WebNet

WebNet

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Marcos Crispim é o Novo Presidente da Câmara de Afonso Cunha-MA

Vereador Marcos Crispim, é filho do atual 
vice-prefeito Antonio Maria Crispim


A Câmara Municipal de Afonso Cunha, elegeu na manhã desta sexta-feira (12) a nova Mesa Diretora, que comandará a Casa no biênio 2015-2016.

Durante a votação, o vereador Marcos Crispim (PRB) foi eleito o novo Presidente do Poder Legislativo. Os demais membros Chapa ficará assim constituídos: Vice-Presidente Raimundo Pinho, 1º Secretário Francisco Lima e, 2º Secretário Pedro Medeiros.

A posse da nova Mesa Diretora se dará na abertura dos trabalhos legislativos na primeira Sessão Solene que será realizada em 2015.

A eleição do vereador Marcos Crispim é uma vitória pessoal do Prefeito de Afonso Cunha José Leane (PMDB) de quem o parlamentar é aliado de primeira hora.


Publicidade



Prontos para Diplomação


As prestações de contas do governador eleito, Flávio Dino, e de seu vice, Carlos Brandão, assim como do senador eleito Roberto Rocha e seus suplentes, Pinto da Itamaraty e Paulo Matos, foram aprovadas nesta quinta-feira, 11 de dezembro, pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, que cumpriu o prazo estabelecido pelo artigo 57 da Resolução 23.406 do TSE.

No total, 80 candidatos que concorreram nas eleições 2014 serão diplomados no dia 19 de dezembro, às 16h, durante sessão solene do TRE-MA que será realizada no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.

São eles: 1 governador, 1 vice, 1 senador (primeiro e segundo suplente), 18 deputados federais e 42 deputados estaduais, além do primeiro suplente de cada partido e/ou coligação.

Dentre os Deputados Estaduais eleitos que 
serão empossados, está o chapadinhense Dr. Leví Pontes

As próximas sessões do Regional maranhense em janeiro de 2015 ocorrerão nos dias 27 e 28 (às 15h) e 29 às 9h e 15h.



Publicidade



Brejense é Preso em Chapadinha Após Sacar mais de R$ 7 Mil de Dezenas de Cartões do Bolsa Família

Neto foi conduzido à Delegacia Regional de Chapadinha, onde 
prestou depoimento ao delegado titular do 2º DP, Renato Fernandes

O motorista José Antonio Bezerra Neto (24), residente em Brejo/MA, foi preso na tarde desta quinta-feira (11), em flagrante, por policiais do 16º BPM, em frente à agência Caixa Econômica Federal de Chapadinha. Com ele foram encontrados uma sacola contendo quase 40 cartões de beneficiários do Bolsa Família e alguns cartões de crédito e de aposentados e a quantia de R$ 7.475,00 em dinheiro, que haviam sido sacados naquele momento.


Neto disse ao delegado que estava apenas prestando um favor a um amigo, de nome Allysson, que trabalha em uma casa lotérica de Brejo. Neto foi autuado pelo crime de apropriação de proventos de idosos (Art. 102. Estatuto do Idoso: Apropriar-se de ou desviar bens, proventos, pensão ou qualquer outro rendimento do idoso, dando-lhes aplicação diversa da de sua finalidade: Pena – reclusão de 1 (um) a 4 (quatro) anos e multa.

*Resumido. Leia na íntegra (e veja outras fotos) no Blog do William Fernandes


Publicidade



quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Caminhão Roubado é Encontrado em Vargem Grande



No final da tarde desta quinta-feira (11), a Polícia Militar e a Guarda Municipal encontraram um caminhão de transportar combustível em Vargem Grande-MA.

O caminhão estava abandonado próximo à ponte sobre o rio Iguará, na BR-222, a cerca de 5 km da sede do município.

Segundo informações colhidas pelo Blog, o caminhão havia sido roubado na cidade de Vitória do Mearim-MA e estava completamente carregado de gasolina. Quando foi encontrado em Vargem Grande já estava sem a carga.

