WebNet

WebNet

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Prefeitura de Chapadinha Realiza Palestras Alusivas ao Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e ao Dia Nacional de Redução da Morte Materna


SECOM/PMC

As ações, que estão sendo realizadas em várias escolas da rede municipal de ensino, são voltadas para a um público que a cada ano só aumenta. As mulheres já são maioria no Brasil. Segundo o último censo do IBGE, elas representam 51 % da população brasileira. Com o aumento da expectativa de vida delas, é ainda mais importante prestar atenção à saúde nas diferentes fases da vida. Por isso, é fundamental manter os exames preventivos sempre em dia.


No dia 28 de maio (neste sábado), é comemorado o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e nesse mesmo dia, também, é celebrado o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, duas datas que exigem cuidado e muita atenção.

E pensando nisso, a Prefeitura de Chapadinha, através das secretarias municipais da Mulher e de Saúde, está realizando palestras educativas com temas variados que tratam da Nutrição da Mulher, Prevenção de Câncer de Mama e Colo de Útero e Higiene Bucal.


Na última terça-feira (24), a ação aconteceu na escola municipal U.I. Agostinho Ribeiro de Aguiar - situada no bairro Novo Castelo, e na oportunidade vários esclarecimentos e orientações foram repassadas às mulheres participantes do evento.


Publicidade



Prefeitura de Chapadinha Capacita Profissionais da Saúde


SECOM/PMC

Agentes Comunitários de Saúde (ACS's) e enfermeiros da Atenção Primária de Chapadinha passaram por uma capacitação sobre a importância do pré-natal com foco ás gestantes com bebês microcefalia. A capacitação, realizada pela Prefeitura de Chapadinha - por meio da Secretaria Municipal de Saúde, aconteceu no último dia 20 de maio, no auditório da Prefeitura, e foi ministrada pela enfermeira Ellyne Anayana.


Publicidade

Escolha SEMPRE a QUALIDADE do Laboratório UNILAB!!! Em Chapadinha, 2 unidades: -------- ✅Unidade Central - ao lado da Ultra Clínica (lateral do Banco do Brasil) na Rua Gustavo Barbosa, 102 - Centro - Fones: (98) 3471-1546 / 99171-1500 - Email: unilab.analisesclinicas@hotmail.com -------- ✅Unidade Cemed - Clínica Cemed na Av. Ataliba Vieira de Almeida, 1258 - Centro - Fones: (98) 3471-1038 / 99174-0985.


DESAPARECIDO: Procura-se Morador de Tutóia/MA que Sofre de Problemas Mentais


Este homem (foto), residente no povoado Estiva - em Tutóia-MA, está desaparecido desde o dia 15 de maio do ano em curso, quando foi visto pela última vez por volta das 10h.


Seu nome é Robson, a última informação que a família teve, foi que alguém o viu na cidade de São Bernardo/MA. Robson sofre de problemas mentais.

A família está desesperada, qualquer informação sobre o paradeiro do mesmo, podem enviar informações para os contatos do blog do Neto Pimentel (98 98705-6047/WhatsApp; 98281-7484) - que será repassado aos familiares.


Publicidade



Mãe e Filho Recém-Nascido Morrem em Colisão Após Sair da Maternidade

Mãe e recém-nascido morreram em acidente na BR-343 (Foto: Renan Brito)
Mãe e recém-nascido morreram em acidente na BR-343 (Foto: Renan Brito)

Do G1/PI

A mãe e o filho recém-nascido, de apenas dois dias, morreram durante uma colisão na noite desta quinta-feira (26) no Km 31 da BR-343, zona rural de Parnaíba, Litoral do Piauí. Segundo o major Rivelino Moura, do Corpo de Bombeiros, as vítimas tinham recebido alta da maternidade e seguiam para cidade de Cocal.

"Os dois carros de passeio bateram de frente, um deles saiu da pista e depois explodiu. A criança estava acompanhada da mãe no banco de trás do outro carro, uma Parati, mas mesmo usando a cadeirinha de segurança não resistiu e morreu no local", informou o major.

