WebNet

WebNet

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Cultivo da mandioca ganha Dia de Campo em Chapadinha

Por: Sousa Neto - Será realizado na manhã deste sábado (17) na localidade Vila União, em Chapadinha, o Dia de Campo sobre a Mandioca. Segundo os organizadores está sendo esperado um grande número de produtores rurais que devem participar do evento que está marcado para iniciar às 8h30. A coordenação geral do dia de campo está a cargo da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), em parceria com o Sebrae, Banco do Nordeste (BNB), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e a Agerp Regional/Chapadinha.

Segundo o presidente da Agerp, Tadeu Lima (foto), que já se encontra na cidade para participar do evento, o município de Chapadinha destaca-se, dentre outros aspectos, por ser um grande cultivador de mandioca e produzir a melhor farinha da região. A dedicação cada vez maior dos produtores à cultura e processamento da mandioca deve-se, em grande parte, ao trabalho de assistência desenvolvido pela Agerp em parceria com a Embrapa. Técnicos da empresa introduziram variedades mais produtivas entre os agricultores familiares.

A gestora regional da Agerp/Chapadinha, Madalena Saraiva (foto), destaca a importância do dia de campo que acontece neste sábado. Ela conta que além de incentivar o plantio da mandioca e abordar questões relativas aos cuidados e processamento da mesma, ainda estará sendo agregado valor ao produto.

Estações - Para a realização do Dia de Campo sobre a Mandioca, na localidade Vila União, em Chapadinha, a Embrapa irá instalar cinco estações onde serão prestadas informações diversas sobre o cultivo do arbusto. Na primeira, chamada de “recepção”, os convidados serão recebidos, cadastrados e encaminhados às estações subsequentes. A estação 2 foi denominada “Introdução”, onde será feita a apresentação dos técnicos, objetivo do dia de campo, descrição do imóvel onde acontece o evento, área plantada, roteiro e informações sobre as estações seguintes. No posto 3, uma equipe da Embrapa fala sobre as novas variedades de mandioca, índices de produtividade e outras informações técnicas.

Na estação 4, será instalada uma “Unidade Demonstrativa”, onde serão discutidos temas como época de plantio, adubação orgânica, tamanho de manivas, consórcio e capina, dentre outros. As formas de processamento da mandioca serão expostas na estação número 5. Na última parada, os agricultores receberão lanches e impressos acerca do plantio da mandioca. Em cada estação, os convidados demorarão cerca de 20 minutos, dos quais 12 serão destinados à explanação e os oito restantes às perguntas dos interessados.

FAEMA Realiza Seminário em Chapadinha

Por: Sousa Neto
Foi realizado na manhã desta sexta-feira (16), na Associação dos Servidores da Caema (ASSERCA) em Chapadinha, o Seminário "O que esperamos do próximo Governo". O evento é uma realização do setor agropecuário do Estado, representado pelo Sistema Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão (FAEMA) e seus sindicatos rurais afiliados. No caso de Chapadinha, a parceria é com o Sindicato dos Produtores Rurais, que tem à frente o sr. Zé Luzia.

O objetivo dos encontros, é a elaboração de um documento com a participação dos produtores rurais maranhenses, envolvendo propostas desenvolvimentistas do segmento, que será apresentado a todos os candidatos ao governo do Estado e presidentes dos partidos políticos. Durante este mês de julho, a FAEMA, idealizou e realizará uma série de seminários regionais, "O que esperamos do próximo Governo", com o objetivo de participar proativamente no levanatamento das expectativas do setor agropecuário que serão apresentados aos candidatos a governador do Maranhão. Serão adotadas durante os trabalhos, estratégias semelhantes à que a CNA adotou para realizar o Seminário "O que esperamos do próximo Presidente".

Os municípios de Chapadinha (dia 16), Bacabal (já realizado), Presidente Dutra (já realizado), Imperatriz (21) e Balsas (dia 23), serão sedes desses seminários, que reunirão presidentes e diretores dos sindicatos de produtores rurais, lideranças do setor rural e da sociedade e especialistas no assunto, para discutir, através da dinâmica de grupos de trabalho, as expectativas do setor produtivo rural em relação ao próximo governo.


Em Chapadinha, o seminário contou com a presença do presidente da Agerp, Tadeu Lima, que se encontra na cidade para participar do Dia de Campo - Mandioca, a ser realizado neste sábado (17), no povoado Vila União.

