Star Clinic

Star Clinic

Gráfica Editora Escolar

Gráfica Editora Escolar

Armazem Paraíba

Armazem Paraíba

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Imagens da Abertura da 5ª Jornada Pedagógica Realizada Pela SEMED

www.semedchapadinha.blogspot.com
 
Considerada POSITIVA por unanimidade dos presentes, a 5ª Jornada Pedagógica - versão 2011 - teve sua Abertura oficializada na manhã da última quinta-feira (3). Com a presença de cerca de mil profissionais entre professores e supervisores, destaque para o professor Dr. Casemiro Campos, da Universidade Federal do Ceará, que proferiu a palestra "O Que Faz Um Bom Professor?". Na parte da tarde foi realizado Worshop com abordagem em Currículo, Gestão e Trabalho.

A 5ª Jornada Pedagógica da Rede Municipal de Ensino da cidade de Chapadinha aborda este ano o tema: "Ofício de professor em tempos de grandes tensões: uma reflexão sobre as inovações educacionais e as exigências legais". A Jornada ocorreu nos dias 03, 04 e 05 de fevereiro de 2011, no ginásio da Escola "O Pequeno Príncipe" (Abertura). O evento também terá grupos temáticos distribuídos em escolas da Rede de Ensino, com abordagens específicas. Confira algumas imagens da Abertura do evento na manhã da última quinta-feira (3):






Oportunidade! Aproveite!

Vende-se um Lote Comercial, medindo 6x11m, localizado na Rua Celina Araújo - Centro (a 10 (dez) metros de distância do Armazém Paraíba). Excelente para construção de prédio.

Informações: (98) 9156-1086

Prefeituras do MA usaram notas ‘clonadas’ para provar despesas

A CGU (Controladoria-Geral da União) divulgou no último dia 1º (fev.) resultados de duas rodadas de fiscalização em municípios por sorteio. Foram encontradas irregularidades nos gastos federais em todas as 120 cidades fiscalizadas que receberam um total de R$ 2,4 bilhões de repasses da União.

Em Água Doce do Maranhão (MA) – administração José Eliomar da Costa Dias (foto), do PMDB –, a fiscalização descobriu que a prefeitura utilizou 10 notas fiscais “clonadas” para comprovação de despesa com materiais de consumo. A irregularidade foi verificada na prestação de contas com recursos do Fundo Nacional de Educação Básica (Fundeb) de 2008, da Prefeitura Municipal. Foram encontradas seis notas fiscais “clonadas” da empresa Antares Distribuidora Ltda e quatro da Distribuidora M.V, referentes a compra de materiais de limpeza, escolares e de expediente. A equipe da CGU observou que as notas fiscais “clonadas” tinham sido emitidas em favor de outras prefeituras e, em seguida, canceladas.

De acordo com nota da Controladoria, “os relatórios foram encaminhados à Polícia Federal, ao Ministério Público (Federal e Estadual), ao Tribunal de Contas da União, à Advocacia-Geral da União, à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal, às prefeituras municipais e às câmaras municipais para as providências cabíveis em cada uma dessas instâncias”.

Os relatórios estão disponíveis no site da controladoria (www.cgu.gov.br).

Continue lendo no Blog do John Cutrim

Sine Será Instalado em Breve

 Foto: Honorata Azevedo, Zé Antonio Heluy e Zezinho Lima

A agência do Sine (Sistema de Informação Nacional de Emprego) de Chapadinha será instalada em definitivo ainda neste mês de fevereiro. 

Foi isso que garantiram o secretário estadual de Trabalho, Zé Antônio Heluy, e a encarregada do Serviço de Intermediação do Sine-MA, Honorata Azevedo, ao presidente em exercício do PT de Chapadinha, Zezinho Lima, durante audiência realizada na última quinta-feira (3).

Segundo Zé Antônio Heluy, a abertura das agências de Chapadinha e Bacabeira é prioridade da Secretaria dada o potencial de crescimento econômico e de geração de emprego das regiões desses municípios no próximos anos.

Sine
O SINE foi instituído pelo Decreto n.º 76.403, de 08.10.75 e tem como Coordenador e Supervisor o Ministério do Trabalho, por intermédio da Secretaria de Políticas de Emprego e Salário. Sua criação fundamenta-se na Convenção n.º 88 da Organização Internacional do Trabalho - OIT, que trata da organização do Serviço Público de Emprego, ratificada pelo Brasil.

