WebNet

WebNet

sábado, 21 de julho de 2012

AGENDA I


AGENDA II


Participação especial: Cantor e Compositor CASAGRANDE

AGENDA III


ANIVERSARIANTES DO DIA!

Este blog congratula-se com todos os Aniversariantes do Dia! - deste sábado, dia 21 de julho, e em especial, aos nossos leitores que ilustram esta postagem. Felicidades!


sexta-feira, 20 de julho de 2012

SÃO BERNARDO: Prefeito é Denunciado na Polícia por Retenção de Salário a Funcionários

Três meses sem salário. É assim que muitos funcionários municipais de São Bernardo (município distante 125 km de Chapadinha) estão. A denúncia partiu dos próprios servidores, que se dizem prejudicados sem receber seus vencimentos.


Preciso desse dinheiro para pagar minhas contas. Trabalho para isso. Sem meu salário, além de atrasar meus compromissos, estou vendo que vou passar fome”, denunciou um funcionário que preferiu não se identificar.


Depois de três meses recebendo seu salário atrasado, o auxiliar administrativo concursado Kleuson Michael Cardoso, de 30 anos, resolveu denunciar a prefeitura e registrou um Boletim de Ocorrência (B.O.) na Delegacia de Polícia Civil do município contra o prefeito José Raimundo da Costa (foto). O funcionário público disse ainda que depois irá acionar o Ministério Público pedindo a punição do prefeito municipal.


Isso que a prefeitura está fazendo é um crime. Isso é retenção dolosa de salário e segundo a Constituição Federal constitui crime de responsabilidade do titular do poder. Então vou buscar os meus direitos e de todos os outros funcionários que estão sendo prejudicados com essa afronta e vou lutar também pela punição dos culpados”, enfatizou Kleuson.


Kleuson Michael disse ainda que muitas pessoas não denunciam o caso e permanecem caladas por medo de sofrerem repressão.


O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de São Bernardo, Emanoel de Freitas Mourão, disse que o descontentamento é geral entre o corpo de funcionários. Segundo ele, há funcionários que estão há dois meses com o salário atrasados e outros, com a situação bem mais grave, estão há quatro meses sem receber seus vencimentos.


Não há responsabilidade nenhuma por parte da prefeitura com os funcionários e muito menos com o dinheiro público. Funcionários há quatro meses sem receber o que lhe é de direito pelo seu trabalho, é uma situação inadmissível”, comentou.


Subfuncionários
O presidente do sindicato denuncia também a contratação de várias pessoas no período pré-eleitoral sem nenhum critério trabalhista. Segundo Mourão, esses funcionários contratados ganham menos de um salário mínimo e não têm nenhuma garantia de vínculo empregatício.


Essas pessoas são o que definimos como subfuncionários. Eles ganham entre R$ 100 e R$ 150 e mesmo assim, ainda com atraso. Já estou com os documentos em mãos para denunciar essa irregularidade ao Ministério Público”, relata o sindicalista.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura nos números (98) 3477-1892/3477-1136 e 3477-1139, mas não foi possível falar com alguém que pudesse se pronunciar sobre o assunto.
 

ANIVERSARIANTES DO DIA!


Nos congratulamos com todos os Aniversariantes do Dia! - desta sexta-feira, dia 20 de julho, em especial aos nossos leitores assíduos de nossa página, que ilustram esta postagem!




.................... # PhotoBônus # ....................



A família do garotão Thales Matheus, que nesta data completa seus 9 anos de idade - seus pais: o empresário Élcio Garcia (leia-se Hethama Empréstimos) e Wálbia Garcia, juntamente com seus manos Guilherme Grabriel e Élcio Filho, desejam-lhe, neste espaço, os mais sinceros votos de felicitações ao aniversáriantes! Parabéns, a todos!

TJ-MA Impõe Mais Uma Derrota a Suzano

Por *Igor Almeida

Foi publicada, nesta sexta-feira (20) no Diário da Justiça do Maranhão (Edição 134, página 48) a decisão do Acórdão 117426/2012, oriundo da Primeira Câmara Civel do Tribunal de Justiça do Maranhão.