Realizado o 2º Encontro de Capacitação do Selo UNICEF em Chapadinha

Texto e Fotos: Sousa Neto
Aconteceu em Chapadinha um novo encontro de capacitação do Programa Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012. Mais uma vez, o momento superou as expectativas, no que diz respeito à valiosa participação dos municípios que integram o programa, buscando fortalecer o trabalho para a garantia dos direitos de cada criança e adolescente do nosso estado.

O 2º Encontro de Capacitação do Selo UNICEF - Preparando o Fórum Comunitário, foi realizado nesta quinta (15) e sexta-feira (16) no Auditório do Chapadinhense Hotel, na Praça Cel. Luís Vieira, 37 - Centro.

Durante o evento, foi discutido a importância Linha de Base distribuída aos municípios, bem como apresentado a metodologia de realização do Primeiro Fórum Comunitário, incluindo a elaboração do Diagnóstico Participativo e do Plano Municipal de Ação - etapa essencial para a conquista do Selo UNICEF.

Para garantir uma boa continuidade das ações, organizadores contaram com a presença de 03 participantes de cada município: o articulador municipal do Selo; o Presidente (ou representante) do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA); e um integrante do Comitê Municipal Pró-Selo e/ou gestão municipal, considerado como ponto focal no trabalho com os indicadores.

No primeiro dia a coordenadora do Unicef/MA, Eliane Almeida, fez a abertura e mediou o encontro. Além dela, estiveram presentes na mesa de abertura a secretária municipal de Educação de Chapadinha, Profª Enir Ferreira Lima, Dr. Douglas Assunção Nojosa (Ministério Público) e Profº Jânio Ayres (CMDCA).

Presentes ainda, na plenária, representantes de 18 municípios além de Chapadinha: Anapurus, Mata Roma, Buriti Bravo, Duque Bacelar, Milagres do Maranhão, Magalhães de Almeida, Água Doce do Maranhão, Santana do Maranhão, Afonso Cunha, Timom, São Benedito do Rio Preto, Urbano Santos, Nina Rodrigues, Vargem Grande, Timbiras, Matões, Parnarama e Humbertro de Campos.

Flávio em Chapadinha

Segundo informa o Blog do Alexandre, Flávio Dino será o primeiro candidato ao governo do estado a visitar Chapadinha nesta eleição.

Com uma programação que inclui caminhada, visitas e atos públicos, Flávio pretende levar a palavra da renovação política para o Maranhão e convocar o povo chapadinhense para essa luta.

Jovem sofre acidente em Urbano Santos não resiste e morre em SL

Imagem meramente ilustrativa
Um acidente de moto no municipio de Urbano Santos (269 quilômetros de São Luis) vitimou na tarde desta quinta-feira, 15, Cássio Pinto Arruda, de 23 anos. Ele era morador da Terceira Travessa Edvaldo Moraes, naquele município.

Segundo informações contidas no livro de ocorrências do Instituto Médico Legal (IML), Cássio ainda chegou com vida ao Hospital Dr. Clementino Moura, o Socorrão II, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu horas depois de ter dado entrada na casa de saúde.

O Imparcial Online

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Homem é condenado a 24 anos de prisão por prática de pedofilia

Denunciado pelo Ministério Público por crimes de estupro e ameaça cometidos contra quatro jovens menores de 18 anos, o réu Denilson Nunes da Luz, morador do município de Tutóia, foi condenado, no mês de junho, a 24 anos e 10 meses de prisão na Penitenciária de Pedrinhas.

A denúncia foi oferecida pela promotora de Justiça Samara Cristina Mesquita Pinheiro. Assinou a sentença o juiz Márcio José do Carmo Matos Costa.

Denilson Nunes da Luz foi absolvido somente de uma das quatro acusações por falta de provas.

Por: Eduardo Júlio (CCOM - MPMA)

Igreja Católica inicia preparativos para tradicional festejo de Nossa Senhora das Dores


Hoje 15 de Julho… faltam dois meses para o dia 15 de Setembro.
O nosso Festejo deve educar para que se crie um ambiente social saudável,
hábitos para dignificar a vida e para que se promovam os valores cristãos.
Agradecemos a todos que compreendem este sentido espiritual do Festejo
e com ele se comprometem. Chapadinha - MA, 15 Julho de 2010.

