WebNet

WebNet

sábado, 26 de outubro de 2013

DPE e UNIVIMA PROMOVE CURSO "CUIDADOR DE IDOSO" EM CHAPADINHA


INSCRIÇÕES: 16/10/2013 A 05/11/2013

LOCAL DE INSCRIÇÃO: AUDITÓRIO DO CE RAIMUNDO ARAÚJO

INÍCIO DAS AULAS: 18/11/2013 ATÉ 18/02/2014.

CURSOS GRATUITOS OFERTADOS DE 2ª A 6ª FEIRA: 

• CUIDADOR DE IDOSO, HORÁRIO: 15H45 ÀS 17H45, 40 VAGAS. TURNO NOTURNO:

A CARGA HORÁRIA MÍNIMA DOS CURSO SERÁ DE 160 HORAS.

• PÚBLICO ALVO: • PESSOAS COM IDADE ENTRE 18 A 30 ANOS; • QUE CONCLUIU OU QUE ESTÁ CURSANDO O ENSINO FUNDAMENTAL; QUE CONCLUIU OU QUE ESTÁ CURSANDO O ENSINO MÉDIO.

• DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO: • 1 XEROX DA CARTEIRA DE IDENTIDADE; 1 XEROX DO CPF; • 1 XEROX DO COMPROVANTE DE ENDEREÇO; 01 FOTO 3 X 4; • 1 XEROX DO COMPROVANTE DE QUE CURSOU OU DE QUE ESTÁ CURSANDO O ENSINO FUNDAMENTAL OU • COMPROVANTE DE QUE CURSOU OU DE QUE ESTÁ CURSANDO O ENSINO MÉDIO.

Ao concluir os cursos, de posse do certificado, os alunos poderão se inscrever no Sistema Nacional de Emprego (SINE) e pleitear uma vaga no programa Viva Primeiro Emprego.


Atenciosamente,
Chrisna (Supervisora)

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Decretado Ponto Facultativo Em Todo MA Na Segunda (28)

A Secretaria de Estado de Comunicação Social (Secom) informa que será facultativo o ponto nas secretarias e órgãos públicos estaduais nesta segunda-feira (28/10), data em que se comemora o Dia do Funcionário Público.

Na data, funcionarão somente os órgãos que prestam serviços essenciais à população, a exemplo de hospitais.


quarta-feira, 23 de outubro de 2013

PREFEITURA DE CHAPADINHA, ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE, NOTIFICA E MULTA DONOS DE OBRAS IRREGULARES EM ÁREAS PRÓXIMAS A NASCENTES DE RIACHOS DO MUNICÍPIO


Ascom/PMC

A prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com o Batalhão de Polícia Ambiental do Maranhão, realizou fiscalizações que resultaram em multas e notificações durante dois dias de operações no município.

As fiscalizações consistiram em 6 balneários, sendo quatro do Riacho Feio e dois do Olho D´água e as principais irregularidades encontradas foram desmatamento das nascentes dos riachos motivados por construções, barragens de pescaria e queimadas.


Recebemos várias denúncias e mediante toda a informação apurada, solicitamos junto à secretaria estadual de meio ambiente, que solicitou o apoio do Batalhão de polícia ambiental para vir nos dá o suporte necessário para realizarmos essas operações que resultaram em 2 autuações e 2 notificações. Os principais problemas, que estamos encontrando em nossas nascentes, são construções às margens do rios, que causam desmatamento e assoreamento, que, consequentemente, provocam a morte dos rios”, disse o secretário Alex Cardoso.


Ainda de acordo com o secretário municipal de meio ambiente, desde que a secretaria foi criada, as denúncias não param de chegar e após oficializar as informações junto aos órgãos competentes deu-se início a uma séria de vistorias no município.

Ainda na semana passada fiscais do IBAMA, juntamente com fiscais do município, averiguaram a situação de interferências às margens da BR 222 na altura da Ladeira do Angelim, onde segundo várias denuncias, uma obra estaria invadindo a pista. Após vistoria foram constatadas irregularidades e o proprietário da área foi multado. Todas as medidas cabíveis estão sendo providenciadas pelo IBAMA.


A população pode e deve ajudar a secretaria para que os trabalhos sejam mais eficientes em casos de desmatamento o IBAMA disponibiliza o serviço Linha Verde para todo o Estado 0800-618080. 

De acordo com o coronel Adenilson de Santana do batalhão ambiental de polícia militar, busca-se realizar um trabalho de conscientização da população quanto aos crimes que cometem. “Em muitos casos as pessoas alegam desconhecer que estão incorrendo um algum crime ambiental”, disse o coronel.

A lei de preservação prevê multas que variam de R$ 500,00 (quinhentos reais) a R$ 50 milhões (cinqüenta milhões), dependendo de cada caso e situação em que se encontra a área desmatada. Para isso não basta ser proprietário da área, é necessário se obter a licença para a atividade que se pretende desenvolver no local. E o primeiro passo, para evitar problemas com a justiça, é buscar informações junto à secretaria municipal de meio ambiente, que está apta para prestar esse tipo de serviço.


O coronel Adenilson de Santana adiantou que a operação, realizada em Chapadinha, já começa a apresentar resultado, pois após a aplicação de uma multam, ontem mesmo, em um estabelecimento que estava desempenhando atividade econômica sem a licença ambiental de operação, o dono já procurou a secretaria estadual de meio ambiente para obter a documentação necessária para regularizar a atividade.

Queremos que a população entenda que os recursos naturais não são de uso exclusivo nosso, mas que temos o dever e obrigação de preservá-los para as gerações futuras, pois isso se trata de um direito difuso. A consciência e preservação devem prevalecer e, assim, não serão necessárias aplicações de multas ou medidas coercitivas”, complementou o coronel.


