WebNet

WebNet

sábado, 5 de setembro de 2009

Jovem Chapadinhense Morre ao Tentar Salvar Esposa em Praia de São Luís

Ele e a mulher foram arrastados pela correnteza na praia do Calhau em São Luís.
Equipes do Corpo de Bombeiros e do Grupo Tático Aéreo (GTA) procuram um rapaz de 19 anos que desapareceu no mar esta manhã na praia do Calhau (foto) , em São Luís.

Gilberclei Soares e a mulher identificada como Ana Cláudia Sousa, de 16 anos, são de Chapadinha e foram passar o fim de semana na capital São Luís. Quando banhavam no mar, os dois foram puxados pela correnteza. Depois de conseguir salvar a mulher, com a ajuda de uma amiga, o rapaz desapareceu na água.

As buscas estão sendo feitas por um helicóptero do GTA e por uma lancha do Corpo de Bombeiros.

Imirante.com

Câmara Municipal de Chapadinha Aprova PCCR

Só falta a prefeita Danúbia Carneiro sancionar
Em sessão extraordinária realizada na manhã deste sábado (5), mobilizada pelo vereador Marcelo Menezes (foto abaixo a esquerda), fora apreciado, votado e aprovado o Plano de Cargos Carreira e Remuneração dos Servidores Municipais de Chapadinha (PCCR).

A sessão foi tranquila até o momento em que os senhores vereadores disseram que não constava no Plano o pagamento retroativo a julho e, sequer, a agosto. Disseram que isso precisaria ser melhor analisado junto à senhora prefeita, tendo em vista a "crise mundial", que reduziu repasses para os municípios.

Os servidores compareceram em peso, o que demonstra o grau de aprovação e mobilização que a Diretoria do Sindicato (Sindchap) vem conseguindo gradativamente.

Destacou-se a presença do senhor José Almeida, ex-prefeito de Chapadinha-MA, que afirmou aos servidores ter sido um dos grandes baluartes que auxiliaram na fundação do Sindicato, o que fora confirmado por sindicalizados antigos presentes ao evento.

No final, o clima foi agradável e favorável a uma grande reconciliação social entre o Sindicato e o Poder Público Municipal (isso se a prefeitura sancionar e pagar o Plano).

Desta feita, o desfile de 7 de setembro pode ter uma simbologia de real vitória, não do Sindicato ou do Poder Público Municipal, mas dos servidores, que tanto lutaram e lutam em seu dia a dia pela construção de uma real Chapadinha melhor.

Senhores vereadores, sabemos da dificuldade que enfrentaram para conseguir concluir esta empreitada junto aos servidores e ao Sindicato. Só gostaríamos que pudessem ter mais coragem para lutar pelos funcionários de nosso município. Talvez assim tivessem força perante o executivo, tanto para aprovar seus tão apreciados requerimentos, quanto para não precisar de subsídios dos grupos políticos e dos partidos para realizarem suas campanhas.

Com a morte de nossa companheira Neném Coêlho, ficamos carentes de Edis que pudessem nos representar em nossas reivindicações e em nossas lutas.

De já fazemos o convite para o 1º de maio de 2010, expressão de luta dos trabalhadores e das conquistas que a sociedade tem conseguido ao longo dos anos.
www.sindchap.blogspot.com

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

O Parque de Diversões Já Está Funcionando

O Parque de Diversões São Francisco, que vem todos os anos no período dos Festejos da Padroeira de Chapadinha, desta vez chegou mais cedo e já está funcionando desde a última terça-feira (1º), na área do Viva Chapadinha, onde tem funcionado há 7 anos.

Aproximadamente 20 brinquedos foram instalados e o valor do ingresso nesses primeiros dias, segundo o proprietário Geraldo, será promocional. Então, quem tá a fim de levar a criançada para se divertir mais, pagando menos, tá na hora de aproveitar, pois nos dias de grande movimento, o preço voltará ao normal e as filas serão enormes para andar em qualquer um dos brinquedos.

Comercialização de Drogas Aumenta Números de Furtos e Roubos em Chapadinha

Jornalista Brendha Gomes - LocalNotícias
Nos últimos meses o número de ocorrências por furto de bicicletas têm crescido no município. De acordo com o delegado da DP de Chapadinha, Dr. George Marques (foto), cerca de três boletins são registrados todos os dias, os lugares mais propícios para o crime acabam sendo as praças e portas de supermercados. Mas o que muitas pessoas não sabem é que esses delitos em sua grande maioria são cometidos para compra de drogas.

No último dia 28/08, um menor de 16 anos foi detido por furtar uma bicicleta, encaminhado à delegacia ele foi liberado, mas horas mais tarde ele foi pego roubando um celular, tudo isso porque queria trocar por merla.

A merla é uma das drogas mais comercializadas hoje no município, além de barata, um pequeno frasco de 7 gramas rende várias “cabeças” do produto.

