WebNet

WebNet

sábado, 18 de abril de 2015

VARGEM GRANDE - BR 222: Adolescente é Atropelada e Morre Quando Ia para Jogos Escolares




Uma verdadeira tragédia foi o que aconteceu na manhã deste sábado (18) no povoado Três Palmeiras, zona rural do município de Vargem Grande.

Duas adolescentes estavam às margens da BR-222 esperando alguma van, já que o ônibus da prefeitura já havia passado, para irem participar dos Jogos Escolares, que começou na sexta-feira (17), quando foram atropeladas por um carro Chevrolet Astra.

Segundo informações, o carro vinha no sentido Vargem Grande-Chapadinha, invadiu o acostamento e atropelou as adolescentes, que são estudantes de uma escola no povoado Placas. Com o impacto, uma delas foi arremessada por mais de 10 metros não resistiu e faleceu na hora. A outra teve ferimentos pelo corpo e passa bem.

O condutor do veículo, ao perceber o que havia acontecido, evadiu-se do local com sentido a Chapadinha novamente. A Diretora da escola, que viu tudo, entrou em contato com a polícia de Vargem Grande, que por sua vez avisou a guarnição de Chapadinha. O homem está na Delegacia de Chapadinha prestando esclarecimentos.

Os Jogos Escolares foram suspensos até a segunda-feira (20) em virtude dessa tragédia. O corpo passou pelo Hospital Benito Mussolini e já foi liberado para o velório, que acontecerá no povoado Três Palmeiras.


Publicidade



sexta-feira, 17 de abril de 2015

Prefeitura de Chapadinha Desenvolve Projeto de Hortifruticultura no Povoado Mangabeira


A Prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Agricultura, e com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou o Projeto de Hortifruticultura Comunitária e Escolar, no povoado da Mangabeira.

Os trabalhos, que contam com a participação dos moradores, alunos e profissionais da escola Francisco Firmo e também dos alunos da Casa Familiar Rural, começaram na semana passada e estão na fase da perfuração dos canteiros.


A área de 900 m2 será toda cultivada com hortaliças, frutas e serão construídos também, viveiros para o plantio de plantas medicinais e nativas da região, umas até escassas na localidade, como Aroeira, Pau D’arco e Ipê.

Além da responsabilidade ambiental, o projeto visa estimular a produção local fomentando a economia das famílias da zona rural do município de Chapadinha.


Nosso principal objetivo é trabalhar junto dessas comunidades e desenvolvermos técnicas viáveis de cultivo de hortaliças e frutas típicas da região e assim, aumentar a produção nessas comunidades. Para isso contamos com total apoio da Prefeitura de Chapadinha e da secretaria de educação, que nos doou o material que está sendo utilizado em nosso trabalho”, complementou o secretário adjunto de Agricultura, Tote.

A meta da organização é ampliar o projeto para as comunidades Estrela e Maceno.

Secom/PMC


Publicidade



Prefeitura Provoca Reunião com Comando da PM e Major Garante Liberação da Travessa Coelho Neto Ainda na Noite Desta Sexta (17)



A Prefeitura Municipal de Chapadinha notificou, por escrito, na tarde desta sexta-feira (16), o comando da Polícia Militar em Chapadinha, exigindo providências para a liberação da Travessa Coelho Neto, no Bairro Caterpillar, vez que se trata de questão de segurança pública, responsabilidade do Estado do Maranhão.

Diante desta notificação, o comandante do 16° Batalhão da PM, Major Glauber Miranda, garantiu, em reunião realizada na noite desta sexta-feira (17), na Secretaria Municipal de Infraestrutura, com o secretário da pasta, Aluízio Santos, na presença de cerca de 15 moradores da Travessa Coelho Neto, que ainda na noite desta sexta (17), providenciará a liberação da via.

A Prefeitura disse que espera que a PM cumpra com seu dever e sua obrigação previstos em Lei. A Prefeitura reafirmou, perante a comunidade do bairro Caterpillar e da Vila Vitória, que concluirá a obra em andamento, dentro do prazo fixado no cronograma.


Publicidade



CONVITE - Inauguração da Tenda Espírita de Umbanda São Jorge Guerreiro


O Umbandista Pai Marcos de Ogum, vem a público convidar a todos a participarem da festa religiosa de inauguração da Tenda Espírita de Umbanda São Jorge Guerreiro - em homenagem ao Orixá Ogum (São Jorge) que será realizada no próximo dia 23 (quinta-feira). O Centro Espírita está localizado na Rua da Águia, s/n - no bairro Recanto dos Pássaros.


