Dra. Maryane Veras

Dra. Maryane Veras

INTERNET DE QUALIDADE É COM A...

INTERNET DE QUALIDADE É COM A...

Hortifruti Fernandes

Hortifruti Fernandes
Travessa 15 de Novembro - Centro (ao lado da extinta Escola Amélia Almeida / Semáforo)

Star Drinks

Star Drinks

Posto Ipiranga / Chapadinha

Posto Ipiranga / Chapadinha

sábado, 28 de janeiro de 2017

Detran Faz Ultima Etapa do Projeto “Férias em Trânsito” na Região de Chapadinha


Última etapa do Projeto “Férias em Trânsito” que foi realizada na região de Chapadinha. (Fotos: Divulgação).



O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) chegou na última etapa do Projeto “Férias em Trânsito”, com ações na região de Chapadinha. As atividades estão sendo realizada pela Coordenação de Educação para o Trânsito, Companhia Rodoviária Militar Independente (CPRV-Ind.) e 6ª Circunscrição Regional de Trânsito de Chapadinha.


As ações aconteceram, na quinta-feira (26), pela manhã, na cidade de Buriti de Inácia Vaz, e em Chapadinha, durante a tarde e noite. As barreiras foram montadas pela Polícia Militar do Maranhão (PMMA) para a verificação dos itens de segurança dos veículos e documentação. Condutores e passageiros foram alvo das abordagens educativas, que tiveram com objetivo conscientizar sobre a importância de respeitar as normas de segurança no trânsito.

Última etapa do Projeto “Férias em Trânsito” que 
foi realizada na região de Chapadinha.

A equipe de educação para o trânsito distribuiu material educativo, destacando dez dicas de segurança para garantir uma viagem segura. De acordo com o chefe de Divisão de Orientação de Trânsito, Gilmárcio Chaves, a ação foi muito produtiva, com mais de 350 pessoas recebendo material nos dois municípios. “Nós não viemos fazer panfletagem, mas conversar com os condutores e orientar quanto ao uso correto e obrigatório dos itens de segurança. O resultado foi muito bom, pois acreditamos que com diálogo e sensibilização vamos conseguir mudar a postura de alguns condutores que ainda insistem em não obedecer às leis de trânsito”.

Equipe participante da última etapa do Projeto “Férias em Trânsito”.

O trabalho de fiscalização foi conduzido pelo comandante da CPRV Ind., major Wallace Amorim, com apoio da Polícia Militar dos municípios. Ele destacou que as ações, também, tem resultado positivo na redução da criminalidade. “Além das retenções dos veículos, por falta de documentação obrigatória, identificamos uma moto com registro de roubo em nosso sistema. Tomamos todas as providências no local e o condutor, que foi pego com o veículo, terá que se explicar à justiça”, disse o comandante.



Em Buriti de Inácia Vaz, foi flagrada uma moto com registro de furto/roubo e apreendidos 37 veículos. Já em Chapadinha, um total de 46 veículos foi removido durante a operação.


Publicidade



Curso Online Capacita Profissionais de Segurança (Policiais, GCMs, etc)

Ministério da Justiça oferece 23 modalidades de aulas gratuitas para policiais e bombeiros.
A ficha de inscrição online estará disponível a partir de 1º de fevereiro.


Na próxima quinta-feira (1º.Fev.), o Ministério da Justiça abre inscrições para 23 cursos online voltados para profissionais de segurança pública. O prazo para se matricular nas aulas pela página Rede Nacional de Educação a Distância da Secretaria Nacional de Segurança Pública vai até 10 de fevereiro.

A capacitação é gratuita e o curso é exclusivo para integrantes de polícias civis, polícias militares, corpo de bombeiros militares, órgãos de perícia criminal, guardas municipais, Polícia Rodoviária Federal e sistemas penitenciários de todo o país. Ao todo, serão oferecidas 11.844 vagas.

A Rede EaD Senasp viabiliza o acesso gratuito à educação continuada, integrada e qualificada para os profissionais de segurança pública, independentemente das limitações geográficas e temporais, sempre considerando as peculiaridades institucionais existentes.

O acesso ao conteúdo ajuda no aperfeiçoamento do serviço prestado à população. As aulas deste 39º ciclo de capacitação da Rede EAD Senasp ocorrerão no período de 10 março a 14 de abril de 2017 para as capacitações com carga horária de 40 horas. Os cursos com 60 horas vão começar na mesma data, mas terminam no dia 16 de abril.