Ainda segundo o delegado, é a droga que movimenta o mercado negro na cidade, os bairros com maior número de casos são da Vila Isamara, Aparecida e Campo Velho. Mais da metade dos roubos e furtos registrados são para a compra da merla.

Nesse mesmo dia, a PM prendeu em flagrante, Rony Cleiton, em sua residência no Bairro da Corrente, preparando merla, com mais duas pessoas. A droga que foi encontrada em um recipiente com cerca de 8 gramas estava no ponto para a comercialização. Ele foi preso e encaminhado à delegacia, mas negou que seja para a venda. Os dois homens, que o acompanhava, apenas prestaram alguns esclarecimentos e assumiram ser dependente do entorpecente.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Mais Cultura no Semi Árido Maranhense

www.tvmirante.blogspot.com
Edital Microprojetos Mais Cultura foi lançado em Vargem Grande, no dia 26 de agosto. Iniciativa beneficiará projetos culturais voltados a jovens nas mais diversas linguagens.
A cidade de Vargem Grande-MA foi palco do lançamento do Edital Microprojetos Mais Cultura no Estado Maranhão, que destinará mais de R$ 490 mil para financiar projetos culturais nos 45 municípios do semi árido maranhense. A ação do Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura (MinC), será desenvolvida em parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte), Banco do Nordeste (BNB), por meio do Instituto Nordeste Cidadania (INEC) e com a Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão.

O lançamento foi feito pelo representante do MinC na Região Nordeste, Jorge Clésio, na quarta-feira, 26 de agosto, às 10h, durante oficina para preenchimento dos editais e contou com a participação dos representantes da Secretaria de Estado da Cultura, Cláudio Pinheiro e Regina Oliveira, do representante do Forum Estadual de Cultura Ronald Damasceno, Conselho Estadual de Cultura, Pedro Jr., de representantes de entidades filantrópicas e secretários municipais de cultura de diversos municípios da região, entre eles, o de Chapadinha William Fernandes, que foi acompanhado de mais dois representantes do município: Francisca Pontes (artesanato) e Clodoaldo (grupo de jovens) - foto.

Ao todo, o Microprojetos Mais Cultura investirá R$ 13,5 milhões nos 11 Estados que integram a região do semi árido – Paraíba, Alagoas, Ceará, Piauí, Bahia, Rio Grande do Norte, Sergipe, Maranhão, Pernambuco, Minas Gerais e Espírito Santo. O objetivo é promover a diversidade cultural por meio do fomento e incentivo aos artistas, grupos artísticos independentes e pequenos produtores culturais.

Seis áreas serão atendidas pelo Microprojetos Mais Cultura: artes visuais, artes cênicas, música, literatura, audiovisual e artes integradas. Poderão participar jovens com idade entre 17 e 29 anos e que residam há pelo menos dois anos nos municípios onde pretendem realizar seus projetos; e pessoas jurídicas, sem fins lucrativos, que desenvolvam projetos socioculturais há pelo menos um ano e que tenham sua sede no município onde pretendem realizar suas ações.

Cada iniciativa receberá de 1 a 30 salários mínimos. Os projetos deverão ser realizados e concluídos em um ano, a partir da data de assinatura do contrato entre os contemplados e o BNB.

Inscrições – Os interessados podem se inscrever até 16 de setembro.
O edital com demais detalhes estará disponível nos sites
www.cultura.gov.br, http://mais.cultura.gov.br e http://www.cultura.ma.gov.br

Desfile de 7 de Setembro Será à Tarde

Pela primeira vez na história do município de Chapadinha, o Desfile de 7 de Setembro será realizado à tarde, entrando pela noite. A mudança, segundo a prefeita Danúbia Carneiro, foi para atender a um pedido de pais e de alunos, que reclamavam bastante do calor quando o desfile era realizado pela manhã.

“Não dá pra exigir que essas crianças e o público permaneçam das 8h até meio-dia debaixo de um sol escaldante. Muita gente adoece e não queremos que isso volte a acontecer”, explicou a prefeita.

Além do horário, houve mudança também quanto ao local do desfile. Até o ano passado era nas Avenida José Caetano e OIiveira Roma. Desta vez, será na Avenida Ataliba Almeida, no mesmo local onde foi realizado o carnaval. A concentração será na Praça da Bandeira, a partir das 15h30. O início dos desfiles está previsto para as 16h30. A prefeita anunciou que será colocada uma arquibancada com capacidade para mais de 3 mil pessoas.

Quase 30 escolas, entre particulares e públicas, confirmaram participação. A Escola O Pequeno Príncipe, que está passando por reforma em seu prédio, anunciou que não irá desfilar este ano, em compensação, as escolas CE Raimundo Araújo, CE Dr. Otávio Vieira Passos (Bandeirantes) e CE Dr. Paulo Ramos, todas da rede estadual, que não desfilaram no ano passado, irão para a avenida no dia 7 de setembro. A prefeitura, por meio da secretaria municipal de Cultura, cedeu a Banda Marcial do município para os ensaios e para o desfile destas 3 escolas.

