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sexta-feira, 21 de maio de 2021

CHAPADINHA | Gestão de Magno Bacelar Pagou Quase R$ 2 Milhões à Empresa Supostamente de Fachada

Magno Bacelar - ex-prefeito de Chapadinha/MA

Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 21.Maio.2021


O Ministério Público (MP) está investigando o pagamento de quase R$ 2 milhões feito pela Prefeitura de Chapadinha, durante a gestão de Magno Bacelar, à empresa supostamente de fachada 'Trade Distribuidora'.


O caso está sob a responsabilidade da titular da 1ª Promotoria de Chapadinha, Dra. Ilma de Paiva Pereira.

Trecho da Portaria publicada pelo MP narra que no ano passado a gestão de Magno Bacelar firmou diversos contratos com a Trade, entre eles: nº 14/2020, nº 15/2020, nº 16/2020, nº 32/2020/, nº 33/2020, nº 34/2020, n º 93/2020, nº 94/2020, nº 95/2020, nº 102/2020, nº 133/2020, nº 141/2020, nº 149/2020, nº 163/2020, nº 171/2020, nº 179/2020, nº 189/2020, nº 192/2020, nº 204/2020, nº 251/2020, nº 252/2020, nº 253/2020 e nº 303/2020.

No Portal da Transparência do município consta que a Prefeitura empenhou e liquidou em 2020 o valor R$ 2.418.297,99 em nome da empresa e pagou de R$ 1.955,511,44 milhões.

Para o MP, a movimentação é contraditória e suspeita, pois a Trade é de pequeno porte e não tem sede estruturada em Chapadinha.

Ainda de acordo com as informações divulgadas, alguns dos contratos foram assinados pelos secretários municipais Vânia Cristina Lopes de Sousa (102/2020 e 141/2020), Danúbia Loyane de Almeida Carneiro(189/2020), Eli Monteiro Moura (251/2020) e Wanderlene Silva do Nascimento (133/2020), e por Nailton Nunes Lima, que seria o representante da Trade, mas que não figura como proprietário ou sócio e reside na zona rural de Chapadinha.

A promotora Ilma de Paiva revelou ainda que no endereço da Trade existe atualmente a placa de funcionamento da empresa Atlantic Distribuidora tendo como sócios Magno Fernandes e Rodrigo Fernandes.

Para apurar o caso, a representante ministerial instaurou um inquérito, que deve investigar as supostas irregularidades nos contratos firmados entre a gestão de Magno Bacelar e a Trade Distribuidora.

Os representantes da empresa Trade, Raimundo Nonato Almeida Lima e Nailton Nunes Lima, foram notificados para comparecer à sede da Promotoria de Chapadinha para esclarecer os fatos. Magno Fernandes e Rodrigo Fernandes, da Atlantic, também foram intimados.

As investigações tem um prazo de conclusão de 1 ano.


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CHAPADINHA | Prefeitura, Através da SEMED, Inicía Entrega de 'Kits Alimentação Escolar'

Leia atentamente as informações contidas no banner

Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 21.Maio.2021

Secom

A Prefeitura de Chapadinha, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SEMED), informa que começaram a ser entregues, nesta sexta-feira (21), os 'Kits Alimentação Escolar'.

A entrega será feita nas escolas listadas acima (confira no banner), das 08h às 12h e das 14h às 17h, aos pais e/ou responsáveis que se dirijam à Unidade Escolar em que o estudante está matriculado para fazerem a retirada.

As entregas serão feitas de forma semanal, sempre às sextas-feiras, em virtude dos kits serem entregues na quinta-feira à SEMED.

Em breve, divulgaremos quais serão as outras escolas que farão a distribuição na semana que vem.


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CHAPADINHA | "TECA" é Morto a Tiro, no Bairro Novo Castelo

"Teca" foi assassinado com tiro

Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 21.Maio.2021

Francisco da Silva dos Santos, conhecido como "TECA", foi assassinado a tiros na noite desta quinta-feira (20), na Rua Gonçalves Dias, no Bairro Novo Castelo - em Chapadinha.

