WebNet

WebNet

segunda-feira, 11 de março de 2013

CHAPADINHA: Cursos de Qualificação Profissional Começaram a Funcionar na Agência do Sine

Cursos de qualificação profissional estão sendo oferecidos nas cidades de Bacabal, Chapadinha e São Luís, por meio de parceria.

Salas de aula começam a funcionar nas agências do Sine em municípios do MA
 
Começaram a funcionar nas agências do Sistema Nacional do Emprego (Sine) de Bacabal, Chapadinha e São Luís, quinta-feira (7), as três primeiras salas de aula para cursos de qualificação profissional oferecidos pelo Maranhão Profissional, uma parceria firmada entre a Secretaria de Trabalho e Economia Solidária (Setres) e o Centro de Capacitação Tecnológica do Maranhão (Cetecma), ligado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

De acordo com o secretário de Estado do Trabalho, José Antônio Heluy, a iniciativa surgiu da necessidade de aumentar a oferta de cursos de capacitação profissional para diversos municípios maranhenses, especialmente os que ainda não contam com a presença do Cetecma.

“A inauguração dessas três primeiras salas traduz a parceria entre as secretarias de estado, o que evidencia ações que advêm do esforço conjunto do Governo do Estado em levar aos cidadãos maranhenses o que é necessário para que o Maranhão possa se desenvolver e oferecer oportunidade a todos que aqui vivem”, afirmou Heluy.

Também na quinta-feira aconteceu a aula inaugural dos cursos do primeiro trimestre de 2013 do Cetecma. A solenidade aconteceu em Timon, contando com a participação da governadora Roseana Sarney e dos secretários Luis Fernando (Infraestrutura), Hildo Rocha (Cidades), Rosane Guerra (Ciência e Tecnologia) e Aluisio Mendes (Segurança). A aula foi retransmitida simultaneamente para os 11 polos de educação a distância mantidos pelo Cetecma e mais as três salas de aula das agências do Sine de Bacabal, Chapadinha e São Luís.

Em Bacabal, a aula inaugural foi acompanhada, via satélite, pelo secretário José Antônio Heluy (Trabalho), pelo prefeito José Alberto Veloso e pelo deputado estadual Roberto Costa. De Chapadinha, a transmissão foi assistida pelo coordenador Executivo do Maranhão Profissional, Fernando Lima, pela prefeita Dulcilene Belezinha e o secretário municipal de Trabalho, Zezinho Lima. Em São Luís, a coordenadora da parceria Setres/Cetecma, Elizabeth Azevedo, acompanhou os trabalhos.

José Antônio Heluy destaca que a implantação das salas de aulas – uma parceria Setres/Cetecma - atende a uma parcela da juventude que estava desassistida pelo programa de estágio Viva Meu Primeiro Emprego. “O principal critério para incluir os municípios no programa é que haja oferta de cursos de qualificação profissional para os jovens da cidade”, esclarece. “Essa aula inaugural é a porta de entrada dos jovens de Bacabal e de Chapadinha no programa”, acrescentou.

Revitalização – O incremento das ações das agências do Sine nos municípios maranhenses atende a uma proposta de revitalização do serviço, que está ampliando o leque de atuação da Setres no interior do estado.

O novo modelo, a partir da revitalização, inclui a implementação de uma sala exclusiva para a oferta de cursos de qualificação do programa Maranhão Profissional oferecidos pelo Cetecma, buscando consolidar a fórmula qualificação profissional-encaminhamento para o mercado, que se mostra a maneira mais eficiente para o crescimento dos índices de emprego formal.

“Ter um trabalhador qualificado, mas sem meios de ser encaminhado ao mercado é o mesmo que ter um trabalhador que vai ter dificuldades de colocação porque não tem qualificação. Uma ação complementa a outra”, analisou o secretário de Trabalho.

Carteiras

Além da qualificação profissional, as agências do Sine passarão a emitir carteiras de trabalho eletrônica. Em São Luís, a emissão começou em fevereiro. Em Bacabeira, será iniciada amanhã. Imperatriz, Codó, Balsas e as outras 11 cidades que possuem agência do Sine serão beneficiadas com a oferta do serviço. Em Itapecuru-Mirim, onde o Sine está em fase de instalação, já está garantida a emissão da CTPS eletrônica.
 
 
 

Arquivo do blog