A prefeita anunciou também, que este ano haverá premiação para as escolas, bandas, madrinhas de bandas e balizas. Serão entregues 30 belíssimos troféus aos vencedores.

Mais Calçamentos Para Chapadinha

jornalista William Fernandes - Blog TvMirante
A Prefeitura Municipal de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Obras, está realizando a operação tapa-buracos nas principais ruas e avenidas do Centro da cidade. Em alguns pontos está sendo utilizado asfalto, em outros, cimento. Além do tapa-buracos, a prefeitura está realizando obras de pavimentação (calçamento) de diversas ruas em praticamente todos os bairros da cidade, principalmente os mais distantes do Centro.
Fotos - Acima: Calçamento na Vila Isamara, que totalizará 32.000m²; Ao lado: a prefeita Danúbia Carneiro inspecionando as obras de calçamento na Vila Isamara.

Escolas Ensaiam Para O Dia 7 De Setembro

As escolas de Chapadinha já estão se preparando para o desfile de 7 de setembro de 2009. Quem também está trabalhando duro é a Banda Marcial do município, que este ano voltou a ser comandada pelo instrutor Ubiratan, sob coordenação do secretário municipal de cultura William Fernandes (foto) e do adjunto Marcondes Vieira da Silva.

A nova indumentária já está sendo confeccionada. Hoje chegou o restante do material que faltava para completar o fardamento e a banda. Os ensaios são realizados todos os dias, no final da tarde. Todo dia uma escola diferente sai às ruas da cidade para ensaiar com a banda do município.

CE Raimundo Araújo e UI Dr. Otávio Vieira Passos (Bandeirantes), escolas de ensino médio da rede, estão ensaiando com a Banda Marcial. Dezenas de jovens de diversos pontos da cidade procuram diariamente a coordenação da banda para participar dos ensaios e, óbvio, do desfile no dia 7 de setembro. Muitos ficam frustrados porque não há vagas para o próximo dia 7.

Mas o secretário de cultura já avisou que brevemente Chapadinha terá uma escola de música e, assim, muito mais jovens serão atendidos. “A prefeita está empolgada com a idéia de termos em nossa cidade uma escola de música e disse que nos próximos dias estaremos indo a São Paulo comprar os instrumentos, porque lá é muito mais barato”, disse William Fernandes.

Professores da Rede Pública Ameaçam Parar

Eles reclamam que enviaram as reivindicações para a governadora, mas não tiveram resposta.
Mais uma categoria ameaça entrar em greve no Maranhão. Desta vez são os professores do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da Rede Pública Estadual e Municipal do Estado do Maranhão (Sinproesemma). A categoria tem assembléia geral marcada para a manhã desta quinta-feira (3), no auditório do Sindicato dos Bancários.

O encontro vai discutir a campanha salarial de 2009. Entre as pautas da categoria está a votação sobre a possibilidade de greve. Os professores reclamam que enviaram a pauta de reivindicações para a governadora Roseana Sarney, mas não tiveram resposta. Entre os itens requeridos pela categoria estão: a recomposição da tabela salarial, realização de concurso público e concessão de promoções, progressões e titulações.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

"Galo da Chapada" Denunciado Ao TJD Pela FMF

Outra vez?
Não é de hoje que o Chapadinha usa do expediente de não pagar a taxa de arbitragem e as diárias dos árbitros que apitam os seus jogos no Estádio Lucídio Frazão. E não é que a coisa se repetiu de novo, no último domingo (30/ago), quando da estreia do Galo da Chapada, na 2ª divisão do Campeonato Maranhense.

O Galo ficou devendo o quarteto formado por Gradstonni Viana de Oliveira, Sérgio Santos Moreira, José Henrique Cantanhede Mendonça e Jorge Luís Pereira Vieira. Resultado: foi denunciado ao TJD pela Federação Maranhense de Futebol e além de multado pode até ser suspenso da competição.
Há quem garanta que até hoje o Chapadinha ainda deve algumas taxas de arbitragem quando ainda integrava a divisão principal em 2008, sendo portanto, reincidente na questão. Vou esperar para ver o que vai acontecer.

Zeca Soares - Imirante.com

Paulo Neto Se Diz Perseguido Por Jackson Lago

O PSB decidiu exigir fidelidade dos deputados do partido na Assembléia sob pena de expulsão, processo pela perda do mandato e ainda impossibilidade de concorrer à reeleição ano que vem.

A decisão atinge Paulo Neto e outros parlamentares socialistas que têm dado apoio ao governo Roseana. Paulo Neto se defende alegando perseguição do governo Jackson a sua esposa Carmem Neto, prefeita de Mata Roma.


Para reforçar sua tese Paulo lembra que seu adversário, o ex-prefeito Grachal é filiado ao PDT e que figuras de proa do governo Jackson, como o ex-chefe da casa civil Aderson Lago, trabalharam contra sua esposa na luta pelo poder municipal em Mata Roma.

