WebNet

WebNet

sábado, 16 de março de 2013

Chapadinha Adere à Semana Nacional de Saúde na Escola

 
 
O município de Chapadinha aderiu a semana Nacional de Saúde na Escola, que aconteceu dos dias 11 a 15 de março, que esse ano trazia o tema prevenção da obesidade e saúde ocular.

A Semana de Mobilização Saúde na Escola, aconteceu em treze escolas da rede municipal de ensino, através de treze equipes da saúde da família. Os alunos participaram de palestras voltadas tanto para o tema do programa – prevenção da obesidade e saúde ocular-, como também, considerando a grande mobilização nacional em relação á prevenção ao uso de álcool, crack, tabaco e outras drogas.
 
As atividades foram voltadas aos educandos dos últimos anos do ensino fundamental e para todo ensino médio.

O tema obesidade adotado pela Semana, em 2013, é uma continuação dos bons resultados alcançados no ano anterior. Dos 1.938 municípios que aderiram à Semana em 2012, 68,37% (1.325) receberão incentivo financeiro referente à participação na mobilização em 2012.

Ano passado, o município de Chapadinha estava inserido no programa mas não chegou a funcionar. Segundo a coordenadora do Programa Saúde na escola (PSE), Rosse-imair de Oliveira Melo.

A diretora Eliane Rodrigues Mello da Unidade Integrada Agustinho Ribeiro de Aguiar no bairro novo castelo, diz ser importante que os alunos tragam a realidade os temas abordados. “é necessário chamar a atenção dos alunos sobre valores, e vida saudável que todos possam avaliar o conteúdo e conviver melhor.” Afirmou.

Na próxima semana será realizadas novas ações nas escolas.
 

Médicos, Prefeitura e Secretaria de Saúde Definem Metas de Trabalho

 
 
Médicos e profissionais do HAPA reuniram-se na noite da última quinta-feira ( 14 ), com a prefeita, Ducilene Belezinha e com o secretário de saúde, Charles Bacellar, para tratarem de questões relevantes do hospital e também traçar as diretrizes de trabalho na unidade.

O encontro serviu para tirar dúvidas quanto ao funcionamento do hospital, definir metas e discutir procedimentos de atendimento.
Fico muito satisfeita em ouvir que muitos pacientes que antes teriam que ser transferidos para São Luís, já podem contar com o serviço médico aqui mesmo na cidade”, disse a prefeita.

Na oportunidade os médicos puderam expor suas opiniões quanto a organização do trabalho, definição de tarefas e competências.

Uma sugestão apresentada foi o estabelecimento do sistema de classificação de risco dos pacientes fazendo uma triagem para priorizar os casos mais sérios. O objetivo é atender primeiro os casos mais sérios estabilizá-los e dá prosseguimento aos atendimentos de rotina e assim, ter mais qualidade no serviço prestado à comunidade.
 
 
 
 

sexta-feira, 15 de março de 2013

Vereador Alerta Para a Possibilidade Seca em Chapadinha

 
O vereador Antônio Odilon (foto), do PRB, ocupou a tribuna, na sessão de ontem, para comunicar a situação precária na Zona Rural de Chapadinha por conta da estiagem em pleno período em que se esperava um volume de chuva bem maior que o registrado até agora.


De acordo com o parlamentar – que já foi presidente do sindicato dos trabalhadores rurais de Chapadinha – é alarmante a condição do homem do campo em função das poucas chuvas que caíram até agora.


Odilon solicitou empenho dos colegas no enfrentamento do problema e pediu que a prefeita decrete estado de calamidade o quanto antes. “Precisamos que a prefeitura decrete estado de calamidade o quanto antes, para se possa adotar medidas que pelo menos diminuam o drama das famílias que vivem do trabalho no campo”, disse o parlamentar.


Antonio Odilon concluiu seu discurso ressaltando que “se nada for feito corre risco do povo passar por dificuldade e até mesmo fome”, finalizou Odilon.
 

Secretarias de Assistência Social e Saúde Realizam Mutirão com Atendimento Médico para Idosos


 
Ascom/PMC

A Prefeitura de Chapadinha, através das secretarias de Assistência Social e Saúde, realizou nos dias 14 e 15 um mutirão com acompanhamento médico para os idosos que participam das oficinas de danças.

O objetivo era fazer uma avaliação médica para saber quais as atividades físicas eles estavam habilitados a frequentar. O grupo de dança composto por centenas de pessoas da terceira idade existe há alguns anos, mas as condições para a aplicação das atividades não eram condizentes.

O CREAS dou o espaço para que as oficinas de danças fossem realizadas lá, então achamos por bem, fazer uma triagem médica para que eles pratiquem as atividades com segurança, uma vez que eles nunca haviam tido esse atendimento” - destacou o secretário de Assistência Social, Francisco Paiva.