O caminhão foi levado para a Delegacia e está a disposição da Justiça.


Publicidade



Secretário Paiva e Equipe Participam de Seminário Promovido pela Sedihc em SL

O secretário municipal de Assistência Social, Paiva, e equipe, estiveram 
representando Chapadinha no evento realizado na capital São Luís

A Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc), por meio da Superintendência de Proteção Social Especial, realizou, de terça (9) até esta quinta-feira (11), o Seminário de Capacitação sobre Serviço de Atendimento Institucional para Crianças e Adolescentes, com o objetivo de capacitar e orientar os profissionais do acolhimento institucional à crianças e adolescentes com conhecimentos pertinentes à área.

Foto/Divulgação: Secom/Estado
Com duração de três dias, o seminário reuniu gestores e técnicos, como conselheiros tutelares, assistentes sociais, psicólogos e secretários municipais de assistência social dos 22 municípios maranhenses que possuem o serviço de acolhimento institucional para crianças e adolescentes que sofreram algum tipo de violação de seus direitos.

A secretária adjunta de Assistência Social da Sedihc, Agenilma Gomes, enfatizou a importância do acompanhamento constante por parte dos educadores e cuidadores, alegando que a dedicação e a qualidade no acolhimento à criança e ao adolescente fazem toda a diferença. “É importante que todos os envolvidos no processo de acolhimento tenham consciência da relevância desse serviço. É você olhar a criança de modo individualizado, um olhar pessoal, pois cada uma tem sua experiência, sua história de vida. É você fazer da casa de acolhimento um ambiente de residência, um ambiente de família, um ambiente infantil”, apontou.


Secretário Paiva e sua equipe, participando ativamente do evento

Nós trabalhamos para garantir a proteção integral a crianças e adolescentes articulando com assistentes sociais, com a saúde, Caps, Creas, Cras, entre outros parceiros, sempre focados no bem-estar das crianças e adolescentes”, ressaltou a supervisora de Proteção Especial de Alta Complexidade da Sedihc, Erika Fernanda.

*Com informações da Secom/Estado
Colaboração/Fotos: Rejane Lima


Publicidade



Com Contas Eleitorais Aprovadas Levi Pontes Será Diplomado Deputado Dia 19



O deputado eleito Leví Pontes /SDD, teve as contas de campanha aprovadas por unanimidade pelo Tribunal Regional Eleitoral, em sessão ocorrida na tarde desta quinta-feira (11).

Leví Pontes vinha acompanhando pessoalmente a tramitação das contas por causa do elevado rigor com que as autoridades eleitorais vêm tratando do tema. “Vi muitos candidatos terem contas reprovadas, inclusive na sessão desta quinta (11), por isso é uma satisfação comunicar a todos a aprovação de nossa contabilidade eleitoral pela unanimidade dos juízes do TRE”, declarou o deputado.


O futuro parlamentar ressaltou também a importância do ato de diplomação marcado para o próximo dia 19. “Na sexta-feira (dia 19) estarei sendo diplomado ao lado do governador Flávio Dino e este ato solene é de grande importância também pela consagração de uma luta vitoriosa e porque simboliza a conquista da mudança para o Maranhão e de um mandato na Assembleia para Chapadinha e nossa região”, finalizou Levi Pontes.


Publicidade



Viatura da PM Atinge Casa Durante Operação


O acidente aconteceu na cidade de Itinga do Maranhão

Um carro da Polícia Militar da cidade de Itinga do Maranhão, município a 130 km de Imperatriz, bateu no muro de uma residência, nesta quinta-feira (11), durante uma operação.

De acordo com informações de testemunhas, os policiais estavam numa perseguição quando o acidente aconteceu. Ninguém ficou ferido, foi registrado somente danos materiais.