As matrículas serão homologadas após comprovação do vínculo funcional junto às instituições dos profissionais. Cada aluno neste ciclo poderá se inscrever em um curso. Para tirar dúvidas o candidato pode entrar em contatocom o tutor master do seu estado ou do município ou enviar e-mail para ead.senasp@mj.gov.br.

A ficha de inscrição online estará disponível a partir de 1º de fevereiro.


Publicidade



ARAIOSES - Corpos de Pai e Filho que Estavam Desaparecidos Foram Encontrados

Os dois teriam sido cruelmente assassinados por bandidos da região.


Os corpos de José de Arimateia, conhecido por "Naura", e de seu pai, que estavam desaparecidos desde a noite de sábado (22) para domingo, foram encontrados na tarde desta sexta-feira (27), no fundo do quintal da casa que eles moravam, por moradores do povoado Capitão, distante 10 km de Araioses/MA.

Cova onde foram encontrados os corpos

Os dois teriam sido cruelmente assassinados por bandidos da região, que depois levaram dinheiro, geladeira, fogão, entre outros pertences.

O clima ficou tenso e a PRF esteve no local para evitar o linchamento dos assassinos.

"Naura" era uma pessoa muito conhecida e querida naquela cidade, pois estava sempre vendendo cascas vegetais para remédios caseiros. Falava bem de todos, estava sempre com um sorriso estampado no rosto e tinha um enorme carinho pelo pai. Os dois moravam no povoado Capitão, zona rural de Araioses/MA.


Há informações de que centenas de moradores revoltados com a barbárie destruiram a casa de um dos suspeitos e que já está próximo da casa de outro suspeito para destruir tudo também.

A PRF esteve no local para evitar o linchamento do assassino. O clima ficou tenso em Araioses.


Publicidade



Prefeitura de Anapurus Abre Licitação para Contratação de Empresas em Diferentes Áreas


A Prefeitura Municipal de Anapurus-MA, através de seu pregoeiro Luciano de Souza Gomes, torna público aos interessados que realizará às 8 horas (horário local) do dia 30 de Janeiro de 2017 (segunda-feira), na sala de reunião da Prefeitura Municipal de Anapurus (MA), na Av. João Francisco Monteles, nº 2001 - Centro, nesta cidade, Licitação na modalidade Pregão Presencial, tipo menor preço.

Confira abaixo, os setores que serão contratados:

01- Aquisição de combustíveis;

02- Fornecimento de material de expediente;

03- Fornecimento de material de limpeza;

04- Fornecimento de medicamentos, material hospitalar, material odontológico e laboratorial de interesse da Rede Municipal de Saúde de Anapurus;

05- Contratação de empresa para executar os serviços de coleta, transporte e disposição final de resíduos sólidos urbanos.

Segue abaixo, recortes do Diário Oficial:







Publicidade



sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

PASCOM - Noticiário da Paróquia de Nsa. Sra. Das Dores / Chapadinha-MA

As Irmãs Vivi e Fátima já se encontram no seu novo trabalho em Chapadinha. Estão morando na Comunidade de São Pedro, Bairro do Campo Velho. Ir. Vivi é responsável regional do Nordeste V pela PASTORAL DA AIDs. Ir. Fátima irá trabalhar mais com a Juventude. As duas estarão ao dispor para colaborar nas Comunidades.

PASCOM - Pastoral da Comunicação
*Com edição de Sousa Neto

01 - No dia 21 último (sábado), começou o Retiro Missionário junto com os missionários do interior, no RINCÃO e continua hoje domingo até ao meio dia. Ontem à noite foi instituído o ministério missionário, como garante e tarefaque: a MISSÃO CONTINÚA.

02 - Nesta sexta-feira, dia 27, terá Celebrações Missionárias em todas as Capelas para: avaliar a caminhada das SMP e planejar o tríduo da Celebração do Aniversário; O que entendemos por Missão? Que mudanças aconteceram em nossas vidas e da Comunidade? Nossos compromissos como vão? O que iremos fazer agora que “A Missão continua?” - (Foi distribuído um roteiro de celebração para as comunidades pelo COMIPA).

A comunidade de São Francisco - do Bairro da Cruz, encerrou no dia 20 (sexta), o festejo de São Sebastião, como o 2º padroeiro do Bairro. A nova igreja em honra a São Francisco vai com muita coragem e avançando (foto acima).

03 - Neste sábado, dia 28 = 5h - Oração nas Capelas e na Matriz: Ofício divino das Comunidades; Café Comuntário; 8h - Visitas domiciliares, bênção das casas, e convite para a grande Celebração e Caminhada Missionária (que acontece neste domingo, 29); À noite, às 19h30 - Celebração da Renovação das Promessas Batismais e Bênção da Água e Aspersão.