O referido acórdão é fruto de um Agravo de Instrumento (7.987/2012) protocolado pela Suzano Papel e Celulose contra decisão do juízo da comarca de Santa Quitéria em favor dos trabalhadores e trabalhadoras rurais da comunidade de Bracinho, daquele município.


LEIA TAMBÉM: Trabalhadores Protestam Por Melhores Condições de Trabalho


A assessoria jurídica da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH) ingressou com ação possessória para garantir a proteção da posse das famílias da comunidade, bem como impedir que a Suzano desmatasse mais de 3 mil hectares para plantio de eucalipto. Em sede liminar, a então juíza da comarca de Santa Quitéria, Elaine Silva Carvalho, decidiu em favor das famílias, proibindo a empresa de molestar ou atentar a posse das mesmas.


Irresignada com a decisão, a Suzano Papel & Celulose ingressou com Agravo de Instrumento para reverter tal decisão. Liminarmente, o desembargador Jorge Rachid Mubárack Maluf negou o pedido da empresa. Agora, em decisão de mérito do Agravo de Instrumento, a Primeira Câmara Cível do TJ/MA, em decisão unânime e após Parecer do Ministério Público, confirmou a decisão liminar e NEGOU PROVIMENTO ao recurso da Suzano.


Na decisão publicada, afirma o TJ/MA que,


"(...) evidenciada a posse dos autores, ora recorridos, e o seu justo receio de nela serem molestados pelo Réu Agravante, presentes estão os requisitos do art. 932 do CPC, não havendo, pois, reparos a fazer na decisão insurgida. II - Ainda que público seja o imóvel objeto do litígio, forçoso é convir que a sua ocupação pelos recorridos, no decurso de longo tempo, corrobora para que se mantenha, provisoriamente, a situação atual (...)"


Na decisão, fica manifestada também a preocupação com a questão ambiental, haja vista que a situação atual (posse em manutenção das famílias da comunidade de Bracinho) deve ser mantida, "máxime quando se cogita a possibilidade de desmatamento pela outra parte."


Só em ações acompanhadas pelos advogados da SMDH, essa é a segunda decisão contrária à Suzano Papel & Celulose no Tribunal de Justiça do Maranhão. Em situação semelhante, a Corte maranhense também negou recurso da empresa contra as comunidades do Pólo Coceira, também no município de Santa Quitéria.


Em ambas as ações, as comunidades de Santa Quitéria tem o acompanhamento jurídico da SMDH.


*Resumido. Continue lendo no blog Territórios Livres do Baixo Parnaíba
 

CHAPADINHA: Netinho Gedeão Assume SINE e Secretaria do Trabalho

Segundo informa o Blog do Foguinho, a Secretaria Municipal do Trabalho, bem como a coordenação local do Sistema Nacional de Emprego – SINE, tem como novo titular, Antonio Gedeão Siqueira Neto, conhecido popularmente como “Netinho”.


O novo secretário e coordenador do SINE/Chapadinha foi nomeado pela prefeita Danúbia Carneiro.

CHAPADINHA: Jovem é Baleado e Transferido para SL

Na tarde desta quinta-feira, dia 19, por volta das 15h30, um jovem foi atingindo por uma bala, no bairro Campo Velho. A vítima, trata-se de Lucas Felipe da Costa Viana, de 19 anos, filho do professor e funcionário da Caema Lourinaldo Tavares e de Francimar Viana (filha do sindicalista Zé Luzia) morador da Rua João de Deus Lago Castelo Branco.

A bala, que perfurou as costas, ficou alojada em seu corpo, na região do abdômem. Lucas foi encaminhado ao Hospital Regional Antonio Pontes de Aguiar (HAPA) e, em seguida, transferido para São Luís. Seu estado de saúde é delicado.


Visto que surgiram "boatos" na rede social Facebook, de que o paciente teria sido transferido para a capital São Luís em um veículo de uma funerária local, este blog manteve contato com a portaria do HAPA, de onde nos confirmaram tal versão. Segundo a pessoa que atendeu ao nosso telefonema, como naquele momento o HAPA não disponibilizava de nenhuma ambulância, primeiro a direção tentou, sem sucesso, o socorro de uma (ambulância) da cidade circunvizinha Vargem Grande, mas, lá também, as mesmas estavam em viagem para São Luís. Então, o paciente foi transferido em um carro da funerária de propriedade da sra. Floriza.



