WebNet

WebNet

sábado, 2 de agosto de 2014

Acidente com Vítima Fatal Próximo a Anapurus

Imagem do local do acidente
Na noite deste sábado (2) aconteceu um grave acidente na MA 230, próximo a cidade de Anapurus, perto da pousada Afrodite.

Segundo informações, um carro Fiat Palio, bateu na traseira de uma moto, o motorista da moto teve morte instantânea, com a batida o carro capotou, o motorista evadiu-se do local, até o momento o condutor da moto ainda não foi identificado.

A polícia foi acionada e está no local para apurar as circunstâncias do acidente.

*Confira matéria na íntegra e mais fotos no Blog do Alexandre Cunha


PUBLICIDADE



sexta-feira, 1 de agosto de 2014

CHAPADINHA - Inaugurada Nova Sede do Sebrae


O Sebrae Maranhão inaugurou na última terça-feira (29.Jul.), a nova sede da unidade regional em Chapadinha, que está completando uma década de atuação no município. O novo prédio tem o objetivo de melhorar o atendimento ao empresariado local e a potenciais empreendedores do Baixo Parnaíba e do Vale do Itapecuru – regiões atendidas pela unidade. As instalações são amplas e confortáveis, atendendo ao padrão da instituição que trabalha para o crescimento dos pequenos negócios em todo o país. A unidade de Chapadinha atende a 17 municípios e dentre os projetos de maior destaque em dez anos de atividades estão os projetos Aprisco, mandiocultura e Territórios da Cidadania.

A solenidade contou com a presença do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão e secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado, Claudio Azevedo; do diretor Administrativo-financeiro da instituição, Raimundo Nonato Corrêa; da prefeita de Urbano Santos, Iracema Vale; do prefeito de Belágua, Adalberto Rodrigues; da prefeita de Santana do Maranhão, Francisca Maria Valentim Gomes Oliveira; da prefeita de Chapadinha, Ducilene Belezinha; além de representantes de instituições financeiras que atuam no município; secretários municipais; empresários locais; colaboradores que já passaram pela agencia e parceiros de diversas entidades locais.

Claudio Azevedo afirmou, em seu discurso, que o trabalho executado pelo Sebrae no Maranhão é de suma importância para o desenvolvimento econômico do estado. “O Sebrae oferece capacitações, orientações e consultorias que fazem toda diferença aos pequenos comerciantes nos municípios, além de apoiar aquelas pessoas que pensam em abrir seu próprio negócio. Por isso aconselho que procurem o Sebrae antes de dar início a este projeto, para que tenham realmente sucesso”, ressaltou o presidente, que ainda relatou casos de sucesso da região e o desenvolvimento pelo qual os municípios próximos passaram após o apoio do Sebrae à atividades econômicas como beneficiamento do babaçu, a mandiocultura, a caprinocultura e outras atividades.

A nova gerente da unidade, Larissa Leite – que assumiu o posto recentemente – falou da abrangência do Sebrae nas duas microrregiões maranhenses. “É um desafio tocar uma unidade que contempla dois territórios tão importantes, o Vale do Itapecuru e o Baixo Parnaíba. São 17 municípios que buscam constantemente por nossas ações para o desenvolvimento e apoio de seus pequenos negócios. E estamos aqui para fazer o melhor trabalho que esta grande equipe pode oferecer”, garantiu Larissa.

A prefeita de Chapadinha, Ducilene Belezinha, que acompanhou a chegada do Sebrae no município – na época como empresária – relembrou a relação de sua empresa com a instituição. “A parceria do Sebrae é muito importante para atender a demanda dos empresários de nosso município, que está em constante desenvolvimento. Chapadinha já possui a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas regularizada, o que proporcionará o crescimento dos pequenos negócios na cidade e fortalecerá nossa economia”, avaliou a prefeita. 

Homenagens

Em reconhecimento ao trabalho dedicado durante os dez anos da regional em Chapadinha, o Sebrae prestou homenagem aos três colaboradores mais antigos da unidade: Márcia Roberta, Eloisia Silva e José Coelho Ferreira.