 

O mutirão matinal disponibilizou médicos nas especialidades de clinico geral, nutricionista, terapeuta , psicólogo e enfermeiros, que realizaram consultas, verificação de pressão arterial e palestras educativas.

Ainda de acordo com Paiva, um novo lugar esta sendo disponibilizado para que s idosos tenham seu momento de lazer, e dentro em breve será inaugurado a Academia Central de Dança que dará todo o suporte à classe.
 

SEMED: Programa "Mais Educação" Capacita Coordenadores

 
 
A Prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou na tarde desta quinta-feira (13) o curso de formação para os coordenadores do programa “Mais Educação”. O objetivo é preparar os funcionários para atuar no programa, oferecendo um atendimento de qualidade aos alunos.

O curso que foi ministrado pela professora Arlete Leão, reuniu dezenas de pedagogos da zona rural e urbana. O “Mais Educação” é um programa criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007 do governo federal, que aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas nas áreas de acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, prevenção e promoção da saúde, comunicação, educação cientifica e econômica.
 
 

O programa se trata da ampliação da jornada escolar. O aluno passa quatro horas na escola e agora ficará três horas a mais, fazendo as atividades nos mais diversos segmentos, como dança, esporte, cinema, teatro e etc.”- disse Arlete.
O programa é auto-financiado e já funciona no estado desde 2010, no Brasil existem mais 30 mil escolas habilitadas. Em chapadinha 40 escolas foram contempladas, e serão capacitadas ainda este mês, de conforme a indicação do MEC.

Ainda de acordo com Arlete, a diretriz do programa indica que o aluno passe 7 horas consecutivas na escola, mas em Chapadinha haverá um período de adaptação. “Por enquanto ele vai para casa e depois retorna para a escola, até que haja a adaptação. O “Mais Educação” tem a duração de 10 meses, sendo renovado ao final do período em questão“- finalizou.
 

Coordenação do Laboratório e Técnicos Definem Ações de Trabalho

Ascom/PMC
 
Técnicos dos hospitais Benu Mendes e do Hospital Antonio Pontes de Aguiar (HAPA) reuniram-se na tarde da última quarta-feira (13), com o coordenador Tito Neto Dantas (foto), para estabelecer estratégias de trabalho, escala de trabalho e também para definir o transporte do material recolhido que deve passar por análise no laboratório municipal.

Oito profissionais desempenham a função que exige cuidado e atenção para o recolhimento e manuseio das amostras para realização de exames médicos.

De acordo com o coordenador do laboratório com todo o cronograma de trabalho estabelecido fica mais fácil organizar o atendimento e agilizar os resultados dos exames.

Estamos organizando as escalas e definindo metas para atendermos a um maior número de solicitações possível. A responsabilidade com o manuseio das amostras para análises é muito grande, e por isso precisamos está preparados para tal função”, concluiu o coordenador.

Entre as atribuições do técnico em Laboratório de Análises Clínica estão:

- Coletar o material biológico empregando técnicas e instrumentações adequadas para testes e exames de Laboratório de Análises Clínicas;

 - Proceder ao registro, identificação, separação, distribuição, acondicionamento, conservação, transporte e descarte de amostra ou de material biológico;

 - Preparar as amostras do material biológico para a realização dos exames.

 

A Junta de Serviço Militar (JSM) em Chapadinha Inicia o Alistamento Militar na Próxima Segunda-Feira (18 )

 
Ascom/PMC

A Junta de Serviço Militar (JSM) em Chapadinha, que fica localizada na sede da Prefeitura, iniciará o alistamento militar na próxima segunda-feira (18). O atendimento será feito das oito da manhã ao meio dia.
 
De acordo com o responsável pelo setor, Geordane Castelo Branco (foto), a demora se deu pela necessidade de uma capacitação dos servidores exigida pelo Exército Militar. Ainda de acordo com Geordane, após a capacitação o departamento esperava a liberação de uma senha para que o serviço fosse realizado.

O único impedimento para a realização do alistamento era o fornecimento da senha para termos acesso ao cadastro. A partir de segunda-feira, já estaremos realizando o alistamento militar”, afirmou Geordano Castelo Branco.

Documentação necessária para o alistamento:

- 2 fotos 3x4 (recentes)
- Certidão de nascimento (original)
- Xerox da carteira de identidade
- Certidão de casamento (caso seja casado)
- Pagamento da taxa (R$ 2,40) e multa
- Comprovante de endereço
- CPF
- Atestado médico (para deficientes físico ou mental)
 

OBS:
As fotos devem ser recentes com fundo branco, sem cabelo pintado, sem brincos, sem colar, sem barba ou bigode.

