WebNet

WebNet

sábado, 26 de março de 2011

Vem aí: Retro Fest

O blog Sala Vip realiza no Espaço BCC, a Retro Fest no dia 27 de maio de 2011, que terá como atrações DJ Gilberto tocando as músicas que fizeram sucessos nas decadas de 80 e 90, bem como as inesqueciveis das boates de todos os tempos.
 
Decoração tématica no local, iluminação hitec, laser, flúor e todas as tendências das principais boates do Brasil, bem como telão e uma galera jovem e descolada.

Banda Bugiganga
 
A principal atração, Banda Bugiganga, de Parnaiba-PI, que é uma das grandes bandas de Pop Rock do nordeste do Brasil, Bugiganga tem em seu repertório musicas de bandas como Red Hot, Nirvana, Sepultura, Iron Madem, Guns dentre outros e claro os sons das bandas de rock brasileira, essa banda tem feitos vários shows pelo nordeste e agora é a vez de Chapadinha, essa banda fez a abertura do show do Biquini Cavadão em Parnaíba na virada do ano.
 
Essa festa tem como objetivo a fuga da rotina, pois na nossa cidade predomina sempre shows de forró e musica brega, e a Retro Fest é uma proposta diferente para a juventude de Chapadinha, Então é montar a sua galera, e curtir mas uma grande festa em Chapadinha.

Raposa e Tubarão jogam pela liderança

De olho na liderança, Santa Quitéria (raposa) e Sampaio (tubarão) se enfrentam neste sábado (26) às 16h, no Estádio Rodrigão, em Santa Quitéria (distante 101 km de Chapadinha). Será o encontro do vice com o atual  campeão maranhense.

O Santa venceu o Moto por 2 a 0, na última quinta-feira ( 24) e ocupa a 2ª colocação com 7 pontos ganhos. Se vencer, o Santa ficará um ponto na frente do MAC que só jogará na segunda-feira (28) à noite, no clássico contra o Moto.

O Sampaio tem 6 pontos ganhos. Também chegará a 9 pontos juntamente com o Maranhão em caso de vitória. Só perde a 1ª colocação no saldo de gols.

O árbitro de Santa Quitéria x Sampaio será Ivo Pereira da Silva. Ele será auxiliado por Sérgio Henrique Campelo Gomes e Raimundo José de Jesus. O 4º árbitro é Marcos Paulo Furtado Ramos.

A cobertura completa para Santa Quitéria x Sampaio você acompanha pela Rádio Mirante AM.

REUNIÃO DO VAZIO SANITARIO VEGETAL DE 2011 NA REGIÃO DO BAIXO PARNAIBA

 O pesadelo da ferrugem asiática - Imagem meramente ilustrativa

O Comitê Regional de Ferrugem Asiática do Baixo Parnaíba, em suas atribuições legais CONVIDA os produtores de grãos do leste maranhense a participar da 4º Reunião do Comitê  no dia 07 de abril de 2011, no auditório da CCAA/UFMA - Campus Chapadinha, a partir das 14h.

O evento servirá para discursão do Vazio Sanitário Vegetal de 2011, com a presença do Fiscal de Defesa Vegetal-Aged Hamilton Cruz responsável pelo Programa do Vazio Sanitário Vegetal no Maranhão.

A Coordenação do Comitê

sexta-feira, 25 de março de 2011

Delmar Carneiro promove encontro de ex-vereadores de Chapadinha

Nesta foto, dois ex-vereadores de Chapadinha: Delmar Carneiro e Eduardo

Os ex-vereadores de Chapadinha, da legislatura 1989-1992 estiveram reunidos no último sábado (19), para uma confraternização. O encontro, promovido pelo ex-vereador Delmar Carneiro e realizado em sua própria residência, surgiu a partir de uma conversa entre ele e os ex-vereadores Samuel Nistron e Chico do Oh.

O objetivo do encontro, segundo Delmar, “é resgatar aqueles momentos em que fizemos coisas boas em prol da sociedade e a boa convivência em torno de nossas famílias”.

Na época, a Câmara Municipal de Chapadinha tinha 13 vereadores, mas como o suplente José Luzia assumiu uma cadeira, o número aumentou para 14. Destes, estiveram presentes, além de Delmar Carneiro, os vereadores Samuel Nistron, Tomé Gomes, Chico do Oh, Luis Lopes de Meireles e Hilton Pontes. Biné Lobo (+), falecido, foi representado pela filha, a ex-vereadora Geísa Lobo.