Publicidade



Agenda Administrativa - Governador Arnaldo Melo Recebe Magno Bacelar, Outros Deputados e Prefeitos

Nesta foto: O prefeito de Colinas, Antonio Carlos de Oliveira; o Governador 
Arnaldo Melo, e o Deputado Magno Bacelar (ex-prefeito de Chapadinha)

O governador Arnaldo Melo teve uma agenda de trabalho administrativa nesta quinta-feira (11), segundo dia no comando do Executivo. Em seu gabinete, no Palácio dos Leões, recebeu visitas de cortesia de parlamentares e de prefeitos, como também despachou com secretários de Estado.

Visitaram o governador Arnaldo Melo, o senador da República, Lobão Filho; os deputados estaduais Alexandre Almeida, Leo Cunha e Magno Bacelar; e os prefeitos de Colinas e de São Francisco do Maranhão, Antonio Carlos de Oliveira e Valdivino Alves Nepomuceno, respectivamente.

Hoje, a agenda inteiramente administrativa, recebendo a visita de deputados, do senador Lobão Filho e de prefeitos, que vieram nos apoiar para darmos continuidade às ações do governo”, declarou Arnaldo Melo, ao agradecer essa iniciativa.

Governador em conversa com o Senador Lobão Filho

O senador Lobão Filho disse que se colocou à disposição do governador para ajudar no que for preciso. “Vim dizer ao governador que ele pode contar com meu apoio, mesmo que nesse curto espaço de tempo à frente do governo, para que ele possa desenvolver um grande trabalho”, ressaltou.

Na agenda do dia, o governador também recebeu os secretários de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cláudio Azevedo, e de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Genilde Campagnaro.



Publicidade



Unidade Prisional de Chapadinha (CDP) é Bem Avaliada pelo Poder Judiciário do Maranhão

Vista interna do CDP/Chapadinha

Uma avaliação realizada pelo Poder Judiciário do Maranhão (TJ-MA) apontou um diagnóstico positivo das instalações e administração do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Chapadinha.

O prédio da unidade passou, recentemente, por uma ampla reforma. A ação é parte do Plano de Reestruturação do Sistema Prisional, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), que inclui obras de construção, reforma e ampliação das unidades prisionais.

O estabelecimento foi reconhecido pelo desembargador José Luiz Almeida, da 2ª Câmara Criminal do TJ-MA, e pelo juiz da 1ª Vara de Execuções Criminais de Chapadinha, Cristiano Simas, como referência na efetivação de boas práticas carcerárias.

O desembargador José Luiz Almeida (2ª Câmara Criminal do TJMA) e o juiz Alexandre Abreu visitaram, no dia 2 de setembro do corrente ano, o Centro de Detenção Provisória (CDP) da comarca de Chapadinha, a pedido do juiz da 1ª Vara, Cristiano Simas, responsável pela execução penal.

O magistrado destacou o ambiente carcerário tranquilo. “Buscamos cumprir a lei para que as pessoas paguem pelos crimes, tenham sua integridade resguardada e oportunidade de recuperação”. A unidade, que funciona dentro das normas da Lei de Execuções Penais (LEP), abre espaço para a reinserção social. 

Reformado e ampliado, o CDP de Chapadinha tem 13 celas bem arejadas e iluminadas, dividida em dois pavilhões, com 123 internos provisórios e sentenciados, distribuídos pelo crime cometido, respeitando o número.

No CDP de Chapadinha foi adotada a padronização nos procedimentos de segurança e humanização desde a chegada do interno na unidade. Ao chegarem ao estabelecimento prisional, eles recebem kits com colchão, fardamento e itens pessoais. Na ocasião, cada detento assina Termo de Compromisso em que se responsabiliza a preservar e guardar os objetos recebidos.



Publicidade



VARGEM GRANDE - Falta de Energia Elétrica Prejudica Audiências

Fórum de Vargem Grande-MA

As 18 audiências que estavam marcadas para acontecer nesta terça e quarta-feira (09 e 10) na Vara Única de Vargem Grande (237km da capital) não puderam ser realizadas por falta de energia elétrica. A informação é da secretária judicial Ticiana Noleto, que destacou que o problema atingiu toda a cidade. De acordo com Ticiana, a Companhia Energética do Maranhão (Cemar) já está trabalhando para restabelecer o sistema.

Em virtude dos computadores não estarem funcionando, nós não tivemos acesso aos sistemas processuais e não foi possível nem mesmo remarcar as audiências, ocasionando prejuízos ao cidadão. Conforme previsão da Cemar a normalização dos serviços deve acontecer ainda nesta quarta. Caso o problema seja resolvido, as audiências desta quinta-feira (11) ocorrerão normalmente”, disse a secretária.

Ticiana Noleto explicou que esse tipo de problema atinge o planejamento e a organização das audiências. Isso porque a comarca, que tem como titular o juiz Anderson Sobral, possui um acervo de cinco mil processos e uma alta distribuição mensal. A comarca recebe uma média de 300 novas ações todos os meses, a maior parte delas se enquadra na Lei 9.099/95 (Lei dos Juizados Especiais), que são crimes de menor potencial ofensivo e litígios cíveis e das relações de consumo.

Apesar dos entraves que estão dificultando uma boa prestação dos serviços, as atividades não foram completamente paralisadas. A equipe de servidores está utilizando o tempo para desempenhar trabalho interno, bem como atender algumas demandas que não dependem de consulta aos sistemas de informática.

Além da cidade sede, a Vara Única de Vargem Grande recebe processos dos termos judiciários de Presidente Vargas e Nina Rodrigues. Os três municípios juntos totalizam uma população de 73 mil pessoas, segundo o IBGE.

Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão


Publicidade



Projeto Balaiada: Cultura, História, Turismo e Cidadania na Região do Baixo Parnaíba

Prof. Jânio Ayres (Gestor Regional da URE/Chapadinha)
Idealizador do evento


Por: Ivandro Coêlho - Blog Café Pequeno

Num ambiente cultural visivelmente inóspito como o nosso, uma iniciativa capitaneada pelo professor e filósofo Jânio Rocha Ayres Teles - e que já conseguiu a adesão de várias de pessoas, além de instituições públicas e privadas - parece despertar uma pontinha de esperança no meio da panaceia geral.


Estou falando do "projeto Balaiada" - uma ação que visa promover valores culturais e turísticos relacionados à Guerra da Balaiada na região do Baixo Parnaíba, Baixo Munim e Cocais, em especial Chapadinha. O projeto divide-se em duas ações principais: o Festival da Balaiada e a Semana da Balaiada.

Este ano, as atividades começaram desde o dia 07 de dezembro - com apresentações de trabalhos em escolas e a montagem de um standcontendo peças relacionadas ao movimento dos balaios na II ExpoChapadinha - e prosseguem até a próxima sexta (12), com o I Seminário da Balaiada, na Faculdade do Baixo Parnaíba (FAP). Para 2015, está prevista a realização de um arraial temático.

Stand na II ExpoChapadinha 
(Fotos: site da URE de Chapadinha)

De acordo com o professor Jânio Aires, a recuperação da história da Balaiada representa mais do que um simples movimento de valorização cultural e histórica. "Trata, na verdade, de um repensar da índole e da identidade maranhense a partir de sua história de lutas para vivenciar a cidadania e ter melhorias de qualidade de vida", declarou.

Um outro ponto positivo do projeto seria o incentivo ao turismo na nossa região, a partir da criação de uma agenda cultural permanente em vários municípios, além da articulação com o poder público e órgãos de fomento cultural, entre eles o Ministério da Cultura.

"Uma de nossas metas é em 10 anos ter a Semana da Balaiada consolidada no calendário turístico, cultural e escolar da região leste e nordeste maranhense", informou o professor Jânio Aires. Para isso, os organizadores pretendem divulgar tanto a semana quanto o festival nas agências de turismo da capital, secretarias municipais e estaduais de cultura, além de ministérios da cultura, turismo e educação.


A ideia é futuramente captar recursos das secretarias e ministérios para a consolidação e expansão das ações. Além do professor e gestor da URE de Chapadinha Jânio Aires, o "projeto Balaiada" conta com a colaboração de diversos profissionais de educação e pessoas da sociedade, entre eles Edinalva, Karoline Serejo, Victor Hugo da Costa Leite, Francinalda Araújo e Silva e Franciscarlos.

Jânio Ayres (de camisa escura) com Karoline Serejo, 
Victor Hugo e Ednalva Monteles

O projeto conta também com o apoio FAP – Faculdade do Baixo Parnaíba, Prefeitura Municipal de Anapurus, Prefeitura Municipal de Chapadinha, Unidade Regional de Educação de Chapadinha (URE), Sociedade Esportiva Real Brasil e Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Chapadinha (SINDCHAP).


Balaiada - A Balaiada foi uma Revolta popular ocorrida no Maranhão entre os anos de 1838 e 1841. Historiadores apontam como um dos motivos do conflito o fato de que grande parte da população pobre do estado era contra o monopólio político de um grupo de fazendeiros da região. Esses fazendeiros comandavam a região e usavam de força e violência para atingir seus objetivos políticos e econômicos.

Fortemente combatido pelo governo maranhense da época, que organizou forças militares com apoio de outras províncias, o movimento dos balaios foi derrotado definitivamente em 1841, com seu líder Cosme Bento sendo capturado e enforcado.

"Resgatar a história e a relação da Balaiada com a realidade do povo maranhense constitui-se um resgate da própria identidade dessa gente e de suas condições de vida precárias, desde a época da Balaiada até os dias atuais", disse Jânio.

*Ivandro Coêlho - é professor e jornalista.


Publicidade



Sebrae Participa da ExpoChapadinha 2014

Prefeita de Chapadinha, Ducilene Belezinha e 
equipe do Sebrae durante a ExpoChapadinha.

Com foco na ovinocaprinocultura e no homem do campo, foi encerrada no último domingo (07), a II Exposição Agropecuária de Chapadinha – ExpoChapadinha, numa promoção da Prefeitura de Chapadinha e o apoio do Sebrae. A ExpoChapadinha reuniu criadores de caprinos e ovinos da região do Baixo Parnaíba e também do estado do Piauí, tendo realizado um volume de vendas de quase R$ 5 milhões, de acordo com a organização do evento. Apoiaram também a exposição a Aged, Embrapa, UFMA Campus Chapadinha, Fazenda Oitero, SENAR e a Associação dos Criadores do Maranhão (ASCEM).

A ovinocaprinocultura foi um dos principais focos da exposição

O diretor Técnico do Sebrae, José Morais, esteve presente ao evento e parabenizou os organizadores pelo empenho na realização da exposição e a importância da iniciativa para a região. “O Sebrae acredita muito nessa região e apoiará, de forma significativa, a terceira edição da ExpoChapadinha, que tem crescido a cada ano e provocado o interesse de investidores”, avaliou o diretor.

Unidade de Atendimento Móvel do Sebrae realizou análise 
do leite produzido pelos animais presentes na exposição.

Ele também observou que o evento trouxe oportunidades de negociação em vários segmentos da economia local, o que gera renda e a melhoria na vida das pessoas que ofertaram seus serviços e produtos.

Na oportunidade, a prefeita Ducilene Belezinha anunciou a inauguração da Sala do empreendedor para este mês. “Contaremos com o suporte contínuo do Sebrae após a inauguração do espaço, que vai orientar todos aqueles que pretendem montar seu negócio”, disse a prefeita. Sobre a exposição, a prefeita ressaltou que a ideia é continuar o projeto, que oportuniza negociações em vários segmentos, estimulando os produtores a continuar investindo no setor. 

Prefeita em visita ao stand do Sebrae/Chapadinha

A equipe técnica da unidade regional do Sebrae em Chapadinha participou ativamente da exposição, através de um estande da instituição, onde foi oferecido atendimento e orientações sobre empreendedorismo ao público presente à exposição. O Sebrae também disponibilizou o serviço de análise da qualidade do leite das cabras leiteiras em exposição.


