WebNet

WebNet

sexta-feira, 8 de junho de 2012

SOLIDARIEDADE: Pai Pede Ajuda para Filho Doente


Antonio Rodrigues Silva Filho, conhecido por "Baixinho", está pedindo ajuda para manter o filho, Kelson Vítor que está internado no Hospital Materno Infantil em São Luís.

Kelson Vítor tem apenas 2 anos e está internado em São Luís, com um grave problema de saúde e precisa de ajuda.


Kelson já passou por 11 cirurgias e sua família está sem condições no momento de arcar com todas suas despesas. Ele precisa de fraldas, sabonete especial, alimentação, dentre outras.


Faça sua doação no Banco do Brasil
Agência: 1773-6

Conta Corrente: 20.173-1

Nome (pai): Antonio Rodrigues Silva Filho

Contato: (98) 9182-1789
......................................................................
Post extraído do Blog do Foguinho

SINDCHAP Participa de Ato Público na Capital SL

Prof. Enedilson dos Santos participou do evento com outros membros do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Chapadinha (Sindchap)


Com informações do SINDTASPM de Pedro do Rozário-MA
A Federação dos Trabalhadores e do Serviço Público Municipal do Maranhão (FETRAM/CUT-MA) realizou no último dia 29 (maio.2012) um ato público na capital do estado, São Luís, para que os poderes legislativo e judiciário do Estado tomem conhecimento de como a maioria (ou quase todos) dos prefeitos tratam os servidores públicos municipais.

 

Reuniram-se em frente à Biblioteca Pública do Estado Diretores da FETRAM/CUT-MA, Diretores da CUT-MA, Sindicatos filiados e servidores das diversas regiões do estado, para mostrar que os prefeitos vêm aplicando tanto na Capital como no interior do estado.


Foi feito uma concentração na Praça Deodoro, em que os representantes dos diversos sindicatos de servidores públicos municipais relataram como estão acontecendo as ações em seus municípios, os casos mais graves até o momento são os de Anajatuba que está há 37 dias de paralização, Apicum-Açu que também está em paralização por tempo indeterminado e São Benedito do Rio Preto, que provavelmente também os servidores farão paralização.



Após os relatos e desabafos, todos seguiram à Assembleia Legislativa do Estado para apresentar aos deputados todo esse descaso com o servidor público municipal que acontece em nosso Estado.

Esperamos que o legislativo e o judiciário tomem consciência das atrocidades praticadas pelos prefeitos aos servidores públicos municipais.

Nossas lutas: Concurso Público, 13º Salário, Férias, Igualdade Salarial, Piso Salarial da Educação, Aplicação correta do FUNDEB, Direito de Greve, Previdência, PCCV e Estatuto do Servidor, Pagamento em dias, Redução da jornada de trabalho sem redução de salário, pela aprovação das convenções da “OIT” 151, a FETRAM-CUT/MA.

 

ANIVERSARIANTES DO DIA!


Nossas congratulações a todos os ANIVERSARIANTES DO DIA! - desta sexta-feira, dia 08 de junho, em especial, às nossas leitoras que ilustram este post. Felicidades!




Esta COLUNA SOCIAL tem o oferecimento especial da Loja...




CHAPADINHA: Aposentado da ZR Tem Residência Invadida por Bandidos que Dispararam Tiros


O aposentado Francisco Mourão da Silva, 71 anos, foi vítima de quatro elementos. De acordo com vítima, os bandidos chegaram à sua casa no povoado Riacho da Mata, zona rural (ZR) de Chapadinha, por volta das 21h, em duas motocicletas e disseram que eram da polícia, o aposentado tomava banho quando os bandidos invadiram a residência.

Com a voz tremula e chorando, o aposentado que mora sozinho contou ao CN1 que um dos bandidos falava o tempo todo que ia matá-lo. “Os bandidos se diziam da polícia e falavam que estavam lá para me matar. Eles reviraram tudo e perguntava pelo dinheiro, eu dizia que não tinha, foi ai que um deles fez dois disparos – eu me joguei no chão e fiquei quieto, graças a Deus não fui atingido”, disse a vítima.

Os bandidos levaram da casa da vítima, vários utensílios domésticos e uma televisão que nem funcionava. A polícia ainda não tem pistas dos assaltantes.
 

Procissão de Corpus Christi em Chapadinha

Em frente ao cortejo, o Padre Casimiro conduzia o ostensório contendo a hóstia consagrada, que representa o sangue e o corpo de Cristo.

Caminhando sobre os tradicionais tapetes feitos de serragem colorida, montados por jovens ligados à Igreja Católica, centenas de fiéis percorreram as ruas do Centro, saindo da Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, pela Avenida Oliveira Roma, dobrando na Celina Araújo e seguindo em direção à Igreja de São Pedro, padroeiro do Bairro Campo Velho.

Em algumas ruas, moradores enfeitaram as calçadas.


Resumido. Leia mais e veja mais fotos no Blog do William Fernandes.

