Star Clinic

Star Clinic

Gráfica Editora Escolar

Gráfica Editora Escolar

Armazem Paraíba

Armazem Paraíba

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Conta de Luz: Bandeira Tarifária Continua 'Verde' em Março

A 'bandeira verde' é aplicada desde dezembro do ano passado


A bandeira tarifária que será aplicada nas contas de luz em março será 'verde', ou seja, sem custo extra para os consumidores, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A 'bandeira verde' é aplicada desde dezembro do ano passado.

Em nota, a Aneel diz que, apesar da pouca ocorrência de chuvas em janeiro, “o nível de produção da energia hidrelétrica no país ainda se mantém elevado”, o que garante a manutenção da bandeira verde.

O sistema de bandeiras tarifárias, criado pela Aneel, sinaliza o custo real da energia gerada. As cores verde, amarela ou vermelha, nos patamares 1 e 2, indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração.

Segundo a Agência, com as bandeiras, a conta de luz ficou mais transparente e o consumidor tem a melhor informação, para usar a energia elétrica de forma mais eficiente, sem desperdícios.

publicidade

Combate ao desperdício

A Aneel alerta que mesmo com a bandeira verde, é necessário manter as ações relacionadas ao uso consciente e ao combate ao desperdício.

Algumas dicas são: tomar banhos mais curtos, de até cinco minutos; não deixar portas e janelas abertas em ambientes com ar condicionado; só deixar a porta da geladeira aberta o tempo que for necessário; utilizar iluminação natural ou lâmpadas econômicas e apagar a luz ao sair de um cômodo.

Mais dicas estão disponíveis no portal da Aneel.


publicidade


OAB Subseção/Chapadinha Realiza Ação Institucional na Comarca de Vargem Grande

Ações como estas, objetivando inclusão social, cidadania e
acesso à Justiça, serão corriqueiras nas Comarcas da região.


Dando prosseguimento à política de valorização da advocacia e buscando aperfeiçoar o atendimento aos jurisdicionados da comarca de Vargem Grande, a Diretoria da OAB Chapadinha, por meio do seu presidente Dr. Lourival Soares acompanhado dos diretores Dr. Josean Oliveira, Dra Silvanir Correa e advogados da cidade, reuniram-se no último dia 20/02 com o Juiz local, Dr. Paulo de Assis Ribeiro, com vistas a buscar soluções às dificuldades relativas ao elevado número de processos pendentes de julgamentos, carência de pessoal, dentre outras situações.

Na oportunidade, o representante da Subseção, pontuou que estavam ali com intuito de estreitar a cooperação / parceria para a obtenção de resultados satisfatórios não só aos serventuários da justiça e advogados, mas principalmente aos cidadãos litigantes na Comarca que buscam o Poder Judiciário na última tentativa de assegurar os seus direitos.

Por sua vez, o Dr. Paulo de Assis Ribeiro, juiz da comarca, sinalizou positivamente pela iniciativa da ação e informou que medidas já foram tomadas com objetivo de alavancar a produtividade, mas, infelizmente, o reduzido número de funcionários é fator negativo para a otimização e, que, inclusive, há a perspectiva da realização de um mutirão designado pela Corregedoria do TJMA para julgamento de processos antigos.

Ao final da reunião foram firmados com a OAB Chapadinha e Região compromissos visando superar os gargalos apontados por jurisdicionados e advogados, dentre os quais:

- Realização de em média 40 (quarenta) a 50 (cinquenta) audiências semanais;
- Instalação de uma sala de atendimento para OAB quando da reforma do Fórum;
- Priorização de julgamento para processos antigos;
- Cumprimento imediato das liminares antigas;
- Outras ações necessárias ao bom funcionamento da Justiça.

A presidência da OAB Chapadinha informou ainda que ações como estas, objetivando inclusão social, cidadania e acesso à Justiça, serão corriqueiras nas Comarcas da região e, que, inclusive, a próxima será em São Bernardo–MA, com data marcada para o dia 20/03/2019.


publicidade


Chapadinha Participa de Capacitação da Saúde em SL

A imagem pode conter: 32 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas, sapatos e área interna
O curso apresenta carga horária de 800 horas, distribuídas
em momentos de teoria e dispersão, com duração de 08 meses.

Secom

A Prefeitura de Chapadinha - através da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), garantiu a participação de colaboradores do município na Capacitação Pedagógica para Facilitador para Curso Técnico da ETSUS-MA.

O evento, realizado entre os dias 18 a 21 de fevereiro, em São Luís, foi ofertado pela Escola Técnica do SUS Dra Maria Nazareth Ramos.

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sentadas

O curso apresenta carga horária de 800 horas, distribuídas em momentos de teoria e dispersão, com duração de 08 meses. As enfermeiras docentes tem vivência profissional na área em que estão sendo capacitadas, cujo conteúdo é baseado na valorização do conhecimento prévio, perspectiva do autodesenvolvimento profissional e de ações educativas para contribuir com a promoção da saúde.

