WebNet

WebNet

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

CHAPADINHA: Prefeitura Realiza Mutirão Contra Catarata e Glaucoma

Ascom/PMC

A Prefeitura de Chapadinha, através da secretaria de Saúde, em parceria com o Governo do Estado, realizará nesta quinta-feira, dia 5, mais um Mutirão de Catarata e Glaucoma. Os atendimentos serão realizados no Centro de Saúde Benú Mendes.

O mutirão que é dirigido a pessoas que tenham histórico familiar de glaucoma, pressão intraocular, sejam hipertensos ou diabéticos faz parte de uma intensiva campanha para combater a doença.

O atendimento será feito pela ordem de chegada, durante todo o dia.

• Entenda quais os riscos dessas doenças

Glaucoma
Glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual. Se não for tratado adequadamente, pode levar à cegueira.

Há vários tipos de glaucoma. O glaucoma crônico simples ou glaucoma de ângulo aberto, que representa mais ou menos 80% dos casos, incide nas pessoas acima de 40 anos e pode ser assintomático. Ele é causado por uma alteração anatômica na região do ângulo da câmara anterior, que impede a saída do humor aquoso e aumenta a pressão intraocular.

A principal característica do glaucoma de ângulo fechado é o aumento súbito de pressão intraocular. O glaucoma congênito acomete os recém-nascidos e o glaucoma secundário que é decorrente de enfermidades como diabetes, uveítes, cataratas, etc.

Catarata
A catarata é uma lesão ocular que atinge e torna o cristalino opaco (lente situada atrás da íris cuja transparência permite que os raios de luz o atravessem e alcancem a retina para formar a imagem), o que compromete a visão.

(Fonte: AB Saúde)

terça-feira, 3 de setembro de 2013

URE/Chapadinha: INFORME IMPORTANTE: LICENÇAS PRÊMIO


A SEDUC baixou Portaria regulamentando as solicitações e concessões de Licenças Prêmio para servidores.

Os servidores terão apenas o mês e setembro de 2013 para dar entrada na solicitação de Licenças Prêmio para o primeiro semestre de 2014.

Qualquer informação a mais, favor entrar em contato com a URE de Chapadinha (98) 3471-1278 ou pelo e-mail: regionalchapadinha@educacao.ma.gov.br

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

SEBRAE/Chapadinha: Empreendedores da Regional Participam do Empretec

O seminário tem por objetivo repassar conhecimentos e incentivar os participantes a colocá-los em prática

Desde segunda-feira (26), empreendedores, empresários e candidatos a empreendedores de Chapadinha e municípios próximos participam, em metodologia de imersão, do Empretec, o seminário mais procurado por empresários de todo o país que busca desenvolver características empreendedoras nos participantes. A atividade é promovida pela regional do Sebrae em Chapadinha.

Com duração prevista de seis dias, o seminário conta com 20 participantes do próprio município e ainda das cidades vizinhas de Itapecuru-Mirim e Urbano Santos. A última turma do Empretec realizada na região aconteceu em 2010.

Segundo o facilitador Agostinho Nunes Neto, o seminário tem por objetivo repassar conhecimentos e incentivar os participantes a colocá-los em prática, desenvolvendo comportamentos empreendedores. O seminário nasceu de uma pesquisa da ONU realizada em países com situações econômicas diferentes e foi identificado que os empreendedores se comportam da mesma forma independente de qualquer situação - traçam metas, tem planejamento, correm riscos calculados, são pessoas comprometidas, trabalham qualidade e eficiência, são persistentes, possuem independência e autoconfiança e grande pode de persuasão. Através dessa identificação de comportamentos foi montado o seminário Empretec.

A capacitação trabalha com atividades práticas e dinâmicas, dentre elas, montar uma empresa e colocá-la para funcionar durante os seis dias de seminário além de várias outras atividades que facilitam a identificação dos pontos fortes e fracos dos participantes enquanto empreendedores.

Os resultados mais significativos das turmas de Empretec apontam que 73% dos participantes aumentaram seus faturamentos em até 60%. A metodologia é aplicada em mais de 30 países, sendo que em 15 destes, o Sebrae apoia a execução enviando consultores, detendo a exclusividade de realização do Empretec no Brasil.

O participante Luciano de Sousa Gomes conta que teve uma experiência surpreendente com o Empretec. “Em apenas algumas horas de seminário consegui realçar algumas ideias que achava que já tinha posto em prática, mas percebi que, na verdade, ainda não tinha nem mesmo iniciado”, relata. “Meu desejo é sair daqui com um projeto de empresa montado, mais específico e estudado”, revela.

Para o gerente administrativo da empresa Magazine Vilena, de Itapecuru Mirim, a partir de uma descrição feita pelo gestor José Coelho, sobre o seminário, começou a pesquisar e quis participar da experiência. “Gostei da proposta porque corresponde às minhas necessidades. Tenho dificuldade em planejamento e relação interpessoal e espero vencer essas dificuldades, passando a ter mais sucesso dentro da empresa”, avalia.

A turma do Empretec de Chapadinha finalizou na última sexta-feira (30.Ago).


