WebNet

WebNet

sábado, 12 de junho de 2021

MAGALHÃES DE ALMEIDA | 16º BPM: Guarnição Recupera Moto com Registro de Roubo

Veículo recuperado pela guarnição policial

Chapadinha (MA) - Sábado, 12.Junho.2021


Durante rondas ostensivas, por volta das 11h, da última quinta-feira (dia 10), na Avenida Francisco Tobias de Castro, na cidade de Magalhães de Almeida - município distante 158 km de Chapadinha, a guarnição de serviço apreendeu uma motocicleta Honda NXR 150 Bros, de cor preta.

Contatos da PM/Chapadinha

Após fazer consulta pelo sistema INFOSEG e ser constatado que o veículo era produto de roubo, a guarnição conduziu e apresentou a condutora e a motocicleta na Delegacia para os procedimentos cabíveis.


Publicidade


Casal é Preso pela Polícia Civil Suspeito de Tráfico de Drogas

Material apreendido

Chapadinha (MA) - Sábado, 12.Junho.2021


Na tarde da última quinta-feira (10), uma ação da Polícia Civil do Maranhão (PCMA) resultou na prisão em flagrante de um casal suspeito pelo crime de tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo na Vila Bec, em Timon - município distante 247 km de Chapadinha.

A Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (DENARC/Timon) e o GPE/Timon realizaram a prisão por meio de um mandado de busca domiciliar, onde na ocasião foram localizados:

- 02 (dois) tabletes grandes da substância entorpecente “maconha”;
- 115 (cento e quinze) invólucros contendo entorpecentes do tipo “maconha”, já embalados;
- 02 (duas) porções médias de substância entorpecente, conhecida como “cocaína”;
- 30 (trinta) invólucros contendo a mesma substância, já embalados;
- Uma quantidade mediana do entorpecente do tipo “crack, ainda não embalada; e 
- 01 (um) revólver, de calibre .38, com 06 (seis) munições intactas.

O indivíduo estava sendo investigado pela equipe da Denarc há dois meses, pela prática do crime de tráfico de entorpecentes. Segundo ficou claro nas investigações, o indivíduo atua em parceria com sua companheira, que ostenta condenação também pelo crime de tráfico de drogas. Diante do estado de flagrante, as equipes conduziram o casal à Central de Flagrantes e os apresentaram à Autoridade Policial plantonista.


Publicidade


TCE-MA Conclui Levantamento de Informações Sobre Aplicação de Verbas de Combate à Pandemia

CLIQUE AQUI para conferir todas as informações do
acompanhamento realizado até agora pelo TCE, incluindo 2020.

Chapadinha (MA) - Sábado, 12.Junho.2021


O Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) concluiu mais uma das atividades realizadas pela instituição no processo de fiscalização da forma como o estado e os municípios maranhenses vem aplicando as verbas federais destinadas às ações de combate à pandemia causada pelo coronavírus (Covid 19).

Visando identificar se os recursos recebidos foram aplicados para a finalidade e nas ações específicas para as quais foram destinados, os auditores do TCE realizaram levantamento de informações no Portal da Transparência do Governo Federal, no Sistema de Acompanhamento de Contratações Públicas (Sacop) e nos portais da transparência do Governo do Estado e dos municípios,

Um dado checado pelos técnicos foi o percentual já efetivamente utilizado, considerado um dos indicadores da capacidade de mobilização, planejamento e organização dos entes públicos no enfrentamento da pandemia, de maneira a criar a estrutura necessária ao atendimento da população.

O levantamento incluiu também a análise detalhada das Folhas de Pagamento dos entes públicos, visando identificar eventuais aumentos nos gastos com pessoal em razão de contratações que possam ter sido realizadas em decorrência do combate à pandemia. A conclusão foi de que não houve aumento significativo de gastos por parte do Estado e dos municípios.

Contato/zap: (98) 99139-0804

No caso da análise das informações constantes do Sistema de Acompanhamento de Contratações Públicas (Sacop), foi identificado que os municípios enviaram informações ao sistema dentro dos padrões técnicos recomendados, enquanto o Governo do Estado registrou índice menor de envio de informações ao sistema, quando comparado aos municípios.

O diagnóstico aponta para a existência de algumas assimetrias em relação à aplicação dos recursos de combate à pandemia, o que vai demandar uma atuação da corte de contas junto aos gestores públicos visando sua imediata correção. O principal problema é relativo ao percentual de aplicação dos recursos, que se encontra longe dos índices considerados satisfatórios na maioria dos municípios maranhenses.

