WebNet

WebNet

sexta-feira, 27 de março de 2015

Chapadinha 77 Anos - Prefeitura Inaugura Academias da Primeira e Terceira Idade


Os diversos programas de monitoramento físico implantados na gestão Ducilene Belezinha, direcionadas ao público da terceira idade está sendo ampliado.


Como parte das comemorações alusivas ao 77º aniversário de Chapadinha, na tarde desta sexta-feira (27), a prefeita, acompanhada de secretários municipais e assessores, estiveram na Praça do Viva (Bairro Corrente) para inauguração de mais uma Academia da Terceira Idade (ATI). Trata-se de mais um benefício que vem somar as muitas outras ações que a administração municipal já desenvolve em favor dos idosos do município.


Na atual gestão municipal os idosos tem recebido uma atenção diferenciada. No âmbito da Secretaria Municipal de Assistência Social, por exemplo, são vários os programas mantidos pela administração, alguns deles com apoio dos governos estadual e federal (como este das ATIs) e que beneficiam diretamente os idosos.


De acordo com a prefeita Ducilene Belezinha, a iniciativa busca atender à população idosa crescente em todo o município. Ela destacou a importância do projeto que melhora a saúde física e emocional da Terceira Idade. "O mais importante deste programa é trazer o idoso de novo para o convívio que ele tinha antes de chegar à terceira idade. É a ressocialização daquele idoso que estava acamado, daquele com depressão, ou com situações similares" – disse a prefeita.


Com 71 anos, Teresinha de Jesus Oliveira, estava ansiosa para participar das atividades na academia ao ar livre. A aposentada, que já faz exercício físico, comemorou a chance de poder usar equipamentos bem mais perto de casa. "Estou achando muito bom. Há anos faço exercício. Agora será muito melhor com o uso desses aparelhos. É perto de casa, gostei do espaço. Exercício faz bem ao corpo e ao espírito, e além disso vou poder encontrar com minhas amigas" – afirmou a aposentada.


A Academia da Terceira Idade (ATI), assim como as do bairro Areal e a da Praça Irineu Veras Galvão (Pça do Povo) conta com um conjunto de equipamentos que favorece as atividades de fortalecimento, alongamento e relaxamento dos músculos do corpo, o que condiciona agilidade e flexibilidade das pessoas em qualquer idade, em especial àquelas da terceira idade.


API - Praça do Povo


Logo após a solenidade de inauguração da Praça do Viva, já no início da noite, toda a comitiva e convidados se dirigiram para a Praça Irineu Veras Galvão (Pça do Povo), onde aconteceu a solenidade de inauguração da Academia da Primeira Idade (API) direcionada ao público infanto-juvenil.


A Praça do Povo firma-se, assim, como espaço de lazer, saúde e entretenimento, uma das metas da prefeita Ducilene Belezinha para a sede do município, pois até então a cidade era carente de lugares de lazer e de estímulo e acesso ao exercício físico, visto que já havia ali, em espaço livre, a Academia da Terceira Idade (ATI).

O espaço visa estimular a prática de atividades físicas de forma lúdica.


O secretário municipal de infraestrutura Aluízio Santos, lembrou a necessidade da prática de atividades físicas nos dias de hoje. “É na infância que ganhamos hábitos saudáveis e ao destinarmos este espaço para nossas crianças estamos contribuindo para que elas cresçam longe do sedentarismo" - enfatizou o secretário.


A academia tem como finalidade promover o entretenimento, a diversão e principalmente estimular a atividade física, desenvolvendo a coordenação motora, o equilíbrio e a força das crianças, de maneira descontraída e inteligente. Essa academia é para crianças de até 12 anos de idade, a atividade física nesta faixa etária é fundamental para o desenvolvimento intelectual, proporcionando um melhor rendimento escolar e também melhor convívio social. Pode servir também como um meio de escape para a energia das crianças.


Deu no G1 - Chapadinha Registra Maior Volume de Chuva no Brasil, Segundo Inmet

[00+chuva+av+kennedy+chapadinha.jpg]
Foto/Arquivo: Blog do William Fernandes

A cidade de Chapadinha, a 245 km de São Luís, na última quarta-feira (25) registrou o maior volume de chuva naquelas últimas 24 horas em todo o país. De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até o momento, foram registrados 63,8 milímetros no município maranhense. Em segundo, ficou a cidade de Eirunepe, no Amazonas, que contabilizou um total de 59,6 milímetros.