Não compareceram os seguintes vereadores: Nande, Zé Luzia, Antonio Alves, Nonato Carneiro, Edmar Oliveira, Osmar Meneses e Cícero Brito. Alguns justificaram a ausência.

Samuel, que já está no sexto mandato, disse que naquela época, os vereadores formavam uma espécie de irmandade. Não havia essas divergências da forma como acontece atualmente. “Hoje, geralmente as câmaras são divididas em blocos e, naqueles blocos, existem os confrontos que distanciam as atividades parlamentares. A gente não tem mais aquela convivência como antigamente”, lembrou o parlamentar, sugerindo que esse encontro seja estendido aos vereadores das outras legislaturas.

Tomé Gomes, que deixou a política para continuar sua carreira de advogado, também ressaltou a importância que os vereadores davam ao povo. “Naquele tempo, terminadas as eleições, os grupos se uniam em torno do povo e da causa social, enquanto hoje é diferente, continua aquele antagonismo do palanque”.

Chico do Oh, que teve apenas um mandato, e que veio das comunidades de base, fez questão de lembrar da importância daquela legislatura, que aprovou a atual Lei Orgânica do Município e destacou ainda que naquela época, havia sim, discussões e divergências, e a oposição era atuante, mas que os vereadores não se tratavam como inimigos e até visitavam as casas uns dos outros, mantendo uma relação de amizade.

Para Hilton Ponte, vereador de seis mandatos só em Chapadinha (já havia sido vereador em Vargem Grande), o que o deixava empolgado era exatamente servir ao seu povo. “Dedicávamos a vida inteira ao povo de Chapadinha. Foi isso que nos trouxe seis mandatos. Trabalhávamos unidos e com toda a lisura em prol do bem estar da sociedade”.

Luis Benvindo também destacou a seriedade com que os vereadores tratavam seus grupos políticos. “Naquele tempo não tinha essa história de sair pulando de galho em galho como acontece hoje. “Hoje, quando um parlamentar se elege por um  grupo, amanhã ele tá em outro. O porquê eu não sei. Estamos em uma época em que parece que é cada um por si e Deus por todos”.

Delmar disse que desta iniciativa do encontro, surgiu também a idéia de se criar uma associação envolvendo todas as legislaturas, inclusive a atual, a fim de ampliar a relação de amizade e memorizar a história política de Chapadinha.

Delmar foi vereador em quatro pleitos: 1966, 1970, 1982 e 1988. Em 1976 candidatou-se a prefeito, tendo como adversário o ex-prefeito Irineu Galvão.

Entre vários projetos e indicações, destacam-se a criação da Bandeira e o Brasão do Município, nomes de escolas e ruas; reivindicação do prédio dos Correios, do Banco do Nordeste, agência do INSS, entre outros.

Delmar exerceu todos os cargos na Câmara, inclusive o de presidente. Hilma Carneiro, esposa de Delmar, fez questão de enaltecer o trabalho dos vereadores das legislaturas passadas, em que se preocupavam mais com a sociedade, ao contrário de hoje, em que a maioria só pensa no bem próprio. Ela demonstrou satisfação em receber os ex-vereadores e seus familiares e ainda colocou sua residência à disposição para os próximos encontros.

Polícia Apreende Armas e Pássaros em Chapadinha

Imagem meramente ilustrativa
O Jornal O Imparcial informa que cerca de 20 pássaros foram apreendidos - em dez dias de ação - durante uma operação do Batalhão da Polícia Ambiental do Maranhão, na cidade de Chapadinha

Do total resgatado, apenas 12 foram levados para a reserva ambiental da corporação, localizada no bairro Coroadinho. Os demais foram soltos no local.  Além dos pássaros, foram apreendidas duas motos serras e cinco espingardas cartucheiras. O jornal não divulgou nome de pessoas envolvidas nem especificou se houve prisões. 

Extraído do Blog do Alexandre

Protesto Preto no Branco

Enquanto o governo prepara uma série de inaugurações e tenta promover um dia festivo no aniversário da cidade, na próxima terça-feira (dia 29 de Março), a oposição se articula para vestir preto em sinal de protesto. 

Essa é a terceira vez que a oposição tenta colocar gente na rua contra o governo. Já que a oposição quer todos de preto, o governo bem que poderia propor uso de roupas mais claras. Assim ficaria tudo preto no branco sobre quem tem apoio popular.  

quinta-feira, 24 de março de 2011

Trânsito de Chapadinha: Só Faltam os Elefantes

*Por Alexandre Pinheiro 
 
Se prestarmos atenção nas cenas locais mais cotidianas do trânsito de veículos, bicicletas e pedestres de tão desorganizado, chaga-se à conclusão que só faltam mesmo os elefantes comuns nas ruas da Índia para completar a bagunça generalizada. 