Programação

- Às 4h da tarde vai ter o batismo do Terreiro (Cerimônia fechada somente para os filhos da Casa); 
- A partir das 8h da noite, o Tambor começa e será oferecido o Comes&Bebes - por conta da Casa para os convidados.



Publicidade



Chapadinha Realiza 7ª Semana do Microempreendedor Individual


Encerrou-se nesta sexta-feira (17) a 7ª Semana do Microempreendedor Individual (MEI), promovida pelo Sebrae em parceria com a Prefeitura de Chapadinha. O evento, que iniciou-se na última segunda-feira, dia 13, é considerado o maior voltado para essa categoria de donos de negócios.



Dentro da programação da Semana do MEI, os empresários puderam participar de orientações técnicas e consultoria, através de palestras que abordavam linhas de crédito, negócio de sucesso e benefícios previdenciários.


O evento destaca os principais pontos para a gestão de um negócio eficiente e lucrativo. Além de possibilitar uma oportunidade de ter acesso a serviços de atendimento, orientação e capacitações, que vão auxiliar o empreendedor a trilhar um caminho para alcançar o sucesso nos negócios.


Para o secretário municipal de Indústria de Comércio, Armando Brito, a Semana do MEI vem aprimorar os serviços, oferecendo maior qualidade. “Apoiar ações como essas reforça o nosso compromisso com o desenvolvimento empresarial e a geração de emprego em Chapadinha”- ressaltou.



Publicidade



URBANO SANTOS - Policias Civil e Militar Cumprem Mandatos de Prisão de 04 Assaltantes



A Polícia Civil do Maranhão, através da Delegacia de Polícia de Urbano Santos, com apoio da Polícia Militar, deu cumprimento a 04 mandados de prisão preventiva contra Elierberth Maciel Ferreira, Pablo Ribeiro da Silva, Eugenio Ribeiro de Lira da Silva e Willian dos Santos Silva.

Após investigação, todos foram indiciados pela participação no roubo do comerciante “Uchoa”, dono de uma rede de farmácias em Urbano Santo e diversos municípios, reveja aqui.

Os indiciados por roubo e associação criminosa, foram presos e estão à disposição do Poder Judiciário. O mandado de prisão foi expedido na manhã desta sexta-feira (17).




Publicidade



Artigo - FOGO DEMOCRÁTICO


Por: Dr. Almir Moreira - Advogado

A República Federativa do Brasil se define como um estado democrático de direito.

Tem como fundamentos, entre outros, a cidadania e a dignidade da pessoa humana.

Em seus objetivos, contempla a construção de uma sociedade livre, justa e solidária a fim de promover o bem de todos.

A lógica desses fundamentos, de caráter constitucional, é a da garantia à segurança da população.

Garantia da ordem. Sem ordem não se vai a lugar nenhum.

Atos de violência não contribuiem para a consolidação do estado democrático de direito.

Ao contrário, o enfraquecem.

Não é, contudo, o pensamento de alguns. Poucos, mas estridentes. Na verdade, melhor conceituar como histéricos.

Dividem-se em tolos e espertalhões. Os tolos vão no oba-oba; o outro segmento só tem a democracia como um instrumento, não um fim. A intenção é outra.

Atos de obstrução de vias mediante depredação, ateamento de fogo, feitura de valas... não têm nada de legítimos. Atos dessa natureza com o correr do tempo passaram a ser chamados de vandalismo, símbolo da incivilidade de um povo de origem germânica denominado bárbaros.

Opiniões apoiadas em análises ideológicas, sem base em dados, estimulam uma leitura equivocada e preconceituosa da periferia.

Andam longe de contribuir para a crítica política, principalmente por ignorar convenientemente o interesse de grupos políticos interessados só em desestabilizar governos.

Ações assim, apenas celebram e justificam o vandalismo e maculam a democracia.

Ainda ocorresse a presença de gente carente de certos benefícios em atos de vandalismo, o respeito ao pacto social - a Lei -, deve prevalecer, sob pena de violação desse pacto político e legal.

O monopólio da força é do Estado e, ainda assim, jungido aos limites necessários para fazer parar eventual violência anterior.

Democracia sem ordem não é democracia.


Publicidade



CHAPADINHA - Dono de Lotérica é Assaltado e Bandidos Levam Grande Quantia em Dinheiro

Imagem meramente ilustrativa

A Polícia Militar de Chapadinha informou ao blog do Foguinho, que dois homens armados assaltaram o proprietário de uma Casa Lotérica, localizada na avenida Presidente Vargas, nesta sexta-feira (17).

Há informações que o proprietário estava vindo da Caixa Econômica Federal em direção a sua lotérica e tudo indica que o mesmo já estava sendo monitorado pela dupla de assaltantes.