Caso o cidadão não tenha carteira de identidade ou CPF, trazer certidão de nascimento e a xerox.
 

MATA ROMA: Prefeitura Realizará Mutirão da Visão

A Secretaria Municipal de Saúde - de Mata Roma, avisa a população em geral que entre os dias 18 a 22 de Março, acontecerá o primeiro mutirão da visão naquele município.

Na oportunidade serão realizados os seguintes serviços totalmente GRÁTIS: consultas de vistas, cirurgias de catarata e entrega de armações de óculos. Participe deste grande acontecimento em prol de sua visão.

O mutirão será realizado durante todos os dias acima citado.

Local: Hospital de Mata Roma
Data 18 a 22 de Março
Hora: Das 8h às 17h
Realização: Secretaria Municipal de Saúde
Apoio: Prefeitura Municipal
 
 
Do Blog Mata Roma em Foco

CAMPEONATO MARANHENSE: Santa Quitéria Vence o Americano por 4 a 1 Mas Fica de Fora das Semifinais

Jogando no estádio Rodrigão, em partida válida pela oitava rodada do primeiro turno do Campeonato Maranhense, o Santa Quitéria não deu chances e goleou o Americano por 4 a 1, na tarde desta quinta-feira (14).
 
Zé Júnior foi o nome do jogo pela Raposa, marcando duas vezes, enquanto Genilson e Júnior Tatu anotaram os outros gols da equipe da casa. Glaydson descontou para o Americano.
 
A vitória manteve o Santa Quitéria na quinta posição, com 11 pontos ganhos. O Americano segue em último lugar, com apenas três pontos em sete jogos.
 
Na próxima rodada, que será realizada no domingo (17), o Americano volta a São Luís para encerrar sua participação no primeiro turno contra o Balsas, no estádio Nhozinho Santos. Já o Santa Quitéria, sem chances de classificação para as semifinais do primeiro turno, volta a campo apenas no dia 4 de abril, já pelo returno, contra o Maranhão Atlético.
 
 
Resultados da Rodada
 
Dia 14/3
Balsas 3 x 1 Cordino
São José 0 x 0 Imperatriz
Maranhão 2 x 3 Bacabal
Santa Quitéria 4 x 1 Americano
 
 
Classificação
1. Sampaio – 17 pts*
2. Maranhão – 14 pts*
3. Imperatriz – 13 pts (5 saldo)*
4. Bacabal – 13 pts (-2 saldo)*
5. Santa Quitéria – 11 pts
6. Balsas – 8 pts
7. Cordino – 4 pts
8. São José – 5 pts
9. Americano – 3 pts
 
*Equipes classificadas para as semifinais do 1º turno.
 
 
 

CHAPADINHA: Vigilância Sanitária Interdita Mais Uma Padaria e Aperta Fiscalização

Maquinário enferrujado
 
A Vigilancia Sanitaria interditou, nesta quinta-feira (14), uma padaria localizada na avenida Ataliba Vieira de Almeida. Esta foi a segunda, só esta semana. De acordo com a equipe, a interdição ocorreu devido a irregularidades no estabelecimento, como:
 
- Estabelecimento funcionando sem Alvará Sanitário;

- Manipuladores trabalhando sem Carteira de Saúde e EPI (Equipamento de Proteção Individual);

- Piso irregular;

- Paredes com revestimentos irregulares;

- Maquinários e utensílios danificados e enferrujados;

- Sujidade e falta de higiene.


Segundo agentes da Vigilância Sanitária, ao ser feito a inspeção na primeira interditada (localizada no Centro da cidade) na manhã da última quarta-feira (13), até insetos foram encontrados nos setores de produção.

 
Sujidade e falta de higiene
 
A reabertura dos estabelecimentos só poderá ser feita após aprovação da Vigilância Sanitária em outra vistoria. O órgão ainda aconselha aos consumidores que fiquem atentos às condições de segurança dos estabelecimentos e que denunciem irregularidades. Em Chapadinha, as denúncias podem ser feitas no Departamento da Vigilância Sanitária - no prédio da Secretaria Municipal de Saúde.


 
 
 
 
 
 
 

quinta-feira, 14 de março de 2013

Charles Bacellar Solicita ao IBGE Doação de Equipamentos Eletronicos



Secretário de Saúde, Charles Bacellar
Secretário de Saúde, Charles Bacellar
Do Chapadinha Blog
 
O secretário municipal de Saúde, Charles Bacellar, esteve na última terça-feira (12) na Unidade Regional do IBGE Maranhão, solicitando ao órgão, a doação dos PDAS (espécie de smartphone) usados no Censo, para serem usados pelo Programa de Agentes Comunitários de Saúde de Chapadinha.

