WebNet

WebNet

sábado, 7 de agosto de 2010

Jovem é Encontrada Morta no Quarto de Casa

Paula Valéria Mesquita dos Santos, de 24 anos, foi encontrada morta no quarto de sua casa, por volta das 6h, deste sábado (7), pela própria mãe, Custódia dos Santos.

Paulinha, como era conhecida, trabalhava na Loja Sharlom Móveis, onde conseguiu emprego há menos de um mês. Dona Custódia disse que tinha ido chamar a filha para ir ao serviço, quando a viu caída ao chão. Tentou reanimá-la, mas já estava morta.

De acordo com os familiares, Paula sofria de grave problema de asma e, de vez em quando, passava por sérias crises que inspiravam muitos cuidados.


Na noite da última sexta-feira (6), ela tinha saído com amigos para se divertir no Centro da cidade. Quando Paula retornou da rua, dona Custódia, preocupada, disse que pediu para ela dormir em seu quarto, mas a filha disse que queria dormir só. Pela manhã, dona Custódia foi chamá-la para ir ao serviço e deparou-se com a filha estendida ao chão e, para seu desespero, já estava sem vida.

O corpo da jovem foi levado ao Hospital Regional Antonio Pontes de Aguiar (HAPA). O médico que a examinou disse ter encontrado vestígios de vômito em sua garganta, o que poderia ter causado a sua morte, por asfixia. Familiares informaram que, sempre que tinha crises de asma, Paula vomitava.

Morte recente na família No ano passado, um irmão de Paula, de 19 anos, morreu vítima de ataque cardíaco, no estado de Goiás.

O corpo de Paula está sendo velado em sua residência, no Bairro Areal e deverá ser sepultado na manhã deste domingo (8), no Cemitério do Bairro Aparecida.

Por: William Fernandes - Blog TvMirante

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

CHICO PINTOR nos Deixa aos 51 Anos...

CHICO PINTOR
* 22/fev/1959 + 05/ago/2010

É com imenso pesar que a Secretaria Municipal de Educação de Chapadinha (SEMED) comunica o falecimento do funcionário público municipal lotado neste departamento, Profº FRANCISCO DE ASSIS GOMES, popularmente conhecido como CHICO PINTOR, aos 51 anos, que faleceu no início da noite desta quinta-feira (5), na capital São Luís, vítima de aneurisma cerebral.

O corpo será velado em sua residência situada à Travessa do Mucambinho, no bairro Corrente, aqui em Chapadinha.

Estamos de luto por este nosso colega, que foi tão dedicado à sua profissão, empenhando-se como grande defensor no que rege à educação em nosso município. Além do mais, era um grande artista plástico e decorador e, por conta disso, era bastante requisitado para ormanentações e organização de grandes festas, nos mais diversos eventos, em Chapadinha e região.

Lamentamos o ocorrido e oferecemos aos familiares nossas sinceras condolências, bem como nossos mais estimados préstimos.
Ascom/SEMED

Técnicos do Projeto Sipam instalam terminal na Prefeitura de Chapadinha

Na última terça- feira, 03, a Prefeitura Municipal de Chapadinha recebeu a visita dos técnicos da Casa Civil, que estiveram no município para reinstalar o Projeto Sipam (Sistema de Proteção da Amazônia), antigo Sivam. O terminal servirá para a Prefeitura, como um importante instrumento de comunicação entre os ministérios e outros órgãos.

No âmbito do Projeto SIVAM/SIPAM foram instalados na Amazônia Legal Terminais de Usuários compostos de uma antena VSAT, um telefone/fax e um computador, que garantem acesso à comunicação para uma série de órgãos de governo. Esse sistema configura uma rede cativa de telecomunicações que permite a integração de reservas indígenas, postos do Ibama, da Receita Federal, Forças Armadas e prefeituras da região.

O Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM) é vinculado à Casa Civil da Presidência da República, gerenciado pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam). O SIPAM é uma organização sistêmica de produção e veiculação de informações técnicas, formado por uma complexa base tecnológica e uma rede institucional, encarregado de integrar e gerar informações atualizados para articulação e planejamento e a coordenação de ações globais de governo na Amazônia Legal, visando a proteção, a inclusão e o desenvolvimento sustentável da região.

