Dra. Maryane Veras

Dra. Maryane Veras

INTERNET DE QUALIDADE É COM A...

INTERNET DE QUALIDADE É COM A...

Chapadinha Gás - Liquigás

Chapadinha Gás - Liquigás

Armazem Paraíba

Armazem Paraíba

domingo, 30 de janeiro de 2011

Campus de Chapadinha Forma 27 Alunos e Solidifica Ensino Superior na Região




Nesta sexta (28) e sábado (29) o reitor Natalino Salgado e a administração superior da UFMA se encontravam em Chapadinha para a Cerimônia e Baile de Colação de Grau das primeiras turmas formadas pela instituição nesta nova fase. São 27 graduados dos cursos de Ciências Biológicas, Agronomia e Zootecnia que receberam o diploma.

Da inauguração em 1983 até hoje a história do Campus IV de Chapadinha é marcada por idas e voltas de uma luta dura em favor da educação superior pública na Região do Baixo Parnaíba.  

Criado pela Resolução nº 08/81, do Conselho Universitário, o Campus IV teve as primeiras reivindicações de curso superior voltadas para o curso de agronomia, integrante da área de conhecimento agrária e ambiental, não sendo possível naquele momento histórico atendimento dessa demanda regional, por requerer grandes investimentos de políticas públicas. Em resposta, a UFMA implantou uma turma do curso de Licenciatura Curta em Estudos Sociais, integrada ao Programa de Formação Especial de Professores. 

Essa experiência teve um caráter inovador por permitir que pessoas da comunidade pudessem cursar disciplinas da graduação, preenchendo vagas disponíveis e recebendo certificação de extensão universitária teve apoio do município de Chapadinha, durante a administração do ex-prefeito José Almeida. Pessoas como as ex-vereadoras Nenem Coelho (já falecida) e Cleide Brito e o professor Antonio Souza foram alguns dos formandos da época. 

Depois de mais de uma década sem apoio da gestão municipal, durante o período do ex-prefeito Isaías Fortes, quando o prédio do Campus foi abandonado e a maior parte da área da Universidade invadida, o sonho de construir aqui um centro de ensino universitário parecia cada vez mais distante. 

A antiga aspiração da juventude de Chapadinha só foi retomada depois de 2001, quando o ex-prefeito Magno Bacelar começou a primeira de suas duas administrações e incluiu a vinda da UFMA entre suas metas. Além de Magno Bacelar, o Campus de Chapadinha também contou com o apoio do deputado federal Gastão Vieira que fez inúmeras gestões junto ao governo federal pela implantação da Universidade.  Os pleitos de Gastão e Magno só foram ouvidos por Brasília depois que Luis Inácio Lula da Silva chegou à presidência.  No dia 29 de novembro de 2010, o professor Jocélio Santos, Diretor da Instituição, recebeu a placa oficial de inauguração do Campus das mãos do presidente Lula. 

Atualmente o corpo docente do Campus de Chapadinha conta com o quadro fixo de 52 professores, dividido entre 48% de mestres e 52% de doutores.  A estrutura física do Campus de Chapadinha tem salas de aula, bibliotecas e laboratórios onde foram aplicados 3,1 milhões – na construção do novo prédio de três pavimentos – há ainda uma fábrica de rações, um centro de estudos biológicos. 

As festividades da formatura destes 27 alunos é um marco na história de Chapadinha, um símbolo da saída de um passado obscuro para a entrada numa era de conhecimento e desenvolvimento. Uma esperança a ser cultivada e ampliada a cada dia das presentes e futuras gerações.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog