Dra. Maryane Veras

Dra. Maryane Veras

INTERNET DE QUALIDADE É COM A...

INTERNET DE QUALIDADE É COM A...

Chapadinha Gás - Liquigás

Chapadinha Gás - Liquigás

Armazem Paraíba

Armazem Paraíba

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Danúbia Suspeita de Interesses Partidários Por Trás de Manifestação e Chama Comunidade Acadêmica ao Debate


Após tomar conhecimento da manifestação contra a saúde, prevista para a próxima sexta-feira (14), a prefeita Danúbia Carneiro reagiu na mesma linha da secretária Maria José Coutinho. Dizendo-se surpresa, Danúbia confirmou a informação da secretária de que a estudante teve toda assistência possível e que a morte da aluna foi uma terrível fatalidade.


A prefeita revelou ainda que foi pessoalmente à Faculdade do Baixo Parnaíba para dialogar com a direção da instituição, quando detalhou, com base em informações da equipe médica, os procedimentos adotados no caso da aluna. Danúbia lembrou que a decisão de não realizar a autopsia foi da família da estudante e disse ter saído da FAP sem outros questionamentos.

 
Por ter acompanhado o caso de perto e por ter ido à Faculdade, Danúbia suspeita de exploração política do episódio: “lastimável que sem uma denúncia concreta, queixa formalizada ou mesmo suspeita contra hospital ou profissionais, se parta para um protesto público. Receio haver algum interesse politiqueiro por trás” lamentou a prefeita.


Danúbia disse confiar na responsabilidade e no equilíbrio da direção da FAP, mas alertou para a possibilidade da utilização da instituição e dos estudantes como massa de manobra por políticos de oposição. “Pelo que conheço da postura profissional da professora Noni Braga sei que ela não permitirá que a FAP seja instrumentalizada por interesses partidários”, disse Danúbia.


A prefeita finalizou se dispondo, junto com sua equipe, a debater a situação da saúde com a comunidade acadêmica. “Como vemos todos os dias nos jornais, com casos graves no Rio de Janeiro ou São Paulo, a saúde é o principal problema do País hoje. Por isso acho mais produtivo uma franca discussão sobre o tema e creio que uma instituição de ensino superior seja o melhor local pra iniciar esse debate em Chapadinha”, finalizou Danúbia Carneiro.

Idosa de 68 Anos é Assassinada na Zona Rural

Do Blog Interligado - Com informações do Blog do Foguinho

Um bárbaro crime chocou a localidade Buriti dos Bois, município de Chapadinha, na noite desta quarta-feira (12). Aldenora Marculino da Silva, 68 anos, foi morta pelo genro (conhecido como José) que está foragido. Segundo relato de alguns dos familiares que estão chocados com a barbárie, o crime ocorreu por volta das 22h.


A Polícia Militar está na localidade à procura do acusado que após o crime evadiu-se do local, tomando rumo ignorado. A 4ª CI/PM aguarda o retorno da viatura para apurar as informações sobre o crime.


Há suspeitas que a idosa tenha sido brutalmente assassinada com um pedaço de pau, ou outro artifício, haja vista que aparentemente seu crânio sofreu várias fraturas.


A inquietação da idosa com os constantes conflitos que havia entre o casal, formado por sua filha e genro, está sendo apontada pela família como possível motivo da ação do assassino.


Segundo o filho da vítima a confusão que terminou num bárbaro crime teve início na casa da idosa, onde ela sofreu espancamento no rosto. A vítima tentou fugir correndo para a casa de um vizinho. José, o assassino, a perseguiu e invadiu a residência apunhalando-a com várias facadas no peito.


Não resistindo aos ferimentos a idosa acabou falecendo no local. Os familiares chegaram com a polícia e ficaram frente a frente com o assasino que deu início a uma troca de tiros. José conseguiu fugir.

 
A Polícia Militar continua na localidade a procura do foragido.

Chapadinha atinge meta vacinal contra o Sarampo, diz Ricardo Murad

Ricardo Murad
O Maranhão já superou a taxa de cobertura da vacinação contra o sarampo pactuada com o Ministério da Saúde, que é de 95%, mas ainda há 53 municípios apresentando um desempenho abaixo do esperado. Até o final da semana passada, quando a governadora Roseana Sarney anunciou que não mais firmará convênios com os municípios que não cumprirem com a obrigação de imunizar suas crianças, 71 cidades encontravam-se nessa situação. O prazo para alcançar a meta da campanha termina na próxima sexta-feira (14).
Um dos casos mais preocupantes para a Secretaria de Estado da Saúde (SES) é o do município de Peritoró, que continua com a mesma taxa de cobertura de 38%, seguido por Morros, com 63,02%. Dentre as cidades mais populosas, que ainda não alcançaram a meta, o quadro de vacinação se mantém estável, a exemplo de Paço do Lumiar (81,01%), Açailândia (86,07%), Balsas (92,56%), Timon (91,42%) e São José de Ribamar (79,54%), segundo estatística divulgada na tarde de terça-feira pela SES.

