de Almeida, São Bernardo, Santa Quitéria, Brejo, Urbano Santos e Vargem Grande
Da assessoria

Povoado Cidade Nova Promove Festival do Peixe

É... H O J E
Acontece neste sábado, dia 6, a partir das 9h da manhã, o 2° FESTIVAL DO PEIXE da localidade Cidade Nova, município de Chapadinha-MA.

A comunidade distante cerca de 20km da sede, aos limites do município de Mata Roma, se destaca por sua ampla produção de alevinos e peixes de grande porte, que são comercializados em várias regiões e cidades circunvizinhas.

O Festival que teve sua primeira edição no ano de 2008 é uma forma de celebrar os êxitos obtidos ao longo do ano, além de divulgar cada vez mais o potencial produtivo da localidade.

O evento é uma realização conjunta da Associação Comunitária do Povoado Cidade Nova, AGERP e SEBRAE. Toda a população de Chapadinha e região está convidada para essa grande festa.

Minha Casa Minha Vida: O Sonho da Casa Própria Prestes a se Realizar em Chapadinha

Blog do William Fernandes
Quando o presidente Lula visitou o Maranhão no dia 10 de dezembro de 2009, para entregar a obra do PAC Rio Anil, ele assinou novos contratos do programa para a construção de 5.894 moradias no Maranhão. O investimento nos projetos é de R$ 214,56 milhões. Desse valor, 89% serão destinados a famílias com renda até três salários mínimos, para a construção de 5.040 moradias nos municípios de Chapadinha, Açailândia, Balsas, Caxias, Codó, Bacabal e São Luis.

Dessas 5.040 moradias, 1.500 serão construídas em Chapadinha. As obras já estão adiantadas. Na primeira etapa serão entregues 1.000 casas. A previsão é de que em abril de 2011 já estejam prontas. O conjunto habitacional está sendo construído numa área que fica a cerca de 1,5km do Bairro Areal.

O local será entregue com toda a infra-estrutura necessária para que a população tenha condições dignas de moradia, com ruas largas e asfaltadas, água encanada, iluminação e áreas de lazer. As casas serão dotadas de dois quartos, sala, cozinha e lavabo. Têm pisos revestidos de lajota, forro de PVC, e ainda caixas d’água e fossas sépticas em cada uma. 

As inscrições podem ser feitas na Secretaria Municipal de Assistência Social, na parte da tarde. A prefeita de Chapadinha, Danúbia Carneiro, que esteve reunida na manhã desta sexta-feira (5), em seu gabinete, com parte do secretariado municipal, discutindo assuntos da administração, disse que irá visitar as obras na próxima semana e que pleiteará mais moradias para Chapadinha, uma vez que o déficit habitacional no município ainda é grande.

Matéria resumida. Leia-a na íntegra no Blog do William Fernandes

Abertura do Campeonato Chapadinhense de Futebol 2010

Logo mais a partir das 14h, acontece na sede da Associação Tiradentes da Polícia Militar, a abertura oficial do CAMPEONATO CHAPADINHENSE DE FUTEBOL 2010.

14 equipes farão parte do campeonato que contará com primeira e segunda divisão, sendo a primeira com 08 equipes e a segunda com 06.

Na programação está prevista a realização de amistosos entre equipes, com premiações de incentivo e ainda uma confraternização entre atletas e organizadores. O campeonato é organizado pela Liga Esportiva Chapadinhense - LEC.

Vale ressaltar que os jogos que acontecerão na tarde deste sábado (6) são society, mas, no próximo fim de semana todos os jogos se darão em campo de dimensões profissionais.

Erik Marinho - Patrocinador
O Campeonato Chapadinhense tem o patrocínio exclusivo do advogado Erik Marinho, para os próximos 3 anos. Um compromisso firmado entre LEC e dirigentes de clubes.

Para o advogado, que atua brilhantemente na capital São Luís, o incentivo a eventos como esse contribuem de maneira significativa para o desenvolvimento de nosso esporte, tão abandonado pelos atuais administradores.

Erik, que por motivos superiores não estará presente, destaca que fará o possível para sempre apoiar essas e outras atividades desenvolvidas pelo povo de sua terra natal.

Jovem é Encontrado Morto no Bairro Areal

Por volta das 5h deste sábado (6), o corpo de um jovem de 28 anos foi encontrado no bairro Areal. Edelson de Sousa de Aguiar, 28 anos, estava em um terreno baldio que fica por trás do cemitério da Cohab.

Segundo testemunhas oculares, que presenciaram o corpo de Edelson antes de ser removido para o necrotério do Hospital Regional Antonio Pontes de Aguiar (HAPA), a morte do jovem pode ter sido por enforcamento, haja vista as marcas e hematomas presentes em seu pescoço.

Inconformada: Deuselina  - mãe da vítima
Edelson tinha 04 irmãos e era filho de Deuselina de Sousa de Aguiar, que em entrevista, bastante emocionada, revelou que ainda na noite de ontem (sexta-feira, 5) seu filho teria relatado que alguém estaria lhe perseguindo, porém, por achar que não era nada de mais, dona Deuselina não deu atenção à história.

Um suspeito foi detido pela Polícia Militar, outro jovem que havia passado a noite na companhia da vítima.

Em off, familiares e vizinhos confirmaram que Edelson tinha problemas com drogas, era usuário e algum tempo atrás esteve detido durante 08 meses, por furtar uma bicicleta.

O corpo de Edelson de Sousa de Aguiar será velado em sua residência situada na Rua Sebastião Almeida, n° 2233 – Areal.
 
Veja vídeo com entrevista, de Antenor Ferreira com a mãe da vítima, no Blog Interligado

Vereadora Conceição é eleita presidente da Câmara de Vargem Grande

VEREADORA CONCEIÇÃO É ELEITA A PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE VARGEM GRANDE-MAA votação aconteceu na manhã desta sexta-feira (5), na Câmara Municipal de Vargem Grande (o município fica a 73 km de Chapadinha). Dos noves vereadores, 8 votaram em Conceição para a nova presidente da Câmara, já que a oposição não lançou ninguém para concorrer ao cargo. A vereadora Eranildes não compareçeu por motivos de saúde, segundo nos informou o atual presidente da câmara.

Outra novidade da situação, foi o vereador Domingos Lôbo, que em seu pronunciamento anunciou sua ida para o grupo político do atual prefeito, Dr. Miguel.  Assim, dos nove vereadores da casa, 6 estão aliados ao prefeito, o que representa mais uma derrota para oposição, depois das eleições para prefeito, governador, presidente e agora, para presidente Câmara Municipal.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Sebrae Promove Evento de Estética e Beleza


O SEBRAE – através do Projeto Empreender, da Unidade de Negócios de Chapadinha realizou, em parceria com a KAPY Cosméticos, no dia 25 de outubro último, em Chapadinha, o Lançamento dos Produtos KAPY, apresentando, através de oficina, a linha de tratamento térmico e manutenção profissional, com a presença de Manuel João Trigo - cabeleireiro internacional formado em Londres na Vidal Sassoon. 

A parceria para a realização do evento foi firmada com a Coordenação Estadual dos Projetos Empreender (Rosana Célia Costa Muniz), a qual fez uma agenda para os eventos que seriam realizados em vários municípios do Estado. Em Chapadinha a solicitação foi prontamente atendida pelo Gerente da Unidade, Diógenes José de Souza Júnior, que apoiou todas as atividades que culminaram na realização do evento.  

A equipe de trabalho foi composta pela Gestora do Projeto Empreender, Cleidiane Santos Gomes, a Gestora Jacirema de Cássia Silva (também funcionária da UN Chapadinha) e da Consultora, Edlânia Barbosa de Barros. Todo esforço do SEBRAE para realizar o evento foi reconhecido pelo público participante do evento que na sua maioria são integrantes do Núcleo de Estética e Beleza do Projeto Empreender Chapadinha.

Durante o evento houve demonstrações práticas de tratamento térmico e de cortes com o cabeleireiro português Manuel João Trigo.

Todos os participantes se envolveram nas atividades programadas e aproveitaram também para trocar experiências com o cabeleireiro, que além do tratamento térmico fez também oficina de cortes repassando técnicas e conhecimentos adquiridos na Europa.
É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.
É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.
É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

Outro ponto alto do evento foi o interesse de umas das beneficiárias, a chapadinhense Hélyda – à esquerda na foto acima, do Projeto Empreender, em representar a KAPY Cosméticos na região.
Ao final do evento foi sorteado um KIT da Kapy Cosméticos. A ganhadora foi a Sra. Tânia.