A principal finalidade do SINE, na época de sua criação, era promover a intermediação de mão-de-obra, implantando serviços e agências de colocação em todo o País (postos de atendimento). Além disso, previa o desenvolvimento de uma série de ações relacionadas a essa finalidade principal: organizar um sistema de informações sobre o mercado de trabalho, identificar o trabalhador por meio da Carteira de Trabalho e Previdência Social e fornecer subsídios ao sistema educacional e de formação de mão-de-obra para a elaboração de suas programações.
Extraído do Blogue do Braga
Com informações do Ministério do Trabalho e Emprego

Policiais Militares da 4ª CI são Promovidos

Aconteceu na manhã deste sabado (5) a solenidade de promoção para Policiais Militares da área da 4ª Companhia PM Independente, as novas promoções fazem parte da nova política de incentivo aos componentes da Polícia Militar do Maranhão aplicado pelo seu Comandante Geral, o Cel. Franklin Pacheco.
 
Na área da 4ª Companhia foram promovidos 25 Policiais, sendo um 3º Sargento a 2º Sargento, 07 Cabos a 3º Sargento e 17 Soldados a Cabo, com esse quantitativo de promoções a 4ª CI, vem sendo uma das Unidades da Policia Militar do Maranhão que mais promoveram Policiais Militares, nesta formatura.
 
Estavam presentes na solenidade os familiares dos recém-promovidos, autoridades locais da política local, empresários de nossa região, o Padre Manoel Neves (pároco de Chapadinha), que fez a benção da solenidade, enfatizando a importancia do Policial Militar para a garantia de nossas famílias.
 
A felicidade e alegria exibida pelo novos promovidos esta refletida em seus sorrisos, mas principalmente no sorriso de seus familiares, a continuação da festa acontecerá na sede social da Associação Recreativa Tiradentes, onde acontecerá um grandioso churrasco e música ao vivo, essa festa é a confraternização que os recém-promovidos estão oferecendo para os seus amigos e familiares.
 
Por Claudecir Satil - Blog Sala Vip

Governo do Estado convoca mais 641 professores excedentes de concurso

Mais 641 excedentes aprovados no concurso público para professor realizado em 2009 irão integrar o quadro efetivo de docentes da rede estadual de educação básica (ensino fundamental, ensino médio e educação especial). Nesta quinta-feira (3), no Palácio dos Leões, em reunião com a secretária de Educação, Olga Simão a governadora Roseana Sarney assinou atos referentes à convocação de 606 e à nomeação de 35 excedentes.

Ao assinar os atos, Roseana Sarney reafirmou ser o ensino de qualidade um dos eixos centrais de sua gestão pelos próximos quatro anos.
 

Segundo a secretária Olga Simão, até agora o governo já convocou 1.100 excedentes do concurso. Ela lembrou que em dezembro do ano passado outros 459 professores foram convocados. Eles preencheram as vagas de candidatos aprovados que não estavam habilitados, não compareceram ou desistiram do certame. Todos já tomaram posse e estão em processo de lotação nas escolas.

A governadora definiu o calendário letivo para iniciar este mês. A convocação desses professores é uma etapa importante desse processo de melhoria contínua da educação maranhense”, frisou Olga Simão.
 
A lista de convocados já se encontra disponível na internet (desde sexta-feira (4), no portal do governo (www.ma.gov.br) e no site da Seduc (www.educacao.ma.gov.br). 

Sai lista de convocados (excedentes) do Governo do Estado do Maranhão (05.02.2011)

 
Os convocados devem comparecer a partir de segunda-feira (7), às 13h, na Escola de Governo do Maranhão (EGMA), localizada à avenida Castelo Branco, 848, São Francisco, portando a documentação exigida no edital 001/2009, que rege o concurso.

Em todo o Maranhão, 49.396 candidatos concorreram as 5.320 vagas ofertadas no concurso, cujas provas foram aplicadas pela Fundação Carlos Chagas, no dia 13 de dezembro de 2009. Os testes foram realizados em São Luís, Imperatriz, Caxias e Bacabal.

Carnaval e Complexo de Vira-Latas

 
Blog do Alexandre Pinheiro
Desde o ano passado um evento que deveria contar com a união de todos: o carnaval chapadinhense, virou alvo de implacável campanha contra. Entre críticas às bandas, denúncias de boicote a blocos e até suposta briga em camarote compuseram o quadro negativo com o que tentaram pintar o reinado de Momo local.

Na definição do antropólogo Roberto da Matta, ”o carnaval é essencialmente igualitário e, nos quatro dias, transpõe para o mundo da "rua" os ideais das relações espontâneas, afetivas, e essencialmente simétricas que são a contrapartida do autoritarismo” presente – dos governos às famílias – em vários estratos sociais. Por isso ele tem tão forte apelo popular. 

Ainda considerado a festa maior da brasilidade, o carnaval vem perdendo público, por influência religiosa ou mesmo escolha de descanso e tranqüilidade no feriado prolongado, parte da população prefere fugir da folia. Respeitada a fração que não gosta, o carnaval ainda assim é importante culturalmente, como geração de renda e incremento do turismo.

Voltando à cena tupiniquim, com o mesmo DNA da fofoca do ano anterior, boatos se espalham no “boca a boca” com reforço em comentários na internet de que a prefeitura não promoverá carnaval de rua este ano. Outra vítima é o Bloco BCC cujos comentários depreciativos de “chapadinhenses” beiram a insanidade. 