Nesse sentido, o Sistema gera produtos e serviços de interesse estratégico das instituições governamentais e das comunidades amazônicas, usando como base os documentos produzidos nos Centros Regionais de Belém, Manaus e Porto Velho. Os dados são avaliados, tratados, difundidos e integrados, transformando-se em informações seguras capazes de ampliar enormemente o conhecimento e orientar as políticas públicas para a região.

Por: Jhonny Gomes/ASCOM

Magno Bacelar é Liberado por Unanimidade

O ex-prefeito de Chapadinha Magno Bacelar, "Nota 10" (PV), teve sua candidatura a deputado estadual deferida, por unanimidade e com parecer favorável do Ministério Público, pelo tribunal.

Ele foi impugnado pelo adversário Vagner Pessoa (PTdoB) acusado de ter contas rejeitadas no TCE e TCU. O ex-prefeito conseguiu provar que nunca esteve na relação de inadimplentes do TCE e seu nome foi tirado da lista do TCU pelo próprio órgão.


Tentaram me prejudicar por questões políticas locais. Lamentamos este tipo de postura por parte de nossos adversários. Não há nenhuma condenação contra mim. Sou ficha limpa”, comemorou “Nota 10″. Ele foi defendido da tribuna pelo advogado Enéas Fernandes.

Operação da PF apreende 16 kg de cocaína na capital

Um dos bandidos foi preso quando tentava fugir para Chapadinha
Policiais do Serviço de Inteligência da Polícia Federal (PF), em uma operação para combater o tráfico de drogas na capital maranhense, prenderam dois homens e apreenderam 16 kg de cocaína. A substância entorpecente estava escondida dentro de partes chumbadas num veículo.

Leandro Chavier Barros foi preso na sexta-feira, dia 23/jul, no retorno do São Cristovão, quando conduzia um veículo Celta, cor preta, placa NBS-6887, de Porto Velho-RO. No carro, a polícia encontrou 16 kg de cocaína que estavam escondidas em estruturas metálicas na lateral esquerda e direta, e na longarina abaixo do veículo. “Tivemos bastante trabalho para encontrarmos a droga, inclusive o carro teve que ser cortado”, disse o delegado Alex Raniery, da Delegacia de Entorpecentes da PF. De acordo com o delegado o carro vinha do município de Rio Branco, no Acre, com a droga, possivelmente comprada na Bolívia.


O outro suspeito, Francisco Salinos dos Santos Cabral, o “Salino”, foi preso na quarta-feira, dia 28/jul, no povoado de São Francisco/Itapecuru, quando tentava fugir para Chapadinha (distante 245 km de São Luís) em um veículo Corsa Classic, placa NHM-7957/MA. Salino foi preso no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), depois de estar sendo monitorado desde a sexta-feira, 23. Ele já havia sido preso em 2005 pelo crime de tráfico de drogas.


Os dois acusados Leandro Chavier Barros e Francisco Salinos dos Santos Cabral foram interrogados e depois transferidos para o Centro de Triagem em Pedrinhas, onde estão à disposição da Justiça. A substância entorpecente foi encaminhada para o Instituto de Criminalística (Icrim).
Imagem meramente ilustrativa

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Diocese de Brejo Receberá o Primeiro Bispo Afrodescendente

O padre da paróquia de Arari, José Valdeci Santos Mendes (foto), toma posse, no dia 28 deste mês, da Diocese do município de Brejo como o primeiro bispo afrodescendente no Maranhão. O padre da igreja de Arari está em um retiro (mosteiro) na cidade de Coroatá para se preparar para a nomeação.

Antes da nomeação no dia 21 acontece a ordenação, uma celebração psicopal que irá nomear o novo bispo. E no dia 28, na Diocese de Brejo, será realizada uma missa para a leitura da bula de Roma.

Ter boa índole e conduta, além de um trabalho pastoral e litúrgico, cursos na área de Teologia, são algumas das recomendações para a escolha de bispo, onde o mais votado é o escolhido.