Tal foi o interesse dos participantes pela busca de informações, que o evento marcado para finalizar às 13h30 se estendeu até às 16h.

Estudantes do Colégio F.A.C. Realizam Seminário sobre Segurança do Trabalho

*Por: Sousa Neto
Com o objetivo de disseminar conhecimentos sobre temas atuais de prevenção, no último dia 30 (outubro), estudantes do Curso Técnico em Segurança do Trabalho, do Colégio Francisco Almeida Carneiro (FAC) realizaram o Seminário de Saúde, Segurança e Meio Ambiente do Trabalho, no auditório da referida escola.
Além do corpo administrativo, docente e discente, estiveram presentes ao evento a prefeita Danúbia Carneiro, secretários municipais, professores e empresários.  
Os palestrantes foram os próprios alunos do curso: Josimar Alves, Neivaldo da Costa, Maryo Sérgio, Valter Pereira e João Alexandre.

Fizeram uso da palavra a prefeita Danúbia Carneiro, a secretária municipal de educação, Profª Enir Ferreira Lima; a secretária municipal de saúde, Drª Maria José Coutinho, alguns empresários presentes, a coordenadora do curso e o diretor-proprietário da escola, Profº Nonato Carneiro, que em suas palavras, prometeu para o próximo ano a implantação dos Cursos Superiores: Pedagogia, Ciências Contábeis, Gestão de Saúde e Gestão Empresarial.
Segundo o aluno Valter Pereira "a temática do seminário surgiu através de uma 'tempestade de idéias', quando toda a turma pôde trabalhar em conjunto para desenvolver o conceito do seminário". Ainda de acordo com o estudante, "o projeto rendeu elogios para a turma por juntar a preocupação do profissional de segurança do trabalho com a preservação da vida". 
Para a secretária municipal de educação, Profª Enir Ferreira Lima, "este grupo de formandos merecem um destaque maior devido à criatividade na concepção e execução dos trabalhos".
* Com informações e fotos do Blog do Colégio FAC

ENQUETE - Deixe o seu voto!

Baseado em rumores constantes publicados em blogues locais, sobre pretensos candidatos a Prefeito(a) de Chapadinha, nas próximas eleições (2012), resolvemos criar uma ENQUETE para sondarmos a popularidade de alguns deles, onde o leitor deste blog opta por uma das opções. 

A pergunta é: Se as Eleições fossem hoje, em quem você votaria para Prefeito(a) de Chapadinha? 

Ressaltamos, que a ENQUETE só aceita (01) um voto por PC; e ficará visível só até o próximo domingo (7) - depois colocaremos apenas um link, para acesso à ENQUETE. 

Visite nossa ENQUETE e deixe o seu voto.

Oferecimento
(98) 3471-2129

AJ: O Homem que Aproximou Chapadinha dos Trilhos da Nação Brasileira...

O Brasil, com os oito anos do governo Lula, do PT (Partido dos Trabalhadores), avançou em ordem econômica e social, isso é inegável. Contudo, Chapadinha, hora disputada pelo DEM (25), hora pelo PSDB (45), manteve-se à margem dos grande avanços conquistados pelo Governo Federal e, ainda, Estadual.

Somado a isso, o PT local manteve-se por muito tempo arredio a aderir à proposta de desenvolvimento defendida pelo PT nacional, isso expresso especialmente na sua resistência a participar, seja em nível estadual, seja em nível local, do governo de Roseana Sarney.

AJ (Antônio José), foi o grande articulador que influenciou os delegados do partido em Chapadinha e no Baixo Parnaíba a apoiar a aliança entre PT e PMDB em nível estadual.

Seu contato muito próximo com José Antônio Heluy e com o atual vice-governador eleito colocaram Chapadinha nos trilhos do apoio a Roseana Sarney e ao projeto de desenvolvimento defendido pelo PT nacional (vale lembrar que há excessões a essa adesão do partido).

A perda de AJ significou uma quebra nesse processo de formatação do partido, mas, contudo, consagra a abertura a uma nova realidade política já iniciada por nosso companheiro que se foi.
 
