WebNet

WebNet

sexta-feira, 2 de março de 2012

Programa Capacitar vai ser estendido a Chapadinha

CHAPADINHA - A região de Chapadinha vai receber uma versão do Programa Capacitar, nos moldes do que foi implantado em Imperatriz e região, voltado para qualificação de trabalhadores na área de construção civil e montagem industrial.

A decisão foi tomada durante reunião realizada na quarta-feira (29), da qual participaram o secretário de Trabalho e Economia Solidária, José Antônio Heluy; a prefeita de Chapadinha, Danúbia Carneiro; o superintendente de Ações Móveis do Senai-MA, Germano Soeiro; secretários municipais e ainda representantes da empresa Suzano, grupo que está implantando uma unidade fabril para produção de biomassa na região.

O Capacitar integra as ações do Maranhão Profissional, programa de gestão de vagas de qualificação profissional desenvolvido pelo Governo do Estado em parceria com a iniciativa privada, com a sociedade civil organizada e com o Sistema S.

Os primeiros cursos a serem oferecidos serão para formação profissional de armador, carpinteiro, pedreiro, instalador hidráulico, pintor e montador, na área de construção civil; e formação profissional de mecânico, eletricista industrial, eletricista montador, caldeireiro, encanador, instrumentista e eletricista de força e controle, na área de montagem industrial.

A previsão é de que os cursos tenham início em abril deste ano e serão coordenados pelo Senai, com apoio logístico dos parceiros do programa e encaminhamento para o mercado por meio da agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Chapadinha. Cerca de 1.050 vagas serão disponibilizadas em 2011, com provável extensão aos municípios de Urbano Santos e São Benedito do Rio Preto. As cidades de Anapurus e Mata Roma também deverão ser incluídas no programa.

De acordo com Antônio Heluy, a parceria com o Sine vai possibilitar o encaminhamento, o máximo possível de trabalhadores qualificados, já que eles ficarão disponíveis no banco de dados do serviço, após a conclusão dos cursos. “Grande parte dessa mão de obra qualificada poderá ser empregada na fábrica da Suzano e os que garantirem a qualificação estarão disponíveis para o Brasil inteiro, por meio do nosso sistema”, resumiu o secretário.

Para 2012, o planejamento do programa inclui capacitação profissional para formação de trabalhadores na área de serviços e ainda no manejo florestal e operação industrial, com mais 900 vagas a serem disponibilizadas.

Fábrica

A unidade fabril do Grupo Suzano que está sendo implantada em Chapadinha será para produção industrial de pellet, um produto composto de biomassa de eucalipto, apropriado para abastecer usinas termelétricas, em substituição ao carvão mineral. A fábrica vai produzir exclusivamente para exportação e será uma das pioneiras do setor no Brasil.

O investimento total do projeto é U$ 1,2 bilhão, com previsão de criação de até 2.500 empregos diretos durante a obra – e mais de 10 mil empregos indiretos – com previsão de início de operação para 2014, quando deverá empregar até mil trabalhadores.

As informações são da Secom do Governo do Estado.
Extraído do Portal iMirante

A Importância da 3ª Via

*Por: Almir Moreira - Advogado

A última eleição para prefeito teve seu resultado afetado pelas candidaturas alternativas aos grupos tradicionais. Levi Pontes, pelo PDT, com programa, postura e estrutura mais substanciosa e Talvane Ortegal, por ele mesmo e pelo empresário Gomes dificultaram a candidatura do grupo Magno Bacelar. Danubia perdeu nas urnas por conta dessas candidaturas, perdeu quantitativamente, qualitativamente não. Ambas as candidaturas alternativas foram montadas a partir do grupo dirigido por Magno Bacelar. Deslize de todos os envolvidos gerou o racha. Principalmente a candidatura de Levi Pontes, que embora nascida do PDT, partido tradicional na oposição, arregimentou quase de última hora fração importante eleitoral e de articulação do grupo Bacelar, por exemplo, gente do calibre do vereador Samuel, estável na conquista de eleitores e do advogado Elcio Aguiar, expoente do grupo do então Dep. Paulo Neto no Município. Em suma, tiraram fatia importante do grupo governista. Enfim, essas candidaturas influenciaram na eleição.
Essa lição não pode ser esquecida. Há muito venho dizendo da inviabilidade da 3ª Via, hoje com pujança eleitoral similar a do pleito passado, para disputar o pleito majoritário, devido a polarização existente, mas como grupo de peso para influenciar e ajudar na decisão como aliado, ninguém em sã consciência pode desprezá-la. Basta ver os nomes de proa: Levi Pontes, Gomes, Zé Baleco e Raimundo Marques, por exemplo. Basta um deles se decidir por disputar uma vaga na Câmara Municipal, babau, vai eleito.