O TCE está depurando as informações obtidas e solicitando dados complementares que permitam identificar as causas dos baixos percentuais de aplicação e apontar alternativas para que os recursos sejam utilizados com maior presteza e eficácia”, explica o secretário de Fiscalização do TCE, Fábio Alex Melo.

De acordo com o secretário, outro ponto que chama atenção é o fato de alguns municípios terem enviado ao TCE percentuais de aplicação superiores a cem por cento em relação aos recursos recebidos. Os auditores da instituição já estão em contato com os gestores que forneceram essas informações para os devidos esclarecimentos.

Melo informa que a Corte de Contas maranhense continua a realizar ações de fiscalização voltadas à aplicação das verbas de combate à pandemia, inclusive com aprimoramento das metodologias de trabalho e o estabelecimento de novos padrões, específicos para essas atividades. “Os recursos de combate à atual pandemia devem ser utilizados de forma rápida e efetiva, tendo como foco medidas que permitam cuidar da saúde de todos os cidadãos. Para isso, essas verbas devem ser aplicadas dentro padrões previstos na legislação. O TCE, desde o princípio, está atuando para que isso seja alcançado, orientando os gestores públicos, fiscalizando e adotando as medidas punitivas cabíveis em sua esfera de atuação”, afirma.

CLIQUE AQUI para conferir todas as informações do acompanhamento realizado até agora pelo TCE, incluindo 2020.


Publicidade


quinta-feira, 10 de junho de 2021

BURITI | 16º BPM: Indivíduo é Preso por Porte Ilegal de Arma de Fogo

Arma de fogo apreendida pela guarnição policial

Chapadinha (MA) - Quinta-Feira, 10.Junho.2021


Na ulrima quarta-feira (09), por volta das 22h, a guarnição de serviço recebeu uma denúncia que um indivíduo estava com uma arma de fogo na Rua São José, Bairro Bacuri - na cidade de Buriti/MA.

Contatos da PM/Chapadinha

De posse da informação, deslocaram-se até o endereço com o apoio da GCM e do IPC Rodrigo. Chegando ao local, as equipes conseguiram prender o suspeito e encontraram a arma de fogo, uma espingarda cal. 36 com uma munição intacta, escondida em uma árvores próxima à residência.

O infrator foi preso e conduzido à Delegacia junto com a arma para os procedimentos cabíveis.


Publicidade


CHAPADINHA | Prefeitura Emite Novo Decreto Municipal, Válido a Partir Desta Quinta-Feira (10)


Chapadinha (MA) - Quinta-Feira, 10.Junho.2021

Secom

Nesta quinta-feira (10), no uso das suas atribuições constitucionais e legais, a Prefeitura de Chapadinha emite um novo Decreto de Nº 031/2021, que entra em vigor a partir desta quinta-feira (dia 10/junho/2021).

Medidas estabelecidas no decreto anterior, como: atividades de aspecto coletivo como as desenvolvidas por restaurantes, lanchonetes, delicatessen e congêneres poderão funcionar com até 30% (trinta por cento) da capacidade máxima de ocupação, respeitando o limite de horário até às 20h, podendo funcionar por meio de DELIVERY (entrega) até as 22 horas; proibição da realização de festas, eventos, shows e torneios esportivos de quaisquer naturezas, na área urbana e rural do município, pelo período de 15 dias, PERMANECEM SUSPENSAS.

Porém, o atendimento em repartições públicas retomam suas atividades, devendo seguir o protocolo sanitário de prevenção que vêm sendo adotado pelo município para enfrentamento da Covid-19.

Demais medidas a serem observadas no Decreto (confira cópia/print abaixo).

Havendo descumprimento das medidas estabelecidas neste Decreto, as autoridades competentes devem apurar a prática das infrações, penalizando o infrator.

O novo Decreto entra em vigor a partir desta quinta-feira (10).

Cópia/print do novo Decreto (Nº 31/2021)

Cópia/print do novo Decreto (Nº 31/2021)

Cópia/print do novo Decreto (Nº 31/2021)

Cópia/print do novo Decreto (Nº 31/2021)

Cópia/print do novo Decreto (Nº 31/2021)




Publicidade



CHAPADINHA | 16º BPM: Guarnição Recupera Motocileta Tomada de Assalto

Motocicleta recuperada

Chapadinha (MA) - Quinta-Feira, 10.Junho.2021


A guarnição de serviço foi informada pela guarda do Quartel, por volta das 19h, da última quarta-feira (dia 09), que a motocicleta Honda Pop 100, de cor preta, placa NHS-8526, foi tomada de assalto.