O 3º bispo da diocese, que é afrodescendente, transforma concepções da igreja católica. “Os bispos sempre vinham de outros países, com outra cultura, a maioria da Europa, agora isso está sendo repensado”, disse o seminarista Antônio Neves da Casa Paroquial.

Por: Camila Andrade - O Imparcial Online

Segunda Divisão 2009 Começa Dia 8 (Dom)

Nesta foto: Gil Lopes, novo presidente do Galo da Chapada

A Federação Maranhense de Futebol – FMF - confirmou, no início da noite da última segunda-feira (2), a abertura do Campeonato Maranhense da Segunda Divisão 2009 para o próximo domingo, dia 8 de agosto. O mini-campeonato terá apenas 3 times: Chapadinha, Viana e Santa Quitéria. O Moto fica fora e só poderá disputar a ”segundona” 2010.

O campeonato da Primeira Divisão também começa dia 8. A FMF informou ainda, que os todos os jogos da segundona 2009 (apenas três) serão realizados em São Luís, nas preliminares dos jogos da Série A. Haverá apenas jogos de ida.

Cada equipe jogará duas vezes. Assim sendo, o time que ganhar o primeiro jogo, praticamente garante vaga na Série A 2010 e já começará a jogar a partir do dia 19 na elite do futebol maranhense. Simples assim, não é mesmo? Dizem que é para moralizar o futebol mais relaxado do Brasil, mas sem dúvida servirá mais uma vez de chacota no restante do País.

Galo da Chapada
A diretoria do Chapadinha reuniu-se na tarde do último sábado (31/jul) para providenciar, de maneira urgente, medidas a fim de montar uma equipe capaz de conquistar uma das duas vagas para a primeira divisão.

O novo presidente da equipe, Gil Lopes, diz que vem surpresa por aí e que a equipe de Chapadinha vem forte, para conquistar não só uma vaga, mas o título do torneio, a fim de resgatar a credibilidade afetada no episódio dos 11 a 0 do ano passado.

Gil disse que já foi procurado por treinadores maranhenses e por atletas de vários clubes do estado para disputar a competição pelo Chapadinha.

Santa Quitéria e Viana disputaram a Copa União, em que o IAPE, treinado por Paulo Cabrera foi o campeão, mas não se sabe como está a situação destas duas equipes. De qualquer forma, a situação mais complicada, no momento, é a do Galo da Chapada que, por enquanto, não tem nem time, nem treinador.

Mas como Gil Lopes garantiu que vem surpresa e “coisa boa”, a torcida do Chapadinha pode ficar tranqüila, que o time vai entrar firme na disputa do título e, consequentemente, pela volta à Série A do estadual de futebol.

Torcemos por isso, pois o Galo sempre teve prestígio e falta muito pouco para que tudo seja recolocado em seus devidos lugares. Força, Galo!!!

TABELA SEGUNDA DIVISÃO 2009
Todos os jogos serão realizados em São Luís, nas preliminares dos jogos da Série A 2010
Dom – 8 de agosto
15h30 – Santa Quitéria X Viana

Qui – 12 de agosto
18h00 - Viana X Chapadinha

Dom – 15 de agosto
15h30 – Chapadinha X Santa Quitéria

Os dois melhores se classificam para a Série A 2010 e já jogarão na rodada seguinte.


Por: William Fernandes - blog TvMirante

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Entrelinhas

Paulo e Nota 10
Segundo informa o Blog do Alexandre (Pinheiro), devido a desistência de uma eventual reeleição, a maioria dos correligionários do (ainda) deputado Paulo Neto, em Chapadinha, está compondo o grupo de apoio a Dr. Magno. Capitaneados pelo advogado e ex-candidato a vice-prefeito na Chapa do PDT, Élcio Aguiar, os militantes que seguem a orientação de Paulo Neto foram recebidos com festa pelo grupo de Magno e Danúbia e não escondem o entusiasmo.

Lançamento “Nota 10”
Ainda de acordo com o blog do jornalista Alexandre Pinheiro, o lançamento da campanha do Dr. Magno Nota 10 está marcado para o próximo dia 14 de agosto (sábado) em Chapadinha. Magno pretende reunir as principais lideranças de outros municípios que o acompanham para que eles sintam a vibração do povo de Chapadinha com relação a sua liderança e mostrar a seus companheiros locais a dimensão que a “Campanha Nota 10” vem ganhando em todo o estado.