Policial Militar de Chapadinha Morre Vítima de Tiro


Do Blog do William Fernandes

O Sargento PM Aurélio, de 38 anos, da 4ª CI/PM de Chapadinha, morreu na noite desta quinta-feira (07), por volta das 23h10, vítima de um tiro de pistola ponto 40, no peito esquerdo, dentro da viatura em que trabalhava, no momento em que se preparava para sair do quartel, para o trailer do Bairro Areal.


O major Edvaldo Mesquita, comandante da 4ª CI, lamentou o fato. Ele conversou com o comandante geral da PM/MA e disse que o corpo será encaminhado dentro de algumas horas à capital, para exames. O delegado Jayron Timbó, esteve no HAPA, junto com o major Edvaldo reafirmou a necessidade de levar o corpo para a capital.


O sargento Aurélio é natural de Chapadinha, mas morou fora durante muitos anos. Ele voltou à cidade há cerca de um ano e morava na Rua Gustavo Barbosa, próximo à Igreja Presbiteriana.


Aurélio estava de serviço, comandando a guarnição da VT 025. Com ele estavam o cabo Lima e o soldado Maranhão. Cabo Lima contou ao Blog do William que eles estavam no boxe da PM que fica no Centro de Chapadinha, ao lado do Banco do Brasil, quando receberam um chamado para se deslocarem até o quartel. Lá eles desceram e ficaram alguns minutos.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

ANIVERSARIANTES DO DIA!


Nos congratulamos com todos os ANIVERSARIANTES DO DIA! - desta quinta-feira, dia 07 de junho, em ESPECIAL aos nossos leitores que configuram esta postagem. Fica aqui registrado nossos sinceros votos de felicitações!




............ FOTO BÔNUS ...........

A aniversariante EMÍLIA VERAS com seus pais e sua maninha!

.............................................................................................

EM TEMPO...


Nesta quarta-feira, dia 06, o professor e decorador Sebastião Martins dos Santos completou seus 60 Anos de vida! Queremos aqui registrar nosso reconhecimento a este profissional que muito já contribuiu para a nossa cultura local. Felicitações, nobre amigo!

....................................................................................


Esta COLUNA SOCIAL tem o oferecimento da loja...


SÃO BERNARDO: Prefeitura Reforça Frota ao Receber Retroescavadeira


O Município de São Bernardo (distante 125 km de Chapadinha) recebeu no início deste mês, uma Retroescavadeira adquirida com recursos do Ministério da Pesca. O prefeito Zé Raimundo foi até a cidade de Imperatriz (MA) para receber a máquina que agora será incorporada à frota de veículos da Prefeitura Municipal de São Bernardo.


No Maranhão 15 cidades foram beneficiadas com Retroescavadeiras. A de São Bernardo foi originária de uma emenda do então deputado federal Gastão Vieira. Este é mais um benefício que o Deputado Gastão Vieira leva para São Bernardo e que vai ajudar nas ações de desenvolvimento daquele município.

Por Raimundo Santos -
Blog Opinião10.com

GCM/Chapadinha Terá Associação Recreativa

Local da futura sede da Associação dos GCMs

Nesta quinta-feira (07) os membros da Guarda Civil de Chapadinha (GCM) irão se reunir no terreno que será construída a sede da associação da GCM para realizarem vários serviços na área, entre eles está o roço e a capina do local. A instituição vem enfrentando uma certa dificuldade para realizar suas atividades físicas por falta de uma local próprio e adequado, mediante essas barreiras, foi tomada a iniciativa de se criar um espaço físico da corporação (associados), a partir de então foram realizadas inúmeras reuniões com membros da GCM e outros no intuito de concretizar esse sonho.
 
 
Não muito longe, fora realizado uma rifa em parceria com vários empresários do município de Chapadinha, com a finalidade de arrecadar fundos para então darmos início ao projeto. No entanto, já foi dado o primeiro passo, a associação já existe, já foi registrada e já tem o CNPJ. Portanto, o que está faltando mesmo, é a estrutura física do ambiente.

Após ser feita a limpeza do terreno a diretoria irá reunir-se novamente discutir as diretrizes que deverão ser tomadas e então dar início às obras.
 
 

SÃO BERNARDO: Prefeitura Inaugura Casa de Apoio em Parnaíba-PI

O prefeito de São Bernardo-MA, Zé Raimundo (foto), e o secretário municipal de Administração Coriolano Almeida, inauguraram no último dia 19 de maio do corrente ano, em Parnaíba-PI, a Casa de Apoio para as pessoas que fazem tratamento de saúde nos hospitais da cidade piauiense.

Antes, a Casa de Apoio funcionava em um imóvel alugado pela Prefeitura de São Bernardo (município distante 125 km de Chapadinha). Agora, com o propósito de reduzir despesas e dar mais conforto aos bernardenses que necessitam de tratamento médico em Parnaíba, o prefeito Zé Raimundo mandou construir uma Casa maior, ampla, moderna e mais confortável, com quatro quartos, sala, cozinha, banheiros e uma área externa bastante agradável.


O imóvel que está localizado no bairro São José, próximo ao Hospital Santa Edwiges, ficará sob a coordenação do companheiro Das Almas e será destinado ao atendimento de pessoas do município de São Bernardo e localidades do município de Santana do Maranhão. Quem precisar da Casa de Apoio, em Parnaíba, basta procurar o Sr. Das Almas.