Chapadinha
São Luís e Chapadinha já saíram da lista de municípios com baixo desempenho e figuram agora com índices de cobertura de 95,75% e 99,30%, respectivamente. Por conta disso, o Maranhão já apresenta uma taxa de 96,02%. O número ainda está aquém das expectativas do governo estadual, segundo o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad.
 
 
Maria José Coutinho
Nesta semana a Secretária Municipal de Saúde, Maria José Coutinho, em entrevista ao programa Direto ao Assunto da Mirante AM de Chapadinha, contestou os números da vacinação emitidos na última segunda-feira (10), pela Secretaria Estadual de Saúde, na qual o município estaria abaixo da cobertura vacinal contra o sarampo. Segundo a SEMUS, Chapadinha atingiu um total de 99,30% de crianças imunizadas, meta vacinal reconhecida pela Secretaria Estadual de Saúde.
 
Do Blog CN1 - Com informações do Imirante
 

terça-feira, 11 de outubro de 2011

MPF Denuncia Ex-Prefeito de Anapurus

O Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA) ofereceu denúncia contra o ex-prefeito de Anapurus, Pedro Francisco das Chagas. Ele é acusado de não prestar contas de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).


Os recursos foram repassados ao município (distante 29,8 km de Chapadinha) para a implantação do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), em 1999. De livre e espontânea vontade, porém, o ex-prefeito deixou de prestar contas dos valores repassados pelo FNDE, configurando assim uma prática criminosa.


Diante dos fatos, o MPF/MA denunciou Pedro Chagas pedindo enquadramento dele nas penas do artigo 1°, inc. VII, do Decreto-lei 201/67.


No mesmo ato, o MPF propôs a suspensão condicional do processo pelo período de dois anos, haja vista que o crime possui pena mínima inferior a um ano. Caso aceite a proposta, o acusado terá que ressarcir o valor desviado (R$ 63,2 mil), devidamente atualizado.


Ele também ficará proibido de sair do município onde reside por mais de 30 dias sem autorização judicial, e deverá comparecer a cada três meses ao juízo, para informar e justificar atividades.


Abertas 1,5 mil vagas gratuitas de mestrado para professor de Matemática

Estão abertas, até o dia 26, as inscrições para curso de mestrado profissional gratuito destinado à qualificação de professores de Matemática. São oferecidas 1.525 vagas, em todo o país, em 65 polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Para São Luís, são oferecidas 30 vagas. As inscrições podem ser feitas pela internet.
Financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação, o curso de pós-graduação destina-se a professores de Matemática da educação básica, especialmente de escolas públicas. Ele será ministrado na modalidade semipresencial por uma rede de instituições de educação superior ligadas à UAB, sob a coordenação da Sociedade Brasileira de Matemática.
Para concorrer às vagas, os candidatos terão de passar pelo Exame Nacional de Acesso, que consiste em prova única, em 26 de novembro, com questões objetivas e discursivas e duração máxima de quatro horas. Cada polo do programa destinará 80% das vagas a professores da rede pública de educação básica.
Matrícula
Ao fazer a matrícula, como determina o edital do Exame Nacional de Acesso, os candidatos aprovados devem apresentar contracheque ou declaração da Secretaria de Educação, estadual ou municipal, ou ato de nomeação publicado no Diário Oficial do Estado ou município. Além disso, devem apresentar declaração do diretor da escola, com firma reconhecida, de que estão no exercício da docência de Matemática no ensino básico.
Outras informações podem ser obtidas na página eletrônica do curso.


AGED realiza inspeção sanitária em Chapadinha

Por: Luís Carlos Jr. - Blog Ações e Destaques
A Agência de Defesa Agropecuária – AGED, em parceria com a Polícia Militar de Chapadinha, realizaram uma blitz, com objetivo de fiscalizar o trânsito ilegal de animais e seus subprodutos. As blitz são realizadas duas vezes por mês.

De acordo com Carlos Henrique Marques (foto), Chefe da Unidade Veterinária Local da AGED, essas fiscalizações são necessárias para evitar a disseminação de doenças.


O foco principal, segundo Carlos Henrique, é garantir a defesa da saúde do consumidor, através da inspeção sanitária e o combate à venda de produtos clandestinos, fabricados sem autorização legal. Animais sem a guia de transporte e produtos que não atendam as exigências legais são apreendidos.
 