Revogada Liminar de Reintegração de Posse em Favor da Suzano e Contra as Comunidades de Santa Quitéria
Parabenizo à juíza titular de Brejo/MA, pela sábia e corajosa decisão que REVOGOU liminar de reintegração em favor da empresa SUZANO. A decisão garante segurança jurídica aos trabalhdores de três comunidades de Santa Quitéria enquanto aguardam processo de desapropriação. A Suzano recorreu ao TJ.
Por: Igor Almeida, advogado SMDH - Blog Territórios Livres do Baixo Parnaíba

Gestora Regional de Educação de Chapadinha, Licinha Hortegal, Participa de Encontro de Gestores Regionais

A gestora regional, Licinha Hortegal (blusa cinza) tem desenvolvido um trabalho atuante frente a Unidade Regional de Educação - URE/Chapadinha

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por intermédio das secretarias Adjuntas de Coordenação das Unidades Regionais de Educação (Sare) e de Ensino (Sae), realiza a partir desta quarta-feira (4), o Encontro dos Gestores Educacionais das 19 regionais do Maranhão.

Na pauta do evento, a segunda etapa da formação continuada dos professores da rede, que será realizada ainda neste semestre. Entre outras ações têm ainda o acompanhamento pedagógico da Seduc às escolas estaduais, a apresentação, análise dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb) e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2009).

Além desses assuntos, os gestores receberão orientações sobre o período de inscrição e aplicação do simulado do Enem 2010, que ocorrerá nos dias 12 e 13 de setembro em todas as regionais do estado.

O encontro de gestores será aberto, às 9h, na Real Promoções e Eventos (Turu), e se estenderá até sexta-feira (09).

Ascom

Missionários de Portugal já se Encontram em Chapadinha!

Grupo Missionário João Paulo II - Que já se encontra em Chapadinha
Após voos cancelados, 22 horas de estadia em aeroportos, 16 horas de viagem de avião e 6 horas de carro e “van”, chegamos finalmente a Chapadinha.

Uma longa viagem que foi compensada com o caloroso acolhimento que tivemos na chegada à cidade onde todos já nos esperavam com grande expectativa e saudade.

Os primeiros dias serão de adaptar à temperatura e aos amiguinhos de todos os dias (formigas, lagartos, osgas, etc.) para além de recuperar da viagem.

O trabalho começa já nesta terça-feira (03) no Bairro do Areal onde estaremos durante todo o mês.

TJD Anula Série B 2009 e Reabilita Galo da Chapada

Reunido na sede da OAB, na última sexta-feira (30/jul), o Tribunal de Justiça Desportiva do Maranhão anulou o Campeonato da Segunda Divisão de 2009 e de tornar sem efeito a decisão que baniu o Chapadinha Futebol Clube da Federação Maranhense.

O Tribunal considerou o campeonato de 2009 nulo porque o Moto Clube só deveria disputar a “segundona” em 2010 e não no mesmo ano como acabou acontecendo. O Chapadinha, que havia sido condenado por ter permitido a goleada contra o Viana, acabou beneficiado por uma alteração na lei que não mais prevê a punição de banimento.

Com a decisão, a segunda divisão estadual (2009) será disputada pelas equipes do Viana, Santa Quitéria e Chapadinha, sem presença do Moto que só voltará aos gramados na versão 2010 da série B.

Chapadinhense Vanda em Passeio por New York (USA)

A chapadinhense Vanda, representante da Avon, em Chapadinha e Região, ganhou como prêmio, por ser destaque da empresa no Brasil, uma viagem à Nova York. Foi com certeza um inesquecível passeio pela maior cidade americana e uma das maiores do planeta.

Vale ressaltar, que a Avon é uma das empresas de cosméticos que mais se destacam na atualidade nos quatro canto do planeta.



