WebNet

WebNet

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Técnicos do Projeto Sipam instalam terminal na Prefeitura de Chapadinha

Na última terça- feira, 03, a Prefeitura Municipal de Chapadinha recebeu a visita dos técnicos da Casa Civil, que estiveram no município para reinstalar o Projeto Sipam (Sistema de Proteção da Amazônia), antigo Sivam. O terminal servirá para a Prefeitura, como um importante instrumento de comunicação entre os ministérios e outros órgãos.

No âmbito do Projeto SIVAM/SIPAM foram instalados na Amazônia Legal Terminais de Usuários compostos de uma antena VSAT, um telefone/fax e um computador, que garantem acesso à comunicação para uma série de órgãos de governo. Esse sistema configura uma rede cativa de telecomunicações que permite a integração de reservas indígenas, postos do Ibama, da Receita Federal, Forças Armadas e prefeituras da região.

O Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM) é vinculado à Casa Civil da Presidência da República, gerenciado pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam). O SIPAM é uma organização sistêmica de produção e veiculação de informações técnicas, formado por uma complexa base tecnológica e uma rede institucional, encarregado de integrar e gerar informações atualizados para articulação e planejamento e a coordenação de ações globais de governo na Amazônia Legal, visando a proteção, a inclusão e o desenvolvimento sustentável da região.

Nesse sentido, o Sistema gera produtos e serviços de interesse estratégico das instituições governamentais e das comunidades amazônicas, usando como base os documentos produzidos nos Centros Regionais de Belém, Manaus e Porto Velho. Os dados são avaliados, tratados, difundidos e integrados, transformando-se em informações seguras capazes de ampliar enormemente o conhecimento e orientar as políticas públicas para a região.

Por: Jhonny Gomes/ASCOM

Arquivo do blog