Contatos da PM/Chapadinha

A guarnição fez diligência e encontrou a motocicleta em uma rua abandonada no bairro Nsa. Sra de Fátima (Vila Isamara). O veículo foi entregue na Delegacia para as devidas providências.


Publicidade


NINA RODRIGUES | SEMAS Manifesta Alerta e Conscientização no Mês Alusivo "CONTRA TRABALHO INFANTIL"


Chapadinha (MA) - Quinta-Feira, 10.Junho.2021

O trabalho infantil, junto com a exploração sexual são os maiores males que ainda atormentam nossos adolescentes e crianças por todo o país.

O mês de junho é dedicado ao "Combate do Trabalho Infantil" através de iniciativas de conscientização e alerta para as consequências que esse mal pode trazer a sociedade do futuro, ou seja, nossas crianças.


Com o objetivo de informar e despertar a sociedade para a urgente necessidade de se reforçar as ações e as estratégias para acabar com o trabalho infantil, a Prefeitura de Nina Rodrigues - por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), vem a público manifestar alerta e promover mensagens educativas no enfrentamento do trabalho infantil, com a contribuição de nossos profissionais da Assistência Social, CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e Conselho Tutelar, que atuam diretamente com a violações de direitos da criança e do adolescente.


O que habitualmente, em todos os anos durante o mês de junho, as referidas unidades realizavam atividades em campo, com crianças e adolescentes, e ações com a população em geral, mediante ao cenário de saúde atual frente a pandemia do Covid-19, torna-se necessário  evitar programações que se compreende em grande circulação.


O prefeito Rodrigues lembra que antes dessa pandemia que assola o mundo atualmente, em anos anteriores, "a gestão municipal sempre desenvolveu ações alusivas, onde eram abordadas as definições de trabalho infantil e os mitos existentes acerca deste, destancando os aspectos e prejuízos físicos, emocionais e comportamentais na criança em situação de trabalho infantil". - destacou.

É PRECISO COMBATER O TRABALHO INFANTIL!
DENUNCIE: DISQUE 100


Publicidade


terça-feira, 8 de junho de 2021

CHAPADINHA | "Kits de Merenda Escolar": SEMED Divulga Cronograma de Entrega nas Escolas, Nesta Quarta (09)

Leia atentamente as informações contidas nesse banner

Chapadinha (MA) - Terça-Feira, 08.Junho.2021

Secom

A prefeitura de Chapadinha, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), anuncia o Cronograma de entrega dos "Kits de Merenda Escolar" para esta quarta-feira (09), nas seguintes escolas:

- Creche Jota Coutinho;
- Pré-Escola Luís Rocha Júnior;
- U.I. Amélia Mendes Ferreira;
- U.I. Coronel Joaquim Nunes;
- U.E. Dom Pedro I;
- U.I. Francisco Isaías do Nascimento - CAIC, e 
- U.I. João Gomes.

As entregas serão realizadas das 08h às 12h e das 14h às 17h, aos pais e/ou responsáveis que se dirigirem à Unidade Escolar em que o estudante está matriculado para receberem o kit.

----------------------------------------------

Matéria Relacionada:

CHAPADINHA | Prefeitura, Através da SEMED, Realiza Entrega de "Kits de Merenda Escolar" - Clique aqui e reveja.


Publicidade


FPM: Primeiro Decêndio de Junho Tem Alta Inabitual; Valor Supera R$ 5,6 Bilhões

Prefeituras irão partilhar R$ 5.679.860.664,10

Chapadinha (MA) - Terça-Feira, 08.Junho.2021

Novamente, o mês começa com repasse inabitual do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) – de R$ 5.679.860.664,10 – e a transferência ocorre nesta quinta-feira, 10 de junho. A primeira das três parcelas mensais representa quase a metade do valor total e é calculada com base na arrecadação dos Impostos de Renda e sobre Produtos Industrializados (IR e IPI) entre os dias 20 e 30 do mês anterior.

Um levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM), com dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), mostra que o repasse está 123,66% maior que os R$ 2,5 bilhões transferidos aos cofres municipais no mesmo período de 2020. Mesmo aplicando a inflação, o valor ainda será superior ao montante total recebido em junho passado. Deflacionado, o resultado positivo fica em torno de 109%.

