WebNet

WebNet

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Concurso "Bebê Saudável" Faz Parte da Programação da "III Semana do Bebê" de Chapadinha



Na abertura da III Semana do Bebê, que aconteceu na noite da última terça-feira (06) a coordenadora da Atenção Básica, enfermeira Fernanda Thayse, fez a apresentação do Concurso Bebê Saudável - que tem o objetivo de incentivar a vida saudável dos bebês do município.

Os bebês foram selecionados na última semana por enfermeiros e agentes comunitários de saúde dos 14 postos de saúde do município. Como última avaliação as fichas dos bebês passaram por uma nutricionista essa semana.

Durante a abertura, foi apresentado o bebê-símbolo da campanha, nascido de parto natural na manhã desta terça-feira (06). Isabele Lopes de Araújo Silva, nasceu com 3,305kg, e recebeu Certidão de Nascimento e Caderneta da Criança, das mãos da prefeita Ducilene Belezinha e do secretário municipal de Saúde, Allan Monteles.

Entre os critérios de avaliação, o peso e a medida dos bebês teriam que estar de acordo com a normalidade para seu crescimento e desenvolvimento. Ter sido alimentado somente por leite materno, reforçando a importância da amamentação nos primeiros meses de vida da criança.

Dr. José da Costa Almeida fez uso da palavra durante a abertura

Na última edição do concurso, a bebê Ana Flávia Morais da Cruz, com apenas 4 meses, recebeu o título. Atendida pelo posto de saúde do CAIC, a pequena Ana hoje está com 1 ano e 4 meses de vida, e estará presente na cerimônia de resultado do concurso Bebê Saudável 2015.

O encerramento da III Semana do Bebê e o resultado do Concurso Bebê Saudável,  acontece no próximo sábado, dia 10, na Praça Irineu Veras Galvão (Pça. do Povo).


Publicidade



BUTECO MUSIC - Nesta Quinta (8) Tem PAGODE DOS AMYGOS; e Sexta (9) NATHÁLIA GALVÃO


Informe Publicitário

BUTECO MUSIC - Informa: Na noite desta Quinta (08) terá como atração principal show do grupo PAGODE DOS AMYGOS. Entretanto, haverá pré-apresentação do anfitrião da casa, o intérprete Ivan Lins - com Voz & Violão, com o melhor da MPB, a partir das 20h. Vale ressaltar, que o Buteco Music - Bar & Restaurante, estará aberto a partir das 18h30, sempre com recepçãp de boas vindas aos seus assíduos frequentadores!

NATHÁLIA GALVÃO se apresenta nesta Sexta (09)

A noite promete, com presença de muita gente bonita, cerveja geladíssima com aquele acompanhamento que só o Buteco Music oferece, sem falar na boa música Ao Vivo, com show desses talentos! A gente se ver por lá!




Polícia Civil Apreende Motos Roubadas em Tutóia



A Polícia Civil efetuou a prisão de um homem conhecido com a alcunha de "Canela de Burro" - suspeito de receptação e comercialização de motos roubadas em Tutóia - município distante 210 km de Chapadinha.

O interceptador estava cumprindo prisão em regime aberto e quebrou a condicional e voltou para a prisão. As motocicletas estão apreendidas na Delegacia de Polícia de Tutóia.


Publicidade



Viva Cidadão Realiza Atendimentos em Mata Roma e Outros 06 Municípios


Nos próximos dias o Programa Rota da Cidadania, realizado pelo Viva Cidadão, realizará atendimentos em sete municípios maranhenses. São eles: Açailândia, Mata Roma, Cururupu, Paço do Lumiar, Alcântara e São João dos Patos.

A meta é realizar em média 10.500 atendimentos. Na oportunidade serão oferecidos os serviços de emissão de carteira de identidade (RG), inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF) e serviços do Balcão do Cidadão, que incluem emissão de boletim de ocorrência, consultas (NIT, PIS/PASEP, Bolsa Família), inscrições em concursos e outros serviços online.