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

Capacitar é garantir melhoria na oferta dos serviços e na qualidade do atendimento naquilo que versa o princípio de humanização do Sistema Único de Saúde – SUS. O município de Chapadinha não pode ficar de fora dessa frente pois essa é uma das prioridades da gestão do prefeito Magno Bacelar” - disse a secretária municipal de Saúde, Mônica Pontes.


publicidade


ANAPURUS | Prefeitura Tapa Buraco na MA 230 para Evitar Acidentes

O problema era de fácil resolução, e, além de não onerar
muito o município, ainda vai preservar muitas vidas


Antes que alguém sofresse um grave acidente, a prefeitura de Anapurus fechou um buraco que surgiu na MA 230, na Curva do Saturnino, próximo à Vila do Caju, sentido Brejo.


A responsabilidade da manutenção das rodovias estaduais é do próprio Estado, mas a prefeita Profa. Vanderly optou por não esperar, uma vez que o problema era de fácil resolução, e, além de não onerar muito o município, ainda vai preservar muitas vidas, pois um acidente em um buraco como este pode ser fatal.

Adm.: Prefeita Profa. Vanderly


MA | Governo Antecipa Pagamento dos Servidores Públicos na Próxima Terça-Feira (26)

A versão digital do contracheque de fevereiro
já está disponível no Portal do Servidor 


O governador Flávio Dino anunciou, em rede social pessoal, para terça-feira (26), o pagamento dos salários dos servidores referente ao mês de fevereiro de 2019.


De acordo com o Decreto nº 34.655, de 15 de janeiro de 2019, o pagamento dos servidores públicos do Estado estava previsto para ocorrer no dia 4 de março mas, por haver viabilidade financeira, pôde ser antecipado.

Contracheque

A versão digital do contracheque de fevereiro já está disponível no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ma.gov.br/portal), que pode ser acessado por meio do aplicativo, compatível com sistemas operacionais Android e IOS. Para fazer login no Portal, é necessário possuir senha cadastrada.

Caso tenha perdido ou esquecido a sua senha, basta clicar no link “Esqueceu a Senha?”, localizado abaixo dos campos CPF e senha do Portal do Servidor, e seguir as instruções. Se a sua senha de acesso nunca foi gerada, clique no botão “Primeiro Acesso”.

A senha, também, pode ser cadastrada presencialmente na sala do Portal/Ouvidoria do Servidor (localizada no Anexo IV do Centro Administrativo do Estado, no Calhau) ou pelos telefones (98) 98789-8748 (Oi) e (98) 98331-8319 (Tim), devido à indisponibilidade temporária dos telefones fixos, causada por problemas técnicos. É importante observar que o atendimento é realizado preferencialmente de forma presencial.


publicidade


MAGALHÃES DE ALMEIDA | Polícia Militar Cumpre Mandado de Prisão

Welisom Pereira dos Santos (vulgo "Disom")


Policiais Militares lotados na cidade de Magalhães de Almeida prenderam na manhã desta quinta-feira (21) Welisom Pereira dos Santos, em cumprimento a mandado de prisão temporário.


Policiais Militares de plantão na cidade, deslocaram-se a residência do cidadão Welisom Pereira dos Santos (vulgo "Disom"), para dar cumprimento a mandado de prisão temporáriaexpedido pela Comarca de Justiça da cidade de Magalhães de Almeida-MA.

Durante uma busca no local, fora encontrado quatro porções de uma substância semelhante a maconha e uma pedra de uma substância semelhante a crack. O elemento fora conduzido e apresentado na Delegacia de Polícia Civil do município para serem tomadas as medidas adequadas.


publicidade


CHAPADINHA | Equipe Águia Prende Suspeito de Tráfico de Drogas

Cristian Chrisonpher da Silva Ferreira


Policiais Militares da Equipe Águia efetuaram a prisão na noite desta quinta-feira (21) de Cristian Chrisonpher da Silva Ferreira e um menor de idade, por porte ilegal de substâncias entorpecentes, no Centro da cidade de Chapadinha.


Policiais Militares da Equipe Águia durante as rondas rotineiras nas ruas do Centro de Chapadinha observaram o cidadão Cristian Chrisonpher da Silva Ferreira acompanhado do menor de iniciais J.P.F.N. (17 anos) em uma motocicleta Honda Pop vermelha, em atitude suspeita.


Ao realizar uma abordagem a dupla, a guarnição encontrou 16 trouxas de uma substância análoga a cocaína, além de um celular, um relógio e uma quantia em dinheiro. Ao verificar a motocicleta, os policiais notaram que o chassi da mesma encontrava-se raspado. 