Segundo o presidente da Assembléia, Marcelo Tavares, o PSB decidiu que Paulo Neto não precisa votar em Jackson Lago ou em algum candidato do PDT em 2010, já que a perseguição do governo à mulher do parlamentar foi entendida como perseguição ao PSB.

Resta saber se Paulo Neto passou a sentir tal perseguição no momento da foto que ilustra essa matéria, ou só a notou depois de Jackson deixar o governo.
Jornalista Alexandre Pinheiro - www.alexandre-pinheiro.blogspot.com
Com informações do Blog do Marcos D'éça

TCU condena ex-prefeita de Santa Quitéria

A ex-prefeita foi condenada por não comprovar a boa aplicação dos recursos repassados à cidade.
O Tribunal de Contas da União (TCU) condenou o ex-prefeita de Santa Quitéria do Maranhão (MA) Genilda Souza Lopes (foto) e José Araújo Filho, ex-secretário de Saúde do município, a devolverem aos cofres do Fundo Nacional de Saúde (FNS), solidariamente, R$ 85.915,87, valor atualizado.

Os responsáveis não comprovaram a boa aplicação dos recursos repassados à cidade. Irregularidades foram detectadas por auditoria do Ministério da Saúde no Hospital Dr. Zeca Moreira. Entre as irregularidades encontradas na aplicação dos recursos se destaca a utilização de notas fiscais inidôneas na comprovação de aplicação do dinheiro.

Os responsáveis também foram multados, individualmente, em R$ 5 mil. Cópia da decisão foi enviada à Procuradoria da República no Maranhão e ao Tribunal de Contas do Estado, para adoção das providências cabíveis. O ministro Augusto Sherman Cavalcanti foi o relator do processo. Cabe recurso da decisão.

Carlos Macieira Agendará Consultas Por Telefone

O Hospital Carlos Macieira (antigo Ipem) começa, a partir desta quarta-feira (2), o serviço de marcação de consultas pelo telefone. Os usuários e dependentes continuam a ter a opção de marcar seus atendimentos na recepção do ambulatório, mas quem preferir pode fazer a marcação por meios dos telefones (98) 3213- 7522/ (98) 3213-7580/ (98) 3213-7507, de segunda-feira a sábado, das 7h da manhã às 19h.

A melhoria faz parte do momento de transformações que a saúde pública do Maranhão vive, com o objetivo de beneficiar a população dos 217 municípios maranhenses. O secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, anunciou a construção de mais de 65 unidades de saúde no interior do estado, parte do programa “Saúde é Vida” que vai investir mais de R$ 350 milhões.

Um dos hospitais beneficiados em São Luís é o Carlos Macieira (HCM). Antes o hospital era ligado a Secretaria de Estado da Administração e, agora é gerido pela Secretaria de Estado da Saúde. A mudança inclui o HCM na lista dos hospitais beneficiados pelo programa “Saúde é Vida”, e só para o Carlos Macieira estão previstos investimentos de R$ 60 milhões, para transformá-lo em referência no tratamento de alta complexidade.
Ascom/SES

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Interrupção no Fornecimento de Água

Na foto, o gerente da Caema/Chapadinha, Roberval
Devido à realização de trabalhos de manutenção na rede de abastecimento de água, a Caema estará interrompendo o fornecimento de água nesta quarta-feira (2), em Chapadinha. A interrupção será feita no período das 8h às 15 horas.

Mais informações pelo telefone: 3471-1471

Polícia Civil de Chapadinha Adere à Greve

Na foto: 3ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Chapadinha-MA.
Delegados da Polícia Civil realizam hoje (1º) paralisação de advertência por 24h. A categoria reivindica, principalmente, reajuste salarial. A classe vai paralisar as atividades a partir das 8h, com uma manifestação em frente ao Plantão Central, na Beira-Mar, em São Luís.

Uma comissão da Associação dos Delegados de Polícia Civil (Adepol) se reuniu, na semana passada, com o secretário de Segurança, Raimundo Cutrim, mas as negociações não avançaram.
Segundo a Adepol, a secretaria chegou a apresentar propostas de reajuste salarial de 12% sobre gratificações dos delegados. No entanto, por unanimidade, a classe decidiu não aceitar a oferta e exigiu reajustes sobre o subsídio.

Agentes, escrivães e peritos criminais também paralisam as atividades nesta terça-feira, mas por tempo indeterminado.

Em Chapadinha, a classe aderiu à greve, inclusive, colocando faixa na fachada do prédio da Delegacia.
Com informações do Portal Imirante.com

Técnicos Agrícolas da AGED Paralisam Atividades

A ausência dos serviços afeta principalmente a fiscalização da vacina contra febre aftosa
Desde ontem, segunda-feira (31), os técnicos agrícolas ligados à Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) paralisaram as atividades em todo o estado. Eles pertencem à categoria de defesa agropecuária do grupo ADA da Aged. A mobilização foi decidida em assembléia realizada no último dia 28. O retorno ao trabalho ocorre apenas depois do dia 04 de setembro.

A ausência dos serviços afeta principalmente a fiscalização da vacina contra febre aftosa. Os técnicos decidiram fazer a greve por tempo determinado para pressionar o Governo sobre o reajuste salarial dos técnicos de nível médio. O Plano Estadual de Valorização do Servidor Público determinou percentual diferente para o nível superior.

Os servidores reivindicam a aprovação do Plano de Cargos, Carreira e Salários para a categoria ADA que já está em tramite no Governo; o desarquivamento do processo que pede aumento da gratificação da categoria; atualização da gratificação por condição especial de trabalho no valor de 70%; concurso público para mais 250 vagas técnicas na Aged; e respeito ao piso estadual de R$ 1.452.

Em Chapadinha - O escritório regional da Aged de Chapadinha (foto), atualmente conta com oito funcionários que atuam como Assistentes de Defesa Agropecuária (ADA), sendo: 01 em Chapadinha, 02 no povoado Zé Gomes (Brejo); e 05 no posto do Pirangi (São Bernardo). Segundo informações do escritório, todos aderiram à greve.

A Que Pé Se Encontra A Novela do Plano De Cargos e Carreiras

Reunião entre as partes de negociação do Plano
O Plano de Cargos Carreira e Remuneração dos Servidores Público Municipais de Chapadinha, foi amplamente discutido entre comissão do Sindicato e representantes da Prefeitura no ano de 2007 e 2008. O mesmo fora aprovado pela Câmara Municipal e sancionado pelo senhor ex prefeito de Chapadinha-MA, Magno Bacelar, em período eleitoral, o que inviabilizou a validade do Plano. Vale lembrar que a aprovação e implantação do Plano foram amplamente divulgados em palanque eleitoral em 2008.

Leia matéria na íntegra, acessando o site: www.sindchap.blogspot.com

IBGE Lança Edital de Concurso Com 33.012 Vagas Para Nível Médio

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nas páginas 110 a 115 da terceira seção do Diário Oficial da União desta segunda-feira (31/8), o edital do processo seletivo simplificado que preencherá 33.012 vagas. A remuneração varia de R$ 900 a R$ 1.600. Para todos os cargos, a jornada de trabalho será de 40 horas semanais. Do total de oportunidades, 5% são reservadas aos portadores de necessidades especiais.

As chances são oferecidas para as funções de agente censitário municipal, agente censitário supervisor, agente censitário de informática, agente censitário administrativo e agente censitário regional.

Os interessados podem se inscrever entre os dias 21 de setembro a 6 de outubro por meio do site da Censgranrio , responsável pela seleção. Candidatos que não tiverem acesso a internet poderão realizar a inscrição nos postos indicados no edital de abertura. O valor da taxa de inscrição de R$ 18 a R$ 30.

O processo seletivo constará de prova objetiva. O locais de provas nos municípios serão divulgados por meio de cartazes nos postos de inscrições e no site da organizadora. A data de aplicação do exame está prevista para o dia 6 de dezembro. Os aprovados atuarão em todas as regiões do Brasil. Clique aqui para conferir o edital de abertura.

Salário Mínimo Pode Chegar a R$ 507 em 2010

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, afirmou que o salário mínimo será reajustado para cerca de R$ 507 no ano que vem. Segundo ele, esse valor consta da proposta orçamentária do governo que o ministro entregou nesta segunda-feira (31), ao Congresso.

A regra utilizada pelo governo para calcular o salário, que leva em conta variáveis como inflação e crescimento, coloca o novo valor um pouco acima de R$ 506, disse o ministro a jornalistas. Atualmente, o salário mínimo é de R$ 465.
Imagem ilustrativa

Trecho Entre São Bernardo e Pirangi Recebe Serviços de Pavimentação

Na foto, o secretário Max Barros e comitiva acompanhando, in loco, o início das obras
A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) retoma, nesta terça-feira (1), os serviços de pavimentação da MA-132, que liga Buriti Bravo a Colinas, no centro-sul do estado. A estrada tem 60 quilômetros de extensão, dos quais 50% já estão pavimentados.

Ordens de serviço
Imagem meramente ilustrativa
As obras fazem parte do Plano Rodoviário do Programa Viva Infraestrutura, lançado pela governadora Roseana Sarney no final do mês de julho, e devem durar até o fim do ano. Com isso, o secretário Max Barros informou que outros trechos incluídos no Plano já tiveram as ordens de serviço assinadas. Já no início deste mês de setembro devem ser iniciados os serviços de pavimentação na MA-302, trecho de 16 quilômetros que dá acesso ao município de Porto Rico; na MA-303, trecho de 26 quilômetros, entre Bacuri e Apicum-Açu; na MA-106, entre Turilândia e o povoado Bacabeira; na MA-345, trecho de 76 quilômetros, entre São Bernardo e Pirangi; na MA-006 (Lote 1), trecho de 25 quilômetros, entre Pinheiro e Pedro do Rosário; e na MA-132, trecho de 19 quilômetros, entre Nova Colinas e Fortaleza dos Nogueiras.
Portal do Governo do Estado

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Supermercados Não Abrirão Mais Aos Domingos Em Chapadinha

LocalNotícias
A partir do próximo dia 20 de setembro, os maiores Supermercados da cidade não vão mais abrir aos domingos, a decisão foi tomada em reunião no último sábado (29).

O acordo de cavalheiros foi selado em reunião realizada na residência do empresário Antônio Teles, onde cerca de dez empresários do setor estiveram reunidos para tratar do assunto, entre eles: Raimundo Teles (Mercadinho Chapadinhense), Domingo Cardoso (Supermercado Cardoso), Marcos Mapá (Supermercado São Marcos e Avistão Mapá), Jacy Teles (Supermercado Carone) e Geraldo Gomes Filho (Supermercado GG - foto).

De acordo com Geraldo Gomes Filho, a decisão visa diminuir o ritmo acelerado e desgastante de funcionários e donos de supermercados, proporcionando descanso e bem estar a quem não tem folga nem aos domingos. “O ritmo é estressante e como as demais pessoas precisamos de descanso. Só quem sabe é quem está lutando com isso todos os dias. Chega a ser cansativo e desestimulante, muito de nós deixamos até de ter um convívio sadio com nossas famílias devido a jornada de trabalho excessiva”- ressaltou ele.

Apesar de não terem comparecido à reunião, o Supermercado Castelo Branco (Welligton Castelo Branco) e Maitá (Júnior Teles) também confirmaram a participação no acordo.

Os comerciantes estarão a partir desta segunda-feira (31), comunicando aos clientes sobre o não-funcionamento aos domingos.

Nota Paroquial sobre o Conselho Municipal de Saúde de Chapadinha - Parte II

A Secretaria Municipal de Saúde conseguiu aprovar as contas de 2008 que o Conselho Municipal de Saúde tinha reprovado. Vamos fazer uma reflexão séria sobre o que se passou. Há graves ilegalidades e processos nojentos que nos indignam. Mas de tudo que se passou vai ficar uma lição: é preciso ter contas mais exatas e não fazer sair o dinheiro público para aquilo que ele não deve ser usado. O tempo de serviço de alguém não o inocenta de irregularidades.

Ficam algumas perguntas: O Conselho Municipal de Saúde tem um regimento interno aprovado legalmente? Se o tem, quem o fez? Como explicam os responsáveis os dinheiros da Saúde que foram atribuídos a quem nada tem a ver com a Saúde? E pode-se gastar num mês mais de cem mil reais em papel? E não será vergonhoso, pergunto, usar métodos tão baixos como chamar assessores jurídicos como tropa de choque para amedrontar os participantes, fazer insinuações criminosas, confundir sabedoria das leis com atrevimento, manipular argumentos por interesse, distorcer a letra da lei, querer tirar alguns membros legitimamente presentes...? E pode-se convocar uma assembléia pública para fazer a eleição em uma sessão ordinária para apressar a votação e valer-se da desmotivação de uma parte dos participantes para agilizar o resultado?

Vamos, enquanto Paróquia e Institutos Missionários, em harmonia com a Lei (nos termos do Art. 17 do Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta entre a República Federativa do Brasil e a República Portuguesa, promulgado pelo Decreto nº3.927, de 19 de setembro de 2001), apresentar publicamente o Visto Permanente da representante das Igrejas e a sua legalidade na nação brasileira com plenos direitos de participação. Dá indignação constatar que quando querem ofender os Missionários questionam a sua presença como estrangeiros. Isso ofende e é crime. Nós, Missionários e Missionárias, não viemos para cá passar férias ou ter empregos chorudos. Pedimos e exigimos mais respeito!

A Paróquia não aceita todo o processo que foi usado e menos ainda: não podem culpar representantes das Igrejas pelas mortes nos Hospitais e por a Saúde estar em péssimo estado no Município. Aí vamos dizer quem são os responsáveis e punir também quem discrimina estrangeiros legitimamente legalizados e mais dedicados ao bem público que muitos desses atrevidos. Estamos analisando a gravação do que se passou para responder e recorrer, se necessário, às autoridades.

__________________________________
FONTE: in Vida Nova - Boletim Formativo e Informativo da Paróquia de Nsa. Sra. das Dores - Chapadinha-MA. // DIRETOR – Pe. Manuel Neves // DIRETOR-Adjunto – Pe. Pedro José; N°33 - (30/08/2009), p.2.

Chapadinha X Araioses

As prefeitas Danúbia Carneiro (Chapadinha) e Luciana Marão Félix (Araioses) travaram forte discussão na última sexta-feira (28), durante reunião em que o secretário Ricardo Murad (Saúde) lançou nova tabela de pagamento do SUS. Não fosse a turma do deixa-disso, tinha saído até puxão de cabelo.
Décio Sá - Imirante.com

Chapadinha e Santa Quitéria Empatam na Abertura da Segundona

Toninho Cortez marcou para o Galo; Daicha empatou para a Raposa.
Deu empate no clássico do Baixo Parnaíba pela 2ª divisão do Campeonato Maranhense. Chapadinha e Santa Quitéria empataram por 1 a 1, neste domingo (30), no Estádio Lucídio Frazão.

Toninho Cortez abriu o placar para o Chapadinha, aos 5 minutos (foto abaixo). Daicha empatou para o Santa Quitéria, aos 12 minutos do 1º tempo.

O próximo adversário do "Galo da Chapada" (Chapadinha) será o Moto, próximo dia 9 (quarta-feira), às 20h30, no Estádio Nhozinho Santos. A "Raposa" (Santa Quitéria) enfrenta o Viana, no dia 13 (domingo), às 16h, no Estádio Rodrigão.

Chapadinha 1 x 1 Santa Quitéria
Local: Estádio Lucídio Frazão (Chapadinha) - Hora: 15h52

Público pagante: 385

Arbitragem: Paulo Sérgio Santos Moreira;

A1: José Henrique Cantanhede Mendonça (8)

A2: José Luis Pereira Viana (6,5);

Reserva: Gladstone Viana.

Gols: Cortez aos 4 e Daicha aos 16 do primeiro tempo.

Cartões amarelos: Ricardo e Erly (CHA); Fábio, Robson e Hudson (SQ)

Chapadinha - André, Silvinho (Isaias - 7 min 2º t), Toninho, David e Ricardo; Erly, Evandro, Arnarldo e Jean; Cortez e Zé Rodrigues (Guto 18 min 2º t). Técnico: Edmílson Santos

Santa Quitéria - Fagner, Wilsinho, Jean Marcelo (zagueiro e técnico da equipe), Vagner e Esquerdinha; Daicha, Fábio, Luciano e Hudson; Robson e Tony; - Janilber e Goberto entraram no segundo tempo.

Próximos jogos: (Se a FMF não mudar a tabela outra vez)

Domingo, 6 de set
16h00 - Viana x Moto

Quarta, 9 de set

20h30 - Moto x Chapadinha

Domingo, 13 de set

16h00 - Sta. Quitéria x Viana

Domingo, 20 de set

15h45 - Chapadinha x Viana

15h45 - Santa Quitéria x Moto
Com informações de Zeca Soares (Imirante.com) e William Fernandes (Blog Tv Mirante)

domingo, 30 de agosto de 2009

Municípios do Baixo Parnaíba Ganham Escolas de Ensino Médio

Engenheiros vão acompanhar obras em escolas do Maranhão. Até o fim de 2010, o Governo do Estado entregará 29 novas escolas do ensino médio.
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) enviará engenheiros, a partir desta segunda-feira (31), para os municípios onde serão construídas as 29 escolas de ensino médio a serem entregues pelo Governo do Estado até o fim do próximo ano, como parte do Programa Escola Viva. Eles acompanharão todas as etapas das obras, visando assegurar a qualidade e a celeridade dos serviços.

As novas escolas serão construídas nos municípios de São Luís, Alto Alegre do Pindaré, Anajatuba, Barreirinhas, Belágua, Bom Jardim, Caxias, Conceição do Lago-Açu, Coroatá, Humberto de Campos, Jatobá, Lago do Junco, Lagoa do Mato, Pedro do Rosário, Pio XII, São João do Carú, São José de Ribamar, São Vicente de Férrer, Vitorino Freire, Mata Roma, Buriti de Inácia Vaz, Brejo, Santana do Maranhão e Paulino Neves (sendo esses cinco últimos da região do Baixo Parnaíba). “Nossa equipe de engenheiros acompanhará de perto a execução dessas obras”, assegurou a secretária-adjunta de Suporte ao Sistema Educacional, Carmem Cassas.

Além da construção de escolas, o Governo do Estado, por meio da Seduc, vai recuperar e reformar os prédios escolares da rede estadual. Das 23 reformas licitadas, 15 receberam ordem de serviço e os trabalhos já foram iniciados. Outras 64 obras de melhorias da rede física escolar estão autorizadas e têm dotação orçamentária e financeira.

A Seduc também irá reformar todas as bibliotecas Faróis da Educação da Região Metropolitana e do interior do estado.