Todos os partidores da 3ª via têm substância programática e conhecimento de causa em Chapadinha. O PDT do empresário Zé Baleco, o PSDB liderado por Levi Pontes e o grupo ampliado pela agregação de outros Partidos liderados por Raimundo Marques(PPS) e o empresário Gomes(PSB) encarnam o que realmente se pode chamar de 3ª Via. Considero imprescindível tê-los como aliados, pois afora o peso de votos para ajudar na decisão do pleito, essa turma da 3ª Via esbanja conhecimento, responsabilidade, amor por Chapadinha e capacidade para somar na administração.


Só um aviso, como tudo na vida a costura para acordos desta categoria não é para qualquer um, importa se eleger as pessoas certas para as tratativas.



Chapadinhense é Preso Acusado de Fraude no UniCeuma


Os agentes da Superintendência de Investigações Criminais (SEIC) prenderam no final da tarde desta quinta-feira, 01, Heitor Araújo Gomes, mais conhecido como Guru, e o seu comparsa Leônidas Gabriel Ferreira de Azevedo. Eles são acusados de comandar o esquema de venda de notas no UniCeuma, que beneficiou centenas de alunos da Instituição.


O principal suspeito de chefiar a fraude seria “Guru”, que estava foragido desde janeiro. Segundo informações, Guru foi preso na casa de seus familiares, no município de Chapadinha. Ele residia no bairro do Barramar, em São Luís.


O seu comparsa, Leônidas de Azevedo, foi preso em São Luís. Ele foi localizado pelos policiais no conjunto Elka, no Bairro de Fátima.



O delegado Breno Galdino, responsável pelas investigações do caso, vai ouvir os acusados na SEIC.

Presidente Dilma Confirma Vinda à Chapadinha

O programa Minha Casa, Minha Vida vem possibilitando uma nova realidade a 1.000 famílias do município de Chapadinha.


No último dia 15 de Fevereiro foi realizado no auditório da Associação Boa Vontade o sorteio dos endereços do segundo bloco de casas do residencial José de Sousa Almeida.


Estiveram presentes no evento dezenas de beneficiados, a prefeita do município, Danúbia Carneiro, o secretário de Assistência Social, Eduardo Braga, membros da CAIXA, SEMAS e outros parceiros.


Agora chega o grande momento, a entrega definitiva das casas que já foram vistoriadas por seus futuros moradores.


Nos dias 07 e 08 acontecerá o momento de assinatura de contratos, seguindo a seguinte ordem alfabética:


DIA 07 DE MARÇO: Assinatura de contratos dos beneficiados com as letras A a L.
DIA 08 DE MARÇO: Assinatura dos contratos dos beneficiados com as letras M a Z.


Dia 09 acontecerá a entrega definitiva das chaves. Todas as pessoas contempladas e selecionadas após rigoroso processo que atendeu todas as exigências da CAIXA Econômica Federal estarão enfim com sua casa própria.
E dia 19 um dos momentos históricos para nosso município, Maranhão e Brasil. A presidente da república Dilma Roussef estará em Chapadinha para inaugurar oficialmente o primeiro residencial do Minha Casa, Minha Vida em nosso município, uma das 06 cidades de todo o estado que foram contempladas com o programa, graças ao empenho dos nossos governantes.


A data já está confirmada na agenda oficial da Presidente.


Os Chapadinhenses e pessoas de todo o Maranhão aguardam ansiosamente esse inesquecível momento.


ASCOM/SEMAS


Preso Suspeito de Matar Irmão a Golpes de Foice

Francisco Melo Pessoa que na tarde da última terça-feira, 28, assassinou o próprio irmão, José de Melo Pessoa conhecido como “José Trajano” com golpes de foice, no Povoado Feijão, Zona Rural de Chapadinha, foi preso no início da tarde desta quinta-feira (1º/Mar).


Segundo policiais militares, ele foi capturado pelos próprios irmãos. Francisco foi conduzido à DP local.
Do Blog do William

Arquivo do blog