WebNet

WebNet

sexta-feira, 23 de julho de 2021

CHAPADINHA | Prefeitura Entrega Primeiros Cartões aos Beneficiários do 'Programa Auxilio Gás Chapadinha'


Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 23.Julho.2021

Secom

A cerimônia de entrega dos primeiros cartões do Programa Auxilio Gás Chapadinha, aconteceu na última quinta-feira (22) no Ginásio Poliesportivo Raimundo Nonato Vale. Estiveram presentes, a prefeita Ducilene Belezinha, os vereadores Netinho, Nildinha Teles e Matheus Nenenzão; os secretários Aluízio Santos (Articulação Política)  e Ezequias Douglas (Assistência Social), além de secretários municipais das demais pastas e os beneficiários do programa.





A primeira remessa de cartões contempla os beneficiários da categoria de idosos e inscritos no CadÚnico, já cadastrados na primeira fase do programa. No evento, a prefeita Belezinha, anunciou nova categoria (Funcionários Públicos) para a 2ª fase de inscrições.




O Programa Auxilio Gás Chapadinha é resultado da parceria entre a Prefeitura Municipal de Chapadinha, através das secretarias de Articulação Política e Assistência Social e as empresas licitadas (Petrogás e Maythá Gás) que garante um bônus de 30 reais na compra do gás de cozinha.


É um programa muito importante e quem ganha realmente é a população. É $30 reais que todas essas pessoas beneficiárias irão receber de desconto na compra do seu gás durante 4 anos. Já são mais de 10 mil pessoas cadastradas. Parabéns a todos os beneficiários”, comemorou a prefeita Belezinha.

Para realizar seu cadastro procure um dos 3 CRAS da cidade, localizados nos bairros Campo Velho, Areal e Vila Isamara, levando consigo a seguinte documentação: Identidade, CPF e Título Eleitoral - com zona 42. O programa é exclusivo aos cidadãos chapadinhenses.


Publicidade


SBRP | Prefeitura Está Promovendo Consultas e Exames para a Prevenção da Catarata e do Glaucoma


Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 23.Julho.2021

Em mais uma ação em benefício e pela qualidade de vida da população, a Prefeitura de São Benedito do Rio Preto/MA - por meio da Secretaria Municipal de Saúde, comunica que até o próximo domingo (dia 25), o Instituto dos Olhos (de São Luís) estará prestando serviços oftalmológicos aos munícipes. Gratuitamente, estão sendo realizadas consultas e exames para a prevenção da catarata e do glaucoma, doenças que causam cegueira quando não tratadas devidamente.


Com a ajuda dos agentes comunitários de saúde, a divulgação está sendo feita na sede do município e nos povoados que serão beneficiados, os exames são: AutoRefração, Greens refrativo, Retinografia e Tonometria.


A triagem e atendimentos ocorreram até essa sexta feira (23), na Escola Luís Pinho, após colher os dados para preencher ficha, uma palestra de conscientização foi apresentada aos participantes.

Atenção para os horários de atendimento nos povoados:

24/07 (Sábado) - São José dos Costas e Santo Antônio (um pela manhã e outro à tarde);
25/07  (Domingo) - São Luís do Adelino e Poeirão (um pela manhã e outro à tarde).


Publicidade


CHAPADINHA | Prefeita Belezinha Entrega Novos Uniformes aos Guardas Civis Municipais e Agentes de Trânsito


Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 23.Julho.2021

Secom

A entrega dos novos uniformes aos Guardas Civis Municipais (GCMs) e Agentes de Trânsito da cidade, aconteceu na última quinta-feira (22) no auditório da Prefeitura de Chapadinha. Compõe o kit de uniforme, calça, gandola, camiseta, coturno, cinta de guarnição e gorro.