Traição ou Doença? Não Há Direito, Roubar Assim!

Por: *Pe. Manuel Neves - Pároco de Chapadinha

Desviar dinheiro público, enricar à custa de administrações corruptas, desviar, para proveito próprio, bens de um País, Estado ou de um Município, transformar bens coletivos em conta bancária de uma camarilha... é gravíssimo. É pecado. É uma vergonha! É mais que desonesto. É crime.


Padre Zezinho, bem conhecido de todos nós, tem um artigo, na revista “Família Cristã”, com cujo conteúdo eu concordo em absoluto. Vou tentar resumi-lo:


"O Brasil vem sendo vítima de uma situação grave que não sabemos se é fruto de uma traição ou de uma enfermidade.


Há o corrupto cleptomaníaco, isto é, um enfermo viciado em dinheiro. Desvia o dinheiro do povo para a sua conta, mesmo sem precisar dele. Não precisa, mas quer sempre mais e sua mente distorcida acha que aquele dinheiro roubado é dele. Sente-se dono dos milhões que desvia para seu cofre e que coloca, de preferência, em paraísos fiscais. E fica de cara lavada. É uma verdadeira doença. Uma traição demoníaca. Um vírus maligno.


O destino que se dá às riquezas de um país ou de um povo não pode ser nunca a conta bancária da camarilha que se apossou do poder ou daquele Município. Esses senhores sabem esconder, são peritos em arranjar empresas falsas e notas frias, têm contabilistas peritos em disfarçar o errado... Às vezes há distrações e são apanhados pela fiscalização pública. E aí aparecem então os tais chamados “fichas sujas”. Enriqueceram de uma maneira desmesurada, sua família navega em facilidades, não perderam o prestígio entre os analfabetos que foram beneficiados com sua corrupção.


Talvez até poderão ir para a cadeia, perder o mandato, tornar-se inelegíveis, mas ficam sempre uns privilegiados. Dão-lhe a volta e aí estão eles de novo, no palanque, a receber palmas dos que foram extorquidos e a proclamar a sua conspurcada inocência. Doentes de cabeça lúcida, ladrões sabidos, profissionais que trocam a sensibilidade do coração pela ganância que enche cofres. Preferem seus interesses ao bem do povo que confiou neles e os fez seus representantes. Ninguém se pode apossar do que não é seu. Desviar bens públicos é crime. É pecado! Ação contra Deus e contra o povo! Respeite-se o indivíduo e seus direitos. Mas ao indivíduo cabe respeitar os direitos do povo
".


Até aqui o Pe. Zezinho. Agora apenas acrescento eu: há quem já praticou isto e há quem está no caminho de ir fazer o mesmo. De onde virá tanto dinheiro que se espalha nas campanhas eleitorais? E serão os políticos tão caritativos que o estejam a dar sem depois o querer ir buscar? Tão ladrão é quem o dá como quem o pede e o recebe.



quinta-feira, 19 de julho de 2012

Notícias da Paróquia de Chapadinha

A Familia JP2 (grupo Missionário João Paulo II) com o Bispo D. Virgílio Antunes em dia de Eucaristia de Envio dos que partem para a Missão 2012 em Chapadinha-MA/Brasil

1-  Estamos aguardando a chegada dos jovens do Grupo Missionário JOÃO PAULO II no próximo dia 27 (sexta-feira) - Veja quem está vindo nas fotos-montagens abaixo. A celebração de envio aconteceu no último sábado, dia 14, pelo Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes (foto acima).

 



2- Começou na última segunda-feira, dia 16, a novena de Sant'Ana na comunidade da Aldeia e Vila Liberdade.


3- Decorreu com muita participação a novena a São Camilo, Padroeiro da comunidade do bairro Areal. Logo que terminem as obras no Recanto dos Pássaros, far-se-á alguns melhoramentos no adro da igreja de Cristo Redentor (Areal).