Aquisição de novos veículos, aumento da frota e a melhoria de algumas vias trazem, na mesma proporção, o acréscimo de acidentes com vítimas graves ou fatais. 

Muito se tem debatido sobre o que vem gerando essa escalada de violência no trânsito de Chapadinha. Não sou especialista, mas desconfio que tamanha brutalidade inicia com leves  abusos de motoristas e pequenas omissões das autoridades. Coisas como estacionamento caótico, desrespeito à faixa de pedestres e  o "ingênuo" detalhe de não haver fiscalização quanto à habilitação dos condutores, abrem o caminho para todo o resto. 

O caos de motos e carros estacionados a esmo, sem que ninguém discipline nada, passa a noção de tudo pode e nada é proibido. 

Nem precisa ser “expert” pra deduzir que a CNH é o documento que atesta que o sujeito tem ou não condições de dirigir algum veículo automotor. Se ninguém confere a carteira, ninguém se habilita. Planta-se ai a semente da imperícia, negligência e imprudência e – adiante – colhe-se nas ruas uma safra cada vez mais pródiga em desastres, traumas e mortes. 

A questão do trânsito é um dos raros fatores que não rendem votos e nem escandalizam ninguém. Basta um aperto das autoridades policiais para que politiqueiros de plantão entrem em cena para afrouxar geral e a sociedade voltar a ter a sensação de que é livre para se autodestruir.

Sintoma disso é um ensaio de projeto que pretende abolir o uso de capacete em Chapadinha sob o argumento de que o singelo protetor de crânio esteja sendo usado como máscara de assaltantes. Ora, legislar sobre matéria de trânsito é de competência exclusiva da União, só o congresso nacional pode alterar alguma coisa. Se nem os Estado podem mexer nisso, essa pretensão só terá acolhida nos anais do anedotário político Municipal.

Ao invés de se pensar em abolir itens de segurança, que tal promovermos um grande debate na Câmara Municipal? As vidas poupadas por um trânsito mais harmônico agradeceriam.
 
*Extraído do Blog do Alexandre

Veículo de transporte escolar do município de Urbano Santos é apreendido em São Luís

Micro-ônibus foi adquirido em 2008, com recursos do FNDE no valor de R$ 114 mil, e estava sendo usado ilegalmente pela auto-escola Padrão
 
Foto sem Descrição

Fiscal do Inmetro apontando para o selo de identificação do FNDE
O MPMA apreendeu na manhã desta quarta-feira, 23, um micro-ônibus do Município de Urbano Santos utilizado ilegalmente pela auto-escola Padrão, em São Luís. A apreensão foi realizada por uma equipe das Promotorias de Investigação Criminal e fiscais do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA). 

O veículo foi encaminhado à Promotoria de Defesa da Educação de São Luís. “Os documentos apresentados atestam que o ônibus foi adquirido com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE”, explica o promotor de Justiça Paulo Silvestre Avelar Silva. O material, incluindo licenciamento do veículo e nota fiscal, será encaminhado à Polícia Federal para investigação e à Promotoria de Justiça de Urbano Santos. “Não há nada que justifique o uso de um veículo para o transporte escolar como propriedade de uma empresa, para fins particulares”, completa. 

De acordo com o promotor Paulo Avelar, o ônibus faz parte do programa “Caminhos na Escola”, do Governo Federal, de fomento ao transporte escolar. “O veículo deveria estar servindo às crianças e adolescentes”. A fraude foi confirmada pelos fiscais do Inmeq, que constataram o mesmo padrão do Governo Federal com as palavras “transporte escolar” em auto relevo, cobertas, em parte, pelo adesivo com o nome da auto-escola. “Além disso, há o selo do Inmetro e do Caminhos na Escola”, explicou o fiscal do Inmeq João Sebastião Souza. 

Participaram da equipe de apreensão os promotores de Justiça Cláudio Alberto Gabriel Guimarães, José Cláudio Cabral Marques e José Osmar Alves.