Em relação ao estado do Maranhão, a segunda posição ficou com a região de Preguiças, em Barreirinhas, a 252 km de São Luís, com 48,6 milímetros, e seguindo em terceiro na lista vem a capital maranhense que após a tempestade desta madrugada (25) registrou 45,4 milímetros de água.

Conforme o Núcleo de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), já choveu em São Luís, só neste mês de março, um total de 250 milímetros. Para Hallan Cerqueira, meteorologista do Laboratório da Uema, a expectativa é que o período chuvoso na capital não ultrapasse 85 por cento, considerado um número normal para os especialistas.

Apesar dessas chuvas estarem aparentemente muito normal, na verdade nós estamos com uma defasagem de 30%, ou seja, já choveu 60% e a expectativa é que não ultrapasse a média histórica. Se chegar em torno de 85% a gente já considera dentro do normal, mas a previsão é que fique abaixo do normal a dentro do normal”, explica.

*Resumido. Leia na íntegra no G1 MA - Clique aqui.



Publicidade



Chapadinha 77 Anos: Secretaria Municipal de Indústria e Comércio Inaugura Sala do Empreendedor

Brito (sec. mun. de Indústria e Comércio), Ducilene Belezinha (Prefeita)
e Allan Monteles (sec. mun. de Saúde)

Espaço promove desenvolvimento de pequenas e micro empresas

Na manhã desta sexta-feira (27), a prefeita de Chapadinha Ducilene Belezinha, acompanhada de secretários municipais e assessores, participou da solenidade que marcou a inauguração da Sala do Empreendedor no município.



Mais um importante passo foi dado para o desenvolvimento da economia do município de Chapadinha. Fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae - Unidade Regional Chapadinha), que vem traçando as linhas de ação da economia local, a Sala do Empreendedor foi inaugurada e irá funcionar no prédio da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, situada na Praça Cel. Luís Vieira - Centro.






Em suas palavras a prefeita Ducilene Belezinha salientou a questão da valorização do comércio local, e que por isso, objetiva-se da importância das parcerias e investimentos em qualificação. Iremos garantir, dentro da legalidade, facilidade para os pequenos empresários se estabelecerem e crescerem em nosso município, sem os entraves burocráticos desnecessários” - ressaltou a prefeita.



O que é a Sala do Empreendedor 



A Sala do Empreendedor é um importantes instrumento de fomento ao empreendedorismo, um local onde os que querem implementar negócios possam obter de técnicos capacitados informações e orientações sobre os procedimentos necessários para a abertura e formalização de seus investimentos como forma de legalização, promovendo assim desenvolvimento econômico do município.


Publicidade



Prefeitura de Chapadinha Inaugura Central de Marcação de Consultas


Chapadinha agora conta com uma Central de Marcação de Consultas (Cemarc), apropriada para receber os usuários do SUS. A inauguração do prédio, todo mobiliado, aconteceu na manhã desta sexta-feira (27) - semana em que se comemora os 77 anos de emancipação política do município, e contou com a presença da prefeita Ducilene Belezinha, secretários e profissionais da saúde.


O espaço, que antes servia como depósito de material velho, foi todo reformado pela prefeitura, através da secretaria de infraestrutura. Todas as salas contam com suas respectivas identificações, climatizadas e bastante amplas para proporcionar conforto e comodidade a quem busca atendimento.


Todo o serviço oferecido no local será informatizado para organizar os agendamentos de pacientes de outros municípios e assim melhorar a rotina de quem precisa vir até aqui. Serão marcados exames e consultas para todos os tipos de especialidade que dispõe o município e o horário de funcionamento também será adequado para melhor atender ao público: das 7h da manhã às 13h.


Esta é mais conquista no governo de Ducilene Belezinha, que inaugurou mais uma importante obra para toda a população. Um local confortável, onde esperar por sua vez já não vai ser tão cansativo como em outros tempos em que as pessoas tinham que esperar sob sol forte e do lado de fora. Respeito e compromisso tem sido a marca da atual administração, que mais uma vez inova nos serviços prestados à comunidade.