O Programa Escola Viva contemplará, até o final de 2010, a reforma e recuperação de 186 escolas em 48 municípios; construção de 110 escolas, totalizando 681 novas salas de aula para alunos do Ensino Médio em 105 municípios maranhenses e a construção de Centros de Formação em 18 sedes das Unidades Regionais e de bibliotecas “Faróis da Educação” em 44 municípios, assim como a melhoria de outras 49 bibliotecas escolares.
As informações são da Seduc - Leia Mais Clicando Aqui

Diretoria “Dormiu no Ponto” e Galo Estreará Cheio de Desfalques

Nos últimos dias o técnico do Chapadinha FC, Edmílson Santos (foto), tem dividido seu tempo entre treinos da equipe e viagens a São Luís, para resolver problemas com a FMF, que normalmente deveriam ser preocupação da diretoria (?). “Se eu não tomar a frente, as coisas não saem do lugar”, reclama o polivalente Santos. O pior é que ele tem toda razão.

Na última sexta-feira (28), dia do coletivo que definiria o time titular para enfrentar o Santa Quitéria na estréia de ambos na segunda divisão, neste domingo (30), o treinador estava em São Luís com toda a papelada para concluir a inscrição de jogadores na competição. Ele só retornou a Chapadinha às 4h da manhã de sexta e foi comandar o recreativo.

Por volta de meio dia, ele ficou sabendo que vários jogadores considerados titulares não ganharam condição de jogo: os zagueiros Júnior Pereu e Allisson, o lateral direito Hiltinho, o esquerdo Ricardo, o volante Ivan, o meia Jadinho e o atacante Galvan. O detalhe é que há mais de 15 dias esses jogadores estavam treinando e todos sabiam o que deveria ser feito.

Certamente o treinador passou noites tendo pesadelos, imaginando uma fórmula para montar a equipe que irá começar jogando contra o grande rival na abertura da segundona. “Pior de tudo é que quando as coisas dão erradas a culpa toda vai pra cima do treinador. Tô fazendo a minha parte. Tá todo mundo vendo”, esbraveja o treinador, imaginando que o pior pode acontecer neste domingo (30), no estádio Lucídio Frazão.
Tomara que não, mas tem tudo pra dar errado.
Jornalista William Fernandes - Leia mais no Blog TvMirante

Casos de Polícia

*Por Luís Carlos Júnior (Foto) - www.tvmirante.blogspot.com

ANAPURUS - Por volta das duas e meia da tarde da última quinta-feira (27), no povoado Água Rica, um fiat Palio placas NHD-2529 e uma moto titan, de cor vermelha sem placa se envolveram num grave acidente na MA-230. De acordo com a Polícia Militar, o motociclista Benedito da Costa Sousa faleceu logo após ter sido socorrido pelo motorista do fiat. Os dois veículos foram encaminhados para a Delegacia de Anapurus.
CHAPADINHA - A Polícia Militar apreendeu J.L.S, de 16 anos, que se encontrava na Praça Prefeito Irineu Galvão. Com o menor infrator, os policiais militares apreenderam uma faca de serra e um celular. Segundo os policiais, o adolescente teria utilizado a arma branca para assaltar duas mulheres, levando um aparelho celular de uma das vítimas. Ainda de acordo com a PM, o celular tomado de assalto foi vendido para Wilson Correia. O menor infrator foi encaminhado para delegacia.
CHAPADINHA - Roni Cleyton Ferreira Araújo, 27 anos, foi preso por uma guarnição da Polícia Militar, na Rua Cunha Machado, bairro da Corrente. Com Roni, os policias apreenderam um recipiente plástico contendo uma certa quantidade de merla (produto derivado da cocaína) e um papelote de maconha. Com Roni Cleyton, a PM prendeu também mais duas pessoas, Fernando Coelho da Silva, 19 anos e um menor de idade, de 15 anos. Todos foram conduzidos para a delegacia.
* Jornalista

Árbitros Recebem Diploma de Curso Profissional

Na foto: O Secretário Municipal de Esporte, Dr. Galdêncio Gomes (ao lado de sua esposa, a jornalista Brendha Gomes) que esteve presente no evento.
Na noite da última quinta-feira (27), dezenove árbitros receberam o diploma de Árbitros de Futebol Profissional.

A diplomação é referente ao curso realizado no início do mês de julho pelo instrutor de Árbitros da Federação Maranhense de Futebol (FMF) e Observador de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Nacor Benedito Arouche.

O curso, que já foi realizado em várias cidades do Maranhão em parceria com as prefeituras, teve duração de sete dias, direcionado aos árbitros e assistentes, com a finalidade de formar profissionais e aprimorar os que já atuam a algum tempo na área.

O evento contou com a participação do Presidente da LEC, recém-eleito, soldado Fonseca (foto a direita), que aproveitou a oportunidade para pedir a união da classe, pois somente assim conseguirá desempenhar seu papel com êxito, e do Secretário Municipal de Esportes, Dr. Galdêncio Gomes, que confirmou seu total apoio ao Campeonato dos Veteranos que será realizado no mês de setembro.

Na ocasião foi assinado o estatuto da Associação dos Árbitros de Chapadinha, onde posteriormente será encaminhado a São Luís para legalização da entidade como pessoa jurídica.

Arquivo do blog