Bebê de apenas dois dias morreu durante colisão na BR-343 (Foto: Renan Brito)
Bebê de apenas dois dias morreu durante
colisão na BR-343 (Foto: Renan Brito)


O motorista e mais duas pessoas da Parati ficaram presos nas ferragens e tiveram que ser socorridos pelos bombeiros. Eles tiveram múltiplas fraturas e foram encaminhados em estado grave para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde.

O condutor do outro carro e um passageiro também receberam atendimento e tiveram ferimentos leves. O acidente aconteceu em uma reta, a poucos metros do posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e deixou o trecho sentido Buriti dos Lopes-Parnaíba interditado.

"Ainda não sabemos o que provocou a colisão. A perícia da Polícia Civil e PRF estão no local apurando as causas do acidente", disse Rivelino Moura.


Publicidade



quinta-feira, 26 de maio de 2016

4º Show Baile dos Namorados, Acontece Dia 04 de Junho, no Parque Aquático Torre do Sol



Prefeitura de Chapadinha Realizará a "II Feira Municipal da Agricultura Familiar"



A prefeitura de Chapadinha, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, realizará no dia 05 de junho,  no bairro do Caterpila, a II Feira Municipal da Agricultura Familiar.

O objetivo é incentivar o pequeno produtor rural do município a produzir cada vez mais e garantir a venda de seus produtos direto ao consumidor final, sem a presença do atravessador, gerando mais renda e maior circulação da produção local.

Produtores e criadores de diversos povoados e áreas de assentamentos estarão presentes com seus produtos, como aves, caprinos, suínos, frutas, legumes, verduras entre outros para ser vendidos sem agrotóxico.

Mais uma vez , a prefeitura dará apoio logístico aos produtores, com transporte e a estrutura necessária para a exposição dos produtos. Em maio a prefeitura realizou com sucesso a I Feira que reuniu diversos agricultores e produtores rurais no bairro Areal.


A feira é uma iniciativa da Prefeitura de Chapadinha, com organização da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a demais secretarias municipais e apoio de vários órgãos, como STTR, AGED, AGERP E SEBRAE, com a participação de técnicos e consultores.


Publicidade



"Maio Amarelo" - Ações de Conscientização Foram Realizadas pela 6ª Ciretran/Chapadinha

Equipe da 6ª Ciretran/Chapadinha em visita 
ao CCAA/UFMA - Campus Chapadinha

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), por meio das 15 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), mobilizou durante o movimento Maio Amarelo servidores, empresas parceiras, Polícia Militar, Departamentos Municipais de Trânsito e a população em diversas ações.


Palestras educativas, distribuição de materiais informativos e debates foram algumas das atividades que as Ciretrans realizaram durante todo o mês de Maio nos municípios.

6ª Ciretran - Chapadinha

Em Chapadinha, a 6ª Ciretran do Detran-MA foi marcada por palestras sobre o Maio Amarelo em algumas intituições educacionais e alguns pontos da cidade.

... Palestra no Consef



Nesta quarta-feira (25), a equipe da Educação para o Trânsito da 6ª Ciretran/Chapadinha realizou palestras no colégio CONSEF de Chapadinha. Na oportunidade foi explicado qual objetivo do movimento "Maio Amarelo" e a importância da prevenção e atenção no trânsito. "Obrigada à direção da escola, por permitir que levássemos a mensagem do movimento aos alunos da instituição e, muito obrigada, aos alunos e aos professores que nos receberam com carinho!" - agredeceu a colhida, Suzenne Costa (funcionária da 6ª Ciretran).

... Blitz, panfletagem e orientações no Mercado Central




No último domingo (22), a equipe da coordenação de Educação pelo Trânsito da 6ª Ciretran de Chapadinha realizou uma grande mobilização no Mercado Municipal. Na oportunidade os servidores distribuíram material educativo informando sobre principais cuidados que se deve ter no trânsito para evitar acidentes.