O corpo já sem vida foi encontrado por populares que acionaram a Equipe Águia da Polícia Militar, que foi até o local e tomou todas as providências atinentes ao caso.

Segundo informações colhidas pela redação do Blog Sala Vipp, não há suspeitos, já que ninguém ouviu disparos, bem como nenhuma pessoa suspeita da pratica do homicídio. Os policiais encontraram uma cápsula deflagrada, e a Polícia Civil já está investigando o crime.


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CHAPADINHA | SEMED Presta Homenagem pelo 'Dia do Profissional de Letras' e 'Dia da Língua Nacional'

O Profissional de Letras é o responsável por estudar as diferentes
formas de linguagem dos idiomas, passando pela comunicação oral,
até a escrita e suas estruturas gramaticais; Não se limitam a ser um só.
É professor, revisor, editor, tradutor, contador de histórias, escritor, redator e por aí vai.

Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 21.Maio.2021

Neste dia 21 de Maio, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), vem prestar sua singela homenagem aos educadores Profissionais de Letras chapadinhenses, em especial aos que integram a rede municipal de ensino de Chapadinha.

Dia do Profissional de Letras

21 de maio é o Dia do Profissional de Letras, e é também o Dia da Língua Nacional, a característica principal de uma nação é sua língua. A nossa língua portuguesa, herança de miscigenação, é rica em todas as suas variações.

Profissionais de Letras têm a missão de tornar encantadora o estudo da nossa língua, que através dela existem inúmeras possibilidades de leituras e compreensão de tudo que está ao nosso alcance e de todas as adequações possíveis de usá-la. Importantes, para a sociedade, são esses profissionais.

O profissional de Letras estuda temas que incluem a história, a estrutura e o funcionamento de uma ou mais línguas e a cultura e a literatura de povos.


Dia da Língua Nacional

Nesta data homenageamos, também, o idioma oficial de uma determinada nação. No caso do Brasil, a língua nacional dos brasileiros é o português.

A língua portuguesa é falada no Brasil por influência dos portugueses, principais responsáveis pela colonização no país. Porém, o português falado pelos brasileiros é dotado de diversas variações derivadas de outros idiomas, como o Tupi-Guarani, por exemplo.

Há uma relação profunda entre uma língua e o povo que a fala. A língua é o meio de expressar a maneira pela qual esse povo compreende o mundo, assim como é o meio com o qual esse mesmo povo se apresenta ao mundo e se posiciona nele.

A língua é fundamental para a comunicação e expressão de todos os aspectos que compõem os diferentes povos.

*Com contribuição da página Calendarr


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quinta-feira, 20 de maio de 2021

CHAPADINHA | Prefeitura Anuncia Pagamento dos Servidores da Educação para Esta Sexta (21)

Serão R$ 6.187.409,67 sendo injetados na economia local.

Chapadinha (MA) - Quinta-Feira, 20.Maio.2021

Secom

Atenção servidor, salários nas contas!

Os salários dos servidores efetivos da Secretaria Municipal de Educação (Semed), aposentados e pensionistas estarão nas contas nesta sexta-feira (21).

"Honrar o nosso compromisso com o funcionalismo público é a responsabilidade de administrar e a busca do desenvolvimento para o município". - Disse a Prefeita Belezinha.

Serão R$ 6.187.409,67 sendo injetados na economia local.


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CHAPADINHA | Prefeitura e Sebrae: Prefeita Belezinha Participa da Assinatura do Termo do Convênio Agronordeste


Chapadinha (MA) - Quinta-Feira, 20.Maio.2021

Secom

Na manhã desta quinta-feira (20), a prefeita de Chapadinha, Ducilene Belezinha acompanhada do secretário municipal de Agricultura, Leví Mota ("Murici"); e dos vereadores Alberto Carlos (líder do governo) e Antônio Fernandes ("Tote") - presidente da Câmara Municipal, participou, na sede do SEBRAE, do lançamento oficial/assinatura do termo do convênio Agronordeste - Sebrae e Prefeitura.