4- As Missionárias da Boa Nova, irmãs Prudência e Júlia, viajaram para Portugal. Vão tratar da saúde. Ir. Prudência participará do Capítulo Geral do Instituto que elegerá a nova Superiora Geral.


5- No princípio do mês de agosto estará conosco, por alguns dias, o Revdo. Padre Albino, Superior Geral dos Missionários da Boa Nova.


6- No próximo número do Boletim Paroquial (impresso entregue ao final da missa) já daremos o nome dos responsáveis pelas tarefas do Festejo da Padroeira Nsa. Sra. das Dores, que acontece entre os 05 e 15 de Setembro.


7- O Centro construído na comunidade do bairro Recanto dos Pássaros será inaugurado na tarde do dia 12 de Agosto do corrente ano, e terá também um evento cultural.


Os sete pecados capitais dos políticos

Por *Claudio Costa
 
Tenho pensado nos último dias, observado a nossa realidade regional e nacional, quais são os sete grandes pecados capitais dos nossos políticos. Confesso que a lista foi extensa e a tarefa de escolher os principais não foi nada fácil. É claro que a lista a seguir é uma sugestão pessoal, você leitor poderá eleger outros mais relevantes. Vamos então ao pecados corriqueiros dos nossos políticos.

Corrupção

Desse não me lembro de algum político que escape Uns mais, outros menos, porém todos praticam. E engana-se quem pensa que corrupção é apenas roubar dos cofres públicos. O problema é tão sério que as suas ramificações são inumeráveis. E o pior de tudo é que não existem inocentes, até uma ala do povo favorece e ajuda a promover essa prática. O clientelismo é uma das faces mais visíveis da corrupção, isto é, a troca de favores entre o político e o eleitor (cliente), onde não se visa o interesse público, mas o de indivíduos ou grupos. Não dá para classificar todas as formas de corrupção, mas tentaremos fazer pequena lista desse pecado letal ao estado de direito: suborno, compra de votos, compra de apoio político, desvio do dinheiro público, superfaturamento de obras, uso de laranjas, farra com o dinheiro público e por aí vai.

Nepotismo

Entende-se por nepotismo a prática de empregar parentes na administração pública, especialmente para os cargos de chefia e confiança, fazendo da organização administrativa um retrato da árvore genealógica da família. É uma prática corriqueira dos nossos políticos não sabem diferenciar o público do privado.

Despotismo

Nesse tipo de pecado o poder representativo se confunde com o coronelismo. No despotismo apenas um governa e dita as regras do jogo, abafando de todas as formas as vozes contrárias às suas ações. Os déspotas de hoje não detêm a mesma força dos séculos passados, até chegam ao poder pelas vias democráticas, mas tentam se perpetuar de forma absoluta através de ações inescrupulosas e arbitrárias.

Inveja

Esse é bem conhecido de todos. Na política a inveja está em todos os cantos. Está tanto naqueles que almejam o poder quanto naqueles que já estão lá mas pretendem chegar ainda mais alto, nem que para isso tenha que puxar o tapete do colega.

Vaidade

Essa é a mãe de muitos pecados, pois toda ação política tem um "q" de vaidade. Nossos políticos fazem de tudo para aparecer e adoram ver seus egos inflados. Para isso contam com os puxa-sacos de plantão e uma legião de ignorantes que exaltam suas "façanhas" políticas.

Ambição

Político que não tem ambição está fadado ao fracasso.Pasmem, mas é isso mesmo, esse pecado é tão necessário quanto tortuoso. A principal ambição é sempre por dinheiro (ganância) e poder. Esse pecado é a cara do mundo em que vivemos, onde todos querem ocupar os mais altos postos e ter toda regalia possível, nem que para isso tenha que pisar, roubar e passar por cima de quem quer que seja.

Falsidade

Se para chegar ao poder o político mente, para se manter no cargo usa de mais falsidade ainda. Esse é um atributo abundante no rol dos nossos representantes. Em época de eleição a falsidade está estampada em todo o canto. E o pior de tudo é que não é exclusividade dos políticos, até eleitores usam de mentira para obter vantagens. Quando eleito, o político terá de manter a mesma falsidade se abraçando com "mandacarus" para poder governar, tendo que elogiar, agradar, falar bem e até se desfazer dos princípios que lhe restavam para se manter no poder.


