WebNet

WebNet

domingo, 15 de março de 2009

TODAS AS BELAS CHAPADAS - BAIXO PARNAÍBA MARANHENSE

Imagem meramente ilustrativa
No Baixo Parnaíba maranhense, a solidariedade entre si e da parte de organizações não-governamentais talvez seja a grande arma que as comunidades agroextrativistas do bacuri, pequi e do babaçu carreguem a fim de manter as áreas de chapada e de baixões do avanço do agronegócio da soja, do eucalipto, da cana e do gado.
O “estar-na-chapada” é um “estar-no-mundo” ou “estar em um coletivo” como se constata em cada visita às comunidades sejam de Chapadinha, de Brejo, de Milagres do Maranhão, de Santa Quitéria, de Anapurus, de Mata Roma, de Buriti de Inácia Vaz e de Urbano Santos, em cada expressar de morador sobre a coleta do bacuri e sobre as áreas em que eles coletam esse bacuri e em cada bacurizal ou bacurizeiro solitário.
Todas as belas chapadas – a reserva extrativista da Chapada Limpa, município de Chapadinha – um bacurizal inimaginável e longínquo da Chapada Limpa II valorizado pelo senhor Osvaldo enquanto bacurizeiros em outra parte da chapada se chapavam com o vento que os empurrava de um lado para outro.
Todas as belas chapadas – as chapadas de São Raimundo e Bom Principio, município de Urbano Santos. Diferente do que se afirmava, nem todas as áreas de chapada de Urbano Santos caíram nas mãos da Paineiras ou dos plantadores de soja.
O STTR do município de Urbano Santos, as organizações não-governamentais e a igreja católica auxiliaram a comunidade de São Raimundo no pedido para que o Incra vistoriasse a área. Cada bacurizal fora brindado com uma expressão divertida que representava a coleta do bacuri – a latada da Maria Portasio em que cada cento de bacuri produzia sete quilos de polpa – a latada do Amarelinho – e a latada do Peixoto, onde há seis anos atrás se coletava 2.700 bacuris.
Todas as belas chapadas – a chapada da Guariba Gorda, município de Urbano Santos e bacia do Rio Preto. Terra do senhor Manoel e da senhora Teresinha, membros da Associação de Parteiras. Em volta de mais de 400 bacuris coletados sob um bacurizeiro, em uma manhã, o senhor Manoel xingava seus cunhados porque, utilizando-se de documentos falsos e com a ajuda de uma advogada da Paineiras, venderam a sua propriedade para uma dona de loja de material de construção de Chapadinha que os revendeu para o senhor Valmir.
Membros das comunidades de Buenos Aires, município de Urbano Santos, e Porções, município de Chapadinha, ficaram sabendo da compra da terra, mas na versão de quem fraudou. Para o senhor Domingos, de Porções, o senhor Valmir prometeu emprego na atividade de desmatamento e na queima das árvores de Cerrado nas baterias de carvoaria. Para os moradores de Buenos Aires foi afirmado que os irmãos da dona Teresinha venderam suas posses de terra.
___________________________________________
Mayron Régis, jornalista Fórum Carajás
Esse texto faz parte do programa Territórios Livres do Baixo Parnaíba, apoiado pela ICCO e realizado de forma conjunta com a SMDH, CCN e Fórum em Defesa do Baixo Parnaíba

Detran anuncia retomada de obras da 6ª Ciretran em Chapadinha

Fotos (by Sousa Neto) - Acima: Predio provisorio da 6ª Ciretran/Chapadinha; Abaixo: Dr. Ilmar Motta Sousa, diretor da Circunscrição em Chapadinha.
O diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA), Clodomir Paz, anunciou, na última quinta-feira (12), a retomada das obras da nova sede da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Imperatriz. O anuncio foi feito durante a visita de inspeção administrativa à Ciretran do município, que possui uma frota de cerca de 58 mil veículos. Antes de Imperatriz, Clodomir Paz visitou a Ciretran de Açailândia acompanhado de técnicos do Detran-MA. Na sexta-feira (13), a comitiva visitou o município de Balsas e sábado (14), Carolina.
“Vamos oferecer uma Ciretran à altura de Imperatriz. Queremos que a população tenha estrutura e atendimento adequado. Para isso vamos concluir, além da sede de Imperatriz, a Ciretran de Balsas e Chapadinha. A determinação do governo é garantir qualidade nos serviços que prestamos”, disse o diretor Clodomir Paz, que na região tocantina, aproveitou para visitar a prefeitura de Imperatriz.

Chapadinha sedia seminário de combate à tortura

por William Fernandes
blog TvMirante
Chapadinha é o quinto município a realizar o seminário do Projeto Digníficas com o tema: “Pelos Direitos Humanos e Combate À Tortura”. O seminário faz parte de uma campanha estadual realizada pela Sociedade Maranhense dos Direitos Humanos - SMDH, e conta com apoio da União Européia.
O lançamento local da campanha aconteceu na última quarta-feira (11), no auditório da Loja Maçônica Oliveira Roma e contou com a participação de representantes de diversos setores da sociedade.
Luis Antonio Pedrosa, advogado da SMDH, foi um dos palestrantes. Para ele, este movimento é uma reação da sociedade diante dos abusos contra a dignidade da pessoa humana.
De acordo com a psicóloga da SMDH, Cínthia Urbano, a participação da sociedade na campanha realizada no interior do estado tem sido positiva.
Foram realizadas oficinas sob o tema “Entendendo o Combate à Tortura na cidade de Chapadinha”, com os setores de segurança e justiça, saúde, assistência social, educação e comunicação e organizações da sociedade civil.

Matrículas na UFMA vão até terça-feira

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), está convocando os aprovados no vestibular tradicional 2009 que passaram para o 2º semestre para preencherem as vagas remanescentes do 1º semestre letivo, e os excedentes dos cursos com vagas ofertadas apenas para o 1º semestre.
As matrículas estão sendo realizadas no Campus de Chapadinha, no Centro de Ciências Agrárias e Ambientais - CCAA (foto), na BR-222, Km 4. Os aprovados devem apresentar o diploma ou certificado de conclusão do Ensino Médio (ou estudos equivalentes) e histórico escolar (fotocópia e original); documento de identidade; prova de quitação com o serviço militar (homens com idade entre 18 e 45 anos); título de eleitor e prova de quitação eleitoral (para maiores de 18 anos); duas fotos 3x4 ou 2x2 e CPF.
As informações são do CCAA (Campus IV-Ufma/Chapadinha)

Escolas municipais realizam atividades para comemorar Dia Nacional da Biblioteca

por William Fernandes
Para celebrar o Dia Nacional da Biblioteca algumas escolas da rede municipal realizaram atividades com os alunos na Biblioteca Pública Municipal.
Todo mundo sentado no chão. Enquanto a professora fazia a leitura e mostrava as figuras do livro, a criançada fica parada, prestando atenção.
Eles tem entre 3 e 4 anos de idade, são alunos da Pré-Escola Sorriso da Criança, do bairro Novo Castelo e nunca tinham saído para uma atividade fora da escola.
Alunos do 5º ano da Escola Alexandre Costa, bairro Corrente, também participaram de atividades de leitura.
A Biblioteca Municipal fica na rua Gustavo Barbosa e é aberta de segunda a sexta. Em seu acervo existem mais de 5 mil livros e muitos podem ser lidos em casa. Para isso, é necessário que o interessado faça um cadastro na biblioteca.
Foto: Sousa Neto

Arquivo do blog