WebNet

WebNet

terça-feira, 24 de março de 2015

Ações Marcam o Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose em Chapadinha


Para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose, em 24 de março, a Prefeitura de Chapadinha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está promovendo uma série de ações educativas durante toda a semana para lembrar aos transeuntes a importância de um diagnóstico precoce.

Nesta segunda-feira (23) a equipe da Saúde, visitou as dependências do Centro de Detenção Provisória (CDP) promovendo uma roda de conversa com os internos e entregando folhetos sobre a doença, com o objetivo de sensibilizar e conscientizar a população prisional sobre a tuberculose prevenindo, assim, doenças e agravos em saúde como postulado pelo Ministério da Saúde. As ações de prevenção aconteceram também nas escolas municipais, onde os alunos puderam conhecer mais sobre a doença, seus impactos, prevenção e controle.


Os profissionais da saúde, médicos, enfermeiros e técnicos, participaram de palestra de capacitação para intensificar a procura dos sintomáticos respiratórios para a realização de exames, bem como levar informação sobre a doença para a população. Nesta quarta-feira (25) a secretaria de saúde irá oferecer um café da manhã para pacientes e ex – pacientes na unidade de saúde, Benú Mendes.

Essas orientações são de extremas importâncias para a prevenção e tratamento. A tuberculose é contagiosa atinge principalmente o pulmão, por isso a tosse é o sintoma mais caraterístico da doença” – destacou o coordenador do Programa de Tuberculose e Hanseníase, Dr. Sebastião Pinheiro.

As ações alusivas ao Dia Nacional de Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose acontecem até a próxima sexta-feira (27).


A DOENÇA

A melhor forma de prevenção da doença é realizar o diagnóstico e iniciar o tratamento o mais rápido possível. Para crianças com até um ano de vida é obrigatória a vacina BCG, mas que só protege as crianças contra as formas mais graves da doença. Aos adultos esta vacina não protege.

SINTOMAS

O principal sintoma da tuberculose é a tosse por mais de três semanas, que pode estar acompanhada de falta de apetite, cansaço, dor no peito, PERDA DE PESO, febre no final do dia ou suor noturno. Na transmissão, o doente com a doença expele as bactérias, que podem ser aspiradas por outras pessoas.



Publicidade



Arquivo do blog