O evento contou também com a presença do Prefeito de Santana do Maranhão Joãozinho Almeida, do Secretário de Agricultura Bernardo Filho, do Secretário de Esporte Coranhinho, do Ex-Prefeito de Parnaíba Paulo Eudes, do Agropecuarista André Almeida, Médicos de Parnaíba e muitos convidados de São Bernardo e Parnaíba.


quarta-feira, 6 de junho de 2012

Van e Motocicleta se Chocam no Centro de Chapadinha



O acidente ocorreu por volta das 16h50 desta quarta-feira (06) no cruzamento da rua do Comercio com a rua Manoel Machado da Ponte, por trás do Hospital Regional Antonio Pontes de Aguiar (HAPA). A van que fazia o trajeto HAPA/HCC (Hospital das Clínicas de Chapadinha) pela rua do Comercio, quando a motocicleta que vinha do bairro Aparecida -  sentido agência da Caixa Econômica Federal (CEF) bateu na lateral do carro, vindo a arrancar a porta do veículo que ficou estendida no meio da rua. No momento do ocorrido a van estava cheia de passageiros, mas nada sofreram.

A motocicleta era conduzida por Gerlan Marques Ferreira Oliveira, o mesmo não portava os documentos de porte obrigatório (C.N.H./C.R.L.V.) e ainda apresentava sintomas de embriagues; o próprio veio a confessar que havia engerido bebida alcoólica. Já o condutor da van apresentou todos os documentos, os mesmos estavam regulares.

Diante dos fatos, e após fazer um levantamento primário do local do fato, a Guarda Municipal (GCM) encaminhou os veículos e seus respectivos condutores para a Delegacia onde a GCM fez o B.O. e entregou à autoridade competente para as devidas providências.

Segundo o motorista, a van faz o trajeto diário entre as cidades de Chapadinha e Buriti de Inácia Vaz, e a mesma pertence ao Sr. Balbino.

Dados dos condutores e veículos:

Van: Renault/Master; placa: OEB-0399; cor: Prata
Condutor: Welinton da Silva Lago, 25 anos, reside em Buriti de Inácia Vaz - MA

Moto: Yamaha/YBR Factor; placa: NMZ-3625; cor Preta
Condutor: Gerlan Marques Ferreira Oliveira, 36 anos, reside na rua Sebastião Almeida, centro em Chapadinha - MA.

Houve apenas danos materiais, ninguém ficou ferido.

Magno e Roseana Acertam Detalhes da Construção de Hospital de 100 Leitos e UTI para Chapadinha

Magno Bacelar, Roseana Sarney e Hildo Rocha em Audiência   
Foto: Ivanilson

Do Blog do Alexandre Pinheiro
 
O deputado Magno Bacelar foi recebido pela governadora Roseana Sarney na tarde desta quarta-feira (06) no Palácio dos Leões. Na conversa, o deputado Magno – que é vice-líder do governo, agradeceu o apoio da governadora no atendimento das demandas da população de Chapadinha e disse a Roseana que a população está muito satisfeita com o volume de obras que a prefeitura vem realizando na cidade com ajuda do governo estadual.

De acordo com o deputado Magno a governadora comemorou o licenciamento ambiental e o breve começo das atividades da empresa Suzano em Chapadinha. Roseana falou da importância dos investimentos para a Região e lembrou a luta de Magno e da prefeita Danúbia pela implantação da fábrica. 

Magno aproveitou a oportunidade para reivindicar a instalação de um hospital de 100 leitos e equipado com UTI para Chapadinha. Sobre isso o parlamentar ouviu da governadora que a assim como Imperatriz e Caxias, o governo do estado também irá construir um Hospital Regional em Chapadinha, nos moldes da solicitação do deputado. Para agilizar os trâmites a governadora Roseana recomentou ao deputado que procurasse o secretário Ricardo Murad (Saúde) para que se comessem imediatamente os entendimentos entre prefeitura e estado para doação do terreno e início da obra.

Satisfeito com os resultados da audiência, Magno aproveitou a ocasião para convidar Roseana Sarney para inaugurações de obras em Chapadinha. Convite que, segundo o deputado, foi prontamente aceito pela governadora.
 

Entrevista: Ducilene Pontes Confirma Pré-Candidatura pelo PRB para Eleições de 2012

A pré-candidata do PRB à Prefeitura de Chapadinha, Ducilene Pontes (Belezinha) concedeu com exclusividade, uma entrevista ao site Local Notícias.


Durante a conversa, a primeira desde que seu nome foi cogitado para disputar as eleições de 2012, ela falou sobre as estratégicas de campanha, rebateu as críticas dos adversários, que em vão tentaram usar sua vida pessoal para intimidá-la, e mostrou-se otimista com o desafio de enfrentar a gestora municipal nas urnas.

Leia a íntegra da entrevista


LN: A Ducilene é pré-candidata?

Ducilene: Eu sou pré-candidata a prefeitura de Chapadinha pelo Partido Republicano Brasileiro,(PRB-10)


LN: Há muitos boatos dando conta de que no último momento você desistirá para dá lugar à Isamara. O que você diz em relação a isso?

Ducilene: Meras especulações dos meus adversários políticos, que além de indicarem o seu candidato pretendem, também, indicar o candidato com o qual eles gostariam de disputar a eleição. Isamara sempre me apoiou, e não há motivos para substituir meu nome, pois não possuo nenhuma ilegalidade que não permita concorrer às eleições de 2012.


LN: Quais os partidos que irão coligar com o PRB?

Ducilene: PRB , PTC, PTB, PSOL, PMN, PRP estamos conversando com outros partidos que será definido até as convenções .

LN: O cenário das eleições neste ano mostra-se um tanto agressivo, em tom de ataques à vida pessoal e moral dos candidatos. Você está preparada para enfrentar essas turbulências?
Ducilene: Quem se propõe a disputar uma eleição está se colocando para julgamento popular, então precisa está preparada para ouvir o que quer e também o que não quer. Durante toda minha vida enfrentei e venci turbulências, em todas as áreas. E esse tipo de comportamento terá no mínimo a rejeição do eleitor, além do que, qualquer abuso será interpelado judicialmente.

Na verdade querem criar factóides para desviar a atenção da verdadeira situação que se encontra o município.


LN: Desde que você anunciou a possível candidatura à prefeitura de Chapadinha,uma enxurrada de ataques ofensivos a sua conduta moral foram disparados por opositores, para tentar intimidá-la e fazer recuar. Como você lida com essa situação?

Ducilene: Eu sempre pautei a minha vida em princípios morais sólidos com temor a Deus, decência, honestidade, trabalho e respeito à família. Quem tem um alicerce forte consegue passar por essas tentativas de difamação feitas por pessoas que não tem nenhuma credibilidade e respeito com o povo. É óbvio que quem está no poder não vai entregá-lo sem lutar, lamento somente que os ataques sejam em áreas que não estão em disputa, pois eu quero discutir idéias e projetos para o desenvolvimento de Chapadinha, e não questões que só dizem respeito à intimidade das pessoas.


LN: Qual a visão do PRB em relação à atual administração?

Ducilene: A atual administração não tem compromisso com o povo, pois não está no governo pela aprovação da maioria da população chapadinhense, apresenta uma grande rejeição por não ter identidade própria e por não ter seriedade na condução dos serviços públicos.

LN: Algumas pesquisas de boca e outras informais, como aquelas divulgadas através de redes sociais, mostram o seu nome como o favorito. Você acha possível manter isso até o dia das eleições?

Ducilene: Ainda não comecei a fazer campanha, estou ainda assistindo o esforço do governo tentando fazer obras nas vésperas das eleições, com o intuito de enganar o povo, querendo apagar da memória popular a falta de ação durante três anos e meio com apenas quatro meses de serviços. Isto é insultar a inteligência dos chapadinhenses! Quando iniciarmos a campanha creio que a aceitação do meu nome crescerá ainda mais, pois durante a campanha iremos expor nossas idéias e nosso plano de governo, que fará com que o eleitor faça uma avaliação e escolha o melhor para Chapadinha.


LN: Quais as propostas de governo do PRB para Chapadinha?

Ducilene: Estamos fazendo o levantamento estatístico dos dados do município, realizando pesquisas quantitativas e qualitativas para sabermos as necessidades urgentes da nossa população, e assim elaborarmos um plano de governo de curto, médio e longo prazo. E assim, privilegiar a assistência e promoção da saúde, o planejamento educacional com assistência integral aos alunos-mobilizando as famílias e a comunidade nesse projeto educacional- incentivar e apoiar a agricultura familiar, o pequeno e médio produtor rural, além de uma atenção especial aos jovens, mulheres, idosos e a valorização do funcionalismo público.


LN: Faça suas considerações finais...

Ducilene: Obrigada pela oportunidade para expor as nossas idéias e mostrar o nosso compromisso com o povo de Chapadinha tão ansioso por mudança e dando-lhes a certeza de que melhores tempos viveremos em nossa querida princesinha do Baixo Parnaíba.

Danúbia Lidera Maior Coligação em Chapadinha

A prefeita Danúbia Carneiro (PR) vai liderar a maior coligação eleitoral na sua campanha pela reeleição em Chapadinha. Ela articula com PSDB, PRTB, PMDB, PV, PP, PSC, PSD, PHS, PT, PSDC e PDT, além do PSB, que deve indicar o companheiro de chapa.

- Nós temos conosco todas as legendas que acreditam no nosso trabalho. Partidos de governo e de oposição estão conosco - frisou a prefeita.

Adversária de Danúbia em, Chapadinha, a candidata do PRB, Maria Dulcilene, a Belezinha, ficou mais isolada ainda com a perda do apoio de Wagner Pessoa, que ameaça ser candidato.


Resumido. Continue lendo no Blog do Marco D'Eça

ANIVERSARIANTES DO DIA!


Nossas congratulações aos ANIVERSARIANTES DO DIA! - desta quarta-feira, dia 06 de junho, em especial aos nossos leitores que ilustram nosso post. Felicidades!






COLUNA SOCIAL - Com o oferecimento da loja:



Vereadora Márcia Propõe Criação de Programa de Combate ao Bullying em Chapadinha

Na sessão da última segunda-feira (4) na Câmara Municipal de Chapadinha, a vereadora Márcia Gomes, presidente da Casa, deu entrada em um Projeto de Lei, que institui a criação de um programa de Combate ao Bullying* nas escolas de Chapadinha.

SAIBA...

*Bullying é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (do inglês bully, tiranete ou valentão) ou grupo de indivíduos causando dor e angústia, sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder.


Em 20% dos casos as pessoas são simultaneamente vítimas e agressoras de bullying, ou seja, em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de assédio escolar pela turma. Nas escolas, a maioria dos atos de bullying ocorre fora da visão dos adultos e grande parte das vítimas não reage ou fala sobre a agressão sofrida.


Extraído do Blog do William

CHAPADINHA: Agência dos Correios é Assaltada Durante a Madrugada

Fachado do prédio dos Correios em Chapadinha - Foto/Créditos: William Fernandes

Do Blog do William Fernandes
Ladrões levaram todo o dinheiro que estava na agência
Funcionários da agência dos Correios de Chapadinha levaram um susto quando chegaram na manhã desta quarta-feira (06) para trabalhar. Encontraram o prédio aberto e revirado.
Durante esta madrugada, bandidos arrebentaram os cadeados e fechaduras das portas e levaram todo o dinheiro que encontraram dentro da agência. Funcionários não revelaram o valor que foi roubado.

Foi coisa de profissional. Os ladrões burlaram todo o sistema de segurança” - disse um dos funcionários. A polícia já esteve no local e apura o fato. Brevemente mais informações.



Hoje (quarta-feira, dia 06 de junho) não haverá expediente ao público na agência dos Correios.


Informações do Blog CN1
De acordo com as primeiras informações da polícia, os assaltantes entraram pelos fundos da agencia quebrando os cadeados em seguida adentraram no prédio, desligaram o alarme. Para abrir o cofre, os bandidos utilizaram um pé de cabra e fugiram com dinheiro.


A polícia civil esteve no local realizando pericia. O delegado Alessandro Castro, deu início as investigações e informou a Polícia Federal sobre o roubo.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Tradicional Arraial da Amizade (Bairro Terras Duras) 2012!


Participe do tradicional ARRAIAL DA AMIZADE que acontecerá nos dias 16 e 17 de junho, no Bairro Terras Duras, com apresentação de quadrilhas e danças. Enquanto você curte e participa do arraial, também pode saborear muitas comidas típicas. E no dia 17 haverá a grande estréia da dança Country Reis dos Cowboys.
 
 
Não fique de fora desse grande arrastapé!


Sábado, dia 16, haverá a apresentação da Dança Country de Barreirinhas.


Organização do Evento: Vanúsia


Extraído do Blog do Prof. Damiani

Acidente Entre Moto e Carro Eleva Estatística de Acidentes no Trânsito de Chapadinha

Foto: Darty Cléia Marinho (via Facebook)

Na tarde desta desta terça-feira (05) por volta das 16h, aconteceu mais um acidente na Avenida Ataliba Vieira de Almeida - bairro Terras Duras, próximo ao Posto Alvorada.


Lídia Pinto Oliveira, 20 anos, estava conduzindo uma motocicleta Titan, com sua mãe na garupa, quando foi surpreendida por um veículo, que bateu na sua moto sem chances de desviar.
Lígia sofreu um corte na perna direita e várias escoriações pelo corpo e sua mãe, Maria de Jesus, sofre uma pancada na cabeça, sem graves consequências.


As duas foram levadas para o Hospital Regional Antonio Pontes de Aguiar (HAPA) onde receberam atendimentos e foram liberadas.


O motorista evadiu-se do local sem prestar socorro as vítimas.


*Com alterações.

Prefeitura Anuncia mais 15 Km de Asfalto em Chapadinha



A prefeitura de Chapadinha anunciou na tarde desta terça-feira (05) que a cidade vai ganhar mais 70 mil metros quadrados de asfalto. Segundo a prefeita Danúbia Carneiro, 40 mil metros serão custeados com recursos próprios do município e os outros 30 mil serão garantidos por meio de emenda parlamentar alocada para Chapadinha pelo deputado Magno Bacelar. O anúncio foi feito à Rádio Mirante AM e ao blog CN1.
Segundo o secretário de obras Reginaldo Marinho já existe um levantamento das ruas que receberão o asfalto. “Temos a relação (das ruas) já conosco e até amanhã estaremos informando à população por meio dos órgãos de imprensa” afirmou Marinho.


De acordo com levantamentos da secretaria de obras, os 70 mil metros quadrados serão suficientes para asfaltar mais de 15 quilômetros de ruas e avenidas em Chapadinha.


Informações CN1 e Fotos: (01) Blog do Foguinho; (02) Blog Ações e Destaques

PM prende Homem Após Tentativa de Homicídio em Chapadinha

A Polícia Militar do município de Chapadinha prendeu, na noite do último sábado (2), Josemar Almeida Nunes, 23 anos, após tentativa de homicídio contra um casal no Bairro Mutirão, naquela localidade.