Com a utilização deste equipamento, o atendimento nesta área daria um grande salto de qualidade.
 

Prefeitura e Embrapa Assinam Termo de Cooperação

 
A Prefeitura de Chapadinha e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) assinaram termo de cooperação que vai viabilizar programas no âmbito da agricultura, pecuária, silvicultura e afins.
 
O termo de cooperação foi assinado na tarde desta quarta-feira (13), no gabinete da prefeitura, pela prefeita Ducilene Belezinha, e o Chefe Geral da Embrapa Cocais, Valdemício Sousa. O secretário municipal de Agricultura, Carlos Borromeu também esteve presente.

A parceria entre as instituições vai dinamizar a economia da zona rural e fortalecer o setor produtivo, como a caprinocultura, que faz parte da vocação do município.

O acordo técnico não envolve recursos financeiros. No entanto com a assinatura e parceria formalizadas, o município passa a ser agraciado com a execução de vários projetos.
 

VARGEM GRANDE: Homem é Preso Acusado de Roubar Caminhão em São Luís

As policias Civil e Militar de Vargem Grande, prenderam na madrugada desta quarta-feira (13), o motorista Kaízio Micaésio, natural de Mossoró, Rio Grande do Norte.
Ele é acusado de ter furtado um caminhão em São Luís. O veiculo estava escondido no Povoado Casa Branca.
No momento da prisão, Kaízio, estava dormindo com sua esposa e dois filhos pequenos em uma Pousada no Centro da Cidade.
Kaízio deve ser transferido para delegacia de Furtos e Roubos na capital, São Luís.
 
Com informações do Difusora Agora/Davi Monteiro.
 

Duas Pessoas são Presas em Vargem Grande

Uma ação integrada de investigadores lotados na delegacia de Vargem Grande e militares da 8ª Companhia Independente da Policia Militar resultou em dois flagrantes naquele município, na noite de quarta-feira (13). Isael Rodrigues da Silva, de 24 anos, foi preso por envolvimento com o tráfico de drogas, posse ilegal de arma e uso de moeda falsa. Em outra ação, Cassio Micaézio Vieira, 27, também foi preso após furtar um caminhão na BR-135, em São Luís.
 
De acordo com o delegado Jalingson Alan Freire (foto), titular da cidade de Vargem Grande, diversas denúncias apontavam que Isael Rodrigues era o responsável pela distribuição de drogas na região central da cidade.
Para fazer esse transporte, ele utilizava o próprio mototaxi em que trabalhava. Para despistar a polícia, a entrega da droga era sempre feita em pequenas quantidades”, detalhou o delegado.
Após a prisão, as equipes policiais se deslocaram até a residência de Isael. No local, durante uma revista, foram encontrados um revólver calibre 32, com quatro munições intactas e duas deflagradas; uma pequena quantidade de crack e, ainda, a quantia de R$ 535 em notas pequenas e ainda uma nota de R$ 100 falsas.
O material foi encaminhado para o Instituto de Criminalística do Maranhão (Icrim). Após a autuação, Isael foi conduzido para a Penitenciária de Pedrinhas, em São Luis.
 
Assaltante
Os policiais também prenderam na tarde de quarta (13), Cássio Micaézio, após furtar um caminhão Volvo, com placas de Goiás. Segundo a polícia, o furto ocorreu na noite da última segunda-feira (11) quando se encontrava estacionado no Posto Bacanga, na BR-135, em São Luís.
De acordo com o delegado Jalingson Freire, após informações de que havia um caminhão com as mesmas características nas proximidades da BR-222, já na circunscrição de Vargem Grande, os policiais iniciaram diligências pela região a fim de comprovar se era o mesmo veículo roubado em São Luís.
Cássio Micaézio foi detido em hotel, localizado no centro da cidade. Já o caminhão, foi encontrado escondido dentro de um matagal em Vargem Grande.
No distrito policial, Cássio Micaézio foi autuado por furto qualificado. Segundo o delegado, ele foi encaminhado para São Luís e o inquérito policial para a Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV).
 
 
 

TUTÓIA: Jovem Sofre Fratura ao Ser Atropelada Por Moto

 
Uma moto de condutor desconhecido atropelou por volta das 17h desta quarta-feira (13), no bairro Barragem, em Tutóia-MA, a jovem Poliana Xavier Silva, 26 anos, residente a rua Capitão Demétrio, nº 8, em Tutóia, município distante 206 km de Chapadinha.
 
A vítima sofreu fratura no tornozelo direito e após ser avaliada no Hospital Municipal Lucas Veras, de Tutóia foi transferida em uma ambulância para o Pronto Socorro Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba-PI.
 