Ao adentrar no estabelecimento comercial, dois homens armados anunciaram o assalto e levaram todo o dinheiro do proprietário, que segundo informações tem a estimativa de 50 mil reais. Este valor ainda não foi confirmado pela PM.

O Serviço de Inteligência da Polícia Militar já está investigando o caso.


Publicidade



BURITI - Polícia Civil Desencadeia "Operação Sossega Buriti" e Prende Dois Homens



Na manhã desta quinta-feira (16), a Polícia Civil do Maranhão, sob o comando do delegado interino de Buriti (município distante 68, 6 Km de Chapadinha), Dr. Jacqueson Ferreira Alves Dos Santos, com apoio de investigadores da capital São Luís e locais, desencadeou uma grande operação na cidade denominada "Sossega Buriti", que acarretou na prisão de duas pessoas suspeitas de envolvimento em crimes na cidade.

“Júnior Damásio"

A primeira prisão foi de Antônio Sousa Da Silva Júnior, vulgo “Júnior Damásio", sob acusação de tráfico de drogas. Ele foi preso em sua residência, no povoado Poço Verde, por volta das 6h. Júnior Damásio encontrava-se dormindo e não apresentou resistência à prisão. Com ele foram apreendidos uma moto Bros vermelha (foto abaixo), uma quantia de R$ 677,25 e um revólver calibre 38 com 5 balas.

Moto Bros apreendida com "Júnior Damásio"

A segunda prisão foi de Francisco Mendes de Freitas, popularmente conhecido por "Chiquinho Bombom" (foto abaixo), também realizada na manhã de quinta-feira (16).

"Chiquinho Bombom"

A prisão de Chiquinho BomBom foi em cumprimento de um pedido preventivo decretado pelo Juiz Antonio Jorge Sales Leite, avalizado pelo Ministério Público, para garantir a ordem pública, em decorrência do réu ter supostamente participado de dois assaltos a mão armado, ocorrido em trecho da MA-034 - de Palestina-Buriti, no dia 20 de agosto de 2014.

Num deles, a vítima afirmou que foram roubados 25 mil reais, no outro, 200 reais. De acordo com o despacho do magistrado, Chiquinho BomBom ainda responderia por outros processos. No momento da prisão, não houve resistência e também foi apreendida uma moto Titan prata (foto abaixo).



Para continuar as operações de combate ao crime, a polícia civil mantém hoje em Buriti/MA seis investigadores mais o delegado Dr. Jacqueson dos Santos, que responde pela Depol da cidade.

Operação "Sossega Buriti": Diligência sob comando do delegado 
Jacqueson dos Santos 
(3º da direita p/ esquerda) e os Agentes civis

Esse efetivo foi encaminhado pelo Superintendente de Polícia Civil do Interior (SPCI), Dr. Dircival Gonçalves da Silva, que, inclusive, já trabalhou em Buriti. Aumentar o efetivo da polícia foi um de seus compromissos firmado na última audiência pública sobre segurança ocorrido em Buriti/MA.

Em conversa com o blog, o delegado de Buriti frisou a atenção tanto do superintendente Dircival Gonçalves quanto do secretário de Segurança Pública do Estado, Dr. Jeferson Portela, para o combate da criminalidade na cidade.

Ele afirmou ainda que os investigadores que participaram da Operação Sossega Buriti ficarão por mais 30 dias em investigações e um dos focos serão os pequenos, médios e grandes traficantes do município e da região.


Publicidade



BURITI - Júri Popular Condena Homem a 6 Anos de Prisão por Homicídio Simples


O crime ocorreu no povoado Barra Nova no final da década de 80


Com retomada dos juris populares, promovida pelo Juiz Antônio Jorge Sales leite, os casos de violência que aguardavam julgamento há anos passaram para pauta da Justiça de Buriti.


O Tribunal do Júri de Buriti condenou o réu Caetano dos Santos do Amaral a 6 anos de prisão por homicídio simples. A condenação foi proferida na última quarta-feira (15). De acordo com a denúncia apresentada pelo Ministério Público do Maranhão (MP-BA), na noite de 6 de julho de 1989, o réu Caetano Amaral, após bebedeira, se envolveu numa discussão que acarretou com o assassinato, a facadas, da vítima Ilsomar Ferreira Alves, na casa do Sr. Benedito Firme, na Barra Nova. O réu também chegou a agredir outra pessoa, Francisco Alves Pereira, filho da vítima Ilsomar.