SENTIDO do FESTEJO
“O Festejo da Padroeira é tradição viva que chegou até nós, sinal da fé em Deus e da devoção do povo de Chapadinha a Nossa Senhora das Dores. Nossos antepassados iniciaram e transmitiram-nos esta bela iniciativa que embelezava a terra e ajudava a conviver na alegria de uma sã fraternidade cristã. Hoje não podemos esquecer nem deturpar o sentido do Festejo. Por isso, o esforço que fazemos para resgatar a sua dimensão espiritual e evangelizadora.

O Festejo deve servir para espevitar e promover a fé, para a comunidade se congregar mais na comunhão e no sentido religioso do seu viver, para evangelizar Chapadinha, anunciando Jesus Cristo e louvando Maria, Sua e nossa Mãe.

O Festejo da Padroeira de Chapadinha tem objetivos específicos. Não é feira nem festival religioso. Precisamos muito de fomentar o sentido espiritual da vida, dar espaço e importância a Deus. O negócio e o lazer não podem ser tudo em nosso existir. Todas as atividades que se realizarem durante o Festejo devem educar para que se crie um ambiente social saudável, hábitos para dignificar a vida e para que se promovam os valores cristãos.

Quem nos visita, nesta época, tem o direito de encontrar uma cidade limpa, acolhedora e respeitadora e de levar a mensagem do amor e intercessão materna de Maria e mais fé em Deus que nos ama apesar de nossos pecados. Antes de sermos pecadores arrependidos, somos pecadores amados e chamados, pela graça, a uma vida santa.

Para isso é que a Paróquia realiza o Festejo da Padroeira e é à Paróquia que compete organizá-lo. Participe dos atos religiosos, reveja sua vida cristã, conviva com alegria na comunidade e louve a Deus, por e com Maria. Agradecemos a todos os amigos que colaboram com as obras sociais da Paróquia e aos que compreendem este sentido espiritual do Festejo e com ele se comprometem.”


Padre Pedro José

Leia mais em http://pedroc72.spaces.live.com

terça-feira, 13 de julho de 2010

D&C Publicidades Realiza Noite de Gala para Entrega do Troféu Qualidade Chapadinha 2010

Por: Sousa Neto
No último dia 30 (junho) aconteceu no primeiro piso da Confraria, a edição do Troféu Qualidade Chapadinha 2010. O momento foi privativo, aberto somente a convidados (exceto à imprensa), com som ao vivo, onde foi servido um elegante jantar de gala com pratos regionais e internacionais. Mais uma realização da D&C Publicidades, diga-se, Charles Aguiar e Dainara Aguiar (foto acima).

Segundo informações dos organizadores, o objetivo do evento foi de reconhecimento municipal e regional à empresários e profissionais liberais que tiveram iniciativa ousada, dinâmica e que se preocupam com o bem estar social, da sua empresa ou negócio, bem como da comunidade em geral. O Troféu Qualidade Chapadinha 2010, veio para consolidar toda a sociedade, com o maior objetivo de todos, mostrar a excelência dos gestores da nossa cidade e toda região.

Foram contemplados com o Troféu Qualidade Chapadinha 2010, conforme regulamento dos realizadores, as seguintes categorias: Gestor Público, Empresário Destaque, Empresário Empreendedor, Mulher do Ano, Gente que Faz, Profissionais do Ano, e Grupo Empresarial Regional Destaque.

Mais fotos, daqui a pouco...

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Viva Meu Primeiro Emprego conclui mais uma etapa em Chapadinha

Nesta foto, a secretária municipal do Trabalho, Geisa Lobo, com a bolsista Ruth Siqueira Cunha, 21 anos, que estagiou na Papelaria Galvão e, ganhou o prêmio de um salário mínimo, por ter se destacado no grupo.

No último sábado, dia 10, foi realizada uma festa para entrega dos certificados dos bolsistas do Programa Viva Meu Primeiro Emprego em Chapadinha. O evento reuniu empresários, autoridades, bolsistas e seus familiares. A principal intenção da confraternização foi mostrar a importância do primeiro emprego para os jovens e comemorar a carteira assinada de 100 bolsistas entre 18 e 30 anos que participaram desta etapa.

Mais de 200 pessoas estiveram presentes no evento, dentre elas a Prefeita de Chapadinha, Danúbia Carneiro, a Secretária Municipal do Trabalho, Geisa Lobo, o Coordenador do Programa em Chapadinha, Antonio José (o "AJ"), o Secretário de Articulação Política, Edmilson Conrado Pinto, além de empresários, e bolsistas com seus familiares.