Na ação, o acusado cortou a mão da mulher além do braço e cabeça do homem. Segundo informações repassadas pela polícia, a ação aconteceu após o casal, sócios de um bar onde o acusado estava se negar a dar bebida alcoólica a ele.

Josemar Almeida Nunes foi preso em flagrante e autuado por tentativa de homicídio. Ele foi encaminhado para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Chapadinha.



*Imagem meramente ilustrativa


Dia Mundial do Meio Ambiente e Outras Coisas Mais


*Por: Juvenal Neres de Sousa - Coordenador Executivo da ASA-MA

Nos últimos tempos esta data não tem mais como passar em branco. É o Dia Internacional do Meio Ambiente. Data comemorada no intuito de acordar a população de nosso planeta para pequenas coisas antes ignoradas, mas que são vitais para a sobrevivência desta e de futuras gerações. Mas também é uma data para reflexões e lembranças.


Falando em lembranças e Meio Ambiente, não poderia deixar de me recordar de uma pessoa intrinsecamente ligada ao tema de nosso título. Hoje em dia ele já anda pelas ruas da cidade, quase despercebido, e quando reconhecido muitos indagam se mudou da cidade.


Essa pessoa que falo, chegou a Chapadinha no final do ano de 2006, trazido pela novidade que se instalaria na cidade e de certa forma mudaria os rumos da mesma. Visual estranho para os tradicionais logo causou estranheza, desconfiança de uns e observação atenta de outros.


Pessoa de personalidade forte, opinião bem esclarecida e de atitude, logo foi obtendo espaço político em Chapadinha defendendo os interesses da Universidade Federal do Maranhão, recém-instalada e que buscava seu espaço na educação da região.


Logo nós tornamos colegas de luta por melhores condições para a cidade através de ações educacionais, encontros e debates além de ações realmente com propósitos ambientais. Dentre os professores da Universidade foi o primeiro a abraçar as causas da desertificação e a defesa da entrada do Estado do Maranhão na região do semiárido. Estado nosso banido injustamente da região por atos políticos e estudos direcionados.


Mesmo ligado ao Meio Ambiente e suas causas, nunca deixou a educação de lado, sabendo ele que sem ela a causa estaria vencida. Instalou e coordenou com alguns professores o primeiro cursinho gratuito na cidade que tinha 150 alunos cadastrados dos quais obteve naquele ano um número considerável de aprovações, aproximadamente 62%. Para época seriam números maravilhosos já que a Universidade era uma realidade educacional distante para muitos.
Prof. Telmo (D) em conversa com o radialista J. Coutinho (In Memorian)

Não contente, realizou estudos para entender porque da dificuldade do alunado da região em adentrar a Universidade e constatando o obvio, o baixo nível de instrução de nossos jovens na época. As escolas municipais e estaduais não estavam preparadas para esta nova realidade.


Vieram as eleições e novamente com visão e senso de educação e conhecimento mediou os primeiros debates com os candidatos a prefeito na época. Um marco democrático elogiado pelos promotores de então, e mostrando para população que política é coisa séria e política públicas não são ainda de conhecimento de muitos de nossos políticos.


Esse jeito sincero e objetivo também lhe trouxeram problemas. Ameaças de morte quando defendia em cima do trator da Universidade as terras que pertenciam a todos e também inimizades políticas além de agressões covardes e infundadas. Como ele mesmo diz “nunca briguei, somente apanhei...”. Mas o reconhecimento também apareceu. Foi indicado para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Cargo que fez com que abandonasse a dedicação exclusiva à Universidade e se dedicasse ao Município.


Com ideias inovadoras e impactantes, logo vieram as mudanças. Muitos estranharam quando no primeiro aniversário da “Princesa do Baixo Parnaíba”, na nova gestão municipal, em vez de shows e comemorações tradicionais o município, através de todos, plantou, distribuiu mudas de árvores do cerrado e acordou para o Meio Ambiente. Festa única e histórica para essa cidade, pois desde então nunca foram distribuídas tantas mudas de árvores. Mais de 5.000 mudas não só aqui como em várias cidades da região. Também tivemos uma semana de Meio Ambiente naquele ano com palestras, apresentações, mesas redondas e claro uma bela festa de confraternização final que reuniu diversas pessoas e secretarias de meio ambiente de outros municípios.


Por ações e críticas ao próprio governo e sobre hábitos da população, além da insatisfação de muitos vereadores com suas palavras ferrenhas, logo deixou o governo municipal. Descontentamentos estes que pelo menos fizeram com que hoje se tenha uma lei ambiental, o Ipê é arvore símbolo de nossa cidade, ato dos vereadores para o Meio Ambiente. Depois disso mais nada foi feito pelo Meio Ambiente de nosso município. Não é uma crítica aos seus sucessores, somente uma realidade.


Desgostoso com a política mudou de ares e voltou seu foco para a nossa capital, mas nunca deixando de lado nossa querida cidade. Continuou lecionando na Universidade, recebendo críticas como sempre de companheiros e alunos, mas nunca desviando seu foco de buscar para região coisas maiores.