... No Campus CCAA/UFMA




"Seja você mais um pela vida no trânsito!!!" - Com esse slogan, a equipe da coordenação de Educação para o Trânsito da 6ª Ciretran Chapadinha divulgou, na tarde do último dia 19 (quinta-feira), na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus Chapadinha, o movimento "Maio Amarelo".

... Os trabalhos do movimento iniciou-se na 6ª Ciretran/Chapadinha



No último dia 18 (quarta-feira), os servidores da 6ª CIRETRAN Chapadinha conversaram com os condutores na sede da unidade e explicaram sobre o movimento "Maio Amarelo". O objetivo é chamar a atenção de todos para a importância desse movimento na luta pela vida no trânsito.


Para a diretora geral do Detran-MA, Larissa Britto, o ‘Movimento Maio Amarelo’ uniu forças com o propósito de alertar os grandes riscos que existem no trânsito.“Levar informações através de palestras e blitzen educativas em escolas foram algumas das nossas atividades mais importantes, além de futuros motoristas essas crianças são pedestres e precisam saber seus direitos e deveres. Todas as Ciretrans estão de parabéns pelo trabalho realizado, esse é só o começo de grandes ações que estão por vir”, afirmou Larissa.

Em São Luís, o encerramento do ‘Maio Amarelo’ será com uma grande caminhada neste domingo (29) na Avenida Litorânea. A concentração será às 7h30 em frente à Casa das Dunas.

*Com informações da Ascom/DETRAN-MA e fanpage (Facebook) da 6ª Ciretran/Chapadinha



Publicidade



Sisu Oferecerá 56,4 Mil Vagas para o 2º Semestre; Inscrições Começam Dia 30.Maio

O número de vagas aumentou 1,5% em relação às cerca de 55,6 mil ofertadas no segundo semestre do ano passado.
As inscrições poderão ser feitas de segunda-feira (30) até 2 de junho, pela internet


O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vai oferecer 56.422 vagas em 65 instituições públicas de ensino superior para o segundo semestre deste ano. As inscrições poderão ser feitas de segunda-feira (30) até o dia 2 de junho na internet, no site do Sisu. As vagas já estão disponíveis para consulta.

O número de vagas aumentou 1,5% em relação às cerca de 55,6 mil ofertadas no segundo semestre do ano passado. Podem participar do Sisu os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 e não tiraram zero na redação.

Vagas remanescentes

Segundo a secretária executiva do Ministério da Educação (MEC), Maria Helena Guimarães de Castro, atualmente há mais de 1 milhão de vagas remanescentes de processos anteriores do Sisu. O ex-ministro da Educação Aloizio Mercadante havia anunciado a criação do Sisu das vagas remanescentes para ocupar pelo menos 150 mil vagas ociosas nas redes federal e estadual de ensino superior.

Perguntada se a pasta manterá a proposta, Maria Helena disse que a questão está sob análise. De acordo com a ministra, cerca de 110 mil dessas vagas foram ocupadas no remanejamento.

"O que faremos é analisar quais são as áreas em que é possível abrir o remanejamento de vagas. O Brasil é um dos mais atrasados do mundo em relação a remanejamento de vagas no ensino superior", afirmou Maria Helena. "O ministro anterior abriu esse sistema apenas para a área de formação de professores. Pode ser que não seja suficiente para absorver as vagas existentes. O que vamos analisar é como podemos otimizar", acrescentou.


Publicidade

MARCOS PAPELARIA
Av.: José Caetano - Centro (Praça da Bíblia)
Fones: (98) 3471-0994 / 99133-9270


MA - "Programa de Habitação Rural" Irá Beneficiar Municípios da Região Baixo Parnaíba

A família de Everaldo Ferreira da Silva é uma 
das beneficiadas com o ‘Minha Casa, Meu Maranhão’.