Uma placa com o nome de todos os que já passaram pela regional ficou exposta nas dependências do prédio, como forma de reconhecê-los por também terem acompanhado uma parte da história que completou uma década na cidade.

O artesão José Orlando, do Povoado São João dos Pilões – do município de Brejo – homenageou o Sebrae com uma placa confeccionada em madeira, lembrando os dez anos da unidade.

Depoimento

Durante a solenidade de inauguração da nova sede, Iracema Vale, prefeita de Urbano Santos, deu testemunho de seu município, falando sobre as dificuldades que enfrentou no início do atual mandato. “Assim que assumimos a gestão do município, enfrentamos uma grande dificuldade com a saída de uma grande empresa que estava instalado cidade, desempregando mais de duas mil pessoas. Nossa saída foi buscar parceiros e o maior que encontramos foi o Sebrae”, declarou a prefeita. “O Sebrae promoveu capacitações e ações que tiveram importância significativa em nosso município, levantou a estima dos nossos pequenos empreendedores”. Recentemente, a cidade de Urbano Santos foi reconhecida com o prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, na categoria pequenos negócios no campo. “Colocamos nosso projeto com muita ousadia e deu certo, pois fomos premiados pelo nosso projeto de horticultura em mandalas”, relatou.

Se dirigindo aos gestores municipais presentes, a prefeita indicou a parceria do Sebrae, para que haja melhorias efetivas em seus municípios. “Conclamo aos prefeitos da nossa região a buscarem esta parceria com o Sebrae, que é uma instituição séria e que tem dado o apoio que Urbano Santos precisa para crescer e tem dado certo”, observou Iracema.

Por: Lidiane Reinaldo - Da Assessoria


PUBLICIDADE



CHAPADINHA: Concurso Público Municipal é Publicado no Diário Oficial



Clique na imagem para ampliá-la


Acesse AQUI e veja a publicação (localize a pág.: 21)

*Colaboração: Blog do Valdivan Alves





URBANO SANTOS: PM Prende (de novo!) Arrombador de Estabelecimentos Comerciais

Leandro já havia sido preso em Chapadinha, 
por diversos assaltos a lojas, farmácias, papelaria e supermercados

Na manhã desta quinta-feira (31.Jul.), a guarnição recebeu denúncia de que havia uma pessoa dentro de um estabelecimento comercial, chegando no local o indivíduo conseguiu fugir pela janela dos fundos.

A perseguição continuou, e pouco tempo depois foi efetuada a prisão em flagrante de Carlos Leandro Learte de Araújo, de 22 anos, reincidente na tipificação deste crime.

O mesmo foi localizado em uma residência de seu suposto comparsa, que na ocasião não foi localizado.

O indivíduo já havia sido preso em Chapadinha (foto) há cerca de 03 (três) meses atrás, sendo responsável por diversos assaltos a lojas, farmácias, papelaria e supermercados, que vinham acontecendo - Reveja clicando aqui.

Neste último mês de julho, Leandro, que já se encontrava em liberdade, resolveu mudar o local para a prática de seus crimes, vindo a efetuar vários arrombamentos no município de Urbano Santos. O mesmo foi encaminhado para a Delegacia local, para as devidas providências.



PUBLICIDADE



quinta-feira, 31 de julho de 2014

ARTIGO: Basta de Violencia - Por: Adriana Cardoso





Texto Escrito Por: Adriana Cardoso

A cada dia que passa, aumenta a "monstruosidade" em ondas de crimes em Chapadinha.  Antes, ver tal choque de "pânico", era você ligar a TV no horário "nobre" do telejornal, depois de ter chegado cansado do trabalho, escola, faculdade, etc. Hoje você tem "certo horário" - excepcionalmente, forçado, pra chegar em casa, porque a insegurança e o medo é alimentado pela falta de segurança na cidade.

Vejamos também a nossa própria vida, valer tão pouco como nossos ítens do dia-a-dia; celular, dinheiro, veículos.