Prefeitura faz entrega de material esportivo para times da zona rural

Clique na imagem para ampliá-la

A Prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Esportes, fez a entrega, no último sábado (08), pela manhã, dos materiais esportivos a 66 times da zona rural. Camisas, meões, chuteiras, calções e bolas foram entregues pela prefeita Danúbia Carneiro aos representantes dos times.
 
Atletas de várias localidades da zona rural compareceram no estádio Lúcido Frazão, onde foi realizada uma rápida cerimônia, para marcar a entrega das equipagens aos times. Para o deputado estadual Magno Bacelar, que participou da solenidade, o objetivo da prefeitura é estimular a prática esportiva nas comunidades rurais, além de incentivar o esporte amador no município.
A premiação para os quatro primeiros colocados somará ao todo R$ 17.500,00. Sendo que, R$ 10.000,00 (dez mil reais) vai para o primeiro colocado do Campeonato de Futebol da Zona Rural e R$ 5.000,00 (cinco mil reais) para o time que ficar em segundo lugar.

Por: Luís Carlos Júnior - Blog Ações e Destaques
Imagens: Alexandre Cunha
 

Vacinação: Secretária Contesta Inclusão de Chapadinha Entre Municípios Omissos

A secretária municipal de Saúde, Maria José Coutinho (foto), esteve na tarde desta segunda-feira (10) no programa Direto ao Assunto da rádio Mirante AM de Chapadinha e contestou dados da secretaria estadual de que o município ficara abaixo do índice mínimo de cobertura vacinal contra sarampo.


De acordo com a informação do órgão estadual o município de Chapadinha seria penalizado por haver vacinado 79,56% quando a meta seria de 95 por cento.
Segundo Maria José Coutinho, até o momento das 10.043 vacinas possíveis, Chapadinha já efetuou 9.973, atingindo um total de 99,30% de crianças imunizadas. Dra Coutinho informou ainda que o período de vacinação prossegue até o dia 13 deste mês e estranhou a inclusão de Chapadinha entre os municípios omissos com relação à cobertura vacinal. “O nome de Chapadinha [na lista] só pode ter sido erro de alguém”, finalizou a secretária Maria José Coutinho.

IBGE divulga locais de prova para 4.250 vagas temporárias

Os candidatos ao processo seletivo para 4.250 vagas de agente de pesquisas e mapeamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já podem consultar o local de provas e o cartão de confirmação. Os dados estão disponíveis no site da organizadora. Os interessados devem acessar o site com o número de inscrição e CPF para saberem data, local e horário das provas. No total, mais de 129 mil candidatos se inscreveram para a seleção.
Os candidatos devem se preparar para as provas que acontecerão no dia 30 de outubro, domingo. As provas acontecem das 13h às 17h, mas os portões abrem às 12h.
No dia do concurso o candidato deve chegar ao local de provas com uma hora de antecedência, com documento de identidade original, cartão de confirmação, além de caneta azul ou preta. Os candidatos não devem levar objetos eletrônicos no local das provas.
O processo seletivo tem validade de dois anos.
O cargo exige nível médio. O salário é de R$ 850. As vagas são para 554 municípios distribuídos pelos 26 Estados e no Distrito Federal. Há 235 vagas reservadas a pessoas portadoras de deficiência em todo o Brasil. O candidato portador de deficiência deverá verificar se há esse tipo de vaga no município ao qual deseja concorrer.
A jornada de trabalho será de 40 horas semanais, sendo 8 horas diárias. Os serviços serão prestados pelo prazo máximo de 24 meses.
Os contratos terão vigência de 30 dias, podendo ser sucessivamente prorrogados por apostilamento, por igual período, estritamente de acordo com a necessidade do trabalho e/ou disponibilidade de recursos orçamentários. As renovações e/ou rescisões dos contratos estarão condicionadas ao cronograma das pesquisas e à respectiva dotação orçamentária, assim como aos resultados da avaliação de desempenho do contratado. Os candidatos contratados, durante a prestação de serviços temporário, serão avaliados mensalmente, observados os seguintes fatores: cumprimento de prazos, qualidade do trabalho e assiduidade.
O contratado receberá auxílio-alimentação e auxílio-transporte, assim como terá direito a férias e ao 13º salário.
As provas serão aplicadas simultaneamente em todos os 467 polos de provas definidos.
Os candidatos realizarão as provas nos municípios designados como polos de provas daqueles que optaram por concorrer às vagas, de acordo com o especificado no Anexo IV do edital.
O cargo de agente de pesquisas e mapeamento terá provas objetivas com as disciplinas de língua portuguesa, raciocínio lógico, conhecimentos gerais, noções de informática e geografia.
As convocações deverão ser realizadas a partir de 24 de novembro deste ano.

Arquivo do blog