WebNet

WebNet

sábado, 16 de setembro de 2017

CHAPADINHA - CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO: Dia “D” Acontece no Próximo Sábado (23)


Da Ascom/SEMUS

A Prefeitura de Chapadinha - através da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), iniciou nesta semana a Campanha Multivacinação que integra o calendário nacional estabelecido pelo Ministério da Saúde.

Com o slogan "Todo mundo unido fica mais protegido", a campanha é direcionada a crianças e adolescentes com vistas a atualização da caderneta vacinal.

De acordo com o ministério, as vacinas disponíveis nesta campanha para crianças menores de 7 anos são: BCG – ID, hepatite B, penta (DTP/Hib/Hep B), VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VOP (vacina oral contra pólio), VORH (Vacina Oral de Rotavírus Humano), vacina pneumocócica 10 valente, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola, caxumba), DTP (tríplice bacteriana), vacina meningocócica conjugada tipo C, tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela) e hepatite A.

Já as doses disponíveis para crianças e adolescentes entre 7 e 15 anos são hepatite B, febre amarela, tríplice viral, dT (dupla tipo adulto), dTpa, vacina meningocócica conjugada tipo C e HPV.

Nossa meta é imunizar o maior número de crianças e adolescentes possíveis, pois sabemos que a vacina é o meio mais eficiente de prevenção de várias doenças, grande parte delas que levam a morte” - disse a coordenadora de Imunização, Karoline Aquino.

De acordo com a programação definida pela Secretaria Municipal de Saúde de Chapadinha, o Dia “D” será no próximo sábado (23), mas até lá as Unidades Básicas de Saúde – UBS,  estarão funcionando normalmente.



Publicidade



FUTEBOL - O 'Chapadinha' Desiste de Disputar a "Segundinha Maranhense"

Galo não disputa um jogo oficial desde 2009; divisão de acesso terá cinco times.

GUSTAVO ARRUDA / IMIRANTE ESPORTE

Antes mesmo de seu início, o Campeonato Maranhense Série B sofreu a sua primeira baixa. O Chapadinha enviou uma documentação para a Federação Maranhense de Futebol (FMF) nesta sexta-feira (15), onde anuncia a sua desistência da competição, que premia o seu campeão com uma vaga na elite do futebol maranhense em 2018.

Participante do Campeonato Maranhense entre 2003 e 2008, o Chapadinha não disputa uma partida profissional desde 2009. Naquela temporada, o Galo da Chapada foi goleado por 11 a 0 pelo Viana, em duelo que causou polêmica pela Segundinha Maranhense.

Com a desistência do Chapadinha, a Segundinha será disputada por cinco times: Bacabal, Expressinho, Pinheiro, Sabiá e Timon. As mudanças na tabela ainda serão divulgadas pela FMF.



Publicidade



CHAPADINHA - 6ª Ciretran em Parceria com o DMT, PM e Igreja Shalom, Realizaram Blitz Educativa

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre

Suzenne Costa - Ascom/6ª Ciretran

Com objetivo de chamar a atenção da população para os riscos da combinação perigosa da direção e bebida alcoólica a equipe de educação para o trânsito da 6ª CIRETRAN, em parceria com o Departamento Municipal de Trânsito (DMT), Polícia Militar e Igreja Shalom realizaram uma blitz educativa na manhã da última quarta feira (13), no Bairro Terras Duras, em Chapadinha.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, carro e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: 1 pessoa, motocicleta, carro e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, motocicleta e atividades ao ar livre

A ação, de quase uma hora, abordou cerca de 160 pessoas, que receberam material educativo da Lei Seca. De acordo com a Resolução 432 do Conselho Nacional de Trânsito ( Contran ), o motorista que se recusar a se submeter a teste, exame clínico, perícia ou outro procedimento que permita certificar influência de álcool ou outra substância psicoativa, na forma estabelecida pelo Artigo 277, responderá por uma infração administrativa ou até por crime.

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, carro e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado, motocicleta e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: 1 pessoa, motocicleta e atividades ao ar livre

A principal preocupação é com a aproximação de um feriado prolongado devido ao festejo da cidade, período em que aumenta o fluxo de pessoas, cresce o consumo de bebida alcoólica e, consequentemente, os riscos de acidentes de trânsito. Pois os efeitos do álcool, no organismo humano, são fatores que contribuem com acidentes, tais como: a sonolência, alteração na visão, na audição, no raciocínio e, também, aumenta o déficit de atenção do condutor.