Título Original - Programa habitacional beneficiará mais de 5.700 maranhenses de 15 municípios


Com o intuito de resgatar a democracia habitacional, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), vem dando ritmo as obras do Programa de Habitação Rural, implantado na gestão do governador Flávio Dino. Nesta primeira etapa, dez municípios do plano de ações ‘Mais IDH’ estão sendo beneficiados. Na segunda fase do programa, sinalizado ainda para este semestre de 2016, mais cinco cidades do Maranhão serão contempladas com obras de unidades de habitação.

As duas etapas resultarão na construção de 1.500 unidades habitacionais nos 15 municípios. Serão mais de 5.700 maranhenses beneficiados nestas edições. O prazo de entrega das casas aos beneficiados é de até um ano, a contar do início das obras. “A previsão é que comece uma nova etapa nos próximos 15 dias, ainda no mês de junho. Já foi liberada a assinatura dos contratos para obras em mais cinco municípios. Além dos dez, agora será vez das cidades de Lagoa Grande, Araioses, Água Doce, Conceição do Lago Açu e Satubinha. Temos interesse em acelerar, dentro do planejamento e da licitude, todos os projetos que venham a beneficiar os inseridos no Mais IDH”, disse a secretária de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), Flávia Alexandrina.

Na primeira etapa, dez municípios foram beneficiados: Santana do Maranhão, Belágua, Marajá do Sena, Cajari, Santa Filomena, Amapá do Maranhão, Serrano, São João do Sóter, Afonso Cunha e Governador Newton Bello. Todos estes já passaram pela etapa das vistorias para fiscalização das obras e agora aguardam a fase das ações do trabalho social.

No município de Governador Newton Belo, há 280 quilômetros da capital maranhense, as obras já estão bem aceleradas, com algumas delas já na fase de edificação das alvenarias e cobertura (madeiramento e telhado). As unidades habitacionais seguem a um padrão de 46 m², cada.

O trabalho vem sendo desenvolvido pela Secid, por meio de licitação, onde empresas do ramo da construção civil são contratadas e designadas para a execução da obra de cada unidade que tem o custo da produção de R$ 28,50 mil e mais R$ 500 por família para desenvolvimento das ações do trabalho social.

As ações já trazem resultados impactantes e de aceitação no Maranhão. Em Belágua, por exemplo, a construção de 100 casas de alvenaria e cobertura de cerâmica irá reduzir em 57% o déficit habitacional rural, considerando casas de taipa e palha. Os dados têm como base o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010.

Aquaponia

A família de Everaldo Ferreira da Silva é uma 
das beneficiadas com o ‘Minha Casa, Meu Maranhão’.

Além da construção das residências, um outro o projeto, o de sistemas de aquaponia de produção de peixes e hortaliças em consórcio, está levando mais benefícios aos moradores destas localidades.

Nós estamos num projeto de construção de habitações rurais, onde nós temos um componente de trabalho social. Este sistema será inserido neste projeto social para fortalecer o eixo de geração de renda, pois essa é uma grande contribuição para a elevação progressiva do IDH dos municípios com menor índice do estado”, afirmou a secretária.

O sistema Aquaponia surgiu a partir de uma proposta de propiciar ao homem do campo, principalmente aos que moram nos municípios do programa mais IDH, uma forma de trabalhar por meio de consórcio na produção de peixes e hortaliças.


Publicidade



URBANO SANTOS - Homem é Encontrado Morto Vítima de Disparo de Arma de Fogo


Por: Claudecir Satil - Do Blog Sala Vipp

Por volta das 7h da noite desta quarta-feira (25), Policiais Militares de plantão foram informados através de uma ligação telefônica sobre um achado de cadáver as margens do rio Mucambo, na cidade de Urbano Santos/MA, vítima de disparo de arma de fogo.


Ao chegarem no local descobriram que tratava-se de Raimundo Pereira dos Santos, de 23 anos de idade, residente na rua Eudes Araújo, no centro de Urbano Santos. Logo, foram tomadas as providencias cabíveis e o corpo encaminhado ao Necrotério daquela cidade, a vitima atingida no lado esquerdo, provavelmente por uma espingarda.