Texto (by William Fernandes - blog TvMirante) alterado para adaptação ao blog

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Lavrador Morre Atropelado Próximo ao Bairro Campo Velho

Imagem meramente ilustrativa
O lavrador Antonio Ferreira Xavier, de 60 anos, morreu no início da noite do último sábado, (31/jul) vítima de acidente automobilístico. Antonio era morador do bairro Campo Velho. Ele vinha do interior do município em sua motocicleta, quando foi atingido por uma picape de Vargem Grande.

O acidente aconteceu por volta das 18h, na BR 222, no cruzamento entre a rodovia e a entrada do bairro Campo Velho e estrada para a localidade Tinguis.

O motorista da picape ainda socorreu a vítima, levando-a para o Hospital Regional Pontes de Aguiar (HAPA).

Outros acidentes com vítimas fatais já ocorreram neste mesmo local. Os motivos são os mesmos: o motociclista ou o ciclista sai da estrada vicinal e não para pra observar se vem algum outro veículo na BR. Como os veículos que trafegam na rodovia andam em alta velocidade, não dá tempo de evitar o acidente e o pior acaba acontecendo, com os condutores e passageiros dos veículos menores levando sempre a pior.

A entrada para os Tinguis fica no topo de uma subida, o que dificulta a visão para quem vem no sentido Vargem Grande-Anapurus.
Por: William Fernandes - Blog TvMirante

IBGE Retira 22 Povoados e Prejudica Urbano Santos

Foto: Iran Avelar
Postei aqui (blog do Cardoso) que alunos de 22 povoados de Urbano Santos estão sem aula desde o início do ano letivo. É verdade.

Ocorre que o IBGE, há muito tempo redistribuiu os 22 povoados para os municípios de Belágua, Anapurus, Barreirinhas e Santa Quitéria e Primeira Cruz.

Em 26 de julho de 2008, o juiz federal Osmane Antônio dos Santos, ofereceu parecer contra a devolução dos povoados para o município mãe, Urbano Santos, numa ação interposta por Abnadabe Léda, atual prefeito da cidade.

Apesar da divisão terriotiral elaborada pelo IBGE, o mais curioso é que os moradores dos 22 povoados são considerados pelo TRE eleitores de Urbano Santos, para que se tenha idéia do tamanho da confusão.

O prefeito Léda bem que tentou trazer de volta os 22 povoados, mas perdeu em todas as tentativas no IBGE e junto a Justiça.

Por último, teve que devolver os povoados, fechar as escolas e passar oficialmente todos os alunos para seus municípios de origem.

O fato foi comunicado oficialmente para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para a Secretaria de Educação, para os secretátrios de Educação de cada município e aos pais de alunos antecipadamente.

Com a retirada dos 22 povoados, Urbano Santos perdeu em território, número de habitantes, em recursos da Educação, Saúde e FPM.

Por: Luís Cardoso - Blog do Cardoso

Lugar de Lixo é na Lixeira

A falta de educação também costuma chocar a gente. Flagrei uma motorista jogando uma garrafa plástica no chão, antes de entrar em um carro de luxo, na porta de uma loja no centro de Chapadinha. Cheguei perto, peguei a garrafa e joguei na lixeira que estava bem próximo. A mulher ficou sem graça. Uma criança que estava com ela comentou algo, mas eu não escutei. Penso que deve ter ficado chocada também.

Atualmente as crianças são as que mais têm essa consciência . E cobram dos pais, demonstrado preocupação com a questão. Com frequência, escolas das redes públicas e privada fazem trabalhos de conscientização com os pequenos para evitar que se transformem em adultos mal-educados como essa senhora.

Os pontos de alagamentos, inundações e o acúmulo de água da chuva provoca verdadeiras enchentes nas cidades.

A limpeza frequente das praças e ruas miniminiza o problema, mas não resolve definitivamente. É preciso que a população tenha mais consciência, caia em si e pare de jogar lixo nas praças e ruas.
Por: Herbert Lago Castelo Branco - Poeta e Escritor chapadinhense

Moradores de assentamento em Barro Duro recebem Kit de irrigação

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), por intermédio da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), entregou um kit de irrigação para os moradores do assentamento Santa Rosa Tamboril, no povoado de Barro Duro.

O kit de irrigação irá beneficiar cerca de 280 assentados. O secretário-adjunto da Sagrima, Antônio Gualhardo Prazeres e o presidente da Agerp, Tadeu Lima, anunciaram a entrega do kit.