Com o apoio da Unidade Tática das Cidades (UTC), a dupla, juntamente com o material encontrado, fora conduzida e entregue na Delegacia de Polícia Civil da cidade para adoção das medidas legais.


publicidade


CHAPADINHA | Semed Emite 'Nota de Pesar' pelo Falecimento do Prof. Alessandro Carvalho


NOTA DE PESAR

A Prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Educação - Semed, manifesta profundo pesar pelo falecimento do professor Alessandro Carvalho da Costa, ocorrido na madrugada desta sexta-feira (22). Como exímio servidor público ele atuava na Unidade Escolar Aristide de Oliveira, na localidade Boa Hora dos Garretos.

Na oportunidade o prefeito Magno Bacelar e a secretária de Educação pfofa. Vânia Cristina se solidarizam com familiares, amigos, colegas de profissão e alunos, rogando que Deus conforte a todos nesse momento de grande consternação.

O velório está sendo realizado na Igreja Santa Luzia, no bairro Santa Luzia em Chapadinha.


MAGALHÃES DE ALMEIDA | Com Incentivo, Pequenos Produtores Abastecem Multinacional para Fabricar Cerveja Típica do Maranhão

Lourival dos Santos Brandão, produtor dos Tabuleiros de São Bernardo
(Foto: Divulgação)


Situada a 404 km de São Luís, o município de Magalhães de Almeida, na Região do Baixo Parnaíba, vive momento de transformação econômica e social com o aumento da produção de mandioca graças à implantação do tabuleiro São Bernardo pelo Governo do Maranhão.

A instalação do projeto de produção irrigada Tabuleiros de São Bernardo, no Baixo Parnaíba, permite que agricultores familiares produzam mandioca suficiente para atender a produção da Cerveja Magnífica, produzida pelo grupo Ambev em uma parceria feita com o Governo do Estado.

A produção, que antes abastecia apenas pequenos mercados e a própria subsistência dos agricultores, hoje garante a matéria-prima para produção de uma das maiores cervejarias do mundo. Atualmente, cada família envolvida no programa produz entre 25 e 50 toneladas de mandioca.

Antes da implantação do tabuleiro, a técnica usada era a da roça-de-toco. Com isso, levávamos até uma ano e meio para fazer a colheita do produto. Com a técnica de plantio irrigado, dependendo da variedade, colhemos em até oito meses, além de reduzirmos os custos”, garante o agricultor Antônio Francisco do Nascimento, que já vendeu 54 toneladas de mandioca para a produção da cerveja.

publicidade

Apoio

Além da retomada da cooperação técnica com o Departamento Nacional de Obras contra Secas (Dnocs), para a retomada do fomento agrícola no Tabuleiros de São Bernardo, o Governo do Maranhão também investe na oferta de assistência técnica para dinamizar a produção.

Produtores dos Tabuleiros de São Bernardo (Foto: Divulgação)

A presidenta da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp), Loroana Santana, destaca o trabalho dos técnicos do Governo do Maranhão junto aos produtores familiares na área.

Para expandir a produção em toda região do Baixo Parnaíba, a Agerp promove treinamento para técnicos dos municípios que atuarão como agentes multiplicadores para promover assistência técnica e incremento da produção”, informa.

Loroana explica que, com as ações do Governo do Maranhão, a produção vai garantir a oferta de matéria-prima para a produção da bebida e gerar mais renda. “Com esse trabalho, ampliamos a quantidade de famílias assistidas pela Agerp com condições de melhorar a renda por meio do plantio. Nossa estimativa é aumentar a produção de mandioca para mil toneladas até o fim de 2019.”

Venda garantida

Para o agricultor Lourival dos Santos Brandão, a região tem tudo para ampliar ainda mais a produção: “Temos um contrato de compra garantida pela empresa, assim plantamos e colhemos já tendo a certeza que toda a produção será vendida para a Ambev. Isso dá tranquilidade para que as famílias produzam com planejamento”.

Nesse caso, o suporte que o governo nos dá com assistência técnica é fundamental para aumentarmos a produção. Com o tabuleiro temos muita água, muita terra e gente para trabalhar. O apoio do Estado com assistência técnica e manutenção das estradas para escoamento da produção é fundamental para aumentarmos ainda mais a produção”, acrescenta.

Produção local, riqueza local 

O engenheiro agrônomo e coordenador da cooperativa de produtores que reúne 81 famílias de agricultores nos Tabuleiros São Bernardo, Jorge Pontes, explica que antes da implantação da agricultura irrigada, a produção de mandioca era destinada a outros estados.

Grande parte da nossa produção era vendida a baixo preço para o estado do Ceará. A técnica antiga gerava uma distorção: estávamos em quarto lugar na produção de mandioca no Brasil, mas éramos os últimos colocados em rendimento”, diz Jorge Pontes.