Assaltos a mão armada em empresas e assassinatos era "coisa de TV", "coisa de Capital", e infelizmente, abrimos nossos olhos e nos deparamos com a nossa cidade dessa forma. Em instante o dono de uma farmácia sofre assalto a mão armada e acaba levando um tiro, dias após, dono de um mercadinho é assaltado à tiros por volta do meio-dia...


"Empresa é Assaltada"... "Mulher é Assaltada e tem a Moto Tomada por Dois Assaltantes"... "Após Sacar o Dinheiro no Banco, Assaltante Leva a Bolsa de uma Aposentada"... Lamentável ver a cidade virando mais uma outra cidade violenta e, nós chapadinhenses, pedimos PAZ, pedimos SEGURANÇA! ...


Como dizia Bob Marley em Chant Down Babylon:
"Os homens vêem seus sonhos e aspirações 
Desintegrar-se na frente de seu rosto 
E todas as suas intenções malignas, 
para destruir a Raça Humana."

Associação Boa Vontade Homenageia Atleta Luciane Nunes


Na noite do último sábado (26) a Associação Boa Vontade aproveitou o campeonato de Society para homenagear atleta de Jiu Jitsu, Luciane Nunes, pelo bom desempenho ao representar Chapadinha e a Associação Boa Vontade na Competição Mundial de Jiu Jitsu - realizado em Petropólis-RJ, pelo qual ela foi Vice-Campeã.



Na ocasião, Luciane agradeceu a todos os patrocinadores, Empório do Atleta, Ultra Clínica, Gráfica Editora Escolar, Relógio Técnico Oriental, JE Consultoria, prefeita Ducilene Belezinha, Stúdio (e Blog) Kim Pereira, Blog do William Fernandes, ED. Edfarma e Dr. Bacelar. A atleta prometeu lutar pelo título de Campeã Europeu na competição que acontecerá no começo de 2015.

Na cerimônia estavam presente sócios, membros de sociedade civil, autoridades como a vereadora Francisca Aguiar e empresários do ramo esportivo.


O presidente da Associação Antônio Herasmo Barros Nunes, iniciou a solenidade agradecendo a todos que contribui para que os trabalhos sociais da Associação continue acontecendo de forma satisfatória fazendo com que novos atletas da cidades se destaque dentro e fora do Estado.

Texto: Moebio Meneses
Fotos: Kim Pereira

PUBLICIDADE



VARGEM GRANDE: Loja de Calçados é Assaltada e Policia Prende Acusados

Os três acusados que foram presos


Na manhã desta quinta-feira (31), por volta das 10h, a loja de calçados de propriedade de “Seu Paulo”, como é conhecido, que fica localizada na rua São Sebastião, no centro de Vargem Grande - município distante 73 km de Chapadinha, foi assaltada por dois elementos.

Segundo informações colhidas pelo Blog, dois homens armados chegaram no estabelecimento e anunciaram o assalto. Os assaltantes levaram uma boa quantia em dinheiro e ainda a moto do proprietário.

Imediatamente a Polícia foi acionada, começou as buscas e teve êxito conseguindo efetuar a prisão dos dois e mais um comparsa.

Foram presos, já na cidade de Itapecuru-Mirim, Bismark Sousa da Silva (vulgo “Beicinho”), Paulo Roberto Vieira e Luis Fernando Freitas Soares - motorista de um táxi que ajudou na fuga dos comparsas.

Taxi apreendido na operação

A Polícia informou que assim que concluíram o assalto, a dupla se encontrou com o taxista na BR-222 e seguiram com sentido à Itapecuru-Mirim. Os agentes de Vargem Grande entraram em contato com o Comandante do destacamento da cidade vizinha que fizeram uma barreira policial efetuando as prisões.


PUBLICIDADE



CHAPADINHA - Serviço de Inteligência PM Faz Apreensão de Drogas e Recupera Moto Roubada


Na manhã desta quarta-feira (30), em uma operação do Serviço de Inteligência PM, no bairro Vila Brasil, em Chapadinha, foi apreendido 41 (quarenta e um) papelotes de material semelhantes a maconha e foi recuperada uma moto com registro de roubo em Chapadinha.