Em São Luís suas capacidades foram logo reconhecidas. Atuou em 75% dos projetos de engenharia do “Programa de Aceleração do Crescimento” aplicado para a melhoria de vida das pessoas que vivem as margens do Rio Anil. Autor de vários projetos de engenharia importantes para o desenvolvimento de nossa capital e do estado.


Na virada de 2009 para 2010 um susto acometeu meu amigo. Um câncer que venceu com naturalidade e seriedade que só ele mesmo para ter. Ficou seis meses afastado da cidade em seu tratamento, voltando já em momento único de democracia: as eleições para diretor na UFMA. Conduziu com destreza o processo eleitoral sendo presidente da mesa. Mas quando acho que ele já fez muito, vem e surpreende a todos com mais feitos e ações que muitos políticos e amadores de política possam imaginar.


Atualmente além de suas aulas na Universidade Federal do Maranhão em Chapadinha, nosso forasteiro projeta mudanças para a economia estadual. Acreditem! Não é brincadeira. Chamado pelo Secretário Estadual de Meio Ambiente pessoalmente, o professor, como era apelidado aos quatro cantos de nossa cidade exerce a função de Supervisor na SEMA-MA. Trabalhando com Pagamentos por serviços ambientais tais como ICMS ecológico e ICMS Verde e outras medidas que quando implantadas irão modificar a gestão pública de vários municípios e do estado no intuito de realmente termos ações em pró do Meio Ambiente.


E tem mais! Com sua cabeleira e barba por fazer, será uns dos membros que representarão o Estado no Maranhão no “Maior Evento de Meio Ambiente do Mundo”, a “RIO +20” que será realizado no Rio de Janeiro no mês corrente como também o único a levar o nome de Chapadinha para um evento deste porte. Não só como representante, mas em mesas redondas e debates como também atuou na preparação dos documentos que serão entregues no evento como as famosas “Carta da Amazônia”, “Carta do Cerrado” e Ações de Combate a Desertificação.

Nesse dia de hoje, em prol do Meio Ambiente e iluminando a memória de muitos críticos e políticos de nossa cidade, meus sinceros parabéns ao meu amigo e professor Telmo José Mendes (foto) que aniversaria nesta data. E que um dia nossa cidade possa te reconhecer por seus serviços prestados e continue assim, andando despercebido, defendendo seus ideais, o estado que te acolheu e a cidade que chegou para mudar e crescer. Parabéns!!! São meus sinceros votos! 


*Texto originalmente publicado no Blog do Alexandre Pinheiro


Homem Agride Mulher no Rosto com um Casco de Cerveja na ZR de Chapadinha

Corte no rosto foi causado pelos estilhaços do casco de cerveja

No último sábado (02) por volta das 19h, na localidade Macajuba, zona rural de Chapadinha, Elza Vieira da Conceição, 40 anos, foi agredida por Francisco Gonçalves, conhecido como "Chico Zangado".


A vítima foi atingida com um casco de cerveja no rosto, ela recebeu vários socos e foi ameaçada de morte pelo acusado.


Segundo relatos de Elza, a mesma foi pega de surpresa quando estava em um bar tomando cerveja com as amigas; ela não lembra de nada, a pancada foi tão grande no rosto que ela desmaiou e, foi levada para o Hospital de Afonso Cunha, onde recebeu os atendimentos de emergências e logo após foi liberada.


Já foi registrado o Boletim de Ocorrência (B.O.) na Delegacia de Polícia Civil de Chapadinha, e o delegado responsável já está averiguando o caso.


Do Blog do Foguinho
*Com alterações.

Cutrim Critica Solicitação da Força Nacional para Garantir Eleições no MA

O deputado Raimundo Cutrim (PSD) criticou da tribuna da Assembleia, nesta segunda-feira (4), o secretário de Segurança Pública, Aluizio Mendes, pelo fato de 18 municípios do Maranhão (inclusive, Chapadinha) já terem requisitado Força Nacional para garantir a segurança nas eleições municipais.


“Isto é brincadeira e falta de respeito. É colocar nosso sistema de Segurança no fundo do poço”, protestou.


Segundo o deputado, a informação foi divulgada em várias emissoras de rádio no último fim de semana.


“Como é possível um efetivo de mais de sete mil homens, que é o que temos no Maranhão, não ter condições de garantir a segurança durante a realização das eleições municipais? Só se faltar verba porque efetivo nós temos de sobra”, observou.


Para Cutrim, o pedido de apoio à Força Nacional é descabido porque há efetivo suficiente do Estado para garantir a segurança das eleições municipais.


“O que pode justificar um pedido descabido dessa ordem é a falta de competência do secretário de Segurança Pública”, disparou.


Por: Ribamar Santana / Agência Assembleia
.......................................................................................


Veja o que diz o secretário Aluísio Mendes (Segurança)
Segundo o secretário Aluísio Mendes (Segurança), a pasta possui um relatório que teve por base os principais incidentes ocorridos durante as eleições de 2006, 2008 e denúncias recebidas nos últimos quatro anos.


Ele disse que 18 áreas estão mapeadas para serem enviados reforços. No entanto, não significa que apenas estes locais serão atendidos.