Fiquem livres para opinar, discutir e discordar. Isso é apenas um pouco do que vemos na nossa realidade. Em tempos de eleição é preciso pesar os prós e os contras de cada pecador, digo, candidato. Muitos desses vícios podem ser amenizados se nós agirmos como cidadãos conscientes do nosso papel na democracia. Não basta apenas votar e eleger candidatos, é preciso atuar como fiscais do interesse público durante os quatro anos em que eles permanecem no poder. Lembre-se, a participação do eleitor não se reduz à urna.


*Extraído do Blog Magalhães Online

Primeira via da carteira de identidade será gratuita em todo o país

A partir desta quinta-feira, dia 19 de julho de 2012, a emissão da primeira via da carteira de identidade será gratuita em todo o território nacional. A determinação está na lei sancionada pela presidenta Dilma Rousseff e publicada nesta quinta-feira (19) no Diário Oficial da União.
A emissão da segunda via do documento, porém, pode ser cobrada e a taxa, determinada pela legislação de cada estado. Atualmente, alguns estados já isentam o cidadão do pagamento da primeira identidade como o Rio de Janeiro e o Acre, além do Distrito Federal.

Para requerer a carteira de identidade é preciso apresentar certidão de nascimento ou de casamento. Brasileiros natos ou naturalizados e o português beneficiado pelo Estatuto da Igualdade podem obter o documento.

A lei sancionada pela presidenta Dilma e pela ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, modifica a Lei no 7.116, de 29 de agosto de 1983, que não traz expresso o direito à gratuidade.


Agência Brasil

terça-feira, 17 de julho de 2012

Chapadinhense Colide em Animal num Trecho da BR 222


O bioquímico e proprietário do laboratório Unilab, em Chapadinha, Tito Neto Dantas (foto acima), escapou ileso de um grave acidente automobilístico ocorrido na madrugada desta terça-feira (17), em um trecho da BR 222, na altura do povoado Placas, quando vinha de São Luís à Chapadinha.

De acordo com o bioquímico, que conduzia o veículo (modelo Corolla) no momento do acidente, o mesmo foi surpreendido por três cavalos que apareceram repentinamente na estrada, na tentativa de desviar dos obstáculos, ele acabou colidindo em um dos animais.

A força do impacto foi tão grande que o cavalo ficou praticamente todo estraçalhado. O veículo, por sua vez, também ficou bastante danificado, principalmente na parte frontal, onde ocorreu a colisão.

Felizmente, não houve vítima fatal nesse acidente que, poderia ter sido evitado se houvesse fiscalização da PRF e, sobretudo, se os criadores tivessem a devida responsabilidade de prender os seus animais, uma simples ação que poderia salvar vidas nas rodovias, especialmente, nesse trecho, onde ocorreu o acidente com o chapadinhense.
 
 
Do Blog do Foguinho
*Com edição do Blog Ações e Destaques.

Troféu Qualidade Chapadinha 2012

O troféu QUALIDADE CHAPADINHA tornou-se ao longo de suas 05 consecutivas edições o evento social mais marcante da região Baixo Parnaíba maranhense, ganhando destaque, inclusive, a nível estadual.

Charles Aguiar e sua esposa Dainara Aguiar - Idealizadores da premiação

A última edição do prêmio, organizado pelas empresas CA Eventos e D&C Publicidade, sobre comando de Charles Aguiar, que aconteceu no último dia 27 de julho no Restaurante D’Capri Grill, superou as expectativas fazendo com que o evento, até essa data, continuasse a repercutir em meio à sociedade.

Foram cerca de 35 personalidades entre profissionais e representantes de empresas, reconhecidos com o prêmio que visa valorizar e reconhecer quem realmente doa o melhor de si à sociedade em que vive.

Dentre as várias premiações destacamos: Empresário Empreendedor, Gente que Faz, Troféu Top Mídia, Categoria Homem Público e Munher Pública, Empresário(a) Empreendedor(a) Destaque, Profissionais do Ano, Empresário Destaque, entre outras categorias.