O objetivo do programa Rota da Cidadania é oportunizar o acesso aos serviços públicos, atendendo à grande demanda dos municípios do interior do estado, com vistas o exercício da cidadania dos maranhenses.

Para solicitar o RG é necessário apresentar a original da certidão de nascimento ou certidão de casamento. A primeira via é gratuita, e a segunda via custa R$ 29,50.

No caso do CPF, o solicitante deve apresentar certidão de nascimento ou de casamento. A inscrição é gratuita, bem como a segunda via. Vale lembrar que para menores de idade, é indispensável o acompanhamento dos pais ou responsáveis. E para maiores de 18 anos é exigida a apresentação de título de eleitor ou comprovante de votação.

Unidades Prisionais
O Viva Cidadão realiza ainda o atendimento aos internos das Unidades Prisionais de Pedrinhas, Olho D’Água e Paço do Lumiar para prestação dos serviços de emissão da Carteira de Identidade (RG), Carteira de Trabalho (CTPS) e o Cadastro de Pessoa Física (CFP), além de consultas sobre a situação desses documentos.

A atividade é resultado da parceria com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Sejap) para garantir aos internos a obtenção da documentação básica como forma de promover o acesso à cidadania.

ITINERÂNCIA:

De 08 a 10.Out - Açailândia (Local: BR 222 - Vila Ildemar);
De 09 a 13.Out - MATA ROMA (Local: Sec. Mun. de Assistência Social - Pça. José Sarney);
De 14 a 21.Out - Gov. Edson Lobão (Local: Povoado Bananal);
De 14 a 21.Out - Cururupu (Local: Sec. Mun. de Saúde - Rua Ático Seaabra/Centro);
De 17 a 25.Out - Paço do Lumiar (Local: C.E. Prof. Machadinho / Centro);
De 09 a 19.Out - Alcântara (Local: Campi IFMA);
De 23 a 30.Out - São João dos Patos (Local: Campi IFMA)



Publicidade



CHAPADINHA - PM Prende Assaltantes; A Mulher tem Mandado de Prisão em SL



Na tarde desta quarta-feira (07) a guarnição de serviço recebeu uma denúncia anônima de que tinha 03 (três) pessoas suspeitas de terem assaltado a mão armada uma senhora no centro de Chapadinha-MA.

Disque Denuncia

A guarnição deslocou-se até o local para verificar a denúncia, sendo localizado os indivíduos com as características repassadas. Após uma busca pessoal nos cidadãos, Fernando Barros Sousa (27 anos), Taíse Carvalho Lopes (33 anos), e um menor de 17 anos de idade.

Fernando Barros Sousa

Foi encontrado em poder dos mesmos, vários celulares. Os infratores foram conduzidos para a Delegacia regional de Chapadinha-MA para as devidas providências, sendo que os mesmos foram reconhecidos pela vítima na Delegacia. Taíse tem mandado de prisão contra sua pessoa na cidade de São Luis-MA, por assalto.


Publicidade



Estrada que Liga Afonso Cunha a Chapadinha é Solicitada pelo Dep. Fábio Braga

Dep. Fábio Braga, governador Flávio Dino 
e José Leane (prefeito de Afonso Cunha)

O deputado Fábio Braga (PTdoB) anunciou no dia 1º de outubro último, durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, que o Governo, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), vai concluir os últimos 10km de asfaltamento da MA-123 - que liga os municípios de Afonso Cunha e Coelho Neto.

Estrada que liga Afonso Cunha a Chapadinha

Em sua fala, Fábio Braga revelou que, durante reunião realizada no Palácio dos Leões com o governador Flávio Dino, o prefeito do município de Afonso Cunha, José Leane, solicitou, também, que fosse incluída no Programa Estadual "Mais Asfalto", a conclusão da pavimentação asfáltica dos 44km da estrada que interliga os municípios de Afonso Cunha e Chapadinha.­­­­

Na reunião, o parlamentar e o prefeito esclareceram ao governador Flávio Dino que o asfaltamento da rodovia estadual que liga Afonso Cunha a Chapadinha é de grande importância para a população do Estado do Maranhão, pois vai interligar, também, por asfalto, as regiões do Itapecuru, do Baixo Parnaíba e do Leste Maranhense.

Essa estrada é vital para o deslocamento mais rápido e confortável da população e essencial para o agronegócio da região, além de incrementar os pequenos negócios locais.

*Resumido. Leia na íntegra - Clique aqui.


Publicidade



Prefeitura de Chapadinha promove I Festival Infantil, “Despertando Talentos”



A Prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Cultura, montou uma programação pra lá de especial em alusão ao Dia das Crianças (a ser comemorado na próxima segunda-feira, 12). Vem aí, o I Festival Infantil “Despertando Talentos” direcionado à faixa etária de 03 a 12 anos.

O evento que acontecerá nesta quinta (08) e sexta-feira (09), será realizado na Praça da Bandeira, a partir das 17h, com apresentações culturais diversificadas. O papai, a mamãe, a titia, ou responsável pelos pequeninos que desejam inscrevê-los no concurso devem procurar a secretaria de cultura, localizada no prédio da prefeitura, para fazer a inscrição da criançada.

Ainda como parte das atividades em comemoração ao Dia das Crianças, acontece neste sábado (10) na Praça Irineu Veras Galvão (Pça. do Povo) apresentações culturais, música ao vivo, tudo voltado para o público infantil. Na ocasião haverá sorteio de brinquedos, pula-pula e palhacinhos para animar a galera. Na Praça do Povo, o evento acontece a partir das 17h.


Publicidade



Dupla Executa Assaltos em Menos de Meia Hora em Vargem Grande e Nina Rodrigues



O final da tarde desta terça-feira (07), por volta das 17h, foi de terror na nossa região. Dois homens armados e em duas motos, realizaram três assaltos a estabelecimentos comerciais, sendo dois em Vargem Grande e um em Nina Rodrigues.

O primeiro foi uma padaria localizada na Avenida Castelo Branco, em Vargem Grande. Lá os assaltantes levaram uma boa quantia em dinheiro, mas que não foi revelada pelo proprietário.

Em seguida, se dirigiram até um comércio nas proximidades da Câmara Municipal de Vargem Grande, onde pegaram dinheiro do caixa e o celular do atendente, que é filho do dono do estabelecimento. Já em Nina Rodrigues, assaltaram mais um comércio e fugiram com sentido a Presidente Vargas.

A Polícia Militar e a Guarda Municipal foram acionadas e realizaram buscas no sentido de capturar os assaltantes. Imagens do circuito interno de câmeras da padaria estão auxiliando na identificação.

BOATO

Na manhã desta quinta-feira (08) dois homens foram presos e imediatamente uma história se espalhou de que seriam os acusados, mas foi desmentido logo em seguida. Tratam-se de acusados de terem roubado uma moto. Eles foram ouvidos na Delegacia de Polícia Civil.


Publicidade



Jovem Mata Colega com Tiro Acidental Dentro de Sala de Aula

De acordo com o comandante do 1° Batalhão da Polícia Militar de Timon, Tenente Coronel Xavier, o adolescente ainda chegou a ser socorrido, mas não resistiu



Um adolescente de 17 anos, identificado como Micael Costa da Silva, foi assassinado com um tiro acidental de espingarda na cabeça dentro da sala de aula na noite desta quarta-feira (7) na Unidade Escolar Vitorino de Assunção, localizada no Povoado Piranhas, zona rural de Timon - município distante 246 km de Chapadinha.

De acordo com o comandante do 1° Batalhão da Polícia Militar de Timon, Tenente Coronel Xavier, o adolescente ainda chegou a ser socorrido, mas não resistiu.

Uma verdadeira tragédia, as informações colhidas no local dão conta de que um aluno saiu da sala de aula, e nos corredores da escola encontrou a espingarda quando o vigia havia saído do seu posto de serviço. Ele foi pra sala de aula com a arma e lá apontou pra professora, a professora reclamou com ele, que afirmou que a arma estava descarregada, aí apontou pra um aluno que estava na frente, acionou o gatilho, só que a arma estava carregada, e atingiu na cabeça. O jovem foi socorrido, e por volta da 1h da manhã, a vítima veio a óbito”, comentou.

O Tenente também informou que na noite do acidente, a vítima estaria de aniversário. “Ontem ele estaria completando 17 anos de idade”, lamentou.

O vigia da escola e o adolescente autor do disparo estão foragidos. “A Polícia foi acionada ao local, e ao chegar, tanto o vigia, quanto o autor dos disparos, que também é menor de idade, haviam se evadido. As buscas foram feitas, mas eles não foram localizados. Provavelmente devem ter empreendido fuga em alguma motocicleta. A arma foi entregue na delegacia. Agora a Polícia Civil vai prosseguir nas investigações”, finalizou Xavier.


Publicidade



Grupo GTAM da Guarda Civil Municipal Evita 02 Assaltos em Chapadinha



Uma patrulha do GTAM (Grupo Tático Municipal), composta pelos GCM Vieira e Mesquita, evitaram nesta madrugada (08), dois assaltos. A primeira tentativa ocorreu no bairro Corrente, onde o senhor Douglas - proprietário de um bar localizado na Praça do Povo, foi seguido quando retornava à sua casa por dois elementos. No entanto, no momento em que os dois se preparavam para praticar à ação criminosa, a viatura da GCM passava pelo local, e ao perceberem a viatura os elementos empreenderam fuga, e houve perseguição, mas os meliantes conseguiram escapar.

Ligue: (98) 99123-5354

Horas depois uma outra tentativa de assalto foi registrada, desta vez no centro da cidade próximo a Igreja Assembléia de Deus, e novamente houve perseguição aos criminosos mais a viatura não conseguiu alcançar-los.

Disque Denuncia

Também nesta madrugada foi abordado um outro meliante que portava um facão (foto acima), o mesmo teve sua arma (facão) apreendido.

Queremos aqui registrar e parabenizar o brilhante serviço que vem desenvolvendo a Guarda Civil Municipal de Chapadinha no combate a criminalidade em nossa cidade juntamente com as polícias Civil e Militar.


Publicidade



PM Apreende Arma de Fogo e Drogas no Bairro Campo Velho em Chapadinha



Na manhã desta quarta-feira (07) a guarnição da Força Tática em uma operação conjunta com o Serviço de Inteligência do 16° Batalhão da Polícia Militar de Chapadinha, fizeram apreensão de uma arma de fogo e drogas.

Disque Denuncia

Foi informado, através de uma denúncia anônima, de que estava acontecendo venda de drogas no bairro Campo Velho. De imediato as viaturas deslocaram-se até o local para averiguar a situação, e ficou monitorando a atitude dos indivíduos no local, quando obtiveram provas suficientes do crime de tráfico, foi feito uma abordagem em um menor de 17 anos de idade, com o mesmo foi encontrado 01 (uma) arma de fogo e certa quantidade de drogas, sendo encaminhado para Delegacia regional de Chapadinha para as medidas cabíveis.

A arma de fogo seria inclusive de uma empresa de segurança privada, cujo proprietário foi avisado pela equipe da PMMA.

Materiais Apreendidos:

01 (um) Revólver calibre .38 Taurus número 1553409;
05 (cinco) Munições intactas;
36 (trinta e seis) trouxas de uma substância similar a maconha.