Como sempre, Chapadinha terá um bom carnaval. Não bastassem as festas da Praça Irineu e o Arrastão do BCC, nós ainda temos o Baile a Fantasia do Chapadinhamente Nós, o Bloco de Sujos que completa 22 anos e o principal: a festiva, hospitaleira e excelente índole do nosso povo, como coisas que não se tem em qualquer outro lugar. 

Tanto o Município quanto BCC já garantem agitação. Evidente Chapadinha não deve esperar de um ou de outro, atrações como Chiclete Com Banana ou Ivete Sangalo (até porque Roberto Carlos e Zezé de Camargo nunca aqui vieram e ninguém morreu por isso). Devemos reparar as limitações de uma cidade do tamanho da nossa para evitar o complexo de vira-latas dos que acham tudo o que há em outras bandas melhor do que aqui e, principalmente, não se deixar enganar por gente que, por motivos mesquinhos difama a própria terra e ainda regozija-se de passar o carnaval em lugares em que pobre sofre tirando onde de novo rico. 

Se for seu caso, vá – sem falar mal de tua cidade – e divirta-se como puder, tendo opção de voltar para a Chapada que sempre te receberá de braços abertos.

Fotos: William Fernandes

MINISTÉRIO SOBRE AS ÁGUAS: Sucesso Absoluto !

O Blog Chapadinha Anúncios vem por meio desse post PARABENIZAR a banda MINISTÉRIO SOBRE AS ÁGUAS pelo grande talento musical que vem desempenhando em nossa cidade. Fiquei encantado pela beleza da musicalidade desse grupo que com toda harmonia interpreta músicas de sucesso da igreja católica.

A banda Ministério Sobre as Águas, nasceu no dia 28 de janeiro de 2009 e tem como integrantes os músicos:

Thiago Lopes ( violão e guitarra),

Ediney Lopes ( teclado e voz),

Odilene Bastos (voz),

Francimário Pedrosa (voz),

Orlando dos Santos ( violão).

Com o objetivo de levar a palavra de Deus atravéz da música, o Ministério Sobre as Águas, segue seu caminho cantando entoando louvores em nome de Jesus.

Você pode conferir alguns sucessos da banda acessando o portal PALCO MP3 (clique e acesse) e ainda interagir mandando mensagens, fazendo download das músicas, vendo as atualizações de fotos, vídeos, músicas etc. Eu gostei de todas as músicas, em especial a interpretação de NOITES TRAIÇOEIRAS ( composição de Carlos Papae) por minha amiga de turma ODILENE BASTOS, minha rival companheira do COLÉGIO FAC, onde disputárvamos nota a nota para ser o aluno ganhador do certificado de HONRA AO MÉRITO.

Na escola Dr. Almada Lima Filho fui eleito o melhor aluno da 4ª série e recebi um certificado de Honra ao Mérito pelo Campus da UFMA, mas ao ingressar no ginásio no Colégio FAC me deparei com ODILENE, aluna aplicada em todos os sentidos e merecidamente recebeu o CERTIFICADO naquela época.

Hoje coincidemente somos professores, mas ela além disso está desenvolvendo sua HABILIDADE com a música enquanto eu estou despertando o lado POÉTICO na vereda da CIDADANIA.

Desejo muito sucesso a banda “MINISTÉRIO SOBRE AS ÁGUAS” e parabenizo a excelente expressão de evagelização musical que vocês vêm propangando não só em nossa cidade mas também para o mundo ao divulgar na internet.
 
Prof. Enedilson Oliveira dos Santos - Blog Chapadinha Anúncios

Moralismo ingênuo ou Socialismo realista?

“Até que ponto a política é compatível com a ética? A política pode ser eficiente se incorporar a ética? Não seria puro moralismo exigir que a política considere os valores éticos?