Em meio aos homenageados dessa inesquecível noite destacamos as justas premiações dadas ao empresário Eduardo Sá (nas categorias TOP MÍDIA e EMPRESÁRIO EMPREENDEDOR), como também de sua esposa Ilza Sá (Loja Ortobom), que recebeu a premiação na categoria EMPRESÁRIA EMPREENDEDORA;

A justa homenagem à audaciosa jovem empresária Ana Paula Oliveira, da empresa C&C Cobrança Jurídica que recebeu o troféu na categoria EMPRESÁRIA DESTAQUE DO ANO.

 
A homenagem ao major Edivaldo Mesquita, comandante da 4ª CI/PM de Chapadinha, na categoria HOMEM PÚBLICO, entre outras justas premiações.

 
O blog Interligado (leia-se Antenor Ferreira) também foi reconhecido no evento, onde recebeu uma homenagem, na até então inédita, categoria Troféu Internet.

 
Jornalista Leal Jr. - TV Difusora/Sbt local

O reconhecimento ao empreendedorismo da Família Lucena Almeida

Advogado Luciano Lira e sua esposa Noelma Castro

O engenheiro civil Beto Dantas e sua esposa Layla Lobo

O casal Fábio Vasconcelos e sua esposa Bruna

O empresário Ir. Gomes e sua esposa Zilda Galvão

 
Resumido. Continue lendo (e veja +fotos) no Blog Interligado.

Novos membros do Conselho Municipal de Saúde serão eleitos na XV Conferência Municipal de Saúde de Chapadinha

A Prefeitura de Chapadinha, por meio da Secretária Municipal de Saúde, Maria José Pereira Coutinho (foto),  CONVIDA todos os representantes das esferas governamentais e não governamentais para a XV Conferência Municipal de Saúde de Chapadinha que será realizada no próximo sábado, dia 21 de julho, no auditório da Faculdade do Baixo Parnaíba, localizada na Avenida Ataliba Vieira de Almeida.


A conferência terá início às 7h da manhã e vai até às 5h da tarde, na oportunidade serão eleitos e homologados os novos conselheiros municipais de Saúde para o mandato de dois anos no município de Chapadinha.
 
 
Do Blog Ações e Destaques

X-Trume de Férias 2012

Depois de várias reuniões e de muita alegações a galera do X-trume chegou a um acerto: a realização do X-Trume de Férias, que será realizado no proximo dia 21 (sábado) na quadra da Associação Cangaia, e terá os moldes dos torneios realizados anteriormente, e o principal de tudo é que ao final a confraternização vai ser o ponto alto do evento.


Com a atual administração da Associação Cangaia, que tem a frente o Sr. Astenilson Cantanhede (Bolinha), que tornou aquela associação um local agradabilíssimo, aconchegante e acolhedor, a Galera do X-trume está tentando colaborar para o engrandecimento daquela entidade, e a realização de mais este evento e um fator preponderante para este engrandecimento.
Ainda essa semana teremos a confirmação da premiação, bem como a formação de parcerias para que o evento obtenha exito. A realização destes torneios de Voley é uma maneira de divulgar essa prática esportiva que anda esquecida em Chapadinha, e aos amantes do voley uma oportunidade de participar de um evento onde a alegria é o cartão de visita.
Atletas que participaram dos eventos anteriores já estão todos confirmados, mas serão aceitos as inscrições de novos atletas, semana que vem divulgaremos maiores informações quanto ao local das inscrições. X-Trume de Férias, será um explosão de alegria.
 
 
 

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Proposta de criação do Comitê de Bacia do Rio Munim é analisada

O geólogo chapadinhense Carlos Borromeu de Passos Vale (foto), representante da sociedade civil, que participou da reunião, informou que o processo foi iniciado no país como um todo há 10 anos. “Sozinhos nós não resolveremos tudo. É preciso a parceria da Secretaria”, ressaltou.
A proposta de criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Munim está passando pela análise técnica da Superintendência de Recursos Hídricos, por meio da Supervisão de Gestão Participativa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema). A solicitação foi feita pelos membros do Pró-Comitê da Bacia Hidrográfica do Munim à Sema em reunião dia 11 deste mês, no gabinete do secretário Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais, Victor Mendes. Presentes, secretários-adjuntos, gestores municipais, representantes dos usuários do Rio Munim e técnicos da Sema.
A proposta segue para a análise e deliberação do Conselho de Recursos Hídrícos (CONERH-MA), por meio da Comissão Técnica de Análise e Parecer das Propostas de Instituição de Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado do Maranhão. Por último deverá ser homologada por meio de decreto da governadora Roseana Sarney.
"Estamos implementando instrumentos de gestão da política estadual de recursos hídricos como a outorga, cadastro de usuários e o sistema de informações e avançando no aspecto da descentralização da política na formação de comitês de bacia hidrográfica, como é o caso das Bacias do Munim e do Mearim. Esperamos formar os dois comitês até outubro deste ano", explicou o superintendente de Recursos Hídricos da Sema, Laís de Morais Rego.
O chapadinhense Carlos Borromeu de Passos Vale, representante da sociedade civil, que participou da reunião, informou que o processo foi iniciado no país como um todo há 10 anos. “Sozinhos nós não resolveremos tudo. É preciso a parceria da Secretaria”, ressaltou.

 
Comitê
A proposta de criação do Comitê é a segunda a ser apresentada. A primeira foi entregue no dia 11 de junho. A análise segue os parâmetros preconizados na Resolução CONERH n°002/2012 que regulamenta a instalação de comitês de bacias hidrográficas no Maranhão; o Decreto nº 27.845, de 18 de novembro de 2011, com relação às águas superficiais e que oficializa a divisão hidrográfica do estado; e a Lei nº 8.149, de 15 de junho de 2004, que institui a Política Estadual de Recursos Hídricos e o Sistema de Gerenciamento Integrado de Recursos Hídricos.
Os esforços para a Criação foram iniciados em fevereiro de 2001, no município de Nina Rodrigues. Desde então, houve diversas mobilizações para a formação do comitê. De 2006 a 2008, várias iniciativas de mobilização foram realizadas em diversos municípios.
Em 2011, o Governo do Estado fortaleceu a integração das políticas de meio ambiente e de recursos hídricos. A ação possibilitou que fosse incluída na Superintendência de Recursos Hídricos, a Supervisão de Gestão Participativa, que tem como principais competências, o apoio a criação e fortalecimento de Comitês de Bacia Hidrográfica no Estado do Maranhão e o estímulo a gestão participativa de recursos hídricos.

 

Participe da Campanha “Adote um Bacuri para Sempre”

Conheça a campanha e seus os benefícios que ela pode trazer participando da 64ª Reunião Anual da SBPC, de 22 a 27 de julho

CHAPADINHA - O bacuri é uma fruta aromática, com polpa branca, baixa acidez, rica em vitaminas do Complexo B e sais minerais. É consumida diretamente ou utilizada na produção de doces, sorvetes, sucos, geleias, entre outros. O óleo extraído de suas sementes é usado na indústria de cosméticos e na medicina popular como anti-inflamatório e cicatrizante. Sua madeira resistente e de coloração bege-amarelada já foi muito utilizada na construção de embarcações e de casas, o que ainda é observado em muitas áreas de ocorrência natural. A fruta pode ser colhida nas Chapadas Maranhenses entre os meses de dezembro e março.

Consta na literatura que o bacuri é originário do Estado do Pará, no entanto, com grande dispersão nas regiões maranhenses da Baixada (Alcântara, Central, Mirinzal, Cururupu), Cerrados do Centro-Sul e no Baixo Parnaíba (Chapadinha, Santa Quitéria, Brejo). Esta fruta ganhou dimensão nacional e internacional, tornando-se a polpa mais cara do mundo. No mercado maranhense o valor é em torno de R$ 16 o quilo, enquanto no mercado europeu o preço pago pela polpa dessa fruta pode chegar a R$ 30.

Desde a década de 80, a paisagem natural das Chapadas Maranhenses vem sendo modificada. Os bacurizais estão sendo substituídos pelas plantações de grãos e madeiras utilizadas para a exportação, causando a destruição do reservatório genético desta espécie e de seus frutos que servem de fonte de renda para agroextrativistas. Pensando nisso o grupo Cio da Terra criou a campanha “Adote um Bacuri para Sempre”. O Cio da Terra, coordenado pela professora Maria Moura, é um grupo de pesquisa e extensão da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) nascido da parceria com a Associação de Moradores da Vila União, um povoado do município de Chapadinha, a 246 km de São Luís.