 
 

CAMPEONATO MARANHENSE: Santa Quitéria "Briga" por Vaga no G4


emerson_mateus_santa_quiteriaO Santa Quitéria teve um inicio ruim no Campeonato Maranhense. O time não havia vencido até a quinta rodada da competição e dentro da crise, chegou inclusive a anunciar a saída do treinador Émerson Matheus.
 
No entanto, a direção do clube repensou a atitude e manteve o técnico no comando do time. O resultado apareceu bem mais rápido do que se esperava.
 
Foram três partidas sem derrota. Um empate contra o líder Sampaio e duas vitórias contra Cordino e Balsas, este último fora de casa.
 
Com os últimos resultados, o Santa Quitéria saiu de um dos favoritos ao rebaixamento para uma das equipes postulantes a uma vaga nas semifinais do primeiro turno do Estadual.
 
Émerson Mateus, técnico do time, se mostra bastante contente com a nova fase. Segundo ele, o baixo nível apresentado no inicio da competição ocorreu por uma série de motivos.
 
- Sabíamos de nossa capacidade. Mas tivemos diversos problemas aqui. A própria estrutura você tem um jogador machucado e não tem ninguém para auxiliar nessa situação. Fizemos jogos fora de forma consecutiva, viajamos muito nesse começo do Estadual. Enfim, mas nos recuperamos e chegamos nesse último jogo nosso com chances de classificação – disse.
 
O Santa Quitéria ocupa a quinta colocação do Campeonato Maranhense dois a menos que o quarto colocado, Bacabal. Com um jogo a menos a fazer em relação ao seu adversário por uma vaga, o Santinha precisa vencer sua única partida restante contra o Americano-MA, em casa, e torcer para em que seus dois duelos o BEC some no máximo um ponto.
 
 
Por Afonso Diniz
GloboEsporte/MA
 

SANTA INÊS: Policia Civil Prende Bando que Promoveu "Terror" na Casa do Blogueiro Daniel Aguiar

Samuel Henrique de Jesus Costa, José Araújo Rodrigues, mais conhecido por “Eduardo ou Balão” e Francislei Silva de Souza, vulgo “Teté”
 
 
Uma das vítima da quadrilha foi o jornalista e blogueiro Daniel Aguiar. A casa dele localizada na Vila Marcony, foi arrombada na madrugada de segunda-feira, 11. Segundo Daniel o crime aconteceu por volta das 2h da madrugada quando ele estava assistindo televisão na sala e a esposa e filha dormiam no quarto. Com um pé de cabra, dois bandidos abriram o portão de alumínio, a porta da casa que dá acesso ao quarto e abordaram a mulher de Daniel.
 
Eles ameaçaram minha esposa afirmando que se ela falasse algo, atiraria na criança. Eu estava na sala com a TV ligada e não escutei nenhuma movimentação”, disse Daniel.
 
Os bandidos levaram da casa do jornalista documentos, uma quantia em dinheiro, perfumes, ouros, vídeo game, jogos, aparelho eletrônico, entre outros.
 
Após o roubo, eles se evadiram do local, momento em que a mulher avisou ao marido. As vitimas prestaram queixa na Delegacia Regional, e depois de investigações e reconhecimento de um dos objetos resgatados, a Polícia Civil conseguiu prender na tarde de terça-feira, 12, Samuel Henrique de Jesus Costa e José Araújo Rodrigues, mais conhecido por “Eduardo ou Balão”, ambos moradores da Vila Conceição.
 
O terceiro elemento Francislei Silva de Souza, vulgo “Teté”, foi preso no final do dia de ontem, quarta-feira. A polícia fez campana na residência do suspeito e o prendeu quando este chegava em uma moto. Com ele foi apreendido o revolver calibre 32, usado no assalto, três munições intactas e porta documentos da vítima.
 
De acordo com o Delegado Regional Valter Costa, os suspeitos foram reconhecidos pelas vítimas. “Foi uma investigação acirrada contra esses elementos que andam cometendo atos ilícitos, e não vamos parar de agir contra esses criminosos”, disse Valter Costa.
 
Consta nos autos da Polícia Civil que José Araújo Rodrigues, mais conhecido por “Eduardo ou Balão”, já foi preso duas vezes, no ano 2006 por formação de quadrilha e em 2008 por roubo.
 
 
Mais vitimas:

Essa talvez não tenha sido a primeira vez que esses elementos invadem residências e ameaça vítimas. A polícia ainda investiga se a quadrilha é a mesma que invadiu na madrugada do dia 04, uma residência localizada no Bairro Sabbak e levando dali vários pertences e até um carro, depois de “tocar” o maior terror em suas vítimas.
 