Os municípios historicamente conhecidos por conflitos e que receberão os primeiros reforços serão: Chapadinha, São Mateus, Benedito Leite, Santa Luzia, Santa Luzia do Paruá, Bom Lugar, Buriticupu, Porto Franco, Carolina, Olinda Nova do Maranhão, Barra do Corda, Bom Jesus das Selvas, Colinas, entre outros.


Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, o Estado possui cerca de 4 milhões e 600 mil eleitores, divididos em 16 mil 170 seções.


*Com colaboração do Blog do Foguinho

Chapadinha 2012: Organograma do Poder

*Por: Jânio Ayres - Blog do Prof. Jânio

Quando o sr. Isaías era prefeito, manteve em seu primeiro mandato um certo equilíbrio entre apoio popular e apoio de lideranças sociais, políticas e econômicas, especialmente da zona rural.


Em seu segundo mandato, priorizou o apoio popular, deixando as lideranças em geral à mercê de algum novo líder político assumir a liderança maior.

Mas era necessário munição política, isto é, recursos e estrutura para proporcionar às lideranças força política para arrebanhar seus liderados.

Foi o que o sr. Magno Bacelar fez, ao que parece. Trabalhou de forma serena durante o segundo mandato do sr. Isaías sempre em aproximação com as principais lideranças do município e, aproveitando o melhor momento, lançou-se como liderança maior.

Contudo, o embate seria difícil em 2000, pois o sr. Isaías tinha grande apoio popular, sendo que sr. Magno tinha grande apoio em meio às lideranças em geral.

O fio divisor e que proporcionou a tendência para o lado do sr. Magno foi o funcionalismo público, os profissionais liberais e os empresários no último ano de mandato do sr. Isaías.

Daí para cá esse fiel da balança tem mantido a força anti-Isaías no poder.

Contudo, grande parte desse funcionalismo, dos profissionais liberais e dos empresários foi sendo dispersa durante o segundo mandato do sr. Magno, vindo a ratificar a fragmentação no mandato de Danúbia.
Após a conquista das lideranças, em um primeiro momento, talvez tenha-se cometido um erro político ao se tentar fragilizá-las perante seus "liderados" e arrebanhar diretamente o povo, realidade similar à do sr. Isaías.

Talvez o erro estivesse no fato de considerar o "Mito de Isaías" suficiente para manter os diversos setores sociais agregados contra o "passado".

Vale lembrar que o fiel da balança foram exatamente os funcionários públicos municipais, os profissionais liberais e os empresários, exatamente os grupos que vém seguidamente manifestando-se contra os rumos empreendidos pelo governo de Danúbia.

Essa mistura é perigosa (para quem quer manter-se no poder) e potencialmente capaz de arrebanhar o povo, já que são setores que lidam tanto com outras lideranças quanto com o próprio povo em geral, dispondo de espaço para veiculação de discursos, recursos financeiros, estrutura e conhecimento técnico-jurídico para empreender mobilização social.

Contudo, engana-se quem acha que Isaías está fragilizado. Engana-se mais ainda quem acredita improvável uma re-eleição de Danúbia. Em política, coisas incríveis são possíveis. E a terceira via? Bom, precisa demonstrar viabilidade, o que já existe em potencial.
.......................................................................

*Reproduzido. Data da publicação original 27.Dez.2010
Clique aqui e reveja.

26 Prefeituras do MA Decretam Situação de Emergência


Embora em boa parte dos municípios maranhenses esteja chovendo regularmente, 26 prefeituras decretaram estado de emergência em razão da estiagem que estaria ocorrendo no Maranhão.


As fortes chuvas que caíram durante o último dia 25 de maio, deixaram vários carros atolados em olho d’Água das Cunhãs.

Os municípios beneficiados com a medida foram: 01. Chapadinha, 02. Afonso Cunha, 03. Humberto de Campos, 04. Magalhães de Almeida, 05. Paulino Neves, 06. Primeira Cruz, 07. Santo Amaro, 08. Tutóia, 09. Paraibano, 10. Pinheiro, 11. Santa Helena, 12. Mirinzal, 13. Guimarâes, 14. Bacuri, 15. Alcântara, 16. Cachoeira Grande, 17. Santa Luzia do Paruá, 18. Vitorino Freire, 19. São Vicente de Férrer, 20. Olho d’Água das Cunhãs, 21. Cajari, 22. Matinha, 23. Sucupira do Norte, 24. Governador Luís Rocha, 25. Governador Archer, 26. Amarante do Maranhão.

Com a medida os gestores municipais destas cidades estão autorizados a realizar contrataçôes de forma livre (sem ter que passar pelo processo de licitação); perfurar poços artesianos, realizar convênios e distribuir cestas básicas às famílias atingidas pela seca. Práticas normalmente proibidas durante o período eleitoral, mas que agora estão liberadas para 26 localidades.

Um verdadeiro perigo que acaba fortalecendo os candidatos que ocupam as prefeituras ou que são apoiados pelos atuais gestores, que certamente farão uso das concessões como moeda de troca para angariar votos das comunidades carentes. Um festival de manobras políticas amparadas legalmente e que podem comprometer a lisura do processo eleitoral e ainda contribuem para perpetuar gestores mal intencionados e alheios à satisfação dos interesses públicos no poder.

Arquivo do blog