STAR Clinic

STAR Clinic

Chapadinha Gás

Chapadinha Gás

Gráfica Editora Escolar

Gráfica Editora Escolar

Lojas Super Lar

Lojas Super Lar

Armazém Paraíba

Armazém Paraíba

sábado, 16 de janeiro de 2010

Sagrima discute fortalecimento da cadeia produtiva de grãos

O fortalecimento da cadeia produtiva de grãos e mais especificamente da soja no Estado do Maranhão foi discutida, na última terça-feira (12), entre os gestores das secretarias da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Indústria e Comércio (Sinc), Embrapa e produtores da região de Balsas, Chapadinha, empresários e representantes da sociedade civil organizada. Durante o encontro a Sagrima criou a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Soja.

A criação da câmara consiste num fórum de debates entre o governo e a iniciativa privada para discutir o agronegócio maranhense. “A governadora Roseana Sarney criou a Sagrima com o enfoque no fortalecimento do agronegócio e estamos aqui discutindo os problemas e as soluções para o setor agropecuário”, afirmou o secretário da Sagrima, Afonso Ribeiro.

A demora na instalação do Terminal de Grãos do Porto do Itaqui –(Tegram) foi o principal assunto discutido na reunião pelos produtores e industriais. Eles consideram ser esse o maior gargalo para o desenvolvimento da cultura no Maranhão.

O mesmo assunto estava sendo pauta em outra reunião, no Palácio dos Leões, entre a governadora Roseana Sarney e representantes da Multigrain, empresa que já atua no Maranhão na área do agronegócio e que se mostrou interessada em participar do projeto de construção do Terminal de Grãos. A Multigrain desenvolve parceria com a Mitsui, conglomerado japonês que também tem negócios na China.

“Queremos apoiar o agronegócio existente através da infra-estrutura logística, incentivos fiscais e outros e atrair novos investidores rurais e a melhor estratégia é trabalharmos lado a lado. Governo e iniciativa privada” explicou Batista Fernandes.

Participaram da reunião representantes do Inagro, Faema, Fiema, Agerp, Agroserra, Sebrae, Algar, Fapcen, Superintendência Federal da Agricultura, Ribeirão, Insolo e Adacel, que participarão como membros da Câmara, que tem como coordenador o diretor de Pesquisa e Assistência Técnica da Agerp, Raimundo Coelho.
Ascom - Leia mais clicando aqui!

Funcionários da 6ª CIRETRAN recebem capacitação

No período de 12 a 15 do corrente mês, os funcionários terceirizados da 6ª CIRETRAN(Circunscrição Regional de Trânsito), de Chapadinha, passaram por um processo de qualificação profissional.

A capacitação foi desenvolvida pelo instrutor de trânsito da IADESIMA, Lourival Lobão Neto (foto), com o objetivo de possibilitar a melhoria do atendimento ao público, prestado pelo orgão.

A circunscrição de trânsito de Chapadinha é a sexta a receber essa qualificação profissional destinada aos funcionários terceirizados.

Dentre as disciplinas do contéudo administrado destacam-se:
* Relacionamento humano
* Gestão de qualidade (Sistema 8S)
* Lei 84/29, que trata da improbidade administrativa
* Lei 9.503/97, que trata da legislação de trânsito e psicologia do trabalho.
Os cursos tiveram uma duração de 20 horas/aulas.
Para a gestora da 6ª CIRETRAN/Chapadinha, Teresa Gomes (foto), os resultados foram bastantes satisfatórios.
Por: Antenor Ferreira - www.bloginterligado.com.br

TRE mantém cassação do Prefeito de Água Doce do Maranhão na Região do Baixo Parnaíba

A decisão da Justiça de Araioses que cassou o prefeito de Água Doce do Maranhão, José Eliomar Dias (PMDB), foi mantida pelo TRE na última terça-feira (13). Ele é acusado de contratar servidores no período eleitoral. O TRE/MA, deverá realizar nova eleição no município. O presidente da Câmara assumiu a prefeitura.
Segundo informa postagem no blog do jornalista Décio Sá (Imirante.com), a Corte Eleitoral manteve afastado de suas funções o prefeito de Buriti de Inácia Vaz, Nenem Mourão (PRB). Ele foi cassado em novembro passado pela juíza Karine Lopes de Castro acusado de doar dinheiro, pares de chuteiras, cestas básicas e um milheiro de telhas a moradores da cidade em troca de votos. O material era transportado em veículos da própria prefeitura.
Em relação a este caso, o tribunal indeferiu um recurso através do qual Nenem Mourão pretendia voltar ao cargo. O mérito da questão ainda não foi analisado pelo TRE. Enquanto isso, o presidente da Câmara de Vereadores, Raimundo Nonato Mendes Cardoso (conhecido popularmente por Raimundo Camilo), continua no comando da cidade. Ao julgar o mérito futuramente, a Corte vai decidir também se mantém ou não a decisão da juíza que determinou a realização de novas eleições em Buriti.
Imirante.com

Arquivo do blog