Procuramos trabalhar para proporcionar um local apropriado para as pessoas que buscam os serviços de saúde em nosso município. Este local servia como depósito de material velho. E aproveitamos o espaço para fazermos a Central de marcação e assim, oferecermos mais qualidade no atendimento a todos os usuários do SUS”, disse a prefeita Ducilene Belezinha.

Secom/PMC


Publicidade



Secretário Jefferson Portela Visita 16º Batalhão de Polícia Militar de Chapadinha


O secretário de Estado da Segurança Pública, o chapadinhense Jefferson Portela, visitou, na tarde da última segunda-feira (23), as instalações do 16º Batalhão de Polícia Militar, na cidade de Chapadinha, na Região do Baixo Parnaíba.

Na oportunidade, o comandante do Batalhão, major Glauber Miranda Silva, apresentou um balanço das ações da Polícia Militar no município. Em 2014, as operações realizadas pelo 16º Batalhão resultaram na recuperação de 217 veículos roubados e na apreensão de outros 1.127 que estavam com documentação irregular.

É gratificante perceber que a Polícia Militar do Maranhão permanece fiel à sua missão de garantir a segurança pública”, afirmou o secretário Jefferson Portela.

Para o major Glauber Silva, a atuação da Polícia Militar em Chapadinha tem seguido a diretriz do governador Flávio Dino de promoção de paz em todas as regiões do estado.

Os trabalhos desenvolvidos pela Polícia Militar visam manter a ordem e a redução de crimes como roubo, furto e tráfico de drogas na cidade, seguindo as diretrizes do comando da Segurança Pública”, afirmou. A visita do secretário Jefferson Portela a Chapadinha também faz parte da política de integração dos órgãos que compõem Sistema de Segurança em todo o estado.



Publicidade



16º BPM/Chapadinha Homenageia Policiais Militares Agraciados com Medalhas Alusivas



Na última quarta-feira (25) no Fórum Ministro Edson Vidigal, na cidade de Chapadinha, o 16º Batalhão da Polícia Militar realizou solenidade em homenagem aos Políciais Militares, agraciados com Medalhas, de 10 e 20 anos, "Mérito Operacional" e "Brigadeiro Falcão", concedidas como reconhecimento pelo efetivo serviço pela corporação e sociedade, boa conduta e ações meritórias.

Apresentação da Tropa ao Comandante da Unidade, Major Glauber Miranda

A solenidade contou com a presença do Promotor de Justiça da Comarca de Chapadinha-MA Douglas Assunção Nojosa, do Comandante do Batalhão Major Glauber Miranda Silva, do Sub comandante do Batalhão Major Jovan Sampaio Vieira, da Oficial do Quadro da Saúde da PMMA Major Maria Nazaterh Coelho de Brito Soares, do Secretário Municipal de Trabalho de Chapadinha José de Ribamar de Sousa (representando a prefeita do município), e de todos os oficiais e praças da Unidade.


A entrega de medalhas é o reconhecimento aos policiais que defendem com atos de bravura e justiça a sociedade de Chapadinha e região na luta diária pela segurança da sociedade.


Major Nazareth entrega medalhas a policiais

Promotor Douglas Nojosa entrega medalhas a policiais

Secretário Municipal do Trabalho, José de Ribamar Sousa (Zezinho Lima)
 entrega medalhas a policiais

A homenagem tem o intuito de materializar o reconhecimento aos dedicados serviços prestados pelo militar de forma digna, leal e ética.


Publicidade



Secretaria Municipal de Saúde Inicia 2ª Etapa de Combate à Dengue em Chapadinha


A segunda etapa da Ação de Combate à Dengue já começou em Chapadinha. Depois dos mutirões de conscientização e entrega de material educativo nas casas de vários bairros da cidade, o trabalho vai ser intensificado com a nebulização do veneno para eliminar os mosquitos transmissores da doença.



Para esta fase da campanha, a Prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Saúde, buscou parceria junto ao Governo Estadual e agora o município conta com 4 carros preparados para realizarem a nebulização nos bairros.