O convênio é um conjunto de soluções para Agricultura Familiar e Agronegócios do município, tipo: instrutorias, palestras, consultorias, cursos e oficinas; que darão direcionamentos aos produtores da região, em todas as áreas do negócio que ingressarem e garantem suporte para avançarem e obterem sucesso.



De acordo com a Prefeita Belezinha, - "Esta é uma maneira de dar condições para que os produtores locais possam assegurar sua produtividade, com as técnicas corretas de manuseio, aumentando e agregando qualidade, visando também, o fortalecimento da economia local nos ramos de atuação”.

Abaixo, segue mais fotos do evento:









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CHAPADINHA | Covid-19: Prefeitura Emite Novo Decreto


Chapadinha (MA) - Quinta-Feira, 20.Maio.2021

Secom

A Prefeita de Chapadinha, Ducilene Belezinha considerando o quadro epidemiológico, conforme boletim diário, onde verifica-se o aumento de casos de infecção pelo coronavírus, no uso das atribuições constitucionais e legais, emite um novo Decreto de Nº 026/2021, entrando em vigor a partir desta quinta-feira (20) até 30/05/2021.

Fortalecendo as medidas de prevenção que vêm sendo adotadas pelo município para enfrentamento da Covid-19, o documento dispõe sobre o funcionamento das atividades comerciais e da prestação de serviços e impõe mais rigidez ao isolamento social a fim de evitar o contágio pela doença.

Atividades de aspecto coletivo como as desenvolvidas por bares, clubes, áreas de lazer (comuns), etc., poderão funcionar com 50% da sua capacidade de ocupação e encerramento do atendimento presencial às 22h; atividades privadas em geral como: academias, centros de compras, comércio em geral, poderão funcionar com lotação de 50% da capacidade máxima de ocupação; e demais medidas a serem observadas no Decreto.

O descumprimento ao disposto no Artigos deste Decreto acarretará a suspensão do alvará de funcionamento por 7 dias.

O novo Decreto entra em vigor a partir desta quinta-feira (20).

Confira:

Cópia/print do novo Decreto

Cópia/print do novo Decreto

Cópia/print do novo Decreto



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CHAPADINHA | O Adeus ao Jovem Chapadinhense, All Unser Lobo...


Chapadinha (MA) - Quinta-Feira, 20.Maio.2021

Lamentamos muito informar o falecimento do jovem empreendedor chapadinhense, All Unser Lobo, aos 28 anos, ocorrido nesta quinta-feira (20/Maio/2021), em um hospital na capital São Luís, acometido pela pandemia COVID-19.

Acadêmico do curso de Direito na Faculdade do Baixo Parnaíba-FAP, ele estava internado há alguns, mas, o quadro de saúde complicou e ele veio à óbito nesta quinta (20).

All Unser é filho do servidor público municipal, empresário e contador, Franklin Petrônio e da funcionária pública Alessandra Karla S. Araújo. Ele deixa esposa e um casal de filhos.

À Família e Amigos enlutados, nossas sinceras condolências.


CHAPADINHA | "Dia do Pedagogo": SEMED Presta Homenagem aos Profissionais da Educação

Orientar, prover conhecimento, formar cidadãos, essas entre
outras tarefas, são atribuídas à missão de um EDUCADOR

Chapadinha (MA) - Quinta-Feira, 20.Maio.2021

Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua produção ou sua construção - Paulo Freire

Neste 20 de maio, a prefeitura de Chapadinha, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), presta homenagem especial a todos os pedagogos da Rede Municipal de Ensino pela passagem do "Dia do Pedagogo".

A secretária municipal de Educação, Profa. Nara Macêdo faz questão de pontuar a importância da classe para o desenvolvimento do município. “Os profissionais da pedagogia realizam um trabalho fundamental, acompanhando diariamente a vida escolar dos nossos alunos, tendo como objetivo a aprendizagem e o desenvolvimento. Um belo exemplo foi o empenho de todos da equipe da Educação nesse momento de pandemia, onde todos nos unimos para criar um material para nossos alunos desenvolverem durante o isolamento. Para este dia tão especial, levamos os nossos sinceros parabéns a todos os professores/educadores, e através deles e por eles, deixamos essa tão merecida homenagem.”, ressalta.