Redação: Johelton Gomes (CCOM-MPMA)
Créditos: Johelton Gomes   

Foto sem Descrição

O selo do Programa Caminho da Escola no pára-brisa do micro-ônibus
Foto sem Descrição

O promotor Paulo Avelar sendo abordado pela imprensa sobre o caso
Foto sem Descrição

O ônibus com o adesivo da auto-escola

quarta-feira, 23 de março de 2011

Celso Lopes Anuncia Miss Maranhão no “Viva La Vita”


O promoter Celso Lopes acaba de confirmar a presença da belíssima Camila Ribeiro (foto) em seu próximo evento. Camila Ribeiro é a atual Miss Maranhão e irá abrilhantar a festa “Viva La Vita” que marca a volta de Celso Lopes às grandes produções sociais de Chapadinha. “Viva La Vita” acontecerá no próximo dia 21 de maio, no Aldeota Clube. 
 
Extraído do Blog do Alexandre 

Parabéns, Wanda Nascimento!


A diretora da Central de Marcação de Consultas de Chapadinha-CEMARC, Wanda Nascimento foi surpreendida nesta terça-feira (22), com uma festinha em homenagem aos seus trinta e poucos* "aninhos" de vida.

 
A surpresa foi preparada por amigas de trabalho, na prefeitura e contou com a presença da prefeita Danúbia, de secretários municipais, vereadores e servidores do município que se encontravam no momento.

A prefeita que estava atendendo em seu gabinete, tirou um tempinho para ir à sala ao lado, onde acontecia a homenagem e foi agraciada com o primeiro pedaço de bolo. Wanda disse que daria para sua mãe, mas como ela não estava presente, ofereceu à prefeita, que considera uma grande amiga e a responsável por estar entre tantas pessoas amigas na prefeitura.

Depois teve bolo com refrigerante e uma deliciosa salada de frutas
 












*32 "aninhos"

Assaltantes da Residência de Raimundo Marques São Presos em São Luís


A polícia conseguiu prender na madrugada desta terça-feira (22), os assaltantes que invadiram a residência do advogado e ex-secretário de segurança Raimundo Marques. De acordo com as autoridades policiais o grupo funciona como uma quadrilha especializada em assaltos a estabelecimentos comerciais e residências. Cerca de seis pessoas foram presas, entre elas a polícia identificou Tiago Oliveira, o “Pernalonga”, de 18 anos, Neilson Costa Ferreira, 18, Leonardo Ramos Trindade, 20, Adriano Silva dos Santos, 24, Alexandro da Silva Mendes, o “Taporico”, 30, e um adolescente de 13 anos, todos moradores da Vila Conceição.
O coronel PM Jeferson Teles, responsável pela operação, informou que ainda há um foragido, identificado apenas como “Gordo”, que seria membro e irmão de um dos integrantes da quadrilha. Cuja prisão a policia espera fazer nas próximas horas. 

SEMUS Realiza Palestra Em Escola Municipal Sobre Combate à Dengue

Terras Duras e Corrente registraram o maior número de focos do mosquito da dengue. Vila Isamara é o único sem focos.

*ASCOM/PMC
A Secretaria Municipal de Saúde de Chapadinha – SEMUS, realizou na tarde desta terça-feira (23), na escola municipal UI Almada Lima Filho, uma Palestra Sobre o Combate ao Mosquito da Dengue. Centenas de alunos acompanharam com a atenção às orientações dadas pelos representantes da SEMUS, Geovane Faria Lima, chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Jarlene Nogueira, coordenadora do Programa Educação em Saúde.

O jornalista William Fernandes, que passou por uma experiência nada agradável com o filho Juan Pablo, de  6 anos, que contraiu dengue hemorrágica em dezembro de 2010, relatou o drama vivido por ele e seus familiares e conclamou os estudantes a comprarem esta briga contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença.

Em mais de 10% das casas das Terras Duras há foco de dengue

De acordo com o chefe da Vigilância Epidemiológica, Geovane Lima, a escolha do Bairro Terras Duras para iniciar esta campanha, foi em função do grande número de residências com larvas do mosquito, detectadas nas visitas feitas por agentes de saúde, nos meses de janeiro e fevereiro deste ano.

Em janeiro, só nas Terras Duras, foram visitadas  426 casas e foram detectados focos do mosquito em 27 residências. Em Março o número de casas visitadas foi de 458 e foi encontrado foco do mosquito em 47 delas, o que representa um percentual de 10,26%, enquanto deveria ser de apenas 1,0%, de acordo com as metas do Ministério da Saúde.

Bairro Corrente tem o maior número de focos

Os números assustam no Bairro Terras Duras, mas a maior quantidade de focos foi encontrada no Bairro da Corrente, embora o percentual em relação ao número de casas visitadas seja menor. Em janeiro foram visitadas 1.342 casas e em 43 delas (3,20%) havia foco do mosquito transmissor da dengue. Em fevereiro foram visitadas 1.368 casas e havia foco em 40 (2,02). Houve uma pequena redução no percentual, mas ainda é preocupante.

Dengue zero na Vila Isamara

A Vila Isamara é o único dos grandes bairros de Chapadinha que não teve nenhum foco de dengue registrado. Em janeiro e fevereiro foram visitadas 450 e 337 casas respectivamente e não foi detectado foco do mosquito da dengue.

De acordo com o chefe da Vigilância Epidemiológica, as palestras devem ser realizadas nas principais escolas da rede municipal e serão seguidas de visitas às casas dos bairros mais afetados. À noite, foi realizada mais uma palestra na escola Almada Lima Filho.

*Extraído do Blog do William

terça-feira, 22 de março de 2011

Professor terá bolsa para fazer mestrado a distância

Imagem meramente ilustrativa
O Ministério da Educação (MEC) vai conceder bolsas de mestrado profissional a distância para professores da educação básica que lecionam em escolas públicas. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta terça-feira (22). Em evento no Palácio do Planalto nesta segunda-feira (21), o ministro Fernando Haddad já havia anunciado o programa. Os docentes poderão acumular a bolsa com seus salários.

Segundo o MEC, a medida faz parte de um conjunto de ações para elevar a qualidade da educação básica. Concedidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB), as bolsas exigem dos docentes, como contrapartida, o compromisso de continuar em exercício na rede pública por um período de cinco anos após a conclusão do mestrado. Quem não cumprir a exigência terá de devolver o dinheiro.

O benefício será liberado a cada mês de março e terá vigência máxima de 24 meses. De acordo com o MEC, há possibilidade de concessão de bolsas para mestrados presenciais, desde que sejam ministrados em cursos aprovados pela Capes e consideradas situações de interesse específico do Estado. Os critérios de seleção serão definidos pelas próprias instituições de ensino.

Visita ao Vice-Governador Abre Canais de Diálogo da SEMAS com o Governo do Estado

Vice-governador Washington Luiz ladeado pelos chapadinhenses Braga (E) e Zezinho
Os secretários municipais de Assistência Social, Eduardo Braga, e de Trabalho, Zezinho Lima, estiveram em São Luís nos últimos dias e realizaram uma série de reuniões com autoridades do governo do estado.

O périplo começou pelo gabinete do vice-governador, Washington Luiz, para uma visita de cortesia que acabou desembocando numa longa conversa sobre a política chapadinhense, que o vice-governador faz questão de acompanhar e aconselhar os petistas da cidade. "Vocês entraram no governo municipal já na metade do mandato da prefeita Danúbia e terão pouco tempo para mostrar serviço. Podem contar comigo para ajudar naquilo que for possível", garantiu. Washington Luiz confirmou ainda presença no aniversário da cidade, no próximo dia 29 de março, quando deverá receber o título de cidadão chapadinhense.

Secretário estadual do Trabalho, Zé Antônio Heluy (centro)
Outro visitado foi o secretário estadual de Trabalho e Renda, Zé Antônio Heluy. Durante a conversa, os secretários municipais convidaram Zé Antônio para também prestigiar o aniversário de Chapadinha, dia no qual será inaugurada oficialmente agência do Sine (Sistema Nacional de Emprego). "O pleno funcionamento desta agência é uma das prioridades da nossa secretaria", disse confirmando presença. Ainda foi tratado de novas vagas do programa "Meu Primeiro Emprego" para Chapadinha e formas de trazer o programa "Próximo Passo" em parceira com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, outra também visitada durante a viagem.

Mariana Nascimento, Economia
Solidária e Combate ao Trabalho Escravo
Outra reunião foi realizada com a responsável pela Economia Solidária e Combate ao Trabalho Escravo no governo estadual, Mariana Nascimento. Uma das suas metas centrais é a criação de um Centro de Referência da Economia Solidária, onde seria garantida a compra e venda de produtos da economia solidária durante todo o ano. A medida, segundo Mariana Nascimento, beneficiaria Chapadinha. "Conheço bem o município de Chapadinha e sei que há vários pequenos produtores da economia solidária que encontraram neste Centro de Referência um meio de fortalecer sua produção e suas vendas", garantiu. 

Os secretários encontraram ainda os secretários adjuntos de Educação Virna Teixeira e Fernando Silva.

Viagem marcada
Eduardo Braga e Washington Luiz, parceira
pelos "Objetivos do Milênio"
O secretário municipal de Assistência Social, Eduardo Braga, recebeu das mãos do vice-governador o material sobre "8 jeitos de mudar o mundo" dos Objetivos do Milênio (ODM) e, seguindo sua orientação, decidiu abraçar a causa. Eduardo foi convidado a participar de uma reunião com prefeitos e secretários envolvidos com o ODM no estado na próxima quinta-feira (24), em São Luís, e seguir com a comitiva do vice-governador na sexta-feira (25) até Zé Doca para trocar experiências com outros municípios. 

Mais informações sobre "Os Objetivos do Milênio" aqui.
Extraído do Blogue do Braga

Governo antecipa pagamento dos servidores para sexta-feira (25)

Os servidores públicos estaduais vão receber os seus salários referentes ao mês de março, deste ano, já na próxima sexta-feira (25), com 10 dias de antecedência da data anteriormente prevista em calendário, fixada em 4 de abril.
 
A confirmação da antecipação do pagamento foi feita pelo secretário de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão, Fábio Gondim. “É uma determinação da governadora Roseana Sarney, valorizar o servidor público, o que se está fazendo também ao se antecipar o pagamento”, observou o secretário.
 
Na sexta-feira (25), todos os aposentados, pensionistas, servidores da Casa Civil, Defensoria Pública, Controladoria, Procuradoria, Corregedoria, Secretarias de Estado, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros (ativos e reformados), autarquias, fundações e empresa pública podem sacar os seus vencimentos.
Secom

Ex-prefeito de Duque Bacelar é considerado culpado em caso de peculato

Após denúncia oferecida pela Procuradoria da República no Maranhão (PR/MA), o ex-prefeito de Duque Bacelar, Francisco Estênio Cesário de Elias, foi condenado pelo desvio e apropriação de 80 mil reais em recursos repassados pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) na época do seu mandato, entre os anos de 1997 e 2000.
 
Os recursos foram repassados em duas parcelas de 40 mil, correspondentes ao convênio n. 0880/98 firmado entre o Município e a fundação. O dinheiro deveria ser utilizado na construção de um sistema simplificado de abastecimento de água para os povoados de Taboleiro e Boqueirão, que consiste em poços artesianos com rede de distribuição domiciliar.
Em relatório técnico, o engenheiro fiscal responsável pelas obras relatou que fez duas visitas aos povoados, em outubro de 98 e março de 99, e apontou que não encontrou sequer indícios de obras nos locais onde deveriam ser construídos os poços e a rede de abastecimento.
 
Chamado a prestar contas, o réu não atendeu às notificações da Funasa, motivando processo de tomada de contas especial. Consideradas irregulares, as contas foram reprovadas, registrando a inexecução do projeto conveniado.
 
O ex-prefeito admitiu que não seguiu as especificações do projeto aprovado pela Funasa porque preferiu optar pela construção de chafarizes, para atender um maior número de moradores. A defesa, porém, não conseguiu prestar contas das possíveis construções realizadas. O réu então foi condenado a três anos de reclusão em regime aberto na Casa do Albergado.
 
A pena foi convertida em prestação de serviços à comunidade, sete horas por semana; inabilitação para o exercício de cargo e função pública por pelo menos cinco anos; pagamento de dez dias de multa sob o valor de um salário mínimo vigente ao tempo do crime e devidamente atualizado; além do pagamento dos 80 mil reais indevidamente apropriados, também em valores atualizados, como reparação pelos danos causados à União.

Marcos Caldas Pede CPI Sobre Grilagem de Terras no Baixo Parnaíba


O deputado Marcos Caldas (PRB) vai apresentar, ainda esta semana na Assembleia Legislativa, requerimento propondo a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar a ocupação de terras localizadas em municípios da região do Baixo Parnaíba.

O anúncio do pedido da CPI foi feito pelo próprio parlamentar na sessão desta segunda-feira (21). Demonstrando indignação, Marcos Caldas (foto) explicou que em cidades como Brejo, Anapurus, Santa Quitéria, Chapadinha e São Bernardo é comum constatar que pessoas, muitas delas de outros Estados, adquiriram, em um curto espaço de tempo e de forma duvidosa, grandes lotes de terra.

O deputado explicou que ele próprio iniciou uma investigação e descobriu que um homem, natural do Estado do Rio Grande do Sul, adquiriu 20 mil hectares que seriam pertencentes ao Estado. “Este gaúcho, que chegou na região sem nenhum tipo de recurso, ocupou estas terras e anda falando para todos que as mesmas são devolutas do Estado. Até onde sei, esta terra tem dono. Este é apenas um exemplo para mostrar que na região do Baixo Parnaíba está ocorrendo uma grande onda de grilagem. Estas pessoas [grileiros], como se não bastasse o fato de estarem invadindo terras alheiras, ainda ameaçam a população pobre destes municípios”, disse.