04 - Neste Domingo, dia 29 = 5h - Saída das Comunidades rumo à Matriz; 6h - Caminhada Missionária do Jubileu com três PARADAS: Na Praça da Bandeira; Na Caema; e na Praça da Bíblia, com duas Leituras e testemunhos durante a caminhada. Segue na Matriz a leitura do Evangelho e a Celebração da Eucarístia.


05 - Formação do DIZIMO nas Comunidades: Na capela de São Pedro, dia 03.Fev. (sexta), no horário das 19h; Também no dia 03, terá a reunião dos Colegiados, às 19h30.

06 - Na manhã da última segunda-feira (23) - excepcionalmente!, ocorreu a Reunião da Pastoral do Batismo, em vez do dia anterior (domingo, 22), por conta do Retiro do Jubileu das SMP.

No último dia 15 (Domingo), os grupos de Pastoral da Juventude - da zona rural e da cidade, tiveram uma reunião de formação e lazer no Rincão. Ficaram programados outros dias já para outros encontros mais abrangentes.

*Extraído do Blog da Paróquia de Nsa. Sra. das Dores / Chapadinha/MA



Publicidade



Tutoiense Datinha é o Maior Recordista do Troféu Mirante Esporte


De Tutóia, o maranhense Datinha - craque da Seleção 
Brasileira, tem seis troféus no beach soccer.


Paulo de Tarso Jr. - Do iMirante.com

Nas últimas seis edições do Troféu Mirante Esporte, um nome já virou figurinha carimbada: Luís Alberto Braga. Datinha, como é conhecido no meio esportivo, fala pouco, mas joga muita bola. Não à toa, que o atleta das seleções Maranhense e Brasileira de beach soccer, é praticamente imbatível na maior premiação esportiva do Maranhão. Pelo sexto ano consecutivo, Datinha foi o atleta mais votado do beach soccer e levou para casa mais um Troféu Mirante Esporte.

Datinha durante o Campeonato Maranhense de Beach Soccer 2016,
em etapa realizada em sua cidade natal Tutóia/MA.

Com a conquista desta edição, Datinha é agora, simplesmente, o maior vencedor do TM por modalidade ao lado de Jaynara Sousa de Macedo, que também já venceu a premiação em seis ocasiões no tênis de mesa. No entanto, o feito de Datinha é impressionante: são seis troféus consecutivos (2011, 2012, 2013, 2014, 2015 e 2016).

Além de dominar a premiação do beach soccer, Datinha contabiliza, ainda, dois troféus de Melhor Atleta/Júri Oficial (2012 e 2015). Somente ele, Felipe Cunha (natação) e a atual campeã Júlia Nina (natação) possuem duas vezes o prêmio mais importante do Troféu Mirante Esporte.

Apesar de ter sido eleito o melhor em sua modalidade, Datinha não pôde comparecer à solenidade por uma justa causa: o maranhense está com a Seleção Brasileira que se prepara para disputar uma vaga para o próximo mundial da modalidade.

O Troféu Mirante Esporte tem o patrocínio de Armazém Paraíba, Omega Energia e Cemar.


Publicidade



BLOCO LABAREEDA - Lançamento do Abadá 2017 Acontece no Dia 11 de Fevereiro


Conteúdo Publicitário

A organização do Bloco Labareeda definiu para o dia 11 de fevereiro o lançamento oficial do abadá do Bloco Labareeda "O Bloco do Open Bar", na associação Cangaia.

O evento contará com a participação de 04 modelos que irão apresentar aos foliões o abadá 2017 do bloco.

E para animar a galera, o som ficará por conta do Paredão BEM 10 e Originais do Forró, já em ritmo de carnaval na Associação Cangaia.

Ingressos

Ingressos promocionais ao preço de R$ 10.00 Reais.

Abadás já a venda

Os abadá para o carnaval 2017 já estão a venda no valor de R$ 40.00 reais, podendo ser dividido em duas parcelas de R$ 20.00 reais.

Open Bar

Ao adquirir seu abadá do Bloco Labareeda você terá direito a cerveja, refrigerante e água mineral GRÁTIS (Open Bar) no domingo de carnaval, dia que o bloco irá se concentrar em um local reservado onde somente os foliões do bloco terão acesso.

Local de vendas

- Telemensagem Loucura de Amor (frente ao Fórum de Chapadinha).

- Loja Joy Joy (Centro - ao lado do Chapadinhense Hotel).

- Se preferir ligue para o Disque Abadá = (98) 99121-1350.


Bloco Labareeda - "O Bloco do Open Bar"
04 Anos de Alegria e Diversão!


CHAPADINHA - 21ª Edição da Arca da Aliança - Retiro de Carnaval 2017, Acontece de 24 a 28/Fevereiro, no CAIC


PASCOM - Pastoral da Comunicação

A cada ano, mais e mais jovens rendem-se ao retiro de Carnaval, uma opção diferente com propósitos que vão muito além de apenas diversão. Assim como nas edições anteriores, a XXI Arca da Aliança - Retiro de Carnaval 2017, que será realizada de 24 a 28 de fevereiro, na escola CAIC (bairro Areal), terá muitos Cantos, Danças, Louvor, Adoração, Encenações, Confissões, Pregação, Missas e Oração, que levam moças e rapazes para mais perto de Deus.



E também tem a nossa Arquinha da Aliança, que foi lançada ano passado (2016) para as crianças de várias idades com uma programação especialmente para elas traga a criançada pra viver esse momento com Deus.

Arquinha da Aliança

Falta pouco, nosso retiro ta chegando, isso mesmo nosso por que o pedacinho do céu eh igual coração de mãe sempre cabe mais um. Venham experimenta o amor de Deus, venha beber da água da vida.


Então dia 24 Fevereiro, temos um encontro marcado e não fique de fora, porque se você não for só você irá perder!

Por isso, convidamos você a viver essa experiência com Deus.

Traga sua família parentes e amigos para viver esse momento maravilhoso com Deus.

Incrições:

- Apenas R$ 30,00 (Nas Secretarias das Paróquias).

Realização:

- Renovação Carismática Católica (RCC);
- Paróquia de Nsa. Sra. das Dores / Chapadinha-MA;
- Paróquia Cristo Rei / Chapadinha-MA.



Publicidade



Prefeito de Chapadinha, Magno Bacelar, Confirma Pagamento de Todo Funcionalismo na Próxima Terça (31)


O prefeito de Chapadinha, Magno Bacelar, usou sua página pessoal na rede social Facebook, para anunciar o pagamento de todo o funcionalismo público municipal na próxima terça-feira (31). Na mesma nota, voltou a confirmar o pagamento de todo os servidores no dia 20 de cada mês, a partir do mês de fevereiro.



Publicidade



Prefeito Magno Bacelar e Secretária Danúbia Carneiro Participam do "Encontro de Políticas Educacionais com Secretários Municipais de Educação"

O prefeito de Chapadinha, Magno Bacelar, e a secretária municipal de Educação, Danúbia Carneiro, irão participar do encontro, na capital São Luís.

Título Original - Governo se reunirá com prefeitos e secretários municipais de educação nesta sexta-feira (27).


O Governo do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), reunirá, nesta sexta-feira (27), secretários municipais de educação para alinhar metas educacionais e fortalecer o regime de colaboração com as redes municipais de educação, focando na qualidade do ensino e da aprendizagem.

O ‘Encontro de Políticas Educacionais com Secretários Municipais de Educação’ será realizado a partir das 8h30, no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís. Na oportunidade, o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, apresentará aos prefeitos toda a equipe da Seduc, como forma de estreitar as relações entre os diversos setores da secretaria e os municípios.

Felipe Camarão
A ideia é que, através do trabalho conjunto entre Governo do Estado e os municípios, a educação avance em todos os aspectos, com reflexos diretamente na sala de aula. O governador Flávio Dino compreende que só é possível mudar o cenário educacional do estado se houver efetivo regime de colaboração, no qual governo e prefeituras exerçam suas competências mutuamente com diálogo e parceria, assegurando a manutenção e o desenvolvimento do ensino de qualidade em seus diversos níveis, etapas e modalidades, de forma articulada, conforme preconiza o Plano Nacional de Educação (PNE)”, destacou Felipe Camarão.

Durante o encontro, que terá a parceria da União de Dirigentes Municipais de Educação (Undime-MA), serão discutidos temas como transporte escolar, Plano Nacional de Educação (PNE) e Plano Estadual de Educação (PEE), calendário escolar, termo de cooperação com os municípios, regularização de fluxo escolar, Bolsa Família, alfabetização, estrutura das redes municipais de educação, convênios, assessoria técnico-pedagógica com formação dos professores e atendimento individual aos gestores municipais.