A data foi instituída pela Lei n° 13.083/2015 para reforçar a importância dos profissionais que planejam, executam e coordenam tarefas distintas e inovadoras na área educacional, sempre em busca da excelência.

Profa. Nadii Anne Ribeiro e seus alunos
(Foto: Arquivo)

Para abrilhantar essa nossa homenagem, em nome de todos(as) os(as) profissionais que integram a rede municipal de ensino de Chapadinha, destacamos a atuação da pedagoga Nadii Anne Ribeiro, que leciona na escola municipal U.I. Francisco Firmino Vieira, na localidade Mangabeira - zona rural de Chapadinha (Educação do Campo), que assim como os demais, é uma das profissionais presentes.

Segundo ela, a profissão apresenta diversos desafios. “Hoje os desafios da nossa profissão estão totalmente ligados aos desafios da sociedade: formar crianças com pensamento crítico, que pensem no seu dia a dia e estejam engajadas com o seu desenvolvimento e com o seu aprender e, neste processo, trazer as famílias, para que olhem para as crianças e tenham em vista a garantia de seus direitos”, acredita a professora, que é pós graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica.

Abaixo segue fotos da referida pedagoga, em momentos de trabalho com seus alunos (Obs.: as fotos são arquivos pessoais dela, em anos anteriores):









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CHAPADINHA | SEMED - "A Escola Tá On!" Apresenta: Entrevista com o Prof. Antônio Cardoso, do Piauí


Chapadinha (MA) - Quinta-Feira, 20.Maio.2021

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED), por meio do Projeto "A Escola Tá On!" realiza na tarde desta quinta-feira (20) a partir das 15h, uma entrevista - que envolve Palestra e Relatos de Experiências com o Prof. Antônio Cardoso, da cidade de Cocal dos Alves/PI.


O evento online será transmitido pela Página Oficial da Prefeitura de Chapadinha/MA - na rede social Facebook, abordando os seguintes temas: Olimpíadas, ENEM e IDEB.

Não perca! Acompanhe conosco!

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Prof. Antônio Cardoso do Amaral, de 34 anos

Conheça um Pouco da História Inspiradora do Prof. Antônio Cardoso do Amaral, do Município de Cocal dos Alves (PI)

Fonte: Impa

Números nunca foram a paixão do piauiense Antônio Cardoso do Amaral, de 34 anos. Na escola, seu coração batia mais forte por ciências e língua portuguesa. Mas, no raciocínio lógico, ele sempre foi craque. Tanto que, na hora de decidir que carreira seguir, deixou de lado o coração e se valeu de uma fórmula simples: mais demanda é igual a mais oportunidades de trabalho. E foi assim que o jovem foi estudar matemática. Antes mesmo de se formar, já dava aulas. O resultado? Bem, Cocal dos Alves, um lugarejo de cinco mil habitantes no sertão do Piauí, é a prova real de que, às vezes, o amor demora a acontecer, mas quando acontece… A cidade acumula centenas de premiações na OBMEP. Um resulta-do impressionante para um município com um dos 50 mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) e onde cerca de 95% da população vive do Bolsa-Família.

Cidade de Cocal dos Alves/PI

“A OBMEP SALVOU A MINHA VIDA COMO PROFESSOR. SEM ELA, EU TERIA DESISTIDO DA SALA DE AULA”

Estamos ganhando essa luta com exemplos. Hoje, mais de 70% dos alunos de Cocal dos Alves que fazem o Enem conseguem vaga na Universidade Federal do Piauí ou na estadual. Temos jovens cur­sando medicina, engenharia, nutrição, matemática, entre outros cursos. Sem a OBMEP, isso seria impensável”, afirma Antônio, pro­fessor da Unidade Escolar Augustinho Brandão.