A guarnição ao passar em uma das ruas, avistaram dois jovens em uma moto, Jardel Carvalho Pereira, 21 anos, e Bruno de Sousa Silva, 23 anos, que ao avistarem a viatura da polícia, eles jogaram os papelotes no chão, foi feito uma abordagem nos dois e localizado a droga.

Ambos foram conduzidos para a delegacia para as devidas providências.

Droga apreendida


MOTO ROUBADA RECUPERADA

Imagem meramente ilustrativa

Nessa mesma manhã, e no mesmo bairro, o Serviço de Inteligência recebeu uma denúncia que tinha uma motocicleta abandonada em frente a casa de uma mulher, chegando no local, foi constatado que a motocicleta, uma Yamaha YBR de cor preta, chassi KE1950E0024470, era produto de roubo.

O veículo foi entregue na delegacia para devidas providências.



PUBLICIDADE



CHAPADINHA - Preso Homem que Estuprou e Engravidou Filha de 10 Anos

Valdecy foi preso na manhã desta quinta (31), na zona rural de Chapadinha, em trabalho conjunto das polícias Civil e Militar; Mãe sabia e acorbertava safadezas do pai, segundo a polícia.


Cumprindo mandado de prisão expedido pelo Juiz de Direito, Cristiano Simas de Sousa, Titular da 1ª Vara da Comarca de Chapadinha, as polícias Civil e Militar (16 BPM) efetuaram na manhã desta quinta-feira (31), na localidade Borralho, a prisão de Valdecy de Almeida de Sousa.

Segundo informações da Polícia Civil, ele estaria mantendo relações sexuais com a filha, desde quando ela tinha dez anos de idade. Hoje, com 11 anos de idade, a garota está grávida e sob a proteção dos órgão de defesa da criança e do adolescente.

Ainda de acordo com a polícia, a mulher de Valdecy sabia e acoitava as safadezas dele. Após ser ouvido na delegacia, ele será encaminhado ao CDP de Chapadinha, onde ficará à disposição da Justiça.

*Foto: Mauro Queiroz


PUBLICIDADE



Tiroteio no Fórum Deixa Dois Feridos

Na imagem acima, o detento aparece no chão, após os tiros


Um tiroteio assustou funcionários e visitantes, há pouco, no Fórum Desembargador Sarney Costa, em São Luís, e deixou pelo menos dois feridos.

Os tiros foram ouvidos no 3º andar, onde ficam as Varas Criminais.

Segundo as primeiras informações, um detento havia acabado de prestar depoimento e aproveitou que lhe tiraram as algemas para assinar o documento para tomar a arma de um dos agentes da Polícia Civil que o acompanhavam acertando-lhe um tiro no pescoço.


Outro policial reagiu e atirou contra o bandido.

Na imagem acima, o detento aparece no chão, após os tiros.

O policial baleado foi socorrido e está no UDI Hospital, em estado grave, mas estável.

O detento também foi encaminhado a um hospital.


PUBLICIDADE



quarta-feira, 30 de julho de 2014

CHAPADINHA - Prefeitura Paga Servidores da Saúde Nesta Quinta (31)



Dando continuidade ao pagamento do funcionalismo público municipal, referente o mês de julho, a Prefeitura de Chapadinha realiza nesta quinta-feira (31), o pagamento dos servidores da Saúde.

Os servidores da Educação, Aposentados e Administração receberam seus vencimentos nos dias 22 e 30/07, respectivamente.

Nesta quinta (31) os funcionários já podem se dirigir a agência bancária.

Secom/PMC


PUBLICIDADE



CHAPADINHA - Com Parcerias, Prefeitura Realizará Mais Um Mutirão do Glaucoma


A prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que estará realizando próximo dia 10 de agosto, a partir das 8h, no Centro de Saúde Benú Mendes, mais um mutirão de oftalmologia para diagnóstico e tratamento do glaucoma, em parceria com o Hospital da Visão do Maranhão e com a Secretaria de Estado da Saúde.