Quando se trata da relação entre ética e política não há respostas fáceis. Há mesmo quem considere que esta é uma falsa questão, em outras palavras, que ética e política são como a água e o vinho: não se misturam. Quem pensa assim, adota uma postura que nega qualquer vínculo da política com a moral: os fins justificam os meios.
O ‘realismo político’, ou seja, a busca de resultados a qualquer preço, subtrai os atos políticos à qualquer avaliação moral, entendendo esta como restrita à vida privada, dissociando o indivíduo do coletivo.
Esta concepção sobre a relação ética e política desconsidera que a moral também é um fator social e como tal não pode se restringir ao santuário da consciência dos indivíduos. Em outras palavras, embora a moral se manifeste pelo comportamento do indivíduo, ela expressa uma exigência da sociedade (um exemplo disso é a adoção dos diversos "códigos de ética"). Ou seja, não leva em conta que a política nega ou afirma certa moral e que, em última instância, a política também é avaliada pelo comportamento e entendimento moral das pessoas. Aliás, se a política almeja legitimidade não pode, entre outros fatores, dispensar o consenso dos cidadãos — o que pressupõe o apelo à moral.
Há também os que, ingenuamente ou não, adotam critérios moralizantes para julgar os atos políticos. Por conseguinte, condicionam a política à pureza abstrata reservada ao ‘sagrado’ espaço da consciência individual. Estes imaginam poder realizar a política apenas pelos meios puros.
  O moralismo abstrato concentra a atenção na esfera da vida privada, do indivíduo. Portanto, aprisiona a política à moral intimista e subjetiva deste. Ao centrar a atenção na esfera individual, o moralista julga o governante tão-somente por suas virtudes e vícios, enfatizando suas esperanças na transformação moral dos indivíduos.
Ao agir assim reduz um problema de teor social e coletivo a um problema individual. No limite, chega à conclusão de que as questões sociais podem ser solucionadas se convencermos os indivíduos isoladamente a contribuírem, por exemplo, dividindo sua riqueza como os desafortunados.
O resultado é catastrófico: o moralista angustia-se porque a política não se enquadra nos seus valores morais individuais e termina por renunciar à própria ação política. Dessa forma, contribui objetivamente para que prevaleça outra política.
De um lado o ‘realismo político’; de outro, o moralismo absoluto. Nem tanto mar, nem tanto terra. A política e a moral, embora expressem esferas de ação e de comportamento humano específicas e distintas, são igualmente importantes para a ação humana no sentido da transformação social.
Política e moral são formas de comportamento que não se identificam (a primeira enfatiza o coletivo; a segunda o indivíduo). Nem a política pode absorver a moral, nem esta pode ser reduzida à política. Embora sejam esferas diferentes, há a necessidade de uma relação mútua que não anule as características particulares de cada uma. Portanto, nem a renúncia à política em nome da moral; nem a exclusão absoluta da política.” 

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

1ª Prévia do Retiro de Carnaval 'Arca da Aliança'

Ministério Sobre as Águas irá fazer o lançamento de seu 1º CD (imagem)
 
A Renovação Carismática Católica de Chapadinha, apresenta pela primeira vez um evento de preparação para o Retiro de Carnaval, um grande show em que na oportunidade estarão presentes bandas e ministérios católicos (Ministério Ebenézer, Ministério de Louvor Força Divina, Ministério Shalom e Ministério Sobre as Águas), apresentando o melhor da música católica nos mais diversos ritmos, axé music, forró, xote, rock, pop rock, entre outros.

Com uma nova proposta de evangelizar através da alegria, de danças e muita música, a Renovação Carismática Católica de Chapadinha, tem como finalidade principal atingir uma parcela fundamental da população, os jovens e sobre tudo as famílias de Chapadinha, anunciando uma proposta diferente, um carnaval, não alternativo, e sim, uma proposta real de diversão, descontração e mudança, propondo que é possível ser autêntico, inovador, corajoso e não necessariamente ser “careta”.

A prévia anunciará o que realmente se quer realizar nos dias em que será realizado o carnaval e no contexto da RCC, o retiro de carnaval, nessa data, as pessoas, os jovens, as famílias, são convidadas a provar, a viver uma experiência de louvor e adoração de forma intensa e verdadeira. Juntos, irmanados e vivendo o verdadeiro amor, então repetiremos o que Jesus nos diz em sua Palavra, Jo 15,12: “ amai-vos uns as outros, como eu vos amo”.

A RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA DE CHAPADINHA - APRESENTA:

1ª PRÉVIA DO RETIRO DE CARNAVAL ARCA DA ALIANÇA

É DIA 19 DE FEVEREIRO NA QUADRA DO FAC - A PARTIR DAS 19 HORAS.

QUATRO SUPERBANDAS TOCANDO O MELHOR DA MÚSICA CATÓLICA, NOS MAIS DIVERSOS ESTILOS, TEM AXÉ MUSIC, POP ROCK, FORRÓ E MUITO MAIS.

QUATRO SUPER ATRAÇÕES:

MINISTÉRIO EBENÉZER, MINISTÉRIO DE LOUVOR FORÇA DIVINA, MINISTÉRIO SHALOM E MINISTÉRIO SOBRE AS ÁGUAS (LANÇANDO SEU PRIMEIRO CD).

ADQUIRINDO O SEU INGRESSO VOCÊ IRÁ CONCORRER AO SORTEIO DE UMA TV E UM PLAY STATION 2

POSTOS DE VENDAS: SECRETARIADO DA IGREJA MATRIZ, PAPELARIA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS NA AVENIDA ANANIAS ALBUQUERQUE Nº 671 E NO LOCAL DO EVENTO.

É DIA 19 DE FEVEREIRO NA QUADRA DO FAC - A PARTIR DAS 19 HORAS.