A própria trajetória do professor beira o impensável. Os pais são analfabetos. Ou quase. “Minha mãe lê um pouquinho”, diz ele. A família morava na zona rural. Escola, só até a 4ª série do Ensino Fundamental e, mesmo assim, em turmas multisseriadas. Chegar ao Ensino Médio seria um “esforço gigantesco”, mas o pai arrumou emprego em uma serralheria e, Antônio foi estudar em um colégio filantrópico. Quem podia pagava a taxa de manutenção. E o menino conseguiu se formar e sonhar com a universidade. Em Parnaíba/PI, onde ficava o campus mais próximo da Universidade Estadual, as opções eram pedagogia, matemática e educação física.

Escolhi matemática porque sabia que havia carência de profes­sores. Mas entrei na universidade sem base nenhuma”, conta.

Embora dar aulas não fosse seu objetivo, Antônio enxergou a oportunidade. Formado e de volta à Cocal dos Alves, descobriu a OBMEP. Ali, finalmente, encontrou uma razão para mudar sua vida e a de seus alunos.

A OBMEP salvou a minha vida como professor. Sem ela, eu teria desistido da sala de aula. Não conseguia entender como um aluno é diferente do outro e fazia uma cobrança excessiva, sem contraparti­da nenhuma para eles. Com a olimpíada, percebi como a matemáti­ca é bonita, me encantei com a disciplina. Talvez, já tivesse algum jeito para os números na infância, mas faltou incentivo.”

Na época, Antônio cogitou prestar concurso público para algum banco e fazer carreira em um caixa ou escritório. Agora, do outro lado do balcão, o professor se esmera em estimular a garotada. Gos­ta de trabalhar com os “bem novinhos”, ou seja, os do 6º ano do Ensino Fundamental, para despertar o interesse pela matéria des­de cedo. E sem grandes arroubos. Antônio faz questão de dizer que não inventa a roda em sala de aula: apenas mostra a importância que a disciplina tem no cotidiano – e como ela pode ser transforma­dora na vida de um jovem.

“Não tem segredo nem técnica de ensino mirabolante. As crian­ças entendem que, se querem ter um futuro diferente, só têm uma alternativa: estudar.”


A DISCIPLINA PARA ESTUDAR MATEMÁTICA SE REFLETE NO ENSINO COMO UM TODO

E não só matemática. Os alunos da escola fazem todas as olim­píadas que aparecem pela frente, sempre com bons resultados. Foi da Augustinho Brandão que saiu Izael Francisco de Araújo, cam­peão do “Soletrando”, o quadro do programa “Caldeirão do Huck”, em 2011. Hoje, o rapaz estuda medicina na Universidade Estadual do Piauí.

Os alunos de Cocal dos Alves fazem olimpíada de química, de física, de robótica, de português, de tudo o que aparece! A disciplina para estudar matemática se reflete no ensino como um todo. Nos­sos resultados na Prova Brasil são surpreendentes”, orgulha-se o professor.

Para cada aluno, o exemplo pode estar na carteira ao lado. Antô­nio adora contar histórias como a de João Francisco Rocha Filho, um aluno acima da média, de origem muito humilde, que sonhava em estudar Engenharia Civil, mas nem sequer tinha luz em casa.

A família só teve energia quando chegou aqui o projeto Luz para Todos. Mas João estudou e acreditou. Hoje, faz engenharia na Universidade Estadual do Piauí. Ver um menino como ele na facul­dade é o melhor prêmio que um professor pode querer.”

Pensando assim, Antônio foi premiadíssimo. Em 2005, quando participou pela primeira vez da OBMEP, emplacou 25 classificados na fase final – levou 17 prêmios, entre medalhas e menções honro­sas. Animado com o resultado, passou a se dedicar ainda mais e a acumular conquistas olímpicas.

É tudo muito simples. O professor precisa tentar conhecer ao máximo cada aluno para extrair dele o melhor. Quando estabelecemos essa relação, o processo flui naturalmente.”

Ele é pai de gêmeos, ambos excelentes alunos de matemática. E que ninguém se engane: o carinho com os jovens e o jeito informal de dar aulas não se confundem com liberalismo.