Ao considerar o desconto constitucional de 20% do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), o primeiro decêndio do mês será R$ 4.543.888.531,28. A área de estudos técnicos da Confederação suspeita que este crescimento de 31%, de janeiro pra cá, seja por conta da maior compensação de débitos do IR e IPI, advindo principalmente de Ação Judicial.

Publicidade

Comportamento

De janeiro até agora, o Fundo dos Entes municipais se manteve positivo em todos os meses, a essa época, ano passado, o acumulado estava em R$ 47 bilhões. Atualmente, o fundo registra mais R$ 61,8 bilhões. O total repassado aos gestores municipais ainda está 24,4% superior, considerando a inflação do período. A CNM recomenda o comportamento decendial do repasse aos Municípios para melhor planejamento das políticas públicas.

Além disso, o levantamento da CNM mostra que, na partilha do decêndio, os 2.447 Municípios, de coeficientes 0,6 ficam com 19,70% do valor total - R$ 1.118.735.990,94. Já as 168 grandes cidades, de coeficientes 4,0, recebem R$ 747.843.527,06, que representa 13,17% do montante. A entidade explica ainda que o FPM, assim como as demais transferências constitucionais, não se mantêm uniformes ao longo do ano.

Instabilidade

Isso significa que as transferências podem ter baixa, também de forma atípica, se a economia nacional sofrer qualquer revés. Somado a isso, a entidade recomenda cautela e planejamento para evitar desequilíbrio e risco de responsabilização dos gestores, visto que a tendência é de redução significativa dos repasses entre julho e outubro, justamente pelas restituições do Imposto de Renda.

Por último, a entidade destaca que os impactos da pandemia da Covid-19 na administração pública, principalmente local, e que sobre a parcela de cada um dos 5.568 Municípios incide ainda 15% de aplicação mínima em saúde e o 1% do Programa de Integração Social e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).

Por Raquel Montalvão


Publicidade


TUTÓIA | 16º BPM: Guarnição Prende Dupla por Posse de Drogas e de Moto Roubada

Material apreendido

Chapadinha (MA) - Terça-Feira, 08.Junho.2021


Durante patrulhamento ostensivo, no início da tarde do último domingo (06), por volta das 13h30min, no povoado Barro Duro - município de Tutóia/MA, 02 (dois) indivíduos foram interceptados pela guarnição de serviço. Na busca pessoal, foram flagrados com substâncias semelhantes à maconha, em seguida foi feito uma busca pelo sistema INFOSEG e constatado que a motocicleta possuía registro de roubo.

Contatos da PM/Chapadinha

Os dois foram conduzidos e apresentados na Delegacia de Barreirinhas/MA, para os procedimentos legais.

MATERIAL APRESENTADO:

- 01 (uma) Motocicleta Honda Pop 100, preta, chassi 9C2HB0210CR485959;
- 02 (duas) Porções de substância semelhante à maconha;
- R$ 39,00 (Trinta e nove reais) em dinheiro;
- 01 (um) Canivete.


Publicidade


CHAPADINHA | Inauguração do Centro de Testagem, na Manhã Desta Quarta-Feira (09)

Leia atentamente as informações contidas nesse banner

Chapadinha (MA) - Terça-Feira, 08.Junho.2021

Secom

A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), comunica que a inauguração do Centro de Testagem em Chapadinha, acontece na manhã desta quarta-feira (09), a partir das 08h. A população terá acesso aos exames em uma unidade montada dentro do espaço do Rincão da Boa Nova (espaço cedido cordialmente pela Paróquia Nossa Senhora das Dores - Pároco Pe. Ambrósio), localizado na Travessa Eurico Dutra, nº 175 - no bairro Nsa. Sra. Aparecida. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h.

O Centro de Testagem em Chapadinha realizará o teste SWAB. O exame é feito a partir da coleta de secreções das vias respiratórias e detecta a existência do vírus no organismo. As amostras coletadas serão analisadas e o resultado fica pronto em até 20 minutos.

Contato/zap: (98) 99139-0804

"Ampliar a testagem é mais um avanço e de extrema importância para que possamos testar um número maior de pessoas, e dessa forma, ter possibilidade de entender em que proporção a pandemia está em nossa cidade, possibilitando tomar decisões mais precisas”, explica a Prefeita Belezinha.

"O novo Centro realizando o teste SWAB, que traz um diagnóstico mais rápido, é um apoio decisivo nas ações imediatas e mais eficazes no combate a Covid-19 em nosso município”. Ressalta o secretário municipal de Saúde, Dr. Richard Wilker.

 ATENÇÃO para o público selecionado para testagem nesta quarta-feira (09).