VENHA E PARTICIPE CONOSCO DESSE GRANDE SHOW!!!

VOCÊ NÃO PODE FICAR DE FORA...

Ponte sobre o rio Itapecuru cede e faixa é interditada


Construída na década de 1950, a ponte de acesso à cidade de Itapecuru-Mirim, distante 90 km de São Luís, foi parcialmente interditada depois que uma laje de sustentação da estrutura quebrou-se. O incidente ocorreu no fim da semana passada, na altura do Km 209 da BR-222 Os moradores da cidade estão apreensivos, pois temem ficar isolados.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deslocou uma equipe para a cidade de Itapecuru-Mirim (a 108 km da capital), na  última terça-feira (1), para analisar um buraco na ponte que liga a cidade a estrada e que passa por cima do Rio Itapecuru.

Não só o município, mas a ponte é a principal ligação para as demais cidades do Baixo Parnaíba, como Vargem Grande, Chapadinha, Anapurus, Brejo, Santa Quitéria, São Bernardo, Magalhães de Almeida, Tutóia e Araioses. A ponte fica no Km 209, na BR- 222.

A Polícia Rodoviária informou em nota, que as lages de sustentação estão cedendo. Placas de sinalização estão sendo colocadas, assim como quebra-molas em cada lado da ponte. O tráfego encontra-se em meia pista.

Segundo o DNIT – Orgão responsável pela manutenção das rodovias federais – é recomendável que veículos pesados não passem pelo local. Caso o tráfego seja bloqueado, a alternativa seria a MA-020 que liga os municípios de Vargem Grande à Coroatá, aumentando seu percurso em até 60 quilômetros e com um complicador, pois a estrada não é asfaltada, dificultando a trafegabilidade.
O Imparcial

Thayse Carneiro - Revelação Musical Nacional 2010

Thayse Carneiro com seu pai Chiquinho Carneiro
Nossa Thayse Carneiro, um dos destaques do Programa "Ídolos 2010" da TV Record, foi eleita em um site de SP, a "Revelaçao Musical Nacional 2010". A diferença para a segunda colocada foi gigantesca: 63.760 votos a mais que Nise Palhares.
Parabéns Thayse!!! Você venceu pelo reconhecimento do povo brasileiro que a viu participar do Ídolos. Muitos interpretaram mal suas atitudes. Mas se você teve atitudes, é porque você é uma jovem de atitude, o que muita gente não tem.

Confira abaixo o resultado da votação:



Reputação: 1.274.970 votos

Votação ENCERRADA - Obrigado pela sua participação.




1. Thayse Carneiro - Ídolos  261.830 pts
2. Nise Palhares - Ídolos 198.070 pts
3. Nathalia Bacci - Jovens Talentos 178.160 pts
4. Bruna Rocha - Jovens Talentos 156160 pts
5. Elihana Elias - Jovens Talentos 124480 pts
6. Letícia Dias - Jovens Talentos 116130 pts
7. Renato Vianna - Jovens Talentos 107340 pts
8. Julia Gama - Jovens Talentos 62670 pts
9. Lu Alone 59850 pts
10. Luciano Nassyn 12950 pts 

Extraído do Blog do William

CONCIDADES - Comunicado

COMUNICADO
Prezados (as) Conselheiros (as)

                              

                                      Comunicamos a todos que o Secretário de Estado das Cidades Senhor Pedro Fenandes estará afastado do Cargo  na data de 08/02/2011 ,  portanto foi adiada  a reunião Extraordinária do Conselho Estadual das Cidades e Conselho Gestor de Habitação de Interesse Social, para 11 de fevereiro(Sexta-feira) de 2011, ás 15h00min no Auditório da SEPLAN, Avenida Jerônimo de Albuquerque s/n Edifício Clodomir Millet, 6º Andar-Calhau.

                               Pedimos a compreensão de todos e aguardamos presença.

                                                                             SECRETARIA EXECUTIVA DO CONCIDADES E CGEHIS

                                                                                                                     SECID

Convocação para Matrículas da UEMA em Abapurus (MA)

Senhores(as) alunos(as) da UEMA de Anapurus-MA, estão abertas as matrículas para os Cursos a Distância de Anapurus-MA até o dia 05 (cinco) de fevereiro. 
 
Recomenda-se que busquem orientação no polo presencial ou através dos contatos eletrônicos.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Abertas inscrições para o BB até o dia 7 de fevereiro

Há vagas para Chapadinha
Estão abertas as inscrições para o Concurso Público do Banco do Brasil. O concurso BB 2011 é para formação de cadastro de reserva para o cargo de escriturário, que exige nível médio completo. O salário é de R$ 1.280,10, mais gratificação semestral de 25%, paga mensalmente. A jornada de trabalho é de 30 horas semanais.