Sou rígido com eles. Disciplina é fundamental, e eles pre­cisam entender que será assim a vida toda. Mas não trato co-mo imposição. Faço a garotada compreender que cobranças fazem sentido e que a hora de errar é na escola. Depois, o mun­do toma outro caminho e eles não terão mais os professores para passar a mão na cabeça”, diz o professor.

Até lá, porém, os meninos de Cocal dos Alves contam com privilégios dignos das boas escolas particulares da capital. Têm dois laboratórios, biblioteca, quadra, transporte esco-lar, três refeições e uniforme completo, em horário integral. Estão em um dos três melhores colé­gios estaduais no Enem. E disputam fervorosamente as medalhas da OBMEP a fim de garan­tir a sonhada vaga no Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC).

Na nossa cidade, os R$ 100 da bolsa do PIC fazem muita diferença. Para muitos, será a fronteira entre passar a vida na roça ou conquistar um futuro melhor”, compara Antônio.

O mestre de Cocal dos Alves sonha com a pos­sibilidade de seus ex-alunos e alunos de­volverem à cidade a oportunidade que lhe foi e está sendo dada:

Seria ótimo se alguns resol­vessem ser políticos, porque eles sabem o verdadeiro valor da educação e trabalhariam para melhorar o ensino no país.”

Antônio, porém, nem pensa em uma carreira política. Ló­gico que o prestígio da escola atrai olhares, mas a intenção dele é outra:

Meu negócio é dar aula. É só o que sei fazer.”

OS R$ 100 DA BOLSA DO PIC FAZEM MUITA DIFERENÇA. PARA MUITOS, SERÁ A FRONTEIRA ENTRE PASSAR A VIDA NA ROÇA OU CONQUISTAR UM FUTURO MELHOR

DA LAVOURA PARA A UNIVERSIDADE

Se uma única palavra servisse para representar o sucesso na OB­MEP dos alunos da Unidade Escolar Augustinho Brandão prova­velmente seria superação. Não é para menos. Nascidos em um dos municípios mais pobres do Piauí, muitos na zona rural, o horizonte deles parecia limitado a tomar um ônibus rumo a uma cidade gran­de, em busca de um emprego em casa de família ou na construção civil. Mas a matemática somou novas possibilidades a esse cotidia­no. Contrariando um dos princípios básicos das ciências exatas, neste caso, a soma dos fatores alterou o produto.

Se não fosse a OBMEP, eu teria estudado até o 7º ano do Ensi­no Fundamental e viajado para arrumar trabalho em um grande centro urbano, como fizeram tantos parentes, amigos e conheci­dos”, observa Jean Carlos Souza de Brito, ex-aluno da Augustinho Brandão.

Filho de lavradores e morador de um povoado chamado Cha­fariz, Jean Carlos ganhou cinco medalhas olímpicas: duas pratas, dois bronzes e um ouro. Antes da matemática, trabalhava de ma­nhã e ia para a escola à tarde. Como ganhou bolsa de iniciação científica, pôde se dedicar integralmente aos estudos.

Sempre gostei de matemática, mas não sabia que tinha poten­cial. Foi o professor Antônio Amaral que enxergou essa habilidade em mim. Minha vida mudou”, orgulha-se o rapaz.

Para Sandoel de Brito Vieira, o talento para os números não apenas abriu novas possibilidades como lhe garantiu uma vaga na Universidade Federal do Piauí, justamente na Faculdade de Mate­mática, e, depois no Doutorado do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Filho de um trabalhador autônomo e uma dona de casa, teve uma menção honrosa, dois bronzes e três ouros na OBMEP.

Antes de começar a disputar as olimpíadas, tratava a matemá­tica como outra matéria qualquer. Mas o professor Amaral apre­sentava o assunto quase como uma brincadeira e não como mais uma enfadonha disciplina da grade escolar. Os encontros de estu­do na casa dele eram espontâneos, o que tirava o peso da obriga­ção. Curiosamente, foi isso o que fez com que essas reuniões se tornassem tão produtivas e rendessem tanto sucesso na OBMEP. Hoje, somos amigos do professor e não só ex-alunos.”