Sua liderança não se aplicava apenas no partido, mas, também, nos movimentos sociais e na Igreja Católica.
Matéria resumida. Leia-a na íntegra no Blog Interligado

Despertar Talentos fará amistosos contra times de Afonso Cunha e Mata Roma

Blog do William Fernandes

A exemplo do que ocorre com a conceituada Associação Real Brasil, que dentre outras atividades, oferece a prática de esportes como incentivo aos jovens de Chapadinha para trilharem um caminho rumo à cidadania, a Escolinha Despertar Talentos (ver Blog), que antes era chamada de Sociedade Esportiva Barcelona, vem realizando um belo trabalho na cidade, sob o comando de Miguel Vitorino dos Anjos Neto, ex-presidente da UMES e da Central Estudantil.

Para celebrar os 16 Anos de existência da entidade, contando desde a fundação do Barcelona, em 16 de agosto de 1994, a escolinha fará uma série de jogos amistosos contra equipes das cidades de Mata Roma e Afonso Cunha, neste final de semana.

No sábado, dia 6, a garotada fará vários jogos contra equipes da vizinha cidade de Afonso Cunha. Confira a programação:

Futebol de Campo – Categoria sem limites de idade
Local: Estádio Lucídio Frazão, 8h da manhã
Esc. Despertar Talentos X Sel. Afonso Cunha

Futsal
Local:  Quadra do Colégio Batista Chapadinhense
Esc. Despertar Talentos X Sel. Afonso Cunha
9h – Categoria Sub 13
9h30 - Categoria Sub 15
10h - Categoria Sub 17

Jogos em Mata Roma
Domingo, dia 7, tem amistosos em Mata Roma, contra uma escolinha local, nas categorias Sub 13, Sub 15, Sub 17 e Sub 18. A saída para Mata Roma está prevista para as 7h da manhã. Após os jogos, os atletas e os responsáveis pela escolinha irão para um balneário, comemorar os 16 anos da entidade.

Desejamos a todos boa sorte nos jogos, mas sempre lembrando, que, mais importante que os resultados das partidas, é tirar proveito do convívio com seus pares e que todos possam focar suas atenções em atividades que os tornem cidadãos de bem.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

PMs de Chapadinha e São Bernardo são Acionados por Assalto a Banco em Luzilândia-PI

Na manhã desta quarta-feira (3), um bando fortemente armado assaltaram a agência do Banco do Brasil de Luzilândia-PI (distante 138 km de Chapadinha) e fizeram cerca de 20 reféns e uma foi levada, mesmo alvejada. Os bandidos permaneceram por mais de 35 minutos dentro do banco, depois que chegaram atirando e, pelos barulhos, se tratariam de vários tipos de armas, como pistolas e escopetas. Várias pessoas foram feitas reféns na porta do banco e ficaram na mira dos bandidos que estariam encapuzados.

 
Um carro modelo S10 placa LVS-7430, de Teresina-PI, que teria sido usado no assalto foi encontrado queimado numa das entradas da cidade. Várias pessoas que formaram uma barreira em frente ao banco a mando do bando foram atendidas após serem liberadas, por particulares. Muitos desmaiaram. Policiais do Maranhão saíram em captura dos bandidos e em busca dos reféns que, teriam sido liberados. Viaturas da Polícia Militar do Maranhão, de Chapadinha e São Bernardo, estão trabalhando no caso.  

Vídeo com imagens do assalto mostra poder de fogo do bando. Assista clicando aqui.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Chapadinha garante representação no Fórum DCA Estadual

Chapadinha tem mantido regularidade de presença nas reuniões ordinárias do Fórum de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fórum DCA) estadual, que ocorrem toda última quarta-feira de cada mês, em São Luís.

O deslocamento é garantido pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e significa um grande avanço para os movimentos sociais voltados à criança e ao adolescente de Chapadinha, pois capacitam melhor nossos agentes sociais, fortalece nossas entidades e programas, além de sua capacidade de inserção no circuito estadual de ações e projetos de grande escala.

O professor Jânio Ayres, presidente do CMDCA de Chapadinha, explica que a garantia da presença de um chapadinhense na reunião, por si, já é uma grande conquista. Chapadinha é a única cidade do interior do estado (no continente) que encaminha representante. Outro avanço esperado é o de capacitar-mo-nos ao Selo Unicef, que exige um certo grau de experiência e interação com os temas mais amplos da criança e do adolescente.