De acordo com o responsável pela equipe, o mapa, com os nomes dos bairros prioritários, já foi definido, totalizando 24. Cada carro deve cobrir uma área de 400 quadras ou hectares, atingindo uma população de 4 a 5 mil pessoas. Para ter mais eficiência o serviço será realizado em 3 ciclos, para acabar com 80% dos mosquitos infectados. Sendo que todo o processo deve durar 15 dias, até 8 de abril.


Esta ação trata-se de uma medida emergencial para combater a doença, mas para que o resultado seja eficaz a população também deve fazer sua parte e adotar certas mediadas: abrir as janelas e portas das casas para que o veneno atue dentro das residências, é uma delas.

Allan Monteles - Sec. Mun. de Saúde de Chapadinha

Esta tem que ser uma ação em conjunto. Precisamos que a população colabore abrindo as janelas e portas quando os carros passarem para que o veneno atinja os mosquitos. E reforçamos a importância de não deixar água parada, nem que seja em uma tampa de garrafa, pois ali pode ser um criadouro de mosquito. Estamos fazendo a nossa parte e pedimos que a população também a dela”, destacou o secretário municipal de Saúde, Allan Monteles.


O primeiro bairro a receber as ações foi o da Corrente. Divididos por quadras as equipes realizaram o trabalho de campo que deve ser sempre no final da tarde. Tanto casas quanto terrenos estão dentro da meta de cobertura de combate à dengue.

Chapadinha contra a dengue, você participa, a dengue acaba.

Secom/PMC


Publicidade



CHAPADINHA - Secretaria Municipal de Saúde Intensifica Ações de Prevenção a Tuberculose


A Tuberculose tem cura e na última quarta-feira (25) a prefeitura de Chapadinha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através da coordenação do Programa de Controle de Tuberculose do município, ofereceu um café da manhã a pacientes e ex pacientes, no Centro de Saúde Benú Mendes.

O evento contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Allan Monteles, do coordenador do Programa de Controle de Tuberculose, Drº Manoel Sebastião Pinheiro, do diretor da unidade regional de Saúde, Alex Marinho, além de médicos, técnicos e enfermeiros das unidades básicas de saúde do município.


Dia 24 é lembrado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose e durante toda a semana a prefeitura de Chapadinha vem realizando ações de busca ativa de sintomáticos respiratórios que é a principal estratégia para o controle da doença, porque permite a detecção precoce das formas pulmonares.


A filha de uma paciente curada pela equipe técnica do Benú Mendes, Cristina Moreira, apresentou um depoimento sobre o tratamento de sua mãe, Odila Oliveira. “Graças a equipe de saúde que acompanhou minha mãe, ela foi tratada e curada. Seguimos todas as orientações repassada pelos profissionais e com o apoio da família minha mãe é prova de que a tuberculose tem cura e o município dispõe de profissionais que estão de parabéns pelo excelente trabalho” - relatou.


A coordenação do Programa de Controle de Tuberculose de Chapadinha conta com uma equipe de cinco técnicos, 2 enfermeiros, sobre a orientação do coordenador, Drº Manoel Sebastião Pinheiro, em sala localizada no Centro de Saúde Benú Mendes.

As unidades básicas de saúde do município estarão realizando palestras nesta quinta (26) e sexta-feira (27), intensificando as ações de prevenção e busca ativa de sintomáticos respiratórios.

Secom/PMC


Publicidade



CHAPADINHA - Serviço de Inteligência da PM Apreende Arma de Fogo e 111 Munições Intactas

Material apreendido na residência


Na manhã da última quarta-feira (25) o Serviço de Inteligência do 16º Batalhão da Polícia Militar (BPM/Chapadinha) conduziu Renato da Silva Sousa, conhecido como "Ouro", 24 anos, por manter em depósito em sua residência de arma de fogo e diversas munições.


A prisão ocorreu durante ronda pelo Bairro Aparecida, em que foi abordado um carro Fiat Strada (foto acima), durante revista no veículo foram encontradas munições de cal. 22, os policiais foram até sua residência, que se encontrava nas proximidades do local.

Na sua residência foram encontrados os seguintes objetos:
- 01 (um) rifle cal. 22;
- 111 (cento e onze) munições intactas e 02 (duas) deflagradas.


O material apreendido e o conduzido foram entregues na Delegacia de Chapadinha, para serem tomadas as devidas providências.


Publicidade



Arquivo do blog