As autoridades policiais já estão investigando a possível autoria do crime, e as motivações do mesmo, ja que Raimundo saiu de casa para pescar e não possuía antecedentes criminais.


Publicidade



Delegado do MA é Preso por Desvio de Combustível



O delegado Alexsandro Passos Dias foi preso nesta quarta-feira (25) acusado de ter desviado, com a ajuda de outras duas pessoas cujos nomes ainda não foram revelados, combustível que seria usado para abastecimento de viaturas. Ele seria lotado, de acordo com informações preliminares, na cidade de Morros. Os valores desviados seriam da ordem de R$ 400 mil.

Segundo a Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI), o caso foi acompanhado pela Superintendência Estadual de Prevenção e Combate a Corrupção (Seccor), que deverá dar mais detalhes sobre a prisão nesta quinta-feira (26). Após a constatação do crime, o delegado foi encaminhado para a Delegacia da Cidade Operária, em São Luís.

De acordo com o delegado Dicival Gonçalves, titular da SPCI, o delegado – por ter nível de formação em Ensino Superior – deverá ser conduzido ainda hoje para o quartel do Corpo de Bombeiros, onde deverá permanecer em cela especial. Já os outros dois colaboradores do delegado no desvio deverão aguardar em Pedrinhas.

O delegado Roberto Fortes, titular da Seccor e que esteve à frente das investigações, deverá se pronunciar sobre o caso nas próximas horas. Ele deverá informar também a que sanções administrativas estará sujeito o delegado.


Publicidade



MPM de LUTO: Morre Aos 68 Anos, o Cantor/Compositor PAPETE



O cantor e compositor José de Ribamar Viana, o Papete, 68 anos, morreu nesta quinta-feira (26), em São Paulo, onde tratava de um câncer de próstata. Seu estado de saúde se agravou desde a última sexta-feira (20).


O corpo deve chegar a São Luís na sexta-feira (27) e será velado na Casa do Maranhão, no Centro Histórico.

Papete era natural da cidade de Bacabal e marcou época como um dos expoentes da música maranhense. Despontava, principalmente, nos festejos juninos no Maranhão.


Além de cantor, compositor e percussionista, Papete estudou também Engenharia Ambiental. Trabalhou como produtor e arranjador e foi eleito um dos três melhores percussionistas do mundo quando participou do Festival de Jazz de Montreux na Suíça nos anos de 1982, 1984 e 1987. Também acompanhou o músico italiano Angelo Branduardi na década de 80.

Papete trabalhou com os maiores artistas da MPB, como Paulinho da Viola, Miucha, Chico Buarque, Sá e Guarabira, Almir Sater, Rita Lee, Diana Pequeno, Renato Teixeira, Martinho da Vila, dentre outros. Seu disco ‘Bandeira de Aço’ marcou época nos arraiais de São Luís.


Algumas das principais músicas do São João do Maranhão são composições de Papete como Bela Mocidade, Boi da Lua e Coxinho.


Publicidade



quarta-feira, 25 de maio de 2016

Prefeitura de Chapadinha Convida População para Audiência Pública

Audiencia Pública


A Prefeitura de Chapadinha, através da Controladoria Geral e Contabilidade, realizará na próxima segunda-feira, dia 30 de Maio, às 9h da manhã, Audiência Pública para demonstração e avaliação do cumprimento das metas fiscais do município referente ao 1° Quadrimestre de 2016. A audiência acontecerá no Plenário do prédio do Poder Legislativo Municipal (Câmara de Vereadores). Todos os chapadinhenses podem participar.

Por meio da audiência o Poder Executivo atende as exigências legais conforme previsto no artigo 9º, § 4º da Lei de Responsabilidade Fiscal.


Publicidade



DRIKA & Forró Aperte o Play se Apresenta Neste Sábado (28) no Bom Sucesso


Conteúdo Publicitário

Neste Sábado (dia 28 Maio), a partir das 22h, tem DRIKA & Forró Aperte o Play, no Povoado Bom Sucesso, com participação especial de Naldo do Arrocha. Vamos lá galera!!!