Publicidade



BURITI - Vereador é Condenado por Porte Ilegal de Arma

“Rosim” - como é conhecido, teve sua pena privativa de liberdade convertida em restritivas de direitos, com prestação de serviços comunitários e pagamento de prestação pecuniária no valor de 03 vezes seu salário de vereador.


O vereador Francisco das Chagas santos Martins (PRTB), popularmente conhecido como  “Rosim”, foi condenado à pena de três anos de reclusão em regime aberto, além de ter que pagar multa no valor de 20 salários mínimos pelo crime de posse ilegal de um revólver calibre 38 com numeração raspada em 2015 – quando ele já era vereador.

A pena foi decretada pelo juiz José Pereira Lima Filho, Titular da Comarca de Buriti. Na época, Rosim foi preso em flagrante delito, porém foi concedida, no mesmo dia, liberdade provisória após pagamento de fiança. A prisão do vereador foi revelada com exclusividade pelo Correio Buritiense (CLIQUE AQUI E RELEMBRE).

A Ação Penal foi proposta pelo Ministério Público do Estado do Maranhão que denunciou o vereador Rosim (PRTB)pelos crimes de posse e porte ilegal de arma de fogo, porte de arma branca, condução de veículo automotor embriagado e sem habilitação.

Na denúncia, o MPE diz que “(...) na madrugada do dia 26 de setembro de 2015, por volta de 01h da manhã, autoridades policiais foram informadas por populares acerca da existência de um veículo parado, funcionando (motor e som ligados, além de faróis acesos), em atitude suspeita, na pista de rolamento da MA-034, especificamente, na entrada deste município, na descida da ladeira do Tubi. Ao se deslocarem até o referido local, atestaram a veracidade das informações, avistando o denunciado dormindo no interior de um veículo GOL (...)”.

Apontou a peça acusatória ainda que, ao ser abordado, “(...) o denunciado estava em estado avançado de embriaguez, com andar cambaleante, hálito etílico, tendo apresentado, inclusive, dificuldade para, simplesmente, sair do supracitado veículo. Durante as averiguações, também, fora encontrado uma arma de fogo, tipo revólver, calibre 38, de marca Taurus Special, com coldre, cano médio, numeração raspada, com 05 (cinco) munições intactas, bem como uma faca, de marca Tramontina, medindo 22 centímetros de lâmina, bainha de couro (...). Foi constatado, ainda, que o denunciado não possuía documento de porte obrigatório”.

Nas alegações finais, a defesa do vereador pediu sua absolvição e disse que o réu dormia em seu veículo devido ao cansaço e “uns copos de cervejas ingeridas, horas antes (...)”. Reconheceu que ele encontrava-se armado, mas não haveria a “intensidade reclamada pelo princípio da ofensividade”, sendo o caso de flexibilizar-se o entendimento quanto ao caráter criminoso do porte de arma de fogo como sendo crime de mera conduta. Pugnou, ainda, pela aplicação do princípio da insignificância, tendo em vista que “se trata de pessoa pública que se desloca da cidade para a zona rural com a clara intenção de pedir votos, e não delinquir, mas simplesmente exercer o seu direito constitucional de concorrer a um cargo eletivo. Não trás nenhuma ofensividade pública a sua ação, porque não visa atentar contra ninguém, mas apenas se defender de uma possível e provável investida de meliantes”.

E quanto ao crime por dirigir embreado (art. 306), a defesa sustentou que não estaria configurado, pois “o denunciado teve a precaução de parar o veículo para descansar, para quando estivesse em condições, seguir viagem, portanto, não estar tipificada a conduta de direção perigosa. Carro parado não pode ser caracterizado como direção perigosa (...)”.

Em sua decisão, o Juiz julgou parcialmente procedente o pedido do MP e acabou por condenar o réu quanto ao crime de porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, na forma do art. 16, parágrafo único, inciso IV, da Lei nº 10823/2003, tendo em vista que a autoria e materialidade delitivas foram, cabalmente, demonstradas.