A ideia da campanha surgiu após a observação de que o Campus da UFMA em Chapadinha está rodeado de um grande número de bacurizais de tamanhos e idades diferentes e normalmente, não há recursos financeiros específicos para cuidar dessa espécie. Além disso, a procura pelo bacuri já supera a capacidade da produção atual.

A professora Maria Moura explica que o plantio do bacuri pode ajudar no combate a pobreza por ser uma alternativa excelente de fonte de renda para os agroextrativistas, que podem vender o produto na forma de sucos, geleias, bombons, entre outros ou ainda na forma de pomada com uso medicinal. “O plantio também pode ser importante no combate ao desmatamento visto que o bacurizeiro possui a característica ímpar de rebrotar, a partir de suas raízes. Se suas mudas forem manejadas de forma adequada (poda, espaçamento 10m x 10m) podem ser construídas várias miniflorestas”, explicou.

A adoção de uma muda para o cultivo dessa planta pode gerar emprego e permitirá a recuperação parcial de áreas desmatadas e abandonadas, e você pode participar da campanha adotando uma muda. Basta entrar em contato com o grupo Cio da Terra pelo e-mail gpciodaterra@hotmail.com.

Outra oportunidade de conhecer a campanha e os benefícios que ela pode trazer é participando da 64ª Reunião Anual da SBPC, que acontecerá em São Luís de 22 a 27 de julho, onde o CIO DA TERRA terá um espaço reservado para expor ações científicas e culturais. Um estande será montado no pátio do Colégio Universitário (COLUN), na UFMA, com exposição de livros e banners, além de produtos como pimentas, bombons, licores e pomadas feitas do bacuri. No local também será realizada uma homenagem ao compositor maranhense João do Vale, com a participação de Anderson Moz (estudante da UFMA e membro do grupo Cio da Terra) em voz e violão.

Não fique de fora e participe da Campanha “Adote um Bacuri para Sempre”!



Educação no Baixo Parnaíba: O Estado dos Laboratórios de Informática e das Biblioteca Influencia nos Indicadores Educacionais

Em meio à constatação de que o Estado do Maranhão apresenta um conjunto de indicadores educacionais bastante deficitários em relação à maioria dos demais Estados da Federação, tem-se uma realidade ainda mais catastrófica na região do Baixo Parnaíba, que encontra-se entre as regiões do Estado com os piores indicadores educacionais.


Nesse sentido, as bibliotecas e os laboratórios de informática podem contribuir para a superação dessa realidade. Contudo, o que se constata no Baixo Parnaíba é, em uma primeira abordagem, falta de espaços apropriados para a estruturação desses ambientes nas escolas.
Por outro lado, em algumas escolas, pode-se perceber claramente que o estado dos laboratórios e das bibliotecas depende, mais, da organização que se pode dar por parte da gestão da escola e da própria comunidade escolar.


Em visita a muitas escolas, encontrou-se entulhos no ambiente das bibliotecas e laboratórios, bem como pilhas de livros e computadores misturados.


Conclamamos os gestores escolares a promoverem um esforço de organização dos espaços pedagógicos extra-classe, em especial os laboratórios de informática e as bibliotecas. Com isso, esperamos conjuntamente contribuir para o avanço dos indicadores educacionais nesta região tão deficitária de nosso Estado e nosso país.


Vale ressaltar que a realidade de descaso em relação às bibliotecas e laboratórios de informática não são de concordância com a Secretaria de Estado da Educação nem com o Governo do Estado do Maranhão, e que a Unidade Regional de Educação do Baixo Parnaíba já está implementando esforços junto aos gestores escolares no sentido da correção das problemáticas. 

Obs.: Os nomes das escolas foram preservados, mas configuram apenas como representação do quadro da maioria das escolas da Regional.


Jânio Rocha Ayres Teles - Gestor Regional de Educação


Arquivo do blog