Segundo informações do delegado do 2° DP, Marconi Matos, a quadrilha arrombou o portão de alumínio da casa usando também um pé de cabra, em seguida conseguiu arrombar a porta da frente e por fim, invadiu o quarto onde duas vítimas se encontravam dormindo.
 
As vítimas foram amarradas e ameaçadas todo o tempo. Os bandidos estavam encapuzados e levaram uma TV de LCD, uma quantia de mais de dois mil reais, celulares, roupas, notebook e um carro modelo Onix, novo.
 

DMT Define Data para Início da Segunda Etapa da Campanha Educativa

 
 
O Departamento Municipal de Trânsito em reunião com a comissão organizadora da campanha educativa para o trânsito definiram a data para a segunda etapa dos trabalhos. De acordo com o diretor do DMT, Francisco Nascimento Monteiro, ficou definido para o dia 12 de abril, a retomada das atividades.
Agora estamos trabalhando na elaboração das atividades a serem desenvolvidas, do calendário e também nos informativos para que toda a sociedade participe de maneira ativa nessa campanha, que tem como objetivo educar a população quanto às leis de trânsito”, disse o diretor do DMT.
 
Além da comissão organizadora, a prefeita Ducilene Belezinha também, esteve presente na reunião.
 
"Essa campanha é muito importante, pois por meio da educação acreditamos que poderemos reduzir o número de acidentes na cidade" disse a prefeita.

Para esta segunda etapa da campanha o slogan será “No trânsito você é responsável pela vida”. Os trabalhos se concentrarão, principalmente, nas escolas públicas e particulares que tenham ensino fundamental e médio. A campanha vai trabalhar com a conscientização e esclarecimentos quanto aos direitos e deveres de cada um no trânsito.

Queremos despertar, desde cedo, a consciência dos futuros motoristas, por meio da educação e com o apoio da prefeitura podemos realizar nosso trabalho com tranquilidade” destacou o diretor do DMT.

Fazem parte da comissão: professores Raimundo Martins (C.E. Dr. Paulo Ramos ), Zé Farias (C.E. Raimundo Araújo), Leonilia Gomes (C.E. Dr. Otávio Vieira Passos - "Bandeirante"), Armando Araújo (presidente do SINDCHAP), Fabiano (professor do Colégio "O Pequeno Príncipe"), Capitão Pachedo (Comandante da Guarda Municipal), Francisco Nascimento Monteiro (diretor do DMT), Luzifrance Sousa Araújo (secretário adjunto dos Transportes), Capitão Jovan (Polícia Militar ) e Armando ( Secretaria de Saúde ).
 
 
 
 

Escola Municipal Recebe Visita de Desembargador que Deu Nome à Escola

 
 
O magistrado Dr. Arthur Almada Lima Filho e a prefeita Ducilene Belezinha estiveram na última segunda-feira (11) visitando as dependências da escola que leva o nome do desembargador, a Unidade Integrada Dr. Almada Lima Filho, em Chapadinha.

Dr. Almada foi recepcionado com alegria por alunos e funcionários, já acostumados à visita do ilustre amigo na escola. “Não sei nem expressar o sentimento, sacode muito meu coração e minhas lembranças. Começamos com a escola 'Pés Descalços' com crianças que não podiam estudar porque não tinham condições, começamos com o sonho de não deixar nenhuma escola fora do colégio” - disse ele, emocionado”.
 

A prefeita Belezinha falou da importância de Dr. Almada Lima na formação dos alunos, e como ele vem acompanhando os trabalhos, mesmo quando não pode estar presente. “Dr. Almada é um grande incentivador da educação e da cultura. A escola já foi agraciada com livros, flautas e outros instrumentos, doados por ele. Inclusive a fanfarra da escola é um presente dele. É uma enorme satisfação tê-lo em Chapadinha, desejamos que ele venha mais vezes”- declarou.

Originalmente com o nome de Eugenio Barros Lima, a escola passou a se chamar Dr Almada Lima na gestão do ex-prefeito Joe Ribamar Sila (Zezico Silva), na década de 70. Com 42 anos de existência hoje ela conta de cerca de mil alunos, divididos entre os turnos matutino e vespertinos.
 

População é Recebida no Gabinete da Prefeitura

 
 
Uma das funções do gabinete da prefeitura é ser um elo entre o chefe do Executivo, a comunidade e os demais segmentos da sociedade. O atendimento ao público é um importante canal de comunicação criado para que o chefe do Executivo possa ouvir a população. O objetivo é manter um contato direto com os moradores para saber quais são os anseios e ao mesmo tempo fazer com que tenham uma participação mais efetiva com o governo.