Sandoel seguiu na matemática, mas Marilene Magalhães de Bri­to preferiu nutrição, também na Federal do Piauí. Na OBMEP, a filha de agricultores conquistou uma prata e dois bronzes.

A olimpíada mudou a minha forma de acreditar no futuro: en­tendi que é possível conseguir o que se deseja estudando. Sem falar que foi uma contribuição enorme no meu crescimento acadêmico e pessoal. Estudei com o Antônio no 3º ano do Ensino Fundamental e, depois, do 6º ano até o 3º do Ensino Médio. Ele sempre foi um gran­de incentivador.

O futuro engenheiro Fernando Vieira, também aluno da UFPI, é outro que só guarda boas recordações dos tempos de escola. Parti­cipou das seis primeiras edições da OBMEP e levou três bronzes, duas pratas e um ouro. Curiosamente, lá no começo, ele nem era assim tão fã do professor Amaral.

Nossa relação era mais de professor e aluno, mas com o tempo, foi mudando. Hoje, somos amigos bem próximos. Ele foi quase um pai para mim. Eu era bom com números, mas só despontei mesmo com as olimpíadas. Tudo que tenho na vida devo à OBMEP e ao Amaral”, afirma o jovem.

O futuro matemático Francimar de Brito Vieira concorda. Ele começou a participar das olimpíadas em 2007, ganhando já uma menção honrosa. Animado, redobrou os estudos e acumulou meda­lhas: bronze em 2008 e 2009, prata em 2010, novo bronze em 2011, até o sonhado ouro em 2012.

A OBMEP me fez acordar para a vida. Eu não tinha o objetivo de ingressar na universidade. Mas depois da primeira olimpíada, vi que a coisa era boa para mim e comecei a me dedicar mais aos estu­dos. Vieram as premiações, o Programa de Iniciação Científica e as bolsas de estudos. Minha mente se abriu para novas ideias e perce­bi que meu futuro estava nos estudos. Nada disso seria possível sem o professor. Não importava se era dia letivo, sábado ou domin­go – sempre que podia, ele marcava aula com quem ia participar da 2ª fase da olimpíada.”

O empenho de Amaral também pavimentou o caminho de Ro­dolfo Vieira Fontenele, aluno de medicina na UFPI. Filho de uma dona de casa e um pedreiro, guarda com carinho as quatro meda­lhas de bronze, uma de prata e uma de ouro, conquistadas na OB­MEP. Rodolfo confessa que nem tinha assim tanta afinidade com a matemática, e que foi com o tempo que descobriu “o quão mágico” poderia ser trabalhar com os números. E, a partir daí, seu desempe­nho geral nos estudos mudou.

A experiência com o estudo intensivo da matemática, em um processo constante de desenvolvimento do raciocínio lógico, foi decisiva para eu conseguir sozinho me preparar para os vestibula­res. Se não fossem aquelas horinhas especiais de estudo que des­tinei desde a 6ª série para as provas da OBMEP, muito possivel­mente eu não teria chegado onde estou hoje”, reconhece.

Para Rodolfo, os resultados de Cocal dos Alves podem ser com­parados a uma oficina de artesanato, onde, além da matéria-pri­ma e das ferramentas, é preciso ter um artesão. Segundo o estu­dante de medicina, esse foi o papel maior de Antônio Amaral: revolucionar a relação professor-aluno em Cocal dos Alves. O ra­paz lembra que, no começo da OBMEP, a maior dificuldade era o transporte e a alimentação dos estudantes. Ele mesmo morava a 13 quilômetros da escola onde aconteciam as aulas preparatórias e não conseguia voltar para casa para almoçar:

O professor nos levava para almoçar e descansar na casa dele, sem ganhar absolutamente nada em troca. Era impressionante a fé que tinha em nós. Desde 2005 é assim: o empenho dele é cons­tante, acreditando sempre na possibilidade de encontrar novos talentos. Eu poderia escrever cem páginas descrevendo como esse professor foi fundamental para as nossas vidas. Serei eternamen­te grato por ele ter batalhado para que nos destacássemos entre milhões de alunos de todo o país, mesmo em condições tão adver­sas”, agradece o futuro médico.


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