O concurso Banco do Brasil 2011 abrange 48 cidades dos estados do Acre, Amapá, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Maranhão, este que abriu vagas para oito cidades – sendo sete do interior e mais a capital: São Luís, Pinheiro, Bacabal, Imperatriz, Balsas, Presidente Dutra, Caxias, Chapadinha.

Os candidatos poderão realizar a inscrição por meio do endereço eletrônico www.concursosfcc.com.br da Fundação Carlos Chagas, até as 14h do dia 7 de fevereiro de 2011 (horário de Brasília).

As inscrições também podem ser realizadas em Postos de Inscrição credenciados pela Fundação Carlos Chagas, relacionados no Anexo III do Edital.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Chapadinhense Aldy Saraiva Jr. é Reconduzido ao Cargo de Diretor da EMARP

Por determinação da Governadora Roseana Sarney, Secretário Fábio Gondim (SEPLAN) reúne conselho e dar posse ao Diretor Administrativo da EMARP, Aldy Saraiva Jr.

O Secretário de Estado do Planejamento Orçamento e Gestão Fábio Gondim reuniu o conselho de posse na ultima sexta feira 28/01/2011 às 16:00 horas no auditório da SEPLAN – Palácio Henrique de La’Roque, e deu posse a Aldy Silva Saraiva Júnior, como Diretor Administrativo da EMARP – Empresa Maranhense de Administração de Recursos Humanos e Negócios Públicos.

Participaram da solenidade de posse além do Secretario Gondim, a Procuradora Geral do Estado Helena Haikel, a presidente da Emarph Eugenia Dias e os membros do Conselho de Posse.  

Vinculada à Seplan, a Emarph é uma empresa de economia mista que incorporou o patrimônio das extintas empresas Emapa, Emater, Codea, Cdi, Maratur e Prodamar, e é responsável pela administração dos financiamentos concedidos pelo Sistema Financeiro da Habitação SHF e das obrigações remanescentes das mesmas.

Aldy Júnior já ocupava a pasta desde maio de 2010 e foi reconduzido ao cargo novamente por determinação da Governadora Roseana Sarney. 

Notícias da Paróquia

Igreja Matriz de Chapadinha "Nsa. Sra. das Dores" 
Foto/Créditos: Sousa Neto

- Esta semana todas as comunidades da cidade devem escolher e enviar à Secretaria Paroquial os nomes das pessoas da comunidade que se vão preparar para: Ministros da Comunhão, Pregadores da Palavra, Leitores e Presidentes de Celebração sem padre. Não devem revelar os nomes, porque o convite deve ser feito pelo Pároco.

- As reuniões de preparação para o Crisma vão ser feitas na Matriz e no Areal. Vai haver uma reunião cada semana. A celebração do Crisma será na Páscoa, em dia a combinar com o Sr. Bispo. A primeira reunião deste grupo que já se inscreveu vai ser na primeira sexta-feira de Fevereiro, na Matriz e no Areal às 20h e todas as reuniões vão ser controladas e tidas como obrigatórias. Depois deste grupo, vai começar outro, porque os padrinhos de Batismo vão ser obrigados a apresentar certidão de Crisma.

- Chamamos a atenção das comunidades da cidade para os seguintes avisos sobre a Catequese Paroquial:
 
06 a 20 de Fevereiro – Tempo de matrículas. Cada comunidade combine a melhor maneira e os horários de proporcionar a todas as famílias a possibilidade de matricular crianças e jovens na catequese. Use-se a aparelhagem da capela, carros de som e papeis.

# 26 e 27 de Fevereiro – Reunião com os pais. Cada comunidade verá o melhor dia e a melhor hora para se efetuar esta reunião.

# 27 de Fevereiro – fim de semana com os catequistas de todos os bairros.

# 12 de Março  Início da catequese em todas as comunidades. O tema geral para este ano vai ser o tema da Jornada Mundial da Juventude: “Enraizados em Cristo, firmes na fé” (Col.2,7)

# Em fins de Março - está programada, em Chapadinha, uma reunião a nível diocesano para a formação de catequistas. Cada paróquia pode mandar dez catequistas.

- A Campanha da Fraternidade, este ano, trata sobre Ambiente. Tem como lema: A Criação geme em dores de parto “(Rom.8,22) e como tema: Fraternidade e a Vida no Planeta.”
As cartilhas de reflexão para os grupos já estão à disposição de quem as quiser comprar no Secretariado Paroquial. Estão tendo muita saída pelo que pedimos que sejam adquiridas o mais depressa possível, mesmo por causa do texto da Via Sacra.

SEMED Promove 5ª Jornada Pedagógica - 2011

Na foto-montagem: imagens da 4ª Jornada Pedagógica realizada em 2010

Por Sousa Neto (Ascom/SEMED) - Com o intuito de desenvolver práticas pedagógicas aplicadas em sala de aula e de buscar avanços, formação reflexiva e excelência na educação, a Prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Educação-SEMED, irá realizar nestes dias 03, 04 e 05 de Fevereiro, a 5ª Jornada Pedagógica - 2011, com o tema: "O Ofício de Professor em Tempo de Grandes Tensões: Uma Reflexão Sobre as Inovações Educacionais e as Exigências Legais".