... E no Domingo, dia 29, a partir das 16h, é a vez de DRIKA & Forró Aperte o Play, se apresentar no Barracão do Patita - na Ponte de Cimento (rio Munim), com participação de Naldo do Arrocha & Forró Top 10. A gente se ver por lá!!!


ROBSON JR. se Apresenta na Noite Desta Quarta (25) no Nozuki Sushi Bar


Conteúdo Publicitário

Na noite desta quarta-feira (25), a partir das 21h, sua véspera de feriado já tem lugar certo. Nozuki Sushi Bar (localizado frente a Praça Irineu Veras Galvão/Praça do Povo) apresenta: Robson Jr., com o melhor da MPB e Pop Rock. IMPERDÍVEL!!!


CLAVE DE SOL - Conheça o Mais Novo Grupo Musical de Chapadinha!!!


Conteúdo Publicitário

Por: Sousa Neto

Com a proposta de inovação, e fazer com que a boa música chegue às pessoas como bálsamo a inebriar a alma, um alento trazendo alegria - com talento, alegria e paixão pela música!  Assim surgiu o mais novo grupo musical, genuinamente chapadinhense: CLAVE DE SOL...!!!


O grupo - que é bastante eclético e toca dentre outros estilos, MPB, MPM, Sertanejo e Clássicos Populares, é formado pelos talentosos jovens músicos: Vanessa (Vocalista), Lucas (Violão / Solo e Base), Léo (Violão / Solo e Base), Rildenes - "Pião" (Percussão), e Pedro Bass (Baixo).


Contatos/Shows: (98) 99113-3643 (Léo), 98506-8073 (Vanessa), 98906-8311 (Ismênia).

Abaixo, a AGENDA Deste Próximo Final de Semana:


Neste final de semana CLAVE DE SOL se apresenta na noite de Sexta-Feira (27) no Espeto & Bar RANCHO (fica localizado próximo a Praça Irineu Veras Galvão (Praça do Povo).

... E no próximo dia 03 de Junho, será no BAZZAR (Praça da Bandeira) a partir das 22h.

A gente se ver por lá!!!


PRB/Chapadinha Realiza 2ª Plenária do PARTICIPA - Plano de Governo Participativo nas "Mil Casas"



O Diretório do Partido Republicano Brasileiro (PRB) de Chapadinha presidido pela prefeita Ducilene Belezinha e um conjunto de partidos aliados, realizaram na noite desta terça-feira (24), a segunda plenária do PARTICIPA - Plano de Governo Participativo.

Durante a 2ª Plenária realizada em frente a Pré-Escola J. Coutinho no Conjunto José de Sousa Almeida (Mil Casas), foram apresentadas demandas pela população nas mais diversas áreas, propostas que servirão como princípio norteador do plano de governo de segundo mandato do atual governo municipal.

Com grande participação popular, estiveram presentes moradores e lideranças comunitárias, além dos representantes dos partidos Aluísio Santos (PR), Eduardo Braga (PT), Alberto Carlos (PR), Nonato Baleco (PDT), Zé Baleco (PDT), Francisca Aguiar (PRB), Samuel Nistro (PRB), Luis Barbeiro (PTB), Antonio Odilon (PRB), Francisco Paiva (PDT), Zezinho Lima (PT), entre outros.

O primeiro encontro do programa foi realizado no bairro Areal que, além de moradores da localidade, reuniu ainda representantes da Cooperativa Habitacional (Cohab), Vila Edvan, Vila Barreiro e Vila Nota 10, que ao final apresentaram 240 propostas para serem implementadas nesses bairros. Leia Mais Aqui.

O próximo encontro do programa “Participa” será nesta sexta-feira (27), às 19h, no bairro Terras Duras e bairros vizinhos.


Publicidade



Arquivo do blog