A materialidade restou evidenciada pelo laudo acostado ao feito (fls. 26), não impugnado pela defesa. O réu portava um revólver calibre 38, com numeração raspada, delito que se afigura grave. De fato, a arma de fogo deve ser controlada pelo Estado, sendo que a numeração suprimida impede a fiscalização, sendo suficiente para configurar o tipo penal. Além disso, a arma estava municiada, pronta para efetuar disparos. Ora, a supressão ou alteração da numeração ou de qualquer outro sinal identificador impede ou dificulta o controle da circulação de armas pela ausência de registros de posse ou porte ou pela sua frustração, consoante jurisprudência do STF (RHC 98889 – DF, Pleno)”, sustentou o magistrado.

Quanto ao crime de contravenção penal de porte de arma branca (faca), o réu foi absolvido pela atipicidade da conduta. E quanto aos crimes de trânsito, foram considerados pelo juízo como imputação impertinente.

O juiz determinou que a pena seja cumprida em regime aberto, em estabelecimento penal mais próximo da residência do apenado destinado ao cumprimento de pena de reclusão e converteu a pena privativa de liberdade por restritivas de direitos, consistentes em: a) prestação de serviços à comunidade, em entidade a ser determinada pelo juízo da execução; e b) pagamento de prestação pecuniária no valor equivalente a três vezes a remuneração do cargo de Vereador do Município de Buriti, na data do pagamento, a reverter em favor de entidade de assistência social também a ser definida pelo juízo da execução.

O vereador condenado ainda poderá recorrer da decisão e, como não houve restrição de liberdade, e sem pressuposto legal para determinar a perda do mandato eletivo pela Justiça no caso específico, o vereador continuará com sua atuação parlamentar na Câmara Municipal de Buriti.




Publicidade



CHAPADINHA - 6ª Ciretran, em Parceria com DMT e GCM, Realizam Blitz Educativa Sobre "Lei Seca"

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre

Suzenne Costa - Ascom/6ª Ciretran

A ação aconteceu na manhã da última terça-feira (12), no Bairro Areal, em Chapadinha, e foi realizada pela equipe de coordenação de educação para o trânsito da 6ª CIRETRAN em parceria com o Departamento Municipal de Trânsito (DMT) e Guarda Civil Municipal (GCM) com o objetivo de alertar aos condutores quanto aos riscos e punições para quem combinar bebida alcoólica com direção.

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas, pessoas em pé, bebida e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, motocicleta, atividades ao ar livre e natureza

O tema abordado foi a Lei Seca suas implicações, como identificar um condutor embriagado, valores da multa e consequências para quem for autuado na Lei Seca. O respeito às leis de trânsito e a conscientização, de que todos tem direitos e deveres, nas vias públicas, podem reduzir acidentes e salvar muitas vidas.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, motocicleta e atividades ao ar livre

De acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) o prejuízo causado pelos acidentes de trânsito no Brasil chega a R$ 56 milhões. Quantia que poderia ser investida na construção de 1.800 hospitais e cerca de 28 mil escolas.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, céu e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: 1 pessoa, céu e atividades ao ar livre

Durante a ação, mais de 150 pessoas entre motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres receberam o material educativo e foram orientados quanto ao uso correto dos itens de segurança do veículo e lembrados que direção e bebida alcoólica não combinam.



Publicidade



CHAPADINHA - Homem é Preso Após Praticar Assalto com Arma de Brinquedo, no Centro da Cidade



Um homem foi preso na manhã deste sábado (16) por uma equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) após tomar de assalto um aparelho celular, no centro comercial de Chapadinha.


De acordo com as informações repassadas ao Blog Labareeda Notícias, o elemento portava uma arma (pistola) de brinquedo.

"Arma de Fogo" usada na ação

Após realizar a prisão a guarda municipal encaminhou o suspeito juntamente com a arma apreendida para a Delegacia regional de Chapadinha para que fosse tomada as devidas providências que o caso requer.



Publicidade



CHAPADINHA - Ao Reagir, Homem Desfere Golpes de Faca em Assaltante, na Zona Rural

Assaltante que foi cortado e a vítima registrando BO.


Um homem - que não quis se identificar, viveu momento de terror na manhã deste sábado (16) na estrada do povoado Pitombeira, zona rural de Chapadinha.

O lavrador, que vinha para a sede do município, foi abordado por dois assaltantes que queriam tomar sua moto. No momento ele mostrou tranquilidade e desceu da moto entregando a chave, mas logo em seguida ele reagiu e puxou a sua faca derrubando um dos assaltantes no chão e deferindo vários golpes que causou diversos cortes pelo corpo. O comparsa do assaltante então usou uma arma de fabricação caseira e disparou um tiro na vítima, mas os caroços de chumbo só acertou no capacete e o assaltante correu.