No julgamento, a tese do MP foi defendida pelo promotor de Justiça Clodoaldo Araújo Nascimento. O promotor sustentou a tese de homicídio qualificado, quando o crime se dar por motivo fútil ou ainda o emprego de um meio insidioso ou cruel. A defesa, ao longo do processo, requereu instauração de incidente de insanidade mental do réu.




Mas no final o Júri decidiu por homicídio simples aplicando uma pena de 6 anos. Como já se passaram quase 15 anos do oferecimento de denúncia e a pena ficou inferior a 8 anos de prisão, deve haver a prescrição da pena.


Publicidade



VARGEM GRANDE - Em Troca de Tiros, Homem é Baleado pela Polícia




Na manhã desta sexta-feira (17), por volta das 8h, um homem identificado como Francisco Henrique Sousa Silva (foto), foi baleado pela Polícia Militar de Vargem Grande - município distante 74,8 Km de Chapadinha, em uma troca de tiros.

Francisco Henrique, que é natural de Teresina-PI, e já cumpriu pena de cinco anos de reclusão pelo artigo 157 do Código Penal (assalto a mão armada), estava causando pânico na região do povoado Entroncamento, praticando roubos e foi denunciado pelos moradores à Polícia Militar e Guarda Municipal.

Quando a Polícia chegou e deu voz de prisão, Francisco reagiu e efetuou disparos contra a guarnição. Na troca de tiros, acabou levando a pior e foi atingido na perna esquerda.

Imediatamente foi preso, levado ao Hospital Municipal Benito Mussolini, onde recebeu os primeiros socorros, e foi encaminhado para São Luís, especificamente para o Socorrão II. Uma viatura da Polícia foi seguindo a ambulância fazendo a escolta do acusado.

Veja o vídeo do momento da transferência AQUI.


Publicidade



SANTANA DO MA - Bandidos Fortemente Armados Explodem Caixa Eletronico da Agência Bradesco



Segundo informações do SubTenente Castro, comandante do Destacamento Policial de Santana do Maranhão-MA - município distante 158 Km de Chapadinha, na noite desta quinta-feira (16), bandidos fortemente armados explodiram os caixas eletrônicos do Bradesco, agência bancária daquele município.


Depois de explodirem os caixas e constatarem que não havia dinheiro nos mesmos, os meliantes saíram efetuando vários disparos de arma de fogo nas ruas da cidade e, em duas motos, fugiram tomando rumo ignorado.

Equipe de policiais militares do Destacamento local e de cidades vizinhas já estão em diligências na tentativa de capturar os bandidos.


Publicidade



VÍDEO - Prefeita Belezinha Recebe Presidente da CAEMA para Tratarem da Obra de Ampliação da Itamacaoca


A prefeita de Chapadinha, Ducilene Belezinha, recebeu em seu gabinete, o presidente da CAEMA, Davi Telles, para tratar dos trabalhos de ampliação do sistema de abastecimento de água Itamacaoca.


O objetivo é agilizar a conclusão de uma primeira etapa importante dos serviços de ampliação do sistema de abastecimento e garantir água nas casas de centenas de famílias que sofrem com a falta de planejamento de gestões passadas, que não cobraram a execução do projeto na cidade.

Suzenne Costa - Secom/PMC


Publicidade



quinta-feira, 16 de abril de 2015

VÍDEO - Agricultura: Prefeitura de Chapadinha Apoia Projeto de Produção de Manivas em Estufa

Assista ao vídeo!

O trabalho realizado pelos alunos da Casa Familiar Rural, em parceria com a Prefeitura de Chapadinha - através da Secretaria Municipal de Agricultura, e Embrapa, consiste em produzir manivas em estufa o suficiente para fornecer ao pequeno produtor.

Suzenne Costa - Secom/PMC


Publicidade



Hemomar/Chapadinha Coleta 200 Bolsas em Campanha de Doação de Sangue


A equipe do Hemomar em Chapadinha realizou nesta quarta (15) e quinta-feira (16) a coleta de sangue na unidade que fica ao lado do Hospital Antonio Pontes de Aguiar (HAPA).

A ação que teve como tema: “Doação de Sangue, um ato de salvar vidas”, aconteceu em parceria com a Prefeitura de Chapadinha. É a primeira que ocorre em 2015 e coletou cerca de 200 bolsas, nesses dois dias de campanha.


De acordo com a direção da unidade, muitas pessoas de boa vontade se apresentaram, mas na triagem, por terem sintomas de alguma virose ou não observaram o período sem alimentação, ficaram impossibilitadas de doar.


A campanha, que acontece regularmente, é de extrema importância, pois cada doação pode salvar até quatro vidas.

Secom/PMC


Publicidade



Arquivo do blog