Os pacientes precisam apresentar xerox da Identidade e do Cartão do SUS.

O atendimento é para a população em geral. As pessoas que forem diagnosticadas como portadoras do glaucoma irão receber tratamento clínico por meio de colírios para a utilização durante três meses. Após esse período a equipe retorna novamente para acompanhamento dos pacientes, em novo mutirão.


SAIBA MAIS SOBRE O GLAUCOMA

O glaucoma é uma neuropatia óptica com repercussão característica no campo visual, cujo principal fator de risco é aumento da pressão intraocular (PIO) e cujo desfecho principal é cegueira irreversível. O fator de risco mais relevante e estudado para o desenvolvimento da doença é elevação da PIO. Os valores normais situam-se entre 10-21 mmHg. Quando a PIO está aumentada, mas não há dano evidente do nervo óptico nem alteração no campo visual, o paciente é caracterizado como portador de glaucoma suspeito por hipertensão ocular (HO). Quando a PIO está normal e o paciente apresenta dano no nervo óptico ou alteração no campo visual, ele é classificado como portador de glaucoma de pressão normal (GPN).

Exceto no glaucoma de início súbito, chamado glaucoma agudo, a evolução é lenta e principalmente assintomática.

Essa doença afeta mais de 67 milhões de pessoas no mundo, das quais 10% são cegas (acuidade visual corrigida no melhor olho de 0,05 ou campo visual com menos de 10 graus no melhor olho com a melhor correção óptica) (2). Após a catarata, o glaucoma é a segunda causa de cegueira, sendo, porém, a principal causa de cegueira irreversível. No Brasil, há escassez de informações quanto à prevalência do glaucoma. A maior parte dos estudos mostra prevalência de 2%-3% na população acima de 40 anos. Vários fatores de risco, além da PIO aumentada, já foram identificados: idade acima de 40 anos, escavação do nervo óptico aumentada, etnia (negra para o de ângulo aberto e amarela para o de fechamento angular), história familiar, ametropia (miopia para o de ângulo aberto e hipermetropia para o de fechamento angular) e pressão de perfusão ocular diminuída.

O glaucoma pode ser classificado da seguinte forma: glaucoma primário de ângulo aberto (GPAA), glaucoma de pressão normal (GPN), glaucoma primário de ângulo fechado, glaucoma congênito e glaucoma secundário.

O GPAA, forma mais comum de glaucoma, é diagnosticado por PIO superior a 21 mmHg, associado a dano no nervo óptico ou a defeito no campo visual compatível com glaucoma e ausência de anormalidades na câmara anterior e de anormalidades sistêmicas ou oculares que possam aumentar a PIO.

Secom/PMC


PUBLICIDADE



Belezinha Apresenta Oficialmente Nomes dos Candidatos Apoiados Pelo seu Grupo

Prefeita Ducilene Belezinha - acompanhada de secretários e 
convidados, falou para centenas de presentes

Por: Luiz Carlos Jr. - Blog CN1

Na noite desta terça-feira (29), Belezinha mostrou força e liderança política ao reunir mais de mil pessoas entre vereadores, simpatizantes, correligionários, sindicalistas, professores, trabalhadores rurais, representantes de diversos partidos políticos que apoiam o governo municipal, secretários, assessores, entre outros na residência do secretário municipal de Articulação Política, Aluísio Santos,  para ratificar o apoio do seu grupo político aos candidatos Dilma Roussef (Presidente), Lobão Filho (Governador), Gastão Vieira (Senador), Cléber Verde (Deputado Federal), Chiquinho Escórcio (Deputado Federal) e Zé Inácio (Deputado Estadual).

Secretário Aluisio, foi um dos que se pronunciaram

Cerca de mil correligionários presentes

Belezinha falou das ações desenvolvidas no município de Chapadinha por Cléber Verde, Chiquinho Escórcio e Zé Inácio, bem como dos investimentos do governo de Roseana Sarney por meio de diversas obras.



Vários dos convidados se pronunciaram, manifestando total apoio aos candidatos indicados pelo grupo de Belezinha.