O assaltantes que foi cortado, foi socorrido e levado para o hospital onde está internado e por pouco não perdeu a vida. O outro assaltante foi identificado e preso logo em seguida.

O lavrador foi para Delegacia e comunicou o fato e liberado logo em seguida.

Arma usada na ação criminosa

A polícia recomenda que ninguém pode reagir a um assalto, e este é um exemplo, o lavrador quase perde a vida com o disparo da arma.



Publicidade



VARGEM GRANDE/MA - Abertas Inscrições para 'Casamentos Comunitários' para Casais de Baixa Renda



Casais com renda familiar até dois salários mínimos serão beneficiados pelo Projeto “Casamentos Comunitários”, que será realizado pelo Poder Judiciário no dia 14 de dezembro, nos municípios de Nina Rodrigues, às 16h, e de Vargem Grande, às 18h, e no dia 15 de dezembro, em Presidente Vargas, às 8h.

As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de setembro deste ano, das 14h às 18h, nos seguintes endereços, conforme o município de residência dos noivos:

- PRESIDENTE VARGAS: Cartório de Ofício Único (Avenida Pedro Daréu, nº 23. Centro);

- NINA RODRIGUES: Cartório de Ofício Único (Avenida José Rodrigues de Mesquita, nº 264 B, Centro);

- VARGEM GRANDE: Cartório do 2º Ofício (Rua Nova, nº 27C, Centro).

Os locais exatos da realização das cerimônias serão divulgados a seguir, após o levantamento do número de casais inscritos, das condições do tempo e da disponibilidade dos espaços para sediar as cerimônias.

Juiz da Comarca de Vargem Grande
GRATUIDADE - "Todos os atos de Registro Civil dos casamentos serão gratuitos, inclusive as certidões, sendo proibida a cobrança de qualquer taxa ou despesa pelas serventias extrajudiciais (cartórios)”, explica o juiz Paulo de Assis Ribeiro (foto), titular da comarca de Vargem Grande, na Portaria nº 7322/2017.

Na portaria, o juiz alerta que o projeto “Casamentos Comunitários” é uma iniciativa exclusiva do Poder Judiciário, desvinculada de qualquer outra entidade ou pessoa, inclusive e principalmente partidos políticos e candidatos a cargos públicos eletivos. “O aproveitamento indevido do evento, particularmente por candidatos nas próximas eleições, ensejará a aplicação das penalidades legais”, ressaltou o magistrado.




Publicidade



CHAPADINHA - Confira Lindas Imagens do Encerramento (Procissão) do Festejo de Nossa Padroeira Nsa Sra das Dores

Imagem é seguida por milhares de católicos 


Foi realizada na tarde desta sexta-feira (15) em Chapadinha, a tradicional procissão de Nossa Senhora Das Dores, ato religioso que simboliza o encerramento dos festejos da padroeira da cidade.

A procissão teve início às 16h30, saindo da igreja Matriz, e percorrendo as principais avenidas da cidade, com retorno para a Matriz, por volta das 19h30.


O festejo, que é considerado pelos católicos como um dos maiores da região, este ano teve um número de fiéis superior a anos anteriores. Milhares de pessoas caminharam junto às imagens de Jesus Cristo e de Nossa Senhora das Dores, em um verdadeiro ato de fé pela Santa padroeira.

Ao final da caminhada ouve uma queima de fogos em frente à Igreja Matriz, o Bispo Dom José Valdecy - da Diocese de Brejo, acompanhado do pároco Padre Casemiro, realizaram uma celebração e agradeceram aos milhares que participaram dos 10 dias de festejos.

O blog acompanhou todo o percurso da procissão e registrou com qualidade para você as melhores imagens, tudo em detalhes. Confira a abaixo:

Click (aqui) ou (aqui)

As melhores imagens deste 15 de Setembro de 2017...















































----------------------------------------------------------------

Imagens Aéreas (noturna) da Chegada da Procissão à Matriz

Abaixo confira as imagens aéreas - gentilmente cedidas pelo Blog do Foguinho - que mostram a chegada à Matriz, do encerramento do festejo de Chapadinha, com a linda procissão da padroeira Nossa Senhora das Dores.






Abaixo, segue mais imagens do encerramento da festa católica:

A imagem pode conter: pessoas em pé, planta e flor

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e flor



Publicidade



Arquivo do blog