Marcos Caldas afirmou que pretende ser o presidente da referida Comissão e garantiu que não irá medir esforços para desbaratar o esquema fraudulento de ocupação de terras no Baixo Parnaíba. “Estas pessoas, estes grileiros, estão impondo o medo ao povo pobre. Mas eu, como filho de Brejo e representante do povo maranhense, não tenho medo deles. E peço o apoio dos colegas deputados para que, juntos, possamos investigar este absurdo”.

A proposta de Caldas recebeu o aval positivo de vários deputados que participaram da sessão. “Como militante dos movimentos sociais, tenho conhecimento de várias irregularidades no que diz respeito a ocupação de terras. Gostaria de adiantar que serei um dos primeiros a subscrever favoravelmente à criação desta CPI”, informou Bira do Pindaré (PT).

O líder da oposição na Assembleia, deputado Marcelo Tavares (PSB), também se mostrou favorável à instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito e sugeriu que o trabalho da mesma transcorra de forma mais ampla. “Esta Comissão tem que investigar os casos não apenas do Baixo Parnaíba, mas também de todas as outras regiões do Maranhão onde a grilagem ainda impera”.

A deputada Eliziane Gama (PPS) e o deputado Tatá Milhomem (DEM) também se manifestaram favoráveis à criação da CPI proposta por Marcos Caldas.

Agência Assembleia

Morre Edna Ponte, Mãe da Secretária de Cultura de Chapadinha


Morreu neste domingo (20), por volta das 20h30, no Hospital do IPEM, em São Luís, Edna Ponte, de 62, mãe da secretária municipal de Cultura, Eney Ponte e ex-esposa de Hilton Ponte, diretor do IPC, Instituto de Previdência de Chapadinha.

Ela era diabética e cardíaca. Sentiu uma crise de diabetes no último sábado (19) e foi levada ao Hospital Regional Antonio Pontes de Aguiar-HAPA, onde ficou até às 13h deste domingo (20). Foi levada a São Luís, onde veio a falecer.

O corpo está sendo velado em Vargem Grande (distante 73 km de Chapadinha) e será sepultado às 17h desta segunda-feira (21), no Cemitério Central daquela cidade.

Mãe de vereador sofre acidente na Ataliba Almeida

vereador França Nilo
E os acidentes não param de acontecer em Chapadinha. Nesta segunda-feira (21) , já havíamos noticiado dois acidentes de moto: um na localidade Vila Betânia e outro na Avenida Ataliba Almeida, próximo à Rodoviária. 
 
Recebemos a informação de que a Avenida Ataliba Almeida foi palco de mais um acidente ocorrido no último domingo (20). A vítima, desta vez,  foi a mãe do vereador França Nilo, Dona Maria José, de 70 anos, conhecida como Zezinha.

Ela retornava da Clinivita, onde faz fisioterapia, por volta das 16h, quando foi atropelada por um motociclista, segundo informações, menor de idade, em frente à loja Junior Cosntruções. O menor, mesmo nervoso tentou prestar socorro, oferecendo-se para levá-la para casa na mesma moto que a atropelou, mas ela recusou e foi socorrida por Deusinha, irmã da empresária Belezinha.

Apesar de não ter sofrido nenhum ferimento aparente, dona Zezinha, que é safenada, sente fortes dores na região dos quadris. Por precaução, os filhos a levarão a Teresina, para exames mais detalhados.
Extraído do Blog do William

Prefeita Danúbia recebe alunas da UFMA em seu gabinete

A prefeita de Chapadinha, Danúbia Carneiro, recebeu no início da noite, desta segunda-feira (21), nove alunas do CCAA-UFMA. As estudantes foram convidá-la para as solenidades de formatura das turmas de licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas. A prefeita aceitou prontamente o convite para ser a patronesse da turma. O deputado estadual Magno Bacelar – PV, será o patrono.

O encontro se deu em clima de muita descontração. As formandas disseram que estão organizando uma série de eventos para arrecadarem fundos para a realização da festa de formatura. Haverá festas dançantes e será criado um “Livro de Ouro”, para a coleta de contribuições da sociedade.

De acordo com as estudantes, as solenidades serão realizadas na última semana de agosto deste ano, no Campus IV. Dos pouco mais de 40 formandos da primeira e da segunda turma, 33 confirmaram participação. O deputado federal Gastão Vieira receberá homenagem especial, por ser um dos responsáveis pelo Campus IV em sua nova fase.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Inaugurada a Loja CLARO em Chapadinha

 
Chapadinha ganha mais um empreendimento na área de telefonia móvel. A loja da Operadora CLARO foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (21)  no centro da cidade.