SERVIÇO
O QUÊ: Encontro do Governo com prefeitos e secretários de educação.
ONDE: Auditório do Palácio Henrique de La Rocque, no Calhau.
QUANDO: Sexta-feira (27), às 8h30
CONTATO: Ascom – 98432 – 9119 – Raphael Garreto.


Publicidade



SISU - MEC Prorroga Prazo de Inscrições Até Domingo (29)

O campus UFMA/Chapadinha disponibiliza 160 vagas 
distribuídas entre 04 Cursos. Confira no recorte abaixo:


Medida visa assegurar que candidatos possam participar da seleção. Até esta quinta-feira (16), mais de dois milhões se registraram no sistema.


O Ministério da Educação (MEC) prorrogou o prazo para inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) até às 23h59 do próximo domingo (29). O resultado ainda será liberado na data prevista: 30 de janeiro.

A pasta decidiu estender o período de cadastro para que nenhum candidato fosse prejudicado. Isso porque, nos dois primeiros dias de inscrição, alguns estudantes relataram problemas para acessar a página.

Contudo, até às 18h desta quinta-feira (26), 2.090.451 e candidatos registraram 4.033.178 inscrições, já que cada um pode escolher até duas opções de curso.


Os requisitos para se inscrever no Sisu são ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado e não ter zerado a redação.

O MEC ainda reforçou que foram sanadas inconsistências encontradas no sistema, que dificultavam o acesso de candidatos das primeira e segunda aplicações. Qualquer problema pontual é preciso que o candidato entre em contato com o MEC por meio do 0800 61 61 61 ou pelo ouvidoria@mec.gov.br.

Além disso, a pasta ainda lembrou que os calendários do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) continuam normalmente para os dias 31/01 a 03/02 e 07/02 a 10/02, respectivamente.


Publicidade



quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Governo Lança Pregão para Aquisição de Material de Limpeza para Escolas das Regionais de Chapadinha e Outras 18 UREs

Presidente da CCL Odair Jose assina aviso de licitação.

Título Original - Governo lança Pregão para aquisição de material de limpeza para escolas

O Governo do Estado, por meio da Comissão Central Permanente de Licitação (CCL), lançou edital de licitação, na modalidade Pregão Presencial n° 002/2017, para contratação de empresa especializada na prestação e execução de serviços de limpeza, higienização e conservação das áreas internas e externas de prédios escolares, de interesse da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

A sessão está marcada para o dia 07 de fevereiro, às 14h30, no auditório Benedito Dutra Mendonça, na sede da Comissão Central, em São Luís. O Pregão segue realizado no tipo menor preço, pelo Sistema de Registro de Preços, que permite o registro formal das propostas de preços visando futuras e eventuais contratações pela Administração Pública. A licitação tem valor total de investimento estimado em R$ 88.108.108,52.

A licitação foi dividida em 19 lotes que atenderão as dependências escolares das Regionais da Seduc de São Luís, Balsas, Pinheiro, Viana, Rosário, Chapadinha, Itapecuru, São João dos Patos, Barra do Corda, Pedreiras, Presidente Dutra, Imperatriz, Açailândia, Zé Doca, Santa Inês, Codó, Caxias, Timon e Bacabal. “Este é mais um dos passos do Governo do Estado para assegurar um ambiente escolar digno à população maranhense”, reforçou o pregoeiro oficial, Odair José Neves.

Para fornecer os serviços ao Estado, as empresas interessadas devem obedecer aos critérios previstos no edital, entre os quais incluem: regularidade fiscal, social e trabalhista; habilitação jurídica, qualificação técnica, qualificação econômico-financeira; ainda, certidão simplificada da Junta Comercial do Maranhão. O edital de licitação está disponível na página da Comissão Central, www.ccl.ma.gov.br.



Publicidade



MAGALHÃES DE ALMEIDA - Homem Morre Após Ataque Cardíaco em Frente a Casa Lotérica



Na tarde desta quinta-feira dia (26), por voltar das 15h, o senhor Antônio Brito de Sousa, de 56 anos, teve um ataque cardíaco onde veio a óbito mesmo sendo rapidamente ser socorrido por populares e lavado para o hospital municipal. Segundo seus colegas informaram a nossa reportagem que ele tinha diabetes e residia em Timon-MA.


A vítima era ambulante, e o ocorrido foi em sua barraca que fica em frente a uma casa lotérica, no centro de Magalhães de Almeida-MA. O corpo do Sr. Antônio se encontrar no hospital esperando as providencias cabíveis, ainda a nossa reportagem apurou, é que os colegas da vítima, estariam buscando apoio junto a Secretária Municipal de Assistência Social deste município.


Publicidade



Arquivo do blog