A cerimônia contou com a presença da prefeita Belezinha, dos vereadores Nildinha Teles e Netinho, do secretário de Articulação Política, Aluízio Santos, do secretário de Segurança Pública, Defesa Social e Trânsito - Peres Galvão, do Diretor do DMT - Agente Júnior Aguiar, do comandante da Guarda Civil Municipal- GCM Monteles, do comandante dos Agentes de Trânsito - Agente Marques, além da corporação dos Guardas Civis Municipais e dos Agentes de Trânsito.




A cerimônia ainda contou a entrega de elogios coletivos, da prefeita Belezinha aos Agentes de Trânsito e Guardas Civis, reconhecendo o valoroso trabalho executado nos últimos meses. Assim como os Guarda Civis Municipais e Agentes de Trânsito retribuíram com entrega de elogio individual a prefeita Belezinha e ao secretário de Segurança Pública do município, Peres Galvão.



A última entrega de uniformes aos Guardas Civis Municipais aconteceu em dezembro de 2015, com isso, os uniformes que ainda estavam sendo utilizados já estavam desgastados.




Os novos uniformes trazem melhor visual e identificação pela população dos Agentes e Guardas no exercício de suas atividades ostensivas pelas ruas da cidade.


Publicidade


ANAPURUS | Prefeitura, em Parceria com SENAR, Promove "Curso de Análise e Classificação de Grãos de Soja e Milho"


Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 23.Julho.2021

Com a necessidade cada vez maior das empresas do ramo de agronegócio por profissionais habilitados para analisar e classificar os grãos, é importante que haja mão de obra disponível na região, a fim de que não seja preciso "importar" estes profissionais.


Visando suprir esta necessidade e oferecer oportunidade aos jovens anapuruenses, a prefeitura, em parceria com o SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, está realizando o "Curso de Análise e Classificação de Grãos de Soja e Milho".

O curso terá duração de três dias e meio e encerra neste sábado (24). Participam dessa primeira turma, 15 alunos.


Saiba mais

Fiscalizar a qualidade dos grãos vendidos pelos produtores rurais, seja para uma cooperativa, cerealista, trading ou indústria. A soja e o milho devem estar de acordo com os parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. Pensando na importância desta análise, a Prefeitura de Anapurus por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (que tem à frente o secretário, Juarez Oliveira) - juntamente com o SENAR, está  oferecendo o "Curso de Formação Profissional Rural em Análise e Classificação de Grãos".



A análise e classificação tem papel fundamental nesta dinâmica. Elas permitem a seleção dos itens para diferentes usos e evita a venda de produtos inadequados ao consumo. Neste ponto, a capacitação oferecida gratuitamente pelo SENAR, que está acontecendo no auditório do Centro de Formação Pedagógica Lenir Garreto, aborda a legislação referente aos procedimentos para a classificação vegetal, seguindo os padrões estabelecidos no país.


A análise está fortemente relacionada a qualidade dos grãos e é um parâmetro bastante relevante para a comercialização. É importante saber a diferença entre as classificações.

O curso iniciou no último dia 21 e irá finalizar a primeira turma neste sábado (dia 24), sendo que cada turma é composta por 15 alunos.

*Com contribuições do Blog do William Fernandes e Blog do George da Silva


Publicidade


AFONSO CUNHA Recebe o 'Arraial da Vacinação' e Será a Próxima Cidade do Brasil 100% Imunizada Contra a Covid-19


Avançando na campanha de vacinação contra o coronavírus, a Prefeitura de Afonso Cunha começou a imunizar a população geral a partir dos 18 anos.

Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 23.Julho.2021

O município com pouco menos de 7 mil habitantes, caminha para ser uma das primeiras cidades do Brasil com 100% da população adulta imunizada.

De acordo com os dados do Governo do Maranhão, mais da metade da população prioritária recebeu a primeira dose. Ultrapassando mais de 90% em todas as etapas.

Arraial da Vacinação em Afonso Cunha. Foto Divulgação

Nesta quarta-feira (21), o município sediou o 'Arraial da Vacinação' promovido pelo Governo do Maranhão. A ação aconteceu na Escola Municipal Raimunda Lima e contou com a presença de Carlos Lula, secretário de Estado da Saúde.