Publicidade



Imperdível!!! Dia 16 HERTON RÁ na 1ª Prévia do Bloco Labareeda no Aldeota Clube


Informe Publicitário

A diretoria do BLOCO LABAREEDA, vem a público comunicar que por motivo de força maior o show da banda É O CHEFE que havíamos anunciado como principal atração da 1ª prévia do BLOCO LABAREEDA, dia 16 de Outubro no Aldeota Clube, terá que ser adiado para uma outra data ainda a ser marcada.

Porém uma outra atração já estar confirmada para o mesmo dia e local - será o cantor de axé HERTON RÁ com participação especial de DRIKA SHOW & FORRÓ APERTE O PLAY.

Comunicamos também que o valor do ingresso que seria de R$ 20.00 reais, passará a custar apenas R$15.00 reais. Desde já agradecemos a compreensão de todos. 

Att: Diretoria do Bloco Labareeda.



Publicidade



Festejo Bonsucesso Terá WB, Drika & Forró Aperte Play e Sorteio de 01 Moto Shineray


Informe Pubkicitário

vem aí... A festa mais esperada da região: o aniversário da Mansão do Forró - do povoado Bonsucesso, municipio de Mata Roma!



Dia o7 de Dezembro, nos festejos do povoado Bonsucesso, encontro do fera do forró - WASHINGTON BRASILEIRO com a rainha do forró Drika Show & Forró Aperte o Play, na Mansão do Forró!

E mais: SORTEIOS de vários prêmios,  incluindo uma Moto SHINERAY 0 km!!!


Aguardem mais novidades na programação!


Publicidade



quarta-feira, 7 de outubro de 2015

CHAPADA FELIZ - Ganhadores da 23ª Extração

Compre já a sua Cartela da 24ª Extração!


Ganhadores da 23ª Extração - Dom.04.Out.2015


1º PRÊMIO - (R$ 1.000,00 - Mil reais)
Nome: ATEMIR SILVA DE OLIVEIRA
Nº Cartela: 08065-93
Rua: Cunha Machado, Nº 2248 - Bairro: Japão
Chapadinha-MA
Vendedor: Celiane dos Santos.


2º PRÊMIO - (R$ 1.000,00 - Mil reais)
Nome: LUCIMAR ROCHA SOUZA
Nº Cartela: 06428-97
Q-11 / CASA-06 / SETOR-B / Nº 06 - Bairro: Mocambinho I
Teresina-PI
Vendedor: Edvaldo dos Santos.


3º PRÊMIO - (R$ 1.000,00 - Mil reais)
Nome: WELMESON DIOGO NUNES VIANA
Nº Cartela: 20426-96
Rua: Celina Araújo, Nº 1020 - Bairro: Aparecida
Chapadinha-MA
Vendedor: Nilcineide Sousa Conceição.


4º PRÊMIO - (Uma MOTO POP 110 CC)
Nome: RODRIGO SILVA DE PAULA
Nº Cartela: 15034-71
Rua: 13 de Maio, Nº 41 - Bairro: Aparecida
Chapadinha-MA
Vendedor: Romário O. de Sousa.


5º PRÊMIO – (Uma MOTO BIZ 100 CC ES)
Nome: MARCOS VINICIUS PATRICIO BARRETO
Nº Cartela: 08877-35
Trave.: da Alegria, Nº 513 - Bairro: Japão
Chapadinha-MA
Vendedor: Marliane Mader.




Governo Discute Direitos Humanos e Segurança Pública com Comunidades do Baixo Parnaíba

DSCN1001

Representado pelos secretários de Estado de Segurança Pública, Jefferson Portela, e Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, o Governo do Maranhão participou do Encontro de Comunidades do Baixo Parnaíba, na última sexta-feira (2), no Centro Diocesano do município de Brejo.

Cerca de 60 pessoas, de diversas comunidades e municípios da região, compareceram ao encontro, que teve educação, segurança pública e conflitos fundiários entre os temas debatidos.

Um mapa com mais de 70 situações de conflitos nos 21 municípios da Diocese de Brejo foi apresentado pela Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH), autora do levantamento. Também foram feitas diversas denúncias de situações de violência, envolvendo principalmente situações de disputa por terra.

