WebNet

WebNet

sábado, 16 de janeiro de 2010

Sagrima discute fortalecimento da cadeia produtiva de grãos

O fortalecimento da cadeia produtiva de grãos e mais especificamente da soja no Estado do Maranhão foi discutida, na última terça-feira (12), entre os gestores das secretarias da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Indústria e Comércio (Sinc), Embrapa e produtores da região de Balsas, Chapadinha, empresários e representantes da sociedade civil organizada. Durante o encontro a Sagrima criou a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Soja.

A criação da câmara consiste num fórum de debates entre o governo e a iniciativa privada para discutir o agronegócio maranhense. “A governadora Roseana Sarney criou a Sagrima com o enfoque no fortalecimento do agronegócio e estamos aqui discutindo os problemas e as soluções para o setor agropecuário”, afirmou o secretário da Sagrima, Afonso Ribeiro.

A demora na instalação do Terminal de Grãos do Porto do Itaqui –(Tegram) foi o principal assunto discutido na reunião pelos produtores e industriais. Eles consideram ser esse o maior gargalo para o desenvolvimento da cultura no Maranhão.

O mesmo assunto estava sendo pauta em outra reunião, no Palácio dos Leões, entre a governadora Roseana Sarney e representantes da Multigrain, empresa que já atua no Maranhão na área do agronegócio e que se mostrou interessada em participar do projeto de construção do Terminal de Grãos. A Multigrain desenvolve parceria com a Mitsui, conglomerado japonês que também tem negócios na China.

“Queremos apoiar o agronegócio existente através da infra-estrutura logística, incentivos fiscais e outros e atrair novos investidores rurais e a melhor estratégia é trabalharmos lado a lado. Governo e iniciativa privada” explicou Batista Fernandes.

Participaram da reunião representantes do Inagro, Faema, Fiema, Agerp, Agroserra, Sebrae, Algar, Fapcen, Superintendência Federal da Agricultura, Ribeirão, Insolo e Adacel, que participarão como membros da Câmara, que tem como coordenador o diretor de Pesquisa e Assistência Técnica da Agerp, Raimundo Coelho.
Ascom - Leia mais clicando aqui!

Funcionários da 6ª CIRETRAN recebem capacitação

No período de 12 a 15 do corrente mês, os funcionários terceirizados da 6ª CIRETRAN(Circunscrição Regional de Trânsito), de Chapadinha, passaram por um processo de qualificação profissional.

A capacitação foi desenvolvida pelo instrutor de trânsito da IADESIMA, Lourival Lobão Neto (foto), com o objetivo de possibilitar a melhoria do atendimento ao público, prestado pelo orgão.

A circunscrição de trânsito de Chapadinha é a sexta a receber essa qualificação profissional destinada aos funcionários terceirizados.

Dentre as disciplinas do contéudo administrado destacam-se:
* Relacionamento humano
* Gestão de qualidade (Sistema 8S)
* Lei 84/29, que trata da improbidade administrativa
* Lei 9.503/97, que trata da legislação de trânsito e psicologia do trabalho.
Os cursos tiveram uma duração de 20 horas/aulas.
Para a gestora da 6ª CIRETRAN/Chapadinha, Teresa Gomes (foto), os resultados foram bastantes satisfatórios.
Por: Antenor Ferreira - www.bloginterligado.com.br

TRE mantém cassação do Prefeito de Água Doce do Maranhão na Região do Baixo Parnaíba

A decisão da Justiça de Araioses que cassou o prefeito de Água Doce do Maranhão, José Eliomar Dias (PMDB), foi mantida pelo TRE na última terça-feira (13). Ele é acusado de contratar servidores no período eleitoral. O TRE/MA, deverá realizar nova eleição no município. O presidente da Câmara assumiu a prefeitura.
Segundo informa postagem no blog do jornalista Décio Sá (Imirante.com), a Corte Eleitoral manteve afastado de suas funções o prefeito de Buriti de Inácia Vaz, Nenem Mourão (PRB). Ele foi cassado em novembro passado pela juíza Karine Lopes de Castro acusado de doar dinheiro, pares de chuteiras, cestas básicas e um milheiro de telhas a moradores da cidade em troca de votos. O material era transportado em veículos da própria prefeitura.
Em relação a este caso, o tribunal indeferiu um recurso através do qual Nenem Mourão pretendia voltar ao cargo. O mérito da questão ainda não foi analisado pelo TRE. Enquanto isso, o presidente da Câmara de Vereadores, Raimundo Nonato Mendes Cardoso (conhecido popularmente por Raimundo Camilo), continua no comando da cidade. Ao julgar o mérito futuramente, a Corte vai decidir também se mantém ou não a decisão da juíza que determinou a realização de novas eleições em Buriti.
Imirante.com

Arquivo do blog