Com suporte da Unidade Móvel de Apoio tecnológico do Sebrae, o veterinário William Modesto comandou os trabalhos e o resultado pôde ser devolvido minutos após a coleta das amostras. Os produtores ainda foram orientados pelo profissional, caso fosse detectado alguma deficiência no animal.


Com o procedimento é possível uma padronização da qualidade do leite de cabra produzido na região, ocasionada pela análise de proteína, teor de gordura e níveis de água do leite produzido. Os resultados obtidos foram satisfatórios e tivemos boa aceitação dos nossos serviços pelos produtores” disse o veterinário.

Lidiane Reinaldo
Unidade de Marketing e Comunicação
Regional do SEBRAE em Chapadinha-MA
Contatos: (98) 9152-8936
Sebrae – Chapadinha–MA (98) 3471-0741


Publicidade



Agências do Banco do Brasil Alteram Atendimento no Fim do Ano

Agência do BB de Chapadinha - Foto: Blog do Helton Carlos

Em virtude das festas de fim de ano, o Banco do Brasil alterou os horários de funcionamento das agências.

De acordo com comunicado do Banco do Brasil, essa mudança segue recomendações da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Veja como fica o atendimento ao público nas agências

No dia 24 de dezembro, véspera de Natal, o horário de atendimento ao público será de 8h às 10h.

Dia 25 de dezembro o atendimento estará suspenso por conta do feriado de Natal.

No dia 30, será o último dia de serviço da agência no ano de 2014.

Dia 31 não haverá expediente, assim como no feriado do dia 1º de janeiro de 2015.



Publicidade



ARAIOSES - Vem aí: 1º Top Trilha de Araioses



Para quem gosta uma aventura sobre duas rodas a pedida é o 1º Top Trilha de Araioses, que será realizado no próximo dia 21 de dezembro, com saída da Praça do Viva, às 7h30 da manha.

Abaixo, roteiro e local das inscrições:

Percurso: saída do Viva Araioses passando por João Peres, Sapato, Placa da Enza, São Paulo, Trincheiras, Lagoa do Bacuri, Baixão da Subida Canabrava, Canto do Negro, Montividi com chegada no Viva Araioses.

Inscrições: até dia 19 de dezembro, no Filho da Mãe Motopeças e Loja Taqui Informática -  valor R$ 40,00 -com direito a uma blusa e almoço, sendo que você paga R$ 20,00 no ato da inscrição e mais R$ 20,00 reais quando for receber a blusa.

Teremos carro de apoio com enfermeiro e mecânicos.


Publicidade



HAPA Ganha Novos Equipamentos Laboratoriais



A prefeita de Chapadinha Ducilene Belezinha, acompanhada dos vereadores Samuel Nistron, Márcia Gomes e Antonio Odilon, estiveram na tarde desta quarta-feira (10) no Hospital Antônio Pontes de Aguiar (HAPA), participando da entrega dos novos equipamentos laboratórias. 


A partir de agora, os novos equipamentos laboratoriais entram em operação para ampliar ainda mais a oferta para a população que necessitem de exames.

O Laboratório de Análises Clínicas da Secretaria Municipal de Saúde, passa ter uma 01 aparelho de hemograma, 01 aparelho de banho de maria, 01 microscópio e 01 aparelho de glicosímetro. 

Os equipamentos serão utilizados para realização de vários exames laboratoriais, além da precisão, outra grande vantagem da nova aquisição, será a agilidade nos resultados dos exames.

Na oportunidade, o bioquímico Tito Neto, realizou uma vistoria nos novos equipamentos.



O investimento para a aquisição dos equipamentos foi de R$ 150 mil, recursos oriundos do próprio município.


"A nova unidade laboratorial do HAPA, está mais qualificada e a população vai poder contar com diagnósticos e resultados preciso, por conta com que existe de mais moderno em termo de equipamentos", declarou Allan Monteles.


Publicidade



Arquivo do blog