- Profissionais da Saúde;
- Profissionais da Segurança;
- Trabalhadores da Rede Bancária;
- Trabalhadores do Comércio;
- Pessoas com Doênças Crônicas.


Publicidade


MATA ROMA | 16º BPM: Dupla é Presa por Porte Ilegal de Arma de Fogo

Material apreendido pela guarnição da PM

Chapadinha (MA) - Terça-Feira, 08.Junho.2021


Na noite do último domingo (06), por volta das 21h, durante rondas ostensivas, a guarnição de serviço realizou abordagem a dois indivíduos, que trafegavam em uma motocicleta de cor preta, em atitude suspeita no Bairro Aeroporto - na cidade de Mata Roma.

Contatos da PM/Chapadinha

Ao realizar busca pessoal, foram flagrados de posse de um revólver calibre 38. Ambos foram conduzidos e entregues na Delegacia de Chapadinha para as providências cabíveis.

Motocicleta apreendida com a dupla

MATERIAL APREENDIDO:

- 01 (um) Revólver calibre 38, com 05 (cinco) munições intactas;
- 01 (uma) Motocicleta Yamaha XTZ 125, cor preta, placa: PSE-1331;
- R$ 77,00 (Setenta e sete reais) em dinheiro.


Publicidade


ANAPURUS | Prefeitura Anuncia Vacinação para Pessoas Acima de 30 Anos com Comorbidades

(Fotos: SECOM )

Chapadinha (MA) - Terça-Feira, 08.Junho.2021

Seguindo o cronograma estabelecido pelo Plano Estadual de Imunização, a prefeitura de Anapurus - através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou um novo grupo de vacinação contra a Covid-19, para pessoas com idade acima de 30 anos com comorbidades.



A vacinação teve início na manhã desta terça-feira, 8 de junho, às 8h, no Auditório Lenir Garreto, onde os imunizantes estarão disponíveis.



Prefeita Vanderly tem priorizado a Campanha de Vacinação no município, lutando incansavelmente para imunizar a população.

Documentos necessários:

- Comprovante de residência em Anapurus;
- Documento com foto e CPF;
- Cópia de laudo, declaração do médico ou receita de até um ano atrás, desde que ateste a doença. As pessoas com deficiência devem ainda levar comprovante do cadastro no BPC.

Qualquer dúvida ou informações sobre a Vacinação, procure a Secretaria Municipal de Saúde.

------------------------------------


Pacientes Recuperados Deixam o Centro de Tratamento Contra o Covid-19, no Município

A  Secretaria Municipal de Saúde informa que Anapurus registra 880 recuperados da Covid-19, conforme demonstra o Boletim Epidemiológico (veja abaixo) divulgado nesta última segunda-feira (dia 7),e segue combatendo a pandemia na município.

Boletim Epidemiológico divulgado nesta última segunda-feira (dia 7)

Nesta terça-feira (08), dois pacientes recuperados deixaram o Centro de Tratamento 'Isaac Francisco Monteles', em Anapurus, que trata exclusivamente pacientes acometidos com o novo coronavírus.


No Centro, os pacientes são acompanhados pela equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, que monitora os pacientes confirmados com a doença, desde o dia de sua notificação até completarem os 14 dias dos sintomas. Este período pode ser estendido, caso o paciente permaneça sintomático. O serviço funciona diariamente, inclusive aos feriados, recessos e finais de semana.

Além dos pacientes com o novo coronavírus, pessoas que apresentam sintomas compatíveis à doença (síndromes gripais) também são monitoradas pela equipe. Por meio do serviço, os profissionais conseguem sanar as principais dúvidas e explicar quais são os cuidados em domicílio, que os pacientes devem ter diariamente.

Quando procurar atendimento médico?

A Prefeitura de Anapurus orienta todos que apresentem qualquer sintoma de síndrome gripal (dor de garganta, tosse, mal estar, dor de cabeça, febre ou falta de ar) a procurar atendimento já nos primeiros sintomas. Elas devem se dirigir ao referido Centro de Tratamento.

ALERTA

Os profissionais da Saúde destacam que muitas pessoas deixam o quadro da doença evoluir e acabam procurando o sistema de saúde em um estágio muito avançado.

A orientação é para todos os pacientes, principalmente os idosos que pertencem ao grupo de risco, procurem, imediatamente o Centro de Tratamento 'Isaac Francisco Monteles', onde passarão por consulta e farão o teste.

*Com contribuição (no 1º post) do Blog da Naiane Rodrigues


Publicidade


Arquivo do blog