Arraial da Vacinação em Afonso Cunha. Foto Divulgação

Com o Arraial da Vacinação em Afonso Cunha, avançamos bastante na imunização da população, nos aproximando de finalizar a aplicação da primeira dose em todas as pessoas com idade acima de 18 anos. Nosso esforço agora é para aplicar a segunda dose, mostrando que o trabalho conjunto entre governo e prefeitura, em favor da população, é sempre a melhor estratégia”, - disse Carlos Lula.

Segundo o prefeito do município de Afonso Cunha, Arquimedes Bacelar a vacinação evidenciou que vencer a pandemia é a prioridade. “O trabalho realizado, buscando tomar conta não apenas da cidade de Afonso Cunha, mas também de todo o estado, mostra o compromisso com o povo. No lugar de disputas partidárias, temos visto preocupação com as pessoas. Esse trabalho em Afonso Cunha nos permite comemorar quase 100% da população vacinada com a primeira dose e nos próximos dias sermos a terceira cidade do país totalmente vacinada”, disse.

Acompanhada do filho, Maria Francisca de Araújo, de 23 anos, comemorou a chegada da vacina. “A vacina veio para trazer um alívio e mais segurança”, comemorou.


Gilmar da Silva ficou muito feliz com a 
proteção contra a Covid-19 (Foto: Ruy Barros)

O profissional autônomo Gilmar da Silva também celebrou o dia dedicado à saúde. “Estou feliz demais. Só em saber que que recebi a vacina já me sinto aliviado. Agora somos eu e minha esposa protegidos contra a doença”, disse.

Por meio dos arraiais, mais de 100 mil pessoas já foram vacinadas em mais de 30 municípios, entre eles Timon, Morros, Alcântara, Santa Inês, Açailândia, Balsas, Pinheiro, Imperatriz, Caxias, Barreirinhas, São João dos Patos, Tutóia, Rosário, Riachão, Barra do Corda, Matões, Penalva, Dom Pedro, Parnarama, Arari, Colinas, Cururupu, Buriticupu, Bacabal, Coroatá, Jenipapo dos Vieiras, Montes Altos, Cachoeira Grande e Presidente Dutra.


CHAPADINHA GÁS
( Publicidade )


ANAPURUS | Alunos da Rede Municipal Realizam Provas da 'Olimpíada Brasileira de Matemática' (OBMEP)

Alunos concentrados na aplicação da primeira etapa da prova da 16ª OBMEP

Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 23.Julho.2021

A Prefeitura de Anapurus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou  na última quarta-feira (21), a primeira etapa da prova da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP), nas Escolas Isidoro Pires Monteles e Nadir Monteles para alunos da rede pública.

Alunos concentrados na aplicação da primeira etapa da prova da 16ª OBMEP

Alunos concentrados na aplicação da primeira etapa da prova da 16ª OBMEP

Alunos concentrados na aplicação da primeira etapa da prova da 16ª OBMEP

A prova é referente a 16ª OBMEP que será realizada até 3 de agosto de 2021 pelas escolas, que deverão enviar para o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) a relação dos estudantes classificados para a segunda etapa. Em Anapurus, serão seis alunos selecionados no município. Boa sorte a todos.

Alunos concentrados na aplicação da primeira etapa da prova da 16ª OBMEP

A prefeita de Anapurus, Profa. Vanderly Monteles ressaltou que avaliações competitivas como a OBMEP estimulam outros alunos a terem resultados cada vez melhores nos estudos.

Durante toda a minha trajetória como professora, sempre incentivei meus alunos a conquistarem seu espaço. O professor precisa entender os alunos que se identificam pelas competições e encorajar a participação, para que eles se sintam desafiados a cada dia melhorar o desempenho.

Alunos concentrados na aplicação da primeira etapa da prova da 16ª OBMEP

O secretário municipal de Educação, Thiago Araújo frisou - "É trabalhoso, mas temos que fazer o aluno acreditar que pode dar conta. Além disso, é uma prova que acontece no Brasil todo e, por isso, nos dá a percepção de como está o nosso aluno em relação aos demais participantes”, - destacou.


Publicidade


quinta-feira, 22 de julho de 2021

'Auxílio Gás Chapadinha': Prefeita Belezinha Anuncia 2ª Fase de Inscrições, Direcionada aos Funcionários Públicos


Chapadinha (MA) - Quinta-Feira, 22.Julho.2021

Secom

No início da noite desta quinta-feira (22), após entrega dos primeiros cartões do 'Programa Auxílio Gás Chapadinha', a prefeita Ducilene Belezinha anunciou nova categoria para a 2ª fase de inscrições: Funcionários Públicos.

Procure a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) ou o CRAS mais próximo de sua casa e faça sua inscrição para ter direito ao bônus de R$ 30,00 que o Programa lhe oferece, a partir das 08h da manhã, desta sexta-feira (23).


Publicidade


CHAPADINHA | Renascer I e II: Prefeita e Equipe Participam de Reunião para Viabilizar Entrega das Moradias


Chapadinha (MA) - Quinta-Feira, 22.Julho.2021

Secom

Na tarde desta quinta-feira (22), a prefeita de Chapadinha, Ducilene Belezinha, os secretários municipais de Aluízio Santos (Articulação Política), Ezequias Douglas (Assistência Social), Thiago Alves (Licitação e Compras), Peres Galvão (secretário interino de Infraestrutura e Urbanismo); o diretor do Departamento Municipal de Trânsito (DMT), Júnior Aguiar; o comandante da Guarda Municipal, GCM Monteles; e o comandante dos Agentes de Trânsito, Agente Marques participaram de reunião online com representantes da Caixa Econômica Federal, CAEMA, Equatorial e construtoras responsáveis pelos Residenciais Renascer I e II - localizados no bairro Areal.

Desde que assumiu essa nova gestão, esse foi o 4º encontro a pedido da prefeita Belezinha, na tentativa de resolver definitivamente as pendências que estão impossibilitando a entrega das 900 casas aos seus beneficiários.


Na reunião ficou acordado que, a Equatorial fará a ligação da energia dos Residenciais para que a CAEMA possa realizar testes nos poços de abastecimento de água e colocar em funcionamento a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e, só então, a Prefeitura possa iniciar o trabalho de recuperação das ruas que, pela ação do tempo e das chuvas, encontram-se desgastadas, algumas até com enormes crateras, dificultando o acesso a algumas casas.

Já dura anos a luta dessas famílias para receberem suas casas que, por conta de pendências e falta de iniciativa das empresas envolvidas, não foram entregues. Solidários com a situação, oferecemos ajuda, pois o nosso desejo é ver o sonho dessas famílias realizado”. - Disse a prefeita Belezinha.


Publicidade


CHAPADINHA | Programa Mais Médicos: Secretaria de Saúde Recepciona Profissional que Atenderá na UBSF/Bairro Areal


Chapadinha (MA) - Quinta-Feira, 22.Julho.2021

Secom

Na manhã desta quinta-feira (22), o secretário municipal adjunto de Saúde, Alex Castelo Branco, a diretora da Estratégia de Saúde da Família (ESF), Abigail Pontes e a coordenadora da Atenção Básica do município de Chapadinha, Bruna Vieira recepcionaram mais um médico do 'Programa Mais Médicos', do Ministério da Saúde, Dr. Wilfredo Espina, que realizará os atendimentos na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do bairro Areal, a partir da próxima terça-feira (27).

O empenho da Prefeita Belezinha em buscar o apoio do Programa do Governo Federal, melhora a assistência e reforça as ações junto à população, que necessita de um atendimento de saúde qualificado”, - ressaltou o secretário municipal adjunto de Saúde, Alex Castelo Branco, que também recepciona o médico em nome do secretário municipal de Saúde, Dr. Richard Wilker, explicando o motivo de sua ausência.


Publicidade


Arquivo do blog