A empresa que é a segunda a ser inaugurada pelo empresário Alan Monteles, CHAPADINHA CELULAR, oferece aos clientes um amplo e moderno espaço, atendendo de maneira rigorosa os padrões exigidos pela empresa CLARO. A loja de Chapadinha pretende atrair boa parte dos consumidores de telefonia móvel local e adjacências, dado o fato da CLARO ser hoje uma empresa conceituada e que traz novos e atrativos diferenciais.

Segundo Gustavo Garcês Rubim, gerente de contas da CLARO na região, a franquia da empresa chega ao município com ótimas expectativas, tendo em vista o crescente número de usuários de telefonia móvel alcançado pelos consumidores de Chapadinha.

Na foto: à esquerda Alan Monteles, centro
Alisson Monteles e Gustavo Garcês, CLARO
Gustavo destaca que  há um bom tempo a empresa buscava formalizar uma parceria como essa, possibilitando maior abrangência de suas atividades. O diretor de contas da empresa enfatizou que a adesão do empresário Alan Monteles a esse ideal abriu novos caminhos para as pretensões do grupo.


A expectativa é que num curto espaço de tempo o sinal da operadora seja ampliado, atendendo outros municípios da região, possibilitando o surgimento de novas lojas. A aposta da CLARO está na oferta de planos e serviços variados, além da disponibilidade de internet via modem, que se destaca por sua boa velocidade de conexão, mesmo ainda não sendo 3G.

Para Alisson Monteles, diretor de marketing da loja recém inaugurada, o empreendimento é uma grande marco para Chapadinha e possibilita grandes investimentos. Alisson ressaltou que desde a abertura da loja CHAPADINHA CELULAR, era visado por ele e seu irmão Alan Monteles, um novo investimento no promissor mercado do município.

Veja fotos da inauguração  no mosaíco de imagens abaixo:

Clique para ampliar

Corregedoria Vai Apurar Denúncias Contra Juiz de Tutóia

O corregedor de Justiça, desembargador Guerreiro Jr., mandou abrir inquérito para apurar denúncias do vice-prefeito de Tutóia (distante 206 km de Chapadinha), de que o juiz Márcio José do Carmo Matos Costa teria recebido R$ 50 mil do prefeito Raimundo Nonato Abraão Baquil.

A denúncia foi feita à uma emissora de TV daquela cidade e reproduzida aqui, no blog (do Luís Cardoso).

Guerreiro Jr. ouviu o áudio e determinou as providências. Deverão ser ouvidos o vice-prefeito, o prefeito, e o juiz.

Campeonato Maranhense 2011 : Santa Quitéria bate o Cordino por 3 a 2, no Rodrigão

Dois jogos foram realizados neste domingo (20) pelo Campeonato Maranhense 2011.

Santa Quitéria x Cordino
O Santa Quitéria (em casa) venceu o Cordino por 3 a 2 e assumiu a 3ª colocação com 4 pontos ganhos ao lado do Imperatriz, mas leva vantagem pelo maior número de gols marcados. Os gols do Santa Quitéria foram marcados por Zé Maria e Goberto (2), enquanto Roberto Santos marcou os dois gols do Cordino.

O próximo adversário do Santa Quitéria será o Moto. A partida será realizada na quinta-feira (24), às 16h, no Estádio Rodrigão, em Santa Quitéria. O Cordino volta a jogar no domingo (27), às 16h, no Leandrão, em Barra do Corda contra o Imperatriz.

Bacabal x Sampaio
No outro jogo, em Bacabal, o Sampaio passou apertado pelo lanterna Nacional por 3 a 2. O time Tricolor chegou a fazer 2 a 0 com Deca e Roni no 1º tempo. O Nacional chegou ao empate no 2º tempo com gols de Ribamar e Martins. O gol da vitória do Sampaio foi marcado por Jack Jone.

Com o resultado, o Sampaio divide a 1ª colocação com o MAC, mas perde no saldo de gols.

Mais três partidas serão realizadas nesta segunda-feira (21). No Nhozinho Santos teremos a rodada dupla: às 18h, o Maranhão enfrenta o Bacabal. Às 20h, o Moto pega o São José. Em Imperatriz, o Imperatriz recebe o Iape, às 20h.

Com informações do Imirante.com

Arquivo do blog