E tem sido assim a realidade do gabinete da prefeitura de Chapadinha que realiza atendimentos a população.
Dona Ester Aguiar Nascimento mora no bairro Reconto dos pássaros, em Chapadinha e procurou atendimento na manhã desta quinta-feira ( 14 ), para tratar de um problema de saúde do filho de 9 anos. Ela conta que foi recebida no gabinete e já saiu orientada quanto aos procedimentos para dá continuidade ao tratamento de saúde do pequeno Paulo Henrique.
 
 
 
Ele foi atingido por uma pedra no olho no final do ano passado e precisa de tratamento para não perder a visão. Fui atendida pela prefeita que conversou comigo e explicou quais as providências que devo tomar para viajar para São Luís”, disse a dona de casa.

Outra moradora que também foi atendida foi a dona Raimunda Nonata Correia de Sousa, ela também precisou de orientações quanto aos procedimentos de uma viagem a tratamento em São Luís para realizações de exames médicos. Satisfeita, após o atendimento no gabinete, ela agora vai providenciar a viagem para a capital.
 
 
 
Foi muito bom o atendimento. Gostei de conversar com a prefeita e agora estou certa de que poderei continuar meu tratamento sem problema algum”, disse a dona de casa.

Conversar com a população e buscar soluções para questões da comunidade tem sido uma prática constante no governo municipal.

As atribuições são muitas, mas nosso povo precisa ser ouvido! E juntos precisamos buscar soluções para os problemas”, disse a prefeita Ducilene Belezinha.
 
 
 
 
 

AFONSO CUNHA: Prefeito Leane e Roseana Assinam Ordem de Serviço para Asfaltamento da Estrada que Liga o Município à Coelho Neto

Leane assina ordem de serviço sendo observado pelo Secretário Luis Fernando
e pela governadora Roseana Sarney
 
Governo beneficiará 17 municípios com pavimentação de estradas

Entre uma das estradas que serão beneficiadas está a MA-123 que liga Afonso Cunha à Coelho Neto.
 
A governadora Roseana Sarney assinou, na manhã desta quarta-feira (13), no Palácio dos Leões, ordens de serviços para pavimentação de nove MA's que interligarão municípios maranhenses.
 
O investimento da ordem de R$ 600 milhões no asfaltamento das rodovias beneficiará 17 municípios e mais de R$ 3 milhões de pessoas em todo o estado. Segundo o Secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, serão 554 km a mais de estradas pavimentadas no Maranhão, um incremento de 10% na malha viária.

O secretário de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, disse que será dado um prazo de 60 dias para apresentação de projetos, para assim ser iniciado o processo de licitação das obras. O secretário falou também sobre a responsabilidade do governo na realização das obras.

Participaram da solenidade, prefeitos, vice-prefeitos, presidentes de câmaras municipais, deputados estaduais e federais, secretários de Estado e lideranças dos municípios beneficiados.

Municípios beneficiados:

- MA-123 Coelho Neto - Afonso Cunha
- MA-138 São Pedro dos Crentes – Fortaleza dos Nogueiras
- MA-272 Barra do Corda - Fernando Falcão
- MA-278 Barão de Grajaú – São Francisco do Maranhão
- MA-282 Lagoa do Mato - Gavião
- MA-307 Presidente Médici - Centro do Guilherme
- MA-318 Bom Jardim - São João do Caru
- MA-320 Santo Amaro - Primeira Cruz
- MA-320 Entroncamento Br 402 - Santo Amaro
- MA-334 Riachão - Feira Nova
 
 

CHAPADINHA: Sebrae Reúne Parceiros para Projeto de Desenvolvimento do Baixo Parnaíba

Na manhã do último dia  05, o Gerente Regional do Sebrae em Chapadinha, Diógenes Júnior (foto), esteve reunido com os representantes da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Chapadinha (CDL), da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio do Maranhão (Sedinc) e Banco do Nordeste (BNB), a fim de elaborar o projeto sobre o seminário do desenvolvimento da região do Baixo Parnaíba.
 
Segundo os organizadores, o objetivo do seminário será discutir as potencialidades econômicas região, buscando otimizar os esforços das instituições que atuam no Baixo Parnaíba, além de estudar soluções para atrair novos investimentos para os municípios da área.
 
A reunião foi voltada para congregar micro e pequenos empresários, dos municípios que compõem a região, devido à importância já identificada dos pequenos negócios para o desenvolvimento do Baixo Parnaíba”, comentou Diógenes.

 
Allan Monteles - Pres. CDL/Chapadinha
 
O evento acontecerá junho, em data a ser definida, e de acordo com a organização, todo o material promocional do seminário – como pastas, canetas e souvenirs – será confeccionado utilizando produtos do artesanato local, para valorizar a cultura e os produtores que atuam regionalmente.

Dentre as estratégias de divulgação do evento, definiu-se a criação de um site através do qual as empresas e demais interessados poderão realizar suas inscrições e ter acesso a outras informações do seminário.
 