Com isso, Chapadinha avança rumo à melhoria das condições de vida de crianças e adolescentes.

Promotor e Juiz Trabalham no Feriadão em Benefício às Crianças e Adolescentes

Na última segunda-feira, dia 1º, por volta das 9h da manhã, o Juiz de Direito de Chapadinha, Dr. Mário Henrique, da Vara da Infância e Juventude, juntamente com o Dr. Fábio Menezes, Promotor da Infância e da Juventude, estiveram reunidos com o Conselho Tutelar, CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) o com o Fórum DCA (Fórum de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente) afim de discutir questões referentes às diversas atribuições dos três Entes últimos citados, além de recurso de manutenção e do FIA (Fundo da Infância e da Adolescência)

Houveram diversos encaminhamentos, dentre eles, firmou-se o compromisso de encontros frequentes bimestrais e monitoramento do bom andamento das ações dos três Entes.

Com isso, espera-se ampliar cada vez mais como potencialidades, ações de melhoria em prol das condições de vida de Crianças e Adolescentes.

Dr. Mário e Dr. Fábio demonstraram compromisso com a sociedade chapadinhense, especialmente, com a Criança e o Adolescente. 

Dr. Mário, por exemplo, atuou fortemente no controle da participação de Crianças e Adolescentes em carreatas na campanha política, especialmente, encima de trios elétricos e caminhões. 

Prefeita Descarta Fechamento de Casa de Saúde

A Prefeita Danúbia Carneiro (foto) declarou que não tem a intenção de fechar a casa que dá suporte aos pacientes de Chapadinha que não têm onde se hospedar quando precisam ir a São Luís em busca de tratamento médico.

Segundo a prefeita, a Casa de Saúde passa por ajustes no quadro de funcionários e em breve voltará a funcionar normalmente.

Matéria resumida. Fonte: Blog do Alexandre

Agricultores de Chapadinha Recebem Cartão do Seguro Safra 2009/2010

Por: Sousa Neto - A Prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Agricultura, já está fazendo a entrega dos cartões de pagamento do programa Seguro Safra 2009/2010, aos beneficiados que já possuem o cartão do programa Bolsa Família. 

O Seguro Safra é um programa do Governo Federal em parceria com o Governo do Estado e Prefeituras e foi implantado no município de Chapadinha desde 2007, inicialmente beneficiando 67 famílias; em 2008, foram 850 e agora na versão 2009/2010 serão 1.054.

O cartão autoriza o pagamento do benefício que cobre prejuízos causados por problemas climáticos como inundações e ausência de chuvas. Ele dá direito aos trabalhadores rurais da agricultura familiar que tiveram suas safras agrícolas prejudicadas, retirarem o benefício dividido em quatro parcelas de R$ 150,00 cada. A contrapartida do município foi de R$ 19.000,00.

Segundo o Secretário Municipal de Agricultura, Antonio do Nilo (foto), o Garantia Safra é um programa do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), cujo objetivo é dar apoio a agricultores familiares que comprovem perdas superiores a 50% do plantio. A condição básica para aderir ao programa é que cada família tenha renda per capita de até 1,5 salário mínimo. As culturas seguradas são: feijão, arroz, mandioca e milho. Além disso, só recebem o benefício aqueles com inscrição que tenham recebido o documento chamado Declaração de Aptidão.

Ainda de acordo com o secretário, Antonio do Nilo, a Prefeitura Municipal de Chapadinha, através da Secretaria de Agricultura, já autorizou para a Safra 2010/2011, o Cadastramento de 3.000 famílias. Desta feita, a contrapartida da Prefeitura foi de R$ 60.000,00, totalizando em benefício para agricultores em R$ 1.800.000,00. Os recursos, vão diretamente para a conta do produtor.

Lançamento da Seleção de Basquete de Chapadinha


Próximo dia 13, o Ginásio Poliesportivo Francisco Coutinho de Almeida, da Escola "O Pequeno Príncipe", será palco de um grande evento esportivo, quando serão realizados amistosos na modalidade Basquete, entre equipes de Chapadinha e da cidade de Araioses. Na oportunidade, acontecerá o lançamento da Seleção Adulta de Basquete de Chapadinha.