O evento, que terá sua abertura nesta quinta-feira, dia 3, no Ginásio Francisco Coutinho de Almeida (da Escola "O Pequeno Príncipe") e nos dois últimos dias será descentralizado em forma de Oficinas no CRESU e na U.I. Manoel José de Santana, consiste em um ciclo de palestras e oficinas baseadas em valores éticos e alicerçada em instrumentos eficientes e indicadores eficazes.

Credibilidade, saber fazer e fazer bem são elementos fundamentais na busca da excelência e de avanços na educação”, destacou a secretária municipal de Educação, Profª Enir Ferreira Lima.

Segundo a coordenadora pedagógica de gestão escolar, Francilene Lima de Melo, “com esta jornada os profissionais de educação, aprendem mais, com a troca de experiências com renomados profissionais da área educacional”.

Carnaval 2011 é em Chapadinha

 Desejo de Menina 'Elétrico' - Bloco BCC traz pra Você!
 
O presidente do Bloco Curtindo na Chapada (BCC), Moraes, anunciou na última segunda-feira (31/jan) as atrações do bloco para o carnaval de 2011. As bandas Triballes, Oz Tekilas e Desejo de Menina "elétrico" vão animar os foliões sobre o trio BBzão.
 
Banda Triballes
 
O bloco se concentrará na Avenida Ataliba Vieira de Almeida, na altura na Parnauto, e passará em frente ao Aldeota Club e à Praça do Povo antes de volta à Ataliba e seguir até o "Espaço BCC". 
 
Oz Tekilas
 
Os abadás estão a venda em Chapadinha na Nova Colegial Gráfica e em São Luís na New Sport's, no Renascença, e na Papelaria Lima, na Cidade Operária, por R$ 80 à vista.
 
Trio BBzão
 
Leia mais no Blogue do Braga

ESTRÉIA DE LUCIAN GOMES - O "LULU" - NO MMA


                                                  Obs: Lulu, de calçao preto e branco

Vai rolar no dia 26 de Fevereiro de 2011 no Clube do Marquês em Teresina-PI o II ORIONS FIGHT NIGHT INSIDE THE CAGE  um evento de MMA (antigo vale-tudo) organizado pela Academia Orions, de Terezina-PI.   
                                                                                       
O evento marcará a estréia no MMA de Lucian Gomes vulgo Lulu (filho do 'Zé Buchim'), atleta da ACADEMIA EVOLUÇAO de Chapadinha-MA. Lulu lutará até 60 kilos com o atleta Ítalo Thainâ da ACADEMIA ORIONS.

A estréia de Lulu e também da ACADEMIA EVOLUÇAO no MMA marcará uma nova fase para a equipe que também conta com treinos de Ju-Jitsu e MuayThai:

"O objetivo é sempre evoluir e estamos buscando isso o tempo todo. Apesar das dificuldades enfrentadas, estamos felizes com a estreia de Lulu pois representa uma conquista para a equipe" afirma Alan Lopes, instrutor de Jiu-Jitsu da equipe.


Em relação aos treinos, segundo os instrutores, está sendo feito o possivel para preparar o atleta:

"Lucian é um cara que tem muita força de vontade, disposto a aprender e focado no objetivo que ele almeija. É um atleta que vem da luta em pé e a maior preucupaçao é com o jogo de chao. Estamos fazendo tudo que está ao nosso alcance, as dificuldades sao muitas mas tudo esta sendo feito para que Lulu tenha um bom desenpenho no solo e traga a vitoria pra equipe" diz Tafarel- instrutor de Jiu-jitsu da equipe.


De acordo com a equipe, um dos principais problemas enfrentados é a falta de patrocinadores:
"É a principal barreira a ser vencida. Precisamos da ajuda de pessoas que possam apoiar a iniciativa, nao só pra essa luta de MMA, mas pro Jiu-Jitsu também. O MMA é um esporte que está surgindo agora na academia mas a falta de ajuda é um problema bem antigo" afirma Earle, faixa roxa de Jiu-Jitsu da equipe.


Os treinos de Lucian Gomes seguem fortes e focados até o dia da luta. A espectativa é muito grande pois é a primeira vez que um atleta da equipe participará de um evento de MMA.