Cerveja produzida com a mandioca dos Tabuleiros (Foto: Divulgação)

Ele completa explicando que a parceria com a Ambev e a assistência técnica garantiram melhoria da renda e uso da matéria-prima para produção local. “Superamos a dificuldade de comercialização com o contrato de venda garantida para fornecimento da mandioca com um preço muito bom e que gera produção local, com muito mais oportunidades de negócios para a nossa gente”, explica.

Tipicamente maranhense

Durante o lançamento da Cerveja Magnifica, o presidente da Ambev destacou a importância na oferta de mais oportunidades de renda para maranhenses.

Do campo ao copo, ela é produzida no Estado, por maranhenses e para os maranhenses. Com a Magnífica, contribuímos com desenvolvimento da região e oferecemos para o consumidor mais uma cerveja com a qualidade da Cervejaria Ambev”, disse Bernardo Paiva.

O agricultor Francisco Nascimento diz que a produção para a Ambev mudou a realidade da região. “Nós jamais imaginávamos que teríamos a oportunidade de vender nosso produto para a fabricação de uma cerveja típica do Estado. É uma oportunidade única para nossa região e estamos muito satisfeitos”, comemora.


publicidade


CHAPADINHA | Semed Realiza 'Formação Pedagógica para Supervisores e Especialistas da Rede Municipal de Educação'

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

Secom

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou nesta quinta-feira (21) a 'Formação para Supervisores e Especialistas em Educação da Rede Municipal'. A formação faz parte do planejamento da Semed que visa oferecer formação continuada para todos os servidores da educação ao longo deste ano.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas e área interna

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas

Na oportunidade foram eleitos os professores João Damiani e Francilene Lima de Melo, para compor a comissão sobre a gestão do Plano de Cargos e Carreiras (PCCR) representando a categoria de especialistas e supervisores. Além deles também terão representação na comissão, membros indicados pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDCHAP), Câmara Municipal e professores da educação básica. Dia 26 acontecerá o 'II Encontro Pedagógico' e formação para todos os professores e servidores da educação. Participe!

A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sorrindo

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna

A formação contou ainda com as presenças do prefeito Magno Bacelar e a secretária municipal de Educação, professora Vânia Cristina.

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas e área interna

Ao final da nossa gestão, entregaremos uma educação muito melhor do que quando assumimos a prefeitura, este é um compromisso que temos com o município, quero parabenizar todos os professores e profissionais da educação do nosso município pela dedicação em proporcionar aos nossos estudantes o melhor ensino" disse o prefeito Magno Bacelar”.


publicidade


TIMON | DENARC Prende em Flagrante Dupla Acusada de Tráfico no Cidade Nova II

Tiago Mota Santana, 26 anos, e Mauro Sérgio da Silva Vieira, vulgo "Mauro Capão", 46 anos


A POLÍCIA CIVIL, através da DENARC/TIMON-MA, unidade vinculada à SENARC, efetuou, por volta das 15h desta quinta-feira (21), a prisão em flagrante delito de Tiago Mota Santana, 26 anos, e Mauro Sérgio da Silva Vieira, vulgo "Mauro Capão", 46 anos, surpreendidos pela equipe da Denarc quando saíam de uma casa situada na Rua 31 do Bairro Cidade Nova II, ocasião em que foram abordados em um veículo Fiat Linea de propriedade do primeiro.


Quando da abordagem e buscas na casa e no veículo a equipe encontrou uma porção de crack e dinheiro em cédulas de R$ 20,00 , 10,00 , 5,00 e 2,00 reais, certamente produto da comercialização de drogas.


Tiago já havia sido preso pela Denarc no ano de 2017, quando foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo. Contra "Mauro Capão" já constam processos pelo crime de tráfico de drogas.


Tiago Mota Santana também responde a processo crime na Justiça Federal, denunciado por organização criminosa.


Os presos foram encaminhados à Central de Flagrantes de Timon visando a adoção das medidas legais cabíveis.


publicidade


TIMON | Polícia Civil Prende Homem e Apreende Drogas

José Raynayron David da Silva, 23 anos



A Polícia Civil, por meio do Departamento de Narcóticos –DENARC de Timon, unidade vinculada a Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico – SENARC, efetuou a prisão em flagrante delito de José Raynayron David da Silva, 23 anos, pelo crime de tráfico de drogas, na região.


Após inúmeras denúncias anônimas formuladas de que um homem estava comercializando drogas em uma casa localizada na invasão Babilônia, os agentes chegaram até o indivíduo e constataram a veracidade das informações.


Com José da Silva foi encontrado entorpecentes entre crack e maconha, acondicionadas e prontas para serem negociadas, além de, dinheiro e material plástico utilizado para a embalagem das drogas.


O preso foi encaminhado à Central de Flagrantes de Timon visando a adoção das medidas legais cabíveis.


publicidade


Arquivo do blog