PUBLICIDADE



terça-feira, 29 de julho de 2014

CHAPADINHA - Prefeitura Conclui Imprimação na Avenida Ataliba Almeida


A Prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, iniciou nesta terça-feira (29) a fase mais importante para a recuperação da Avenida Ataliba Vieira de Almeida, com a implantação da camada de imprimação asfáltica.

O processo está sendo realizado após a execução dos serviços de terraplanagens reforçada para evitar o acumulo de água durante a chuva (que não existia no local) e com isso, evitar novamente a deterioração da via. A previsão, segundo o engenheiro responsável pela obra, é que na próxima semana seja aplicada a camada de asfalto, completando assim a etapa de recuperação da via.


PUBLICIDADE



CHAPADINHA - Agência dos Correios é Assaltada na Tarde Desta Terça (29)



A Agência dos Correios de Chapadinha foi assaltada na tarde desta terça-feira (29), por volta das 16h10, por três elementos armados. A quantia levada pelos assaltantes não foi divulgada. Não houve feridos.

Segundo informações, os três chegaram de moto e sem capacete ou qualquer proteção no rosto.

Após o assalto a agência foi fechada temporariamente. Policiais do Serviço de Inteligência do 16º BPM de Chapadinha estiveram no local, ouvindo os funcionários. Câmeras de segurança registraram a ação dos bandidos.

................................    *    .................................

MATÉRIA RELACIONADA



PUBLICIDADE



segunda-feira, 28 de julho de 2014

SEBRAE/MA Abre Concurso Público para Preenchimento de 472 vagas


O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (SEBRAE/MA) publicou o edital 01/2014 do concurso público que oferece vagas imediatas e para cadastro de reserva em cargos de nível médio e superior em diversas cidades do estado. Ao todo, estão sendo oferecidas 472 vagas.

PERÍODO DE INSCRIÇÕES / SALÁRIOS
Os salários variam de R$ 1.982,93 a R$ 6.766,81. As inscrições podem ser feitas no período de 28 de julho de 2014 a 10 de agosto de 2014, somente pela internet, no site da Fundação Sousândrade.

TAXA DE INSCRIÇÕES / ISENÇÃO
A taxa de inscrição é de R$ 50 para nível médio e R$ 70 para nível superior. Quem não tiver condição de pagar a taxa, pode pedir isenção somente até o dia 30 de julho de 2014, seguindo os procedimentos descritos no item 13.5 do edital.

PROVAS
A prova objetiva está prevista para ser aplicada dia 21 de setembro de 2014 nas cidades de Bacabal, Caxias, Imperatriz e São Luís. No ato da inscrição, o candidato poderá concorrer para uma cidade e fazer a prova em outra que for mais conveniente. Haverá também prova de títulos a ser realizada conforme cronograma e procedimentos descritos no edital.

Para mais informações acesse AQUI


PUBLICIDADE



domingo, 27 de julho de 2014

CHAPADINHA - Polícia Prende Homem Suspeito de Praticar Vários Assaltos

O preso, José Cirilo, confessou o crime e está na Delegacia


Na manhã deste domingo (27) a Polícia Militar de Chapadinha, conseguiu prender José Cirilo Sales Figueiredo, natural de São Luís.

Moto usada pelo acusado

Ele é suspeito de ter praticado vários assaltos a mão armada em Chapadinha, um dos assaltos foi na noite deste sábado (26), onde o mesmo teria abordado duas jovens na rua Juscelino Kubitschek  e tomada uma moto Biz no assalto.

Aparelhos celular da vítimas

As meninas estiveram na manhã deste domingo (27), na Delegacia Regional de Polícia Civil e reconheceram o assaltante.

Com ele foi encontrado uma moto XRE 300 e vários celulares que ele teria tomado de assalto. O veículo era usado nos assaltos e foi reconhecida pela as vítimas.

O preso confessou o crime e está na Delegacia para ser ouvido pelo o Delegado de plantão.


PUBLICIDADE



Arquivo do blog