"Estamos confiantes de que Lulu terá um bom desempenho.Os treinos estao acontecendo na medida do possivel e a evoluçao do atleta é notavel. Toda a equipe está na torcida e esperamos que todos que conhecem Lulu também torçam pela vitoria dele." diz Felipe, atleta da academia. O atleta viaja dois dias antes do evento para Teresina para participar de uma Assembleia com todos os lutadores. Na mesma serão explicados pontos relacionados as lutas.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Rodrigo Alves fará show em Chapadinha

No próximo domingo, dia 6, o cantor e compositor Rodrigo Alves, realizará um grande show em Chapadinha para divulgar seu trabalho. Conhecido pelo vozeirão, Rodrigo foi cantor das bandas Bonde do Forró (SP) e Desejos do Coração (Natal-RN). Em 2009 o cantor resolveu encarar um novo projeto, firmou parceira com o Produtor Luciano Bonfim, da L.B. PRODUÇÕES ARTÍSTICAS, a mesma produtora que trabalha Léo Magalhães, e lançou seu primeiro CD/DVD carreira solo.

Com as casas de apresentações sempre lotadas, por onde passa, Rodrigo Alves consegue encantar o público com seu show contagiante. O cantor irá levar suas fãs ao delírio, cantando o ritmo da nova onda que é o sertanejo universitário e também forró com muita propriedade. 

Netinho do Vale e Eduardo Sá
Rodrigo se apresenta no próximo domingo, dia 6, a partir das 15h, no Balneário Recanto da Juçara, com participação especial do Forrozão Virtual. O evento tem a assinatura de Netinho do Vale Produções, com apoio da Emflora (Leia-se Eduardo Sá). Netinho avisa que as mulheres não irão pagar ingresso.

Empresário Eduardo Sá - Patrono da Turma de Agronomia/CCAA

Nesta foto, Eduardo Sá com sua esposa em viagem ao país vizinho Argentina

Foi realizada na noite da última sexta-feira (28), no auditório do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em Chapadinha, a solenidade de colação de grau dos alunos dos cursos de Ciências Biológicas, Agronomia e Zootecnia. 
Dentre os destaques do evento, a presença do empresário Engenheiro Agrônomo Eduardo Sá  (leia-se Emflora), que participou da solenidade, juntamente com sua esposa Ilza, como Patrono da turma de Agronomia.

"A implantação deste curso veio atender o princípio de oferecer ensino superior objetivando a formação de profissionais de alta qualidade na área tecnológica da agronomia. O curso de Agronomia tem como objetivo formar profissionais com capacidade de atuar no processo produtivo de alimentos e matérias primas, de modo sustentável, para permitir o contínuo avanço sócio-econômico dos setores envolvidos. Deve ser um profissional também apto para concepção e não só para execução. Os profissionais formados atuarão no desenvolvimento, gerenciamento e transferência de conhecimentos relativos à área das ciências agrárias, tornando as atividades agropecuárias economicamente viáveis, tecnicamente sustentáveis e socialmente justas e deve apresentar competência para o desempenho profissional" ressaltou Eduardo Sá.
Ao todo foram 26 formandos (12 de Ciências Biológicas, sete de Agronomia e sete de Zootecnia), que colaram grau em uma cerimônia que teve a presença do reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado Filho; do pró-reitor de Ensino, Aldir Carvalho Filho; do pró-reitor de Extensão, Antônio Amaral; da assessora de Interiorização, Cenidalva Teixeira; do diretor do CCAA de Chapadinha; Jocélio Araújo, e ainda um público de aproximadamente 250 pessoas. 
O evento de colação de grau da última sexta-feira representou um marco para a UFMA e principalmente para o Campus IV de Chapadinha, pois esta foi a primeira turma que se formou depois de 4 anos da criação do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, fato que foi bastante destacado pelo reitor Natalino Salgado.
Com colaboração de Leandro Santos

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Secretaria Municipal de Cultura inicia preparativos para o Carnaval 2011

*ASCOM-PMC
A secretária municipal de cultura, Eney Célia, deu início esta semana aos preparativos para o Carnaval 2011 em Chapadinha. Na manhã desta segunda-feira (31) ela esteve reunida com o ex-secretário William Fernandes e com o ex-adjunto Marcondes Silva, para discutirem diversas questões ligadas à organização.

Eney já conversou com a prefeita Danúbia Carneiro sobre as atrações que virão para o carnaval de Chapadinha, mas disse que ainda não pode revelar nomes porque ainda faltam alguns acertos, mas afirmou que há muitos nomes que irão agradar bastante aos foliões.

Reuniões
Eney participará de uma reunião, a convite do Juiz de Direito Cristiano de Sousa, na próxima quinta-feira, dia 3 de fevereiro, às 9h, no fórum da cidade, para tratar sobre a organização das atividades policiais no período momesco.

Na próxima semana será a vez da secretária convocar para uma reunião com a presença de todos os envolvidos no carnaval, como vendedores de bebidas e de lanches, donos de bares, representantes de blocos, Vigilância Sanitária, Conselho Tutelar, representantes das Polícias Civil e Militar, Ministério Público e Judiciário, entre outros.

Nesta reunião será tratado sobre organização do carnaval, como locais e horários de realização dos eventos promovidos pela prefeitura.
*Extraído do Blog do William

Arquivo do blog