Encontros como este são importantes para a construção de pautas coletivas e, por meio do diálogo permanente, buscar soluções para os problemas existentes”, declarou Francisco Gonçalves.

Na área de educação, Francisco Gonçalves citou o programa Escola Digna, desenvolvido pelo Governo Flávio Dino, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), como um passo estratégico para a superação de entraves no setor educacional. “É preciso transformar as escolas em locais onde as pessoas entrem, sejam bem tratadas e tenham condições de aprender”, afirmou.

Francisco Gonçalves
Segundo o secretário de Direitos Humanos, o esforço é para substituir construções de taipa por instalações confortáveis e erradicar as chamadas salas multisseriadas, em que alunos de diferentes séries têm aulas simultâneas com o mesmo professor.

O secretário falou também do esforço empreendido pela equipe da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) em colocar em prática, no Maranhão, o Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos.

Executado em parceria com o Governo Federal, a documentação do programa já está tramitando em Brasília. “Sabemos que a execução do programa contribuirá muito com as lutas de vocês, aqui na região”, disse ele aos presentes na reunião em Brejo.

Jefferson Portela - Secretário de Segurança Pública do Estado

Jefferson Portela frisou a mudança de concepção que vem sendo operada no âmbito da Segurança Pública. “Sabemos que, por conta de uma herança maldita de muitos anos de domínio de um grupo político no Estado, a polícia foi, por vezes, instrumento de injustiças, de opressão e de violência. Agora, nós não aceitaremos ‘capangagem’ nem de policial civil, nem de policial militar, nem de nenhum agente do governo”, declarou, enfático.

O secretário de Segurança anunciou, para esta quinta-feira (8), a instalação do Conselho de Defesa Social de Brejo. “É a porta de entrada da população no Sistema de Segurança Pública, uma linha direta com o gabinete central da Secretaria. Todos os municípios terão conselhos de defesa instalados”, afirmou.

Dom José Valdeci - Bispo da diocese de Brejo

O bispo da diocese de Brejo, Dom José Valdeci Santos Mendes, frisou as dificuldades da população na área de educação no interior do estado. “A situação se repete em diversos municípios”, disse ele.

Representantes do Fórum em Defesa da Vida no Baixo Parnaíba Maranhense, que reúne mais de 20 entidades, sugeriram uma agenda de reuniões com as secretarias de Estado para um diálogo permanente para a superação das situações apresentadas durante o encontro. Após a atividade, o secretário Francisco Gonçalves e demais gestores da Sedihpop, visitaram a comunidade Tiúba, no município de Chapadinha, uma das áreas de conflito listadas.

Também participaram do encontro, o superintendente de Conflitos Agrários e a Assessora Especial do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), Augusto Salgado e Korina Correa; e o superintendente de Polícia Civil do Interior, Dicival Gonçalves.



Publicidade

Adquira já a sua Cartela da 24ª Extração!


16ºBPM - Polícia Apreende Drogas no Bairro Corrente em Chapadinha

Daniel Costa Mendes


Na manhã desta terça-feira (06), a guarnição da Força Tática no patrulhamento ao passar no bairro Corrente, observou 02 (duas) pessoas num local ermo, sendo suspeito de ato ilícito.

Disque Denuncia

Após uma busca pessoal nos cidadãos, foi encontrado em poder de Daniel Costa Mendes, 23 anos, uma quantidade de drogas, foi dado voz de prisão ao mesmo e encaminhado para o plantão da Delegacia regional de Chapadinha-MA, para os procedimentos cabíveis.


Materiais apreendidos:

01 (uma) porção de uma substância análoga a crack;
09 (dezenove) trouxas de uma substância análoga a maconha;
01 (uma) porção de uma substância análoga a maconha
A quantia de 34,00 (trinta e quatro) reais em espécie.


Publicidade



Arquivo do blog