O projeto, idealizado pelo professor de educação física, Henrique Lôbo, tem o apoio da escola anfitriã em parcerias com a iniciativa privada.

Henrique Lôbo com turmas de Basquete e a "star" Iziane, em Chapadinha
"Num processo constante, estamos sempre procurando meios de valorizar cada vez mais o ser humano, para que Chapadinha possa ser uma cidade de gente feliz e que o esporte seja um dos canais para resgatar a auto-estima da nossa gente. Empresários e comerciantes com interesse em apoiar a equipe, serão bem vindos" ressaltou Henrique.

PROGRAMAÇÃO:
Dia 13 (Sáb)
Manhã - das 9h às 11h40
Tarde - das 15h às 18h


CATEGORIAS:
Sub 12
Sub 15
Sub 18 (sem limite) - Seleção de Chapadinha


Contatos/Falar com Henrique Lôbo: (98) 9902-1895

Oferecimento
(98) 9112-4045

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Nadiana Lopez: Cantora chapadinhense grava CD e faz sucesso em outras cidades

Chapadinhense de origem, Nadiana Lopez passaria despercebida por olhares desatentos se não fosse sua voz aveludada e potente.

Com uma mensagem de fortalecimento da família, da fé e da amizade, Nadiana representa uma nova geração de jovens que fortalece o cultivo de bons valores e princípios em nossa cidade.

Conseguiu mobilizar amigos e pessoas sensíveis a seu projeto de vida e, com isso, terá suas músicas lançadas em um CD. Além disso, ajudas e patrocínios ainda são bem vindos para fortalecer a divulgação de seu CD.

Nós, chapadinhenses, torcemos pelo sucesso de Nadiana e que a mesma leve o nome de nossa cidade por onde passar.  

Para aqueles que quiserem conhecer melhor o trabalho e a história de vida de Nadiana, uma cantora chapadinhense, acesse o link: Blog da Cantora Nadiana Lopez

Oferecimento
(98) 3471-2129

Chapadinhenses Celebram Dia de Finados

Cemitério São Judas Tadeu - "Sozinho"

O movimento dos cemitérios começou cedo neste Dia de Finados. Os chapadinhenses já visitam túmulos de parentes e amigos.  Os sete cemitérios da cidade abriram os portões  por volta das 5h e deve receber milhares de visitantes no decorrer do dia.

Cemitério Nossa Senhora das Dores - Central
Por volta das 6h, estivemos visitando os cemitérios localizados no centro. O mais movimentado era o Cemitério São Judas Tadeu - o "Sozinho", localizado na avenida Ataliba Vieira de Almeida, bairro Campo Velho. Às 7h, foi realizada missa na Capela de São Pedro, que fica por trás do cemitério.

Cemitério Nossa Senhora das Dores - Central
Os cemitérios Nossa Senhora das Dores (Central), que fica localizado na rua Sebastião Barbosa (por trás do banco Bradesco) e no Nossa Senhora Aparecida, situado no bairro de mesmo nome, o público era tímido nesta manhã. Houve missa, às 7h, na Capela de Nossa Senhora Aparecida.

Cemitério Nossa Senhora Aparecida
Há ainda os cemitérios dos bairros Boa Vista, Novo Castelo, Caterpila e Areal.

HISTÓRIA DO DIA DE FINADOS
O Dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. É o Dia do Amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca. 
É celebrar essa vida eterna que não vai terminar nunca. Pois, a vida cristã é viver em comunhão íntima com Deus, agora e para sempre.

Desde o século 1º, os cristãos rezam pelos falecidos; costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio. No século 4º, já encontramos a Memória dos Mortos na celebração da missa. Desde o século 5º, a Igreja dedica um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava. Desde o século XI, os Papas Silvestre II (1009), João XVIII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia por ano aos mortos. Desde o século XIII, esse dia anual por todos os mortos é comemorado no dia 2 de novembro, porque no dia 1º de novembro é a festa de "Todos os Santos". O Dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados. O Dia de Todos os Mortos celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração.