O empresário Marcos Mapá (Mercadinho São Marcos/Avistão Mapá), com a prefeita Danúbia e a bolsista

Em discurso a Prefeita Danúbia Carneiro destacou a importância do Programa para Chapadinha. “Mais uma turma do Programa Viva Meu Primeiro Emprego está sendo concluída em Chapadinha, e hoje temos a certeza que os bolsistas que participaram desta etapa tiveram uma oportunidade única na vida, e com certeza continuarão em busca do crescimento profissional”, ressaltou a Prefeita se dirigindo aos jovens.


O Contador Petrônio Lobo (Decisão - Assessoria Contábil Fiscal), com a prefeita Danúbia e a bolsista

De fato, para muitos além de conseguirem a primeira oportunidade no mercado de trabalho, o estágio serviu também para alavancar uma carreira de sucesso. “Acreditem nos seus sonhos, vocês são capazes de conseguir atingir seus objetivos, desde que tenham dedicação e responsabilidade”, enfatizou Danúbia Carneiro em seu pronunciamento aos bolsistas.

Segundo a Secretária Municipal do Trabalho, Geisa Lobo (foto ao lado), a festa além de um momento de confraternização é um momento de reflexão. “Hoje o Viva Meu Primeiro Emprego tem se tornado a grande chance de muitos jovens chapadinhenses que só precisavam de uma oportunidade para mostrarem o seu talento”, destacou Geisa em discurso, onde também enfatizou – “Estamos chegando ao fim desta segunda etapa e já tivemos muitas conquistas, e a mais recente foi a Agencia do SINE em Chapadinha, que foi em grande parte viabilizada pela Prefeita Danúbia Carneiro”, falou Geisa para os presentes.

Na opinião do Coordenador do Programa, Antonio José (o AJ), a oportunidade que o Viva Meu Primeiro Emprego oferece aos jovens é única. “Durante todos estes meses convivemos com os bolsistas, com o objetivo não apenas de supervisioná-los, mas também de orientá-los nos caminhos da construção de uma boa carreira profissional”, disse.

O empresário Leonardo Vinícius (SS Veículos), com a prefeita e a bolsista
Dos jovens que participaram desta segunda etapa mais de 30% se tornaram funcionários das empresas, e a expectativa é que até o final deste mês mais uma turma esteja ingressando no mercado de trabalho.

EM TEMPO
Não poderíamos deixar de destacar aqui o excelente trabalho do Cerimonial da Prefeitura, que tem à frente o competentíssimo Profº Celso Lopes. A equipe está de parabéns!

Por: Jhonny Gomes - Ascom/PMC

domingo, 11 de julho de 2010

Chapadinhenses Curtem PiriFolia 2010

Coluna Vip - by Sousa Neto
O jornalista (e futuro advogado) Alexandre Pinheiro, que nesta foto aparece ladeado pelo seu irmão Felipe Pinheiro (camisa branca) e pelo designer gráfico Romário, marcaram presença na micareta e curtiram muito. Muito mesmo!...

É no mês de julho que o interior do Piauí entra no clima do Carnaval de Salvador. Foi realizado neste final de semana – de 09 a 11 julho – em Piripiri a maior micareta do estado do Piauí, a Pirifolia 2010.

O evento reuniu em três dias seis grandes bandas de axé: Asa de Águia e Capilé no dia 09 (sexta), Fabrícia e Rosa Xote no sábado (10) e Chicabana e Triballes neste domingo (11).


Todas as atrações se apresentaram em potentes trios elétricos “puxando” os foliões do bloco PiriPirou e da pipoca pelo circuito montado especialmente para o evento, na avenida Raimundo Holanda.


Para curtir o evento os foliões tiveram quatro opções: bloco (PiriPirou), bloco + camarote (SuperTop Vip), camarotes e corredor da Alegria (pipoca). Segundo calculos dos organizadores mais de 25 mil pessoas compareceram nas três noites do evento.

CHAPADINHA
No próximo final de semana (16, 17 e 18) é a vez de Chapadinha sediar o maior evento musical na região. Estou falando da contagem regressiva para o Festival de Verão 2010! (veja banner acima) - Realização: Bloco BCC (diga-se Moraes)...

Arquivo do blog