Lidiane ReinaldoUnidade de Marketing e Comunicação
Regional do SEBRAE em Chapadinha - Ma
Contatos: (98) 9152 8936
Sebrae – Chapadinha – MA (98) 3471-0741

 
 

Chapadinha Vai Ficar sem Água?


Represa Itamacaoca: volume de água reduziu em 4 metros
 

Por: Ivandro Coelho - Blog Café Pequeno

Essa é uma preocupação de boa parte da população chapadinhense, que já está sofrendo os efeitos do racionamento implementado pela Caema desde o dia 20 de fevereiro. Em muitas casas, a água não sobe para os reservatórios durante a noite, e as pessoas são obrigadas a buscar outras formas de abastecimento.


O motivo do racionamento foi a redução do nível de água armazenada na represa Itamacaoca, provocado pela escassez de chuvas na região nos últimos anos. Sem a água das chuvas, as nascentes que fornecem vazão para a barragem ficaram sem recarga e sobrecarregadas, o que obrigou os técnicos da Caema a alterar o regime de operação do sistema através de paradas diárias das 23h às 4h30min, além da redução da vazão aduzida de 250 mil para 200 mil litros de água por hora. Isso garante um descanso de 5 horas e meia para a represa e uma economia de aproximadamente 1.100.000 litros de água diariamente.

Mesmo com essa medida emergencial, a situação do abastecimento em Chapadinha ainda é complicada, a ponto de os técnicos não se arriscarem a afirmar com segurança se o município vai ou não ficar sem água nos próximos meses. “Não posso dizer que não vai ter colapso no sistema de abastecimento de água de Chapadinha. Depende muito se vai chover, se vamos ter boa recarga de nascentes, etc.”, declarou o gerente da Caema, Roberval Soares Lima.

Projeto – Em 2011, a Caema elaborou um projeto de ampliação do sistema de abastecimento de água de Chapadinha. Em julho de 2012, o governo federal, via Ministério das Cidades, aprovou a liberação de recursos do Orçamento Geral da União e do Programa de Aceleração do Crescimento para a realização da obra, que custará mais de R$ 26 milhões aos cofres públicos. No Maranhão, somente três municípios – Tutóia, Pinheiro e Chapadinha – foram beneficiados com obras dessa natureza. A iniciativa é necessária porque o sistema atual não atende mais à demanda. A última intervenção no sistema de abastecimento foi realizada em 1982, com uma projeção para apenas dez anos. De lá para cá, a população aumentou. Conseqüentemente, o consumo também cresceu.

O projeto já foi aprovado pela Caixa Econômica Federal e prevê, entre outras medidas, o aumento (ou elevação) da represa Itamacaoca, a construção de uma nova estação de tratamento na área da barragem e a ampliação da rede de distribuição para bairros como Vila Isamara, Cohab, Recanto dos Pássaros, Mutirão e Boa Vista. Esses bairros são abastecidos apenas por poços e chafarizes operados pela prefeitura municipal. Segundo Roberval, a água dessas fontes é jogada diretamente na rede, sem nenhum tratamento ou controle. “O objetivo do projeto é aumentar e equilibrar a distribuição de água, atendendo aos bairros que ainda não foram contemplados pelo sistema de abastecimento”, explicou o diretor da Caema.

Estudo – Além da ampliação da represa, o projeto também prevê a perfuração de quatro poços com profundidade de 400 metros. Isso possibilitará um incremento no volume de água atualmente aduzido e distribuído apenas pela represa. Para isso, técnicos da Coordenadoria de Hidrogeologia da Caema irão propor um estudo para o diagnóstico da formação geológica da região, por meio de um furo guia - estudo estatigráfico com o auxílio da geofísica - de 600 metros de profundidade. O objetivo é definir as camadas permeáveis possíveis de serem captadas. “Isso vai servir de orientação na perfuração dos poços com qualidade de água e vazão suficiente para atender a população”, afirmou o geólogo Guilherme, da Coordenadoria de Hidrogeologia da Caema.

De acordo com o gerente da Caema, em Chapadinha existem vários poços com profundidades variadas (80, 90, 100, 150 metros). Segundo ele, quando o poço é muito raso, apresenta baixa vazão; quando é muito profundo, a água não é boa para o consumo, ou seja, apresenta salinidade. O estudo do solo da região vai orientar os técnicos na perfuração de novos poços. Além da captação flutuante, também estão previstas a construção de reservatórios e redes de distribuição e ligações domiciliares. “Esse projeto vai melhorar consideravelmente o abastecimento de água em Chapadinha”, garantiu Roberval.
 
 
*Ivandro Coêlho, é professor e jornalista.
 
 

Arquivo do blog