Mons. Arnaldo Beltrami – vigário episcopal de comunicação
Fonte: http://www.arquidiocese-sp.org.br

Correr Beirada pelas Chapadas do Baixo Parnaíba Maranhense

Por: Mayron Régis- Blog Territórios Livres do Baixo Parnaíba
As comunidades do Baixo Parnaíba tocam as teclas do Cerrado maranhense e arrancam a mesma nota: Não deixem que as firmas como a Suzano e as suas terceirizadas desmatem um palmo sequer porque elas só terminam quando restar apenas um bacurizeiro de uma floresta de milhares para contar uma história que, até bem pouco tempo, corria as beiradas das Chapadas pelas mãos, pés e bocas das comunidades extrativistas do Baixo Parnaíba maranhense.   

Ex-funcionário do STTR de Chapadinha morre vítima de acidente

*04.03.1955 - +02.11.2010

Morreu nesta segunda-feira (1º), por volta das 18h, vítima de acidente de trânsito, Raimundo Nonato Chaves, popularmente conhecido como “Raimundo Januário”, de 55 anos, ex-funcionário do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Chapadinha (STTR).

O acidente aconteceu na BR 222, nas proximidades da localidade Domingo Honorato, a cerca de 34 km de Chapadinha. Segundo testemunhas, Januário vinha de moto, da localidade Placas, para Chapadinha, quando foi violentamente atingido por um caminhão Mercedes de cor amarelo, provavelmente com uma carga de tijolos, que seguia em sentido oposto. 


Logo atrás do caminhão envolvido no acidente havia outro. Ambos pararam para ver o que aconteceu, mas rapidamente seguiram viagem, disse uma testemunha, que não conseguiu anotar as placas dos veículos.

A vítima, que teve morte imediata, estava usando capacete, mas o impacto foi tão grande, que a parte de trás da cabeça ficou esmagada. Outras partes do corpo de Januário também ficaram estraçalhadas, como a perna esquerda e a região da virilha. O corpo foi removido para o necrotério do Hospital Regional Antonio Pontes de Aguiar - HAPA.

Raimundo deixou a esposa, dois filhos adotivos e quatro netos. Ele pretendia formar uma chapa para concorrer à presidência do STTR, nas próximas eleições sindicais, informou Dedé, seu companheiro de trabalho no sindicato por muitos anos.

O corpo está sendo velado na residência da família, situada na rua João de Deus Castelo Branco, 397 - Centro, próximo a Gincol. O sepultamento está marcado para as 16h, no cemitério São Miguel, no bairro Areal (próximo ao Caic).

À família enlutada, nossas sinceras condolências.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Comunidade de Urbano Santos Realizará Feira de Produtos Extrativistas

A comunidade de São Raimundo, município de Urbano Santos (distante 63,3 km de Chapadinha), reuniu-se no último dia 27 de outubro e decidiu pela realização de uma feira de produtos extrativistas na sede do município, pela compra de um refrigerador para acondicionar as polpas de fruta e a ampliação do projeto de manejo de bacurizeiros.

Por: Mayron Régis- Blog Territórios Livres do Baixo Parnaíba

Oferecimento
(98) 3471-2129

Diocese de Brejo participa do Seminário de Gestão do Regional Nordeste IV

Foto Divulgação: Seminário de Gestão Eclesial
Recentemente foi realizado em Teresina (PI), o Seminário de Gestão Eclesial promovido pelo Regional Nordeste IV da CNBB. O encontro visou promover a atualização dos setores administrativos, contábeis, jurídicos e trabalhistas das instituições eclesiais e sem fins lucrativos. 

Aproximadamente 230 pessoas, entre elas, bispos, padres, religiosos, leigos e seminaristas das dioceses do Maranhão, Piauí e Minas Gerais participaram do encontro. A diocese de Brejo esteve representada pelo bispo Dom José Valdeci (foto ao lado); Pe. Oriosvaldo, pároco de Magalhães de Almeida; Ir. Lúcia, de Brejo e Pe. Antônio Neto, pároco de Duque Bacelar.

O secretário executivo do Regional Nordeste 4, padre Luiz Eduardo, explicou a finalidade do evento: “O objetivo principal foi capacitar os profissionais do trabalho administrativo, financeiro e jurídico das entidades ligadas à Igreja, além de paróquias, cúrias e dioceses, oferecendo informações para realização das atividades de forma coerente com as exigências da legislação vigente no Brasil”.

Com informações do Portal da CNBB

Oferecimento
(98) 3471-2258

Arquivo do blog