O batalhão de polícia ambiental disponibiliza o disque denúncia para todo o Estado e garante o anonimato, se assim desejar o denunciante. O número é: 0300-325800.

A equipe do Batalhão de Polícia Ambiental também, após receber denúncia de uma rinha de galos, encontrou, na cidade de Brejo, 27 pássaros de 13 espécies, mantidos em cativeiro. Sendo que no grupo havia até espécie rara como, por exemplo, um sabiá azul, além de pipiras, rolinhas e xexéu.

As aves foram trazidas para Chapadinha, onde foram soltas em uma área de reserva ambiental do município. 

E já finalizando as vistorias na cidade, os fiscais foram até o bairro Japão para averiguar um problema de aterramento da fonte do bairro Japão, e lá foi constatada iminência do aterramento da nascente que abastece boa parte da população do bairro. O problema lá teria sido causado por um empreendimento particular que tirou terra de uma área e jogou muito próximo a fonte. Após a vistoria, o responsável pelo empreendimento, foi notificado para comparecer a secretaria municipal do meio ambiente, para prestar os devidos esclarecimentos. Ainda durante esta última operação no bairro Japão, mais duas aves, sendo uma pipira azul e um bigode, foram apreendidas por estarem sendo mentidas em cativeiro, sem autorização.

Outubro Rosa: Prefeitura de Chapadinha Intensifica Palestras Sobre Prevenção do Câncer de Mama e do Colo de Útero


Ascom/PMC

A prefeitura de Chapadinha, através das secretarias municipais da Mulher e de Saúde, realizou mais uma tarde de palestras sobre a prevenção do “Câncer de Mama e do Colo de Útero”, desta vez na escola U.I. Agostinho Ribeiro, no bairro Novo Castelo.

A ação faz parte da campanha nacional em combate à doença intitulada de Outubro Rosa. Em Chapadinha, ela ganhou força e voz na secretaria da Mulher que mobilizou as demais secretarias e a população em geral sobre a importância da conscientização e o diagnóstico precoce, através da distribuição de panfletos educativos, camisetas e de diálogos entre as mães dos alunos da rede municipal e os profissionais de saúde.


Segundo a secretária da Mulher, Nildinha Telles (foto ao lado), a iniciativa vem mudando a realidade das mulheres em Chapadinha que estão mais curiosas e atentas sobre o assunto. “Depois que iniciamos uma série de palestras pelas escolas e levamos o assunto para dentro de casa, a realidade é outra. O número de mulheres que vem procurando as unidades de saúde para saber mais sobre o tema duplicou. E isso é muito satisfatório”- declarou a secretaria.

O encerramento da campanha será nesta sexta-feira (25), a partir das 17h30, na Praça do Povo com a participação da ginecologista Eliana Marchi abordando o assunto e tirando dúvidas. Logo após todas participarão de mais uma edição do movimento da Saúde, “Saúde e Boa Forma.


OUTUBRO ROSA

O movimento começou a surgir em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações. Hoje o Outubro rosa é realizado em vários lugares.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Prefeitura de Chapadinha CONVOCA Suplentes do Programa "MINHA CASA, MINHA VIDA"


Ascom/PMC

A prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, comunica aos sorteados na categoria de suplentes, no “Minha Casa Minha Vida”, que a partir desta quarta-feira (23) os mesmos devem comparecer à Secretaria munidos de carteira de identidade, CPF, certidão de casamento (xerox documentos do conjugue) e carteira de trabalho (para renda formal contracheque). O prazo de entrega encerra no próximo dia 1º de novembro.

A entrega da documentação é para preenchimento de dossiê da Caixa, para que em casos de desistências de titulares, os suplentes possam assumir as vagas remanescentes.

CHAPADINHA: Servidores da Educação Recebem Seus Proventos Nesta Quarta (23)

Ascom/PMC

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) comunica que o pagamento dos servidores da pasta referente ao mês de outubro será realizado nesta quarta-feira (23). os valores já se encontram devidamente depositados na conta bancária, estando disponível para saque amanhã.

CHAPADINHA: VIGILÂNCIA SANITÁRIA ALERTA PARA POSSÍVEL ATUAÇÃO DE FALSOS FISCAIS

Ascom/PMC

A prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária, alerta a população sobre uma possível atuação de falsos fiscais na cidade.

Alguns comerciantes relataram a abordagem de pessoas em seus estabelecimentos cobrando taxas e multas, além de apreenderem indevidamente mercadorias de seus estabelecimentos sob o pretexto de não estarem em conformidade com as normas sanitárias.

Os verdadeiros fiscais de controle sanitário, responsáveis pelos trabalhos de inspeção e vistoria, são devidamente identificados com crachás da secretaria municipal de saúde e coletes de cor azul marinho, além do mais, o veículo é padronizado com a logomarca da vigilância sanitária e do governo do Maranhão. Ainda conforme a visa, em nenhuma circunstância os profissionais cobram multa ou qualquer tributo durante o procedimento de fiscalização.

De acordo com o órgão, os tributos são cobrados no próprio departamento de vigilância sanitária através da emissão de documentos de arrecadação municipal (via boleto) e pagos exclusivamente nas agências bancárias ou lotéricas.

O departamento solicita ainda que caso algum comerciante seja abordado por alguma cobrança desse tipo ou desconfie de atuação suspeita, não efetuar nenhum pagamento e comunicar imediatamente ao setor e às autoridades policiais.

Ratificamos que essa é uma prática criminosa, praticada por estelionatários que estão se aproveitando da atuação ostensiva que a visa de chapadinha vem realizando na cidade. Sendo assim, solicitamos que a população em geral adote todos os cuidados para que não se torne vítima da atuação de golpistas.

Arquivo do blog