Lidiane Reinaldo
Unidade de Marketing e Comunicação
Regional do SEBRAE em Chapadinha - MA.
Contatos: (98) 9152 8936
Sebrae – Chapadinha – MA (98) 3471-0741

SEBRAE/Chapadinha: Inaugurada Sala do Empreendedor de Nina Rodrigues-MA


Este foi o 29º espaço voltado para orientação do empreendedor entregue este ano, no Maranhão

Para contribuir no avanço econômico do município, foi inaugurada na última sexta-feira (30.Ago), a Sala do Empreendedor de Nina Rodrigues, em espaço anexo ao prédio da prefeitura municipal, para atender empreendedores, proprietários de pequenos negócios e empresários da cidade. O espaço é uma ferramenta da prefeitura responsável por repassar informações, realizar capacitações e ser um elo entre o empresário, o poder público e outras instituições de fomento ao empreendedorismo.

Participaram da solenidade de entrega o prefeito Riba do Xerem, o diretor técnico do Sebrae Maranhão, José Morais, o gerente da unidade regional do Sebrae em Chapadinha, Diógenes Júnior, o secretário de Administração, Zacarias Neto e ainda vereadores e empreendedores locais.

Na ocasião, o prefeito assinou as portarias de nomeação dos cinco Agentes de Desenvolvimento Local, que vão prestar orientação aos empreendedores e empresários que procurarem o espaço, além de planejar e executar atividades de incentivo a atividades empresariais, como palestras, cursos e ações conjuntas com outras instituições.

Segundo Riba do Xerem, a instalação da Sala do Empreendedor em Nina Rodrigues é um grande passo para o município. “Representa um avanço no desenvolvimento econômico de nossa cidade porque é um espaço em que o empreendedor local pode tirar dúvidas e ter suporte aos negócios da cidade”, declarou.

O gerente do Sebrae Chapadinha reforçou que o espaço vai fornecer fácil acesso a informações para aqueles que possuem um negócio. “A ação também é voltada para quem deseja ser um empreendedor”, ressaltou Diógenes.

O Diretor técnico do Sebrae, José Morais, que esteve representando o Presidente do Conselho do Sebrae, Claudio Azevedo, parabenizou o prefeito pela implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e destacou vantagens importantes decorrentes desta ação. “Isso vai resultar numa mudança na atitude empresarial, trazer crescimento socioeconômico para a cidade; e a partir do funcionamento da Sala do Empreendedor, o Sebrae poderá desempenhar melhor seu papel na região”, analisou.

O empresário José Horácio Coqueiro, que esteve na inauguração, disse ter boas perspectivas com a instalação da Sala do Empreendedor na cidade. “Tenho a expectativa de que irá melhorar 100%, pois o Sebrae faz a coisa acontecer”, declarou. “Acredito muito no Sebrae e estou sempre me capacitando pela instituição, pois ajuda a controlar os rendimentos do meu negócio”, comemorou.

O município de Nina Rodrigues é o quarto município atendido pela Regional de Chapadinha, a inaugurar sua Sala do Empreendedor com apoio do Sebrae. Santana do Maranhão, São Bernardo e Vargem Grande também já entregaram. Na contagem estadual, este foi o 29º espaço voltado para orientação do empreendedor entregue este ano, no Maranhão. 


Lidiane Reinaldo
Unidade de Marketing e Comunicação
Regional do SEBRAE em Chapadinha - MA.
Contatos: (98) 9152 8936
Sebrae – Chapadinha – MA (98) 3471-0741

SEJAP Promove Melhorias no CDP de Chapadinha



Divulgação/Sejap - CDP de Chapadinha


O Centro de Detenção Provisória (CDP) do município de Chapadinha, distante 240 quilômetros da capital maranhense, é a primeira unidade prisional no estado a efetuar a distribuição de uniformes para os internos. Ao todo, neste mês de agosto, foram distribuídos 160 calções e 160 camisas.

O objetivo da Secretaria de Estado da Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), com esta ação que teve início no CDP Chapadinha, mas que deverá ser estendida a todas as unidades do Sistema, é garantir maior organização às Unidades e favorecer a higiene pessoal dos internos.

É a Sejap vestindo os detentos, evitando assim que as famílias tenham gastos com roupas. Por outro lado, os uniformes também irão facilitar a identificação dos internos, principalmente nos dias de visitas”. Afirmou Raimundo Peres, diretor da Unidade.

Ele destacou, ainda, que nenhuma fuga ou ameaça de fuga, rebelião ou motim foram registrados nesta atual gestão no CDP Chapadinha. “Nós procuramos ter um diálogo mais próximo com a sociedade, com os familiares dos internos, a Defensoria Pública e o Ministério Público, para promover uma administração mais justa”.

Outras melhorias já foram realizadas naquela unidade prisional, dentre elas, a construção da permanência central, de salas de assistência à saúde, quadra de banho de sol, setor de visitas e a carceragem, que foi divida em dois blocos. Agora, a Sejap está reformando o prédio das salas administrativas, sala de aula e oficina. A entrega está prevista para os próximos dias. Com estas melhorias, o CDP Chapadinha terá sua capacidade duplicada.

Estamos investindo nesta reforma, com o objetivo de garantir mais dignidade aos presos, visando a ressocialização e a reintegração dos mesmos, além de oferecer melhores condições de trabalho aos servidores”, frisou o secretário Sebastião Uchôa.

CHAPADINHA: Servidores Municipais da Saúde Recebem Proventos Nesta Segunda (2)

Ascom/PMC

A prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Saúde, comunica que liberou o pagamento dos servidores da pasta, ao Banco do Brasil nesta sexta-feira (30). Mas, como noticiado anteriormente, a agência não está mais abastecendo os caixas eletrônicos com grandes quantidade aos fins de semana, e em virtude disso, a liberação dos proventos só será realizada nesta segunda-feira (2).

De acordo com o banco essa medida é tomada como segurança.


*Imagem meramente ilustrativa


Arquivo do blog