Para a presidente da associação, Francisca das Chagas Ferreira, o kit de irrigação irá mudar a realidade daquela comunidade. "Este é o primeiro passo de muitos que a comunidade de Barro Duro está dando e, com o apoio da Sagrima e da Agerp, os moradores deste assentamento passarão a ter mais qualidade de via e melhorar a produção agrícola, gerando sustentabilidade para a comunidade".


O presidente da Agerp, Tadeu Lima (foto), explicou que esta ação faz parte da política de Governo do Estado. Ele também ressaltou a organização do assentamento e a luta da diretoria da associação. "Vocês são uma comunidade privilegiada, por ser organizada e por este motivo o Governo do Estado, via Sagrima/Agerp vem disponibilizar um kit de irrigação, contribuindo assim para a qualidade de vida desta comunidade", enfatizou.

História

Na oportunidade também foi entregue o Centro Cultural Comunitário do Projeto de Assentamento (PA), pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
O Centro Cultural recebeu o nome de um dos fundadores do Assentamento, José Borges, que tinha como sonho o desenvolvimento do assentamento e o reconhecimento do mesmo pelo Incra.

Para o presidente do Incra, Benedito Terceiro, o espaço vai servir para a realização de várias ações como a realização de cursos de capacitação, escola e atividades nas áreas culturais e lazer.


O presidente da Agerp, Tadeu Lima, disse que o espaço vai proporcionar uma gama de benefícios para a comunidade. "Este Centro Cultural abre oportunidades inestimáveis para a comunidade de Barro Duro. E o Governo do Estado quer ser partícipe dessas oportunidades", afirmou Tadeu Lima.
Ascom/Sagrima

Edmilson Carneiro fortalece campanha no Munim

O ex-coordenador do programa “Luz para Todos” no Maranhão, o candidato a deputado estadual Edmilson Carneiro (PT), acompanhou a governadora e candidata à reeleição, Roseana Sarney (PMDB), quinta-feira (29), em Humberto Campos, uma de suas bases políticas. Edmilson Carneiro foi um dos primeiros membros do PT a defender a aliança com o PMDB da governadora.

Ele encontrou com Roseana no aeroporto da cidade e junto com os candidatos ao Senado, João Alberto e Edison Lobão (PMDB), seguiram no mesmo veículo até a residência do prefeito José Ribamar. Centenas de pessoas recepcionaram o grupo em frente à residência do prefeito.

Em Humberto de Campos, Edmilson Carneiro conta com o apoio do ex-prefeito Valdemir Verde e várias lideranças comunitárias. Além de boa aceitação em toda a região do Munim, o petista tem forte penetração nos municípios do Baixo Parnaíba, a exemplo de Vargem Grande, Chapadinha, São Benedito do Rio Preto, Urbano Santos e Belaguá.

Ele conta ainda com ampla influência nos municípios da região dos Cocais como Coroatá e Timon. A eleição deste ano é a segunda na qual o petista concorre a uma cadeira na Assembleia. A primeira foi na eleição de 2006. Em 2008, ele disputou a Prefeitura de Vargem Grande.

Paulo Neto e Outros Dois Deputados Escapam da Cassação no TRE

O TRE acaba de negar, por unanimidade, a cassação dos mandatos dos deputados Paulo Neto (PHS - foto), José Lima (PV) e Afonso Manoel (PMDB) que deixaram o PSB ano passado. O PSB havia pedido a cassação dos três ano passado alegando o princípio da fidelidade partidária.

O relator da matéria, José Joaquim, acatou o entendimento dos advogados dos parlamentares alegando que eles sofreram grave ameaça e forte discriminação na legenda. Durante o julgamento, os juízes questionaram o sistema político brasileiro que não permite ao político mudar de agremiação.

O advogado de Paulo Neto, Márcio Endles, chegou a classificar o PSB de sigla de “aluguel”. O relator, falando em tese em relação a todos partidos, disse que as agremiações partidárias no país agem como um “camaleão” mudando de lado de acordo com as conveniências do momento.

Blog Décio Sá

Arquivo do blog